.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado, 28 de novembro de 2015 - ANO 13, EDIÇÃO 66
Qual será o último rebaixado da B para a C?

Macaé com 43 pontos, 10 vitórias, -7 de saldo e 46 gols pró. Oeste com 43 pontos, 10 vitórias, -8 de saldo e 37 gols pró. Ceará com 42 pontos e 11 vitórias. Qual destes três acompanhará Mogi Mirim, Boa Esporte e ABC na Série C em 2016? Cearenses e fluminenses se enfrentam diretamente no Castelão, onde o Alvianil Praiano quer repetir contra o Vozão o "Castelazzo" das quartas-de-final de 2014 contra o Fortaleza. Já o Rubrão de Itápolis (in Osasco) receberá o Paysandu, que apenas cumprirá tabela. Sem desmerecer Macaé ou Oeste de jeito algum, mas não gostaria que o Ceará fosse rebaixado - e, como sou pé gelado, só falta ser ele o descido...

Sábado de festa por, coincidentemente, se enfrentarem em dois jogos os quatro que subiram para a Série A no ano que vem. O Nordeste será sacudido por Santa Cruz e Vitória, enquanto o Rio de Janeiro terá o Botafogo atuante diante do América Mineiro (e os assanhados que não se contentaram com o banho de cachoeira em "Dona Beija" loucos pela nudez da Maitê Proença, eh, eh). Como meros cumprimentos de formalidade, Bragantino x Náutico, Sampaio Corrêa x Paraná e Bahia x Atlético Goianiense completarão esta última rodada da Série B.

Ontem, o Mogi Mirim se despediu perdendo fora de casa para o Luverdense por dobro a nada. 14 jogos sem vitória (13 perdidos), um ganho nos últimos 24 (dos quais 16 perdidos) e 7 derrotas seguidas fora de casa. Com razão o Sapão caiu com tamanha antecedência. Já o Verdão do Norte completou 10 partidas sem empatar, vencendo metade delas e voltando a se dar bem após 3 jogos, tendo uma derrota nos últimos 10 mandos e faturando 6 deles, incluindo 4 dos últimos 5. Mais alguns passos as emas darão na Bêzona no ano que vem.

Já o Criciúma terminou o torneio marcando 2 e tomando 1 do CRB. O Tigre perdeu um dos últimos 5 prélios, 3 deles ganhos, e emendou 4 vitórias e 5 jogos sem derrota em casa. Já o Galo da Pajuçara não perdia havia 4 enfrentamentos, dos quais 3 exitosos, e completou 4 visitas sem sucesso com uma ganha nas últimas 14, das quais perdeu 8. Ao menos os alagoanos terão no Zé Carlos o goleador desta segunda divisão, ontem ele subindo para 19 gols e ficando cinco na frente do Kieza, do Bahia, e do Marcelo Toscano, do América Mineiro, ausentes desta última rodada o primeiro por sair de férias e o segundo por negociar com o exterior.

Zé Carlos é artilheiro da Série B pela segunda vez, mas fez bem mais gols em 2012 pelo Criciúma: 27, contra 20 do vice Isac pelo América de Natal. Em 2013, os goleadores também balançaram as redes mais vezes: Bruno Rangel 31 pela Chapecoense, Marcos Aurélio 22 pelo Sport e Magno Alves 20 pelo Ceará. O interminável hoje de novo atleta do Fluminense foi o líder dos balançadores de redes em 2014, mas com 18 tentos, contra 15 de Rodrigo Pimpão pelo América de Natal e Tomas pelo Boa Esporte. Anos sem um "super-hiper" goleador.

Tarde/noite em busca do G4

É o principal registro do sábado da Série A, embora um rumo mais efetivo só tenhamos amanhã sobretudo a partir do Santos visitando o Vasco e, mais ainda, na quarta-feira com a final da Copa do Brasil.

São Paulo e Internacional têm 56 pontos e 16 vitórias, paulistas com 4 de saldo e gaúchos com -1. O Tricolor recebe às 17h o Figueirense, décimo sexto com 40, pontuação igual à do Coritiba, dois pontos acima do Avaí e três acima do Vasco. Complicador para o alvinegro do Estreito: nunca derrotou os são-paulinos fora de casa em 11 encaradas, no máximo empatando em 2014. Rogério Ceni tá fora, vetado pelos médicos, e Luís Fabiano atuará pela última vez no Morumbi, de saída que está da agremiação tricolor. Às 19h30, o Colorado visitará um Fluminense que apenas cumprirá tabela, décimo quarto com 46 que é. Os vermelhos não ganham dos tricolores fora de casa há 3 partidas, mas não perdem para eles há 5 encaradas, ambas as sequências começando em 2012.

Algo curioso e que, para ela, desagradável seria: a Ponte Preta pode chegar ao intervalo da sua jornada já sem chance de Libertadores. Nona colocada com 51 pontos e 13 vitórias, estará fora desta briga se São Paulo e Inter nem digo ganharem, mas mesmo empatarem seus jogos, já que teriam 57 pontos com 16 vitórias e, se faturar seus dois últimos, a Macaca terá 57 com 15 vitórias, daí ter que fazer o seu e também secar tricolores e colorados. Mas sua parada não é mole, não. Décimo sétimo com 38 pontos e mandante às 21h deste sábado, o Avaí é obrigado a vencer pois está dois pontos abaixo de Figueirense e Coritiba e um acima do Vasco.

Curtinhas

*Andrade Gutierrez admitindo que pagou propinas em obras da Copa do Mundo de 2014, para a qual respondeu pelas reformas dos estádios Maracanã, Mané Garrincha, Beira-Rio e Arena da Amazônia. Eita!

*Oswaldo de Oliveira demitido pelo Flamengo, que terá Jayme de Almeida como treinador interino nas duas últimas atuações no Brasileirão, no qual a desastrosa sequência de insucessos levou à eliminação.

*Confirmado o Água Santa no Paulistão de 2016 pois a FPF levou em conta a documentação referente ao Estádio José Batista Pereira Fernandes, mesmo com os problemas daquela parte da estrutura que ruiu.

*Primeira rodada do Gauchão de 2016, nos dias 30 e 31 de janeiro: Internacional x Ypiranga, Brasil x Grêmio, Juventude x São Paulo, Novo Hamburgo x Cruzeiro, Glória x Veranópolis, Passo Fundo x São José e Aimoré x Lajeadense. Estreia gremista em casa na segunda rodada, em 3 de fevereiro, contra o Aimoré.

*Curioso: duas rodadas da classificatória do Gaúcho terão a dupla Grenal como mandante, assim sendo na quinta (Inter x Cruzeiro e Grêmio x Novo Hamburgo em 21 de fevereiro) e na décima primeira (Grêmio x Lajeadense e Inter x Novo Hamburgo em 27 de março). O Grenal acontecerá na Arena em 6 de março, oitava rodada.

*Lembra do ex-zagueiro Anderson, que fez um dos gols do Corinthians no título brasileiro do Santos em 2002? Ele se aposentou no ano retrasado e agora será coordenador técnico da Portuguesa para 2016.

*O Corinthians teve seu primeiro "jogo do título" na Arena em Itaquera ao perder por 3 x 2 para o Santos, mas ser campeão paulista sub-20 com 6 x 3 totais devido à goleada da ida na Vila Belmiro. Quase 12 mil pessoas presentes na manhã deste sábado. Aliás, o Santos disputou três finais de base hoje e perdeu todas, as outras sendo a sub-17 para o São Paulo em empate por 1 x 1 e a sub-15 para o Osasco Audax por 1 x 0.

*Com o São José absolvido por comprovarem não ser irregular a escalação da Gabi Portilho no primeiro jogo da decisão, a final do Brasileiro Feminino foi remarcada para domingo da semana que vem, às 19h, no Vale do Paraíba. A vantagem é do Rio Preto por ganhar a ida por 1 x 0 na quarta-feira passada.

*Sábado de amistoso feminino no Paulo Machado de Carvalho. Brasileiras encarando a Nova Zelândia.

*Handebol: as gurias do Brasil pegariam hoje a Argentina pelo Torneio Quatro Nações após ontem encararem a Eslovênia, mas o jogo de hoje é que será o primeiro de dois e não três pois o desta sexta foi cancelado em virtude de goteiras no Ginásio Nilson Nelson. Amanhã, as campeãs mundiais enfrentarão a Sérvia.

*O Novo Basquete Brasil teve nesta sexta a partida com marcador mais pontuado de sua história sem que houvesse prorrogação. O visitante Bauru derrotou o mandante Brasília por 114 x 111 (logo, 225 pontos).

*Recorde negativo na NBA: 27 derrotas seguidas do Philadelphia 76ers, índice atingido ao sofrer 116 x 114 do Houston Rockets. A pior marca, de 26 derrotas, era dos Sixers em 2014 e do Cleveland Cavaliers em 2011.

*Fórmula 1: é do Nico Rosberg a última pole position do ano. Lewis Hamilton largará em segundo nos Emirados Árabes, Sebastian Vettel só em décimo sexto, Felipe Massa em oitavo e Felipe Nasr em décimo quarto.

*Liga Futsal conhecendo amanhã seu campeão. Dá ACBF ou dá Intelli em Carlos Barbosa? Vantagem gaúcha por 5 x 3, o que permite aos donos da casa vencerem o torneio empatando no tempo normal ou no extra. Resta aos paulistas ganharem no tempo normal e, depois, na prorrogação para conquistarem o troféu.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Escutando um pouco do "Jornal da Manhã", percebi quão lerdamente desatento que sou ao apenas hoje me tocar que Carolina Ercolin, que saiu há alguns meses da Rádio Bandeirantes, agora está na Jovem Pan. Em postagem no Facebook na metade de setembro, ela dizia que seriam 30 dias na Pan. Mas já se passaram mais de dois meses e a escutei hoje em material do dia corrente. Logo, bom que a JP ficou de vez com a Carol.

*A TV Rondônia (Globo) não pôde apresentar anteontem o noturno "Jornal de Rondônia" devido a três descargas atmosférias que atingiram a torre da emissora em Porto Velho. Tudo ficou fora do ar por 40 minutos e alguns equipamentos ficaram danificados a ponto de nem dar para exibir os comerciais locais.

*Sabe Ricardo de Pascual, que fez no "Chaves" o Sr. Calvillo, o Sr. Furtado e o garçom cuca lisinha? Ele revelou que estava com oito tumores, todos retirados nesta semana, mas que não eram malignos. Ainda bem!

*Sábado dos 65 anos de Ed Harris, vencedor do Globo de Ouro de coadjuvante por "O Show de Truman - O Show da Vida" e indicado ao Oscar por ele e por "Do Desastre ao Trunfo", "Pollock" e "As Horas".

*5 anos sem Leslie Nielsen, mas parece que foi ontem que nos despedimos do hilário ator dos três "Corra Que a Polícia Vem Aí" e de "Apertem os Cintos! O Piloto Sumiu...", nascido em 1926.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Julianna Peña

Julianna Peña, lutadora de MMA e primeira mulher a vencer o "The Ultimate Fighter". Outra com a qual eu iria para o octógono com muito gosto e a qual deixaria que fizesse comigo o que quisesse, mesmo que só me arrebentar.

Momento Raridade Rara

Um dos maiores escritos brasileiros, Erico Verissimo morreu há 40 anos hoje completados - e seu nascimento fechará 110 anos no próximo dia 17. Três de suas obras ganharam imagens no cinema e na televisão com maior destaque: "Olhai os Lírios do Campo", que ganhou filme na Argentina em 1947 e novelas na Tupi em 1961 e na Globo em 1980; "O Tempo e o Vento", que originou novela na Excelsior em 1967, minissérie na Globo em 1985 e filme em 2013; e "Incidente em Antares", que se transformou em minissérie na Globo em 1994. Apesar de falhas imperdoáveis na sincronia entre imagem e som, indico aqui um "De Lá Pra Cá" na TV Brasil em 2010, no qual Ancelmo Gois e Vera Barroso falaram de Erico e conversaram com, entre outros, a dupla Kleiton e Kledir e os escritores Moacyr Scliar (saudoso Scliar) e o filho Luis Fernando Verissimo.

Clipe do Dia

Brasiliense de nascimento, curitibano radicado, de gaúchos filho e na Inglaterra passou parte da infância. Só 30 anos mesmo, Tiago Iorc? Bom, escutemos aqui ele cantando em inglês "Nothing But a Song".

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Sábado que marca um ano da partida física (mas não dos corações dos fãs) de Roberto Gomez Bolaños.

"24 Horas" volta depois que eu assistir um episódio do "Chaves" e outro do "Chapolin"!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.