.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sexta, 27 de novembro de 2015 - ANO 13, EDIÇÃO 65
Quatro se despedem desta Série B (e três voltarão em 2016)

A sexta-feira continua a última rodada da segunda divisão com duas partidas também meramente "por laranjas". Enquanto no Sul o Criciúma recebe o CRB, no Centro-Oeste tem Luverdense versus Mogi Mirim.

O Criciúma, que escapou do rebaixamento apenas nas últimas rodadas, vem da primeira derrota após 3 partidas e não perde há 4 mandos, ganhando os 3 últimos. O retrospecto geral do ano aponta 19 vitórias, 16 empates e 25 derrotas, enquanto apenas no Heriberto Hulse foram 13 vitórias, 6 empates e 9 derrotas. Até por ter ganho 13 de 28 partidas, nota-se que 2015 não foi um ano no qual o Tigre se impôs em seu campo. Já o CRB não é superado há 4 jogos e venceu 3 deles, porém, fracassando há 3 visitas e faturando uma das 13 últimas, das quais 7 perdidas. Se o geral de 2015 lhe mostra com 26 vitórias, 13 empates e 18 derrotas, o histórico como visitante na temporada traz 5 vitórias, 9 empates e 13 derrotas. É sintomático: ir mal fora anulou o Galo bem no Rei Pelé.

Passemos ao Luverdense, que emendou 3 derrotas e perdeu 5 das últimas 6 pelejas, não empatando há 9 e se dando bem em 4, com a derrota na penúltima rodada sendo a primeira em casa após 3 vitórias. O ano de 2015 tem até agora o Verdão do Norte com 25 vitórias, 17 empates e 21 derrotas, apenas como mandante sendo o saldo de 15 vitórias, 9 empates e 6 derrotas. Esses três que citei permanecerão na Série B para 2016. Quem cai para a C é o Mogi Mirim, sem êxito há 13 compromissos (12 perdidos) e com um único nos últimos 23 (perdendo 15). São 6 visitas derrotadas consecutivas e uma ganha nas últimas 11 (caiu em 8). A temporada geral lhe traz com 9 vitórias, 16 empates e 27 derrotas. Só fora de casa, são 4 vitórias, 6 empates e 16 derrotas. Falar mais o quê do Sapão? Some vitórias e empates e nem próximas ficarão apenas das derrotas como visitante.

Os demais 7 jogos (pois terça-feira tivemos Boa Esporte 2 x 0 ABC) acontecerão neste sábado e os principais destaques serão Ceará x Macaé e Oeste x Paysandu. Cai Vozão, Alvianil ou Rubrão?

Argentina rainha da Sul-Americana

Em 14 edições da Copa Sul-Americana (13 com brasileiros), o futebol argentino chega à sua décima primeira final através do Huracán, que segurou o 2 x 2 com o River Plate para avançar devido ao 1 x 0 em Nuñez. São três vices: River em 2003, Estudiantes em 2008 e Tigre em 2012. De mais a mais, sempre títulos: Boca Juniors em 2004 e 2005 (conquistas da "era Mauricio Macri"), Arsenal em 2007, Independiente em 2010, Lanús em 2010 e dois que obtidos foram em finais Argentina x Colômbia diante do Atlético Nacional, por San Lorenzo em 2002 e River em 2014. Conseguirá o Independiente Santa Fe ser um colombiano vencedor deste certame?

Copa São Paulo de Juniores 2016

Foram divulgados grupos e sedes do "monstrengão" nosso de todo mês de janeiro. Eis os disputantes:

1 (Tanabi) - América de Rio Preto, Chapecoense, Juventude e Tanabi
2 (São José do Rio Preto) - Atlético Paranaense, Rio Preto, Sport e União ABC (MS)
3 (Penápolis) - Mirassol, Penapolense, Santa Cruz e Vila Nova
4 (Lins) - Botafogo do Rio de Janeiro, Linense, São Bento e Sobradinho
5 (Marília) - Comercial de Ribeirão Preto, Cruzeiro, Marília e Vitória da Conquista
6 (Bauru) - Coritiba, Noroeste, Palmas e União Barbarense
7 (Araraquara) - América do Recife, Confiança, Ferroviária e Santos
8 (Porto Ferreira) - Ceará, CSP, Guaratinguetá e Joinville
9 (São Carlos) - Botafogo de Ribeirão Preto, Internacional de Porto Alegre, São Carlos e Serrano
10 (Leme) - Atlético Goianiense, Criciúma, Lemense e Rio Claro
11 (Limeira) - Botafogo da Paraíba, Bragantino, Corinthians e Internacional de Limeira
12 (Águas de Lindoia) - Guarani, Mogi Mirim, Náutico e Paysandu
13 (Capivari) - Água Santa, Capivariano, Fluminense e Real Noroeste
14 (Indaiatuba) - Avaí, Boca Júnior, Paraná e Primavera
15 (Porto Feliz) - Desportivo Brasil, Espigão, Ponte Preta e Porto de Caruaru
16 (Itu) - Desportiva, Grêmio, Ituano e Santos do Amapá
17 (Barueri) - Osasco Audax, Paulista, São Paulo e Tiradentes
18 (Taboão da Serra) - Fast, Figueirense, Taboão da Serra e XV de Piracicaba
19 (Osasco) - Altos do Piauí, Osasco, Rondonópolis e Vitória
20 (São Bernardo do Campo) - ABC, Galvez do Acre, Goiás e São Bernardo
21 (Taubaté) - Bahia, Desportiva Aliança de Alagoas, Sabiá do Maranhão e Taubaté
22 (Ilhabela) - Araxá, Atlético Mineiro, Desportiva Paraense e Ríver
23 (Atibaia) - Atibaia, Brasília, Goiânia e Portuguesa
24 (Mogi das Cruzes) - Flamengo do Rio de Janeiro, Palmeira, Red Bull Brasil e União Mogi
25 (São José dos Campos) - Estanciano, Palmeiras, Sampaio Corrêa e São José
26 (Guarulhos) - Flamengo de Guarulhos, Fortaleza, Luverdense e Santo André
27 (São Paulo, Nicolau Alayon) - Guaicurus, Nacional de SP, São Raimundo de Roraima e Vasco
28 (São Paulo, Rua Javari) - América Mineiro, Juventus, Pérolas Negras do Haiti e São Caetano

Curtinhas

*Sim, teremos a finalíssima São José x Rio Preto do Campeonato Brasileiro Feminino, com volta em data a ser confirmada (vantagem rio-pretense por 1 x 0 na ida). Julgada esta manhã no STJD, a Águia do Vale foi absolvida da acusação de escalação irregular da meia-atacante Gabi Portilho. Imagens comprovaram que, quando expulsa diante do Centro Olímpico, em outubro, foi em segundo cartão amarelo - e, pela regra, cartão vermelho assim invalida os amarelos. Assim, ela continuava pendurada com dois amarelos e não atuou irregularmente.

*Sul/Minas/Rio com Mário Celso Petraglia auxiliando Alexandre Kalil e Gilvan Tavares na administração. Aí não senti vantagem. Não boto muita fé no Petraglia já no próprio Atlético Paranaense.

*Vetado pelo departamento médico, Rogério Ceni desfalcará amanhã o São Paulo contra o Figueirense. Não acontecerá sua despedida do Morumbi em jogos oficiais com pompa e circunstância, portanto.

*A Ponte Preta renovou até o fim de 2016 com Fábio Ferreira, cujo compromisso inicialmente iria até maio.

*Lesionado no meio do segundo tempo de Santos x Palmeiras, Luiz Flávio de Oliveira não vai mais apitar Santa Cruz x Vitória amanhã, cabendo a José Cláudio Rocha Filho o comando da peleja nordestina.

*América Mineiro sem seu artilheiro não só contra o Botafogo, mas em todos os outros jogos. Marcelo Toscano não foi relacionado pois dizem que jogará no futebol sul-coreano, mesmo que muitos no Brasil o queiram.

*Treinador que subiu o Tupi para a Série B, Leston Júnior continuará na Série C pois assumiu o Remo.

*Esta é a primeira rodada do Campeonato Paranaense de 2016, nos dias 30 e 31 de janeiro: Operário x Atlético, Coritiba x Cascavel, Paraná x J. Malucelli, Londrina x PSTC, Maringá x Rio Branco e Toledo x Foz.

*A Conmebol decidiu que todos os seus membros votarão no Gianni Infantino para presidente da FIFA.

*Futsal: na Guatemala, após 1 x 1 com Portugal no fecho da classificatória, o Brasil faz amanhã uma das semifinais do Mundial Feminino contra a Espanha, enquanto as lusitanas vão encarar a Rússia.

*Handebol: antes de defender o título mundial conquistado em 2013, as gurias do Brasil jogarão o Torneio Quatro Nações em Brasília, duelando contra Eslovênia hoje, Argentina amanhã e Sérvia no domingo.

*Fórmula 1: amanhã tem a classificação do GP dos Emirados Árabes, o último desta temporada.

Os ganhadores do Prêmio Press 2015

Completei 10 anos não-consecutivos de idas à premiação dos melhores do jornalismo gaúcho promovida pela Revista Press & Advertising, sempre tocada com muita valentia pelo grande Júlio Ribeiro. Sempre um momento muito legal, pelo qual espero bastante nesta época do ano e no qual encontro muita gente boa, que sempre se mostra muito simpática comigo, o que demais me alegra. Mas falemos dos vencedores deste ano, definidos por um júri de 60 nomes após indicações do povo e dos profissionais em votação no site da publicação.

O grande vencedor da noite foi o Grupo Record, que venceu cinco prêmios. O Programa de TV foi o "Rio Grande no Ar", matinal com chefia de edição de Carla Seabra e que tem sido uma opção bem boa, exclusiva em seu horário (7h30 às 8h55) no tocante à informação local no vídeo e com um diferencial positivo de reportagem ao vivo - que normalmente é feita pela Paloma Poeta, mas que hoje coube à Amanda Silva. Seu titular André Haar foi eleito Apresentador de TV, muito legal essa vitória pois conduz o noticiário com segurança e simpatia. O canal 2 ainda faturou a inédita premiação de Repórter Cinematográfico com Gérson Paz. Ainda teve o título de Programa de Rádio para o "Agora", da Guaíba, apresentado pelo Felipe Vieira e produzido por Otto Bede. A quinta premiação da Record foi para o Correio do Povo com Ricardo Giusti como Repórter Fotográfico.

O Grupo Bandeirantes também teve vitoriosos. Diego Casagrande, do "Rádio Livre" na Bandeirantes e do "BandNews Porto Alegre 1ª Edição" na BandNews FM, foi eleito o Apresentador de Rádio. Ausente desta vez, André Machado foi o ganhador em Comentarista de TV, sua primeira distinção nesta mídia após vencer várias vezes em rádio. Apresentador do "Band Cidade" na TV, Sérgio Stock venceu novamente como Locutor ou Apresentador de Notícias, ganhando o prêmio da "Voz do Rádio" Milton Ferretti Jung (que rendeu outro momento espetacular da noite, especialmente para os nostálgicos saudosos da Rádio Guaíba das antigas, quando posou para uma foto ao lado do Lauro Quadros, homenageado especial do evento por seus 56 anos de carreira, e do hoje senador Lasier Martins, cuja esposa Janice Santos dividiu a apresentação da festa com Marcos Martinelli).

O Grupo RBS faturou quatro troféus. Dois foram para a Gaúcha: Comentarista de Rádio com Adroaldo Guerra Filho, da editoria esportiva (recebendo o prêmio que leva o nome do professor Ruy Carlos Ostermann, uma das mais celebradas presenças da noite), e Repórter de Rádio com Cid Martins, das pautas policiais. A Repórter de TV foi da RBS: Nathalia Fruet, que tem aparecido muito bem no canal 12 - e que, qualidade jornalística à parte, ganhará mais uma menção desta "24 Horas" mais abaixo, no fim desta edição. A quarta conquista foi em Colunista de Jornal ou Revista, concedida à Zero Hora através do David Coimbra, que evidentemente não estava presente pois reside atualmente em Boston, de onde participa diariamente via internet do "Timeline Gaúcha". O SBT não conquistou títulos desta vez, mas sua delegação mostrou força e teve uma boa presença nos convidados, o mesmo se aplicando à turma dos veículos da Rede Pampa, como a TV Pampa e a Rádio Grenal.

O veículo impresso mais vencedor do Press 2015 foi o Jornal do Comércio, com três primeiros lugares: Danilo Ucha como Jornalista do Ano, Cristine Pires como Repórter de Jornal ou Revista e Carolina Hickmann como Estagiária de Jornalismo (não, não sei se ela tem parentesco com o Cléo ou com a Ana). Completando a lista dos laureados, Políbio Braga faturou como Jornalista de Web com seus escritos em blog de política autointitulado e a vitória em Destaque do Interior foi para Daniele Freitas, repórter de esportes da Rádio Diário AM de Passo Fundo, emissora que compõe a rede de afiliadas da Rádio Bandeirantes de Porto Alegre. Assim, destaquei os ganhadores de mais um Prêmio Press, como sempre me rendendo horas ótimas num ambiente bom demais. Até 2016!

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Comunique-se que o dono do jornal Diário do Grande ABC foi condenado pela 1ª Vara Criminal de Santo André a 10 anos, 4 meses e 12 dias de prisão. Ronan Maria Pinto recebeu esta pena pois ele participou da liderança de um esquema que cobrava propinas de empresas de transporte contratadas pela prefeitura.

*Leio no UOL que Fernanda Keulla disse durante a festa de aniversário do blogueiro Bruno Rocha (que assina com a alcunha Hugo Gloss) que já era previsto que o "Moda & Estilo" tivesse terminada sua temporada de 2015 na Globo Minas, acontecendo agora conversas para saber se o semanal voltará ao ar em 2016. Entendo...

*Leio na Patrícia Kogut que Silvio Santos escreveu uma carta de desculpas à Academia Grammy Latino pois o SBT decidiu à última hora não apresentar no sábado para domingo da semana passada o evento ocorrido na semana passada. Desta vez, prometem que tudo passará de amanhã para depois de amanhã. A cuidar.

Bela do Dia: Daniele Freitas

Daniele Freitas, repórter esportiva da Rádio Diário AM de Passo Fundo e vencedora do Prêmio Press como Jornalista Destaque do Interior em 2015. Apenas ontem soube que ela trabalha com esportes. Quem sabe não demore muito esta jovem guria venha trabalhar na capital nesta editoria?

*Datas em 0 ou 5 da sexta-feira: 45 anos de Brooke Langton, a Samantha de "Melrose" e a Angela da série de TV "A Rede"; 5 anos da morte de Irvin Kershner, diretor nascido em 1923 e que realizou "O Império Contra-Ataca", "007 Nunca Mais Outra Vez" e "Robocop 2"; 70 anos do nascimento de James Avery, que morreu em 2013 e fez o Tio Phil de "Um Maluco no Pedaço"; e 75 anos do nascimento do mestre das artes marciais Bruce Lee, que morreu em 1973 e que fez filmes como "Operação Dragão" e "Jogo da Morte". Detalhe sobre este filme: rodado ele foi em 1972, mas Bruce morreu antes do término do trabalho, que foi concluído por um dublê. Cenas do enterro do ator foram incluídas na morte do personagem. E um detalhe: o que é que tem a ver o último filme do Bruce Lee com a NBA? Simples: um dos atores de "Jogo da Morte" é Kareem Abdul-Jabbar.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

Muitas moças bonitonas no Prêmio Press, como em todos os anos, mas duas me fizeram suspirar mais neste 2015: Paloma Poeta, da TV Record, toda de preto estilo "vestida para matar" e que leva a "medalha de ouro A"; e Nathalia Fruet, da RBS TV, que já é uma guria bonita e nunca esteve tão bela quanto ontem com um vestido vermelho - aliás, ambas torcedoras fervorosas do Internacional. Devido ao meu volta e meia mencionado fraco por madames que vestem vermelho, a "medalha de ouro AA" vai para a Nathalia e pego isso como pretexto para aqui registrar Stevie Wonder com "The Woman in Red", da trilha do filme "A Dama de Vermelho".

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Romário dizia nunca ter tido conta na Suíça. Agora, disse ao Globo que teve, mas não lembra em que ano.

"24 Horas" volta antes que o senador se decida sobre ter ou não ter tido contra na Suíça!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.