.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 26 de novembro de 2015 - ANO 13, EDIÇÃO 64
Vantagem santista, crença palmeirense

Após uma final boa de acontecimentos interessantes e nem tanto em termos técnicos, que nem foi maravilhosa como gostaríamos que toda decisão fosse e que também não achei a droga imunda que uns e alguns disseram ser, a vantagem na luta pela Copa do Brasil está com o Santos graças ao Gabriel, que a 12 minutos do último apito se redimiu do pênalti perdido logo no quarto minuto de contenda - penalidade máxima que, aliás, admito que não me convenceu por completo, por mais que Arouca fosse bocó no cerco ao Ricardo Oliveira. Fernando Prass praticou algumas defesas pra lá de fundamentais para os alviverdes, defesas que seguraram o resultado pequeno, embora muito importante para os alvinegros. Barrios sofreu pênalti no início do segundo tempo, mas só cheguei a esta conclusão após ver a ocorrência por vários ângulos de diversas emissoras. Ele "se tropeça-se" nas suas pernas ao entrar na área, mas toma um toque logo a seguir na perna esquerda. Então, erro do apitante.

Apitante, aliás, alterado após três terços de prélio pois Luiz Flávio de Oliveira sentiu uma lesão na panturrilha direita e Marcelo Aparecido de Souza o substituiu. Atento a isso fiquei pelo Diori Vasconcellos, da Rádio Gaúcha: foi a terceira vez nos últimos três anos que o mano do Paulo César precisou ser substituído (as outras foram em Atlético 3 x 0 Cruzeiro, em maio de 2013, na decisão mineira assumida por Pablo dos Santos Alves, e em Palmeiras 2 x 0 São Paulo no Paulista de 2014, quando Fábio Mendes Volpato assumiu o comando e Luiz ficou de auxiliar). Aliás, terceira em clássicos e quarta no geral, pois encontrei outra em pesquisas: Ponte Preta 3 x 1 Santos no Paulista de 2013, quando Rodrigo Braghetto o substituiu. Quer dizer: tanto com um quanto com outro finalista, Luiz Flávio já tinha tido um episódio de necessária alteração do árbitro central. É algo para lá de curiosíssimo.

Com Marcelo no comando das picapes, Lucas foi expulso em segundo cartão amarelo com correção pois tinha mesmo que ser amarelado pelo chute da bola no Lucas Lima - e o primeiro amarelo já o suspendia da volta da quarta que vem, no Allianz Parque, pelo acumulado. Mas falei no título do tópico: vantagem santista e crença palmeirense. Além das defesas muito boas do Fernando Prass e do pênalti perdido pelo depois redimido Gabriel (que tomou amarelo por tirar a camisa ao comemorar, o que os múltiplos patrocinadores da camisa alvinegra no clássico de ontem devem ter "adorado"), o ocorrido aos 50 minutos do segundo tempo pode ter dado novos rumos à finalíssima. Quando escrevo este tópico, passa dos 20 para as 11 da manhã. Quase 11 horas após o término da partida, portanto. E até agora não acredito que Nilson, que entrara apenas e tão somente três minutos antes, não colocou a bola no alvo mesmo estando na linha da pequena área e sem goleiro. Lembrança ao contrário que me veio na hora, do tempo do regulamento antigo: o gol do Carlinhos Bala diminuindo para 3 x 1 a vantagem do Corinthians no Morumbi, fundamental para o Sport campeão de 2008 com 2 x 0 na Ilha do Retiro.

O Peixe voltou a ganhar após 3 partidas, desde curiosamente os 2 x 1 neste próprio enfrentamento no início do mês também na Caldeira do Urbano. 18 mandos consecutivos sem derrota (17 na Vila) e 17 vitoriosos (16 em seu estádio). Agora são 25 vitórias, 5 empates e 1 derrota na casa santista em 2015. Já o Verdão não se dá bem há 5 compromissos e perdeu 3 deles, faturando somente 3 dos últimos 14 com metade perdida - e interessante que, destas 3 vitórias nas últimas 14 atuações gerais, duas foram na Copa do Brasil. São 4 visitas sem sucesso com 3 perdidas, sendo apenas 3 das últimas 15 visitas exitosas, das quais 9 perdidas. Eles voltam a campo no domingo pelo Campeonato Brasileiro. O Santos visitará às 17h o Vasco e Dorival Júnior já confirmou time reserva. Mais tarde, às 18h, Marcelo Oliveira deve proceder da mesma maneira no Palmeiras em seus domínios contra o Coritiba - e isso faz com que os paulistas possam ser "fieis da balança" na disputa de Coxa e Cruzmaltino para não serem rebaixados, ainda mais que estes dois se confrontarão diretamente na última rodada.

Esta é a quarta final de Copa do Brasil aberta com vitória mandante por 1 x 0. Nas anteriores, deu Flamengo sobre o Goiás em 1990 com empate sem gols e Vasco diante do Coritiba do Marcelo Oliveira em 2011 graças ao critério não mais válido do desempate pelo gol visitante mesmo sofrendo 3 x 2. O único a reviravoltar a situação inicial negativa foi justamente o Palmeiras em 1998, com os 2 x 0 pra cima do Cruzeiro aos 44 do segundo.

Levir Culpi deixou o Atlético Mineiro

Foi a grande notícia da manhã desta quinta: o fim da sua quarta passagem pelo clube, nela vencendo a Copa do Brasil e a Recopa Sul-Americana em 2014 e o estadual este ano. Aliás, isto acontece exatamente no dia em que completa um ano a inédita conquista da CB na decisão regional diante do Cruzeiro. Foram 33 vitórias, 11 empates e 18 derrotas neste período. Levir já saiu do Galo e nem o comandará nas partidas contra Grêmio e Chapecoense, esta levada para o Mineirão. Com isso, o Campeonato Brasileiro de 2015 terminará com um único clube mantendo o mesmo treinador desde a primeira até a última rodada: Tite no campeão Corinthians.

Curtinhas

*Romário desmentiu de novo ter contas bancárias na Suíça, o que voltou à tona devido às conversas gravadas do ontem preso Edson Ribeiro, advogado do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, com o também preso senador Delcídio do Amaral. Reforçou já ter esclarecido esta situação nas Justiças de lá e aqui do Brasil, afirmando que não há credibilidade no "advogado de um bandido". Deus queira que o Baixinho esteja mesmo com a razão, nem me refiro ao lado político da questão, mas à própria imagem de ídolo do futebol que ele sempre teve.

*E essa da medalha da Série C que foi entregue ao Fagner, do Corinthians? Pelo amor de Deus... Ô, CBF! Menos mal que a direção alvinegra foi alertada rapidamente pelo atleta e já consertaram a gafe.

*Como o Fluminense não tem mais nenhum objetivo no Brasileirão e apenas cumprirá tabela nas duas últimas rodadas, Gerson pediu e está liberado antes do término do torneio para defender a Roma.

*A primeira rodada do Matogrossense de 2016 terá o Luverdense estreando fora contra o Sinop em 31 de janeiro.

*Depois do Flávio Caça Rato, que marcou muito quando esteve no Santa Cruz, outro jogador de bom destaque no Nordeste chega a Campinas para defender o Guarani: Max, 21 gols este ano pelo América de Natal.

*Sairá hoje a definição sobre o Água Santa disputar ou não o Paulistão de 2016, feita ontem pela Federação uma última vistoria no Estádio de Inamar. Mirassol no aguardo. A questão é sobre os 10 mil lugares mínimos.

*Marco Polo Del Nero renunciou hoje ao seu cargo no comitê da FIFA e Fernando Sarney, filho do José e um dos muitos vices da CBF, o substituirá. Inevitável isso, visto que o homem "evaporou" há meses.

*Depois de Zenit, Real Madrid, Manchester City, Barcelona e Bayern de Munique, também Juventus, Atlético de Madrid, Paris Saint Germain e Benfica se classificaram para as oitavas-de-final da Liga dos Campeões da UEFA com uma rodada de antecipação. 9 assegurados, portanto, 7 vagas a definir na última rodada.

*Dos jogos da quarta-feira, três registros: Shakhtar Donetsk 3 x 4 Real Madrid pareceu Coritiba 3 x 4 São Paulo em 2011 no tocante aos visitantes marcarem 4 gols e depois tomarem 3; o Benfica perdia por 2 x 0 para o Astana, mas buscou o empate; e os 5 x 0 do PSG no Malmo tiveram um do Ibrahimovic e um do Lucas.

*Futsal: depois dos 6 x 0 de ontem no Irã, o Brasil pega hoje Portugal pelo Grupo A do Mundial Feminino.

*Em meio à decisão da Liga Futsal contra a ACBF, em vantagem para domingo que vem, a Intelli de Orlândia se classificou ontem para a final da Copa Paulista contra o Guaratinguetá ao marcar 5 x 1 no São José.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Tão raro que merece, mais do que ser destacado, ser saudado: leio no NaTelinha e olham aqui que as TVs Record de São José do Rio Preto, Bandeirantes de Presidente Prudente e SBT de Araçatuba se uniram para a coleta de donativos para a população da mineira Mariana, cidade vitimada por este terrível crime ambiental.

*Leio no Flávio Ricco que Mauro Tagliaferri e equipe da RedeTV! viajam hoje para Israel, desembarcando de início em Jerusalém. Gravarão matérias especiais para passar no "Mariana Godoy Entrevista". Ontem, Mauro esteve com a Sônia Abrão no "A Tarde é Sua" para repercutir a prisão do senador Delcídio do Amaral.

*Depois de muitos meses, a vinheta "Plantão" ressurgiu na Rede Globo, desta vez não para interromper algum programa e sim no meio de um intervalo comercial. Foi exatamente às 21h29 que William Bonner chamou Júlio Mosquéra para anunciar o placar final da votação aberta no Senado que manteve Delcídio preso.

*Definitivamente, Fátima Bernardes está mais soltinha que arroz no ponto em seu "Encontro". A última aconteceu nesta manhã: olhe aqui seu tropicão ao jogar capoeira com o ator Rodrigo Simas. Mamãe! Eh, eh...

*Curiosidade: para encaixar o futebol ontem e o "The Voice Brasil" hoje, as emissoras da Globo nos estados com uma hora de atraso terão as novelas das 7 e das 9 engordadas amanhã. Saca só como ficou a grade desta semana, que serve como termômetro (horários locais): ontem, "Totalmente Demais" às 20h05, "A Regra do Jogo" às 20h25 e Santos x Palmeiras às 21h10 (em andamento); hoje, "Totalmente Demais" às 20h30, "A Regra do Jogo" às 21h e "The Voice Brasil" às 21h40; e amanhã, "Totalmente Demais" às 20h20, "A Regra do Jogo" às 21h45 e "Globo Repórter" às 23h25. Curtas por dois dias e longas no terceiro para, sábado, ficarem em dia.

*No fim da madrugada, a Plim-Plim já começou a reprisar o recém estreado quinto ano de "Mentes Criminosas". Que peguem logo as temporadas seguintes, já está tudo dublado mesmo das exibições no AXN.

*Leio no Daniel Castro que Sidney Rezende contou a amigos que o diretor geral jornalístico Ali Kamel lhe propôs um e-mail de despedida, no qual constaria que deixaria a Rede Globo por vontade própria para tocar seus negócios, entre eles o site SRZD. Só que o apresentador não concordou e sugeriu que Ali abrisse às claras que ele estava sendo demitido e não pedindo demissão. Mesmo que já não apareça mais na Globo News, na qual estava desde a estreia em 1996, Sidney continua cumprindo contrato até fevereiro. Quer dizer: quatro meses fora do ar.

*Leio na Lígia Mesquita que a terça-feira, primeiro dia da Record após o término de "Os Dez Mandamentos", teve uma audiência média em São Paulo de 15 pontos no seu horário, agora todo da reprise de "Rei Davi", contra 24 das semanas anteriores neste mesmo dia da semana. A Globo cresceu e foi dos 22 para os 25.

*Para quem não viu, aqui está a entrevista exibida ontem pelo "Programa do Ratinho" com Rubén Aguirre, eterno Professor Girafales, que gravada foi pela Nadja Haddad. Ponto de destaque: propuseram lançar uma "Escolinha do Professor Girafales". Ele não topou por não conseguir ver o personagem solo com outros personagens e sim para sempre ligado a Chaves, Quico, Chiquinha, Nhonho, Godines, Pópis e Paty. Golaço do SBT.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

Completou ontem 75 anos a primeira aparição do Pica-Pau: no desenho aqui no Brasil chamado "Pica-Pau Ataca Novamente" (Knock Knock), da série do Andy Panda, que assistem aqui. Surgia ali o mais popular personagem criado pelo Walter Lantz, que ainda hoje tanto sucesso faz com seus episódios da série clássica produzidos nas décadas de 50, 60 e 70. Uma curiosidade para você responder rápido: o que é que tem a ver o pássaro da cabeça vermelha com o Atlético Paranaense? Respondo: foi logo depois da derrota por 1 x 0 para o Pachuca em Curitiba, na semifinal da Copa Sul-Americana em 15 de novembro de 2006, que a Rede Record estreou "Pica-Pau", de início com a série mais recente e, pouco depois, também com a clássica, até então na Globo.

Bela do Dia: Miesha Tate

Miesha Tate, lutadora de MMA. Arrebenta comigo que é capaz de eu até curtir e querer mais.

Clipe do Dia

Quinta-feira dos 70 anos de John McVie, baixista do Fleetwood Mac. O "Mc" do seu sobrenome, somado ao do baterista Mick, deram origem ao nome da banda que tem vocais de Stevie Nicks, Lindsey Buckingham e Christine McVie, que já foi esposa do John. Composta por todos em 1973, destaco aqui "The Chain".

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Independiente Santa Fe na final da Copa Sul-Americana. 0 x 0 ontem e 1 x 1 total com o Sportivo Luqueño.

"24 Horas" volta depois que soubermos se o Huracán manterá o 1 x 0 de vantagem sobre o River Plate!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.