.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Domingo, 22 de novembro de 2015 - ANO 13, EDIÇÃO 60
Campeão da terceira numa final de primeira



Relegados a um plano menos que secundário pela grande mídia, certos jogos são tão inesquecíveis quanto os comentadíssimos e repercutidíssimos. A final da Série C de 2015 dá para se dizer que é um deles. Os primeiros 11 minutos foram extraordinários em emoções: Londrina aumentando a vantagem para 2 x 0 totais com Bruno Batata e Vila Nova empatando no agregado com Ramires e Moisés, o gol fora dando o título para os paranaenses. Zotti pôs os goianos na frente aos 7 do segundo e apenas aos 49 minutos deu para cravar os mandantes como campeões quando do novo tento do Moisés, pois até ali a tensão era máxima. Os comandados do Marcelo Fernandes deram ao Tigre o seu segundo título nacional, o anterior a Série C de 1996. Campeão da terceira numa final que foi de primeira, sendo o único senão a arbitragem com pisadas na bola que não acho que interferiram no resultado, mas que nem por isso foram menos pisadas na bola. Agora, é esperar Vila, LEC, Tupi e Brasil de Pelotas na Série B em 2016 nos lugares de Mogi Mirim, Boa Esporte, ABC e... qual o último rebaixado?

Todos os acessos da B pra A fechados

Demorou, mas apenas no segundo tempo o Santa Cruz conseguiu deslanchar para derrotar o Mogi Mirim e fazer uma trinca que consagrou seu retorno à Primeira Divisão para 2016, a sua primeira em 10 anos. Festa tricolor em Itu e Nordeste mais forte ao ter três times garantidos, pois o Vitória tocou 3 no Luverdense em uma Fonte Nova com mais de 43 mil pessoas e também se assegurou na turma da elite. O América Mineiro é que teve o acesso mais tenso, mas enfim obtido de igual maneira, ao empatar com o Ceará. Como o Bragantino venceu o Paraná, a derrota deixaria o Coelho sem garantia da subida e tendo de disputá-la com os paulistas na última rodada pois eles poderiam igualá-lo em pontos e superá-lo em vitórias. Mas também os mineiros voltam pra A.

Lá embaixo, o Ceará chega vivo à última rodada e dependendo apenas dele. Basta vencer o Macaé no Castelão para continuar na Série B em 2016. Os dois podem escapar juntos, desde que o Oeste tenha um resultado pior que o dos alvianis diante do Paysandu. A matemática não tem mistério, saca só: Macaé com 43 pontos, 10 vitórias, -7 de saldo e 46 gols pró; Oeste com 43 pontos, 10 vitórias, -8 de saldo e 37 gols pró; e Ceará com 42 pontos e 11 vitórias. Estes dois jogos garantirão a emoção do próximo sábado e já se deve esperar uma "mala de grana" bem polpuda dos cearenses e dos fluminenses para os paraenses... Ontem ainda tivemos Náutico 1 x 0 Bahia, CRB 2 x 1 Sampaio Corrêa e Paysandu 1 x 0 Criciúma, que se mostraram meros "amistosos".

Três rebaixamentos hoje mesmo?

É a possibilidade do domingo na Série A. Com 31 pontos, o Joinville cairá simplesmente se não ganhar do Vasco, que tem 34 pontos e 8 vitórias. Como o Avaí tem 38 com 10, vitória catarinense sobre o Fluminense decretará o rebaixamento de JEC e Cruzmaltino se empatarem no oeste de SC hoje mesmo. Outro resultado que colaborará para tanto é o Figueirense ganhar da Chapecoense e subir aos 42 pontos. Também o Goiás será rebaixado se perder para o Atlético Mineiro pois manteria 34 pontos e, neste caso, o Leão da Ilha teria 41.

No tocante ao quarto lugar para fins de Libertadores, o Cruzeiro perdeu terreno ao ter 52 pontos com o empate no clássico dos Palestras diante do Palmeiras, que tem 50 e agora só pensa mesmo na decisão da Copa do Brasil contra o Santos, que tem 55 e que fará contra o Coritiba uma das duas partidas com portões fechados da noite, a outra sendo Sport x Atlético Paranaense. Os pernambucanos têm 52 pontos e podem entrar de vez na parada se ganharem, os santistas no máximo empatarem e o São Paulo, que tem 56, quando muito empatar com o campeão Corinthians. Com 53, o Internacional quer também um lugar nessa turma em clássico diante do Grêmio, que está praticamente assegurado na Libertadores, mas que quer firmar esta condição em 100%. Quem torce por derrota são-paulina e no máximo empate santista é a Ponte Preta, 50 pontos, que pega o Flamengo.

Mais uma final começando

Qual paulista conquistará o Brasileirão Feminino? Rio Preto e São José iniciam neste domingo a grande decisão, ida em São José do Rio Preto e volta na próxima quarta em São José dos Campos.

Uma data do domingo

Morria há 15 anos no dia de hoje o atleta tcheco Emil Zatopek, nascido em 1922 e um dos maiores campeões olímpicos da história. Detentor de um ouro e uma prata em Londres 1948, se consagrou nos Jogos de Helsinque em 1952 com três medalhas de ouro: na maratona, nos 5 mil metros e nos 10 mil metros.

Sintonia PB

Duas datas deste domingo: 75 anos de Terry Gilliam, que foi membro do Monty Python e que dirigiu filmes como "Brazil", "As Aventuras do Barão de Munchausen", "O Pescador de Ilusões" e "Os 12 Macacos"; e 60 anos da morte de Shemp Howard, que nasceu em 1895 e que compôs "Os Três Patetas" de 1947 a 1955.

Momento Raridade Rara: o fim da TVCOM

Este domingo é o último dia da TVCOM, a televisão comunitária lançada em 1995 pela RBS aqui no Rio Grande do Sul nos canais 36 UHF e da Net, com transmissão completa na TV paga e das 17h à 0h30 no canal aberto. Foi uma emissora que teve grandes momentos e que prestou um papel muito importante em coberturas jornalísticas, registros culturais e documentos esportivos do nosso estado. Amanhã, o novo projeto multiplataforma Octo entrará no ar. Destaco a seguir alguns momentos da versão original gaúcha da TVCOM. A emissora permanece no ar na versão de Santa Catarina, essa não em UHF e sim exclusivamente nas televisões pagas. Vamos lá:

De 1995, "Conversas Cruzadas" com Diego Casagrande debatendo matricídio com os jornalistas Túlio Milman e Sandra Simon, de Zero Hora, e o psicanalista Paulo Alberto Rebelato. Atualmente, Diego é apresentador das rádios Bandeirantes e BandNews.

De 1996, "Estúdio 36" com Lauro Quadros entrevistando a vedete transsexual Yeda Brown. Lauro se aposentou no ano passado.

De 1998, "Jornal TVCOM" com Juliano Tonial apresentando reportagem de Valéria Maciel sobre o funk carioca com mais espaço nas aulas de aeróbica. Hoje, Juliano é apresentador da Rádio e TV Bandeirantes e Valéria confesso não saber por onde anda profissionalmente falando.

De 1999, "Estilo" com Xico Gonçalves, programa que era voltado para a moda.

De 2001, "Gente da Noite" com Tatata Pimentel cobrindo a Festa das Tintas, promovida pelo Universitário com os aprovados da UFRGS no vestibular daquele ano. Tatata deixou o canal em 2012 e morreu no mesmo ano.

De 2002, "Falando Francamente" com Tânia Carvalho. A pauta era o livro "Como Controlar os Lobos?", de Marilice Costi. Tânia, dama maior da TV local, atualmente é colunista da Rádio Gaúcha.

De 2003, "Papo Clip" com Rodaika recebendo a banda Aqua-Play. Atualmente, Rodaika apresenta o "Mistura" na RBS TV.

De 2007, "Estilo Casa & Cia." com Maria Paula Letti reportando o espaço "Bar Champanharia Sensual" na mostra de arquitetura da Estação Lar. Hoje, Maria é editora do SporTV no Rio de Janeiro.

De 2008, "Jornal TVCOM" com André Machado apresentando uma reportagem de Daniel Scola sobre mudanças na tramitação de processos criminais e entrevistando o advogado criminalista Aury Lopes Júnior.

De 2009, "Camarote TVCOM" com a apresentadora Kátia Suman entrevistando a atriz Marisa Orth antes de um show musical.

De 2010, "Estilo Viagem" com Maysa Bonissoni mostrando a cidade gaúcha de Arambaré.

De 2011, "Conversas Cruzadas" com Lasier Martins apresentando um debate sobre a reforma da previdência.

De 2012, "Pela Cidade" com Gabriela Duarte ao vivo da avenida Beira-Rio. Era um boletim noticioso que entrava algumas vezes durante a tarde e que feito era de vários pontos de Porto Alegre.

De 2013, "TVCOM 20 Horas" com Léo Saballa Jr. e Cláudio Brito acompanhando Sabrina Thomazi na entrevista com Dom Jaime Spengler, arcebispo aqui da capital gaúcha.

Bela do Dia: Aline Lima

Aline Lima, cantora e filha do Chitãozinho, além de prima da Sandy. Claro que seguiria este caminho e que chegaria à principal seção destas páginas.

Faltou um monte de programa bom e um tantão de profissionais marcantes de variadas épocas (infelizmente falta muita coisa da emissora na internet; exemplos: nada encontrei da fase TVCOM da "musa-mor" Cristina Vieira e da "mademoiselle" Daniela Ungaretti) e isso que aí registrei apenas representa um tiquinho da história da TVCOM do Rio Grande do Sul. Mas espero que já ilustre ao menos uma lembrança bacana de um canal que deixará saudades. Quanto ao segmento esportivo dela, disso falo na coluna "Papo de Mídia" de hoje.

Clipe do Dia

Por muitos dos seus primeiros anos, o tema de abertura e encerramento da programação da TVCOM foi "Porto Alegre de Quintana", de Antônio Oliveira, que ouvem aqui com Nando Gross e os Altofalantes.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Barcelona atropelou o Real Madrid no Santiago Bernabéu. Até agora não consegui nem assistir os gols.

"24 Horas" volta depois que eu conseguir assistir o show catalão na casa merengue!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.