.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado, 21 de novembro de 2015 - ANO 13, EDIÇÃO 59
A segunda divisão é do Fogão



Quando um clube grande disputa a Série B, se diz que conquistar o acesso nada mais é do que a obrigação. Mas se der para somar a isso um título nacional, ninguém será trouxa de desperdiçar esta oportunidade pois troféu é troféu e sempre vale a pena. O Botafogo sempre esteve em condição muito boa para retornar à divisão principal e confirmou ontem a conquista da Bêzona, algo simbólico pela obtenção no estádio que leva o nome de seu craque maior: Mané Garrincha. Terceiro título nacional da história do alvinegro, somado este ao Robertão de 1968 e ao Brasileirão de 1995. Se neste ano não deu para conquistar o Carioca pelo Vasco batê-lo na final, a Série B obtida foi. Espero que isto possa servir como um renascimento para o clube ter dias melhores no futuro, de preferência não dando uma do já citado Cruzmaltino, que caiu em 2013, subiu no ano passado sem ser campeão e está pela bola sete na atual temporada. Alívio para os botafoguenses e, claro, mais uma conquista no currículo.

A Série B ontem

ABC 1 x 2 Botafogo - Num Mané Garrincha de gramado judiadíssimo após o show do Pearl Jam na última terça e com apenas 8 mil torcedores devido aos escandalosos preços cobrados (entre 70 e 280 mangos), os cariocas saíram na frente, os potiguares mandantes empataram e o desempate se deu ainda na etapa inicial. O Fogão não empata há 8 jogos (5 vencidos) e 4 visitas (3 exitosas). Rebaixado, o Alvinegro faturou apenas 6 dos últimos 42 compromissos, perdendo exatamente metade, o que é um extremo deboche de mau gosto.

Atlético Goianiense 3 x 1 Oeste - A chamada "vitória na hora certa", foi a obtida pelos rubro-negros mandantes sobre os visitantes pois foi suficiente para assegurá-los na Série B para 2016, restando saber se Goiás terá dois times (já que o Vila Nova subiu) ou três (pois os esmeraldinos estão pela hora da morte). Triunfo obtido depois de 4 derrotas, 5 jogos e 3 mandos. O Rubrão de Itápolis "in Osasco" é que se complicou demais: 4 jornadas sem êxito, uma ganha nas últimas 8 com metade perdida e 15 visitas fracassadas desde a vitória diante do Boa Esporte em junho, a única nas últimas 18, nas quais caiu em 10. Consequência: os paulistas estão ameaçados de descenso, dependendo do que acontecer esta tarde no Independência em América x Ceará.

Macaé 1 x 1 Boa Esporte - Os mineiros aprontaram de novo. Sim, rebaixados. Não, não ganharam. Mas fizeram um resultado suficiente para, mais do que aos fluminenses, complicar muito os paulistas do Oeste. O Alvianil Praiano não perde há 3 pelejas, o que não acontecia desde setembro (empates com Criciúma, Bragantino e CRB), e somou 5 destes 15 pontos. São 3 mandos sem vitória e dois ganhos nos últimos 12, empatando metade. Já os Bovetas não ficavam duas partidas sem derrota desde agosto (vitórias sobre Macaé e ABC) e ganharam uma das últimas 18, dessas aí 14 derrotadas. Foi evitada a nona baixa seguida como visitante.

Neste sábado, três times poderão confirmar seus acessos e fechar com uma rodada de antecedência toda essa questão: Santa Cruz, se ganhar do Mogi Mirim em Itu (sim, Novelli Jr. e não o "estádio de mil e um nomes"); Vitória, caso no mínimo empate com o Luverdense na Fonte Nova; e América Mineiro, se empatar com o Ceará no Independência. O Vozão chegará vivo na última rodada de qualquer maneira, mesmo que perca e fique com 41 pontos, atrás dos 43 do Macaé e do Oeste. Os fluminenses estão na frente dos paulistas não em pontos e nem em vitórias, iguais que estão nestes quesitos, mas sim no saldo: -7 a -8. Logo, existe até mesmo a possibilidade de Ceará e Macaé, que se enfrentarão no Castelão no sábado que vem, escaparem juntos do rebaixamento, desde que os alvinegros fiquem na frente dos alvianis e estes superem no saldo de gols os rubro-negros, que terão como fim de segunda divisão o recebimento do Paysandu no José Liberatti. Fortes emoções, povo!

O sábado tem ainda CRB x Sampaio Corrêa, Náutico x Bahia, Paraná x Bragantino e Paysandu x Criciúma. Destaque-se o Esquadrão de Aço na Arena Pernambuco, praticamente com "sobras" já que, devido ao fim de qualquer possibilidade de acesso, a direção antecipou as férias tanto do técnico Charles Fabian quanto de 14 jogadores, incluindo diversos titulares como o goleador Kieza, que já não poderia atuar por estar suspenso e para o qual não foi tentado um recurso que anulasse isso justamente por desta vez não fazer diferença. Um término extremamente melancólico para um clube que tão bem parecia que neste ano se sairia e que acabou limitado ao título estadual, mas sem o acesso na Série B e sem o título da Copa do Nordeste.

O último campeão do Brasileirão 2015

Depois do Corinthians na Série A e dos Botafogos de Rio de Janeiro na B e Ribeirão Preto na D, teremos hoje à noite o último vencedor do Campeonato Brasileiro neste ano. Dá Vila Nova ou dá Londrina? A bola rolará às 19h30 no Serra Dourada, mas a vantagem é paranaense por 1 x 0. Esta é a oitava decisão de Série C que teve vitorioso na ida. Nas demais, apenas uma vez o ganhador do primeiro jogo não foi o campeão: em 1992, quando o Fluminense de Feira de Santana marcou 2 x 0, mas perdeu o título para a Tuna Luso por 3 x 1 - e gol fora não valia naquele ano e sim a melhor campanha. Nos outros anos, o faturador da perna inicial ficou com o troféu (Olaria sobre o Santo Amaro em 1981, Novorizontino versus Ferroviária em 1994, XV de Piracicaba diante do Volta Redonda em 1995, América Mineiro contra o ASA em 2009, ABC pra cima do Ituiutaba em 2010 e Joinville frente ao CRB em 2011). Não tenho palpite pra final, sinceramente. Só desejo mesmo uma partida muito boa.

Começando a antepenúltima rodada

Diante dos cinco jogos anteontem, apenas um teremos no sábado da Série A (poderiam ser dois, mas Sport x Atlético Paranaense acabou também no domingo). Os Palestras "se enfrentar-se-ão-se a si mesmos" no Allianz Parque na semana do seu primeiro aniversário. Em termos de Brasileirão, o jogo ficou mais válido para o Cruzeiro, que tem 51 pontos e está a cinco do 4° colocado, o São Paulo. Mais distante está o Palmeiras, que tem 49 e que se voltará para a final da Copa do Brasil contra o Santos a partir da próxima quarta-feira. As outras contendas do fim de semana destacarei na coluna inédita deste domingo, espero que aqui vocês estejam.

Sábado de clássicos

Dois grandes atrativos na Europa, felizmente em horários separados para quem curte os estrangeiros e quiser vê-los completos. Primeiro tem Real Madrid x Barcelona na Espanha, com Cristiano Ronaldo e Neymar como os maiores, mas não os únicos atrativos. Messi está relacionado, devendo retornar aos gramados após 2 meses, mas Luis Enrique tem feito mistério sobre a participação dele na peleja. Depois disso, Juventus x Milan completará uma semana especial para Buffon: a dos seus 20 anos de carreira, completados anteontem. Na Velha Senhora, ele papou 6 Italianos (atual tetra), uma Série B, cinco Supercopas Italianas e uma Copa da Itália.

Curtinhas

*Parece que a Ponte Preta sentiu que não pegou bem a história do Gorila de mascote, já que historicamente é conhecida como Macaca. Agora, diz que só trocou o mascote a representá-la nas competições da Federação Paulista de Futebol, mas não no clube como um tudo. Que é que pensaram ao promover tal troca?

*Duas semanas depois de reclamar de salários atrasados e promessas que a direção não cumpriu, além de enfrentar a terrível dor da morte do filho de apenas dois anos, Keirrison foi reintegrado ao Coritiba.

*Direto e reto, assim continuará o Campeonato Mineiro em 2016: classificatória com todos contra todos em turno único e semifinal e final em ida e volta num total de 15 datas. Dos principais Estaduais, é o mais enxuto.

*Decidida pelos clubes a fórmula do Campeonato Catarinense de 2016: será a "Fraga", aquela dos dois turnos distintos em pontos corridos com finalíssima caso diferentes os vencedores de ambos. Melhor.

*Como explicar o gol contra de cabeça do Hummels na derrota do seu Borussia Dortmund para o Hamburgo? Intervenção imediata pedirá André Vieira Coelho, seu maior fã neste e em todos os outros países.

*Apresentado na Corte Arbitral do Esporte um recurso pelo Michel Platini, que quer a anulação da suspensão que a FIFA lhe aplicou e que o impede de concorrer à presidência da entidade. Terá sucesso ele?

*Sábado de ser conhecido o finalista do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano na chave Centro/Sul. Mais de 11 mil torcedores esperados na Arena Pantanal para Cuiabá Arsenal x Coritiba Crocodiles.

*Acabando neste domingo o ATP Finals. No simples, um suíço enfrentará Rafael Nadal ou Novak Djokovic, mas Roger Federer ou Stanislas Wawrinka? Nas duplas, Marcelo Melo e Ivan Dodig caíram por 2 x 0 (6/4 e 6/2) para Rohan Bopanna & Florin Mergea, que pegarão Jean-Julien Rojer & Horia Tecau ou os irmãos Bryan.

*Começou ontem a Liga de Basquete Feminino 2015/2016. Atual campeão, o Corinthians/Americana arrancou positivamente ao marcar 84 x 73 no Santo André. São 6 equipes nesta edição, com a classificatória tendo todos contra todos em quatro turnos, 20 jogos antes dos play-offs. Os outros disputadores são o também paulista Presidente Venceslau, o pernambucano América e os maranhenses Sampaio Corrêa e Maranhão.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Um acontecimento ocorrido na Rádio Guaíba no início da tarde desta sexta pautou os demais veículos gaúchos, tanto do mesmo Grupo Record quanto dos concorrentes: o anúncio feito ao vivo no programa "Esfera Pública" da renúncia do deputado estadual Diógenes Basegio (PDT), que foi denunciado em junho deste ano por uma matéria do Giovani Grizotti no "Fantástico", da Globo, por suspeitas de extorsão de salários de funcionários e golpe para aumento da indenização por uso em serviço de carro particular - esta ocorrência daqui foi uma de vários que foram investigadas por 3 meses pelo jornalista. Basegio estava por ser cassado na próxima terça-feira.

*Além da Rádio Guaíba, este acontecimento teve muita repercussão pois foi mostrado ao vivo pela TV Record no "Balanço Geral RS", que teve um ponto de vivo direto da Caldas Júnior com o repórter Voltaire Porto, que trabalha nos dois veículos - aliás, algo merece registro necessário: a partir deste ano, o "Balanço" do Alexandre Mota teve um aumento muito significativo no espaço para o noticiário político, que tem recebido um espaço considerável em divisão com as pautas de problemas da comunidade e os noticiários policial, esportivo e de variedades em suas quase 3 horas. Colabora para isso a especialização em coberturas políticas do Voltaire, cujas participações muitas vezes de dentro da Câmara de Vereadores de Porto Alegre quanto do lado de fora da Assembleia Legislativa (na qual suas presenças ao vivo são proibidas há muito tempo) têm sido um ponto alto do programa.

*Apresentador dos debates políticos do "Repórter Bandeirantes" às 22h na Rádio Bandeirantes aqui de Porto Alegre, Milton Cardoso está na Argentina para cobrir amanhã a histórica eleição presidencial em segundo turno. Eleito será ou o situacionista Daniel Scioli ou o opositor Mauricio Macri, ex-mandatário do Boca Juniors.

*Este é o último fim de semana da TVCOM, a emissora UHF/paga (UHF só aqui em Porto Alegre e paga em todo o Rio Grande do Sul) do Grupo RBS, que do ar sairá após 20 anos - mas apenas no RS, pois segue normalmente em Santa Catarina. A partir desta segunda, o canal 36 mostrará o novo projeto multiplataforma Octo. A programação do dia estará no ar das 19h à 0h de segunda a sábado e das 15h às 22h aos domingos, sem atrações em formatos tradicionais e nem intervalos comerciais, com as marcas patrocinadoras participando como parceiras.

*Um elenco de 12 atores e comunicadores se revezará em quadros curtos no estúdio central ao longo de toda a programação. Repórteres entrarão ao vivo de vários pontos da cidade e de outras redações dos veículos da RBS. A grade será temática em cada dia da semana: na segunda, recomeços como direta, sensação de culpa e preguiça; na terça, encarada da semana e foco no trabalho e no aprenzidado; na quarta, quebra da rotina, diversão com os amigos e futebol; na quinta, cultura; na sexta, vida boêmia e festas; no sábado, pé na estrada, festas e relação com os animais; e no domingo, churrasco, descanso, família e futebol. Só mesmo olhando para sacar a real da parada com relação ao Octo, cujo slogan é: "projeto Octo é outra coisa". E a TVCOM deixará saudades.

*Apenas ontem soube dessa por dica do conviva Ronielson Carlos: um raro programa local sem ser os três jornais diários tem passado na Globo Brasília desde o dia 7. É o "Distrito Cultural", uma série em sete episódios com apresentação de Márcia Zarur e foco no cenário cultural da capital federal. Lamentavelmente, a não ser que eu tenha me descuidado na procura, não estão publicando este programa no site da emissora.

*Leio na Patrícia Kogut que tem Milton Cunha no "RJTV" do meio-dia a partir desta segunda. O especialista em carnaval falará dos enredos das escolas do Rio para os desfiles do Grupo Especial para 2016.

*Da série "o tempo passa, torcida brasileira": sabem quem completa 40 anos neste sábado? Cherie Johnson, que fez a Cátia Alves na série "Punky, a Levada da Breca" de 1984 a 1988. Mulher feita, minha gente!

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia I

Surgida com tudo no clássico "Louca Escapada", do Steven Spielberg, mas eternizada como comediante de uma penca de filmes muito bacanas, como "A Recruta Benjamin", "Parece Que Foi Ontem", "Alta Tensão", "Como Agarrar um Marido", "A Morte Lhe Cai Bem", "O Clube das Desquitadas", "Perdidos em Nova York" e "Doidas Demais", fora ser no auge dos anos 80 e 90 um pedaço de mau caminho como mostrado em cenas desnudas de "Um Salto Para a Felicidade" e "O Engano" (esse o maior engano da sua carreira por não combinar nada com ela algo tão dramático). O sábado é dos 70 anos da mãe da Kate Hudson, a grande e maravilhosa Goldie Hawn - e, sim, assisti quase todos os filmes dela, admito que poucos não pude ver ainda.

Goldie vem ao tópico musical por três motivos. O primeiro está aqui: "I'm Thru With Love", cantado por ela mesma no musical "Todos Dizem Eu Te Amo", do Woody Allen. E os outros dois são de "Golpe Sujo", ótima comédia policial que é das minhas favoritas e que lamento que tem uns bons anos que nunca mais foi reprisado nem naqueles corujaços de 4 e lá vai pedrada pela TV aberta: começo aqui com "Ready To Take a Chance Again", lindo tema cantado pelo Barry Manilow e que só não venceu o Oscar de canção por perder para "Last Dance", com Donna Summer, de "Até Que Enfim é Sexta-Feira"; e destaco aqui a instrumental "Get Me To The Opera On Time", do Charles Fox, que no fim dos anos 80 e início dos 90 era a trilha usada pelo SBT em chamadas do "Programa Silvio Santos", até hoje eu a associando às mesmas apesar de ter visto este filme algumas vezes.

Bela do Dia: Regina Albrecht

Regina Albrecht, editora de texto na RBS TV de Porto Alegre. O canal 12 também tem suas bonitonas atrás das câmeras.

Clipe do Dia II

Um dos maiores discos do Queen - pra não dizer logo que é o maior - chegava às lojas de discos há 40 anos completados neste sábado. Com título extraído de uma comédia dos Irmãos Marx e trazendo na capa o símbolo que caracteriza o grupo até hoje, "A Night At The Opera" trouxe alguns dos maiores clássicos da banda. Seis canções destaco no tópico, menos que isso é humanamente impossível para álbum tão relevante.

Começo aqui com "Death On Two Legs", tema menor, mas de força maior que a média. Prossigo aqui com "I'm In Love With My Car", declaração de amor aos carros e ao automobilismo. Continuo aqui com "You're My Best Friend", que foi trilha do drama "Para o Resto de Nossas Vidas". Avanço aqui para "Love of My Life" na versão original em ritmo opereta, que nos últimos anos é usado para quadros humorísticos do hilário "Na Geral", da Rádio Bandeirantes de São Paulo. Chego aqui ao super-hiper-ultra-puxa-mega-master-classicaço-aço-aço "Bohemian Rhapsody", um dos maiores rocks de todos os tempos com 6 minutos apenas e tão somente extraordinários e que voltaram com tudo às paradas em 1991 graças à comédia "Quanto Mais Idiota Melhor". Termino aqui com a versão da banda para o hino britânico "God Save The Queen", um espetáculo sublime de fecho.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Guangzhou Evergrande campeão asiático com 1 x 0 sobre o Al Ahly. Elkeson anotou o tento da conquista.

"24 Horas" volta antes que Luiz Felipe Scolari e cia. estreiem no Mundial de Clubes!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.