.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 19 de novembro de 2015 - ANO 13, EDIÇÃO 57
Três rebaixamentos encaminhados ou dois?

É a pergunta que fica depois dos jogos de ontem no Brasileirão e até as 22h de hoje. A derrota para o Coritiba deixou o Goiás com 34 pontos, cinco a menos que o Figueirense e quatro abaixo do Avaí, que continua fora da zona de risco acima dos 37 dos paranaenses por bater o Joinville, que segue na lanterna com 31. Agora, batata quente nas mãos do Vasco por ter 33 pontos e ser obrigadíssimo com "OB" maiúsculo a vencer o Corinthians para não correr risco de descenso com duas rodadas de antecipação. Que jogo São Januário terá!

No próximo fim de semana, o Joinville será rebaixado simplesmente se empatar com o Vasco em casa, tanto faz se o Avaí perder para o Fluminense em Cariacica. Mesmo que nos pontos pudesse haver igualdade em 38 pontos, nas vitórias o Leão da Ilha já tem 10 e o JEC só chegaria às 9. Quanto ao Goiás, a volta à Série B se dará com derrota sua somada à vitória avaiana, pois a distância seria de 7 pontos (41 x 34) com 6 por disputar.

Vamos a breves destaques das pelejas desta quarta-feira, sempre lembrando que as estatísticas que destaco não são exclusivamente referentes ao Campeonato Brasileiro e sim ao geral da temporada:

Atlético Paranaense 3 x 3 Palmeiras - Atleticanos na frente com 1 minuto, palmeirenses virando, nova virada e empate final. Uma loucura, meu! O Furacão não perde para o Verdão há 5 partidas desde 2013 e 8 mandos desde 2008. Os rubro-negros não são batidos há 3 duelos e caíram uma vez nos últimos 6, ganhando a metade (e a derrota não foi no Nacional). Já os alviverdes - que atuaram na véspera do hoje completado primeiro ano do seu Allianz Parque, estreado naqueles 2 x 0 do Sport - não se dão bem há 3 embates e ganharam um dos últimos 6, perdendo 4. Fora de casa, são 3 insucessos e um êxito nos últimos 7 jogos, com 3 tropeços.

Goiás 1 x 3 Coritiba - Com 25 segundos, o Coxa estava na frente. No último lance antes do intervalo, aumentada no golaço fora da área do João Paulo. Diminuída do Esmeraldino pouco importando pois a derrota foi maior no fim da peleja. Alguns mais esquentados dos mais de 17 mil presentes no Serra Dourada partiram para a baderna e teve briga com policiais, com direito a objetos jogados no campo, bombas de efeito moral e pedras arremessadas. Pra quê isso, gente? Os goianos não empatam há 17 jornadas e perderam 12, não empatando há 10 mandos e caindo em metade. Já os paranaenses quebraram uma série de 7 fracassos consecutivos, dos quais 6 derrotados, e outra de 4 derrotas fora de casa em sequência. 8 visitas sem empate, 3 delas ganhas.

Avaí 2 x 1 Joinville - Apenas depois dos 40 do segundo o desempate decretou o escore definitivo no encontro de catarinenses. Primeira vitória do Leão da Ilha sobre o JEC na Ressacada após 3 derrotas seguidas. Os avaianos voltaram a vencer após 3 mandos e 7 contendas, nas quais somara apenas 3 de 21 pontos. Já os tricolores não triunfam há 4 duelos e somaram um ponto destes 12. São 6 derrotas consecutivas longe de sua gente e 12 visitas sem vitória, 10 delas perdidas. Só uma das últimas 21 foi vencida, 15 delas derrotadas.

Ponte Preta 0 x 1 Figueirense - Desta vez a Macaca tem que reclamar muito e com total razão. De jeito algum foi pênalti no tento do Furacão do Estreito pois a bola bateu na cabeça e não no braço do Ferron. Papagaiada do bandeirola Márcio Eustáquio Santiago, que erradamente foi atendido pelo Francisco Carlos do Nascimento. São 6 partidas sem derrota do Figueira para a Nega Véia desde 2009. Os paulistas não empatam há 6 jogos e venceram metade, só que perderam 3 dos últimos 4, e voltaram a perder em casa após 5 presenças, das quais 4 exitosas. Já os catarinenses voltaram a se dar bem depois de 4 insucessos, neles somando 2 de 12 pontos.

Esta noite, sessão dupla às 19h30. Grêmio x Fluminense revive a quarta-de-final da Copa do Brasil, na qual os cariocas superaram os gaúchos. Os gremistas não terão Pedro Rocha por suspensão, mas sabe por que é que ele jogará o Grenal de domingo? Sim, efeito suspensivo! É uma barbaridade, é a "farra dos efeitos suspensivos" no futebol brasileiro. Se seu time ainda não foi beneficiado com um, em breve será, tenha certeza. Ao mesmo tempo, Chapecoense x Internacional é especial para ambos. A Chape lembra imediatamente dos inesquecíveis 5 x 0 do ano passado e o Colorado quer uma vitória que marque a semana dos ontem completados 70 anos da conquista do hexacampeonato estadual pela famosa equipe conhecida como "Rolo Compressor".

Às 22h, expectativa: Corinthians campeão brasileiro ou não? Depois de ontem, a missão ficou mais casca grossa pela necessidade de vitória do Vasco (que terá Rafael Silva normalmente) aumentar de sobremaneira, ainda que até derrota lhe confira o título desde que o Atlético Mineiro no máximo empate com o São Paulo, que terá duas marcas especiais: 350 jogos de Luís Fabiano e 100 do Alexandre Pato pelo clube. Ainda tem Santos x Flamengo com um duelo de artilheiros que não aconteceu no Brasil x Peru de anteontem em Salvador, já que bem sabem que Ricardo Oliveira não esteve em campo e que Guerrero "não esteve em campo".

Perdeu de cinco e descontou no juiz

Antes de mais nada: quem é que disse que esta "24 Horas" é pé fria? Djenifer Becker foi "Bela do Dia" na edição de segunda-feira, certo? Certo. Pois ontem ela marcou dois gols nos 5 x 0 do São José sobre o Tiradentes, que nem de longe lembraram o emparelhamento do 1 x 1 de ida no Piauí. Agora, o lance mais incrível foi este aqui: Iara deixou o Tiradentes com 10 atletas ao reclamar muito e acabar expulsa pelo apitante Aurélio Santana Martins. O que é que ela fez? Simplesmente arrancou o instrumento de trabalho da boca do cidadão! Que é isso, rapaz! Foi a "evolução" daquilo que fez André Luís pelo Botafogo nos 2 x 2 com o Estudiantes, na Sul-Americana de 2008, na famosa arrancada do cartão amarelo da mão do chileno Carlos Chandía. Mamãe...

Descontroles à parte, a decisão do Brasileirão Feminino será de paulistas pois o São José enfrentará o Rio Preto. Horários deverão ser confirmados hoje, mas certo é que a ida acontecerá no próximo domingo, em São José do Rio Preto, com a volta na quarta-feira da semana que vem, em São José dos Campos.

Curtinhas

*Será domingo, contra o Atlético Paranaense, que o Sport cumprirá a pena de portões fechados na Ilha do Retiro. Assim, torcidas garantidas diante do Corinthians na Arena Pernambuco, uma semana depois.

*Luiz Henrique de Oliveira não é mais presidente do Mogi Mirim, afastado que foi pelos conselheiros por atos contrários ao estatuto social do clube. Por essas e outras que foi rebaixadaço na Série B.

*Da série "jênios do futebol brasileiro": o Campeonato Paraibano de 2016 terá não quartas-de-final e sim "terceiras-de-final" por serem 6 equipes no mata-ou-morre. Logo, definição do título num triangular, certo? Errado! Semifinal mesmo pois, além dos três vencedores, o perdedor de melhor campanha avançará. Baaahhh!!!

*Tarde de final começando na Copa do Brasil Sub-20. Dá Atlético Paranaense ou dá São Paulo?

*Dica boa na Baixada Santista: começou ontem o Sul-Americano Feminino Sub-20, com jogos realizados na cidade de Santos. Hoje tem Brasil estreando pelo Grupo A contra a Venezuela, no Ulrico Mursa.

*Sergio Jadue renunciou à presidência da Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile.

*Treinador do Paris Saint Germain e atual bicampeão nacional, Laurent Blanc celebra hoje 50 anos. Jogando, tem como maiores conquistas a Copa do Mundo de 1998 e a Eurocopa de 2000 pela França.

*Dedicaria esta nota ao Rener Lopes, mas como acho que ele não lê esta "24", não dedicarei a ele (risos): Arena Pantanal com promessa de público muito bom neste sábado para futebol americano. Mais de 10 mil bilhetes já foram vendidos para Cuiabá Arsenal x Coritiba Crocodiles, sábado, na final do Centro-Sul do Brasileirão.

*Tênis: depois de 17 jogos, Marcelo Melo foi novamente derrotado pois ele e Ivan Dodig tomaram 2 x 0 de Jean-Julien Rojer e Horia Tecau (6/4 e 7/6 - 7/4) no ATP Finals, onde continuam na luta pela semifinal.

*Basquete: Franca eliminado da Liga Sul-Americana após sofrer 96 x 77 do San Martín da Argentina. Hoje, ele terminará a fase semifinal enfrentando o Mogi das Cruzes, que ontem ganhou do Guaros da Venezuela por 74 x 64 e que precisa vencer muito bem e torcer por vitória magra do Guaros sobre o San Martín para avançar para as finalíssimas, nas quais o Brasil já está assegurado através do Brasília.

*Ricardo Leyster voltou ao Ministério do Esporte após um único dia. Exonerado da Secretaria Executiva na terça-feira, ontem teve seu retorno confirmado, agora na Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Importante baixa na Rádio Bandeirantes de São Paulo: saiu o comentarista de economia Luís Artur Nogueira, que encerrou sua terceira passagem pela emissora (as outras de março de 1999 a janeiro de 2000 e de agosto de 2000 a abril de 2010). Ele, que sempre atuou nesta editoria e que tinha colunas diárias em programas como "Jornal Gente" e "Rádio Livre", permanece como editor de economia da revista Isto É Dinheiro.

*Aqui no Rio Grande do Sul, a TV Bandeirantes começou ontem a veicular as chamadas da atração que recolocará no vídeo Regina Lima, que saiu em agosto deste ano da RBS após 23 anos. O "Programa da Regina", a julgar pelo primeiro reclame, terá bem a cara dela: alto astral, com muita variedade. Dia e horário confirmados: sábado, às 11h, a partir de 5 de dezembro. Ela ocupará a faixa atual do futebolístico "Preliminar".

*Ela já não aparecia mais no vídeo desde a metade do ano, mas apenas hoje oficializou isso através de aviso em seu perfil no Facebook: Aline Schneider não é mais repórter e apresentadora da Rede Record aqui em Porto Alegre, na qual trabalhou por 8 anos (desde a estreia do canal), egressa que era da RBS TV. Neste período, ela passou por todos os noticiários da casa, sem exceções. Foi titular por um período do "Rio Grande no Ar", apresentou várias vezes o "Rio Grande Record" e em algumas o "Balanço Geral RS" do sábado. Neste momento ela se dedicará à família, mas espero que seu retorno à telinha não demore muito. Já sinto muito sua falta.

*Ontem pela manhã, a Rede Globo interrompeu duas vezes os "Bom Dia" locais para fazer plantões nacionais sobre uma operação policial causada pelos atentados em Paris. Nos estados que não possuem o horário de verão, os boletins interromperam o "Hora 1", que neles é exibido não ao vivo e sim em gravação. Já nas parabólicas, a primeira interrupção foi no meio do "Jornal da Globo News", que acabou não retornando, e a segunda se deu no meio da reprise do "Hora 1", que normalmente começa às 6h30, mas que ontem iniciou às 6h20 justamente pela previsão de uma nova intervenção nacional ao vivo. Estes momentos vocês olharão aqui.

*Leio no Flávio Ricco que domingo tem jornalistas do SBT no "Programa Silvio Santos" competindo no quadro musical "Não Erre a Letra": Rachel Sheherazade, Karyn Bravo e Neila Medeiros. Duelando com elas estará o trio Christina Rocha, Flor e Lucimara Parisi. Cuidemos como se sairão Karyn e Neila em versão cantoras, pois Rachel já assim conhecemos desde que uma vez cantou Iron Maiden no "The Noite".

*Leio no Flávio Ricco que apenas hoje a Justiça de Sergipe analisará a ação movida por seis moças no Fórum Gumersindo Bessa, em Aracaju, sob justificadas violações ocorridas nos dois Miss Sergipe deste ano (o primeiro, que foi anulado, e o refeito, que acabou valendo). O advogado Carlos Daniel Nunes Masi disse que os resultados do concurso ocorrido ontem em São Paulo podem ser suspensos dependendo da concessão ou não de liminar para as seis candidatas reclamantes. Um dos motivos para o segundo Miss Sergipe motivar a ação das gurias é porque sua realização se deu a portas fechadas. Será que vão invalidar o concurso de ontem à noite? Só falta eu ter gastado letra a torto e direito no Twitter para algo que acabe não tendo validade. Humpf...

*Há 95 anos nascia Gene Tierney, atriz falecida em 1991 e indicada ao Oscar por "Amar Foi Minha Ruína".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara I

A data de hoje marca os 20 anos da morte de Adolpho Bloch, ucraniano nascido em 1907 e que veio ao Brasil com a família em 1922. Fundador da revista Manchete em 1952 e da Rádio Manchete em 1980, ganhou notoriedade definitiva quando lançou em 1983 a TV Manchete, a "TV do Ano 2000" - no qual infelizmente acabou não chegando. Dois registros daquela data (ambos com som em apenas um dos lados): este aqui é o "Programa de Domingo" apresentado por Ronaldo Rosas no dia do falecimento de Adolpho; e esta aqui é a "Edição da Tarde" com Carlos Bianchini no dia seguinte, já com famosos repercutindo a perda do fundador da Manchete.

Bela do Dia: Sabrina Meyer

Sabrina Meyer, vice-campeã do Miss Brasil 2015 (ops: é Miss Brasil Polishop, como chamei ontem no Twitter) representando Santa Catarina, mas a campeã no meu coração por ser a mais linda das 27 candidatas na minha humilde, irrelevante e pé fria opinião, pois ziquei a coitada. (rs) Antes que alguém pergunte por qual motivo não coloco hoje neste espaço a campeã conterrânea Marthina Brandt, é simples: aqui ela já compareceu em 29 de junho deste ano. Mas voltemos à Sabrina: ela não parece ter um "jê nem sei coá" da comediante Goldie Hawn no auge da boniteza nos anos 80?

Momento Raridade Rara II

Bandidos, tremei! 45 anos atrás, suas existências neste mundo ficavam mais complicadas... e mais engraçadas também devido à interferência em seus atos do Polegar Vermelho, mais popularmente chamado de Chapolin Colorado. O superherói latino surgiu no México através deste esquete aqui, originalmente em espanhol e que foi ao ar dentro do humorístico "Os Supergênios da Mesa Quadrada". A série própria do Vermelhinho foi estreada pela Televisa em 1973 e durou até 1979. Depois, o personagem teve esquetes em "Chespirito".

Clipe do Dia

Legítimo representante da autêntica música sertaneja de raiz, Tinoco nasceu há 95 anos fechados hoje e nos deixou em 2012. Sua dupla com Tonico durou 64 anos e entrou para a história do Brasil. Assistem aqui três temas deles: "Limpa Banco", "Pé do Ipê" e "Viola no Teatro", todos tocados em 1980 nesta verdadeira relíquia que é a estreia na TV Cultura do "Viola, Minha Viola", então apresentado por Moraes Sarmento.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Seleção Feminina teve confirmado para dia 28 um amistoso no Pacaembu, às 15h30, contra a Nova Zelândia.

"24 Horas" volta antes que as boleiras disputem esta porfia e rumem a seguir até Natal!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.