.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 18 de novembro de 2015 - ANO 13, EDIÇÃO 56
Está de volta o Brasileirão (às ganhas)

Retomado com um jogo antecipado no último domingo, o Campeonato Brasileiro volta hoje e amanhã a contar com rodada cheia. Chegamos à 35ª rodada, que provavelmente defina o campeão. Projetemos os jogos:

Cruzeiro 3 x 0 Sport (domingo passado) - Respectivamente 7° com 52 e 8ª com 51, Leão e Raposa precisam de derrota do Santos e, no máximo, empates de São Paulo e Inter para seguirem próximos do G4.

Goiás x Coritiba (hoje, 19h30) - Respectivamente 17° e 18°, ambos com 34 pontos, Esmeraldino e Coxa torcem por derrota do Figueirense e, no máximo, empate do Avaí. Assim, o ganhador sairá do Z4.

Atlético Paranaense x Palmeiras (hoje, 21h) - O Furacão é 12° com 46 pontos e o Verdão é 10° com 48. Quem ganhar, próximo do quarto ficará desde que o Santos perca e São Paulo e Inter no máximo empatem.

Ponte Preta x Figueirense (hoje, 21h) - 9ª com 50 pontos, a Macaca encostará no quarto lugar a um ponto se vencer, o Santos perder e São Paulo e Inter no máximo empatarem. 15° com 36, o Furacão do Estreito continuará fora dos últimos se ganhar, mas retornará a eles se perder e Avaí e Goiás triunfarem.

Avaí x Joinville (hoje, 21h) - 16° com 35 pontos, o Leão permanecerá fora da zona de rebaixamento se vencer, mas retornará se não ganhar e tiver vencedor em Goiânia. Lanterna com 31, o JEC ficará a apenas um ponto da escapada se triunfar, desde que dê empate em Goiânia e que o Vasco não se dê bem.

Grêmio x Fluminense (amanhã, 19h30) - 3° com 59 pontos, o Imortal praticamente confirmará esta posição com vitória sua somada a derrota do Santos e no máximo empates de São Paulo, Inter e Sport, pois teria 8 pontos de distância com 9 por jogar. 13° com 43, o Fluzão está 11 abaixo do quarto e 9 acima do décimo sétimo.

Chapecoense x Internacional (amanhã, 19h30) - 14ª com 43 pontos, a Chape está na mesma relatada acima para o Fluminense. 6° com 53, o Colorado entrará no G4 com êxito somado a, no máximo, empates de Santos e São Paulo. Se ganhar e o Grêmio perder, a 3 pontos dele ficará pela terceira posição.

São Paulo x Atlético Mineiro (amanhã, 22h) - 5° com 53 pontos, o Tricolor está na mesma situação destacada mais acima para o Inter. Vice com 65, o Galo apenas sobreviverá pelo título se vencer e o Corinthians perder, tendo 8 pontos de distância com 9 por jogar. Na boa, velho: não consigo acreditar, sinceramente. Teriam os paulistas que virarem uma droga imunda de uma hora para a outra e os mineiros que serem extremamente perfeitíssimos daqui até o fim para aquela que seria a virada mais impressionante da história. Mas não creio.

Vasco x Corinthians (amanhã, 22h) - Penúltimo com 33 pontos, o Cruzmaltino deixará a turma do descenso com triunfo somado a derrota do Avaí e empate em Goiânia. Líder com 76, o Coringão será campeão até mesmo se perder para os vascaínos, desde que o Atlético no máximo empate na capital paulista, pois teria 10 pontos de distância com apenas 9 por disputar. Teremos volta olímpica em São Januário ou não?

Santos x Flamengo (amanhã, 22h) - 4° com 54 pontos, o Peixe continuará na posição se vencer e ficará a dois pontos do Grêmio se este perder. 11° com 47, o Mengão precisa ganhar para ficar a 4 pontos do G4, mas não apenas isso bastando por necessários também no máximo empates do São Paulo e do Inter.

Cumprindo a obrigação (mas com sustos)

Tomando alguns sustos que depõem contra a defesa, mas que ainda não chegaram a ser suficientes a ponto da escrita de 30 anos ser quebrada, o Brasil continuou sem perder para o Peru como mandante num 3 x 0 que foi suficiente para acabar vitorioso em escore um 2015 que não tem saldo positivo devido à Copa América como mais negativo ponto do seu transcorrer. Douglas Costa abriu e Filipe Luís fechou, mas destaco o gol do Renato Augusto pois ele vive um ano muito bem e mereceu isso. Foi cumprida a obrigação com um futebol que ainda deveu e que mantém na linha de frente nem digo a discussão sobre Dunga ficar ou sair, mas especialmente a questão da obtenção do resultado, mas apenas isso e nada mais, sem uma qualidade que torne mais atrativo o espetáculo. E a FIFA tem que lamber sabão por vetar a faixa das duas seleções pedindo paz no mundo. Safados.

A quarta rodada da Eliminatória Sul-Americana teve ainda o Equador mantendo os 100% ao bater a Venezuela. Curiosidade: na última edição com os 10 países, válida para 2010, as primeiras 4 rodadas tiveram o Paraguai líder, mas não com 12 e sim 10 pontos. Paraguaios, que chegaram a tomar um susto ao saírem atrás, mas que pouco depois estabeleceram a normalidade ao virar e superar a Bolívia. No "revival" das quartas da Copa América, uma trinca impiedosa deu ao Uruguai a dianteira sobre o Chile, que teve Valdivia expulso após o último apito (tsc, tsc, tsc). Já a Argentina finalmente quebrou a má fase e derrotou a Colômbia, enfim ganhador neste torneio. Chegou a se cogitar o adiamento deste prélio por ameaça de tempestade, mas fez um caloraço, isso sim.

Classificação: em 1°, Equador com 12; em 2°, Uruguai com 9; em 3°, Brasil, Paraguai e Chile com 7; em 6°, Argentina com 5; em 7°, Colômbia com 4; em 8°, Bolívia e Peru com 3; e em 10°, Venezuela com 0. Apenas em 24 de março de 2016 a Eliminatória retornará com estes cotejos: Brasil x Uruguai (com Suárez de volta ao time celeste), Chile x Argentina, Equador x Paraguai, Bolívia x Colômbia e Peru x Venezuela.

Fechada a lista da Eurocopa

A Suécia abriu dois gols de vantagem com Ibrahimovic e tomou o empate da Dinamarca, mas mesmo que ela ganhasse por 3 x 2 não bastaria pois os gols fora ainda qualificariam os suecos. Emoção teve a Ucrânia, que tomava 1 x 0 da Eslovênia e só garantiu o empate do alívio aos 52 minutos do segundo tempo.

Assim, temos esta divisão de seleções por pote para o sorteio do dia 12 do mês que vem:

Pote 1 - Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Inglaterra e Portugal
Pote 2 - Áustria, Croácia, Itália, Rússia, Suíça e Ucrânia
Pote 3 - Eslováquia, Hungria, Polônia, República Tcheca, Romênia e Suécia
Pote 4 - Albânia, Irlanda, Irlanda do Norte, Islândia, País de Gales e Turquia

Dois países que não poderão se enfrentar na classificatória por estarem no mesmo pote se uniram ontem em um momento emocionante: a "Marselhesa" respeitada e cantada por torcedores da vitoriosa Inglaterra e da derrotada França. Simbolismo que, devido aos dias de medo em Paris após os atentados, tornou este o grande jogo da terça-feira no mundo. Duas que também não podem se enfrentar, Bélgica e Espanha tiveram seu amistoso cancelado por medo de algo acontecer durante a partida, razão pela qual também foi cancelado Alemanha x Holanda, jogo que também colocaria frente a frente países que não duelarão na Euro, neste caso pela falta holandesa.

Ainda sobre o medo de novos atos de terrorismo, uma importante decisão foi tomada ontem: mesmo confirmada, a próxima rodada do Campeonato Francês terá como restrição a presença apenas de torcedores dos times da casa em todas as partidas, não sendo permitidas as torcidas visitantes. Não é medo de confrontos, nada disso. Apenas justificou-se que o efetivo policial será insuficiente devido à segurança geral ser prioridade. Tá certo.

Curtinhas

*Ceará x Macaé não será mais no Presidente Vargas e sim no Castelão. Sem "Castelazzo" de novo, hein!

*Brigas dos torcedores no jogo entre eles levou nesta manhã o STJD a punir Sport e Coritiba com uma perda de mando com portões fechados para cada um. O rubro-negro ainda terá a confirmação se atuará assim diante de Atlético Paranaense ou Corinthians, enquanto o alviverde cumprirá a punição contra o Santos.

*Definida a tabela do Campeonato Pernambucano de 2016. A primeira rodada, em 31 de janeiro, terá de cara o clássico Náutico x Santa Cruz. No dia 30, o Sport enfrentará o melhor da fase inicial.

*O Rio Preto saberá a partir das 18h de hoje com quem decidirá o Brasileirão Feminino, se contra São José ou Tiradentes. A bola rolará no Vale do Paraíba e a ida no Piauí terminou em 1 x 1.

*A vitória do México sobre Honduras, na Eliminatória da Concacaf, foi marcada pela lesão do hondurenho Garrido, que teve sua perna quebrada quando o mexicano Aquino caiu de corpo inteiro sobre ela.

*Rúgbi de luto pela morte do neozelandês Jonah Lomu aos 40 anos de síndrome nefrótica, doença renal rara. Melhor jogador da Copa do Mundo de 1995, perdeu essa e também a de 1999 pelos All Blacks.

*Tênis: Roger Federer não deixou Novak Djokovic ter mais vitórias que ele no retrospecto do confronto direto ao chegar às 22 contra 21 através de 2 x 0 (7/5 e 6/2) na segunda rodada do ATP Finals.

*Vôlei: novo time da Superliga Feminina a partir desta temporada, Bauru obteve sua primeira vitória na história da competição. E foi "só" sobre o campeão Rexona/Ades por 3 x 1 (26/24, 17/25, 25/22 e 27/25).

*Basquete: a segunda fase da Liga Sul-Americana teve derrotas brasileiras ontem, tanto do Mogi das Cruzes por 79 x 75 para o San Martín da Argentina quanto do Franca por 95 x 79 para o Guaros da Venezuela.

*Exonerado pelo Ministério do Esporte o secretário executivo Ricardo Leyser, que no cargo estava havia 13 anos e que era o principal executivo da pista ligado aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Uma memória: completaria hoje 65 anos o repórter investigativo Tim Lopes, conterrâneo nascido em Pelotas, se não fosse brutalmente executado em 2002 por criminosos da pior espécie. O assassinato do Tim acabou servindo como uma espécie de divisor de águas para vários jornalistas que fazem matérias investigativas por muitos deles decidirem não mostrar o rosto em lugar nenhum, seja na televisão ou até em fotos nas redes sociais, para sua segurança preservarem. Citando os conterrâneos do Tim, aqui mesmo é assim com Giovanni Grizotti e Fábio Almeida, ambos da RBS TV, e também com Eduardo Faustini, da Rede Globo. Outros continuam aparecendo no vídeo normalmente, casos de Maurício Ferraz na Globo e Roberto Cabrini no SBT.

*Ainda jornalistas gaúchos de rede nacional: leio no Comunique-se que vem aí o livro "Marcelo Canellas - Por um Jornalismo Humanista", biografia do repórter especial da Plim-Plim, cuja autoria é de Sidney Barbalho de Souza, que baseou na carreira do Canellas o tema do seu Trabalho de Conclusão de Curso. Primeiro lançamento em São Paulo, às 19h de amanhã, na Biblioteca Mário de Andrade, no 94 da Rua da Consolação.

*Nasceu no fim desta madrugada Benjamin, o filho da Glória Vanique, do "Bom Dia SP" e "Bom Dia Brasil".

*Mais licença-maternidade na Globo: leio no Flávio Ricco que Mariana Ferrão está por deixar o "Bem Estar" por ser mãe pela segunda vez. Desta vez, a reposição não poderá ser com Flávia Freire por gravidez simultânea. Assim, depois que pilotos foram gravados por Elisabete Pacheco e Veruska Donato, a escolhida para formar dupla com Fernando Rocha nestes meses será Michelle Loreto, que há alguns meses parou de fazer a previsão do tempo por passar à reportagem em São Paulo. Ficará uma "cara total de Pernambuco" no programa tanto em relação à Michelle, que nasceu neste estado, quanto ao Fernando, que é mineiro, mas fez carreira por lá.

*Por falar em Nordeste: leio no NaTelinha que a Record Bahia demitiu a apresentadora Érica Saraiva, que nela estava desde setembro de 2014 e que apresentava nos fins de semana o programa "Bom D+".

*Começa hoje no R7 o "JR On Line", que será uma extensão de meia hora do "Jornal da Record" toda quarta-feira com Adriana Araújo e Celso Freitas ao vivo exclusivamente para os internautas, comentando assuntos do dia, revelando bastidores de matérias e respondendo questões dos telespectadores. Boa ideia.

*Leio no NaTelinha que a Record anunciou durante encontro nacional com filiais e afiliadas que contratou o humorista Fábio Porchat para um programa de entrevistas nas noites de terça e quinta-feira.

*A Record não confirma, mas os colunistas dizem que será na próxima segunda-feira que passará o capítulo derradeiro de "Os Dez Mandamentos". Mas e aquilo de terminá-la num meio de semana? Caiu?

*Um longo diz-que-me-diz ameaçou sua realização, mas finalmente sairá esta noite o Miss Brasil, promovido em Sampa City e não mais respondido diretamente pela Bandeirantes (que continua a exibi-lo, claro), mas sim pelo empresário João Appolinário, dono da Polishop. Com isso, a apresentação mudou: saiu Renata Fan e entraram Mariana Weickert e Cássio Reis. Porém, leio no Flávio Ricco que seis moças entraram ontem com uma ação judicial pedindo a suspensão do concurso através de liminar devido a irregularidades no Miss Sergipe deste ano, tanto no realizado inicialmente e depois anulado quanto no refeito e aí sim validado. E agora?

Bela do Dia: Scarlet Cardoso

Scarlet Cardoso, modelo que venceu o concurso "Garota Totalmente Demais Web" e que participará da novela das sete na Globo. Muito linda ela, plasticamente extraordinária.

*Duas datas de hoje com atrizes: 55 anos de Elizabeth Perkins, de filmes como "Quero Ser Grande", "Ele Disse, Ela Disse" e "Os Flintstones"; e 45 anos de Peta Wilson, a "La Femme Nikita" da série de 1997 a 2001.

*Da série "estou ficando velho demais para isso" (ou "Momento Roger Murtaugh"): sabe Soleil Moon Frye, a molequinha Punky dos anos 80? Anunciou, aos 39 anos, sua quarta gravidez. Sem mais.

*A última: 30 anos hoje da primeira tira em quadrinhos "Calvin e Haroldo", que Bill Watterston editou até 1995.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

Da "Discoteca PB", selecionei aqui a linda "Time in a Bottle", que Jim Croce fez em 1970 ao saber da esposa que seria pai de um menino. Infelizmente, o cantor morreu apenas três anos depois, em acidente aéreo. Ano passado, esta canção foi incluída na trilha do filme "X-Men: Dias de um Futuro Esquecido".

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Algum dia Marco Polo Del Nero voltará a assistir algum jogo de futebol ou qualquer evento in loco?

"24 Horas" volta antes que isso aconteça de novo! (mesmo que demore anos...)

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.