.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 17 de novembro de 2015 - ANO 13, EDIÇÃO 55
Uma longa escrita a ser defendida

Onde você estava e o que fazia em 28 de abril de 1985? Naquele dia, pela última vez o Brasil perdia para o Peru, aplicado pelos visitantes 1 x 0 em amistoso realizado em Brasília. Depois daquilo, são 16 partidas sem derrota brasileira. É uma longa escrita a ser defendida esta noite na quarta rodada da Eliminatória Sul-Americana para 2018. O total do retrospecto no país apresenta 11 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, ambas curiosamente aqui em nosso reduto pois a outra foi por 3 x 1 na Copa América de 1975, em Belo Horizonte. O local é a Fonte Nova, onde a Seleção nunca perdeu para qualquer adversário: 7 vitórias e 5 empates. A última presença foi em 2013 e muito positiva: 4 x 2 na Itália pela fase classificatória da Copa das Confederações. O Brasil tem 4 pontos e o Peru 3. David Luiz é a ausência do time do Dunga, expulso que foi na Argentina sexta passada.

Argentina, que só somou 2 pontos em 9 e tentará sua primeira vitória ao visitar a Colômbia, que tem 4 pontos a exemplo do Paraguai, que pegará em casa a Bolívia, que obteve 3 até aqui. Uma promessa de jogão é Uruguai x Chile, que reviverá as quartas-de-final da Copa América deste ano, marcada especialmente pela "dedada" do Jara no Cavani. Com 7 pontos, os chilenos tentarão pela primeira vez após 7 empates e 18 derrotas triunfarem em Montevidéu sobre os uruguaios, que têm 6 pontos. A rodada tem ainda o encontro de extremos: o líder Equador, único com 100% nestas três rodadas iniciais, visitando a zeradíssima Venezuela.

Uma passada pela Europa

A repescagem da Eurocopa teve ontem a Irlanda vencendo a Bósnia por 2 x 0, o que fará com que pela primeira vez tanto Irlanda quanto Irlanda do Norte disputem a mesma Euro. Hoje sairão os dois últimos classificados, tanto de Eslovênia x Ucrânia (vantagem ucraniana por 2 x 0) e Dinamarca x Suécia (vantagem sueca por 2 x 1). Nos amistosos, se por um lado jogos como Inglaterra x França e Alemanha x Holanda estão confirmados, o terror infelizmente venceu ao motivar o cancelamento de Bélgica x Espanha. Ainda são resquícios dos atentados a Paris, que deixam ameaçados outros eventos esportivos nos próximos dias - mas que não serão capazes de levarem à mudança de sede na Eurocopa de 2016, que será na França, assegura a organização.

Curtinhas

*Mais uma troca de técnico na Série B, essa no Atlético Goianiense: saiu Gilberto Pereira após 4 derrotas consecutivas e entrou João Paulo Sanches, auxiliar da comissão permanente. Não é o que soe mais provável por parecer a luta contra o último descenso entre Ceará e Macaé mesmo, mas numa dessas, hm...

*Outro treinador entrou em férias: Charles Fabian no Bahia. Sim, duas rodadas antes do fim desta Série B. O técnico dos juniores Aroldo Moreira encerrará a participação do clube, já sem chance de subir. Além disso, o Esquadrão de Aço anunciou ontem a demissão do diretor de futebol Alexandre Faria.

*O penúltimo jogo do Bahia é sábado, contra o Náutico. A bola rolará na Arena Pernambuco e não mais no Arruda por motivo de segurança, entenda-se temor de choque entre as torcidas alvirrubra e do Santa Cruz, que deverá ir até lá comemorar a volta para a Série A caso ela aconteça já diante do Mogi Mirim.

*Aliás, Mogi x Santa será não no "estádio de mil e um nomes" (ainda hoje chamado de Romildo Ferreira) pois seu laudo de segurança não foi renovado dentro do prazo. Disputa remarcada pro Novelli Jr.

*Atual goleiro reserva do Palmeiras, Aranha completa hoje 35 anos. Ele venceu o Mineiro de 2010 pelo Atlético e quatro títulos pelo Santos: Libertadores de 2011, Recopa de 2012 e Paulista nos dois anos.

*Prejuízos para o Grenal do próximo domingo: Internacional sem Valdívia, fora do futebol por 6 meses devido à ruptura de ligamentos do joelho esquerdo no amistoso da Seleção de Novos em Belém (já colocam até em risco sua participação na Olimpíada); e Grêmio sem Pedro Rocha, suspenso por dois jogos e com mais um para ser cumprido devido à expulsão diante do Sport (mas não duvide do efeito suspensivo).

*Outro suspenso por dois jogos: Rogério, do Joinville, expulso contra o Santos ainda no banco de reservas.

*Será votada na próxima sexta a fórmula do Campeonato Catarinense do ano que vem: turno e returno com pontos corridos e 18 datas ou a chamada "Fórmula Fraga", como se denomina a dos dois turnos distintos com final, que ocuparia 19 datas - ou mesmo 18, caso o vencedor de ambos os turnos seja igual.

*Olha aí o Bangu vencendo a Copa BTV no Vietnã anteontem ao derrotar os universitários da Coreia do Sul por 3 x 2 na prorrogação. Fazia horas que não surgia nada positivo do Banguzão, legal essa.

*Liga Futsal infelizmente com cenas ainda mais lamentáveis ontem que aquelas do Falcão com a torcida de Carlos Barbosa no domingo, parada que ficou por 20 minutos a semifinal entre Intelli e Corinthians em Uberaba devido a pancadarias envolvendo jogadores, seguranças e torcedores. Quando isso aconteceu, Orlândia vencia por 1 x 0. Depois da treta, marcou dois gols, só que o Corinthians conseguiu um empataço.

*No entanto, a Intelli (que jogou não no interior de SP e sim no de MG devido à capacidade abaixo do exigido nas finais do seu ginásio) segurou o empate na prorrogação para ser finalista graças à melhor campanha. Foi a sexta eliminação consecutiva corintiana na semifinal da neste ano denominada LNF. Assim, o time do interior de SP decidirá o título contra a ACBF nas duas próximas segundas-feiras, com volta aqui no RS.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Tristeza no rádio de Pernambuco: um infarto agudo no fim da noite de ontem vitimou aos 79 anos Gino César, que apesentava havia quase 30 anos o programa policial "Bandeira Dois", diariamente apresentado no início da manhã. Com trabalhos nas rádios Clube, Tamandaré e Olinda, estava na Rádio Jornal em segunda passagem, estando no ar com a meia hora diária de notícias policiais havia quase três décadas. Uma reportagem em vídeo sobre Gino César foi publicada aqui pelo Jornal do Commercio em setembro de 2014.

*Rádio do Rio de Janeiro: leio no Tudo Rádio que a Manchete não transmite mais em AM 760, mantendo sua programação de jornalismo, variedades e futebol agora somente pela internet. Assim já está valendo desde o início deste mês de novembro, quando o canal de amplitude modulada passou a tocar músicas sem identificação da emissora. Resta saber tanto o que será dos 760 khz quanto até quando os profissionais que nele eram ouvidos continuarão a trabalhar normalmente com exclusividade via rede mundial de computadores.

*Recebi a dica do Rodrigo Gasparini, que me alertou para um registro do Rodney Brocanelli: completou 28 anos ontem o "Gasparini Filho", programa que leva o nome do pai do repórter esportivo no interior paulista. Gasparini Filho está com 71 anos e comanda a atração auto-intitulada na FM 90 de Salto de segunda a sexta, das 6h30 às 8h, mesclando músicas sertanejas com prestação de serviço e atendimento aos ouvintes. Uma característica do programa é sempre abrir e fechar ao som de "A Majestade, o Sabiá", com Jair Rodrigues e Chitãozinho & Xororó. Além disso, como escutarão em compilado publicado aqui, ainda hoje as vinhetas inicial e final estão na voz sabem de quem? Do saudoso Antônio Carvalho, da Rádio Bandeirantes, falecido em 2008.

*Uma daqui de Porto Alegre: leio que a Guaíba divulgou ter sido a emissora que mais cresceu no segmento de notícias entre agosto e outubro na medição do Ibope, com 18% a mais de ouvintes. Infelizmente, o Coletiva ficou apenas e tão somente nisso, não sendo específico com pontuação e ouvintes por minuto - algo, aliás, que é raro pra burro (e pra inteligente também) ser divulgado aqui na aldeia pampeana em todos os momentos sobre todas as rádios, seja Guaíba, Gaúcha, Bandeirantes, Grenal, Pampa, BandNews, as musicais... Bah!!! As emissoras muito raramente divulgam os números, os veículos locais também pouco ajudam... e eu, que gostaria de divulgar tudo de tudo mais às claras possível e impossível, nada sei por mim mesmo, o que muito lastimo.

*Outro dado que acabo sabendo sem ser muito esmiuçado, sendo uma informação parcial a exemplo da acima destacada, li no Twitter do gerente da Rádio Gaúcha, Cyro Silveira Martins Filho: matinal que hoje completa um ano no ar com Luciano Potter, Kelly Matos e David Coimbra à frente, o "Timeline" aumentou a audiência da emissora na faixa das 10h às 11h em 40% no comparativo ao "Polêmica", do Lauro Quadros, tendo 86 mil ouvintes por minuto. Pena que infelizmente não se sabe quanto de ouvintes na mesma faixa possuem Guaíba, Bandeirantes, Grenal, BandNews, Pampa, as estações musicais e populares... É a isso que me refiro, povo.

*Pai noticiando a prisão do filho: aconteceu na televisão da Bahia nesta segunda-feira. Assistem aqui um trecho do "Que Venha o Povo" na Aratu, no qual Casemiro Neto noticia a prisão do filho Rafael Prado Cardoso e da esposa dele e sua nora Ariana Nasi. Eles são dois dos quatro presos pela Polícia Federal na "Operação Aleteia", que investiga fraudes em licitações públicas. O apresentador da afiliada do SBT disse que dará total apoio ao Rafael neste momento difícil para a família, mas que como jornalista deve manter sua postura de sempre, confiando na Justiça e acompanhando as investigações, sem fazer pré-julgamentos e esperando esclarecimentos rápidos, mas que a lei é para todos, assim como o direito à ampla defesa, e que quem erra deve ser punido.

*Leio no Mauricio Stycer que, baseada em resposta da Justiça Eleitoral sobre isso poder ficar a critério de cada canal, a TV Jornal tem apresentado o Horário Político nestes tempos de horário de verão não às 20h30 Brasília (19h30 locais), igual a todas as outras emissoras, mas sim às 20h30 locais (21h30 Brasília). Assim, a afiliada do SBT em Pernambuco tira proveito do fato de ser a única emissora no ar com programação própria enquanto a politicada fala nas demais. Olha... Tem que ver também como é que os outros canais encaram isso. Será que ninguém se sentiu prejudicado a ponto de ir reclamar? Cara de treta daqueles algo assim... (rs)

*Uma do Paraná: ex-apresentador da RPC (Globo) por muitos anos e da RIC (Record) nestes últimos, Herivelto Oliveira segue fora do ar na televisão, mas decidiu começar ontem um novo projeto. É um noticiário diário de 3 minutos via internet chamado "Top 3", às 17h45, pela TV Nômade, um canal de vídeos que transmite através do Periscope, o genial aplicativo que transmite imagens ao vivo através dos telefones móveis de todo e qualquer lugar onde o vivente estiver. Nestes três minutos, ele apresentará as três principais notícias do dia.

*Para cariocas que perderam e para quem não é do Rio e quer ver, aqui está o primeiro "RJTV" apresentado pela hoje aniversariante Ana Luiza Guimarães após dois meses e meio fora do ar se recuperando de um tumor no pâncreas. Ela agradeceu no Twitter às mensagens recebidas pelo seu retorno e uma delas foi enviada pela Renata Capucci, sua substituta neste período, que disse que Ana merece tudo isso e muito mais. O detalhe é que o jornal foi tocado em levada normal, sem uma só referência à sua volta, nem mesmo feita por algum repórter em forma de improviso pois esta edição foi somente com materiais gravados, sem entradas ao vivo.

*Uma triste novidade registrada ontem no Facebook pela Carla Vilhena: um menininho de 3 anos que foi alvo de reportagem sua no "Fantástico" em fevereiro por ser muito religioso e querer se tornar Papa, mas lamentavelmente internado no Hospital de Barretos por sofrer de câncer, infelizmente faleceu ontem. Revendo o VT da Carla, dá uma dor no coração tremenda. Que judiaria! Segure a emoção e veja aqui a matéria dela.

*Um momento de rara sinceridade marcou o vivo da Ilze Scamparini no "Jornal Nacional" de ontem. Deslocada da Itália até Paris para ser mais uma repórter a cobrir os dias seguintes aos atentados da sexta, ela pediu desculpas pelo cansaço extremo pois gostaria de se apresentar em melhor forma, mas seguiu em frente.

*Novidade interessante que leio na Lígia Mesquita: a partir de amanhã, o "Jornal da Record" ganhará uma versão semanal somente pela internet todas as quartas-feiras. Ao término do noticiário na televisão, Adriana Araújo e Celso Freitas continuarão ao vivo pelo R7 com mais meia hora de informações do dia. É mais uma experiência de cruzamento de mídias que a Record promove entre seus veículos, outra que me lembro sendo a do "Jornal da Record News" com Heródoto Barbeiro permanecendo no ar pelo R7 nos intervalos da TV.

*Leio no Flávio Ricco que Carlos Dornelles deixou a Record após 7 anos, mas não por algo ruim ou irritado, nada disso, tanto que saiu de boa e pode até retornar em breve. A retirada da emissora se deu para ficar com a família no interior aqui do Rio Grande do Sul, na qual um de seus parentes sofre um problema de saúde que o levou a decidir por isso, e também para colocar em prática um projeto de livro que tem há muito tempo.

*Soube dessa pelo Rick Souza: em gafe cometida ontem no fim do "DF Record", que olharão aqui, a retornada minissérie "Rei Davi" foi anunciada pela apresentadora Lívia Braz como... "novela". Oi?

*"Rei Davi", que agora antecede por algumas semanas "Os Dez Mandamentos", da qual leio no Ricardo Feltrin que cenas foram liberadas pela Record para exibição em matérias nos programas da RedeTV!, o mesmo ocorrendo com "A Fazenda". Felicidade nas produções de programas como "A Tarde é Sua" e "TV Fama".

*Leio no Flávio Ricco que o SBT mostrará à meia-noite de sábado para domingo um compacto do Grammy, que acontecerá na madrugada anterior e que terá apresentação da Nadja Haddad e do produtor musical Rick Bonadio. O "Cine Belas Artes" passará normalmente, só que bem mais tarde, à 1h30.

*Por falar em SBT e Nadja Haddad: o Fórum Chaves confirmou que será na quarta-feira da semana que vem que passará no "Programa do Ratinho" a entrevista dela com Rubén Aguirre, o Professor Girafales.

*Leio no Ricardo Feltrin que, mesmo ele sendo avesso a isso, Silvio Santos ganhará da equipe do SBT um especial de celebração aos 85 anos que completará no dia 12 do mês que vem. Produzido o programa já tem sido, comandada que é sua realização por Leonor Corrêa. Que o Patrão nem invente de vetá-lo!

*Leio na Cristina Padiglione que o Multishow está negociando para transmitir com exclusividade um dos shows dos Rolling Stones aqui no Brasil, seja o de São Paulo ou o do Rio. Mas e o daqui? Não? Humpf...

*Três datas da terça-feira em 0 ou 5, critério que sempre adoto neste Papo de Bola por ser impossível registrar tudo de tudo e eu não querer privilegiar esses a aqueles acontecimentos: 55 anos de RuPaul, drag queen com presença destacada nas artes há mais de 20 anos e que estrela desde 2009 na TV norte-americana o programa "RuPaul's Drag Race"; 70 anos de Roland Joffé, diretor de filmes como "Os Gritos do Silêncio", "A Missão" e "Um Banquete Para o Rei"; e 90 anos do nascimento de Rock Hudson, do qual esta "24 Horas" falou neste tópico na coluna do dia 2 do mês passado por ocasião dos 30 anos do seu falecimento.

*A última foi lançada ontem e lamentavelmente se confirmou hoje através do próprio, em entrevista ao "Today" da NBC: Charlie Sheen confirmou ser portador do vírus da AIDS há quatro anos. Bom, a informação tinha tudo para se confirmar por ter chegado via TMZ, o portal de celebridades que costuma cravar certeiramente as notícias que traz. Some-se a isso a vida desregrada do homem, cujo Charlie Harper de "Dois Homens e Meio" pode se dizer que tenha um enorme paralelo com a realidade do seu intérprete, e chegamos a isso. É...

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Marina Ciconet

Marina Ciconet, jornalista do caderno "Donna" no jornal Zero Hora. Pediu para nascer gata, mas foi abençoada exageradamente. Ficou gata gatissimamente gatérrima.

Clipe do Dia

Tô falando que vou ter que abrir um tópico fixo pro João Renato Alves nesta coluna: "Espaço da Van" (ou coisa que o valha). Por ele me toco que hoje completa 35 anos o lançamento de "Double Fantasy", o último disco do John Lennon, que três semanas depois da obra chegar às lojas seria assassinado. No dia 9 do mês passado, esta "24" destacou "Woman" e "Beautiful Boy" por ocasião dos 75 anos do nascimento do John e dos 40 do Sean. Mais duas canções dele gosto bastante e destaco: "Watching The Wheels" e "(Just Like) Starting Over".

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Sabe o Campeonato Brasileiro da primeira divisão? Amanhã teremos a retomada dele, ainda bem.

"24 Horas" volta depois que soubermos como o Brasil se saiu em Salvador!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.