.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado, 14 de novembro de 2015 - ANO 13, EDIÇÃO 52
O horror em Paris

Começo da noite de sexta-feira e o terror voltou a tomar conta da capital do país-sede da Eurocopa de 2016, mais de dez meses depois da chacina no Charlie Hebdo. Desta vez os atos foram ainda maiores e mais graves, em muitos pontos de Paris e com mais de uma centena de mortos até a publicação desta edição. Bombas que foram escutadas durante a vitória da França por 2 x 0 sobre a Alemanha, por mais que retumbassem enormemente, não poderiam oferecer a quem estava focado no jogo a dimensão real da tragédia que acontecia. Ao reivindicar hoje a autoria dos crimes, o Estado Islâmico afirmou escolher o Stade de France pelo jogo unir "duas nações da Cruzada" e pela presença do presidente francês François Hollande, que foi prontamente retirado de lá. A seleção alemã teve que passar a noite no local do amistoso até retornar para casa nas primeiras horas deste sábado. Não tem como este dia começar com outra notícia em primeiro plano. O mundo voltou seus olhos para lá. Mais abaixo nesta mesma "24 Horas", um tópico registrará como foi a cobertura das TVs aqui do Brasil.

Atenção, damas e cavalheiros

Importante: neste fim de semana não tem colunas conjuntas aqui no Papo de Bola, nem da "24 Horas" e nem do "Papo de Mídia". Inéditas serão publicadas neste domingo, com coisas que este dia terá e também repercussões dos acontecimentos do sábado. Domingo é historicamente o dia no qual menos este site possui leitores, até por quase sempre ter as mesmas edições de sábado, mas espero tê-los por aqui nestas inéditas.

Empate de bom tamanho

Com atuação criticada por não tirar proveito das ausências ofensivas da rival, mesmo jogando em sua casa, o Brasil conseguiu um empate em um gol com a Argentina no Monumental de Nuñez. Esta partida marcou a primeira expulsão da carreira do David Luiz, que disse nas entrevistas que somente depois dela soube dos atentados na Paris onde defende o Saint Germain. Agora é rumar até Salvador para, na segunda parte desta sessão dupla, encarar na terça-feira o Peru, que no início da madrugada derrotou o Paraguai por 1 x 0.

3 rodadas vencidas apontam: Equador com 9 pontos; Chile com 7; Uruguai com 6; Brasil, Paraguai e Colômbia com 4; Peru e Bolívia com 3; Argentina com 2; e Venezuela com 0. Além de Brasil x Peru, a terça-feira nos oferecerá Colômbia x Argentina, Uruguai x Chile, Paraguai x Bolívia e Venezuela x Equador.

Quem conquistará a Quartona?

Ríver e Botafogo de Ribeirão Preto decidem em Teresina a Série D neste sábado. Vantagem paulista por 3 x 2, mas o escore mínimo favorece os piauienses - o gol fora de casa é critério de desempate nesta decisão, ao contrário da final da Copa do Brasil. Uma curiosidade: eles se enfrentaram no Piauí na Série A do Campeonato Brasileiro em abril de 1978, dando vitória botafoguense por 2 x 1. Um dos gols foi do Dr. Sócrates.

Os destaques da Série B

A sexta-feira teve o Paysandu sobrevivendo na luta pelo acesso ao derrotar o Luverdense por 3 x 2, o Criciúma muito próximo de fugir do descenso ao empatar em 1 x 1 com o Oeste e o rebaixado ABC ganhar do rebaixado Mogi Mirim por 3 x 1. Sábado de possibilidade de título do Botafogo contra o Santa Cruz e de subida do América Mineiro diante do Paraná, além dos duelos Vitória x Ceará, Náutico x CRB, Boa Esporte x Bahia, Bragantino x Sampaio Corrêa e Atlético Goianiense x Macaé. Mais e melhor a rodada será destacada na coluna que publicarei neste domingo, com a repercussão destes jogos e a projeção das duas rodadas finais.

Breves destaques europeus

Nos outros amistosos da sexta-feira, a Holanda ganhou do País de Gales pela oitava vez nos 8 enfrentamentos deles na história. Ah, se os galeses surgissem no caminho holandês na eliminatória... Talvez viesse a vaga na Eurocopa. Bom, a Espanha derrotou a Inglaterra, a Itália tomou uma paulada de virada da Bélgica e um resultado muito chamativo foi a Grécia perder para Luxemburgo com gol aos 45 minutos da etapa final.

Já na repescagem da Eurocopa, depois que a Irlanda saiu na frente aos 38 minutos do segundo tempo e a Bósnia empatou dois minutos a seguir, Ucrânia x Eslovênia e Suécia x Dinamarca fecharão a rodada de ida.

Curtinhas

*Obtida pelo Vasco a liberação para 21.880 torcedores no São Januário contra o Corinthians, quinta-feira.

*Efeito suspensivo (sempre ele) permite ao Coritiba ter Henrique Almeida contra o Goiás, na próxima quarta.

*Positiva a estreia do Juan Carlos Osorio no México: 3 x 0 em El Salvador pela Eliminatória da Concacaf.

*Rússia suspensa provisoriamente das competições de atletismo devido aos escândalos de atletas dopados.

Especial: a TV nos atentados em Paris

Como "capotei" de sono por muito cansaço no início da noite, não acompanhei ao vivo as primeiras horas das repercussões do horror na capital da França, recuperando depois pela internet o que foi destacado - tanto que admito que não assisti Argentina x Brasil por isso, até agora só pude ler algumas repercussões e olhar os gols. Porém, antes ainda de adormecer, olhei no primeiro intervalo de "Totalmente Demais" o primeiro boletim da Globo sobre o horror em Paris. Registro abaixo o que consegui acompanhar, na hora ou em recuperação:

Globo - Tão comentado nos sites televisivos nas últimas semanas devido ao novo formato pretendido de mais análises a partir da apresentação solo do William Waack com a saída da Christiane Pelajo, o "Jornal da Globo" teve - infelizmente com algo horrível como este acontecimento - sua grande "prova de fogo" nesta nova fase. O início foi antecipado para depois de Argentina x Brasil (passaria a série "Lista Negra" entre eles) devido à força da notícia. Dos 75 minutos do "JG", os únicos espaços para outros assuntos foram 30 segundos do Galvão Bueno com o jogo em Buenos Aires e duas reportagens sobre o Grande Prêmio do Brasil. Depois, Waack entrou ao vivo em todos os intervalos até por volta das 4h. Uma edição especial do "Hora 1", apresentada pela Renata Capucci e dedicada exclusivamente aos atentados, foi ao ar no lugar do "Via Brasil" entre 6h e 7h para todas as emissoras da rede, sendo cancelados os locais exibidos entre 8h e 9h devido ao "Como Será?". E com a classificação da F-1 às 14h, anunciado foi para 13h10 um antecipado "Jornal Hoje". Sem repórter próprio na França até a manhã de hoje, a emissora se apoiou nos correspondentes em Londres, como Roberto Kovalick e Cecília Malan, e EUA, como Sandra Coutinho e Jorge Pontual, além de auxílios via internet da produtora Liz Fere, que lá reside, e da repórter Carolina Cimenti, da Globo News, que está (estava) em férias e estava no Stade de France. Na manhã de hoje, o "É de Casa" também reservou muitos espaços para noticiar o momento em Paris.

Record - O "Jornal da Record" dedicou boa parte do seu começo às informações do momento. Sem repórter em Paris, teve Adriana Araújo e Celso Freitas apoiados pelo correspondente André Tal em Londres. Ao mesmo tempo, o "Jornal da Record News" teve muita análise e repercussão comandadas pelo Heródoto Barbeiro. Sem noticiário de fim de noite há muitos anos, a TV Record voltou ao assunto no "Fala Brasil" desta manhã, que inicia sempre às 7h, mas que se dedicou ao tema a partir das 8h, já com André in loco, inicialmente por telefone e depois das 9h também com imagens ao vivo, além de brasileiros lá residentes serem entrevistados via internet. A seguir, no "Esporte Fantástico", foi entrevistada por telefone a beque Érika, do Paris Saint Germain.

Bandeirantes - Tanto com Ricardo Boechat no "Jornal da Band" quanto especialmente com Boris Casoy no "Jornal da Noite", esse com grande maioria do seu tempo dedicada ao assunto, as informações de Paris foram passadas pelo Milton Blay, correspondente da Rede Bandeirantes de Rádio - pela qual também trabalhou o tempo todo. Correspondente da TV na França, Sônia Blota estava na Turquia para cobrir neste fim de semana o encontro de cúpula do G20, mas de lá saiu para retornar à base neste sábado e reforçar a cobertura.

SBT - O "Jornal do SBT" teve cerca de 40 dos seus 50 minutos para informar sobre a tragédia em Paris, inclusive tendo no estúdio uma entrevista da Neila Medeiros e da Carolina Aguaidas com o cientista político Heni Ozi Cukier, professor de relações internacionais que teve nele sua terceira presença em poucas horas, já que antes deu entrevistas nos estúdios do "Jornal das 10" na Globo News e do "Jornal da Globo". A presença em Paris esteve garantida em VTs e dois vivos por telefone através do correspondente fixo Élcio Ramalho.

RedeTV! - O "RedeTV! News" foi o primeiro noticiário brasileiro com imagens próprias diretas de Paris, dadas da frente do Stade de France aos apresentadores Amanda Klein e Mauro Tagliaferri pelo correspondente Marcos Clementino, isso depois da meia-noite no horário local. Depois, ele também passou informações ainda do estádio tanto no "Mariana Godoy Entrevista" quanto no "Leitura Dinâmica" com Érica Reis.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Aqui na aldeia pampeana, um profissional que aprecio há muitos anos voltará ao vídeo neste fim de semana. Ex-apresentador da Rádio Bandeirantes e do SBT, Wilson Rosa começou a trabalhar na produtora Foccus e passa a ser repórter do "Sistema Farsul em Campo", programa independente da Federação de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul que é transmitido pela TV Pampa das 11h30 às 12h30 dos domingos.

*Você leu na coluna do último dia 30 que Geraldo Luís apareceu de surpresa no "Balanço Geral RS", no qual se fez presente para rever o amigo Alexandre Mota e divulgar uma gravação que fez para o "Domingo Show" sobre uma pessoa fora da mídia há mais de 15 anos e que foi encontrada aqui em Porto Alegre. A partir das chamadas no "Fala Brasil" deste sábado e de rápidas pesquisas na internet, deu para saber quem é a personagem do material que a Record apresentará às 11h deste domingo: Josi Campos, modelo gaúcha que hoje está com 52 anos e que estrelou capas de revistas masculinas nos anos 80. Havia mais de uma década que ela vivia isolada e em extrema pobreza no Rio de Janeiro quando foi buscada pela doutora Vera Ceroni, casada com o primeiro namorado dela, a qual trouxe aqui para Porto para interná-la numa clínica de reabilitação e recuperá-la.

*Começando hoje a licença-maternidade da Glória Vanique, fora do ar na Globo de São Paulo já há algum tempo por continuar trabalhando apenas nos bastidores antes de agora sair para ganhar Benjamin. Desde que se retirou do vídeo por este feliz motivo, é substituída nas informações do trânsito e do tempo na capital paulista tanto no "Bom Dia SP" quanto nos segmentos paulistanos do "Bom Dia Brasil" pela Jacqueline Brazil.

*Leio no Daniel Castro que o "Fantástico" não terá mais uma correspondente exclusiva em Nova York pois Renata Ceribelli continuará no programa, mas como repórter especial aqui no Brasil a partir de janeiro, o que foi anunciado ontem em comunicado interno do diretor geral jornalístico Ali Kamel. Justificativa dada por ele: razões familiares, o que já estava acertado anteriormente. Seu substituto na "Grande Maçã" será Felipe Santana, hoje repórter dos noticiários locais do Rio de Janeiro e nacionais, e que atenderá a todos os jornalísticos globais.

*Para quem se interessa pela política internacional, esta é uma grande dica: marcada para dia 22, a eleição para presidente na Argentina chega pela primeira vez ao segundo turno ao ter o situacionista Daniel Scioli e o opositor Mauricio Macri, o mesmo que foi presidente do Boca Juniors de 1995 a 2008, período no qual o clube conquistou 17 títulos, entre eles as Libertadores ganhas diante de Palmeiras em 2000, Santos em 2003 e Grêmio em 2007. A transmissão é anunciada pelo BandNews TV, com início às 21h30 de Brasília (20h30 locais).

Bela do Dia: Flora Cadore

Helena Noguerra, atriz e cantora belga de ascendência portuguesa. A conheci semanas atrás pelo filme "A Arte da Sedução", que passou no "Supercine" da Globo e do qual publiquei logo em seguida nesta seção outra atriz igualmente bem bonita, a atriz Nora Arnezeder.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

Se não morresse tragicamente em 2002, Claudinho faria 40 anos neste sábado. A dupla com Buchecha foi curta no tempo, mas teve bons momentos. Um deles é de 1997 e está aqui: "Quero Te Encontrar".

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Sábado de definição da classificação do Grande Prêmio do Brasil, o penúltimo da Fórmula 1 neste ano.

"24 Horas" volta depois que soubermos quem largará na primeira posição!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.