.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 4 de novembro de 2015 - ANO 13, EDIÇÃO 43
Subindo na hora exata

Aviso aos navegantes: estou completamente sem internet desde 6h desta quarta-feira, quando completou um mês em que trabalhei com a internet lentíssima, com velocidade de conexão discada. Assim a GVT deixou o serviço devido a uma dívida de R$ 250,00 que não pôde ser quitada pois nosso orçamento de outubro foi completamente comprometido pois um patrocínio que eu estava fechando e que me renderia quatro dígitos por mês não foi adiante não por falta de vontade minha, evidentemente que não pois louco não seria a tal ponto, mas apenas por falta de continuidade da parte que negociava comigo. Hoje, 4 de novembro, o corte do serviço foi completo e nem mais a internet lentíssima tenho. As colunas "24 Horas" e "Papo de Mídia" são publicadas à minha ida em uma lan house com destaques que eu tinha selecionado até o referido horário das 6h e, por isso, não trazem eventuais registros curiosos e necessários surgidos depois deste horário em espaços como as colunas do Flávio Ricco e da Patrícia Kogut (ambas no ar às 7h) e outros mais, fora os portais esportivos, por isso pedindo que vocês relevem a ausência de determinados assuntos por absolutamente deles não ter como saber. Não tenho mais nenhum acesso à internet, nem sequer por telefonia móvel, pois meus dois celulares cujos contatos disponibilizei no "Anuncie Aqui" para anunciantes que queiram investir neste Papo de Bola são "antigos", apenas fazendo e recebendo ligações e torpedos SMS, mas não acessando absolutamente nada de nada de internet - o que também não adiantaria nada para fins de edição das duas colunas diárias. Não adianta mandar mensagens nem por Twitter, nem por Facebook e nem por e-mail por absoluta impossibilidade de ler as mesmas enquanto sem acesso à web na minha residência. Peço desculpas às damas e aos cavalheiros por ficar com a comunicação limitada em casa e restrita ao celular (um dos, por outro estar indisponível há alguns dias) devido à ausência há mais de dois meses e meio do telefone fixo por problemas técnicos não resolvidos justamente por causa da dívida que não deu para quitar, inviabilizando o chamamento de um profissional para resolver este porém. Como a verba mensal da família entrará somente na próxima semana e é insuficiente para o problema da internet por outros compromissos estarem assumidos, não sei que dia retornarei. Tentarei uma solução, mas não é fácil. Pensei que estas anomalias seriam resolvidas com o patrocínio de quatro dígitos, mas sem ele, não dá. Não dá mesmo. Me desculpem.

É o América Mineiro na Série B, da qual se torna um dos maiores candidatos ao acesso nesta 34ª rodada ontem iniciada com a vitória sólida sobre o Paysandu num Horto com 6 mil pessoas. Note (e anote, como diria Ana Maria Braga na época da Record): o Coelho venceu 6 das últimas 7 partidas, perdendo a outra. 6 de 7, ou seja, 18 pontos ganhos em 21 disputados, o que lhe deixa em segundo com 60, seis acima do 5°. Antes disso, precisou a equipe de 17 jogos para ganhar 6. Perceba: antes, faturou 6 em 17; agora, 6 em 7. É a subida na hora exata à qual me refiro no título. Os mineiros tomam para si a mística do "caiu no Horto, tá morto" com uma trajetória caseira bem boa: emendam 5 mandos vitoriosos e não empatam há 16, vitoriosos saindo em 13. O Papão é que mandou mal: uma vitória nas últimas 8 contendas, 5 delas perdidas, e 4 derrotas seguidas fora de casa.

Subida na hora certa quem também pode se dizer que tem é o Bragantino, embora com uma empreitada mais difícil por ter que manter o nível alto de desempenho. Com 54 pontos após cumprir a lógica e superar o Mogi Mirim (ainda que de virada) com um público muito bom de 11 mil viventes, o time paulista ingressou por exatos quatro dias na zona de acesso com pontuação igual à do Bahia - e aí entra o desempenho recente: 5 vitórias nas últimas 7 presenças, com 15 pontos ganhos em 21 disputados. Quando falo que a entrada no G4 é por quatro dias, é porque teremos Bahia, com 54, versus Santa Cruz, com 52. Dê o que der na Fonte Nova, uma posição é certo que o Braga perderá. Mas para o sonho do acesso seguir, melhor para ele que os baianos não vençam. O fator campo favorece os paulistas neste momento: 4 êxitos seguidos diante de sua gente e 10 mandos sem derrota, 9 deles ganhos. O Sapão emendou 10 derrotadas e venceu um dos últimos 20 jogos, perdendo 13.

Até nos juniores, Galo, elaiá...

Depois de tomar 3 do Corinthians no profissional, outra dureza pro Atlético Mineiro: perder por 1 x 0 para o Atlético Paranaense na ida da semifinal da Copa do Brasil Sub-20, necessária da sua parte uma vitória por dois ou mais gols de diferença ou por um gol a partir de 2 x 1 na volta em Curitiba na terça que vem. Muito melhor se mostra a possibilidade do Furacão. Hoje, Joinville e São Paulo iniciam a outra semifinal.

O futebol desta noite

Poderíamos ter Chapecoense versus Atlético Paranaense abrindo a semifinal da Sul-Americana. Como eles foram eliminados e houve redirecionamento no chaveamento original, Sportivo Luqueño x Independiente Santa Fé será a pedida da noite. Também hoje, Boca Juniors e Rosario Central decidem em jogo único a Copa da Argentina no campo neutro de Córdoba. Poderá ser o segundo título dos xeneizes em três dias.

Pitacos da Liga dos Campeões

Ontem, um gol maluco do Nacho deu ao Real Madrid a vitória sobre o Paris Saint Germain e a classificação com duas rodadas de antecipação para as oitavas-de-final, claro que com uma ajudona do "Sobrenatural de Almeida" nos três arremates franceses que acertaram os postes. Também já nas oitavas está o Manchester City com a trinca fora de casa sobre o Sevilla, que teve um gol do Fernandinho. Hoje, o Barcelona recebe o Bate Borisov em peleja que poderia ser especial para Messi, realizada que é dois dias depois de completar seu primeiro gol numa UEFA Champions League (o terceiro dos 5 x 0 no Panathinaikos). No entanto, o tangueiro tá lesionado a ponto de perder a próxima sessão dupla da Eliminatória Sul-Americana pela Argentina. Pena!

Curtinhas

*Sim, vão manter Corinthians x Coritiba às 19h30 do sábado e Figueirense x Atlético Mineiro às 17h de domingo. Poderá o Coringão ter que esperar 21 horas e 30 minutos do fim do seu jogo até o término do concorrente para celebrar seu sexto Campeonato Brasileiro. Será o fim mais sem graça da história.

*O Coritiba demitiu Ney Franco após 7 vitórias, 10 empates e 10 derrotas, sem êxito nas últimas 6 rodadas, das quais 5 perdidas. O analista de desempenho Pachequinho comandará o time no sábado.

*Problema pro Botafogo: Sassá fora da Série B devido. Entorse no joelho esquerdo na vitória sobre o Bahia.

*Datas e horários certinhos das finais das outras séries: na C, tem Londrina x Vila Nova às 19h do domingo que vem e Vila x Londrina às 19h30 do dia 21; e na D, Botafogo de Ribeirão Preto x Ríver às 19h30 deste sábado (será que no Santa Cruz, devido ao gancho do STJD?) e Ríver x Botafogo às 19h30 do dia 14.

*Acontece no fim da manhã de amanhã o sorteio dos grupos do Campeonato Paulista de 2016.

*Campeão paranaense deste ano pelo Operário, Itamar Schulle é o novo técnico do Botafogo da Paraíba.

*15 milhas de "obamas" pagas pelo José Maria Marin à Justiça dos EUA para aguardar julgamento em prisão domiciliar. E eu só queria 250 "dilmas" para pagar a conta da internet. O mundo não é justo.

*Fórmula Indy: renovado para o ano que vem o contrato do Tony Kanaan com a equipe Chip Ganassi.

*Natação: Bruno Fratus conquistou o ouro nos 50 metros livre na etapa de Doha da Copa do Mundo. Com 22s14, ele superou os 22s47 do americano Anthony Ervin e os 22s50 do sul-africano Douglas Erasmus.

*Futsal: décima edição do Grand Prix começando hoje em Uberaba para término no domingo. Na classificatória, o Brasil enfrenta Zâmbia esta noite, Guatemala amanhã e Paraguai depois de amanhã. Semifinais no sábado. O outro quadrangular da fase inicial apresenta Angola, Colômbia, Irã e Uruguai.

Os finalistas do Prêmio Press 2015

Promovido anualmente para destacar os melhores do jornalismo aqui no Rio Grande do Sul, o troféu da Revista Press & Advertising divulgou os concorrentes deste ano que, mais uma vez, definidos foram por votação no site da publicação tanto do público geral quanto dos próprios profissionais. Os ganhadores serão definidos por um júri de 60 personalidades, que incluem lideranças e autoridades (os "endinheirados" dos quais falo todo santo ano), mas também jornalistas de renome no meio, assessores de imprensa, professores universitários e especialistas em comunicação - e, não, não sou um dos especialistas, até porque o comandante Júlio Ribeiro faz o prêmio com tratamento de primeira qualidade e um picareta chumbregamen como eu só o faria perder pontos. A divulgação dos laureados se dará no dia 26 deste mês, no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa.

O prêmio principal de Jornalista do Ano tem estes competidores: Carlos Guimarães, comentarista esportivo da Rádio Guaíba e apresentador do variado "Guaíba Revista"; Danilo Ucha, colunista do Jornal do Comércio; Diego Casagrande, apresentador do "BandNews Porto Alegre: 1ª Edição" e do "Rádio Livre" da Bandeirantes; Felipe Vieira, apresentador do "Agora" na Rádio Guaíba; e Flávio Pereira, colunista do jornal O Sul.

Na categoria Programa de Televisão, são quatro jornalísticos entre os finalistas: "Atualidades Pampa", debates no início da noite apresentados por Magda Beatriz; "Jornal do Almoço", tradicional no meio-dia da RBS com Cristina Ranzolin; "Rio Grande no Ar", matinal comandado pelo André Haar na Record; e "SBT Rio Grande", conduzido pelo Marcelo Coelho no finalzinho da manhã e início da tarde. O "estranho no ninho" do quinteto escolhido é o debate de futebol "Os Donos da Bola", que coloca a Band na lista. Um programa de cada canal, portanto. Já na categoria Apresentador de Televisão, a Record entrou com dois finalistas: o já citado André Haar e também Alexandre Mota, do "Balanço Geral RS". Os outros são Cláudio Andrade pela Pampa, Marcelo Chemale pelo SBT e Léo Saballa Jr. pela RBS, da qual deixou de ser apresentador para ser repórter há poucos dias.

Outras três categorias de Televisão: a de Repórter tem a Record também com dois finalistas ao incluir Paloma Poeta e Voltaire Porto, fechando a lista Filipe Peixoto pela Band, Lilian Abelin pela Pampa e Nathalia Fruet pela RBS; a de Comentarista tem três do futebol com Fabiano Baldasso pela Band ("Os Donos da Bola"), Maurício Saraiva pela RBS (jogos ao vivo e "Globo Esporte") e Nando Gross pela Record ("Balanço na Rede"), além de dois gerais com André Machado pela Band ("Band Cidade") e José Antônio Pinheiro Machado pelo SBT (cuja presença no "SBT Rio Grande: 2ª Edição" marca seu retorno ao jornalismo em si após muitos anos apenas de "Anonymus Gourmet"); e em Repórter Cinematográfico, um de cada canal: Dagoberto Rocha pelo SBT, Fabiano Moreira pela Pampa, Gérson Paz pela Record, Glaucius Oliveira pela RBS e Tiarles Martins pela Band.

Uma categoria que une televisão e rádio é a de Locutor/Apresentador de Notícias, cujo troféu leva o nome do inigualável Milton Ferretti Jung, "A Voz do Rádio", que completou 80 anos na semana passada. Da televisão, os finalistas são dois: o já citado Marcelo Coelho, apresentador do "SBT Rio Grande", e Sérgio Stock, que ancora o "Band Cidade". A Rádio Gaúcha entrou com Fernando Zanuzo, locutor do "Correspondente Ipiranga Rede Gaúcha Sat". Já a Rádio Guaíba tem dois locutores finalistas: Eduardo Paganella e Sinara Félix.

Quanto ao rádio em si, a categoria de Melhor Programa tem estes finalistas: "Agora" na Guaíba, manhã com entrevistas e reportagem ao vivo comandadas pelo Felipe Vieira; "Café com Futebol", matinal da Grenal com Ricardo Vidarte promovendo debates e entrevistas sobre a dupla; "Pampa na Noite", noturno com repercussão de notícias do dia e interatividade apresentadas por Paulo Cardoso e Rafael Marconi; "Rádio Livre" na Bandeirantes, tardes com Diego Casagrande comandando debates sobre o cenário político local e nacional; e "Super Sábado" na Gaúcha, com Denise Cruz e Wianey Carlet oferecendo muitas variedades na manhã.

Na categoria Apresentador de Rádio, três já citados são finalistas: Diego Casagrande por Bandeirantes e BandNews, Rafael Marconi pela Pampa e Ricardo Vidarte pela Grenal. Também concorrem Rogério Mendelski pela Guaíba, na qual comanda o "Bom Dia", e Thiago Suman pela Grenal, onde apresenta no fim da tarde notícias e seções variadas no "Contra-Ataque". Já em Repórter, só três porto-alegrenses: o policial Cid Martins, da Gaúcha, e os futebolísticos Douglas Demoliner, da Grenal, e Filipe Duarte, da Guaíba. Região metropolitana e interior batem ponto com Lucas Cidade, da Uirapuru AM de Passo Fundo, e Zé Renato Oliveira, da ABC AM de Novo Hamburgo. Por fim, só futebolísticos em Comentarista: Adroaldo Guerra Filho pela Gaúcha, Gustavo Fogaça pela Grenal, Luiz Carlos Reche pela Bandeirantes e Carlos Guimarães e Nando Gross pela Guaíba.

As outras categorias: em Estagiário de Jornalismo, Carlos Lacerda (Rádio Grenal), Carolina Hickmann (Jornal do Comércio), João Praetzel (Rádio Guaíba), Laura Blessmann (SBT) e Laura Schneider (Zero Hora); em Repórter de Jornal ou Revista, Cristine Pires, Fernanda Nascimento (ambas JC), Fernanda Pugliero, William Lampert (ambos Correio do Povo) e Letícia Barbieri (Diário Gaúcho); em Colunista de Jornal ou Revista, Danilo Ucha (JC), David Coimbra, Moisés Mendes (ambos ZH), Flávio Pereira (O Sul) e Taline Oppitz (CP).

Mais três pra fechar: em Jornalista de Web, Débora Fogliatto (Sul21), Giovanni Caprio (Agência Passe), Jairo Kuba (Galera da Web), Políbio Braga (blog pessoal) e Ricardo Wortmann (Corneta do RW); em Repórter Fotográfico, Diego Vara (ZH), João Mattos (JC), Itamar Aguiar (freelancer), Lucas Uebel (O Sul) e Ricardo Giusti (CP); e em Jornalista Destaque do Interior, André Prestes (Rádio Gazeta de Santa Cruz), Daniele Freitas (Rádio Diário AM de Passo Fundo), Leandro Schabbach (Rádio Independente de Lajeado), Lourenço Graiz (Jornal de Fato de Nova Santa Rita) e o também já mencionado Zé Renato Oliveira (Rádio ABC de Novo Hamburgo).

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Péssima novidade aqui em Porto Alegre: Sabrina Thomazi não é mais apresentadora da Rádio Gaúcha, demitida que foi nesta terça-feira após 16 anos na firma, na qual começou como estagiária e passou a produtora, repórter e apresentadora de programas como "Faixa Especial", "Plantão Gaúcha" e "Chamada Geral" - além de atender à TVCOM e à RBS TV entre 2007 e 2012. Dois programas da Gaúcha tiveram nela sua última apresentadora: o "Plantão", em 2012, e o "Polêmica", no ano passado, quando ancorou a atração que marcou a aposentadoria do Lauro Quadros. Espero que outra emissora contrate logo a bela Sabrina, dona de uma das mais bonitas vozes femininas do rádio gaúcho e uma ótima apresentadora (sem contar aquele maravilhoso par de olhos que até hoje me enfeitiça quando deles lembro da única vez em que a vi ao vivo, numa Feira do Livro).

*Surpresa em Salvador: Daniela Prata foi demitida ontem pela TV Aratu, na qual apresentava todas as manhãs o "Bom Dia Bahia" (título herdado dos tempos em que a emissora retransmitia a Globo nos anos 80) e também o "Chegue Mais" nas tardes de sábado, além de substituir Casemiro Neto no fim da manhã no "Que Venha o Povo". O jornal do início da manhã passa a ser apresentado por Ricardo Sapia. Antes da afiliada do SBT, Daniela esteve na antiga Itapoan (atual Record) na televisão e na Tudo FM e na Metrópole no rádio.

*Da capital para o interior: recentemente saída da TV Bandeirantes de Belo Horizonte, Camila Leste voltou ao vídeo como nova repórter da TV Integração (Globo) em Uberaba. Antes de passar quatro anos na Band, ela iniciou na ETV de Sete Lagoas, foi para a Rede Minas e trabalhou nas rádios BandNews e Globo.

*De volta à aldeia pampeana: Samuel Vettori não mais apenas escutado, mas também visto. O apresentador da Rádio Guaíba já participa da TV Record há um bom tempo com as informações do trânsito em Porto Alegre no "Rio Grande no Ar", mas somente de voz direto da central informativa. Agora, ele foi também para o vídeo ao passar a ser repórter do canal 2. Como perdi o jornal nos últimos dias, apenas hoje assisti Samuel pela vez primeira, sendo por ele reportado o arrombamento em uma loja no bairro Azenha nesta madrugada.

*Leio no Flávio Ricco que Britto Jr. voltará ao ar em janeiro como apresentador do "Hoje em Dia" nas férias do César Filho. Primeira aparição na Record desde o fim do "Programa da Tarde" em julho e uma "volta às origens", visto ter sido no matinal seu ingresso na emissora, titular dele que foi por muitos dos primeiros anos.

*Completando hoje 55 anos Kathy Griffin, a engraçada ruiva Vicky de "Suddenly Susan" de 1996 a 2000.

*Quarta-feira dos 90 anos de Doris Roberts, atriz muito lembrada pela Marie de "Raymond e Cia." de 1996 a 2005, pela qual venceu quatro Emmy de coadjuvante em série de comédia. Entre 2010 e 2011, ela reencontrou Patricia Heaton em três episódios de "Uma Família Perdida no Meio do Nada". Além disso, de 1983 a 1987, Doris também foi a Mildred em "Jogo Duplo", série policial estrelada pelo Pierce Brosnan.

Bela do Dia: Alexandra Baldeh Loras

Alexandra Baldeh Loras, consulesa da França em São Paulo, que nesta semana deu uma entrevista ao "Programa do Jô" e que já apresentou programas de televisão no país europeu. La Belle não apenas de Jour, ainda mais que a assisti de madrugada, mas de todos os horários.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

Grande sucesso do Queen completando hoje 30 anos do lançamento. Curta aqui a excelente "One Vision", que foi trilha de "Águia de Aço" no mesmo ano. Pena que minha memória não me permite recordar se foi na cena que toca esta música que a RBS TV interrompeu a "Sessão da Tarde" de 7 de setembro de 1999, quando o filme foi cortado logo no começo para dar lugar ao amistoso Brasil x Argentina no Beira-Rio por liberarem a transmissão para cá.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Uma saudação especial a todas e todos de Criciúma no dia dos seus 90 anos enquanto município.

"24 Horas" volta antes que me seja possível visitar esta cidade catarinense!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.