.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado, 31 de outubro de 2015 - ANO 13, EDIÇÃO 40
Se não der Galo, é Coringão campeão

A 33ª rodada do Campeonato Brasileiro poderá sacramentar o Corinthians como campeão brasileiro, mesmo que não ainda na letra fria dos números, mas porque a diferença continuaria considerável e o tempo mais apertado que calça justa no corpo de uma mulher gostosa, não crendo mais em reviravolta da parte do Atlético Mineiro. Tem ainda uma prévia da finalíssima paulista da Copa do Brasil e um clássico carioca que pode aumentar a chance de escapada do descenso da parte do Vasco, desde que mantida uma longa escrita. Eis:

Atlético Mineiro x Corinthians (2° com 62 x 1° com 70) - O Galo ganhou os 4 últimos jogos no Horto e 5 dos 6 últimos, perdendo somente o outro, e o Timão não perde há 6 atuações gerais, vencendo 5 delas, e caiu uma vez nas últimas 6 visitas. Tarde especial para Jadson, que completará 100 presenças pelo time, do qual se tornou um dos principais referenciais de qualidade ao ter 23 gols em quase dois anos. No histórico do confronto, os mineiros não perdem em casa há 4 encontros desde 2011. O retrospecto continuará assim?

Grêmio x Flamengo (3° com 56 x 10° com 44) - O Tricolor ganhou apenas um dos últimos 5 jogos, embora perdesse também só um. Em sua Arena, vem da derrota para a Chapecoense, a mais inacreditável do torneio. Desfalcado do suspenso Emerson e de cinco jogadores afastados por - deu a entender acharem que foi isso - indisciplina, o Mengão emendou 3 derrotas e perdeu 6 das últimas 8 presenças (contando aquele amistoso com a Desportiva). No histórico do confronto, os gaúchos não perdem para os cariocas há 9 jogos desde 2004.

Santos x Palmeiras (4° com 50 x 8° com 48) - Por um desses acasos da vida, caiu desta rodada ter uma "prévia" da decisão da Copa do Brasil, que acaba valorosa também no Brasileirão por ambos estarem na briga por vaga na Libertadores, que poderá ser o "prêmio de consolação" para o vice do mata-ou-morre. O Peixe venceu as 14 últimas jornadas na Vila Belmiro e o Verdão faturou uma das últimas 5 visitas, perdendo 2 das últimas 3. No histórico do Clássico da Saudade, são 7 encaradas sem derrota santista na Caldeira do Urbano desde 2011 (neste meio tempo, os palmeirenses saíram vitoriosos como visitantes em 2012, mas em Prudente).

São Paulo x Sport (5° com 50 x 7° com 49) - O Tricolor ganhou uma vez nas últimas 5 contendas e vem da pauladaça aplicada pelo Santos em 180 minutos de desigual semifinal de Copa do Brasil, nesta que é a primeira semana do Carlos Augusto de Barros e Silva ("ah-Le-Leco-Leco-Leco") como presidente eleito. Rogério Ceni está fora por lesão. O Leão emendou 3 vitórias, inclusive a que quebrou a seca de 6 meses sem sucesso longe dos seus domínios - e justamente em Sampa City -, e tentará o quarto triunfo consecutivo, algo não atingido desde a João Havelange de 2000 em Nacionais, mas não contará com o suspenso Diego Souza e o machucado Durval. 16 vezes eles se enfrentaram na capital paulista e os são-paulinos ganharam todas elas.

Goiás x Internacional (18° com 31 x 6° com 50) - O Esmeraldino perdeu os últimos 5 cotejos e ganhou apenas 3 dos últimos 13, batido em todos os outros, enquanto o Colorado venceu 3 das últimas 4 aparições. No retrospecto de ambos, os gaúchos derrotaram os goianos nas últimas 3 desafiadas e em 3 das últimas 4 visitas. Aqui na aldeia pampeana, há uma "mística" em torno do Inter ser um "ressuscitador de mortos" por muitas vezes perder para equipes em situação muito pior, que acabam "sobrevividas" ao superá-lo. Vamos e convenhamos: se der isso também neste domingo, será inacreditável no sentido negativo da parte alvirrubra. Qualquer time que marca passo diante de um alviverde tão lastimável como este de 2015 não merece melhor sorte.

Ponte Preta x Joinville (9° com 47 x 19° com 30) - A Macaca vem da derrota para o Galo, que quebrou uma sequência invicta de 7 partidas e 6 vitoriosas, e o JEC também caiu na rodada anterior, isso depois de duas vitórias. Curiosidade: os tricolores catarinenses tentarão a primeira vitória fora de casa pela Série A desde o 1 x 0 diante do Uberlândia ainda em 1985, na época do Nardela e do Maringá, imagine você.

Avaí x Cruzeiro (16° com 34 x 11° com 44) - O Leão da Ilha não ganha há 5 jogos e a Raposa não é derrotada há 8 embates, vencendo metade deles. Os mineiros jamais perderam para os catarinenses em 7 realizações e, dado o contraste do momento de ambos, dá a entender que a escrita seja mantida uma vez mais.

Chapecoense x Atlético Paranaense (14° com 39 x 12° com 42) - Poderia ser uma "avant-premiere" de uma semifinal brasileira na Copa Sul-Americana, não fosse a eliminação de ambos, ainda que a do Atlético mais doída pela derrota com virada no agregado, enquanto a Chapecoense saiu ao ganhar do River Plate em seus domínios e por muito não eliminá-lo ou ao menos obter a decisão por pênaltis. Os catarinenses não são superados em casa há 4 presenças e os paranaenses venceram duas das últimas 3 jornadas gerais. Seu presidente Mário Celso Petraglia tomou um mês de gancho no STJD por ofensas à arbitragem no empate com o Cruzeiro.

Vasco x Fluminense (20° com 30 x 13° com 40) - Clássico sem Maracanã devido à treta do lado das torcidas no estádio, uma bobagem completamente tola e sem sentido que infelizmente virou motivador para a bola rolar no Engenhão. O Cruzmaltino não perde há 6 partidas no geral, mas empatou as 5 últimas, enquanto o Fluzão vem da saída da Copa do Brasil nas penalidades máximas e caiu 3 vezes nas últimas 4 porfias, ganhando a outra. Seu presidente Peter Siemsen e o vice Mário Bittencourt tomaram 2 meses de suspensão por botarem a boca aos microfones na arbitragem após a ida da CB contra o Palmeiras. Os vascaínos não são derrotados pelos tricolores há 10 clássicos desde 2012. A escrita pode prevalecer, mas com ou sem vitória? Porque só empatar também não levará o time da Colina para o que chamariam os Titãs no fim dos anos 80 de lugar nenhum.

Coritiba x Figueirense (17° com 33 x 15° com 35) - O Coxa vem de 5 derrotas consecutivas e o Furacão do Estreito venceu apenas uma das últimas 6 visitas. Dureza esses índices, véio... Ano passado, os catarinenses ganharam pela primeira vez no Couto Pereira depois de 7 vitórias seguidas dos paranaenses.

No ritmo dos "Dez Mandamentos"

Sonhando com o acesso, o Bragantino foi aos 51 pontos, a três do Bahia, com a vitória por solo a nada diante do Atlético Goianiense, que teve quebrada a invencibilidade inútil de 10 presenças, das quais 7 empatadas. Foi uma vitória no embalo da novela bíblica da Record, visto que Moisés foi o autor do único gol. Já o Paraná trincou o Macaé, o que ainda não evita a possibilidade de rebaixamento do Mogi Mirim já nesta rodada. Um sopro de ânimo para os paranistas na sexta-feira em que a direção confirmou que venderá parte do terreno da sede social e administrativa, mais especificamente 70% que ajudarão a pagar dívidas e investir no futebol.

Tempo de semifinais

Finalistas definidos neste fim de semana. A Série C tem os mandantes Londrina e Vila Nova obrigados a vencer Tupi e Brasil, visto que mineiros e gaúchos empataram sem gols nas idas em seus redutos. Na Série D, Ríver por 2 x 0 e Botafogo de Ribeirão Preto por 1 x 0 defenderão vantagens nas casas de Ypiranga e Remo.

Tentando ir à semifinal

É o Brasil no Mundial de Juvenis ao desafiar a atual campeã Nigéria na tarde deste domingo. Se passarem pelos africanos, os brasileiros farão na próxima quinta à noite uma semi das Américas contra Equador ou México. Do lado contrário, a outra semi terá os vencedores de Croácia x Mali e Bélgica x Costa Rica.

Curtinhas

*Dunga e Rogério Micale chamaram a Seleção de Novos para mais dois amistosos, marcados para novembro e ambos contra os Estados Unidos, um no dia 11 na Ilha do Retiro e outro no dia 15 no Mangueirão. À lista: os goleiros Ederson (Benfica) e Uilsson (Atlético Mineiro); os laterais Douglas Santos (CAM), Fabinho (Monaco), Zeca (Santos) e Wendell (Bayer Leverkusen); os zagueiros Lucão (São Paulo), Marlon (Fluminense), Dória (Granada) e Rodrigo Ely (Milan); os meias Fred (Shakhtar Donetsk), Lucas Silva (Olympique), Rodrigo Caio (SPA), Valdivia (Internacional), Gustavo Scarpa (FLU), Walace (Grêmio) e Felipe Anderson (Lazio); e os avantes Gabriel (SAN), Luan (GRE), Gabriel Jesus (Palmeiras), Vinícius Araújo (Cruzeiro) e Kenedy (Chelsea).

*Ordem das semifinais da Copa do Brasil Sub-20: na ida, Atlético Mineiro x Atlético Paranaense no dia 3 e Joinville x São Paulo no dia 4; e na volta, CAP x CAM e SPA/JEC ambos no dia 11. Tudo de tudo às 16h.

*Antonio Arias, paraguaio, em Argentina x Brasil no dia 12. José Buitrago, colombiano, em Brasil x Peru no dia 17. São os apitantes dos próximos jogos da Seleção pela Eliminatória da Copa de 2018.

*Por falar no do apito: e essa do Cagatay Sahan ficar retido por 4 horas no estádio por ordem da direção do Trabzonspor, que não gostou de um pênalti não marcado no empate por 2 x 2 com o Gaziantepspor? Ibrahim Haciosmanoglu (diga este nome rapidinho) estava em Istambul e mandou que a arbitragem não deixasse o recinto até que chegasse no estádio. Só liberaram o árbitro, os bandeiras e o representante da Federação Turca pois o presidente nacional Recep Tayyip Erdogan mandou que assim acontecesse. Jesus!!!

*Ibrahimovic é um grande artilheiro, mas sua arrogância beira o repulsivamente nojento. A última dele, falada à beIn Sports: "quero ser o jogador mais completo que já existiu". Mas vai te enxergar, zé mané! Uma coisa é ter bom rendimento em todos ou quase todos os fundamentos. Outra é ser convencido assim. Baaahhh!!!

*Cristiano Ronaldo também é marrento, mas não me faz sentir nojo a tal ponto e tem arrebentado neste ano. Ele ganhou um descanso de Portugal, que não vai chamá-lo para os amistosos contra Rússia e Luxemburgo.

*Sábado dos 95 anos do nascimento de Fritz Walter, que morreu em 2002 e foi campeão alemão duas vezes pelo Kaiserslautern, vencendo a Copa do Mundo de 1954 pela seleção germânica.

*Brasileiros campeões na China. O Guangzhou treinado pelo Luiz Felipe Scolari ganhou o quinto título nacional consecutivo com dobro a nada sobre o Beijing Guoan, tentos de Ricardo Goulart e Paulinho. Felipão, que neste clube está desde junho, ganhou seu terceiro título nos últimos quatro anos (somado este à Confederações de 2013 pelo Brasil e à Copa do Brasil de 2012 pelo Palmeiras) e venceu o campeonato nacional do terceiro país diferente (os outros sendo o Brasileiro de 1996 pelo Grêmio e o Uzbeque de 2009 pelo Bunyodkor).

*Rúgbi: sábado de duas finais. Primeiro, a Copa do Mundo consagrará Nova Zelândia ou Austrália. Depois, aqui no Brasil, o Super 8 será decidido por São José e Curitiba no Ibirapuera, em Sampa City.

*Natação: Thiago Pereira foi eleito pela Associação dos Comitês Nacionais Olímpicos como o melhor das Américas neste ano. Justo, considerando-se que se tornou o recordista de medalhas em Pans.

*Fórmula 1: absolutamente amistoso depois que Lewis Hamilton ganhou o título nos EUA, o GP do México valerá por marcar o retorno da categoria à nação sombrerista depois de 23 anos. Faz tanto tempo que a F-1 não corre em solo chicano que, na última vez, Nigel Mansell foi o ganhador com sua Williams.

*Liga Futsal: Brasil Kirin de Sorocaba na frente na busca pela final ao marcar 3 x 0 na ACBF, que é forçada a ganhar no tempo normal e empatar na prorrogação no jogo de volta em Carlos Barbosa, dia 15.

*Vôlei: também ele tem sua dinastia, visto que o Rio de Janeiro alcançou 12 títulos estaduais femininos seguidos ao derrotar o Fluminense por 3 x 0 (25/15, 25/20 e 25/20). É que nem o Flamengo no basquete deles.

*Sada Cruzeiro versus Zenit Kazan: a revanche. Assim acabará o Mundial de Clubes em Betim, visto que os mineiros venceram o Paykan Tehran do Irã por 3 x 0 (25/19, 25/17 e 25/17) e que os russos bateram o UPCN da Argentina por 3 x 0 (25/23, 25/21 e 25/20). Grande decisão na tarde deste sábado. Vai, Raposa!!!

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Confirmado pelo próprio no Congresso da AGERT (Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão), realizado em Canela: Sérgio Zambiasi estreará na Rede Pampa nesta segunda-feira, comunicando na Caiçara AM 780 e também FM 96,7, prefixo que até este fim de semana abrigará a musical nativista Liberdade. Sua faixa será a clássica das 6h às 12h, na qual comunicou por 32 anos na Rádio Farroupilha, do Grupo RBS, da qual saiu há dois meses - justamente quando a AM 680 passou a ser simultânea em FM 92,1. Zambiasi é um homem de carreira longa na política, quatro vezes deputado estadual aqui no RS e senador de 2002 a 2011.

*"Galpão Crioulo" especial às 7h deste domingo na RBS TV para Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Celebrado será Neto Fagundes pelos 15 anos na apresentação do mais famoso programa nativista da televisão brasileira, uma trajetória que era para ser temporária por substituir o lendário tio Nico Fagundes por alguns meses em 2000, mas ao lado do qual permaneceu até 2012, quando Shana Müller se tornou sua dupla no ar. Para este programa mais do que especial, Neto terá a companhia dos demais Fagundes, como Bagre e Ernesto.

*Dica do Uai Tevê, perfil do Twitter que só posta sobre a televisão das alterosas: sábado de mudança na Globo Minas com o "Terra de Minas" passando das 12h para 14h, assim o "MGTV" deste dia sendo das 12h às 12h50 que nem os demais jornais locais pelo país. O programa da Juliana Perdigão assume a faixa destinada às atrações locais (que tem a "Sessão Comédia" com "Os Caras de Pau" em Rio e São Paulo) pois acabou o "Moda e Estilo", programa que sucedeu o "Pratos e Panelas" em abril e que também era apresentado pela Fernanda Keulla - que, assim, tá numa fase que vou te contar, viu... Primeiro, foi chamada de "anoréxica" por muita gente nas redes sociais ao postar semanas atrás uma foto na qual surgiu com uma magreza realmente excessiva e nada condizente com a beleza estontante que sempre mostrou ter. Agora, isso. Eita nóis!

*Leio no Daniel Castro que a TV Centro América (Globo Mato Grosso) demitiu o repórter Alex Barbosa, que nela estava havia apenas 3 meses, egresso da TV Mirante (Globo Maranhão) - e que antes foi da RPC (Globo Paraná). Consta que suas reportagens investigativas levaram à demissão por incomodarem as autoridades locais, que pressionaram a afiliada para botarem o repórter na rua. O estopim foi o material dos 240 quilos de gesso que foram embalados como se fossem pacotes de cocaína, com os quais a equipe do Alex passou pela fronteira da Bolívia com o Brasil, demonstrando a fragilidade do policiamento na mesma. A ver o que será dele.

*O "Via Brasil" transmitido na manhã deste sábado pela Globo (menos nos estados com programas locais das 8h às 9h) não foi apresentado pelo Luciano Cabral e sim por uma moça bem bonita da Globo News, que infelizmente não sei como se chama pois perdi a identificação no letreiro por poucos segundos mesmo ligando no começo do mesmo - e deve ser uma apresentadora nova pois nunca a assisti nem por vídeos na internet e muito menos nos tempos em que ainda assinava TV paga em "mil novecentos e guaraná de rolha". Quem sabe alguma boa alma descola o nome dela, pois gostaria de colocá-la de "Bela do Dia" numa próxima edição.

*Sábado dos 60 anos de Iara Jamra, atriz que fez a Lurdinha em "O Rei do Gado" e muitas novelas e minisséries na Globo, além da antiga "Zorra Total" como Prima Pobre e Querubina.

*É claro, é lógico e é evidente que nem ela lerá esta nota por nem saber que existo e muito menos não precisa depender do canal aberto por poder recorrer à HBO e aos serviços de streaming via internet, mas lembrei da ótima Mônica Iozzi por uma menção feita na divertidíssima entrevista ao "Programa do Jô" de sexta para sábado ao ler isto na Patrícia Kogut: "Mad Men", série que até hoje nunca assisti, parou de ter episódios inéditos no ar pela Cultura, que justificou a falta de verbas para transmitir apenas 4 das 7 temporadas produzidas.

*Sábado de saudade: se não nos deixasse tão cedo em 1994, John Candy completaria 65 anos. Hilário ator, ele fez uma penca de filmes que muito curti, como "Férias Frustradas", "Uma Sereia em Minha Vida", "Chuva de Milhões", "Antes Só do Que Mal Acompanhado", "Quem Vê Cara Não Vê Coração", "Esqueceram de Mim", "Mamãe Não Quer Que Eu Case" (com a falecida há uma semana Maureen O'Hara) e "Jamaica Abaixo de Zero".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia I

Sábado marcando os 40 anos do lançamento de uma das maiores músicas de todos os tempos: a ópera-rock "Bohemian Rhapsody", clássico maiúsculo do Queen que lembrarão aqui e que marcou de sobremaneira a carreira do grupo, resistindo com força inigualável ainda hoje depois de todos estes anos - sem contar que é hilária a cena do "Quanto Mais Idiota Melhor" com Mike Myers, Dana Carvey e cia. ao som desta canção.

Clipe do Dia II

Um dos maiores telenovelistas de todos os tempos, Gilberto Braga comemora 70 anos neste domingo. Não dá para dizer que este é um dos seus melhores anos, visto que "Babilônia" foi muito mal em todos os sentidos. Mas é um autor que merece as melhores considerações por vários trabalhos inesquecíveis, não só pela dramaturgia em si, mas também pelas trilhas sonoras recheadas de sucessos. Separei cinco temas inesquecíveis:

De 1978, "Dancin' Days" com As Frenéticas, da novela de mesmo nome.

De 1980, "Menino do Rio" com Baby Consuelo, de "Água Viva".

De 1981, "Me Deixas Louca" com Elis Regina, de "Brilhante". Nesta trama, Gilberto homenageou a cantora em uma das cenas dos últimos capítulos, dois meses após o falecimento dela.

De 1998, "If It Makes You Happy" com Sheryl Crow, de "Labirinto".

De 2003, "Love's Theme" com Love Unlimited Orchestra, de "Celebridade". Atualmente, esta canção é muito conhecida de quem vê o debate do "Jogo Aberto" da Band por tocar no comentário inicial do conterrâneo Chico Garcia. Aliás, Renata Fan deve ser noveleira, pois chama ele de "celebridade gaúcha".

Bela do Dia: Lígia Pessoto

Lígia Pessoto, modelo e atriz da antiga "Zorra Total" na Globo. Se ter uma louca vontade de encher este rosto lindo de beijos mil for errado, eu é que não desejarei estar certo.

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Acabou o jejum de 44 anos sem títulos do Fast, campeão da Copa Amazonas com 5 x 2 no Manaus FC.

"24 Horas" volta antes que o Fast faça sua estreia na Copa Verde do ano que vem!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.