.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 28 de outubro de 2015 - ANO 13, EDIÇÃO 37
Final paulista ou RJ/SP?

Hoje, hoooje, antes da bola rolar, a tendência é... não ter tendência, sinceramente. O clássico regional está com um dos lados em situação bem interessante e a equipe em vantagem fará a volta em seu reduto, onde se mostra praticamente invencível, mas o clássico RJ/SP está completamente indefinido pois, embora o carioca esteja na frente por 2 x 1, o paulista passará pra decisão com um simples 1 x 0. Certo é que teremos confrontos de volta com muita emoção na Copa do Brasil (que não me quebrem a cara, por favor). Eis:

Santos x São Paulo - Finalista e campeão em 2010, o Peixe está com 3 x 1 de frente para o Tricolor, finalista e vice em 2000. Os são-paulinos não vencem um clássico paulista como visitantes desde os 5 x 1 no Corinthians em 2005 e não fazem 3 ou mais de diferença na Vila Belmiro desde os 6 x 2 de 1957. Os santistas ficaram atrás neste enfrentamento em seus domínios pela vez última em 2009, depois disso emplacando 9 encontros sem derrota e 6 deles exitosos. Os alvinegros não perdem há 3 jornadas e caíram uma vez nas últimas 8, vencendo 6. Como mandantes, são 14 vitórias consecutivas e uma única derrota em 32 mandos na temporada, 27 deles vitoriosos (22 na Caldeira do Urbano). Os tricolores vêm do primeiro triunfo após uma série de 3 fracassos gerais quanto fora de casa e esperam obter a façanha da reviravolta na noite seguinte à eleição presidencial, que foi mesmo realizada e confirmou a vitória do Carlos Augusto de Barros e Silva com 138 votos contra 36 do oposicionista Newton Ferreira em pleito no conselho deliberativo. "Ah, Le-Leco-Leco-Leco" (perdão, não resisti) ficará no comando até abril de 2017, completando o período do segundo mandato do renunciado Carlos Miguel Aidar.

Palmeiras x Fluminense - Finalista e campeão em 1998 e 2012 e vice em 1998, o Verdão conta com a força das suas musas nas arquibancadas do Allianz Parque pós-show do Muse (perdão, não resisti: parte 2) e espera repetir a dose do Brasileirão, onde saiu ganhador como mandante neste embate pela vez primeira após 4 derrotas consecutivas. Finalista e campeão em 2007 e vice em 1992 e 2005, o Fluzão terá Fred nos titulares depois da contusão grave no intervalo da ida. O artilheiro tem ótimo retrospecto contra os paulistas pela equipe carioca: 9 vitórias e 7 gols em 10 partidas. Os palmeirenses não empatam há 6 contendas e perderam 4, vindo de 2 mandos perdidos consecutivos, e os tricolores não empatam há 5 pelejas com 3 perdidas, não se dando bem fora de casa há 7 desafios e ganhando uma das últimas 12 visitas, das quais 9 fracassadas.

A final está marcada para 4 e 25 de novembro, mas o Santos sugeriu à CBF a remarcação para 25 de novembro e 2 de dezembro por ficarem muito espaçadas as duas partidas, o que tira um pouco do clima. Mesmo que o Peixe acabe eliminado, espero que aprovem a ideia pois tem muito nexo e não cortaria o barato, ainda que uma pena terem deixado para ver essa questão somente agora, há meses sendo estas as datas marcadas.

Um, dois ou nenhum?

Qual será a participação do Brasil na semifinal da Copa Sul-Americana? Gostaria muito da passagem dos dois, o que automaticamente asseguraria o país na finalíssima, mas acho que vamos só com um mesmo.

O Atlético Paranaense está na frente do Sportivo Luqueño e buscará mantê-la ou ampliá-la no Paraguai. Os rubro-negros chegam de 2 vitórias seguidas, o que não acontecia desde o fim de agosto, e da vitória fora de casa sobre o Fluminense, tendo apenas uma queda nas últimas 4 visitas. A vantagem brasileira é de 1 x 0 e espera o CAP sair vencedor novamente que nem foi contra o Cerro Porteño nas oitavas da Libertadores de 2005.

Já a Chapecoense tem uma missão danada: marcar 2 x 0 ou três ou mais de diferença sobre o favorito River Plate, de quem levou 3 x 1 na ida na Argentina. Se há um alento para os verdes do oeste catarinense, é já terem feito neste ano em 8 oportunidades em seus domínios a diferença necessária para ser semifinalista continental. A Chape tem uma vitória nas últimas 4 atuações e uma nos últimos 7 mandos, embora não perca há 3.

O chaveamento original prevê o vencedor de Atlético x Luqueño contra o de Chapecoense x River, mas isto pode ser alterado devido à regrinha da Conmebol que visa evitar decisões nacionais (uma palhaçada idiota, mas que agora não cabe debater por consumada estar a mesma). Só amanhã saberemos isso.

O Huracán está na semifinal após "oxar" com o Defensor no Uruguai pois faturou a ida. Pelo chaveamento, no seu caminho estará um Independiente, seja o Santa Fé (vantajoso por 1 x 0) ou o compatriota de Avellaneda. Teremos mudança em caso de classificações do Santa Fé e do River, sendo este o oponente do Huracán. Agora, se der três argentinos na semifinal passando River e "Rey de Copas", tudo ficará como já está.

Os destaques da Série B

A lógica aconteceu na encarada de mineiros e manteve os vencedores no G4 por mais uma rodada e praticamente mandou os perdedores para a terceira divisão - um pé e quatro dedos do outro já estão lá. Eis:

Boa Esporte 1 x 2 América Mineiro - Com 57 pontos, o Coelho agora tem 7 vitórias nas últimas 10 presenças, só duas delas perdidas. Se antes apenas um êxito fora obtido em 12 visitas, nas 9 seguintes são 4 sucessos e mais dois empates. A recuperação aconteceu na hora certa e é acompanhada de resultados desfavoráveis dos concorrentes, deixando a consumação do retorno na Série A nas próprias forças americanas. Por sua vez, Jesus está chamando os Bovetas há um tempaço. Com somente 24 pontos e 5 vitórias, só pode chegar aos 39 com 10, mas no mínimo um empate com o Paraná no fim de semana levará o Macaé a igualar o Criciúma em 39 com 9. Convenhamos: esquece. Mais fácil eu dançar uma valsa com a Elisângela Colodeti ou com a Raquel Rocha na Pampulha do que a agremiação de Varginha fugir da Série C. Não é sem motivo sua "gloriosa" caminhada para o descenso: 14 presenças sem vitória, 12 perdidas; 8 mandos sem sucesso, 6 derrotados; apenas e tão somente 7 vitórias em 46 jogos no ano inteiro, metade deles perdido; e 5 mandos vencidos de 23, dos quais 10 derrotados (para cada vitória em casa são duas derrotas na proporção). Pediu, né? E pediu muito! E pensar que quase o tivemos na Série A deste ano não fosse um tantinho de nada que faltou em 2014...

Oeste 1 x 0 Luverdense - Um gol bastou para deixar o Rubrão com 41 pontos, nove acima do 17° Ceará. Primeira vitória após 3 insucessos e apenas 3 êxitos nas últimas 17 atuações, 9 delas empatadas. São 3 vitórias nos 5 últimos mandos e só um perdido. Não tá de toda ruim a trajetória do clube de Itápolis em Osasco nesta Série B, não: 8 vitórias, 5 empates e 4 derrotas. O Verdão do Norte, puxa... Quando parecia que iria, brecou. 48 pontos, seis atrás do 4° Bahia. Não perdia duas seguidas desde junho (Paraná e Criciúma) e não empata há 7 jornadas longe dos seus domínios, 4 delas vitoriosas, só que 3 das últimas 5 foram perdidas.

Santa Cruz 2 x 0 Criciúma - De luto pelo Henágio, o Tricolor cumpriu seu papel em casa e foi aos 52 pontos, torcendo pelo Botafogo no sábado para ficar mesmo a dois do Bahia. Primeira vitória após 3 tentativas mal feitas de uma equipe que só empatou uma vez em 23 mandos de campo neste 2015, dos quais 16 triunfantes. O Tigre permaneceu nos 39 e ainda está relativamente tranquilo quanto ao descenso, só que precisa que o Ceará se dê mal diante do Mogi Mirim para acabar a rodada 6 ou 7 pontos na sua frente. Os catarinenses perderam 3 das últimas 4 pelejas e ganharam 2 dos últimos 15, dos quais 7 perdidos. É reprisado neste ano o mesmíssimo problema da temporada passada: uma dificuldade braba de se dar bem como visitante. São 4 derrotas consecutivas assim e 10 visitas sem êxito desde julho (Grêmio), 2 ganhas das últimas 17 com baixa em 8 delas.

Paraná 0 x 0 ABC - Ninguém curtiu essa. O Tricolor tem 40 pontos e está 8 acima do Ceará, emendando 4 empates, sem vitória há 5 jogos e ganhando um dos últimos 9, dos quais 5 empatados. Em seus domínios, são 4 comparecimentos sem triunfo e 3 deles igualados. O Alvinegro foi aos 28 e está a 10 pontos do 16° Macaé, não perdendo há 3 partidas, mas vencendo só duas das últimas 27, das quais 14 perdidas. São 11 visitas sem êxito e 7 delas derrotadas. É outro que só conta os minutos até a oficialização do rebaixamento.

Mulheres sul-americanas em ação

Infelizmente esquecida pela grande mídia, a Copa Libertadores Feminina começa hoje na Colômbia e vai até dia 8, daqui a dois domingos, com final no Atanasio Girardot. Três vezes campeão e atual bi, o São José é um dos representantes brasileiros, o outro sendo a Ferroviária, que faturou a Copa do Brasil de 2014.

Às partidas da Águia do Vale: amanhã contra o Estudiantes da Venezuela, sábado diante do Cerro Porteño do Paraguai e segunda contra o anfitrião Real Pasión. Aos jogos da Ferrinha: amanhã versus o Espuce do Equador, sábado frente a frente com o Colón do Uruguai e segunda ante o UAI Urquiza da Argentina.

12 times, três grupos, o campeão de cada e mais o melhor segundo passando para a semifinal. Além das três taças erguidas pelo São José, o Brasil ganhou mais duas com o Santos. Que venha a sexta!

Curtinhas

*CBF aprovando a disputa da Primeira Liga (Sul/Minas/Rio), mas problemas persistindo por causa das datas nas quais os jogos acontecerão, o que gerou queixas do secretário geral Walter Feldman.

*Ligado a isso, temos mais um problema: a semifinal será nos dias 23 e 24 de março e a final no dia 31. Pois bem: tem sessão dupla das Eliminatórias nos dias 23, 24, 28 e 29. Preciso dizer algo mais?

*Grêmio sem Maicon até o mês que vem, lesionado seu tornozelo esquerdo no empate com o Vasco.

*Além do suspenso Diego Souza, Sport sem Durval contra o São Paulo. Fissura na fíbula da perna destra.

*A Portuguesa não subiu pra Série B, mas aprovou Estevam Soares. Ele a treinará na A2 do Paulistão.

*Sabe Athirson? Pois ele vai treinar o Flamengo... mas não o do Rio de Janeiro e sim o do Piauí, finalizando acerto hoje com a direção para apresentação logo na sequência. O Fla disputará a Copa do Nordeste.

*Do Flamengo aí sim do Rio, Guerrero foi chamado pelo Peru para enfrentar Paraguai e Brasil na Eliminatória.

*Chupa essa marra amarga, José Mourinho. Chelsea eliminado da Copa da Liga Inglesa ao perder nos pênaltis para o Stoke City. É um grande técnico, sim, mas sua arrogância merece isto de mim: ah, ah, ah, ah!!!!

*Uma craque deixa os gramados. A ianque Abby Wambach pendura as chuteiras após 252 atuações em 15 anos e 184 gols pela seleção, 14 em Copas do Mundo. Ela venceu o Mundial deste ano e duas Olimpíadas.

*Acertando o compasso para o devido: os candidatos à presidência da FIFA em 26 de fevereiro de 2016 serão Michel Platini (teve a chapa mantida mesmo com a suspensão de 3 meses), Gianni Infantino, Jérôme Champagne, Salman Bin Ebrahim Al Khalifa, Tokyo Sexwale, Príncipe Ali Bin Al Hussein e David Nakhid.

*COI suspendendo o Kuwait por interferência governamental no comitê olímpico local. Se não houver reviravolta na questão, ausentes estarão os atletas deste país da Olimpíada do Rio de Janeiro.

*Chefão comercial da Fórmula 1, Bernie Ecclestone completa 85 anos nesta quarta-feira. Entendo...

*Calendário fechado na Fórmula Indy em 2016: em março, São Petersburgo no dia 13; em abril, Phoenix no dia 2, Long Beach no dia 17 e Barber Motorsports Park no dia 24; em maio, Indianápolis com autódromo no dia 14 e as 500 Milhas no dia 29; em junho, Detroit nos dias 4 e 5, Texas no dia 11 e Road America no dia 26; em julho, Iowa no dia 10, Toronto no dia 17 e Mid-Ohio no dia 31; em agosto, Pocono no dia 21; e em setembro, Boston no dia 4 e Sonoma no dia 18. Infelizmente, mais um ano sem etapa brasileira. Até quando isso?

*Basquete: atual campeão da NBA, o Golden State Warriors estreou marcando 111 x 95 no New Orleans Pelicans. Stephen Curry atingiu uma marca histórica: maior pontuador em uma estreia (40 pontos).

*Ginástica artística: enquanto é hoje a final dos homens com a presença do Brasil, a das mulheres foi ontem e o ouro foi dos EUA com 181,338 pontos, muito acima dos 176,164 da China. Bronze para o Reino Unido.

*Vôlei: depois de estrear vencendo o Capitanes do Porto Rico por 3 sets a 0 (25/13, 25/18 e 25/20), o Cruzeiro fará sua segunda atuação pelo Mundial de Clubes esta noite, diante do Zenit da Rússia. Tanto o jogo dele quanto o inicial, ganho pelo Paikan do Irã por 3 x 0 sobre o Al Ahly do Egito, tiveram problemas com goteiras no Ginásio Divino Braga devido à bombaça d´água que atingiu Belo Horizonte e adjacências, Betim entre elas.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Flávio Ricco que Sílvia Poppovic está confirmada como nova apresentadora do "Jornal da Manhã" na Rede Jovem Pan de Rádio, estreando na próxima terça-feira. Tradicionalmente vista em emissoras de TV como Band e SBT ao longo das últimas décadas, ela substituirá Rachel Sheherazade, que amigavelmente deixou a Pan pois não dava mais conta do trampo nela pela manhã e o do SBT desde a tarde até o "SBT Brasil" às 19h45.

*Leio no Comunique-se que Record Brasília e Giuliano Cartaxo foram condenados pelo Tribunal de Justiça do DF a indenizar em 10 mil mangos um homem que se envolveu em um acidente de trânsito com vítima. O apresentador falou em fuga sem socorro prestado, mas não houve provas disso e o dano moral levou à condenação.

*Leio no Daniel Castro que "Os Dez Mandamentos" obteve sua melhor audiência em São Paulo desde a estreia: 24 pontos na segunda-feira. Não deu Record líder, mas o "Jornal Nacional" sentiu o bafo no cangote ao dar somente 26 para a Globo. No Rio de Janeiro, sei pelo Mauricio Stycer que a novela atingiu 26 pontos.

*Leio no Flávio Ricco que tem gente na Globo defendendo que o "Bem Estar" deixe de ser programa à parte e passe a ser um quadro fixo do "Encontro com Fátima Bernardes". Só tem uma coisa: isso não colidiria um departamento com outro? "Bem Estar" é do jornalismo e "Encontro" é do entretenimento, até por isso mesmo Mariana Ferrão e Fernando Rocha não recebem classificação indicativa e a Fátima sim.

*Vi na Cristina Padiglione: olham aqui a primeira imagem de Bruno Mazzeo como Professor Raimundo no especial em sete episódios que passará no Viva em novembro e na Rede Globo em dezembro.

*Tristeza: morreu aos 63 anos Ada Chaseliov, vitimada por um linfoma. Ela atuou em várias novelas da Globo, como "Guerra dos Sexos" (original), "Felicidade", "Da Cor do Pecado" e "Amor à Vida", a última em 2013.

*Quarta-feira dos 60 anos de Bill Gates, um dos fundadores da Microsoft. Se estamos aqui, ele tem culpa nisso.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Cristina Cruz

Cristina Cruz, repórter da Rede Record no Rio de Janeiro. Loirinha deliciosamente irresistível. A primeira vez que a vi num dos jornais nacionais, acho que numa reportagem pro "Cidade Alerta" há uns bons meses, fiquei que nem cantaria Elis Regina: tonto de emoção. Cris não é o templo daquele filme do Indiana Jones, mas é a própria perdição. Caído aos seus pés eu ficaria.

Clipe do Dia

Dias grandes com promessa de fartas emoções, como esta quarta-feira com a semifinal da Copa do Brasil, me trazem imediatamente à tona a minha canção de futebol preferida em todos os tempos. Existem inúmeras muito belas, mas a que mais curto é a faixa 2 do disco "Paulinho Nogueira Canta Suas Composições", lançado em 1970. Tendo algo diretamente a ver comigo desde 15 de dezembro de 2002, muito mais ainda.

Como bem sabem, tivemos nesta data a última final de Campeonato Brasileiro antes dos pontos corridos, aquele Corinthians 2 x 3 Santos maravilhoso com os santistas na frente, os corintianos virando e ficando a um gol do título, mas Robinho sendo o dono da tarde e levando os campeões à extraordinária revirada com direito a drible no Carlos Simon no lance final. Desde as primeiras horas do dia, fiz como faço todo domingo que a internet me deixa: escutar a Rádio Bandeirantes a partir do "Arquivo Musical", na época com o saudoso Antônio Carvalho e que ia das 7h às 10h, mas que naquele domingo terminou mais cedo, às 9h, para a espera da decisão.

Todo o pré do clássico foi apresentado pelo Sílvio Luiz, que fazia tanto o "Esporte em Debate" de segunda a sexta quanto o jogo de perguntas e respostas esportivas "Desafio Bandeirantes" às 11h dos domingos. Claro que horas e horas de trabalho necessitam de incrementos, como convidados especiais. Um deles foi Paulinho, campineiro e torcedor do Coringão. Ao escutá-lo, lembrei da minha canção favorita de futebol, que conheci nos anos 90 por ilustrações em reportagens da TV Cultura no maravilhoso "Grandes Momentos do Esporte". Porém, lamentei nunca ter tido a oportunidade de gravá-la completa por nunca escutá-la no rádio ou consegui-la em LP.

Na cara-de-pau, mandei um e-mail pelo RB no Ar e o Seu Sílvio registrou e atendeu meu pedido: tocar a canção completa para eu gravá-la. Depois de mais ou menos uma década, naquela manhã pude finalmente guardá-la. Um domingo que começou excelente acabaria excelente com uma pelejaça inesquecível e espetacularmente narrada pelo José Silvério. Menos de um ano depois, em 2 de agosto de 2003, Paulinho Nogueira nos deixou. Mas sua canção jamais esquecerei pela alegria que traz e pela melodia festiva que possui, como alegre e festivo deve ser sempre o futebol. Assim, torcendo por partidaças logo mais, curtam aqui "O Jogo é Hoje".

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Se passar hoje pela Nova Zelândia, o Brasil pegará Nigéria ou Austrália nas quartas do Mundial de Juvenis.

"24 Horas" volta depois que soubermos se os canarinhos prosseguirão ou se sairão!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.