.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 27 de outubro de 2015 - ANO 13, EDIÇÃO 36
O mundo do vôlei na Grande BH

Realizado pela 11ª vez, o Mundial Masculino de Clubes movimentará Betim pela segunda vez. Os campeões de vôlei já estiveram na cidade mineira em 2013, ano da primeira e única conquista brasileira no torneio, obtida pelo mesmo Sada Cruzeiro semifinalista no ano passado em Belo Horizonte e que é mais uma vez o representante nacional. Seis clubes estão envolvidos na disputa, que terá seu epílogo na tarde de sábado.

O Mundial foi contínuo de 1989 a 1992, deixou de acontecer e voltou à toda em 2009. As oito primeiras edições foram ganhas por italianos: quatro consecutivas pelo Trentino (a de 2012 sobre os cruzeirenses), duas pelo Gonzaga Milano, uma pelo Porto Ravenna e a primeira pelo Pallavolo Parma. Em 2014, o título foi do russo Belogore Belgorod. Além do Cruzeiro em 2012, o Brasil possui dois vices consecutivos do Banespa, o de 1990 com bola em jogo em Milão e o de 1991 diante da torcida brasileira em São Paulo. Das dez edições já completadas, nossos representantes só não estiveram nos quatro primeiros em 1992, 2009 e 2010.

Nesta edição de 2015, os grupos estão divididos assim: A com Sada Cruzeiro, Capitanes do Porto Rico e Zenit da Rússia; e B com Paykan Tehran do Irã, UPCN da Argentina e Al-Ahly do Egito. A fase de classificação terá estas partidas (a primeira às 17h e a segunda às 20h): hoje, Paykan x Al Ahly e Cruzeiro x Capitanes; amanhã, UPCN x Al Ahly e Cruzeiro x Zenit; e depois de amanhã, Zenit x Capitanes e UPCN x Paykan. As semifinais chegarão na sexta, às 17h30 e às 20h, e o sábado definirá o terceirão às 12h e o campeão às 15h. Boa sorte aos celestes das alterosas para que repitam a dose de 2013 e saiam ganhadores novamente.

O melhor basquete do mundo em ação

NBA chegando às 70 temporadas com a iniciada nesta terça-feira. Cada um dos 30 times jogará 82 vezes até 13 de abril de 2016 para definir os oito classificados e termos início aos sempre empolgantes play-offs, antes disso evidentemente tendo o Fim de Semana das Estrelas, marcado para de 12 a 14 de fevereiro em Toronto, o que representa um ineditismo por ser o primeiro promovido no Canadá. Hoje, os três primeiros jogos são estes e entre parênteses destacarei quem chegou aos mata-matas da temporada anterior: Atlanta Hawks (vice do Leste) x Detroit Pistons, Chicago Bulls (semifinalista do Leste) x Cleveland Cavaliers (vice-campeão nacional) e Golden State Warriors (campeão nacional) x New Orleans Pelicans (quadrifinalista do Oeste).

As demais franquias estrearão nesta quarta nestas contendas: Orlando Magic x Washington Wizards (semi do Leste), Boston Celtics (quadri do Leste) x Philadelphia 76ers, Brooklyn Nets (quadri do Leste) x Bulls, Pistons x Utah Jazz, Miami Heat x Charlotte Hornets, Toronto Raptors (quadri do Leste) x Indiana Pacers, Houston Rockets (vice do Oeste) x Denver Nuggets, Memphis Grizzlies (semi do Oeste) x Cavs, Milwaukee Bucks (quadri do Leste) x New York Knicks, Oklahoma City Thunder x San Antonio Spurs (quadri do Oeste), Phoenix Suns x Dallas Mavericks (quadri do Oeste), Portland Trail Blazers (quadri do Oeste) x Pelicans, Sacramento Kings x Los Angeles Clippers (semi do Oeste) e Los Angeles Lakers x Minnesota Timberwolves. Este último jogo, aliás, cercado de expectativa pela emoção por ser o primeiro dos Wolves após a morte do Flip Saunders.

Em relação à presença brasileira, além do atual campeão Leandrinho Barbosa no Warriors, do primeiro campeão Tiago Splitter trocando o Spurs pelo Hawks, de Anderson Varejão no Cavs e de Nenê Hilário no Wizards, temos como novidades Raulzinho no Jazz, Marcelinho Huertas no Lakers e Lucas Nogueira no Raptors.

Os destaques da Série B

A 32ª rodada fechará hoje com o adiado Paraná x ABC, agora tudo direitinho com a viagem dos potiguares até Curitiba - antes fosse o mesmo com seu futebol. Os tricolores estão em 13° com 39 pontos e os alvinegros são antepenúltimos com 27. Pela 33ª mesmo, três enfrentamentos dão a largada. Tem Oeste x Luverdense, 15° com 38 x 9° com 48. Os paulistas só venceram um dos últimos 7 jogos e empataram 4 deles, enquanto os mato-grossenses vem da derrota que pôs fim à invencibilidade de 6 atuações e sequência de 3 êxitos.

Realizado também será Santa Cruz x Criciúma, 6° com 49 x 14° com 39. Os catarinenses se deram bem uma vez nas últimas 10 jornadas e perderam metade delas. Os pernambucanos precisam fazer sua parte para se reaproximar do G4 e torcer por tropeços de quem nele está, mas não tá fácil a coisa, triunfante que foi somente uma vez nas últimas 5 aparições. O Cobra Coral jogará de luto pela morte do ex-meio-campista Henágio, que trabalhava na sua categoria de base e que defendeu duas vezes o clube (1983 a 1985 e 1991 a 1993), na primeira delas sendo campeão estadual em 1983. O sergipano ainda passou pelo Sport e defendeu o Flamengo, vencendo a Copa União de 1987, e morreu na virada de domingo para segunda-feira aos 53 anos.

Mas a treta mais importante da terça-feira é a inicial delas: Boa Esporte x América. Mineiros em confronto no sul do estado. Os bovetas são penúltimos colocados com 24 pontos e, dependendo do que acontecer nesta rodada, poderão ser rebaixados com 5 rodadas de antecedência. Os americanos estão em terceiro com 54 e uma vitória os manterá na turma do acesso não importa o que "se suceder-se" no fim de semana. O Boa não ganha há 13 jogos e perdeu 11 deles, enquanto o Coelho faturou 6 das últimas 9 pelejas. A lógica só pode recomendar um sucesso sem traumas dos visitantes de BH, muitíssimo surpreendente se não for este o resultado.

Escassez de gols na semi da C

A graça da terceira divisão terminou nas quartas-de-final? Porque não só Tupi x Londrina teve empate sem gols num joguinho bem mais ou menos, como a mesmíssima coisa aconteceu em Brasil x Vila Nova. O que não foi tão ruim para Galo Carijó e Xavante foi "oxarem" em seus redutos, o que lhes permitirá atuarem por vitória e qualquer igualdade com bola na rede nas voltas do próximo fim de semana. Espero que os quatro times tratem de botar a criança no lugar devido de direito e, sobretudo, que mostrem um pouco mais de entusiasmo. Aliás, pegando carona numa rápida ideia trocada ontem com o grande Gilberto Jr., da Rádio Caxias: deveria a CBF reformular o regulamento das fases finais das Séries C e D pois o principal mesmo acaba sendo as quartas.

Atingido o verdadeiro objetivo prioritário de subir de divisão, parece que fica uma enorme ressaca que deixa todos menos motivados, com menos vontade e interesse, o que faz com que as fases seguintes não tenham mais o mesmo interesse. Taça no armário ninguém é louco de jogar fora e lógico que quem conquistá-las celebrará demais, mas é um "plus a mais" que não deixará tristes os três que ficarem longe dela. Já que a verdadeira graça é a luta pelo acesso, que abolissem o mata-ou-morre e fizessem um octogonal ou até hexagonal que valesse as quatro vagas na divisão superior e, naturalmente, o título. Talvez isso mantivesse o "tesão" da reta final até o efetivo encerramento, retirando o ar "burocrático" que fica nestes 360 minutos pós-quartas.

A tabela da Primeira Liga

Confirmada ela foi nesta segunda-feira pelos responsáveis pela Liga Sul/Minas/Rio, que estabelece cinco datas: três para a classificatória, semifinal e final em partida única. Duas observações: na segunda rodada, aqueles que disputarem a Libertadores (casos quase certos de Atlético Mineiro e Grêmio) terão seus jogos adiados para 24 de fevereiro; e o ranqueamento da CBF poderá trocar ou não um dos representantes de Santa Catarina ao fim deste Brasileirão pois não tá certo ainda se Criciúma ou Chapecoense estarão nesta edição inicial.

Também o ranking estabeleceu na tabela os dois mandos para as duplas Fla-Flu, Gre-nal e Raposa & Galo. As chaves estão divididas assim: A com América, Atlético Mineiro, Figueirense e Flamengo; B com Avaí, Coritiba, Grêmio e Inter; e C com Atlético Paranaense, Chapecoense ou Criciúma, Cruzeiro e Fluminense. À tabela:

Rodada 1 - Quarta, dia 27 de janeiro: Atlético Mineiro x Flamengo, Fluminense x Atlético Paranaense e Criciúma x Cruzeiro; e quinta, dia 28: Avaí x Grêmio, Internacional x Coritiba e América x Figueirense.

Rodada 2 - Quarta, dia 17 de fevereiro: Cruzeiro x Fluminense, Figueirense x Atlético Mineiro e Grêmio x Coritiba; e quinta, dia 18: Flamengo x América, Internacional x Avaí e Atlético Paranaense x Criciúma.

Rodada 3 - Quarta, dia 9 de março: Grêmio x Internacional, Atlético Mineiro x América e Flamengo x Figueirense; e quinta, dia 10: Fluminense x Criciúma, Cruzeiro x Atlético Paranaense e Coritiba x Avaí.

Mata-ou-morre - Quarta, dia 23 de março: primeira semifinal; quinta, dia 24: segunda semifinal; e quinta, dia 31: finalíssima. Detalhe: em 31 de março, teremos a 4ª rodada do Campeonato Carioca. Olha aí...

Curtinhas

*Sai hoje o novo presidente do São Paulo ou não? Liminar obtida pela oposição impede a votação nesta terça, mas Carlos Augusto Barros e Silva espera derrubá-la para que realizado seja o pleito, no qual pretender ser não mais interino e sim efetivo presidente, embora o objetivo seja o mesmo do opositor Newton Ferreira.

*O STJD multou Criciúma (transferidor), Monte Cristo (intermediário) e São Paulo (destino final) em 100 mil "dilmas" pela tramoia referente ao Iago Maidana, mas artigos referentes ao Regulamento Nacional de Intermediários serão julgados no Comitê de Resolução de Litígios da CBF. Mas ainda não creio em rebaixamento são-paulino.

*O tribunal suspendeu foi Diego Souza em dois jogos pela expulsão na derrota do Sport pro Internacional. Como cumpriu a automática, o restante da pena será pago com sua ausência diante do São Paulo.

*Confirmado o Orlando City (que foi eliminado da MLS no último fim de semana) como adversário do Flamengo em amistoso dos 120 anos do rubro-negro, dia 15, no Maracanã. Sem Kaká devido à Seleção.

*Flamengo, que igualou diante do Corinthians sua pior série de derrotas num Brasileirão de pontos corridos em 38 rodadas com as 16 sofridas em 2006. Muito difícil a sequência atual não ser a pior isolada.

*Nikão comparado em publicações racistas com um macaco por desgraçados retardados que se dizem torcedores do Sportivo Luqueño, mas que se mostram seres estupidamente malditos que não deveriam conviver com os do bem neste e em outros mundos. Ganha na bola e cala esses imundos, Atlético Paranaense!!!

*Teve confusão após a derrota do Goiás para o Cruzeiro e dois jogadores se envolveram numa treta com a torcida. Felipe Menezes disse que foi atingido por um copo de cerveja arremessado por reclamões e Zé Love afirmou que um deles ameaçou estuprar sua esposa - o que caberia perfeitamente, dentro do possível, uma identificação deste elemento para enquadrá-lo dentro do que previsto for pela lei pois só a ameaça já é gravíssima.

*Dodô não joga mais já tem dois anos, mas apenas agora oficializou sua aposentadoria aos 41 anos. Ele fez um curso para treinador na CBF este ano e espera surgir em casamatas para comandar equipes em breve. Não foi um jogador que brilhasse enormemente, mas teve presenças legais e justificou muitas vezes o apelido de "Artilheiro dos Gols Bonitos" (tem um dele sobre o Inter em 1999, no Beira-Rio, que beirou o divino).

*Quem treinará em breve é Jamelli, que nos últimos anos lidava com marketing esportivo e que já foi técnico do Marcílio Dias em curta passagem de 2012. Ele assumirá o Independente de Limeira ao término da Copa Paulista, onde está nas quartas-de-final contra o Penapolense, com quem ficou no 1 x 1 na ida. O ex-avante substituirá Álvaro Gaia, que já se acertou com o Taubaté, que será rival do Independente na A2 de SP.

*Tem muito tempo que não falo nada de bom do Ipatinga nestes escritos, ainda mais depois de muita coisa ruim no seu futebol masculino, e por isso vale a saudação às suas gurias pela conquista invicta do Mineiro Feminino em segunda vitória diante do América, a ida em casa e a volta em Belo Horizonte anteontem.

*Messi está mesmo fora da Argentina que jogará contra Brasil no dia 12 e Colômbia no dia 17, em nova sessão dupla pela Eliminatória de 2018. Aguero também tá fora por lesão e Higuaín voltou à seleção.

*Zico não conseguiu os cinco apoios necessários e não disputará a presidência da FIFA em 26 de fevereiro de 2016, pleito no qual estarão sete candidatos. Destaque para a UEFA trocando o seu, saindo o suspenso Michel Platini e entrando o secretário geral Gianni Infantino, por todos nós muito conhecido por ser o careca dos sorteios dos certames de clubes e seleções da entidade. Salman Bin Ebrahim Al Khalifa, Tokyo Sexwale, Príncipe Ali, Jérôme Champagne, David Nakhid e Musa Bility são os outros a concorrer à sucessão do Sepp Blatter.

*Franz Beckenbauer negando que a Alemanha tenha comprado o direito de sediar a Copa do Mundo de 2006, mas admitindo ter errado ao receber enquanto presidente do Comitê Organizador uma subvenção de 250 milhões de francos suíços da FIFA, mas dar em troca à entidade 10 milhões da mesma moeda. Porra, Kaiser!!!

*Virou uma "mini-Liga Paulista" a semifinal da Liga Futsal. SP já tem um representante na final, falta saber se o Corinthians da capital ou o Intelli de Orlândia. Já o Brasil Kirin de Sorocaba pegará a gaúcha ACBF.

*Ginástica artística: se as mulheres "bateram na trave" e precisarão brigar por espaço no evento-teste de abril de 2016 no Rio, os homens conseguiram se classificar para a disputa por equipes na Olimpíada de 2016, a primeira que terá a participação do Brasil. O feito veio com o sétimo lugar no Mundial em Glasgow. Parabéns!!!

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Algumas vezes citei nestes escritos que Evelyn Bastos, a sapecamente lindindona repórter da Rede Record no Rio de Janeiro (hoje na equipe do "Domingo Espetacular"), tem como um de seus irmãos o zagueiro Gustavo Bastos, que tá na luta pela final da Série C pelo Vila Nova e que ontem jogou na Pelotas onde eles nasceram. Por isso mesmo, a conterrânea lamentou no Facebook que seus pais foram hostilizados no Bento Freitas, afirmando ter vergonha de reproduzir os "xingamentos absurdos" direcionados por estas "almas infelizes". Aí não!

*Leio no NaTelinha audiências do SBT em Porto Alegre em setembro, divulgadas pela assessoria de imprensa: o "SBT Rio Grande" completou 1 ano e 4 meses em segundo lugar das 11h45 às 12h15, tendo 4,8 pontos e 11,3% de média contra 3,2 da Record com o fim do "Hoje em Dia" e o início do "Balanço Geral RS" (no dia 22, o SBT teve 6,7 pontos e 51% a mais que a concorrente); o gastronômico "Anonymus Gourmet" continuou na vice-liderança com 4,3 pontos e 8,6% das 12h30 às 13h de sábado contra 2,4 da Record, que passa "The Love School"; e o variado "MasBah!" foi segundão com 4,2 e 8,6%, acima dos 3,8 da Record das 13h às 13h30.

*Diferenças e diferenças no balanço do "Ipobre" dos dias 5 a 11 deste mês: a Globo teve "A Regra do Jogo" e Chile x Brasil como seus programas mais assistidos (ambos com 27 pontos no Rio de Janeiro e futebol com 26 e novela com 25 em São Paulo) e o jornal local noturno em quarto (24 pro "RJTV" e 21 pro "SPTV"), mas teve diferenças nas outras posições. Os cariocas colocaram "Mister Brau" em terceiro com 24 e "The Voice Brasil" em quinto com 23, lugares que para os paulistanos foram respectivos de "Jornal Nacional" com 22 e "I Love Paraisópolis" com 21. Detalhe: em Sampa City, na mesma faixa do "JN", a Record teve média de 20 com "Os Dez Mandamentos", que também na Capital Olímpica foi sua atração mais assistida do período ao marcar 22 pontos. Outra diferença foi no SBT: em SP, "Cúmplices de um Resgate" em segundo com 10; e no RJ, "A Dona" em terceiro com 8.

*Atenção que essa é muito importante: leio no Daniel Castro que, depois da saída da Christiane Pelajo para William Waack ser seu único apresentador em noticiário de ancoragem solo com mais análise, temos a data para a primeira apresentação do "Jornal da Globo" com Renata Lo Prete no lugar do titular. Será na virada de segunda para terça-feira da semana que vem, após a "Tela Quente" do dia de Finados - e feriados sempre têm o revezamento de escalas dos noticiaristas com uns de folga e outros na ativa. Aguardemos pela estreia da Renata.

*Apresentado ontem à imprensa o Globo Play, aplicativo que oferecerá a programação da TV Globo para celulares, tablets e computadores a partir da terça-feira da semana que vem, quando entrará em operação no lugar do GloboTV, inicialmente apenas para as cidades de Rio de Janeiro e São Paulo e suas respectivas regiões metropolitanas. A programação ao vivo estará disponível nas 24 horas do dia nestas duas capitais, incluindo as produções estrangeiras (filmes e séries) e as transmissões esportivas (por exemplo: dará para, na falta de um televisor, olhar no tablet ou pelo celular o primeiro jogo decisivo da Copa do Brasil no dia 4).

*Além disso, a partir de novembro todas as íntegras dos noticiários, dos programas de variedades e dos reality shows (exceto câmeras exclusivas do "Big Bomba Brazuca") estarão disponíveis gratuitamente. Bastará fazer um cadastro, que servirá também para assistir ao vivo os sinais locais de São Paulo e Rio de Janeiro. Apenas as íntegras da dramaturgia (novelas, séries e humorísticos) custarão um extra de R$ 12,90 mensais. A versão sob demanda do Globo Play não oferecerá as produções estrangeiras e os eventos esportivos, estes só mesmo ao vivo. Tem mais: o diretor de mídias digitais Erick Brêtas (também conhecido como afortunadamente felizardíssimo "Sr. Heloísa Gomyde") disse que o aplicativo será melhor visto por quem tiver internet móvel 4G ou banda larga de 30 mega para cima pelo consumo de conteúdo ser enorme a ponto de duas partidas de futebol assistidas em 4G poderem estourar o plano mensal de dados. Ou seja: eu, com esses "10%" de internet com os quais lido há mais de três semanas por não conseguir 250 $olucionadore$, nem posso sonhar em vê-lo. (rs)

*Atualizando o registro da coluna de ontem: sim, a Globo fez a troca na grade de programação em seu site na tarde desta segunda e adicionou "Mentes Criminosas" após o "Corujão", além desta surpreendente estreia da quinta temporada colocar no ar nos intervalos da sessão de filmes uma chamada vertical nos moldes das produzidas para as outras faixas do dia, esta com Dirceu Rabello anunciando a série americana e o "Hora 1".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

Um cracaço que é um dos orgulhos do Brasil pela excelência da sua arte festeja 80 anos nesta terça-feira. Mauricio de Sousa diverte crianças, jovens, adultos e idosos de todas as idades há mais de 50 deles com a Turma da Mônica em tiras de quadrinhos, revistas, filmes de cinema e outras ações que tornaram esta uma franquia de sucesso sem paralelo no segmento em nosso país. Paulista de Santa Isabel, ele chegou a Sampa City em 1954 e começou como repórter de polícia do jornal Folha da Manhã, só conseguindo vaga de desenhista na metade de 1959, quando lançou o cãozinho Bidu e seu dono Franjinha. A dentuça dona do Sansão veio em 1963 e surgiram Cebolinha, Cascão, Magali, Chico Bento e muitos e muitos mais a fazer nossa alegria - ele até anteviu Diego Forlán ao, muito antes dele brilhar no futebol, lançar o Louco (um não é a cara do outro? rs).

Bela do Dia: Lícia Mangiavacchi

Lícia Mangiavacchi, repórter da EPTV Central (Globo São Carlos) e ex-Band Campinas. Aqui esta bela são-paulina é vista em cobertura de futebol, mas seu trampo é na editoria geral.

Seguem dois destaques de Mauricio nesta data máxima que merece muitas e merecidas homenagens: de 1982, o trecho do filme "As Aventuras da Turma da Mônica" no qual apresenta os personagens e interage com eles; e de 2009, a íntegra do "Roda Viva" com ele na TV Cultura, então apresentado por Cunha Jr. e que teve como uma das entrevistadoras Rosely Sayão, hoje colunista da BandNews FM e do "Café com Jornal" na Band.

Clipe do Dia I

Nascido em 1922, Ugo Tognazzi morreu há 25 anos hoje completados. Um dos atores italianos mais populares, ele estrelou filmes como "Meus Caros Amigos" e "Quinteto Irreverente", mas para o grande público ficou marcado pelo Renato Baldi dos três filmes "A Gaiola das Loucas", onde formou uma dupla sensacional com o também saudoso Michel Serrault. É da comédia original de 1978 que trago aqui a genial trilha do mestre Ennio Morricone.

Clipe do Dia II

Xavier Cugat também nos deixou há 25 anos fechados nesta terça-feira. Nascido em 1900 na Catalunha, foi para Havana aos 3 anos. É espanhol de origem, mas cubano na essência. Consagrou-se maestro ao conduzir com sua orquestra melodias calientes que lhe renderam o título de "O Rei da Rumba". Xavier, que se aposentou em 1971 após um derrame, está aqui com sua orquestra e o vocal de Lina Romay em "Bim Bam Bum".

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Anderson Daronco no Allianz Parque e Luiz Flávio de Oliveira na Vila Belmiro. Que sejam só coadjuvantes.

"24 Horas" torce que a semifinal da Copa do Brasil não tenha influências dos apitadores!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.