.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado e domingo, 24 e 25 de outubro de 2015 - ANO 13, EDIÇÃO 34
A última chance de evitar outro campeão muito antecipado

Como diria o cancioneiro que não canta pois escreve: parece que estou sendo extremo... e estou mesmo. A 32ª rodada é a última oportunidade para o Campeonato Brasileiro não ter seu campeão confirmado com bastante véspera. Claro que isto não acontecerá ainda na letra fria dos números, mas a situação ficará tão inviável com tão pouco tempo para reviravolta que nela não mais acreditarei. O Corinthians tem tudo para fazer sua parte mais uma vez contra um Flamengo que tem sido seu freguês na capital bandeirante e, no mínimo, manter a distância de 8 pontos para o Atlético. Se isso acontecer e os mineiros tropeçarem ante uma Ponte Preta muito traiçoeira de uns tempos para cá, tanto fará se for de 10 ou 11 pontos a vantagem pois, com 18 para disputar, tomarei o Coringão por campeão nacional pela sexta vez - e, na real da parada, é isso mesmo que tá mais do que na cara, ainda mais depois do "fim de semana curitibano" que os comandados do Tite tiveram no domingo passado quando obtiveram um "4-1" na cidade do DDD 41 e contaram com um "4-1" do Sport nos atletas do Levir Culpi.

A seguir, esta "24 Horas" projetará as dez partidas desta rodada, que tem como novidade os horários adiantados em uma hora por causa do horário de verão e o término das matinês compensado por duas novas faixas com uma partida cada (sempre os horários aqui falados são os de Brasília): 17h de sábado e 18h de domingo. Lembro ainda que as estatísticas que destaco são gerais de todas as competições e não só do Brasileirão.

Fluminense x Atlético Paranaense (sábado, 17h) - 12° com 40 pontos, o Fluzão ganhou os 3 últimos mandos e não perde há 4. 13° com 39, o Furacão não vence fora de casa há 5 tentativas. Os cariocas não são derrotados pelos paranaenses há 10 duelos gerais desde 2009 e 8 embates no estado do RJ desde 2006. Ambos estão em meio às vantagens de meio de semana, os tricolores sobre o Palmeiras na Copa do Brasil e os atleticanos diante do Sportivo Luqueño na Sul-Americana. Com o joelho machucado na última quarta-feira, Fred é a grande baixa do pó-de-arroz, enquanto o agora rubro-negro Cristóvão Borges reencontrará seu time anterior.

Figueirense x Santos (sábado, 18h30) - 15° com 34, o Furacão do Estreito vem do primeiro mando vitorioso depois de 5 insucessos, um deles neste mesmo confronto pela Copa do Brasil. 4° com 49, o Peixe ganhou duas das últimas 6 visitas e ambas foram na CB. Esta é uma contenda que nunca terminou empatada, tanto faz onde realizada. São 17 vitórias alvinegras do Sudeste e 8 alvinegras do Sul. Numa boa no mata-ou-morre doméstico depois dos 3 x 1 fora de casa sobre o São Paulo, os santistas superaram os catarinenses nas últimas 7 paradas desde 2011, 3 delas na mesma Florianópolis que volta a colocá-los frente a frente.

Internacional x Joinville (sábado, 18h30) - 7° com 47, o Colorado não é batido há 12 mandos de campo e triunfou em 9 deles. 19° com 30, o JEC não vence fora de casa há 9 atuações, das quais 7 perdidas, e só teve um êxito nas últimas 18 visitas, derrotado em 12 delas. O histórico geral é bem parelho: 4 vitórias de cada equipe e 3 empates. Porém, em 4 encaradas no Beira-Rio (a última na Sul/Minas de 2001), estão invictos e ganharam 3 delas. Suspenso, Argel não estará na casamata vermelha. O auxiliar Galego o substitui.

Palmeiras x Sport (sábado, 21h) - 5° com 48 pontos, o Verdão vem da primeira derrota em casa após 7 mandos sem queda. 9° com 46, o Leão perdeu as 3 últimas visitas e não vence há loooongas 19 (das quais 10 perdidas) desde o distante com "DI" maiúsculo fim de abril. Os pernambucanos não perdem este embate há 3 realizações desde 2013 e derrubaram no ano passado uma seca de 5 visitas sem sorte. A bola rolará no Pacaembu pois o Allianz Parque recebe também na noite deste sábado um show da banda britânica Muse. Apesar disso, ele está confirmado para ter os alviverdes contra o Fluminense na próxima quarta, pela Copa do Brasil.

Corinthians x Flamengo (domingo, 17h) - 1° com 67 pontos, o Timão venceu os 3 últimos mandos, não perde há 5 e foi superado em um dos últimos 14, dos quais 12 triunfantes - e a derrota foi na Copa do Brasil. Na Série A, foi só aquela baixa pro Palmeiras e mais nenhuma outra como mandante. 10° com 44, o Mengão não empata há 6 comparecimentos nas casas oponentes e ganhou 4, mas perdeu as duas últimas pelo Brasileirão. No confronto direto das duas maiores torcidas do Brasil, os paulistas faturaram os últimos 6 mandos em Sampa City, onde não são apunhalados desde 2006 - teve uma vitória carioca visitante em 2009, só que em Campinas. Enquanto esta será a primeira vez que o campeão mundial Guerrero reencontrará o Corinthians em SP desde que dele saiu, ausente estará Emerson Sheik do Flamengo por causa dos 3 jogos de punição do STJD.

Coritiba x São Paulo (domingo, 17h) - 17° com 33, o Coxa ganhou um dos últimos 5 mandos. 6° com 47, o Tricolor não vence há 3 visitas e sorriu em só uma das últimas 6, perdendo a metade. Enquanto no turno deste ano os são-paulinos quebraram uma escrita de 5 desafios sem bater este adversário, os alviverdes não são batidos no Paraná pelo oponente há 4 pegas desde 2011. Este jogo antecederá uma semana muitíssimo grande da parte dos paulistas: na terça-feira, eleição presidencial entre Carlos Alberto Barros e Silva e Newton Ferreira; e na quarta, precisar marcar três ou mais de diferença ou dois a partir de 4 x 2 no Santos pela CB.

Vasco x Grêmio (domingo, 17h) - 20° com 29, o Cruzmaltino não é derrotado há 4 mandos de campo. 3° com 55, o Tricolor ganhou uma das últimas 5 visitas e empatou 3 delas. Os gaúchos venceram as últimas 4 pelejas contra os vascaínos, incluindo a última visita em 2013, que fora a primeira exitosa depois de 13 fracassos desde 1994, quando justamente se enfrentaram no mesmo Maracanã que os recebe após 21 anos. Embora lanterna, o Machão da Gama não é batido na Série A há 8 enfrentamentos e já esteve em situação bem mais doída. No Imortal, Roger tem dois problemas com "PR" maiúsculo: o machucado Marcelo Grohe e o suspenso Geromel.

Chapecoense x Avaí (domingo, 17h) - 14° com 38 pontos, o Verdão do Oeste vem da primeira jornada em casa com vitória depois de 5 insucessos. 16° com 33, o Leão da Ilha faturou só uma das últimas 12 visitas, das quais 9 perdidas. Esta batalha de catarinenses teve as três últimas realizações em Chapecó ganhas pelos donos da casa, que não são superados desde 2012. Este ano eles se encararam duas vezes, um triunfo de cada. A Chape chega ("chape-chega", Edu Cesar?) da derrota pro River Plate em Buenos Aires na Sul-Americana por um escore que lhe forçará na quarta-feira a, diante de sua gente, marcar 2 x 0 ou três ou mais de diferença.

Goiás x Cruzeiro (domingo, 18h) - 18° com 31, o Esmeraldino não empata há 7 mandos de campo e se deu bem em 4 deles, mas foi superado no último. 11ª com 41, a Raposa só perdeu uma das últimas 4 visitas. Depois de 2009, os goianos perderam os últimos 8 embates para os mineiros, 3 deles no Serra Dourada.

Atlético Mineiro x Ponte Preta (domingo, 19h30) - 2° com 59, o Galo se impôs nos 3 últimos mandos e só perdeu um dos últimos 6, dos quais 4 exitosos. 8ª com 47 pontos, a Macaca venceu as 3 últimas visitas e não é derrubada há 4. Os 3 últimos mandos tiveram os mineiros batendo os campineiros, triunfantes pela vez última em 2004. Pela necessidade da vitória para ambos em seus objetivos - mandantes para uma derradeira possibilidade de título e visitantes na busca pela Libertadores -, é um dos maiores atrativos da rodada.

Os destaques da Série B

Zona do acesso sem alteração independentemente dos acontecimentos de sábado devido à vitória do América sobre o Oeste com emoção extra no fim, já que os paulistas diminuíram para 2 x 1 aos 46 minutos da etapa final e a bola rolou até os 50, por pouco o empate não acontecendo. Os mineiros foram aos 54 pontos e igualaram em pontuação o Bahia, ao qual supera por 16 vitórias a 14. Pressão na concorrência, obrigada a obter vitórias para não deixar em 4 ou mesmo 5 pontos a distância para o G4. O Coelho tem 6 vitórias nas últimas 9 partidas e emendou 4 vitórias no Horto, onde não empata há 14 presenças, das quais 11 exitosas. O Rubrão não perdia duas seguidas desde junho (Botafogo e Bragantino), não ganha há 3 jogos e se deu bem em apenas um dos últimos 7 (dos quais 4 empatados). Fora de casa, o time de Itápolis tá que nem a Jane do Velho Oeste: uma calamidade. 12 fracassos seguidos (metade perdida) e um sucesso nas últimas 15 visitas (8 delas derrotadas).

Na zona de baixo, o Macaé só fez um gol, mas como não sofreu nenhum, superou o Mogi Mirim e foi aos mesmos 38 pontos do já citado Oeste, ambos os últimos antes da zona do rebaixamento, que até a noite deste sábado é aberta pelos 29 pontos do Ceará, que ganhou um peso de 100 quilos nas costas que já aguentam um total de duas toneladas com isso de poder ser rebaixado no mesmo ano em que venceu a Copa do Nordeste. O Alvianil não é superado há 4 atuações em casa e perdeu uma das últimas 6, empatando a metade. O Sapão está com um pé inteiro e quatro dedos do outro na terceira divisão, lanterna que é com 22 pontos. Como são 16 pontos atrás dos primeiros fora do que Débora Vilalba nos tempos de "Globo Esporte" chamaria de zona da sarjeta e só faltam 18 por disputar... No fim das contas, aquela reação com Rivaldo e Rivaldinho foi "engana-bobo" pois o que falei aqui nestes escritos e no Twitter algumas vezes lá atrás ainda, de queda com muitas rodadas de antecipação, inevitavelmente acontecerá. São 8 derrotas consecutivas, um sucesso nas últimas 18 tentativas (11 perdidas) e 4 perdas seguidas longe dos seus domínios, com um êxito em 9 visitas (6 fracassadas).

Sábado não de sete e sim de seis contendas: às 17h30 DF com Náutico x Botafogo, Atlético Goianiense x Santa Cruz, CRB x Vitória e Sampaio Corrêa x Paysandu; e às 21h DF com Bragantino x Luverdense e Ceará x Boa Esporte. Outra sessão noturna seria Paraná x ABC, que até acontecerá neste horário mesmo, mas apenas na próxima terça-feira pois os potiguares não conseguiram viajar a tempo até São Paulo, onde fariam uma escala para Curitiba. Se o voo acontecesse com atraso, o desembarque seria só na manhã do dia do jogo.

O que vier agora é lucro

As Séries C e D agora estão nessa toada, como diriam os integrantes do Boca Livre à morena que convidaram para ouvir essa cantiga. O objetivo principal do acesso à série superior já foi alcançado por quatro felizardos em cada divisão e falta apenas definir o campeão, até porque taça no armário, grana no bolso e faixa no peito ninguém é desreguladamente bobo de rejeitar. Na Série C, semifinal começando no sábado com Tupi x Londrina às 19h30 e na segunda com Brasil x Vila Nova às 19h. Por sua vez, Série D com Ríver x Ypiranga no sábado e Botafogo de Ribeirão Preto x Remo no domingo, ambas as semis às 19h de Brasília (18h de Norte e Nordeste).

Curtinhas

*Brasil classificado para as oitavas da Copa do Mundo de Juvenis ao dar de 3 x 1 em Guiné mesmo com um jogador a menos na segunda etapa. Próximo adversário vindo do Grupo F, que termina neste domingo e que, se confirmadas as posições ao cessar do mesmo, seria o Paraguai. Jogo às 18h DF da quarta-feira.

*Custou caro pro Kieza a expulsão no Ba-Vi: 3 pelejas de suspensão aplicada pelo STJD, o que o tiraria das encaradas diante de Botafogo e Santa Cruz. O Bahia ainda tentará o bendito efeito suspensivo.

*Fora do Grêmio que encara o Vasco por estar machucado, Edinho renovou com os tricolores até o fim de 2017. É um jogador que renasceu com a chegada do Roger e ganhou confiança e status novamente elevado.

*Mais dois jogadores de clubes brasileiros convocados para a próxima sessão dupla da Eliminatória de 2018: os uruguaios já chamados seguidamente Martín Silva, do Vasco, e Arrascaeta, do Cruzeiro. Os desafios do Uruguai serão contra Equador no dia 12 e Chile no dia 17. Se ambos atuarem contra os chilenos, terão que desfalcar seus times no dia seguinte pelo Nacional (mineiros contra o Sport e cariocas diante do Corinthians).

*Conmebol e Concacaf assegurando que vai mesmo sair a Copa América Centenário em 2016. Entendo...

*Boca Juniors e Rosario Central, que abateram Lanús e Racing na semifinal, vão decidir a Copa da Argentina.

*Sábado dos 30 anos de Wayne Rooney, cujo currículo no Manchester United inclui um título mundial, um europeu, cinco nacionais, duas copas da liga e duas supercopas nacionais. Como presentaço para ele, "apenas" o clássico dos seus Diabos Vermelhos contra os Cidadãos do Manchester City neste domingo.

*Basquete: a NBA confirmou que Gregg Popovich, hoje no San Antonio Spurs, será o técnico da seleção masculina dos Estados Unidos a partir de 2017, depois que Mike Krzyzewski deixá-la. O último evento com a presença do "Coach K" no comando dos ianques será a Olimpíada no Rio de Janeiro.

*Vôlei: sábado de festa para ex-levantadoras que levantaram demais a qualidade do posto, com o perdão do trocadilho infame mais doído na alma do que bolada no nariz. Por um lado, 45 anos completados pela Fernanda Venturini. Por outro lado, Fofão sendo introduzida no Hall da Fama da modalidade em Massachusetts.

*Fórmula 1: domingo de Lewis Hamilton se consagrar campeão de 2015, conspirando tudo a seu favor já a partir das 10 posições que Sebastian Vettel perderá no grid qualquer que seja a obtida na classificação por causa da troca de motor em sua caranga. Fora da disputa atual, o ano que vem teve anunciada uma mudança de piloto: a Lotus, que perderá Romain Grosjean para a novata Haas, efetivará o reserva Jolyon Palmer.

Especial: 40 anos sem Vladimir Herzog

Iugoslavo de Osijek, Vlado Herzog nasceu em 1937 e foi assassinado há 40 anos completados neste domingo. Vindo ao Brasil a partir da Itália durante a Segunda Guerra Mundial, naturalizou-se e adotou o nome Vladimir, a partir daí trabalhando em veículos como O Estado de S.Paulo e por três anos na BBC de Londres. Na década de 70, assumiu a direção de jornalismo da TV Cultura de São Paulo e teve trabalhos como dramaturgo. Sua gestão na emissora estatal foi combatida na Assembleia Legislativa pelos deputados José Maria Marin e Wadih Helu, ambos da Arena - o primeiro dispensa apresentações pelos desserviços prestados ao mundo da bola e o segundo presidiu o Corinthians de 1961 a 1971, depois sendo dirigente na gestão de Alberto Dualib.

Em 25 de outubro de 1975, Vladimir foi prestar depoimento ao Doi-Codi, órgão de repressão ligado ao Exército e ao governo militar. Sua vida acabou ali. Primeiro passaram para as pessoas a versão de que ele se suicidara, mas logo foram detectados em seu corpo sinais de agressão que fizeram a ficha cair: teve tortura. A versão oficial caíra por terra. Uma decisão judicial em outubro de 1978 responsabilizou a União por sua morte, mas o registro de óbito foi retificado com a verdadeira consequência apenas em setembro de 2012. Antes disso, surgiu em 2009 o Instituto Vladimir Herzog, que promove debates sobre o jornalismo e as novas mídias, além de organizar como auxílio para estudantes todo o material jornalístico sobre ele, símbolo eterno do combate à ditadura.

A Cultura programa para este fim de semana algumas atrações que não deixam passar batida esta data sobre um homem que jamais pode ser esquecido pelo que seu trágico desaparecimento significou para a história tanto do jornalismo quanto do próprio país: no sábado, "Clássicos" às 21h30 com um concerto em homenagem a Vlado que tem a Bachiana Filarmônica regida por João Carlos Martins e um texto de Miriam Leitão (que também sofreu horrores com torturas dos militares) em defesa da liberdade com interpretação de Fernanda Montenegro; e no domingo, "Matéria de Capa" às 19h30 com um debate sobre a luta pela liberdade tanto no período do governo militar quanto mesmo nos atuais tempos de democracia que às vezes acaba não prevalecendo.

Três registros ao final: este aqui traz o próprio Vladimir Herzog em declarações à TV Cultura nos anos 70, nas quais fala sobre a dublagem em português de filmes estrangeiros; de 2004, um "Linha Direta Justiça" na Rede Globo, com apresentação de Domingos Meirelles, sobre o assassinato do jornalista; e de 2013, o retorno ao país a convite da Comissão da Verdade de Silvaldo Leung Vieira, o fotógrafo da horrorosa imagem de Herzog enforcado, em reportagem de Daysa Belini apresentada por Celso Freitas e Adriana Araújo no "Jornal da Record". Tem mais um registro sobre Vlado que incluí na edição de fim de semana da coluna "Papo de Mídia".

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Não sei dizer quando começou pois só nesta semana percebi isso, mesmo que agora assistindo com bem maior regularidade o noticiário do que na antiga versão "Manhã", mas o "SBT Rio Grande 2ª Edição" passou a exibir diariamente chamadas regionalizadas da Rachel Sheherazade com as manchetes do "SBT Brasil" logo para a sequência, inclusive abertas com saudação à apresentadora Edieni Ferigollo.

*Mais uma de noticiário regional da Globo, essa vinda do "RJTV" do meio-dia: o "RJ Móvel" foi a Belford Roxo atender telespectadores que reclamaram de uma praça inaugurada sem equipamentos essenciais e com outros em tamanhos desproporcionais para os mesmos praticarem exercícios. Susana Naspolini não se fez de rogada e, ao vivo, pegou uma escada para subir em uma barra de ferro com 2 metros de altura. Por pouco ela não tomou um tombo no ar pois a escada tremeu, mas ela se pendurou na barra e fez exercícios, dando um toque descontraído para uma situação em si nada engraçada, o que reforça sua popularidade com os cariocas.

*Desde esta sexta-feira, a RedeTV! inverteu os horários dos semanais exibidos depois do "RedeTV! News", com o "Good News" passando para 23h30 e "Mariana Godoy Entrevista" agora mais cedo, às 22h30.

*Muito se tem comentado aqui, ali e acolá (here, there and everywhere, como diria Paul McCartney, aquele que nunca perde a fé no sucesso dos seus discos) das audiências generosas que "Os Dez Mandamentos" obtém em todo o país. No entanto, uma espécie de "quebra de ritmo" acontecerá pois não será "A Terra Prometida" a suceder a trama bíblica a partir do mês que vem e sim a repetida minissérie "Rei Davi", de 2012.

*Você leu na coluna de domingo passado o elenco que a nova versão da "Escolinha do Professor Raimundo" terá para os 7 episódios que serão exibidos em novembro, todos na Globo e 5 deles no Viva. Duas mudanças noticia Flávio Ricco: não será mais Marcos Palmeira a interpretar o Seu Ptolomeu e sim Otaviano Costa - que, preciso mais uma vez escrever isso, tem feito uma dupla engraçadíssima com Mônica Iozzi no "Vídeo Show", que tenho assistido atualmente muito mais do que o fiz nos últimos mais ou menos 15 anos por causa dos improvisos e das loucuras que dão neles ao vivo; e a Tati não será mais feita por Tatá Werneck e sim por Fernanda Souza. De mais a mais, aquele mesmo elenco já destacado neste tópico continua valendo.

*Pra quem topar um corujaço: domingo para segunda, a "Sessão de Gala" da Globo passará às 2h30 o clássico noventista "Cães de Aluguel", que tornou em definitivo um sucesso o diretor Quentin Tarantino.

Bela do Dia: Ciara

Ciara, cantora que destaco não apenas no "Clipe do Dia", mas também aqui, embora não me ocorra o motivo pra tanto...

*Sábado dos 55 anos de B. D. Wong, ator que faz o Dr. George Huang em "Lei e Ordem: Unidade de Vítimas Especiais" e que foi Henry Wu em "Parque dos Dinossauros" e "O Mundo dos Dinossauros".

*Centenário do nascimento de Bob Kane completado no sábado. Falecido em 1998, ele é o criador do Homem Morcego. As primeiras histórias de Batman surgiram nos quadrinhos da DC Comics em 1936.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

O primeiro: de 1995, "Before You Walk Out Of My Life" com Monica, cantora que completa 35 anos no sábado. Esta canção R&B é lembrada no Brasil como trilha da novela "Vira-Lata", da Globo.

O segundo: de 2009, "Love Sex Magic" com Ciara e Justin Timberlake no álbum da "Bela do Dia", que faz 30 anos neste domingo. Justin aparece bem mais no pra lá de erótico videoclipe do que na canção em si.

O terceiro: de 2004, "Misread" com Kings of Convenience, dupla norueguesa cujo principal vocalista Eirik Glambek Boe chega aos 40 anos no domingo. Conheci esse tema há anos pela Rádio Antena 1.

O último: de 1984, "Rock You Like a Hurricane" com os Scorpions e a guitarra solo de Matthias Jabs, que no domingo celebra 60 anos. No mesmo ano, ele tocou guitarra-base em "Still Loving You".

Antes do Arremate...

...um reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Arremate

Do Rubens Lopes: "se a CBF for conivente com a Sul/Minas/Rio, tem que fechar as portas". Ui, que dodói!

"24 Horas" volta antes que esse chilique do presidente da FFERJ tenha fim!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.