.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 22 de outubro de 2015 - ANO 13, EDIÇÃO 32
Uma encaminhada, outra indefinida

Assim ficou a semifinal da Copa do Brasil após a rodada de ida pois, se o campeão de 2010 largou com uma frente muito interessante e pode deixar seu oponente mais um ano na seca no único grande torneio nunca vencido, do outro lado a indefinição persiste por curto o marcador favorável aos cariocas diante dos paulistas.

São Paulo 1 x 3 Santos - Devido à falta de energia elétrica logo aos 40 segundos, dá pra dizer que o jogo só começou mesmo lá pelas 22h25. Além de ser superior, o Peixe foi mais competente nas suas oportunidades que o Tricolor, que perdeu algumas preciosas demais e que podem fazer falta lá na frente. Um dos gols foi do Gabriel, que chegou aos 14 gols no histórico da CB e superou os 13 do Neymar para ser o maior artilheiro alvinegro praiano, sendo também o goleador da atual edição com 7 proezas, uma acima de Ronaldo, do já eliminado Ituano. Após três clássicos sem vitória, o Santos voltou a ganhar do São Paulo, que agora tem duas escritas a quebrar: não vence um clássico como visitante desde os 5 x 1 no Corinthians em agosto de 2005 e não triunfa na Vila Belmiro por três ou mais gols de diferença desde os 6 x 2 de novembro de 1957. Os são-paulinos ganharam uma das últimas 6 partidas (empataram metade) e não perdiam como mandantes havia 7 realizações. Os santistas não empatam há 11 jogos e faturaram 8 delas, jogando na volta até mesmo por derrota por um gol ou por 2 x 0. Vitória por dois gols de diferença só beneficiará o São Paulo se for a partir de 4 x 2. Tá encaminhada a vaga praiana. Em tempo: foi a primeira vez na história da CB que uma ida de semifinal foi ganha pelo visitante por 3 x 1.

Fluminense 2 x 1 Palmeiras - A arbitragem foi protagonista por errar tudo. Leandro "Vuadelay" demorou quase 10 minutos para providenciar a troca no uniforme palmeirense, que estava parecido com o dos tricolores. A etapa inicial teve dois gols de frente para os mandantes, mas Fred saiu no intervalo com joelho e tornozelo esquerdos torcidos. Os paulistas foram beneficiados e prejudicados na metade complementar: beneficiados no pênalti inexistente que emparelhou a treta e prejudicados no gol não validado que me pareceu sem impedimento e sim com mesma linha. Infelizmente, o conterrâneo não tá mais nos seus melhores dias já há um bom tempo. O Fluzão emendou 3 mandos de campo vitoriosos e não é superado há 4, enquanto o Verdão não empata há 5 comparecimentos (3 perdidos) e se deu bem em uma das últimas 5 visitas. Nas edições anteriores da Copa do Brasil, quatro vezes a ida teve o mandante vencendo por 2 x 1. Em três delas, o mandante da volta é que se classificou: Sport sobre o Goiás em 1989 e Grêmio diante do Flamengo em 1995, ambos por 1 x 0, e Corinthians pra cima do Botafogo em 2008 nas penalidades máximas. Somente um mandante vitorioso por 2 x 1 na ida avançou para a finalíssima. Numa dessas coincidências da vida, foi quem? O Flu, no 1 x 1 com o Sport na volta de 1992.

Os destaques da Copa Sul-Americana

A Chapecoense resistiu o quanto pôde, mas a lógica imperou. O River Plate abriu 3 x 1 de vantagem e confirmou o favoritismo, se dando melhor a partir do segundo gol, uma bomba espetacular do Pisculichi. O que ajuda o Verdão do Oeste a sonhar com a classificação é que 2 x 0 na Arena Condá lhe permitirá estar na semifinal, tanto placar quanto diferença já atingida algumas vezes na temporada, as mais recentes sendo nos 3 x 0 sobre a Ponte Preta em agosto e nos 5 x 1 diante do Palmeiras há 18 dias. Mas ainda está mais para os argentinos.

Enquanto isso, com direito a uma cotovelada do Walter no lance que originou a proeza única da noite (tsc, tsc, tsc), o Atlético Paranaense ganhou do Sportivo Luqueño pelo marcador mínimo e voltou a ganhar após 5 partidas e 3 mandos, tendo duas vitórias tanto nas últimas 12 presenças gerais (perdeu metade) quanto nos últimos 7 mandos (perdeu 3). Detalhe: nos dois casos, as duas vitórias foram justamente na Copa Sul-Americana.

Um "oxo" marcou, outro não

Dois jogos da Liga dos Campeões na quarta-feira acabaram empatados sem gols. Um deles, Paris Saint Germain x Real Madrid, é esquecível. O outro é inesquecível para Buffon pois, contra o Borussia Monchengladbach, ele se tornou o jogador com mais minutos em campo pela Juventus: 48.885, contra 48.867 de Del Piero.

Curtinhas

*Convocados da Seleção para enfrentar Argentina no dia 12 e Peru no dia 17: os goleiros Alisson, Cássio e Jefferson; os laterais Daniel Alves, Danilo, Filipe Luís e Marcelo; os zagueiros David Luiz, Gil, Miranda e Marquinhos; os meias Luiz Gustavo, Fernandinho, Elias, Renato Augusto, Oscar, Lucas Lima, Willian e Kaká; e os atacantes Douglas Costa, Neymar, Hulk e Ricardo Oliveira. A grande novidade: Cássio no lugar do Marcelo Grohe. Na coletiva, Dunga disse que não chamou Philippe Coutinho por problemas extra-campo.

*Mandante do clássico com o Fluminense no próximo dia 1º, o Vasco optou por atuar no Engenhão ao invés do Maracanã por causa dessa ronha tola, babaca e irrelevante sobre o lado direito das arquibancadas.

*Ausências confirmadas por razões médicas: na Série A, do Lisandro Lopez no Internacional para receber o Joinville; e na Série B, do Grafite no Santa Cruz para visitar o Atlético Goianiense.

*O Bahia renovou até o fim de 2018 com o centro-médio Gustavo Blanco e com o dianteiro Jacó.

*Devido ao forte calor em Manaus no mês de agosto, a organização da Olimpíada de 2016 atendeu um pedido do comitê manauara e passou os seis jogos de futebol para a faixa noturna, a partir das 18h e 19h locais.

*Quinta-feira dos 95 anos do nascimento do ex-zagueiro Augusto, falecido em 2004. Ele jogou no São Cristóvão de 1936 a 1944 e no Vasco de 1945 a 1954, por ele conquistando cinco títulos cariocas e o Sul-Americano de 1948. Na Seleção Brasileira, foi campeão sul-americano de 1949 e vice mundial de 1950.

*Também no dia de hoje, Michel Salgado completa 40 anos. Ex-lateral direito campeoníssimo pelo Real Madrid (dois europeus, quatro nacionais, três supercopas nacionais, uma supercopa europeia e uma intercontinental), ficou negativamente marcado em 1998, quando estava no Celta, e praticou uma entrada maldosa na qual quebrou a perna do Juninho Paulista, o que tirou o então meia do Atlético de Madrid da Copa do Mundo.

*Tarde nossa e noite deles de Anfield recebendo Jurgen Klopp como técnico do Liverpool pela primeira vez. Antes desse pela Liga Europa contra o Rubin Kazan, ele estreou fora de casa empatando com o Tottenham.

*Os 2 x 0 sobre o Maccabi Tel Aviv anteontem, pela Liga dos Campeões, levaram o Porto treinado por Julen Lopetegui a completar 20 vitórias seguidas em casa, a melhor sequência dos últimos 30 anos. A sequência é melhor que a obtida por José Mourinho entre 2003 e 2004, com 19 vitórias consecutivas em seu reduto.

*Rádio Catalunha noticiando um câncer no pulmão em Johan Cruyff, que tem 68 anos. Péssima novidade.

*A final da Liga dos Campeões da Ásia foi definida nesta semana e terá o Guangzhou, treinado pelo Luiz Felipe Scolari e que tem Ricardo Goulart no ataque, versus o Al-Ahli, do avante Éverton Ribeiro. Certa a presença de um ex-dianteiro ex-Cruzeiro no Mundial de Clubes. Mas qual deles? E se der Guangzhou, terá Felipão a chance de obter o título que, na fase intercontinental, não conseguiu por Grêmio e Palmeiras.

*A FIFA, cujo Comitê de Ética está investigando Ricardo Teixeira e Franz Beckenbauer (até tu, Kaiser???), teve confirmado mais um candidato à sua presidência: o ex-jogador trinitino David Nakhid.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Coletiva que Gilberto Leal, jornalista especializado no meio automobilístico, deixou Zero Hora impressa após 46 anos. Quando digo ZH impressa, é porque ele continuará trabalhando para a RBS no blog publicado no site do jornal e simultaneamente no ClicRBS, que acredita ser melhor para seu momento por não ter limitações como as impostas pelo papel e permitir coberturas em tempo real. Gilberto, que até o ano passado trabalhou também na TVCOM, também dá aulas no curso de Jornalismo da Famecos na PUC/RS.

*Também leio no Coletiva os projetos que serão tocados pela Priscilla Casagrande, que deixou a Rede Record após 8 anos como sua repórter (6 aqui em Porto Alegre e os dois últimos no Rio de Janeiro): se especializar em jornalismo cultural, administrar e produzir o blog Que Prendada - que ganhará conteúdos em vídeo - e também trabalhar como freelancer nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

*Por falar na Record: registrei na coluna de anteontem que o "Balanço Geral RS" teve apresentação substituta da Vanessa Pires devido a uma saída forçada do Alexandre Mota para depor no Fórum de Porto Alegre por causa de um dos tantos processos que sofre e que ela se revoltou, enquanto torcedora do Grêmio, com a agressão que cinco torcedores do clube praticaram contra membros do grupo Consulado Colorado durante uma passeata favorável à campanha de combate ao câncer de mama "Outubro Rosa", sobrando até mesmo para uma senhora de 60 anos. Pois bem: sabiam que a senhora agredida com um soco no olho é torcedora do Grêmio? A cor clubística não importou para ela, a conscientização é que falou mais alto. Pena que não para estes desgraçados imundos, que ainda por cima vão responder em liberdade mesmo todos já tendo passagem pela polícia. Baaahhh!!!

*Mais Record: "Cidade Alerta" sem uma de suas repórteres em São Paulo há alguns dias e por ainda alguns mais. Lilliany Nascimento deverá receber alta hoje, internada que está devido a um choque anafilático.

*Ainda Record: leio no NaTelinha que o "Balanço Geral SP" tem exibido nesta semana episódios do "Detetive Animal", produção da National Geographic que o Brasil já assistiu em TV paga pelo NatGeo. No programa paulistano, os episódios têm tido locução do próprio apresentador Reinaldo Gottino.

*Leio no Consultor Jurídico que Paulo Henrique Amorim teve restabelecida pela 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça uma condenação a 1 ano e 8 meses de reclusão por injúria racial ao Heraldo Pereira, no entanto, isso não dando em nada efetivamente prático por considerada prescrita a pena aplicada por uma postagem no blog Conversa Afiada. O caso vem de 2009, quando o âncora do "Domingo Espetacular" na Record chamou o colunista do "Jornal da Globo" e apresentador reserva do "Jornal Nacional" de "negro de alma branca" e que "não conseguiu revelar nenhum atributo para fazer tanto sucesso, além de ser negro e de origem humilde".

*Leio no UOL uma má nova: novo câncer foi descoberto pela Sandra Moreyra, o terceiro diagnóstico sofrido por ela em 7 anos. A repórter da Globo já é submetida a fisioterapia três vezes por semana para recuperação da massa muscular perdida ao tratar da doença anterior, no ano passado, e torce para sair vencedora novamente. Sandra, que pela primeira vez enfrentou o câncer em 2008, está com 61 anos e fica fora do ar por enquanto.

*Mais Globo: leio na Patrícia Kogut que Léo Jaime não participará da próxima temporada do "Amor & Sexo", que começará no início de 2016 aos sábados, por se dedicar a outros projetos, como o "Papo de Segunda" no GNT.

*Leio no Flávio Ricco mais um ator acertado para a nova versão especial da "Escolinha do Professor Raimundo" no Viva e na Plim-Plim: Otávio Muller, que interpretará o finalizador de aulas Baltazar da Rocha.

Bela do Dia: Talita Younan

Talita Younan, atriz da Rede Record, atualmente assistida em "Os Dez Mandamentos". O décimo primeiro mandamento é: não deixarás de exaltar a boniteza de atrizes lindindonas em hora alguma.

*Depois de um ano, a Globo vai mudar a série do fim da madrugada que antecede o "Hora 1". Chamada rodada pela primeira vez antes do jornal desta quinta-feira anunciou que "Segredos do Paraíso", que teve duas temporadas e ainda é produzido, passará no lugar de "Mentes Criminosas" a partir de domingo para segunda. A primeira exibição destas duas temporadas iniciais se deu no primeiro semestre deste ano, após o "Programa do Jô". Enquanto isso, ficarão devendo seis temporadas inéditas em TV aberta do "Mentes". Tomara que outra emissora aberta possa pegá-la e transmiti-la de maneira mais decente, seja Bandeirantes, SBT, Record, enfim, qualquer uma.

*Completando 25 anos hoje Jonathan Lipnicki, o molequinho loiro do filme "Jerry Maguire, a Grande Virada".

*Uma das profecias de "De Volta Para o Futuro 2" na trama passada em 21 de outubro de 2015 não se confirmou: a do Chicago Cubs campeão norte-americano de beisebol, eliminado que foi na final da Liga Nacional pelo New York Mets, que agora espera na World Series por Toronto Blue Jays ou Kansas City Royals via Liga Americana.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

30 anos de Zac, baterista da banda Hanson. Aqui está a única música deles que gosto: "This Time Around".

Arremate

As gurias do Brasil venciam os EUA até 39 do segundo, quando tomaram o empate. Nova chance sábado.

"24 Horas" volta antes que as americanas voltem a perder em casa após 11 anos!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.