.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 21 de outubro de 2015 - ANO 13, EDIÇÃO 31
Três querem reprise e um a primeira vez

É a semifinal da Copa do Brasil que tem início nesta quarta-feira. Dos quatro sobreviventes, três querem reprise da conquista da taça: Palmeiras (1998 e 2012), Fluminense (2007) e Santos (2010). O São Paulo espera obter aquele que talvez seja o único grande troféu que ainda não possui. A promessa é de jogos muito quentes, só pena que simultâneos por questões da televisão e isso impedindo uma visualização 100% atenta para ambos. Resta saber se a finalíssima será toda de paulistas ou se teremos mais um clássico RJ/SP valendo o caneco.

O São Paulo é semifinalista pela 4ª vez, querendo repetir não as eliminações de 2002 para Corinthians e 2012 para Coritiba, mas sim a classificação de 2000 diante do Atlético Mineiro. Nesta edição, na qual entrou nas oitavas-de-final por vir da Libertadores, eliminou Ceará e Vasco. O Santos disputará sua 5ª semifinal e tentará repetir não os fracassos diante de Palmeiras em 1998 e Cruzeiro em 2000 e 2014, mas sim o sucesso sobre o Grêmio em 2010. Presente desde o início, excluiu Londrina, Maringá, Sport, Corinthians e Figueirense. Os são-paulinos não são superados como mandantes há 7 duelos (4 vencidos), mas ganharam só um dos últimos 5 jogos (3 empates). Os santistas não empatam há 10 compromissos e venceram 7 deles. No retrospecto do clássico em si, o Tricolor até não perde como mandante há 3 realizações, mas o Peixe tentará defender uma escrita vinda desde 2000: não ser eliminado pelo adversário em mata-mata ida e volta. Após a perda do Paulistão naquele ano, os alvinegros se deram bem no Brasileiro de 2002, na Sul-Americana de 2004 e nos Paulistas de 2010, 2011, 2012 e 2015.

O Fluminense jogará a semifinal pela 4ª vez e tem 100% de aproveitamento nesta fase - que o digam Sport em 1992, Ceará em 2005 e Brasiliense em 2007. Neste ano, entrou nas oitavas e deixou Paysandu e Grêmio para trás. O Palmeiras é o semifinalista mais atuante dos quatro: 7ª chegada, nas outras sendo feliz em 1996 e 2012 sobre o Grêmio e 1998 diante do Santos, mas triste contra Internacional em 1992, Flamengo em 1997 e Botafogo em 1999. Notem que duas das três eliminações foram para cariocas, o que é mais uma escrita em campo a ser quebrada ou mantida. Para atingir esta penúltima fase, passou por Vitória da Conquista, Sampaio Corrêa, ASA, Cruzeiro e Internacional. No atual Brasileirão, os paulistas derrotaram duas vezes os cariocas. O Fluzão tem uma vitória nas últimas 4 aparições e o Verdão vem da primeira vitória fora de casa após 3 insucessos.

Um desafio para a história

Em seus 42 anos de existência, nunca a Chapecoense teve uma empreitada tão grande como a que terá nesta noite, muito difícil ao natural, mas que espero que seja encarada com muito empenho para conseguir o melhor resultado possível - ou o menos pior, em último caso. O River Plate não está tão bem no atual Argentino ao ser 8° colocado dentre 30 times, mas é uma camisa que impõe respeito e um time que evidentemente é o favorito tanto por jogar em Nuñez quanto por ser o atual campeão de Sul-Americana, Libertadores e Recopa. Fica a torcida para uma nova aprontada do Verdão do Oeste igual à feita sobre o Grêmio, que quebrou uma série de 13 visitas sem derrota e deixou a equipe invicta há 4 aparições. Com a Chape nas quartas-de-final, já está no mínimo repetido o melhor desempenho de um catarinense na "Sul-A Miranda" (em 2010, o Avaí caiu pro Goiás).

Mais cedo, o Atlético Paranaense precisará voltar às boas para não ficar ainda pior. O Sportivo Luqueño é o oponente na mesma Curitiba onde ambos se enfrentaram em 7 de setembro de 1954, num amistoso perdido pelo rubro-negro por 2 x 0. O Furacão reencontra clubes do Paraguai depois de 10 anos. Naquele vice-campeonato de Libertadores, encarados foram Libertad, batido duas vezes na fase de grupos, e Cerro Porteño, eliminado nas oitavas-de-final. O CAP não vence há 5 partidas (3 perdidas) e vencem uma das últimas 11 (perdeu 6).

Os destaques da Série B

Apenas ontem a 30ª rodada foi completada com aquele que causou seu adiamento participando do lance mais importante. Jefferson não cometeu pênalti, o apitante pisou no tomate e se sujou todo. Rafael Costa não tinha nada a ver com isso e o superou para definir a vitória do Ceará sobre o Botafogo, segunda seguida no RJ, onde eles jamais empataram (3 vitórias cearenses e 5 cariocas). Em seu primeiro jogo com Robinson de Castro como presidente, o Vozão voltou a ganhar após 6 jogos e 3 derrotas fora. Sábado, precisa derrotar o Boa Esporte em casa e torcer por derrota ou no máximo empate do Macaé para respirar e poder sonhar com a escapada da Série C. O líder Fogão não perdia havia 9 rodadas e 5 mandos, visitando o Náutico no sábado.

Já pela 32ª rodada, o Bahia só conseguiu apunhalar o Criciúma com um testaço do Kieza a dois minutos do último trilar de apitante. Com 54 pontos, os tricolores estão em 3° e não deixarão a zona de acesso nesta rodada dê o que der no fim de semana, ficando o 4° lugar entre América Mineiro, Paysandu, Náutico e Santa Cruz (não dá ainda para o Luverdense entrar no G4 nesta rodada por ter duas vitórias a menos que os americanos, ainda que possa igualar sua pontuação). O Esquadrão de Aço voltou a emendar duas vitórias depois de 5 pelejas desde setembro e perdeu apenas um dos últimos 20 mandos, ganhando 15. Seu ano como mandante aponta o sensacional índice de 26 vitórias, 5 empates e 2 derrotas. O Tigre agora tem uma vitória nas últimas 10 tentativas, perdendo metade, e não se dá bem fora de casa há 9 duelos (4 perdidos) e vencendo uma das últimas 12 (empatou 7).

Entregada de rapadura à italiana

Não há como chamar de outra maneira o que fez a Roma na Liga dos Campeões. Começou perdendo por 2 x 0 para o Bayer em Leverkusen, conseguiu virar e chegar aos 4 x 2, mas cedeu o empate aos 39 e aos 41 minutos do segundo tempo. Tudo bem que visitante, mas nem Chapeuzinho Vermelho se rendeu tão facilmente assim ao Lobo Mau, tenha santa paciência! Santa paciência tenho é com o Bayern de Munique por circunstancial sua baixa para o Arsenal, que só abriu o placar aos 32 da etapa final e conseguiu ampliá-lo aos 49.

O Chelsea é que continua ruim de doer, agora "oxando" com o Dínamo de Kiev. Mas José Mourinho certamente achará que outros são os problemas para sua equipe arrancar mal em 2015/2016... Enquanto isso, Neymar foi "escada" do Rakitic na dobra dele pro Barcelona superar o Bate Borisov. Já os 3 x 1 do Zenit diante do Lyon tiveram uma das faturas anotadas pelo Hulk, que agora é divide o 8° lugar com Romário em 16 gols na artilharia dos brasileiros no histórico do torneio (lista liderada pelo Kaká com 30 gols em 86 partidas, seguido do Rivaldo com 27 em 73). Hulk está em nono nos critérios de desmepate: 0,35 gol por atuação contra 0,62 do senador.

Curtinhas

*Tem clássico do futebol feminino em primeira de duas sessões amistosas. À 0h DF de hoje para amanhã, EUA e Brasil se encaram em Seattle. Sábado, às 16h30 DF, o embate delas acontecerá em Orlando.

*Vitória pelo marcador mínimo sobre a Inglaterra recolocando o Brasil no páreo no Mundial de Juvenis, sendo agora de 3 pontos em segundo lugar sua posição, atrás dos 6 da Coreia do Sul, que venceu Guiné, que parou no único ponto a exemplo da Inglaterra. Sexta-feira, os brasileiros fecharão seu quadrangular diante de Guiné.

*Liga Sul/Minas/Rio obtendo apoio das Federações Gaúcha, Mineira e Paranaense (esta só reclamando que as entidades estaduais não foram consultadas), deixando a Federação do Rio sozinha na restrição à realização a partir do ano que vem. A CBF também deu uma recuada e disse que a Assembleia Geral com representantes das 27 federações estaduais e dos clubes das Séries A e B é que definirá o apoio à Primeira Liga ou não.

*Suspenso por um jogo por xingamentos ao bandeirola Fabrício Vilarinho na derrota pro Palmeiras que o eliminou da Copa do Brasil, Argel não poderá dirigir o Internacional na casamata sábado, contra o Joinville.

*O Vitória renovou até 2017 com o goleiro Fernando Miguel, que assim completará quatro anos no clube.

*Marcelo Chamusca não treina mais o Fortaleza, no qual estava desde novembro ainda do ano retrasado.

*Luto no Guarani: morreu Antônio Tavares Júnior, presidente do clube de 1979 a 1983, período no qual o time venceu a Taça de Prata de 1981 e foi eliminado na semifinal do Campeonato Brasileiro de 1982.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Recomeçou a transmissão da Rádio Guaíba pelo clássico canal AM 720 depois de uma semana fora do ar, dias nos quais só pôde ser escutada em FM 101,3 e pela internet. Isto aconteceu pois os transmissores no bairro Arquipélago, na Ilha da Pintada, ficaram danificados com aquele temporal terrivelmente torrencial que surgiu com tudo perto das 23h da quarta-feira da semana passada aqui em Porto Alegre e em várias cidades do Rio Grande do Sul. Chegou de São Paulo um equipamento reserva que funcionará enquanto não trocam de vez a aparelhagem danificada, devendo durar umas duas semanas isso. Desta forma, a Guaíba voltou ao ar nos 720 khz, mas com somente 30 kw de potência - quando a habitual é de 100 kw, sendo uma das duas únicas emissoras da capital em amplitude modulada a operar com potência total em três dígitos (a outra é a Gaúcha em 600 khz).

*Leio na Keila Jimenez que Ratinho quer levar sua Rede Massa de Rádio para SP e tem conversado com vários empresários para tentar comprar uma estação no estado em breve. Pouco tempo atrás, ele quase comprou um prefixo de um importante grupo de comunicação em Sampa City, mas desistiu pois o valor pedido foi de 14 milhas de "dilmas", que considerou muito caro. De qual grupo estaria a colunista falando, já que não o citou?

*Leio no Flávio Ricco que Sílvia Poppovic disse estarem muito bem encaminhadas suas conversas com a Rádio Jovem Pan para ser co-apresentadora do "Jornal da Manhã" no lugar da Rachel Sheherazade, que deixou a emissora após 11 meses por não conseguir conciliar a Pan com a atividade no SBT.

*Mudança no Sistema Globo de Rádio: Bruno Thys não é mais seu diretor geral após 3 anos e meio. O comando das radiofônicas globais passará para Marcelo Soares, que continuará à frente da Som Livre.

*Uma bela e competente conterrânea deixando a Rede Record: Priscilla Casagrande, que atualmente era repórter no Rio de Janeiro e que disse em postagem de despedida no Facebook que colocará em prática alguns projetos que estavam na gaveta para correr em busca dos seus sonhos, dizendo que sai com a alegria de quem sabe que será feliz e prometendo não decepcionar, embora não revelasse ainda quais são suas novas empreitadas. Pree começou aqui em Porto Alegre como repórter de política do Correio do Povo em janeiro de 2007, um mês antes do Grupo Record comprá-lo (e também a Rádio e TV Guaíba) do empresário Renato Bastos Ribeiro. Ficou no jornal até dezembro, tendo conciliado desde setembro a produção da TV Record, na qual começou a ser repórter em 2008, ganhando muito espaço a partir do "Balanço Geral RS" apresentado a partir daquele ano pelo Alexandre Mota. Há dois anos, ela foi transferida aqui da capital gaúcha para a capital fluminense.

*Leio na Keila Jimenez que, além de César Filho, Gugu Liberato e Xuxa Meneghel, também Luiz Bacci foi liberado pela Record para participar do Teleton, que o SBT transmitirá de depois de amanhã até o fim do sábado, com a participação dele sendo no sábado, enquanto a da Xuxa será na própria sexta à noite.

*Respondendo ao conviva Natan Negreiros, que disse acreditar não ser isto verdade por não ler queixas neste sentido nas redes sociais: publiquei na coluna de ontem que "Os Dez Mandamentos" passou a ser exibida às 21h30 locais nos estados com uma hora de atraso para Brasília, depois do "Jornal da Record" ao vivo, com base em reportagem do Gabriel Vaquer no NaTelinha sobre as mudanças que as redes abertas fizeram a partir do começo do horário de verão. Se o povo não reclamou disso, aí já não sei. Vou no dito pelo Biel.

*Confesso que me decepcionei demais ao assistir o rápido VT do "Jornal da Band" de ontem sobre a morte da Yoná Magalhães pois as imagens das atuações dela na Bandeirantes (entre elas "Cavalo Amarelo" e "Os Imigrantes") foram extraídas de vídeos da internet, uma deles chegando a passar com a logomarca da Ulbra TV, ao invés de serem buscadas nos próprios arquivos - e não é como se não houvesse tempo para tanto pois a notícia surgiu depois das 11h e o VT passou pouco antes das 20h. Lamentável!!! Enquanto isso, as duas reportagens do "Jornal Nacional" na Globo incluíram duas ou três cenas de "Simplesmente Maria", que a atriz fez em 1970 na Rede Tupi com o também falecido e então marido Carlos Alberto e com Tony Ramos.

*Ainda bem que não estou louco. Flávio Ricco confirmou hoje o que escrevi ontem sobre não ter sido da própria Globo a imagem do Silvio Santos no "Domingo no Parque" que o "Vídeo Show" passou na segunda-feira tanto pelo "Patrão" nunca ter sido a cores na Plim-Plim (logo, preto e branco da própria imagem e não da fita do postador o "Boa Noite Cinderela" de 1975 que aqui indiquei) quanto pelo programa infantil ter estreado em 1977, quando Silvio já tinha ficado apenas na Tupi, dela sim as imagens de 1980 que a Globo repetiu.

*Você leu na coluna de ontem que a MTV Brasil teve completados nesta terça 25 anos da sua estreia. Leio na Cristina Padiglione que seu importantíssimo acervo continua sem destino certo no edifício da Rua Alfonso Bovero, no bairro Sumaré, em São Paulo, pois não houve acordo com o Grupo Abril por parte da Viacom, detentora da MTV original dos Estados Unidos e que a relançou como canal fechado. Menos mal que as milhares de fitas Betacam com mais de 20 mil videoclipes e encontros que marcaram época estão sendo digitalizadas por Valtinho Pascotto, que cuidou do acervo da clássica emissora, o que garantirá sua preservação por muito mais tempo. Uma festa com pessoas que nela trabalharam foi organizada ontem por Astrid Fontenelle e Zeca Camargo.

*Quarta-feira dos 35 anos de Kim Kardashian, atriz, apresentadora, modelo, personalidade da mídia e gostosa.

*Leio no Flávio Ricco que mais uma série curtinha passará na Globo a partir da virada de 9 para 10 de novembro em substituição a "Obsessão": é "Medicina VIP", estrelada por Tom Ellis em apenas 10 episódios produzidos no ano passado. Enquanto isso, continuam as inexplicáveis reprises dos mesmos episódios dos dois primeiros anos de "Mentes Criminosas", que tem seis temporadas inéditas em canal aberto. Pombas, Marinhos!!!

Bela do Dia: Jenii Fer Beck

Jenii Fer Beck, modelo que concorre no concurso "A Garota Mais Sexy" da revista Sexy. Notam a enorme tatuagem na perna esquerda? Não é apenas estilo, mas também precisar encobrir algo sofrido por ela na infância, quando teve 60% do corpo acidentalmente queimado pelo irmão. Algumas poucas cicatrizes pouco perceptíveis restaram e a tatuagem enorme ajudou a encobrir a que ficou na perna canhota. A moça hoje tá que tá desfilando sensualidade de montão.

*Chegamos a 21 de outubro de 2015, dia no qual começa a trama de "De Volta Para o Futuro 2", que chegou aos cinemas em novembro de 1989 nos Estados Unidos e um mês depois aqui ao Brasil. Depois dos créditos iniciais com o extraordinário tema instrumental de Alan Silvestri, acompanhe aqui a cena inicial com dublagem original da BKS (não mais exibida nem nas reprises na Record e nem nos canais pagos) e veja Christopher Lloyd dirigindo o DeLorean voador com Michael J. Fox e Elisabeth Shue (que nas continuações substituiu Claudia Wells) em um tempo onde estradas não seriam mais necessárias pelos carros trafegarem via aérea. O site da BBC Brasil publicou aqui uma reportagem bem legal que mostra as mudanças tecnológicas que o mundo sofreria 25 anos e 11 meses depois da estreia da obra e o que confere e não confere. Programada para hoje está no Cine Odeon, no Rio de Janeiro, uma grande festa chamada "De Volta Para o Presente", que reunirá fãs aos montes para uma maratona dos dois primeiros filmes e várias atrações, como depoimentos gravados pelos atores para o evento e prêmio de melhor caracterização de um dos personagens da obra.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

Se não morresse em 2003, a grande cantora cubana Celia Cruz completaria 90 anos hoje. Destaco aqui uma apresentação ao vivo da sua típica latinidade com a dançante "La Vida Es Un Carnaval".

Arremate

Amanhã, às 11h, Dunga chamará a Seleção para enfrentar Argentina e Peru, dias 12 e 17, nas Eliminatórias.

"24 Horas" volta não sei se antes ou depois da convocação do escrete canarinho!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.