.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 8 de outubro de 2015 - ANO 13, EDIÇÃO 23
A volta às Eliminatórias

Depois de não participar da edição que classificou para 2014 por ser país-sede da última Copa do Mundo, o Brasil volta à Eliminatória Sul-Americana a partir desta noite, quando visitará o Chile, atual campeão da Copa América. Se por um lado os números históricos jogam a favor dos brasileiros (não perder há 14 jogos desde agosto de 2000; ter um retrospecto em Santiago de 12 vitórias, 6 empates e 4 derrotas; e retrospecto em Eliminatórias de 7 vitórias, 2 empates e 1 derrota), por outro lado espera-se um compromisso difícil devido justamente à CA, que enfim deu aos chilenos um tão sonhado título e na qual os brasileiros jogaram mal e decepcionaram bastante. Neymar desfalca o time do Dunga depois de muito a CBF querer salvá-lo ao não fazê-lo na época devida por lerdeza completa. Até não duvido que o retrospecto se imponha e a Seleção vença bem, mas antes disso a expectativa é de um jogo mais disputado e pegado, que é até como prefiro para o próprio espetáculo ficar melhor de se ver.

Adversária brasileira na segunda rodada, a Venezuela estreia em casa contra o Paraguai. Sem o lesionado Messi (que, aliás e acredite, teve sua prisão por 1 ano e 10 meses pedida pelo governo espanhol por fraude de 4 milhões de euros), a Argentina recebe o Equador. Desfalcada de James Rodríguez, a Colômbia é mandante diante do Peru. E com Suárez e Cavani ausentes, o Uruguai visita a Bolívia. Notaram que é um começo "estranho" de Eliminatória Sul-Americana? Todos os principais jogadores não participarão desta primeira rodada, seja por suspensão ou pelo departamento médico, o que inevitavelmente torna diferentes todos estes enfrentamentos pois uma coisa é você projetá-los estando os craques em campo, mas outra coisa é não tê-los em ação. Cuidemos.

Vantagem do Vila na Série C

Um gol de Ramires aos 24 da segunda etapa bastou para o Vila Nova ficar na frente na busca pelo retorno à Série B em 2016, já que a Portuguesa não estufou as redes - e foi por pouco, pois a trave foi acertada aos 46 minutos. A volta no Canindé, sábado da semana que vem, promete bastante. A Lusa precisa de dois ou mais de diferença para ser semifinalista e voltar à segunda divisão. O Tigre se classificará mesmo com derrota, desde que por um gol a partir de 2 x 1 (o gol fora decidiria a treta). É um embate ainda em aberto. Destaque para a presença da torcida vila-novense com mais de 23 mil torcedores num Serra Dourada que, infelizmente, raríssimas vezes nos tempos atuais tem tido uma presença legal de torcida cantando, incentivando e fazendo um barulho bacana.

Curtinhas

*Doriva é o novo técnico do São Paulo em substituição a Juan Carlos Osorio. Terá a Ponte Preta que buscar seu terceiro técnico neste Campeonato Brasileiro, desta vez não por vontade de mudar igual foi na demissão do Guto Ferreira. É um regresso ao Tricolor do ex-meio-campista, que venceu o Mundial de 1993.

*A tabela da Copa Flórida em janeiro de 2016 confirmou seis partidas com clubes brasileiros: dia 13, Internacional x Bayer Leverkusen em Orlando e Atlético Mineiro x Schalke 04 em Fort Lauderdale; dia 17, Fluminense x Shakhtar Donetsk em Orlando e Galo x Corinthians em Boca Ratón; e dia 20, Corinthians x Shakhtar em Orlando e Inter x Flu em Fort Lauderdale. Os outros jogos da competição amistosa: dia 10, Bayer x Independiente Santa Fe e Schalke x Fort Lauderdale Strikers em Orlando; e dia 17, Strikers x Santa Fe em Boca Ratón.

*Luto no Internacional: morreu aos 73 anos seu ex-lateral esquerdo Jorge Andrade, vítima de câncer. Atuante de 1967 a 1975, foi campeão gaúcho sete vezes. Depois, treinou a equipe de juniores.

*O Atlético Paranaense recontratou o atacante Pedro Oldoni, que disputou a Série C pelo Caxias, e renovou até 2018 com o goleiro Rodolfo e até 2019 com o volante Hernani (ambos os contratos até junho).

*Domingo passado, falando ao Premiere, André Lima chamou o gramado da Ressacada de "pasto" após o empate do Avaí com o Vasco. Ontem, ele disse ter sido "mal interpretado", falou que a cancha avaiana é "referência" e que sempre gostou de jogar no Leão por causa do gramado. Tomou bronca, tá na cara.

*Saiu no Extra: condenado o Vasco a indenizar Wendel, hoje do Sport, em 10 milhas de "dilmas" por salários atrasados e outros vencimentos não pagos entre 2012 e 2013. Os cariocas ainda podem recorrer.

*Pedro Carmona não é mais jogador do Náutico, que o dispensou quando o esperado era sua reutilização após 2 meses se tratando no centro médico do Corinthians de uma lesão na coxa esquerda.

*Tira aquilo de "interino". O Bahia efetivou Charles Fabian como técnico em substituição a Sérgio Soares, que foi mandado embora após o empate com o Paysandu, a quinta atuação sem êxito da equipe. Presente no clube como auxiliar desde dezembro, Charles venceu o Brasileirão de 1988 e foi artilheiro em 1990.

*Para não deixar os dois cargos (só uma "boca livre" não deve bastar pra esse cara), Delfim Pádua Peixoto Filho ficará um mês fora da Federação Catarinense pois o regulamento não permite que ele a presida e também seja vice da CBF por mais de 6 meses sem um período de licença. Pena que não é para sempre a licença das duas entidades deste camarada. Já lhes contei que tive embrulhos estomacais quando, deixando a Arena do Grêmio após o amistoso Brasil x França em 2013, passei do seu lado na saída do estacionamento?

*50 anos hoje do ex-nadador americano Matt Biondi, um dos senhores das águas em Olimpíadas ao conquistar "apenas" 8 ouros (uma em Los Angeles 1984, cinco em Seul 1988 e duas em Barcelona 1992).

*Basquete: recuperado do rompimento no tendão de Aquiles, Anderson Varejão voltou às quadras depois de mais de 8 meses. Seu Cleveland Cavaliers sofreu 98 x 96 do Atlanta Hawks, que estreou Tiago Splitter.

*Bauru endureceu em boa parte e até ganhou o primeiro quarto por 25 x 24, mas no fim das contas deu New York Knicks por 100 x 81. Domingo, o amistoso dos paulistas será contra o Washington Wizards.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no José Luiz Prévidi que Jeania Romani, que dias atrás deixou de ser repórter das rádios Bandeirantes e BandNews FM aqui em Porto Alegre, foi contratada pela Rádio União FM de Novo Hamburgo, na qual apresentará ao lado de Altair Barcelos o programa diário de música e informação "Start", das 6h às 8h.

*Novidades movimentando várias damas do telejornalismo aqui da aldeia pampeana. A primeira: Maysa Bonissoni, que já apresentou o "Garota Verão" na RBS e que estava fora do ar desde que saiu da TVCOM na metade do ano passado, estreou ontem o "Transit Arquitetura" na TV Urbana e no Canal 20 da Net.

*A segunda: leio no Coletiva que Regina Lima, que deixou a RBS há dois meses, voltará ao ar em novembro com um programa dedicado ao público feminino das 10h30 às 11h30 dos sábados, com direção e associação de Adriano Cescani, em emissora ainda não revelada e com quem assinará na próxima semana.

*A terceira: tem repórter nova no SBT. É Estela Facchin, que neste ano deixou o Canal Rural, no qual trabalhou a partir de 2006, antes disso sendo repórter da RBS TV em Caxias do Sul. A estreia foi na segunda-feira, mas apenas ontem pude vê-la em duas reportagens no "SBT Rio Grande 2ª Edição". Além desta volta ao jornalismo do dia-a-dia, ela tem um projeto de assessoria de comunicação relacionado aos cavalos crioulos.

*Recebi essa dica do Carlos Kleina há alguns dias e esqueci de repassá-la, o que faço hoje: começou nesta semana o boletim "RPC Notícias" na afiliada da Globo no Paraná, com informações nos intervalos.

*Leio no NaTelinha que o "Bahia no Ar" deu a liderança à Record em Salvador no mês de setembro com média de 9,1 pontos das 7h30 às 8h55, contra 8,7 da TV Bahia (Globo) com "Bom Dia Brasil" e "Mais Você", 4 da Aratu com "Bom Dia Bahia" e "Carrossel Animado" e 1 da Band com "Prata da Casa" e "Café com Jornal". A última vez que a antiga TV Itapoan liderou na média mensal foi em janeiro de 2008, com o estreado "Se Liga Bocão".

*Leio no Flávio Ricco (agora publicado pelo UOL não mais à 0h06, como sempre foi, e sim às 7h) que Neila Medeiros, hoje apresentadora substituta no jornalismo do SBT, estreará um programa na internet chamado "Ela Faz e Acontece", com histórias de empreendedoras de sucesso. Produção da Duca Comunicação.

*Leio no Ricardo Feltrin algumas amostras do sucesso do "Conexão Repórter" do Roberto Cabrini, mesmo que veiculado em tão ingrata faixa como a da meia-noite de domingo para segunda: em São Paulo, o programa tem 33 vitórias consecutivas sobre a Record desde março, com média de 6,5 pontos contra 4,2 da concorrente; no Rio de Janeiro, Cabrini ganha por 64% de diferença (6,4 x 3,9); aqui em Porto Alegre, o SBT está na frente com 72% de distância (4,9 x 2,9); e na média nacional, o "Conexão" tem 55% a mais de audiência (5,6 x 3,6).

*A Globo News completará 20 anos em 15 de outubro de 2016, mas um dos seus rostos historicamente mais conhecidos não mais estará nela. Leio no Daniel Castro que Eduardo Grillo saiu do canal noticioso anteontem, ao retornar das férias. Contrato cumprido até o fim deste ano, mas sem retorno ao vídeo. O "Jornal das Dez" segue apresentado por Dony de Nuccio, que cobria suas férias. Enquanto o jornalista disse ter pedido para deixar a emissora para se dedicar mais a negócios familiares e ao paradesporto, funcionários da News comentam que disputas internas e uma queda na audiência do "J10" (hoje menos assistido que o "Em Pauta" e o "Edição das Seis" da Leilane Neubarth) teriam levado a uma demissão do Grillo, que estava no carro-chefe da programação havia um ano, desde a saída da Mariana Godoy. Algo que sempre me chamou a atenção e admito que até me causou um estranhamento é que Eduardo Grillo foi um raro apresentador da Globo News que não lembro de ter tido oportunidades nos noticiários da TV Globo, nem sequer nos regionais do Rio de Janeiro.

*Por falar na Globo: Mara Luquet se pronunciou no Facebook sobre a notícia do Miguel Arcanjo Prado no Notícias da TV sobre um "climão" que teria havido entre ela e César Tralli no "SPTV" de terça-feira, quando ela disse que não responde mais perguntas por não ter mais tempo no ar e ele a chamou de "ingrata". A colunista de finanças disse que os dois sempre brincam o tempo todo no ar e, como entende pouco de televisão por sua formação ter sido toda em jornalismo impresso em Gazeta Mercantil, O Globo, Veja e Exame, acaba estourando o tempo e isso leva os telespectadores a colocarem nas redes sociais hashtags como #TralliDeixaAMaraFalar, mas que não chegaria ao ponto de uma discussão de relacionamento ao vivo com um âncora de noticiário. Mara completou que não sabe onde isso teve origem, mas que quis esclarecer tudo em respeito à informação, ao público e ao Tralli, a quem chamou de "querido amigo" que a recebeu "tão bem" em seu jornal desde o começo, concluindo com considerações elogiosas aos profissionais do noticiário paulistano do meio-dia.

*Marca muito importante e legal: o "Observatório da Imprensa", que Alberto Dines apresenta desde 1998 ainda na antiga TVE do Rio de Janeiro, completa nesta semana 800 edições exibidas. A partir de hoje, o programa que discute os rumos do jornalismo brasileiro em todas as mídias e que carrega o slogan "depois do Observatório, você nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito" tem novo horário na TV Brasil: quintas, às 23h.

Bela do Dia: Mônica Pimentel

Mônica Pimentel, vice-presidente de conteúdo dos canais Discovery no Brasil. É a executiva mais bonitona do país, isso já desde a RedeTV!.

*Será no dia 26, às 15h45, que a Record começará a reprise de "Chamas da Vida" no lugar de "Dona Xepa".

*Manchete do Daniel Castro: "Sharon Stone na TV". Se fosse aqui neste PB, seria qualquer novidade relativa à deusa loira Carla Fachim, nestes escritos chamada desde mil novecentos e guaraná de rolha de "Sharon Stone de São Sepé" (embora dia desses apresentasse o "RBS Notícias" com um penteado que a deixou igualzinha à Madonna dos anos 90). Como vem do DC, diz respeito à atriz mesmo, que retornará no mês que vem à telinha norte-americana com "Agent X", seriado no qual faz uma política que passa de senadora a vice-presidente em pouco tempo e que contrata um agente secreto para resolver o sequestro de uma filha de diretor do FBI.

*Quinta-feira dos 45 anos de Matt Damon, Oscar de roteiro por "Gênio Indomável" e indicado à estatueta de ator coadjuvante por "Invictus". Outros trabalhos marcantes dele foram a trilogia "Bourne" (com "A Identidade", "A Supremacia" e "O Ultimato") e a trilogia do Ocean (a partir de "Onze Homens e um Segredo").

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

Nascido no Havaí, o cantor Bruno Mars completa hoje 30 anos. Destaco aqui uma romântica na sua voz: "When I Was Your Man", tema da Paolla Oliveira e do Malvino Salvador na novela global "Amor à Vida".

Arremate

FIFA suspende Joseph Blatter, Michel Platini e Jerome Valcke por 3 meses e Chung Mong-Joon por 6 anos.

"24 Horas" volta antes que saibamos quem sucederá o camaronês Issa Hayatou!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.