.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado, 3 de outubro de 2015 - ANO 13, EDIÇÃO 18
Gol chorado sim, mas assim foi "lacrimejante"

O título remete ao fim da história da noite na Série B, mas é preciso contá-la a partir do começo. O Botafogo saiu na frente em São Luís com ajuda do arqueiro Rodrigo Viana, que saiu mal e facilitou o cabeceio do Neilton. Depois, Jefferson praticou uma defesaça em batida forte de Valber depois da marca do pênalti. O Sampaio Corrêa empatou na etapa final em gol irregular pois Jheimy estava impedido quando Jones lhe deu a bola após disputá-la. Um pênalti para os maranhenses não foi assinalado quando Giaretta pôs o braço na bola.

O desempate carioca veio numa papagaiada defensiva daquelas que me irrita de tão constrangedoras, pois dois "postes" marcavam a bola e não Navarro, que fez o gol mais fácil da vida dele. Aí veio a igualdade definitiva aos 50 minutos da segunda etapa no gol que defini ser não chorado e sim "lacrimejante", pois parecia meus olhos virados em água até não poder mais na virada de quinta para sexta de tão consumido que estive pelo sono (dava pra encher duas Cantareiras): cabeceio à queima-roupa, defesaça do Jefferson, bicicleta que parou no travessão e, finalmente, Edimar mandando pro alvo. Ufa!!! Custou pra burro (e pra inteligente também) sair este bendito tento, pareceu aquele "pouco lembrado" do Corinthians na final contra a Ponte Preta em 1977.

Permanecido líder com agora 56 pontos, o Fogão não perde há 8 partidas (6 ganhas) e 4 visitas (não obteve o quarto êxito consecutivo fora de casa), tendo uma derrota nas últimas 6 visitas (4 vitoriosas). Sexto com 46, o Bolívia Querida emendou 4 empates, não perde há 5 jogos e caiu em um dos últimos 10 (empatou 6), invicto há 3 mandos (2 empatados) e derrotado em só um de 26 no Castelão este ano (17 triunfados).

A sexta-feira teve ainda um "oxo" sem graça entre Criciúma, 13° com 36, e Paraná, 12° com 37. Tirando um sapataço paranista no travessão no primeiro tempo, nada mais a registrar. O Tigre não ganha há 7 jogos (4 empatados), venceu um dos últimos 11 (empatou 6), não se dá bem há 4 mandos e triunfou em apenas um dos últimos 6 (empatou metade). O Tricolor curitibano, pela primeira vez sem Fernando Diniz na casamata, tem um êxito nas últimas 6 atuações (perdeu metade) e uma vitória nas últimas 4 visitas.

Seis embates fecham hoje a 29ª rodada. O mais aguardado deles, claro, é o clássico Ba-Vi no qual o Vitória defenderá 5 duelos sem derrota para o Bahia desde o ano passado. É um pega que pode mudar a vice-liderança pois os tricolores, embora em 5° com 47, só tem dois pontos menos que o rubro-negro segundão. Acontece que outro pode ser vice-líder nesta rodada: o Paysandu, 4° com 47 e que visitará o Atlético Goianiense, 14° com 35. Os bicolores teriam 50 pontos tal qual o rubro-negro, mas uma vitória a mais.

O sábado ainda reserva jogos com vários clubes da zona de risco: Oeste x Náutico (15° com 34 x 8° com 43), uma promessa de sofridamente doloridíssimo Macaé x ABC (16° com 31 x 19° com 23), Boa Esporte x CRB (18° com 23 x 11° com 37) e Mogi Mirim x América Mineiro (20° com 22 x 7° com 45).

A 180 minutos da Série B

Assim estão Tupi e ASA. Isto é: só um deles, que abrem à noite as quartas-de-final da Série C em Juiz de Fora. Terceiros do Grupo B com 30 pontos em 8 vitórias, 6 empates e 4 derrotas, os mineiros deram uma relaxada a partir do momento em que a pontuação para passar de fase ficou quase indesmanchável, tanto que vêm de três derrotas consecutivas. Jogando em casa, o Galo Carijó tem 4 vitórias, 3 empates e 2 derrotas. Segundos do Grupo A com 35 pontos em 10 vitórias, 5 empates e 3 derrotas, os alagoanos emendaram 4 vitórias seguidas no fim da classificatória. Como visitantes neste torneio, obtiveram 2 vitórias, 4 empates e 3 derrotas. Quem passar desta contenda pegará na semifinal Londrina ou Confiança, que começam a deles amanhã à noite.

Escritas em jogo na Série A

Assim é marcado o sábado que começa a 29ª rodada em suas três pugnas renhidas. 8° com 41 (a quatro do G4) e vindo da eliminação na Copa do Brasil, o Internacional receberá o Sport, 10° com 40 e que vem da exclusão na Sul-Americana. Os pernambucanos não derrotam os gaúchos no Beira-Rio há 7 jogos desde 1998. Partida especial pois será a primeira vez que Falcão treinará um adversário do clube do coração no Gigante - a única vez que uma equipe do "Bola-Bola" encarou o Colorado foi pelo Bahia, em 2011, mas em Salvador.

Vice-líder com 53 pontos e nas últimas esperanças de conseguir colar no Corinthians na luta pelo título nacional, o Atlético Mineiro saiu ganhador pela última vez em 2006 ao encarar no Couto Pereira o Coritiba, 14° com 33 (dois pontos acima da zona do rebaixamento). Já o São Paulo, 6° com 43, atuará no Morumbi no dia seguinte aos 55 anos do estádio e nele enfrentará o Atlético Paranaense, 11° com 38, classificado para as quartas-de-final da Sul-Americana e que não bate o adversário neste palco há 17 realizações desde 1983.

O domingo abrirá com a penúltima rodada de matinês trazendo um duplo RJ x SC. Desclassificado na Copa do Brasil, mas não lamentando tanto isso por priorizar o milagre da multiplicação dos pães (ainda mais enquanto continuarem cobrando o quilo a R$ 5,99, igual é na padaria aqui perto de casa) e a fuga do rebaixamento, o Vasco terá Rafael Silva normalmente graças a um efeito suspensivo. 19° com 26 pontos, está a cinco do 16° lugar. Uma posição acima está o Avaí, com 32 pontos e que possui uma escrita desfavorável: não se impor historicamente aos cariocas na Ressacada. Tira as vitórias de 2010 e 2014 e sobram outras cinco derrotas.

Lanterna com 24 e a sete do 16°, o Joinville enfrentará o Flamengo no Maracanã pela primeira vez após duas encaradas no norte catarinense. 7° com 41, o rubro-negro carioca promete ter casa cheia, já que 36 mil ingressos já haviam sido comercializados até ontem à tarde, o que aumenta ainda mais a responsa. Os outros jogos da tarde e da noite de domingo projetarei na próxima coluna desta "24 Horas".

O primeiro quadrifinalista da D

Nada a estranhar pois óbvio estava: é o Botafogo, que tomou 1 x 0 do CRAC, mas tinha excelente vantagem de 3 x 0 obtida em Ribeirão Preto. O sábado definirá mais dois classificados em Rio Branco do Espírito Santo x Caldense (1 x 1 na ida em Minas) e Remo x Palmas. Desse jogo no Mangueirão deve sair lasca até não poder mais devido ao pênalti mais inventado da história que deu vantagem de 1 x 0 aos tocantinenses.

Marcas brasileiras na Europa

Dois jogadores completam números arredondados. Envolto no enrosco dos 188 milhões de "dilmas" bloqueados pela Receita Federal por sonegação de impostos, Neymar atingirá hoje 100 atuações pelo Barcelona ao enfrentar o Sevilla. São 57 gols anotados até agora em 2 anos e 2 meses. Já Hernanes defenderá a Juventus diante do Bologna amanhã, na hora do almoço, e alcançará 500 jornadas na carreira. O domingo ainda promete muito por oferecer vários clássicos: na Inglaterra, Everton x Liverpool e Arsenal x Manchester United; na Alemanha, Bayern de Munique x Borussia Dortmund; e na Espanha, Atlético de Madrid x Real Madrid.

Curtinhas

*Com o corte do Rafinha a pedido do mesmo, Dunga chamou hoje Daniel Alves para reforçar a Seleção que enfrentará Chile e Venezuela nas primeiras rodadas das Eliminatórias da Copa de 2018.

*Brasil x Fortaleza é uma quarta-de-final da C que ainda não começa neste fim de semana, mas que promete mobilizar bastante as massas nas duas realizações. Para a ida em Pelotas no sábado que vem, o Xavante conseguiu a liberação de arquibancadas móveis que subirão de 5.190 para 8.163 os lugares disponíveis no Bento Freitas. Já a volta no Castelão do Ceará, dia 17, tem até agora 38 mil tíquetes vendidos.

*75 anos hoje de Michael Troy, nadador americano vencedor de dois ouros na Olimpíada de Roma em 1960.

*O Corinthians se sagrou campeão paulista de futsal ao ganhar do Intelli de Orlândia pelo marcador mínimo na prorrogação após sofrer 4 x 2 no tempo normal. A peleja foi realizada no interior do estado.

*CBV anunciando as Supercopas de Vôlei para abrir 2015/2016, ambas no dia 6 de novembro, em Itapetininga: às 18h30, a delas com Rexona x Pinheiros; e às 21h30, a deles com Cruzeiro x Taubaté.

*Seleções brasileiras bem nos Sul-Americanos. No deles em Maceió, depois dos 3 x 0 na Venezuela (25/16, 25/8 e 25/14), é disputar hoje uma semifinal contra a Colômbia - a outra terá Venezuela x Argentina. No delas realizado na Colômbia, 3 x 0 sobre as anfitriãs na semifinal (25/17, 25/12 e 25/12) e final contra o Peru.

*Depois da Christiane Paquelet, mais um ex-nadador admitiu ter mentido para Kátia Rúbio durante a feitura do livro "Atletas Olímpicos Brasileiros": Zequinha Santos, que disse ter estado nos Jogos de Moscou em 1980 como reserva do revezamento 4 x 100 livre, mas que não poderia disputá-la naquele ano pois realizada esta prova passou a ser apenas a partir de Los Angeles 1984. Pelo amor de Deus, mas o que é que essas pessoas têm na cabeça no lugar do cérebro para querer se promover através de inverdades??? Pombas!!! Baaahhh!!!!

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Da série "saídas", essa daqui de Porto Alegre: Jeania Romani não é mais repórter das rádios Bandeirantes e BandNews FM, mas neste caso é por ter uma novidade ainda não revelada, mas que iniciará em breve.

*Também aqui na aldeia pampeana, mais uma baixa na RBS TV: a da apresentadora e repórter Patrícia Cavalheiro, que nela trabalhou inicialmente em 1994 e, depois, continuamente de 1996 até agora, período no qual foi repórter na filial de Pelotas, no Canal Rural, na TVCOM e na sucursal de Brasília até chegar aqui à capital, onde tanto fez matérias regionais e nacionais quanto apresentou inúmeras vezes todos os jornais da casa. Ela empreenderá um projeto próprio de cunho social, voltado a jovens da periferia, e que envolverá a televisão - mas do qual não entregou por enquanto mais do que isso, prometendo que em breve se saberá tudo do mesmo.

*Confirmou aquilo que Felipe Vieira antecipou no dia 23 e que esta "24" repercutiu dois dias depois (apenas para deixar isso bem claro ao conviva Cleverson Salomão): o "RBS Notícias" aqui do Rio Grande do Sul não contará mais com o segundo bloco regional nas filiais do interior e também este será gerado da matriz da capital. Acontecerá aqui o mesmo que já adotado é em Santa Catarina há alguns meses.

*Outras novidades relativas ao noticiário líder de audiência em setembro (32,3 pontos de média e 53% de participação em Porto Alegre, conforme a emissora): debates serão promovidos em cidades do interior gaúcho sobre os temas a elas mais caros, para tanto viajando Elói Zorzetto e Carla Fachim para apresentá-los com transmissão ao vivo pelo G1 RS; e o portal de notícias passará a retransmitir ao vivo a partir de segunda-feira tanto o "RBS Notícias" quanto o "Jornal do Almoço", este na íntegra gerada aqui da capital.

*"Jornal do Almoço", que ganhará depois de amanhã uma nova marca e vinhetas inéditas adotadas tanto aqui no Rio Grande do Sul quanto em Santa Catarina. Também deste estado passarão a ser retransmitidos pelo G1 ao vivo as íntegras do "JA" (versão integral gerada de Florianópolis) e do "RBS Notícias".

*Uma social que admito ter me chateado demais pois era um casal do qual gostava bastante, mas que são coisas da vida e que vale registrar: a repórter e apresentadora da Globo SP, Veruska Donato, se separou do capitão do GATE Ricardo Folkis. A relação dos dois chegou a ser pauta da entrevista que ele concedeu ao "Programa do Jô" em novembro de 2013. Que possam ambos ser felizes no que os novos caminhos reservarem.

*Depois da repórter Camila Leste e da apresentadora Munyque Fernandes, mais uma jornalista sai da Band em Belo Horizonte: a repórter Laura França, que sai tanto da emissora quanto da capital mineira, sem ainda revelar tanto a cidade onde passará a residir e trabalhar e nem seu novo destino profissional.

*Leio na Keila Jimenez que a Rede Bandeirantes até deverá mesmo realizar o Miss Brasil 2015 em data a definir de novembro, provavelmente na sua sede em São Paulo, mas sem tantos luxos como em outros anos devido à contenção de gastos. Desfile com traje típico da região representada, por exemplo, cortado. Só vestido de noite e maiô. Além disso, vão reduzir o número de colaboradores e as misses concorrentes não ficarão mais 15 dias hospedados antes da realização do concurso e sim apenas 5. Não tá fácil pra ninguém.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia I

Morria há 15 anos na data de hoje Benjamin Orr, nascido em 1947 e que foi baixista e co-vocalista da banda The Cars, da qual cantou seu maior sucesso: aqui está "Drive", que foi trilha dos personagens de Carla Camuratti e Tony Ramos na novela "Livre Para Voar". Solo, trago aqui "Stay The Night", da novela "O Outro".

Bela do Dia: Alanna Ubach

Alanna Ubach, atriz que completa 40 anos neste sábado e que foi uma das três a interpretar as auxiliares do cientista maluco do ótimo seriado dos anos 90 "O Mundo de Beakman", que marcou época na TV Cultura e no qual fez a Josie entre 1992 e 1993. Além disso, esta bonita pra dedéu madame apareceu nos dois "Legalmente Loira" e em "Entrando Numa Fria Maior Ainda".

Clipe do Dia II

Uma grande conterrânea porto-alegrense celebrando hoje 50 anos. Curto muitas e muitas canções da Adriana Calcanhotto, duas delas aqui destacadas: de 1990, "Naquela Estação", de João Donato, Caetano Veloso e Ronaldo Bastos, que foi tema da Renata Sorrah na novela "Rainha da Sucata"; e de 1998, "Mais Feliz", de Dé, Cazuza e Bebel Gilberto, que foi trilha de Letícia Spiller e Ângelo Antônio na trama "Suave Veneno".

Clipe do Dia III

"A Rainha do Rádio" nos deixou há 10 anos. Nascida em 1923, Emilinha Borba vem ao tópico em dois números musicais de filmes: de "Aviso aos Navegantes" em 1950, "Tomara Que Chova", de Paquito e Romeu Gentil; e de "Cala a Boca Etelvina" em 1959, "Cachito", sucesso estrangeiro de Nat King Cole.

Clipe do Dia IV

Nos dias atuais, falar em Orlando Silva pode a muitos remeter ao ex-ministro dos esportes. Mas esqueçam ele. Falemos do legítimo Orlando Silva, aquele que realmente fez algo não de bom e sim de ótimo para o Brasil, eternizado que é "O Cantor das Multidões". Falecido em 1978, ele nasceu há 100 anos completados neste sábado. O tópico destaca três momentos seus dos últimos anos de vida, já que registrados em vídeo: de 1973, "Carinhoso", de Pixinguinha e João de Barro; de 1976, "Lábios que Beijei", de Cascata e Leonel Azevedo; e de 1976, "A Deusa da Minha Rua", de Newton Teixeira e Jorge Faraj, em duo com Roberto Carlos.

Arremate

Coca-Cola e McDonald's querem que Joseph Blatter saia já da FIFA, mas o homem não dá o braço a torcer.

"24 Horas" volta antes que alguém o arranque dali na base da dupla camisa de força!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.