.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 1 de outubro de 2015 - ANO 13, EDIÇÃO 16
Um baaahhh!!! pra ti, dupla Grenal!!!

É de viés regional esta abertura de coluna, admito. Gostaria muito que tivéssemos Grenal na semifinal da Copa do Brasil, mas achava que um deles seria eliminado. Assim efetivamente aconteceu, só que o outro também caiu fora e, agora, meu estado não está mais na competição e não terei a esperada atenção direcionada em massa para cá e nem a vinda de bastante gente dos outros cantos do país por causa destes jogos. Baaahhh!!! E vamos lá pra coluna em si, enquanto a internet existe até que a mulher do Stênio Garcia acabe com ela.

Palmeiras 3 x 2 Internacional (4 x 3) - Os alviverdes ficaram na frente antes dos 10 minutos e ampliaram na ida para o intervalo através de um pênalti inexistente, no qual Lucas vinha escorregando e Alex não o derrubou, mesmo que próximo dele. Os gaúchos diminuíram e conseguiram o empate que lhes daria a vaga, segundo gol irregular pois Rodrigo Dourado estava impedido ao desviar pro Lisandro López. No minuto seguinte, um testaço do Andrei classificou os paulistas, que não venciam este confronto desde 2010 e deram o troco pela semifinal de 1992. Os palmeirenses não perdem há 6 jogos (4 vencidos), caíram em um dos últimos 8 (metade ganha), não são batidos há 7 mandos (6 exitosos) e perderam um dos últimos 15 (faturaram 11). Os colorados não triunfam há 4 jornadas e se deram bem em apenas uma visita das últimas 5 (com todas as outras sendo perdidas). Enquanto o Palmeiras vai para sua sétima semifinal, o Internacional foi eliminado nas quartas-de-final pela sexta vez.

Grêmio 1 x 1 Fluminense (1 x 1) - Fred, sempre ele, fez ontem o que não poderá no próximo domingo por estar suspenso no Brasileiro: balançar as redes. Isto obrigou os donos da casa a buscarem a vitória, mas só o que veio foi o empate a menos de 15 minutos do fim. Tricolor por tricolor, o carioca avançou por fazer o que o gaúcho não fez: marcar no território do oponente. O Flu agora não perde há 3 jogos (um vencido) e não atingia tal condição desde a passagem de junho para julho (Ponte Preta, Goiás e Santos), ainda que não vença há 5 jogos fora de casa (3 perdidos) e se desse bem em um dos últimos 10 (perdendo 7). Os gremistas estão irregulares nas últimas atuações (2 vitórias, 3 empates e 2 derrotas) e caíram em um dos últimos 9 mandos (5 vitoriosos). O Fluminense alcança sua quinta semifinal e o Grêmio é excluído nas quartas pela terceira vez.

Vasco 1 x 1 São Paulo (1 x 4) - Num Maracanã às moscas com menos de 7 mil testemunhas, o Cruzmaltino até ameaçou dar uma certa esperança para seus torcedores ao sair na frente, mas o Tricolor pôs as coisas nos seus devidos lugares ao empatar e reforçar a condição de "amistosaço". O saldo desta história foi o mesmo de 2002. Ainda assim, os cariocas não perdem há 3 mandos de campo, o que não acontecia desde fevereiro (Madureira, Macaé e Barra Mansa), e têm uma derrota nas últimas 7 pelejas (4 vencidas). Os paulistas não perdem há 3 atuações (duas empatadas), caíram em uma das últimas 6 (metade empatada) e ganharam uma das últimas 5 visitas (duas empatadas). Terceira semifinal do São Paulo e quarta saída do Vasco nas quartas.

Santos x Figueirense (1 x 0) - Jogando pelo empate num Pacaembu com esperada grande presença da torcida, o Peixe vem de 11 vitórias como mandante. Necessitado de vitória por dois ou mais gols de diferença ou por um gol a partir de 2 x 1, o Furacão do Estreito não vence há 8 compromissos (6 perdidos). Como tem jogado bem desde o retorno do Dorival Júnior e o adversário tem capengado, aposto na manutenção da vantagem santista e naquilo que inédito seria: a classificação de três clubes de São Paulo para a semifinal da Copa do Brasil.

Repito a pergunta: um ou dois brasileiros?

A Copa Sul-Americana teve ontem três brasileiros jogando e garantia de um deles nas quartas-de-final. Acabou dando Atlético Paranaense ao empatar sem gols com o Brasília num jogo que quem assistiu diz que foi "lindo". O rubro-negro ganhou um dos últimos 8 jogos (perdeu metade), não vence há 4 visitas (empatou metade) e faturou uma das últimas 6 (perdendo metade). O Sportivo Luqueño é o próximo adversário do Furacão.

Já o Sport cumpriu sua triste lógica: fracassar fora de casa. Quando sofreu o primeiro gol, ainda havia esperança de empatar e obter os pênaltis. No segundo do Huracán, já com Paulo Roberto Falcão posto pra fora pelo árbitro, a igualdade a ser buscada era a da classificação. Mas veio o terceiro e tudo ruiu de vez. O Leão venceu um dos últimos 5 cotejos (dois perdidos), não ganha há 18 visitas (8 perdidas) e faturou uma das últimas 21 (perdendo 11). Mais fácil a Globo contratar o Cardinot para apresentar o "NETV" que o Sport sorrir fora do Recife.

Se um brasileiro ainda assim se classificou, fica a pergunta: dois nas quartas ou não? A Chapecoense recebe o Libertad esta noite. Quem vencer se classifica e, dos empates, o que serve para o Verdão do Oeste é o sem gols. Porém, o retrospecto dele é ruim: 9 atuações sem sucesso (5 perdidas) e uma vitória nas últimas 12 (perdendo a metade). O classificado cruzará com o River Plate, que tomou 1 x 0 do LDU, mas fizera 2 x 0 na ida.

Dois pitacos da Liga dos Campeões

O primeiro: finalmente saiu o bendito gol 500 da carreira do Cristiano Ronaldo na dobra do Real Madrid sobre o Malmo, suficiente para igualar os 323 gols de Raúl pelos merengues e ter 82 faturas no histórico da competição, aumentando para cinco sua diferença para o lesionado Messi, do Barcelona.

O segundo: a vitória da Juventus - sim, em nível europeu ela ganha! - diante do Sevilla teve um tento do Morata, que pela quinta partida consecutiva de Champions League (duas desta temporada e três da anterior) balançou as redes, igualando uma marca que, da parte da Velha Senhora, somente Del Piero havia atingido.

Curtinhas

*Flamengo x Joinville e Avaí x Vasco, domingo que vem, e São Paulo x Vasco e Ponte Preta x Coritiba, no dia 18, serão as últimas matinês dominicais deste Brasileirão. Novos horários são estudados para continuar o torneio com cinco faixas de bola rolando. Tomara que confirmem o sábado à tarde, faz falta a Série A nele.

*Depois do Avaí, agora o Figueirense recusou uma proposta para mandar uma partida fora dos seus domínios. Mesmo que fosse de 1,2 milhão de "dilmas" a proposta, nada de enfrentar o Flamengo em Brasília.

*A Odebrecht vai terminar as obras na Arena Corinthians no dia 16 do hoje iniciado mês, mas ela não estará 100% finalizada. O clube terá que arcar com obras inacabadas que somarão 200 milhas de mangos.

*O Timão vai jogar de graça no Municipal de Sampa City enquanto o Brasileirão de 2016 for simultâneo aos Jogos Olímpicos, que terão o Itaquerão como uma das canchas, assim confirmou o secretário paulistano de esportes. Disse Celso Jatene que assim será pois a cessão da Arena pelo Coringão também é de graça.

*Clubes fundadores da Liga Sul/Minas/Rio se reunindo hoje com o comando da CBF para tentar viabilizá-la.

*Sabe Roberto, que foi goleiro da Ponte Preta? Vai jogar o Paulistão de 2016 pelo Água Santa de Diadema.

*A cerimônia de abertura é só amanhã, mas o torneio de futebol dos Jogos Mundiais Militares na sul-coreana Mungyeong já acontece e, na estreia, os brasileiros derrotaram o Canadá por trinca a nada.

*40 anos hoje de um dos maiores combates da história do boxe: "Thrilla in Manilla", o terceiro tête-à-tête entre Muhammad Ali e Joe Frazier, que aconteceu nas Filipinas e valeu o título mundial dos pesados. Frazier venceu em 1971 e Ali em 1974. Neste tira-teima, Muhammad bateu Joe por nocaute técnico no 15° assalto.

*Basquete: com 73 x 68 sobre o uruguaio Trouville, pela segunda rodada, o Mogi das Cruzes confirmou por antecipação sua classificação para a próxima fase da Liga Sul-Americana Masculina.

*Vôlei: depois dos 3 x 0 no Peru (25/8, 25/9 e 25/15), os brasileiros pegam hoje o Chile pelo Sul-Americano.

*Divulgado o calendário de 2016 da Fórmula 1, que soube hoje que contará por um ano mais com Jenson Button guiando a McLaren: em março, Austrália no dia 20; em abril, Bahrein no dia 3 e China no dia 17; em maio, Rússia no dia 1°, Espanha no dia 15 e Mônaco no dia 29; em junho, Canadá no dia 12 e Azerbaijão no dia 19.

*Tem mais: em julho, Áustria no dia 3, Grã-Bretanha no dia 10, Hungria no dia 24 e Alemanha no dia 31; em agosto, Bélgica no dia 28; em setembro, Itália no dia 4 e Cingapura no dia 18; em outubro, Malásia no dia 2, Japão no dia 9 e EUA no dia 23; e em novembro, México no dia 6, Brasil no dia 13 e Abu Dhabi no dia 27.

Momento Raridade Rara

Falei nesta semana aqui na "24" sobre novelas antigas que são verdadeiros fenômenos pois se soube que, a partir de fevereiro de 2016, "Mulheres de Areia" será reprisada pelo Viva no lugar de "Despedida de Solteiro". Citei que outro destes fenômenos era "A Viagem", exibida pela Globo em 1994 e reprisada duas vezes nela e mais uma no canal fechado. Pois o que é que completa 40 anos de estreia nesta quinta-feira? A estreia da versão original de "A Viagem", feita por Ivani Ribeiro para a Rede Tupi e levada ao ar até 27 de março de 1976, sendo reprisada em 1980. Os personagens interpretados na regravação global por Christiane Torloni, Antônio Fagundes e Guilherme Fontes foram feitos no original por Eva Wilma, Altair Lima e Ewerton de Castro. Assista aqui um trecho de 15 minutos.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Estreou nesta manhã a nova trilha musical do "Jornal da CBN", uma das novidades alusivas aos hoje fechados 24 anos da AM/FM jornalística do Sistema Globo de Rádio. Gostava muito da grandiloquência da versão anterior, mas o ritmo soul posto pela produtora Play It Again me ganhou bastante. Curta aqui este som.

*CBN, que sucedeu em 1991 a Rádio Excelsior, que originalmente pertenceu à Organização Victor Costa. Foi a partir dela, com direitos adquiridos pelo empresário Mário Wallace Simonsen, que surgiu em 1960 a TV Excelsior, cujo encerramento se deu há 45 anos completados ontem. Foi às 18h40, durante o programa "Adélia e Suas Trapalhadas", que Ferreira Netto entrou no estúdio para anunciar a extinção dos canais 9 de São Paulo e 2 do Rio de Janeiro por ordem do governo. As enciclopédias virtuais falam em 1° de outubro como data do término, mas o correto é mesmo 30 de setembro, tanto que a capa da Folha de S.Paulo de 1/10/1970 trazia entre os destaques a saída da Excelsior do ar no dia anterior, detalhando isso do Ferreira, da "Adélia" e tudo mais.

*Sucessora da Excelsior no canal 2 carioca a partir de 1975, a TV Brasil promoverá mudanças variadas na grade a partir da próxima segunda. Algumas delas: os "Repórter" regionais das 12h30 dobrarão a duração e irão até 13h; estreará às 20h o jornalístico variado "Fique Ligado", que é o programa diário que Márcia Dutra apresentará de São Paulo; o "Sem Censura" deixará o horário das 16h após muitos e muitos anos, passando a ser das 17h às 18h30; a novela angolana "Windeck" será reprisada às 20h30; o "Repórter Brasil" perderá 20 minutos e seguirá terminando às 22h, mas agora começando às 21h20; o "Brasilianas.org" seguirá na segunda, mas às 23h, horário que terá às quintas-feiras o "Observatório da Imprensa", que deixará as terças, dia que terá neste mesmo horário o "Espaço Público", enquanto o "Ver TV" passa a ir ao ar aos domingos, também às 23h; também aos domingos, o "Papo de Mãe" vai das 15h30 para 12h30; e o "Sr. Brasil" vai das 17h30 de sábado para as 22h de domingo.

*Mudanças para duas jornalistas bonitonamente lindindérrimas da TV de Belo Horizonte: Munyque Fernandes anunciou nas redes sociais que deixou a Bandeirantes após 4 anos, nos quais foi apresentadora do jornal "Band Minas" às 18h50 e locutora da BandNews FM, não informando ainda qual seu novo destino profissional; e Tainá Figuerôa, dona daquele par de olhos alucinantemente enlouquecedor, permanece na Record, mas passou da filial de Minas para a matriz de São Paulo, já tendo reportagens lá feitas exibidas nos noticiários da rede.

*Muito triste o que ocorreu em Campo Grande com a morte aos apenas 32 anos, de causa não confirmada pelos médicos até a publicação desta edição (embora sua internação se desse por pneumonia), da jornalista Priscilla Sampaio, da TV Morena (Globo), que apresentava o "MS Rural" aos domingos e a previsão do tempo do "MSTV 2ª Edição" diariamente. Um pecado ainda maior pois ela tem um filho de pouco mais de um ano.

*Enquanto a vida continua para os aqui permanecidos, ao menos uma boa nova no terreno médico: Ana Luiza Guimarães recebeu alta na terça-feira do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde estava internada não se sabe por quais motivos desde o início de setembro, período no qual Renata Capucci tem feito o "RJTV" noturno.

*Ainda na Rede Globo, mas nas afiliadas, duas saídas de repórteres confirmadas ontem: na Verdes Mares do Ceará, sai Caroline Ribeiro, que vai estudar e trabalhar em Portugal; e na TV Tribuna da Baixada Santista, quem sai é Cristiane Amaral, que já estava na TV Globo de São Paulo e nela ficará.

*Leio no Flávio Ricco que Priscila Brandão sairá mesmo da Globo, conforme noticiado ontem pela Keila Jimenez, mas que continuará no ar até dezembro. A própria repórter do "Globo Rural" confirmou que está na "hora de contar novas histórias", não descartando investir na televisão fechada a partir de 2016.

*Noite de estreia da nova temporada do "The Voice Brasil", a primeira com Michel Teló como jurado no lugar de Daniel e a primeira com Tiago Leifert na apresentação sem precisar deixar a edição paulista do "Globo Esporte" para tanto, já que dela não faz mais parte e sim do entretenimento com o "É de Casa".

*Leio no Chico Felitti (interino da Lígia Mesquita) que a Record News passará a mostrar diariamente às 16h15, a partir desta semana, programas do canal Petchannel, entre eles "Pet Herói", "Amor de Pet" e "Pet Sport".

*Tristeza: morreu aos apenas 27 anos o dublador Caio César, que dava voz ao Harry Potter interpretado por Daniel Radcliffe nos filmes de enorme sucesso da franquia. Ele também era policial militar e foi assim que se deu sua morte, quando bandidos dispararam contra a equipe da UPP Fazendinha, uma das quatro do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Dos cinco policiais envolvidos na troca de tiros, apenas Caio foi atingido. Que lástima!

*Datas em 0 ou 5 desta quinta-feira: 65 anos de Randy Quaid, ator irmão de Dennis Quaid e que fez obras como "A Última Missão", "Férias Frustradas" e "O Segredo de Brokeback Mountain"; 125 anos do nascimento de Stanley Holloway, falecido em 1982 e que fez o Doolittle de "Minha Querida Dama"; 95 anos do nascimento de Walter Matthau, do qual falei na edição de 1/7 quando dos 15 anos de sua morte; e 85 anos do nascimento de Philippe Noiret, falecido em 2006 e que atuou em "Cinema Paradiso", "Meus Caros Amigos" e "O Carteiro e o Poeta".

*A saideira: 80 anos hoje da dama máxima Julie Andrews, Oscar de atriz por "Mary Poppins" e vencedora do Globo de Ouro por este e também pelos igualmente clássicos "A Noviça Rebelde" e "Victor ou Victoria?", além de emprestar seu brilho para "Cortina Rasgada", "Mulher Nota 10" e os dois "O Diário da Princesa".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia I

Completa 60 anos hoje Howard Hewett, vocalista do Shalamar, trio de R&B que muito embalou o povo a partir do fim da década de 70. Sacoleje aqui com "Second Time Around", de 1979, trilha da novela "Água Viva".

Bela do Dia: Laura Coutinho

Laura Coutinho, colunista de estilo de vida do Diário Catarinense. Um belo estilo de vida dessa gatinha.

Clipe do Dia II

Se não tivesse falecido em 2002, Richard Harris faria 85 anos nesta quinta-feira. Ator marcante de filmes como "O Pranto de um Ídolo", "Camelot", "Um Homem Chamado Cavalo" e dois de Harry Potter ("A Pedra Filosofal" e "A Câmara Secreta"), este irlandês também investiu na carreira de cantor. De 1968, aqui está "MacArthur Park", canção que Donna Summer regravou 10 anos depois. O trecho instrumental escutado a partir de 4:53 é até hoje utilizado pela Rádio Guaíba como cortina dos comentários de mundo do jornalista Jurandir Soares.

Clipe do Dia III

Quinta dos 70 anos da cantora americana Carrie Lucas, que largou a música em 1990 e teve alguns momentos interessantes. O meu predileto está aqui: "Hello Stranger", gravado em 1984 com The Whispers e que foi tema de Tato Gabus Mendes em "Ti-Ti-Ti". No disco da novela, dentro do péssimo hábito que a Som Livre teve por muitos anos na época dos LPs, o corte da canção foi pouco depois dos 3 minutos, quando ela dura quase 6.

Clipe do Dia IV

Talento da soul music, Donny Hathaway nasceu há 70 anos hoje fechados, mas nos deixou muito cedo, ainda em 1979. No ano anterior, sua mais célebre gravação foi registrada e aqui está: "The Closer I Get To You", com Roberta Flack, com quem já havia gravado um álbum em conjunto em 1972. Esta linda canção foi regravada em 2003 e, numa triste curiosidade, o intérprete masculino dela também morreu pouco depois: Luther Vandross, falecido em 2005 e que cantou as partes da Roberta, enquanto Beyoncé pôs sua voz nas falas do Donny.

Clipe do Dia V

Existe um elo entre as duas datas acima citadas: este aqui. Quando Hathaway morreu, The Whispers lançaram em 1979 a póstuma "A Song For Donny", cuja letra foi adicionada à melodia originalmente composta por ele para "This Christmas". E de quem é a autoria da letra de "A Song For Donny"? Justamente de Carrie Lucas.

Arremate

Danilo no Corinthians até o fim de 2016 e Fábio no Cruzeiro até o término de 2018. Ídolos que renovaram.

"24 Horas" volta antes, muito antes, deles irem embora dos clubes nos quais se consagraram!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.