.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 30 de setembro de 2015 - ANO 13, EDIÇÃO 15
Duas vagas em disputa e um "amistoso"

Antes que alguém se aborreça pela qualificação de "amistoso" ao clássico ponte aérea do Maracanã, registre-se: tanto a vantagem do São Paulo por 3 x 0 é considerável que o próprio Vasco dá de ombros para a Copa do Brasil ao não relacionar nenhum titular para a concentração, nem mesmo Leandrão (que nem poderia ser relacionado pois já defendeu o Brasil de Pelotas no torneio) e nem Rafael Silva, cuja expulsão diante do Atlético Mineiro lhe rendeu quatro partidas de suspensão (três a cumprir) no Campeonato Brasileiro, que é a prioridade máxima dos cariocas, ainda mais com o retrospecto recente positivíssimo e o sonho cada vez maior de fuga do descenso. Os paulistas, se marcarem um gol, só serão eliminados se sofrerem cinco. Por isso e só por isso é que não apenas eu, mas um tantão de gente, considera este jogo menos valioso que os outros simultâneos das 10 da noite de hoje.

10 da noite, quando a aldeia pampeana pulsará forte pela possibilidade de Grenal na semifinal, uma possibilidade que torço demais com "DE" de "Débora" que se concretize, embora não seja nada fácil. Num Allianz Parque com gramado prejudicado após shows da Katy Perry (a "sósia" da irmã da "musa-mor") e do Rod Stewart, empate sem gols bastará para o Palmeiras eliminar o Internacional, que é obrigado a ganhar e cujos empates favoráveis são só de 2 x 2 em diante. O Verdão está num terreno seguro ao ter 3 vitórias e 3 empates nas últimas 7 atuações, por sua vez o Colorado vindo de uma derrota para o Santos que deixou muita gente pouco crente nele devido ao futebol de má qualidade apresentado - e mesmo na ida aqui em Porto Alegre já não tinha se saído lá essas coisas, bem lembram. O choque de números deste cotejo é interessante: prevalecerá a escrita desfavorável aos paulistas de não vencerem este embate desde 2010 ou o péssimo retrospecto do Colorado como visitante neste ano?

Já na saída da capital para a região metropolitana, o Fluminense tem as vantagens da vitória e de todo e qualquer empate com gol, o que obrigará o Grêmio a buscar a vitória a todo custo. Enquanto os gaúchos botam fé na força do caldeirão da Arena, na qual ganharam 5 das últimas 8 partidas, os cariocas torcem para os dias melhores permanecerem de vez após o fim da seca de êxitos contra o Goiás. Ronaldinho Gaúcho não estará em campo (embora na verdade "não tenha" estado, como falei na coluna de ontem) e Fred atuará sabendo que não estará suspenso por mais vezes no Brasileirão enquanto absolvido no STJD pelo chute na lixeira após a derrota para o Sport - só suspenso está para domingo que vem, contra o Santos. Das quatro vezes em que eles se encararam pela Copa do Brasil, uma única teve empate na ida: 2004, quando os gremistas passaram com 4 x 1 na volta.

Como falei: enquanto gaúcho e por querer atenções maiores ainda para meu reduto, claro e lógico que espero que dê Grenal na semifinal. Mas dentro de campo, acho que teremos Grêmio x Palmeiras como primeiro enfrentamento definido. São Paulo, pra mim, já passou na ida mesmo e muito surpreso não só eu, como imagino que todo mundo ficaria se o Vasco obtivesse aquela que seria uma de suas maiores viradas de todos os tempos. Tem ainda mais uma quarta-de-final a ser disputada, mas dessa deixo para falar na próxima edição por ser só amanhã.

Um ou dois brasileiros avançando?

Certo é termos um brasileiro na próxima fase da Copa Sul-Americana, restando saber se dá Brasília ou Atlético Paranaense. Os candangos sem divisão nacional serão mandantes, mas sofreram 1 x 0 na ida. Os paranaenses jogam pelo empate, mas vêm das turbulências que levaram à demissão do Milton Mendes, reposto interinamente por Sérgio Vieira, que estava emprestado com os jogadores do sub-23 ao Guaratinguetá. Passe quem passar, se sabe que o adversário nas quartas-de-final será o Sportivo Luqueño, que ganhou do Tolima após empate na ida.

Ao mesmo tempo, o Sport desafiará a seca de 5 meses sem vitória longe dos seus domínios, escrita da qual admito que estou cansado de falar toda santa vez que registro suas atuações como mandante nesta coluna. Como empatou em 1 gol no Recife, precisa derrotar o Huracán pois aos argentinos servirá o "oxo". A terceira presença do Falcão na casamata quem sabe signifique o término deste jejum extremamente incômodo, ainda que dê para ser quadrifinalista mesmo sem rompê-lo no caso de empate a partir de 2 gols. Torço que isso aconteça.

Santa no G4 e Ceará despencando

O gol da vitória do Luverdense mostra bem como o Ceará tá numa desgraça doída. Antes de cruzar para Lucas anotar, Diego Rosa fez a defesa de gato e sapato. Até aconteceu o que seria o gol de empate, mas depois de pensar um pouco, achei que Rafael Costa estava mesmo algumas poucas "polegadas" adiantado em relação ao marcador à sua esquerda, embora inicialmente me ocorresse a sensação de mesma linha. De qualquer maneira, o campeão do Nordeste não se pode depender de tão pouco. O povo tá enchendo o saco, falando um português bem às claras. Só ver a plateia desta terça: menos de 12 mil fãs, cerca de metade dos presentes no empate de sábado com o Oeste. O Vozão afunda ao não vencer há 5 partidas, voltar a perder em casa após 4 mandos e ter ganho só um dos últimos 5 (empatando 3). Sábado, a distância pra 16ª posição pode ser de 8 pontos caso o Macaé supere o ABC no litoral do Rio de Janeiro. Marcelo Cabo não é mais seu treinador, demitido que foi depois de 5 vitórias, 3 empates e 7 derrotas. O quinto técnico do clube este ano é Lisca "Doido", ex-Náutico. Já o Verdão do Norte tem 4 atuações invictas, uma baixa nas últimas 11 (faturou 6) e uma derrota nas últimas 7 visitas (ganhou 4).

Já uma plateia decepcionante de apenas 14 mil viventes assistiu o Santa Cruz abrir dois gols de frente no Arruda com Luisinho e Lelê, mas correr o risco de por tudo a perder graças a uma noite muito fraca do Grafite, que teve a capacidade de desperdiçar duas chances inacreditáveis. A primeira foi no lance final da etapa inicial, quando saiu na cara do goleiro e, ao invés de acertar no canto direito, mandou quase na bandeirinha de escanteio. A segunda foi no começo da metade complementar, quando recebeu sem ninguém na frente a marcá-lo a não ser o arqueiro (e a condição era legal pois estava na mesma linha da bola) e "se enrolou-se" a ponto do Douglas chegar e cortar seu barato. Como quem não faz leva, Alan Mineiro diminuiu para o Bragantino. O respiro de alívio só pôde ser dado a dois minutos do encerramento graças ao Bruninho, que salvou a pele dos pernambucanos e aumentou para 5 as partidas sem derrota (4 vencidas), tendo sua equipe só uma derrota nas últimas 7 (ganhou 5) e uma baixa nos 13 últimos mandos de campo (11 exitosos). Prêmio: ingresso no G4 com 48 pontos, condição mantida se apenas um entre Paysandu, Bahia, América Mineiro e Sampaio Corrêa se der bem no fim de semana. Os paulistas, no fim das contas, tiveram outro fracasso fora de casa. Um sucesso nas últimas 7 visitas (5 perdas) e mais nada.

Algumas da Liga dos Campeões

Primeiro: Barcelona precisando de dois minutos de um jogo ruim contra o Bayer Leverkusen para virar o placar e derrotá-lo. Alemão perdendo de vira-vira no Camp Nou em apenas dois minutos: eu já vi esse filme. Inevitável não lembrar do Bayern de Munique tomando ferro do Manchester United na finalíssima de 1999.

Segundo: Lewandowski marcando três na quina do Bayern que encerrou a invencibilidade de 45 jogos do Dínamo de Zagreb. São 10 gols em três partidas. Sabe a dita frase: "se melhorar, estraga?" Robert tá nessas.

Terceiro: mesmo que tomasse um lindo gol de falta do Willian na saída para o intervalo, Casillas sorriu ao término da sua 152ª partida em Champions League (recordista absoluto) pois seu Porto venceu o Chelsea.

Quarto: a vitória sobre o Arsenal foi a primeira do Olympiacos atuando na Inglaterra em 50 anos e a papagaiada do Ospina no primeiro gol grego foi a maior que vi desde Michel Alves naquele Criciúma x América Mineiro.

Quinto: teve uma hora que o Bate Borisov batia tanto ao ter 3 x 0 no primeiro tempo que cheguei a pensar que o término se desse aos 9 do segundo por "nocaute técnico". Mas a Roma fez 2 gols, ainda assim perdendo.

Curtinhas

*Corinthians sem Fagner por um mês devido a uma lesão muscular sentida na coxa direita contra o Figueirense.

*Santos renovando com o centro-médio Lucas Otávio até janeiro de 2019. O contrato ia até dezembro de 2016.

*Ba-Vi de sábado sem organizadas, suspensas que foram a Imbatíveis do Vitória por 3 meses e a Bamor do Bahia por 4 meses por seus membros arranjarem confusão e praticarem desordem e baderna. Bem feito.

*Presidente da FFERJ chamando de "elitista" e "separatista" a Liga Sul/Minas/Rio durante seu depoimento à CPI do Futebol. Tá doendo na alma do Rubens Lopes o desdém de Flamengo e Fluminense pro Carioca.

*Luiz Felipe Scolari pagando 3 milhões de euros ao Fisco de Portugal, o que arquivará um processo criminal por não declarar seus rendimentos entre 2003 e 2007. Mas ainda terá grana para manter as contas em dia.

*Romário assegurando ter provas de interesses que motivam certas convocações da Seleção Brasileira e dizendo que Gilmar Rinaldi não é isento para coordená-la por ter sido empresário até a véspera de pegar o cargo.

*O advogado Marcos Motta representará a CBF amanhã na sede do Tribunal Arbitral do Esporte para defender Neymar e, numa última estocada, liberá-lo para encarar Chile e Venezuela pelas Eliminatórias.

*Fórmula 1: anunciado nesta terça-feira que Romain Grosjean, atualmente na Lotus, disputará o campeonato de 2016 pela Haas, escuderia norte-americana que estreará na categoria no ano que vem.

*Tênis: ao marcar 2 x 0 em Julia Gorges (6/4 e 6/3) no WTA de Wuhan, Venus Williams completou 700 vitórias na carreira e se tornou a nona tenista a obter esta marca, das outras a única ainda na ativa sendo a irmã Serena.

*Quarta-feira dos 35 anos de Martina Hingis, campeã de três Australian Open, um Wimbledon e um US Open.

*Atletismo: Fabiana Murer divulgou ter doado parte do seu prêmio como vice-campeã no Mundial de Pequim para o tratamento da Kira Grunberg, a saltadora que ficou tetraplégica durante treinamentos no mês retrasado.

*Basquete: o Vitória disputará o NBB de 2015/2016 em parceria com o Grupo Universo, que anteriormente se aliou aos times de Goiânia, Uberlândia e Brasília. O rubro-negro baiano mandará seus jogos em Lauro de Freitas e sua primeira participação basqueteira se dará em 4 de novembro, diante do paulista São José.

*Vôlei: começa hoje o Sul-Americano deles em Maceió e será contra o Peru a estreia do Brasil, que ganhou todas as edições que disputou e só não papou a de 1964 (deu Argentina) pois nela não esteve. Um ausente desta vez é o ponteiro Dante, que hoje completa 35 anos e que venceu cinco Sul-Americanos, além de sete Ligas Mundiais, três Mundiais, duas Copas do Mundo, dois Pan-Americanos e uma Olimpíada. Currículo "fraco", né?

*Já no Sul-Americano delas na Colômbia, após superar o Uruguai por 3 x 0 (25/14, 25/11 e 25/15), as brasileiras têm pela frente as chilenas hoje e as argentinas amanhã pelo Grupo B da classificatória.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Hoje é o último dia da atual trilha sonora das duas edições do "Jornal da CBN". A partir de amanhã, dia em que a rádio completa 24 anos, Mílton Jung às 6h e Roberto Nonato às 17h terão uma nova trilha a acompanhá-los.

*Leio no Coletiva mais sobre o Octo, projeto multiplataforma que a RBS estreará em 17 de novembro aqui no Rio Grande do Sul no canal 36 UHF e Net em substituição à TVCOM, que sairá do ar após 20 anos: haverá integração com os demais veículos do grupo e com internet, redes sociais e telefonia móvel; não haverá intervalos comerciais e sim um relacionamento mais forte das marcas com seus públicos-alvo, com a publicidade entrando nos programas; a programação será organizada por tipos comportamentais a cada dia da semana (segundas com saúde e bem estar, terças com conhecimento e trabalho, quartas com amigos, futebol e traição, quintas com happy hour, sextas com festas e jantares, sábados com animais, festas, viagens e atividades ao ar livre e domingos com churrascos, família e futebol). Uma iniciativa que promete ser muito diferente. A cuidar o que dela sairá.

*A terça-feira foi de angústia para familiares e colegas do jornalista Renato Soares, repórter da TV Record Minas e ex-Globo Minas, que estava desaparecido desde domingo à tarde em Belo Horizonte. Felizmente, ele foi encontrado à noite no Centro da capital, debilitado, mas fisicamente bem. Consta que Renato sofre de depressão.

*Não registrei ontem por apenas nesta madrugada saber, mas vai com um dia de atraso pois a ocasião merece citação: completou 60 anos nesta terça-feira José Raimundo, o mais tradicional repórter da televisão baiana, no ar pela Rede Globo há mais de três décadas. Iniciado no rádio, estreou no vídeo em 1978 pela TV Itapoan, da qual era o único repórter (a emissora estava capengérrima a exemplo das demais da Rede Tupi). Quando a emissora ficou numa condição melhor, a deixou a convite de Hermano Henning para trabalhar na TV Aratu, que era afiliada da Plim-Plim. Saiu em 1987, passou um rápido período em São Paulo e migrou para Pernambuco, sendo repórter por três anos da Globo Nordeste. Retornou ao estado natal em 1990 por convite da Rede Bahia e nela está até hoje como repórter de rede das coisas baianas e também presença seguida no "Globo Repórter". José é um torcedor pra lá de ferrenho do Vitória e anti-Bahia, o que lhe torna especialíssima esta semana pois sábado tem Ba-Vi.

*Leio na Keila Jimenez que Priscila Brandão não está mais na Rede Globo, onde trabalhava desde 1992, primeiro no Rio de Janeiro (apresentou o "Bom Dia Rio" em 1994 e o "RJTV: 2ª Edição" em 1995) e, depois de um período de curso nos Estados Unidos, atuante em São Paulo, tanto na reportagem quanto nos rodízios de sábado do "Jornal Hoje". Ela apresentou o "Globo Rural" diário de 2003 a 2009, quando Ana Paula Campos a sucedeu, e atualmente fazia reportagens para o dominical e se revezada com Cristina Vieira como substituta imediata nas folgas e férias da titular Helen Martins. Tomara que a bela Priscila retorne logo ao vídeo. Em tempo: não dava para a Keila colocar outra manchete ao invés de "Globo dispensa ex-namorada de Antônio Fagundes"? Tudo bem que eles namoraram lá por 2003, mas não precisa chamá-la assim. Não é uma desconhecida, longe disso.

*Um participante diário do "Hora 1" na Globo é o correspondente Rodrigo Alvarez, mas ele não entrará ao vivo de Israel por boa parte do amanhã iniciado outubro. Esta manhã, ele participou ao vivo no estúdio em São Paulo ao lado da Monalisa Perrone, comentando a guerra na Síria, pois está aqui no Brasil por ocasião do seu livro "Maria", que fala da mãe de Cristo. Até o momento, sete sessões de autógrafos estão confirmadas: Goiânia depois de amanhã, Trindade no sábado, Rio de Janeiro na terça que vem, São Paulo na próxima quinta, Belém no dia 9, a paulista Aparecida no dia 12 e Belo Horizonte no dia 14. Ano passado, Rodrigo escreveu o livro "Aparecida".

*Leio no Ricardo Feltrin que, com ajuda fundamental de "Os Dez Mandamentos", a Record obteve neste hoje encerrado mês de setembro sua maior média de audiência em São Paulo nos últimos 7 anos: 11,7 pontos contra 22,2 da Globo. Não é um índice maior esse da Record que o de julho de 2008, quando marcou 13,5 pontos, mas naquele mês a Globo registrou 28,4 de média. Logo, proporcionalmente a proximidade de agora é bem maior: se 7 anos atrás a Record obteve 49% do equivalente ao índice médio da Globo, a proporção agora foi de 53%.

*A Record estreia às 22h15 desta quarta a competição culinária "Batalha dos Confeiteiros Brasil", comandada por Buddy "Cake Boss" Valastro. A versão original está no ar nos Estados Unidos desde 2010.

*Alessandra Scatena, assistente de palco do "Domingo Legal" do SBT na década de 90, faz 40 anos hoje.

Bela do Dia: Sabrina Candreva

Sabrina Candreva, vencedora do concurso "Bela da Torcida" do UOL ao representar o São Paulo. Já diria o hino: salve a tricolor paulista!

*40 anos nesta quarta também de Marion Cottilard, Oscar de atriz em 2008 por "Piaf - Um Hino ao Amor".

*Quem completa 65 anos neste dia é Victoria Tennant, que foi casada de 1986 a 1994 com Steve Martin e que participou de duas comédias estreladas por ele: "Um Espírito Baixou em Mim" e "L. A. Story".

*A saideira: nos deixava há 60 anos James Dean, eterno ícone da juventude rebelde dos anos 50 nascido em 1931. Sua carreira foi rapidíssima e durou apenas sete filmes, com os três últimos marcando para sempre sua presença nos anais da sétima arte: "Vidas Amargas", "Juventude Transviada" e "Assim Caminha a Humanidade". Aqui no Brasil, memorável é a citação a James em um dos versos de "Medo de Avião", do Belchior.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

Diferentemente de erro que cometi dias atrás por uma data errada passada na internet, hoje sim é que o grande Johnny Mathis completa 80 anos. Celebremos seu natalício com três belas interpretações: esta aqui é "Misty"; esta aqui é "It's Not For Me To Say"; e esta aqui é "Too Much, Too Little, Too Late", com Deniece Williams.

Arremate

A Juventus suspendeu o beque Cáceres por destruir uma Ferrari em acidente no qual foi pego embriagado.

"24 Horas" volta antes que os boleiros parem de querer guiar carangas estando bebuns!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.