.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado, 26 de setembro de 2015 - ANO 13, EDIÇÃO 11
Emocionante Bauru

Se sabe que a parada é torta não só pelo Real Madrid ser campeão europeu de basquete como por muitos dos seus atletas estarem na seleção da Espanha. A vantagem em dado momento chegou a ser de 17 pontos. Mas Bauru, apoiado pela infelizmente diminuta torcida no Ibirapuera, partiu para uma reação emocionante e, faltando 4 segundos para o encerramento, conseguiu a vitória que lhe deixou na frente na disputa pelo título intercontinental.

91 x 90 para fins de saldo de cestas é nada, o que praticamente obriga os paulistas a vencerem o segundo jogo para conquistarem o caneco. Mas se uma vez foi possível, por que não duas? E por favor, gente boa de Sampa City ou que nela estiver, tratem de comparecer ao Ibirapuera ao meio-dia deste domingo para empurrar os bauruenses. Cabe até um programa duplo: basquete na hora do almoço e São Paulo x Palmeiras no Morumbi à tarde.

Se os homens mandaram bem em São Paulo, as mulheres também deram bola dentro no Chile, garantida que foi pelo Corinthians/Americana a vaga na semifinal da Liga Sul-Americana ao vencer o local Leones de Quilpué por 106 x 70. Tomara que passe hoje pelo também chileno New Crusaders para decidir a competição amanhã.

Os destaques do Campeonato Brasileiro

Só duas partidas acontecerão neste sábado e elas envolvem dois duelistas diretos das quartas da Copa do Brasil. 12° com 34 pontos, o Fluminense tentará no Maracanã quebrar a má fase diante do Goiás, 16° com 31. À noite, tem o Grêmio do absolvido (e, verdade seja dita, muito esperto malandramente falando) vice jurídico Nelson Hein. 3° com 48 pontos, atuará em seus domínios contra o Avaí, 15° com 32 e hoje único catarinense fora da turma dos rebaixados. Vale cuidar como estarão as cabeças dos dois tricolores para o Brasileirão, considerando-se que totalmente em aberto está o pega entre eles para a próxima quarta, na Arena do bairro Humaitá.

Amanhã, dois jogos iniciarão às 11h, cuidemos se com novas queixas referentes ao caloraço igual ao domingo passado ou se agora o tempo dá uma ajudada. 8° com 40 pontos, o Santos recebe o Internacional, 7° com 41 e ainda sem D'Alessandro, que ontem recebeu o título de cidadão daqui de Porto Alegre. Ambos permanecem na Copa do Brasil, mas os paulistas em situação melhor no seu embate que os gaúchos no deles. 9° com 38 pontos, o Atlético Paranaense será mandante contra a Ponte Preta, em 10° com 37. Os rubro-negros estão é na Sul-Americana e vêm da vitória sobre o Brasília, de vantagem curta, mas ótima por não ter tomado gol em casa.

A seguir, 4 às 4: quatro pelejas às 4 da tarde. Duas são clássicas: Flamengo x Vasco, 6° com 41 versus 19° com 23 revivendo o clima das oitavas-de-final da Copa do Brasil, na qual a vida vascaína ficou dificílima pra burro (e pra inteligente também); e São Paulo x Palmeiras, 5° com 42 versus 4° com 44, ambos em boa situação na Copa do Brasil, claro que os são-paulinos ainda melhores e quase classificados. Tem ainda os dois primeiros atuando nesta faixa e ambos comparecendo a Santa Catarina: líder com 57 pontos, o Corinthians encara o Figueirense, 18° com 28; e o Atlético Mineiro, segundão com 52, pegará o Joinville, último colocado com 23.

Por fim, o turno das 6 e meia trará dois enfrentamentos para completar a rodada. O Cruzeiro do agora diretor de futebol Thiago Scuro (ex-Red Bull Brasil) é 13° e o Coritiba é 14°, ambos com 33 pontos. Tem ainda um duelo de participantes da Sul-Americana, ambos empatados em 1 gol, mas em situações distintas. 11° com 37, o Sport jogará na Ilha do Retiro contra a Chapecoense, que está em 17° com 31. Se dependesse da CBF, já seria neste jogo que o rubro-negro cumpriria a punição de portões fechados. Porém, os pernambucanos obtiveram um efeito suspensivo até a realização de um novo julgamento e, assim, receberão a torcida normalmente.

Os destaques da Série B

Saindo na frente, tomando a igualdade e desempatando, o América Mineiro ganhou do Criciúma no prélio solo da sexta-feira. Lutando para se aproximar da zona do acesso, o Coelho voltou a vencer e tem agora 3 vitórias nas 5 últimas partidas (só uma perdida). Jogando em casa, são 12 encontros sem empatar, 9 deles vitoriosos e agora dois consecutivos para minimizar a prejudicial sequência de 3 mandos derrotados. Intermediário, o Tigre chegou às 6 partidas sem sucesso (perdeu metade) e ganhou uma das últimas 10 (empatou a metade). São agora 7 visitas sem êxito (5 perdidas) e um triunfo nas últimas 10 jornadas longe de sua gente (7 empatadas).

O sábado programa cinco partidas à tarde: Vitória x Paysandu, Sampaio Corrêa x Santa Cruz (os recifenses sem o meia Raniel, suspenso pelo comitê disciplinar da FIFA até fevereiro de 2016 por uso de cocaína), Náutico x ABC, Ceará x Oeste e CRB x Mogi Mirim. À noite, tem Paraná x Atlético Goianiense e Luverdense x Bahia (tricolores baianos de luto pela morte aos 19 anos de Paulo Henrique, atacante da base, por leucemia).

Um destaque da Série D

Após um fim de semana sem realização, a competição tem as oitavas-de-final abertas neste sábado com dois jogos. O Remo vai ao Tocantins encarar o Palmas e tem Caldense versus Rio Branco capixaba em Minas.

Curtinhas

*Dando como justificativa um laudo de obras no futuro campo anexo, o Vasco conseguiu a alteração do local da volta contra o São Paulo mesmo a menos de 10 dias da partida. O Maracanã receberá o clássico ponte aérea. Me pergunto: afinal de contas, quando é que o Cruzmaltino voltará a atuar em São Januário?

*Alexandre Kalil foi eleito presidente da Liga Sul/Minas/Rio em assembleia realizada em Camboriú. Inicialmente eleito para o posto, Gilvan Tavares foi quem comunicou a novidade ao Kalil, pego de surpresa por isso. Apostam certamente no seu poder de combate e de ir "pra dentro deles" para viabilizar a competição.

*Um draft realizado pela CBF colocou jogadoras da Seleção Brasileira permanente nos clubes que disputarão a segunda fase do Brasileiro Feminino. A interminável Formiga, por exemplo, vai para o Vale do Paraíba defender o São José, enquanto Maurine ficará pelo Rio de Janeiro pois foi escolhida pelo Flamengo.

*FIFA anunciando que os clubes não serão obrigados a liberar seus jogadores para o futebol da Olimpíada de 2016 pois o evento não está no seu calendário internacional. Considerando-se que até três atletas acima de 23 anos poderão ser convocados, fica o temor de que grandes nomes acabem não comparecendo.

*Michel Platini disse que o pagamento de 2 milhões de francos suíços a ele feito pelo Joseph Blatter em fevereiro de 2011 é totalmente regular e se refere a serviços que prestou à FIFA enquanto seu secretário de 1999 a 2002. Tudo muito bom, tudo muito bem... mas por que a grana pingou na conta apenas em 2011?

*Fórmula 1: Nico Rosberg larga na pole position no Japão, seguido de Lewis Hamilton, que não pôde completar uma última tentativa de superar o colega de Mercedes pois a classificação acabou a 36 segundos do fim devido a uma batida forte do Daniil Kyvat, que felizmente está bem e correrá normalmente. A segunda fila traz Valtteri Bottas e Sebastian Vettel, com Felipe Massa estando em quinto lugar. Felipe Nasr inicia apenas em décimo oitavo.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Um dos mais antigos diários do Brasil, o Correio do Povo completará na próxima quinta-feira 120 anos de estreia - não 120 anos ininterruptos pois a circulação foi descontinuada por 2 anos e 1 mês entre 1984 e 1986. Sei pelo Coletiva que ações e homenagens marcarão a ocasião, uma delas justamente na quinta-feira com o lançamento do livro "Correio do Povo - A Primeira Semana de Um Jornal Centenário", escrito pelo seu colunista Juremir Machado da Silva, que também é apresentador do debate político "Esfera Pública" na Rádio Guaíba.

*Rendeu um bafafá daqueles o acontecimento assistido aqui. "Jornal do Meio-Dia", RIC/Record de Florianópolis. Convidaram Andressa Urach para promover o livro feito pelo Douglas Tavolaro, vice jornalístico da Rede Record. Acontece que o apresentador Hélio Costa, conhecido dos catarinenses por não ter nenhuma papa na língua, chamou de "sem vergonhice" ela dizer que se prostituía para sustentar a família. A loira acabou chorando e deixou o noticiário, cuja co-apresentadora Karem Fabiani tentou reviravoltar a situação, mas sem sucesso. Leio no SulBRTV que uma fonte da RIC TV afirmou que Hélio está tranquilo com a repercussão desta situação e que dificilmente o tirarão do ar por significar uma grande audiência para a emissora e representar um enorme lucro em ações comerciais durante o jornal, estimando-se que seja seu o mais alto salário da TV de Santa Catarina.

*Vivendo ótima fase de audiência em Sampa City com segundão consolidado e momentos de primeirão no duelo do quadro "A Hora da Venenosa" contra o "Vídeo Show", Reinaldo Gottino confessou ao UOL que sente falta do rádio na sua vida, mas que adora televisão e tudo tem dado muito certo, o que sente na recepção carinhosa do público e faz com que não queira mudar de situação, além do jornalista ter que estar preparado para tudo. Foi pelo rádio que comecei a acompanhar o Gottino na época do "Primeiras Notícias" da CBN, também ali se saía bem.

*Porto Alegre parou em Sapucaia do Sul. Explico: uma ação comercial do macarrão miojo Nissin Lámen tem levado Chris Flores a várias partes do Brasil para tardes em locais públicos onde cozinha o alimento e recebe o povo para um bate-papo. Ontem ela esteve aqui na aldeia pampeana, inclusive aproveitando para dar uma passada na TV Record e divulgar a estreia da nova versão do "Troca de Família" em participação ao lado do Alexandre Mota no "Balanço Geral RS". Onde é que entra isso de "Porto parar em Sapucaia"? Foi dado como local desta função um supermercado Rissul cujo endereço admito ter estranhado à primeira olhadela e não reconhecido quando pesquisei sua localização no Google Maps. Só depois me toquei: não era aqui o local, mesmo que o anúncio do Nissin no Facebook falasse nos porto-alegrenses, mas sim em Sapucaia do Sul, na região metropolitana. E uma coisa não tem a ver com a outra. Seria o mesmo que convocar paulistanos para um evento em Santo André ou São Caetano ou cariocas para algo em Niterói ou São Gonçalo. Desavisados podem ter sido pegos no contrapé.

*Se não falecesse em março deste ano, Cláudio Marzo completaria 75 anos neste sábado. Coincidentemente, quem também aniversaria hoje é a atriz Alexandra Marzo, filha dele com Betty Faria e que chega aos 45 anos. Alexandra deixou a televisão há muitos anos, por último sendo vista em "Suave Veneno", da Globo, em 1999.

*Nascida em 1910, Gloria Stuart morreu há 5 anos hoje fechados. Sua atuação mais célebre veio justamente com idade avançada: a versão idosa da personagem da Kate Winslet no romance "Titanic", em 1997. Tendo à ocasião 86 anos, Gloria é a pessoa mais velha a ter sido indicada ao Oscar de atuação (coadjuvante, no caso dela).

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia I

Sábado dos 70 anos de Bryan Ferry, cantor de levada sedutora em suas interpretações graças a uma voz muito propícia para isso. Seus grandes momentos vieram tanto na carreira solo quanto pela banda Roxy Music. São cinco momentos que separei. Três são da Roxy: de 1981, "Jealous Guy", uma versão muito boa para o clássico do John Lennon; de 1982, "Avalon"; e de 1982, "More Than This", que não curti com o 10.000 Maniacs. E tem duas solo: de 1985, "Don't Stop The Dance"; e de 1985, "Slave To Love", que a vida toda me fez lembrar de uma irresistível Kim Basinger levando Mickey Rourke e todos os homens do mundo ao êxtase em "Nove e Meia Semanas de Amor"... até que veio Nei Paraíba em seus tempos de Guarani no "Globo Esporte" do Tiago Leifert. (risos)

Clipe do Dia II

Um dos maiores violonistas de todos os tempos, Baden Powell nos deixou há 15 anos hoje completados. Nascido em 1937, não ficou restrito ao Brasil. A arte de suas violonadas (se não existe esta palavra, acabei de inventá-la) ganhou com total justiça e merecimento os sensíveis ouvidos de qualidade do mundo todo. Destaco três exemplos da excelência de Baden, todos apresentados ao vivo: de 1967, "Samba de Uma Nota Só"; de 1970, "Manhã de Carnaval"; e de 1990, "Samba Triste" em gravação para o "Ensaio", da TV Cultura.

Clipe do Dia III

Uma das maiores cantoras brasileiras da história celebra 70 anos neste sábado. Quebrei a cabeça para montar o tópico que destaca Gal Costa, dona de uma das mais maravilhosas vozes e interpretações da MPB. No bloco de notas onde reúno todas as canções que gosto de todos os artistas, tem no mínimo, por baixo, umas 30 ou 35 canções por ela interpretadas. Mudei a lista abaixo umas três vezes. Mas cheguei a 10 que não é que sejam minhas preferidas dela, embora várias delas estejam nas minhas mais-mais, mas é que injustiças inevitáveis seriam quaisquer que fossem minhas escolhas. A seleção ficou bem boa, ainda assim. Acho. A curtir:

De 1975, "Modinha Para Gabriela", de Dorival Caymmi. É escutá-la e no ato lembrar da Sônia Braga e da Juliana Paes.

De 1980, "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso. De várias leituras para esta obra, esta é uma das melhores.

De 1981, "Canta Brasil", de David Nasser e Alcir Pires Vermelho. Trilha de abertura da novela "Deus nos Acuda" em 1992.

De 1981, "Festa do Interior", de Moraes Moreira e Abel Silva. Lembrei bastante desta canção neste ano por ocasião dos 25 anos da histórica "final caipira" do Campeonato Paulista entre Bragantino e Novorizontino.

De 1982, "Dom de Iludir", de Caetano Veloso. Tema das novelas "Louco Amor" e "Império".

Bela do Dia: Carina Itaborahy

Carina Itaborahy, ex-produtora de EBC, SporTV e Fox Sports, atualmente residente fora do Brasil. Pensa numa guria lindindinhérrima com "LI" maiúsculo. Aí está.

De 1983, "Baby", com Roupa Nova e de Caetano Veloso. Às vezes acho que "levarei pedradas na cabeça" por dizer isso (nada que doa mais do que a pedrada literal que tomei na costela direita numa noite de 2009 passando perto do Estádio Olímpico, mas isso não vem ao caso e nem acho que lhes interesse, bastando dizer que sobrevivi apesar dos pesares), mas não consigo gostar da versão original de 1969. Prefiro bem mais esta regravação, pro meu gosto particular ela é bem melhor. De total maneira, "Baby" foi trilha na Bandeirantes da novela "Ninho da Serpente" e na Globo da novela "Transas e Caretas" e da minissérie "Anos Rebeldes".

De 1984, "Chuva de Prata", com Roupa Nova e de Ed Wilson e Ronaldo Bastos. Trilha da novela "Um Sonho a Mais", possui um trecho da letra que até hoje penso que seu sentido é digno da classificação 18 anos ou daqueles canais acessíveis apenas por senha, mas como este é um site família, não direi qual trecho é. (rs)

De 1988, "Brasil", de Cazuza. Trilha de abertura da novela "Vale Tudo" e aqui destacado em show ao vivo.

De 1990, "Alguém Me Disse", de Evaldo Gouveia e Jair Amorim. Trilha da novela "Tieta". Gravação registrada no ano seguinte ao falecimento de Anísio Silva, intérprete que tornou esta canção famosa.

Antes do Arremate...

...uma dica: como o tempo apertou e não quero registrar tão tardiamente os assuntos do sábado, separei por dias as pautas que coletei e, assim, publicarei "24 Horas" inédita neste domingo, repercutindo as partidas da Série B e o Grande Prêmio do Japão, além de projetar o domingo derradeiro da classificatória da Série C.

Arremate

Marcado para 22 de dezembro o sorteio dos grupos da Copa Libertadores em 2016. Prometem mais grana.

"24 Horas" volta antes que saibamos quais brasileiros enfrentarão quais times em quais chaves!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.