.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sexta, 25 de setembro de 2015 - ANO 13, EDIÇÃO 10
Uma sexta-feira de novidades explosivas

Isso que, quando concluo a edição desta coluna para publicá-la, mal passa do meio-dia e já tivemos isso sendo noticiado: FIFA confirmando a Copa do Mundo de 2022 no Qatar para de 21 de novembro a 18 de dezembro (ainda que agora eu fique achando que tá todo mundo pagando papel de bocó no Twitter - inclusive eu mesmo -, já que isso é notícia ainda de março, como me observou por lá numa chamada de atenção o seguiro Gabriel Accetti ao resgatar matérias do Terra e do GloboEsporte.com); processo criminal aberto pela Procuradoria da Suíça contra Joseph Blatter, que teria feito um pagamento ilegal de 2 milhas de "obamas" ao Michel Platini (mas nem ele?); e Neymar tendo 189 milhas de "dilmas" bloqueadas pela Fazenda por sonegação de impostos entre 2011 e 2013 (mas nada que o prejudique pois o suficiente para manter as contas em dia ele ainda terá...). Diga-se qualquer coisa desta manhã de sexta-feira, menos que foi tediosa. Com tanta novidade explosiva, não foi mesmo.

Valeu a estreia internacional da Chape

Faltou um tantinho de nada, era só segurar mais três minutos não fosse um erro defensivo resultar no empate. Mas valeu a estreia internacional da Chapecoense, que leva para Santa Catarina um bom empate em um gol com o Libertad pela Copa Sul-Americana. Na volta da próxima quinta na Arena Condá, um simples "oxo" ajudará para o Verdão do Oeste estar na próxima fase. O gol do Camilo entrou para a história do clube por ser o primeiro feito fora do território brasileiro. No início da segunda etapa, Igor deixou a Chape com um atleta a menos ao ser expulso em vermelho direto, que soou exagerado justamente por não ser falta para vermelho direto, embora o amarelo ficasse de muito bom tamanho pela falta dura por ele cometida. A vitória escapou pelos dedos aos 47 minutos do tempo segundo e, por pouco, não veio a virada paraguaia. De total maneira, se sabia que não seria fácil a empreitada em Assunção pois o time do Nicolás Leoz engrossa sempre o caldo para os brasileiros em seu reduto (até falei ontem que não lembrava de vitória brasileira enquanto visitante, mas o conviva Maurício Soares recordou do Fluminense marcando 2 x 1 na Libertadores de 2008). Vale lembrar que a Chapecoense teve reservas ontem.

Atração solitária na Série B

Apenas um jogo esta noite continuando a 28ª rodada. 8° colocado com 42 pontos (quatro abaixo da zona do acesso), o América Mineiro quer emendar a segunda vitória no Horto para minimizar aquela sequência de 3 mandos de campo perdidos. Pela frente estará o intermediário Criciúma, 12° com 35 (a 11 do G4 e 10 acima da turma de risco) e que não se dá bem fora dos seus domínios há 6 tentativas (5 empatadas, as 3 últimas emendadas).

Sorteados os grupos da Copa do Nordeste

Ficou assim a divisão dos cinco quadrangulares da edição de 2016, definidos ontem em Natal:

Grupo A - ABC, Campinense, Imperatriz e Salgueiro
Grupo B - América de Natal, Coruripe, CRB e Estanciano
Grupo C - Bahia, Confiança, Juazeirense e Santa Cruz
Grupo D - Botafogo da Paraíba, Fortaleza, Ríver e Sport
Grupo E - Ceará, Flamengo do Piauí, Sampaio Corrêa e Vitória da Conquista

A definição das quartas-de-final se dá pelo elencamento das campanhas desde a melhor até a pior, ou seja, com o 1° dos 8 classificados enfrentando o 8°, o 2° versus o 7°, o 3° diante do 6° e o 4° contra o 5°. Não é lá muito provável, mas pode ser que duas equipes da mesma chave se encarem no primeiro mata-ou-morre.

Curtinhas

*Ricardo Oliveira chamado para enfrentar Chile e Venezuela nas Eliminatórias pois Roberto Firmino se machucou. Presentão para ele no dia dos 15 anos como profissional: a volta à Seleção após 10 anos.

*Alexandre Pato disse no SporTV que recebeu uma proposta do Manchester United duas horas antes do fim da última janela de transferências para a Europa, mas que só soube depois quando eles comentaram.

*Fred denunciado pelo STJD por chutar uma lixeira no intervalo da derrota do Fluminense para o Sport, na Arena Pernambuco. Convenhamos: o tribunal tá passando da conta nessas denúncias. Lixeira pro STJD!

*Valdívia renovou com o Internacional em meio ano e, assim, permanecerá até junho de 2019.

*Não falei ontem por à primeira olhadela achar algo tão claro que nem precisava comentar, mas como incrivelmente muita gente afirmou o contrário do que penso, aqui digo: não, não foi pênalti do Alisson no Gabriel Jesus quando já estava empatado Internacional x Palmeiras. O colorado toca na perna, sim, mas não a ponto de derrubá-lo, tanto que o avante seguiu e só encenou a queda ao perceber que não seguiria o lance de melhor maneira. Olhando na imagem ao vivo, a impressão que tive de imediato foi essa. Mesmo com o replay, sigo achando isso.

*Sport e Coritiba perderam um mando de campo, a ser cumprido com portões fechados, por causa de pancadaria entre suas torcidas no empate sem gols do começo deste mês, no Couto Pereira. A CBF determinou que o Leão cumpra a punição já depois de amanhã contra a Chapecoense, mas o rubro-negro não concorda.

*A ideia não é propriamente nova pois já teve gente a manifestá-la algumas vezes ao longo dos anos, mas mais como um sonho do que algo propriamente possível. Porém, o escritório MP & Silva (o mesmo que comercializa os direitos de transmissão do Campeonato Italiano para TVs estrangeiras) tá pensando no que seria uma "Liga dos Campeões das Américas" para 2019, que reuniria 64 equipes das Américas do Sul e do Norte entre fevereiro e novembro. A ideia não é má, não é. Mas o que foi divulgado pelo canal argentino TyC Sports é simplesmente uma palhaçada: o Brasil entraria com 16 times! Bastaria não ser rebaixado para jogar! Ah, me erra, velho!!!

*A madrugada terá a classificação do GP do Japão, marcando a volta da Fórmula 1 ao país um ano depois da prova que terminou tumultuada e, infelizmente, trágica pela morte há poucos meses do naquela etapa gravemente acidentado Jules Bianchi. Esta sexta-feira marca os 10 anos do primeiro título na categoria de Fernando Alonso, obtido aqui no Brasil com o terceiro lugar na corrida vencida por Juan Pablo Montoya.

*Depois do Sírio em 1979 e do Flamengo no ano passado, o Bauru tentará se tornar campeão intercontinental de basquete masculino. Serão dois jogos contra o Real Madrid no Ibirapuera, em Sampa City: o primeiro esta noite e o segundo ao meio-dia do domingo. Se cada equipe ganhar uma partida, o saldo de pontos definirá o título.

Momento Raridade Rara: 80 anos da Super Rádio Tupi

Pai da radiodifusão no Brasil, Edgar Roquette Pinto nasceu neste dia há hoje completados 131 anos. E também exatamente em 25 de setembro, mas não evidentemente em 1884 e sim em 1935, estreou no Rio de Janeiro uma das emissoras mais populares do Brasil: a Super Rádio Tupi AM 1280, dos Diários Associados comandados pelo pioneiro da televisão Assis Chateaubriand. A inauguração da estação teve até mesmo a presença do inventor do rádio, o italiano Guglielmo Marconi. Desde os primeiros anos, a Tupi contou com um rico elenco de cantores, humoristas e atores, inaugurando um grande auditório em 1950. No ano de 1960, estreou aquele que talvez seja o único (ou, para não ser tão extremo, dos únicos) programa policial com dramatização de casos ainda hoje no ar: a "Patrulha da Cidade", atualmente veiculada de segunda a sexta, ao meio-dia.

A emissora assumiu a liderança no rádio AM em 2003, favorecida pela programação eminentemente de cariocas para cariocas em tempos nos quais a Globo apostava em programação de rede mesclada entre Rio e São Paulo. Em 2009, um novo avanço: a duplicata FM em 96,5, o que levou suas atrações para a frequência modulada. Nos dias de hoje, a Tupi vive uma batalha dura pelo primeiro lugar com a Globo, que regionalizou novamente sua grade, não se sabe se tarde demais, mas resultando numa competição forte entre as duas históricas rivais. O tópico destaca abaixo alguns momentos destes 80 anos, sem a menor pretensão de ser uma retrospectiva destas oito décadas, mas apenas e tão somente uma homenagem a esta tão tradicional estação.

De 1952, "Que Será" interpretada por Dalva de Oliveira, que compunha o elenco musical da Tupi.

De 1985, "Cidinha Livre" com Cidinha Campos fazendo o quadro "Quando Fala o Coração", que destacava Luís Pinotti, médico que operou o presidente Tancredo Neves.

De 1987, o programa matutino de Roberto Figueiredo, que ia ao ar às 7 horas.

De 2004, um noticiário "Sentinelas da Tupi" com apresentação de Jair Chevalier.

De 2010, trechos da festa de aniversário de 75 anos da emissora, com a presença dos seus comunicadores e convidados musicais. Poucos não estão mais nela: Maurício Menezes e Luiz Penido, ambos hoje na Rádio Globo; Marcos Veras, que era rádio-ator da "Patrulha da Cidade"; e Jorge Nunes, já falecido. De mais a mais, o elenco participante deste evento é basicamente o mesmo dos tempos atuais.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*A Rádio Jornal divulgou ontem ser líder no Recife e apresentou números através da coluna "Bastidores" de Rafael Souza: média total de 112 mil ouvintes por minuto (sendo 90 mil em FM e 22 mil em AM).

*A partir da próxima quinta-feira, o carro-chefe da Rádio CBN ganhará uma nova assinatura sonora. As duas edições do "Jornal da CBN" receberão uma nova trilha sonora, mais uma vez feita pela produtora Play It Again (que responde por todas as trilhas da emissora). O dia foi escolhido por ser o do aniversário de 24 anos da rádio.

*Leio no Felipe Vieira que aconteceu ontem uma reunião entre o comando da RBS TV aqui em Porto Alegre e os coordenadores jornalísticos das emissoras da rede no interior gaúcho que estava para definir ou não a extinção dos blocos regionais do "RBS Notícias", o que seguiria o adotado em Santa Catarina e faria o jornal ser exibido em todo o estado na íntegra feita por Carla Fachim e Elói Zorzetto - que, no segundo de três blocos, apresentam os fatos da capital e da região metropolitana apenas pelo canal 12 daqui de Porto. O que será que definiram?

*Leio no R7 que o "Jornal da Record" obteve anteontem sua melhor audiência em São Paulo desde novembro de 2008: média de 14,4 pontos, pico de 21 e segundo lugar isolado. Nítido este índice muito expressivo: recebeu de "Os Dez Mandamentos", maior sucesso da emissora em anos, e antecedeu a estreia da "Fazenda", que leio na Patrícia Kogut que obteve bom índice de 13 pontos contra 17 da Globo (que passou São Paulo x Vasco, mas sem exclusividade pois a Band também estava nessa). Quando o "Jornal da Record" entrou no ar, já havia terminado na Globo "A Regra do Jogo", que acabou empatando em 20 pontos com "Os Dez Mandamentos", o que é histórico.

*José Luiz Datena soltou os cachorros no "Brasil Urgente" desta quinta ao acusar Jilmar Tatto, secretário dos transportes de Sampa City, de pressionar a direção da Rede Bandeirantes para calar sua boca e mandá-lo embora da emissora. A crítica do Datenão que levou a esta situação foi para seguranças de um hospital da capital que barraram uma equipe de reportagem da Band e impediram a gravação de imagens no local. Considerando-se que o atual prefeito paulistano Fernando Haddad é do PT e que Datena se filiou ao PP, sendo pré-candidato ao pleito de 2016, a chapa fica mais quente do que se possa imaginar.

*Sabe "Chaves" no SBT e "Pica-Pau" na Record? A Band tem em "Os Simpsons" seu equivalente. A partir desta segunda, o desenho será exibido das 10h10 às 11h, mas sem deixar a exibição das 15h às 16h15.

*Termina esta noite "Verdades Secretas", um dos grandes acertos da Globo neste ano. O gancho deixado para o último capítulo, com Carolina atirando após flagrar a filha Angel e Alex transando, foi de tirar o fôlego.

*Neste fim de semana, os shows do Rock in Rio na Plim-Plim têm passado em quatro dias desde a madrugada de ontem para hoje, o que de certa forma compensa um pouco a perda de espaço nas próximas duas madrugadas, a de sexta para sábado pois certamente a programação atrasará como todas as noites e o capítulo derradeiro de "Verdades Secretas" terá quase 1 hora e meia, além de sábado para domingo ter Fórmula 1 às 2h.

Bela do Dia: Grace Abdou

Grace Abdou, repórter e produtora da Rede Record em São Paulo. Grace faz jus ao nome: é muito graciosa e possui um charme daqueles impossíveis de resistir.

*Idealizado pelo Paulo Bonfá e nas edições anteriores realizado apenas em São Paulo, o festival de humor Risadaria será realizado pela primeira vez aqui em Porto Alegre, que é uma das 10 cidades a compor a turnê nacional do evento desde o mês passado até dezembro (as outras sendo Brasília, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Ribeirão Preto, Curitiba, Rio de Janeiro, Recife e Belém). Aqui na capital gaúcha, o Risadaria será realizado de 2 a 4 de outubro no Teatro da Amrigs, perto do Bourbon Ipiranga e do 35 CTG.

*A sexta-feira faz lembrar dos 10 anos da morte de Don Adams, nascido em 1923 e eternamente Maxwell Smart em nossos corações em 5 temporadas clássicas, uma de série posterior e um filme de "Agente 86".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia I

Nascido em 1948, John Bonham morria há 35 anos completados nesta sexta. De 1968 até morrer, ele foi baterista do Led Zeppelin e arrasou com batidas espetaculares em clássicos extraordinários. Um exemplo está aqui: "Rock and Roll" ao vivo em 1973 no Madison Square Garden. Viveu pouco, mas fez muito e fez bem.

Clipe do Dia II

Sexta-feira açucarada pelos 60 anos de Zucchero, cantor italiano que aprecio bastante e cujo apelido traduzido em português significa justamente "Açúcar". Destaco três temas: de 1987, "Senza una Donna (Without a Woman)" com Paul Young; de 1992, "Diamante" com Randy Crawford; e de 1995, "Il Volo".

Arremate

Pra quem perdeu: os públicos do meio de semana foram destacados ainda na edição desta quarta-feira.

"24 Horas" volta antes da próxima semana sem jogo no Brasil numa quinta!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.