.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado e domingo, 19 e 20 de setembro de 2015 - ANO 13, EDIÇÃO 6
Aproximações ou distanciamentos?

Obs.: este Papo de Bola retomou suas atividades na noite de quarta-feira. Se você não leu, chegue aqui. A atualização no ritmo normal voltou na sexta-feira e, caso tenhas perdido, é só recuperar aqui.

O que teremos ao término desta 27ª rodada do Campeonato Brasileiro nas disputas pelo título, pela quarta vaga na Libertadores e contra o rebaixamento? Boas promessas de enfrentamentos é o que temos. Projetemos:

Corinthians (1° com 54) x Santos (7° com 40) - O líder tentará voltar a ganhar um clássico estadual após 9 fracassos consecutivos. Este será o quarto duelo neste ano contra o Peixe, que venceu os três últimos e empatou o outro. É o reencontro deles após a oitava-de-final que eliminou o Coringão da Copa do Brasil e deve ser um jogo muito quente, não só pelo embate em si, mas pelo forte calor que tem feito em Sampa City.

Atlético Mineiro (2° com 49) x Flamengo (5° com 41) - Irregular nas últimas atuações, o Galo tentará a quarta vitória seguida sobre o Mengão, que depois de 2009 acumula 6 insucessos seguidos como visitante diante dos mineiros e que vem da derrota para o Coritiba que impediu a obtenção da sétima vitória consecutiva.

Palmeiras (6° com 41) x Grêmio (3° com 48) - O onze inicial do Verdão terá Barrios, muito justo depois da trinca dele sobre o Fluminense. O argentino e os colegas Cristaldo e Mouche sofreram uma tentativa de assalto ao saírem do aeroporto de Congonhas, mas o taxista felizmente foi mais rápido e escapou do bandido que os abordou. Também será o primeiro jogo após Fernando Prass acertar a permanência no clube até 2017. O Tricolor, que não se dá bem como visitante nesta contenda há 6 realizações desde 2008, tem muitos problemas e não contará com Marcelo Grohe, Galhardo, Maicon e Giuliano, dificultando a montagem do time inicial.

Avaí (16° com 29) x São Paulo (4° com 42) - Motivado pela vitória no clássico contra o Figueirense, o Leão da Ilha tentará pela segunda vez ganhar em seus domínios do Tricolor, que por ele não é vencido há 3 encaradas e que buscará melhor sorte ante um catarinense, como não obtido diante da Chapecoense.

Internacional (8° com 40) x Figueirense (18° com 27) - O Colorado, que acredita obter até o fim deste ano o habite-se para o Beira-Rio (licenças temporárias são renovadas desde a inauguração), dará ingressos de graça para os 5 mil primeiros torcedores que irem ao estádio devidamente trajados com a pilcha gaúcha em alusão à data maior do Rio Grande do Sul, a Revolução Farroupilha celebrada neste domingo. Nas arquibancadas não estará a torcida organizada Guarda Popular, ao menos não com elementos que a identifiquem. A medida foi adotada após solicitada ser pelo Ministério Público a prisão do líder Gilberto Bittencourt Viegas pela agressão de membros da torcida a um homem antes do embarque dos mesmos para o jogo contra o Coritiba. Da parte do Furacão do Estreito, que quer a terceira vitória seguida sobre os gaúchos no Gigante, a partida marcará o reencontro dele com Argel Fucks, cujo sucessor René Simões foi demitido. Hudson Coutinho é o interino na casamata.

Coritiba (15° com 30) x Atlético Paranaense (9° com 38) - O Coxa vem da vitória sobre o Flamengo, que calou 67 mil fãs em Brasília, e Kléber Gladiador espera fazer um gol para conseguir fazer completa sua comemoração de protesto com um cordão que "o enforque", um protesto contra a insatisfação do povo brasileiro com o lamaçal de corrupção que a política brasileira vive. Os alviverdes não perdem o jogo maior dos paranaenses em seu estádio há 14 duelos desde 2008, sendo 10 deles vitoriosos. O Furacão volta a atuar no Couto Pereira, mas desta vez na condição normal de visitante e não mandante, igual foi na derrota para o Grêmio devido à Arena da Baixada ter o show do Rod Stewart - que, aliás, recebeu do clube uma camisa 10 personalizada. Milton Mendes recebeu uma proposta para ser técnico do Sport no lugar do Eduardo Baptista, mas não aceitou.

Vasco (20° com 20) x Sport (10° com 37) - Vindo da obtenção de 7 dos últimos 9 pontos, o Cruzmaltino pega um Leão que até o venceu no último encontro deles no Rio de Janeiro, em 2012, mas que superado foi quando frente a frente estiveram em 1992 no mesmo Maracanã desta vez. Daniel Paulista dirigirá interinamente o rubro-negro após a surpreendente saída do Eduardo Baptista para o Fluminense.

Ponte Preta (12° com 34) x Fluminense (11° com 34) - Eduardo Baptista, que estreará no lugar do Enderson Moreira enfrentando uma Macaca que não ganha do Flu há 6 jogos desde 2006, mas que vem de vitória.

Chapecoense (13° com 31) x Cruzeiro (14° com 30) - Hora de ver se a Raposa dará o troco pela derrota sofrida no Mineirão ou se a Chape conseguirá um segundo êxito sobre ela... e se não der nem um e nem outro?

Goiás (17° com 28) x Joinville (19° com 23) - Após demitir Julinho Camargo, o Esmeraldino recontratou Artur Neto, que estava inativo havia dois anos desde justamente quem? O JEC, justamente o oponente da matinê dominical. Mas não será ainda nela o retorno do vice-campeão da Copa Sul-Americana de 2010, comandados os verdes que serão interinamente pelo auxiliar Wanderley Filho. Os catarinenses tentarão vencer este confronto pela primeira vez. Nas três anteriores, o máximo obtido foi um empate, com os outros dois jogos sendo perdidos.

Os destaques da Série B

Boa Esporte 0 x 1 Botafogo (18° com 23 x 1° com 52) - O lance mais incrível aconteceu quando o Fogão já tinha vantagem: de uma só vez, Patrick estava na pequena área e deu na bola com o joelho, mas mandou no travessão, no retorno a sobra de Tadeu quase em cima da última linha não resultando em empate pois Jefferson o deteve. Um dos gols perdidos mais bizarros de 2015. Os cariocas chegaram aos 6 jogos sem derrota (5 vitoriosos) e à terceira vitória seguida fora de casa (4 nas últimas 5 visitas). Os mineiros completaram 8 fracassos seguidos e 7 derrotas consecutivas gerais. Só em casa, são 5 insucessos seguidos e 4 derrotas consecutivas.

Atlético Goianiense 1 x 1 América Mineiro (15° com 31 x 6° com 42) - Noite duplamente especial: o goleiro Márcio completou 500 atuações pelo Dragão e o técnico Givanildo Oliveira fechou 200 comandos do Coelho, o qual treina pela quarta vez. Estava 0 x 0 até 42 minutos do segundo tempo, quando os donos da casa ficaram na frente, só que uma papagaiada de Jorginho foi devidamente castigada pelo Wesley Matos e custou ao guarda-metas ver sua noite especial ser azedada por um empate ocorrido aos 48 minutos. Quarto empate seguido dos goianos, que não vencem há 5 partidas. Os mineiros voltaram a empatar depois de 6 jornadas (2 exitosas).

ABC 0 x 0 Vitória (19° com 23 x 3° com 46) - O Alvinegro é um caso que precisa ser estudado pelos doutores mais renomados da ciência mundial. Tá virando um San Marino da vida desse jeito, pelo santo nome de Cristo! São 17 fracassos tanto como mandante (terceiro seguido na Arena das Dunas) quanto gerais (16 na Bêzona e mais o amistoso nada festivo contra o Corinthians). O Leão chegou ao quarto compromisso sem queda.

Os compromissos de sábado são estes: Bahia x Sampaio Corrêa (4° com 45 x 5° com 43), Paysandu x Náutico (2° com 47 x 9° com 37), Santa Cruz x Ceará (7° com 41 x 17° com 25), Mogi Mirim do interino Geraldo Meira pós-saída do Sérgio Guedes x Paraná (20° com 22 x 13° com 33), Oeste x Bragantino (14° com 32 x 8° com 38), Criciúma x Luverdense (11° com 34 x 10° com 35) e Macaé x CRB (16° com 30 x 12° com 33).

Os destaques da Série C

Chegamos à penúltima rodada da classificatória. Até agora, sabemos apenas dois dos oito classificados para as quartas-de-final do acesso e dois dos quatro rebaixados. Olhemos as pelejas deste fim de semana:

Grupo A
Botafogo da Paraíba (6° com 22) x Fortaleza (1° com 32)
Vila Nova (2° com 30) x Salgueiro (7° com 19)
Icasa (10° com 7) x ASA (3° com 29)
Confiança (5° com 25) x América de Natal (4° com 26)*
Águia (9° com 12) x Cuiabá (8° com 16)*

*Estas só acontecerão na segunda à noite.


Grupo B
Londrina (2° com 28) x Tupi (1° com 30)
Brasil (3° com 26) x Guarani (6° com 23)*
Tombense (7° com 16) x Juventude (4° com 25)
Caxias (10° com 8) x Portuguesa (5° com 24)
Guaratinguetá (8° com 13) x Madureira (9° com 13)

*Este jogo teria arquibancadas móveis no Bento Freitas para comportar mais 3 mil torcedores e ampliar para 8 mil a capacidade total de momento, o que foi liberado pelo Corpo de Bombeiros, mas vetado pela CBF por faltar tanto uma inspeção dela no local quanto tempo hábil para fazê-la antes desta peleja.


Curtinhas

*Martín Silva, do Vasco, e De Arrascaeta, do Cruzeiro, foram convocados pelo Óscar Tabarez para as partidas do Uruguai contra Bolívia e Colômbia na eliminatória sul-americana da Copa do Mundo de 2018.

*CBF informando que a FIFA repassou à International Board a decisão sobre o uso de vídeos para esclarecer dúvidas da arbitragem. Os "velhinhos", como a eles sempre se referiu Orlando Duarte, devem analisar o pedido em reunião no dia 26 de novembro. Extremamente conservadores que são, o veto é quase certo.

*Tarde de sábado de amistoso da Seleção Feminina contra a França em território europeu.

*Cristiano Ronaldo podendo chegar aos 500 gols na carreira, se anotar um, e aos 323 que lhe fariam superar Raúl para ser o maior artilheiro do clube, caso faça dois para o Real Madrid diante do Granada. Vai, gajo!

*O Chelsea venceu o Arsenal e chegou a 8 jogos sem derrota pelo Campeonato Inglês no clássico de Londres.

*Luto no Bayern de Munique: morreu o ex-técnico Dettmar Cramer, bicampeão europeu em 1975 e 1976. Foi sob seu comando que os bávaros conquistaram o título intercontinental de 1976 sobre o Cruzeiro.

*Jeromão Valcke tentou obter uma indenização milionária da FIFA antes de deixá-la após o escândalo dos ingressos da Copa de 2014 vir à tona? Tem mais é que tomar chutes e mais chutes no traseiro mesmo.

*Basquete: além da Espanha, também a Lituânia está garantida no torneio masculino da Olimpíada de 2016, ganhadora que foi da semifinal contra a Sérvia por 67 x 64. A final europeia acontece neste domingo.

*Tênis: depois de Thomaz Bellucci ganhar de Mate Delic por 3 x 1 (6/1, 6/4, 3/6 e 6/4), a repescagem Brasil x Croácia teria João Souza x Borna Coric. No entanto, quando Feijão perdia por 4/1 no terceiro set após perder os dois primeiros por 6/4 e 7/6 - 7/5, um temporal desabou em Florianópolis e impediu a continuidade do jogo, marcada para o mesmo sábado do enfrentamento de duplas entre Bruno Soares & Marcelo Melo e Ivan Dodig & Franko Skugor. A retomada do segundo jogo de simples confirmou a vitória de Coric por 3 x 0 (6/4, 7/6 - 7/5 e 6/1). No domingo, o simples fecha a treta com Bellucci x Coric e Feijão x Delic.

*Fórmula 1: domingo de corrida em Cingapura, mais um passo que Lewis Hamilton pode dar para o título. Só que nem ele e nem Nico Rosberg largarão na pole position, que pela primeira vez após 23 GPs não é da Mercedes. A primeira posição é do Sebastian Vettel, que não atingia tal posto desde 2013. Aliás, os dois duelistas principais estão somente na terceira fila, Hamilton em quinto e Rosberg em sexto. Acima deles estão Daniel Ricciardo em segundo, Kimi Raikkonen em terceiro e Daniil Kyvat em quarto. Dos brasileiros, Felipe Massa começa em nono e Felipe Nasr arranca em décimo sexto. A prova acontecerá às 8 da noite no horário local.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*A Gaúcha divulgou que sua audiência média somada de 44.804 ouvintes por minuto em AM e FM, além de lhe render a primeira posição no rádio de Porto Alegre, também lhe deu no trimestre de junho a agosto uma inédita liderança na frequência FM específica, superando as outras emissoras jornalísticas & esportivas e também as musicais. Além do "Gaúcha Hoje" ganhar a partir deste fim de semana uma versão dominical das 5h às 6h com Antônio Carlos Macedo, disponibilizada em podcast no site da estação já no sábado, outro programa também terá uma versão inédita na madrugada de sábado para domingo com publicação na internet: o "Gaúcha Repórter" da 1h às 2h, logo após o "Arquivo Gaúcha", com Leandro Staudt e Andressa Xavier debatendo com três convidados um assunto específico do momento. Assim, as reprises da semana agora ficarão restritas das 2h às 5h.

*Leio no Flávio Ricco que Neila Medeiros teve anunciada para o fim deste ano sua saída do SBT, mas que é comentado internamente que ela pode ficar devido à confirmada saída da Cynthia Benini. Segunda vez que se fala numa saída da Neila do SBT em pouco tempo? Tem gente na emissora querendo vê-la longe ou o quê?

*Jornalistas grávidas que ainda não citei nestes escritos: Cleide Klock, repórter de cinema e artes do SBT nos EUA, já de 7 meses; e Heloísa Gomyde, apresentadora da Globo News, ainda de 2 meses e meio.

*Leio no Daniel Castro e na Keila Jimenez que "Os Dez Mandamentos" continua tocando o terror na Globo em São Paulo. A novela da Record empatou em 20 pontos com o "Jornal Nacional" e o derrotou por 19 minutos. Também na quinta-feira, a produção bíblica derrotou "A Regra do Jogo" por 20,9 x 19,7 no duelo direto por 13 minutos. É um feito histórico obtido pela Record contra um produto considerado invencível como a novela das 8, que nos últimos anos passou a ser das 9 e que, atualmente, muitos brincam ser quase das 10 por iniciar em média às 21h40 graças ao espichamento do "JN" - que, aliás, na quinta teve apenas os outroras 50 minutos totais habituais pois começou às 20h50, já que "I Love Paraisópolis" teve mais 15 minutos após os 5 de horário político.

*Aliás, adivinha o que é que aconteceu? Com o atraso na programação mais uma vez por causa desse "estica e puxa" da Globo e da Record entre seus produtos principais na "neurose do Ipobre de Sampa City", a exibição do Rock in Rio começou apenas à 1h30, meia hora além do anunciado no site da Plim-Plim, e pegou em andamento o nas redes sociais comentadíssimo show do Queen + Adam Lambert, que desta forma acabou incompleto no ao vivo, tendo apenas um momento anterior recuperado em VT, que foi Brian May cantando "Love of My Life".

*Por falar nisso: Fátima Bernardes fez 53 anos na quinta-feira, mas o presente ela deu no dia seguinte em seu "Encontro" ao dublar Freddie Mercury com justamente "Love of My Life" no Rock in Rio de 1985, só que com direito a bigode postiço e tudo. Uma das cenas mais incríveis da TV brasileira em 2015, eh, eh, eh...

*Sábado à noite de Miss RJ 2015 na Band Rio às 22h20, com apresentação de Fábio Ramalho e Letícia Levy, aquela que não poderia competir neste concurso pois deixaria as outras brigando apenas pelo segundo lugar. Espero que o site da Band seja amigo e publique o vídeo ao vivo pra quem não for do RJ poder assistir.

*Buscando tirar proveito da audiência muito boa que obteve na média do programa todo e especialmente na final, a Bandeirantes mostrará às 19h50 deste domingo o especial "MasterChef: a Reunião", com Ana Paula Padrão e os 18 participantes da competição culinária vencida por Izabel Alvares discutindo como foi a temporada.

*RedeTV! estreando neste domingo "Sensacional", programa de variedades com Daniela Albuquerque das 16h às 17h30. Salvo engano meu, tinha muitos e muitos anos que a RedeTV! não apresentava uma produção própria às 4 da tarde dos domingos - ou não, ao menos, algo que fosse um infomercial ou um religioso.

*Domingo dos 40 anos de Gilmelândia, cantora tanto solo quanto ex-Banda Beijo e também apresentadora de TV, e dos 95 anos do nascimento de Jay Ward, criador e produtor de desenhos animados falecido em 1989.

*Sábado do centenário de nascimento do ator e comediante Germán Valdés, o "Tin-Tan". Irmão do Ramón Valdés (eternamente Seu Madruga em nossos corações), Germán foi o mexicano escolhido para integrar a capa do mitológico álbum "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", dos Beatles, convidado que foi por Ringo Starr. Só que nela não é visto, nem buscando com a maior atenção você o encontrará. Ocorre que Germán vetou sua imagem à última hora. No lugar dele, apareceu uma árvore da vida da planta tradicional mexicana Metepec.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Marina Pagno

Marina Pagno (pronuncia-se seu sobrenome "Pãnho"), repórter da Rádio Gaúcha. Jovem talento que compõe a equipe da emissora mais escutada do radiojornalismo aqui da aldeia pampeana. Ano passado, quando ainda estava na Rádio Bandeirantes, ela ganhou como Estagiária do Ano no Prêmio Press e mereceu até homenagem pela vitória na Câmara de Vereadores da sua terra natal, Antônio Prado.

Momento Raridade Rara

Assassinado em 1996, o tesoureiro do ex-presidente Fernando Collor completaria 70 anos neste domingo se vivo estivesse. O tópico cita o nascimento de Paulo César Farias para resgatar um momento célebre do jornalismo e da carreira do Roberto Cabrini, que em 1993 era correspondente internacional da Rede Globo e cobria as etapas do Mundial de Fórmula 1 com Galvão Bueno e Reginaldo Leme. PC tinha tido sua prisão decretada aqui no Brasil, mas fugiu e "evaporou". Mas Cabrini, começando ali a mostrar o grande faro investigativo que passaria a caracterizar suas reportagens desde então, encontrou o homem em Londres e obteve um material importantíssimo que é visto aqui, apresentado que foi por Cid Moreira no "Jornal Nacional". Dois anos depois, já no SBT, Cabrini entrevistou Collor sobre tudo isso em um premiado "SBT Repórter". Em 1996, PC e a namorada foram mortos.

Clipe do Dia I

Domingo dos 55 anos de Dave Hemingway, que foi baterista do The Housemartins e vocalista do The Beautiful South. Mas não é de nenhuma delas o que destaco aqui e sim um som solo: "Send in The Rain".

Clipe do Dia II

Cantor, compositor e ator, Paul Williams chega aos 75 anos neste sábado. Algumas de suas composições entraram para a história através de lindas vozes femininas, como "Evergreen" com Barbra Streisand e "Rainy Days and Mondays" e "We've Only Just Begun" com Karen Carpenter. Mas o tema registrado aqui é entoado por Jack Jones e feito por Paul e Charles Fox: a memorável trilha do seriado televisivo "O Barco do Amor".

Clipe do Dia III

Bill Medley com 75 anos desde este sábado. Ele formou o duo The Righteous Brothers nos anos 60 com Bobby Hatfield, este o intérprete da famosa "Unchained Melody". A canção da dupla que Bill popularizou foi "You've Lost That Loving Feeling". Na década de 80, sua forte voz nos brindou com dois momentos espetaculares. Um veio em parceria com o doce vocal de Jennifer Warnes e é "I've Had The Time of My Life", a oscarizada canção de "Dirty Dancing". O outro está aqui e se constitui numa poderosa regravação de "He Ain't Heavy, He's My Brother" para o filme "Rambo 3". Tema bonito no original dos Hollies, mas só, ficou sensacional com Medley.

Arremate

Porto Alegre nesta semana tá que nem aquela música do Kiko Zambianchi: mas só chove e chove...

"24 Horas" volta antes que o sol volte a dar as caras neste muito nublado recinto!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.