.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sexta, 17 de julho de 2015 - ANO 12, EDIÇÃO 195
O adeus de Ghiggia no aniversário do seu feito maior



Vivo dizendo, na maioria das vezes em tom de brincadeira descontraída, que nada na vida é por acaso. Mas muitas vezes, essa é uma frase que deve ser falada muito a sério. Ghiggia falecer entristece, claro, e deixa de luto todo o Uruguai por símbolo eterno que é do seu futebol enquanto anotador do tento da virada para o título mundial em 1950. Mas como não achar surrealmente sobrenatural que sua morte acontecesse exatamente, precisamente, justamente, cravadamente no dia em que o "Maracanazzo" completou 65 anos? A derrota do Brasil no Rio de Janeiro já é mítica ainda depois de tantas e tantas décadas por tudo que nela aconteceu. Com mais este triste episódio, a lenda que a cerca só aumenta. Existem coisas que a razão não explica.

Com 88 anos, Ghiggia sofreu um ataque cardíaco enquanto assistia uma reprise de Internacional x Tigres, conforme seu filho Arcadio em declarações para o Canal 12. No dia anterior, ele estava no restaurante Bar Del Porro, em Las Piedras, cidade na qual residia. Uma reportagem de Giuliano Bonamim no jornal sorocabano Cruzeiro do Sul (crédito a quem merece) narra algo incrível: que a provável última fotografia do artilheiro celeste pode ter sido registrada justamente por um brasileiro. Este é o engenheiro mecatrônico Enrico Marchini, que nasceu em Santo André e mora em Montevidéu há 3 meses. Ele percebeu o ex-jogador no local, pediu para falar e ficou muito emocionado, ainda mais por saber que no dia seguinte a conquista uruguaia sobre os donos da casa faria 65 anos. A fotografia pode ser vista aqui e, se já era especial para Enrico, imagina agora, então?

Alcides foi vencedor no Peñarol ao conquistar os Campeonatos Uruguaios de 1949, 1951 e 1953. Defendeu a Roma por 8 anos e conquistou a Taça das Cidades com Feiras em 1961. Ganhou o Campeonato Italiano de 1962 pelo Milan, embora atuasse pouco. Encerrou a carreira no Danubio em 1968. Ele era o último jogador ainda vivo dos 22 que atuaram no Maracanã naquela tarde de 16 de julho de 1950. Todos agora estão no Céu. O mais decisivo deles (pois não só o gol da virada fez, mas também a jogada para Schiafino empatar) justamente partindo deste plano físico para outro espiritual no dia do aniversário do seu feito maior. Descanse em paz. E meu respeito a todos os uruguaios pelo lamento sentido pela ausência do maior dos seus heróis futebolísticos.

Quem é que vai para a Copa Sul-Americana?

Ainda sem todos os nossos representantes confirmados, a "Série B da Conmebol" teve sorteados ontem os jogos da primeira fase. No caso brasileiro, não tem mais aquilo de "cruzamento olímpico" pois ficou assim (restando saber quem é quem): 8 x 3, 7 x 2, 6 x 4 e 5 x 1. Depois dos jogos da Copa do Brasil neste meio de semana e antes dos restantes na próxima, temos apenas quatro equipes asseguradas: Brasília enquanto campeão da Copa Verde de 2014 e Atlético Paranaense, Goiás e Chapecoense pelo Campeonato Brasileiro de 2014.

No caso do Verdão do Oeste, a confirmação entre os seis da última Série A se dá tanto pelo Flamengo ir pras oitavas da CB quanto por Santos e Sport não poderem passar juntos e sim apenas um ou outro, o que "encurta" em uma vaga o caminho para o torneio continental e define a participação catarinense. Do que pesquisei conforme o confusamente e desnecessariamente estabelecido, o resumo da ópera dá para dizer que é (não esquecendo que, além dos cinco representantes do país na Libertadores deste ano, também confirmado nas oitavas da Copa do Brasil está o Fluminense enquanto "sexto" representante que o país acabou não tendo este ano):

Ceará - Confirmado na Sul-Americana enquanto campeão do Nordeste apenas se for desclassificado pelo Tupi. Se permanecer na CB, a vaga pela copa regional caberá ao vice Bahia, mas somente se eliminado pelo Paysandu. Caso permaneça no mata-ou-morre nacional, aí entraria o terceiro do NE, o já excluído Vitória.

Grêmio (7° em 14) - Depende da volta contra o Criciúma.

Atlético Paranaense, Goiás e Chapecoense (8°, 12° e 15° em 14) - Eliminados na segunda fase da CB e confirmados na Sul-A.

Santos ou Sport (9° e 11° em 14) - O ganhador deste confronto estará nas oitavas da CB e o perdedor vai para a Sul-A. Neste caso, não há meio-termo: tanto faz de quem for a vitória, o roteiro é igual.

Coritiba ou Ponte Preta (14° da A e 2° da B em 14) - Dependem da volta entre ambos. Se o Coxa for eliminado na Copa do Brasil, estará garantido na Sul-Americana. Se a excluída no mata-ou-morre nacional for a Macaca, apenas jogará o torneio continental se o Grêmio prosseguir na competição brasileira.

Joinville (1° da B em 14) - Não entrará na Sul-A se Grêmio e Coritiba forem eliminados juntos da CB e integrarem os seis brasileiros. Caindo um deles fora, os catarinenses estarão dentro.

Vasco, Avaí, Botafogo e Criciúma (3° e 4° da B e 19° e 20° da A em 14) - Não há mais possibilidade para eles disputarem a Copa Sul-Americana, o que fará com que o segundo semestre seja exclusivamente de Campeonato Brasileiro - a exceção sendo o Tigre, caso avance para as oitavas da Copa do Brasil.

Neste caso da definição das vagas, não há erro: depois do 16° da primeira divisão, são considerados antes os quatro primeiros da segunda divisão, apenas depois deles vindo os quatro rebaixados da A pra B. Espero ter conseguido explicar da melhor maneira possível a situação e mesmo tê-la bem entendido.

Prossegue a semana da Série B

Dois jogos nesta noite. Quinto com 23 pontos, mas a apenas um ponto dos quatro co-líderes, o Vitória vem de 3 partidas sem derrota e apenas uma baixa nas últimas 8, das quais venceu 5. Como mandante, são 6 jornadas sem fracasso e as últimas 5 vitoriosas, além de somente uma queda nos últimos 10 mandos. O adversário é o CRB, que está 4 pontos acima da zona do rebaixamento e vem de 3 pelejas sem sucesso, ainda que só superado em uma delas, mas que fora de casa tem sido uma negação: um triunfo nas últimas 7 porfias.

Ao mesmo tempo, tem Luverdense em campo. Último a escapar dos quatro últimos ao ter 12 pontos, o Verdão do Norte não ganha há 2 jogos e venceu um dos últimos 7, mas se deu bem na vez anterior como mandante. Pela frente estará o Bragantino, que vem de vitória na rodada anterior e 2 visitas seguidas sem sucesso. Aliás, beira o horrendo o desempenho do Massa Bruta na casa dos rivais: apenas um triunfo o ano inteiro, sobre o Macaé (que, aliás, completa 25 anos nesta sexta). Fora isso, só 2 empates contra 11 derrotas.

A semana do Brasileirão Sub-20

Acabou a primeira rodada da segunda fase. O Grupo E teve Fluminense 1 x 0 Flamengo e Palmeiras 3 x 0 Vasco, trazendo na próxima semana Vasco x Fluminense e Flamengo x Palmeiras. Já o Grupo F iniciou com Ponte Preta 2 x 3 Vitória e Cruzeiro 2 x 0 Bahia, prosseguindo semana que vem com Bahia x Ponte e Vitória x Cruzeiro. São 6 rodadas nesta fase e só o campeão de cada grupo avançará para a finalíssima.

A propósito

Para quem estranhar não constar hoje o tradicional balanção dos públicos de meio de semana que a "24" traz às sextas-feiras: já o publiquei na coluna de ontem pela quinta-feira não ter tido nada de nada em termos de Copa do Brasil, Libertadores ou Campeonato Brasileiro. Desta vez, preferi antecipar a publicação, ganhar tempo.

Curtinhas

*Quer dizer que a prisão domiciliar dos donos da Full Play por envolvimento na sujeirama corrupta da FIFA levou ao cancelamento do Superclássico das Américas em 5 de setembro, nos EUA? Lá vai o Brasil ter que jogar contra outro adversário nesta data na impossibilidade da "Copa Roca Reloaded" contra a Argentina.

*A cada vez mais crescente vontade dos clubes de retomar já em 2016 a Copa Sul/Minas talvez não vá adiante por falta de aval da CBF, ainda mais com isso de Flamengo e Fluminense poderem disputá-la e devido à conciliação de datas com os Estaduais. Mas aí não seria Sul/Minas, mais coerente sendo se fosse Sul/Sudeste.

*Tribunal de Justiça do RS devendo abrir um inquérito referente a uma funcionária do Beira-Rio que trabalha na ajuda à segurança e à organização e que teria sofrido injúria racial de um torcedor por ser negra e atrapalhar a visão dele em Inter x Tigres. A moça diz ter testemunhas disso e o acusado desmente tal fala.

*Grêmio sem Yuri Mamute por 1 mês e meio por lesionar o tornozelo esquerdo diante do Criciúma.

*Malcom suspeito de fraude ao conseguir sua carteira de motorista, pelo que noticiou a Rede Globo. Mesmo assim, ele treinou normalmente no Corinthians e Tite pretende tê-lo amanhã contra o Atlético Mineiro.

*Barrios incluído no BID. Se Marcelo Oliveira quiser, poderá estreá-lo pelo Palmeiras diante do Santos.

*Mal neste 2015, Henrique Dourado não é mais jogador do Cruzeiro, com o qual rescindiu amigavelmente.

*César é o novo zagueiro do Flamengo. Chega por empréstimo do Benfica até a metade de 2016.

*Colocado na Justiça pelo apitante "Índio", Fred também vai à Justiça por ele mesmo. O processo é contra a ex-parceira do Fluminense, a Unimed, da qual ele cobra 10 milhas de "dilmas" em direitos de imagem.

*Ainda sem técnico após a saída do René Simões, o Botafogo contratou dois uruguaios: o volante Bazallo, do Rentistas, e o atacante Navarro, do Defensor e que vinha jogando no equatoriano Deportivo Olmedo.

*Novo jogador na Ponte Preta: Bady, meio-campista que pouco vinha jogando no Atlético Paranaense.

*O Coritiba renovou com o lateral vice-campeão mundial de juniores Rodrigo Ramos por mais 4 anos.

*Ex-Chapecoense, Alemão é o novo atacante do Figueirense. Ele vinha defendendo o Cruz Azul do México.

*Santa Cruz adquirindo o lateral direito Vitor, saído há pouco do Sport, e podendo estrear Grafite mais cedo do que o imaginado pois ele conseguiu antecipar a rescisão do contrato com o Al Sadd, que ia até o próximo dia 31.

*"A volta dos que não foram": Kayke desfez a negociação com o Emirates Club e permanecerá no ABC.

*O lateral direito Bruno Moura saiu do Sampaio Corrêa, onde não atuava desde maio e jogou somente duas vezes nesta temporada, e é o novo jogador do Atlético Goianiense. Ganhará mais chances desta vez?

*Não vai rolar aquilo de Maracanã, infelizmente. A Portuguesa vai mandar mesmo no Luso Brasileiro a partida do título da Série B do Carioca contra o America no sábado da semana que vem. 'Bora pra lá, então!

*Casillas não mais; Casilla sim. Depois do Iker Casillas se transferir para o Porto, o Real Madrid tem como seu novo goleiro Kiko Casilla, egresso do Espanyol, rival catalão do Barcelona. Só tira uma letra.

*Na véspera dos hoje completados 20 anos da morte do cinco vezes campeão mundial de Fórmula 1 (1951, 1954, 1955, 1956 e 1957), a Justiça da Argentina suspendeu a exumação do corpo de Juan Manuel Fangio devido a um processo anterior ao atual. Um moço diz ser filho do ex-piloto, que nasceu em 1911.

*Suspensas provisoriamente pela Justiça Federal as obras no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas para construção de arquibancadas flutuantes para os torneios de remo e canoagem na Olimpíada do Rio de Janeiro.

*Vôlei: após fazer 3 x 0 ontem na Rússia (25/18, 25/14 e 25/17) e hoje enfrentar a Bélgica, o Brasil fechará neste sábado a rodada tripla pelo Grand Prix contra a anfitriã Itália. Com José Roberto Guimarães no Pan-Americano de Toronto, a seleção que está em Catania é dirigida pelo auxiliar técnico Paulo Coco.

*A Liga Mundial terá na manhã deste sábado suas semifinais. Resta saber se nelas estará o Brasil ontem ganhador sobre os EUA por 3 x 1 (28/26, 22/25, 25/22 e 27/25) e hoje dependente dos norte-americanos não vencerem a França por 3 sets a 1, qualquer outro marcador sem ser este assegurando sua presença.

*95 anos hoje do nascimento de Juan Antonio Samaranch, falecido em 2010 e que foi presidente do COI.

*COI, que prevê cassação de medalha para quem fizer manifestação política ou publicitária no pódio, bem atenta a Máquina do Esporte. Por isso, nada de continência dos atletas militares nos Jogos de 2016.

*Alguns resultados do Brasil por equipes ontem no Pan: no futebol masculino, 4 x 0 no Peru (tudo dos 2 aos 29 do primeiro); no handebol feminino, 38 x 21 em Porto Rico; no vôlei feminino, 3 x 2 em Porto Rico com Zé Roberto no comando e Jaqueline, Adenízia e Fernanda Garay em quadra; e no basquete feminino, 75 x 69 pros EUA.

*Medalhas brasileiras da quinta-feira: na natação, ouro para Brandonn Almeida nos 400 metros medley (segundo na prova e primeiro após a desclassificação do Thiago Pereira por tocar com uma mão na virada do peito para crawl e não com ambas ao mesmo tempo), prata para o revezamento 4 x 200 livre e bronze para Joanna Maranhão nos 400 medley (quarta na disputa e terceira com a desclassificação da inicialmente vencedora Emily Overholt); na luta, ouro para Joice Silva até 58 kg livre e bronze para David Albino até 98 kg greco-romana; e no ciclismo, bronze nas equipes por velocidade (primeira medalha da modalidade em Pan-Americanos desde 1995).

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Um recurso que já usei incontáveis vezes para homenagear amigas em seus aniversários é o acróstico, com cada frase ou parágrafo começando com a letra do nome da referida ou uma frase em especial. Assim fez o jornalista Pedro Ivo Tomé, que pediu demissão da Folha de S.Paulo após 3 anos para trabalhar em direito. Responsável pelos obituários, se despediu no assinado aqui, que publicado foi na última segunda-feira. Note bem que a primeira letra de cada parágrafo resultará nesta frase: "Chupa Folha". Como é que deixaram passar essa?

*Surpreendido admito que fui: sim, passaram normalmente os jornais locais da Record nesta semana nos dias de futebol pan-americano às 18h30. A exibição deles foi das 17h50 às 18h20, ao término dos mesmos rolando mais 5 minutos do "Cidade Alerta". Ao menos a informação regional não foi deixada de lado. Bom.

*Observação do Flávio Ricco: para apresentar apenas um jornal ao vivo e um agora gravado também no começo da madrugada, o SBT tem 12 jornalistas, o que parece muito. A saber: Joseval Peixoto, Carlos Nascimento e Rachel Sheherazade no "SBT Brasil" (ela fixa de segunda a sexta e eles em revezamento); Neila Medeiros na edição de sábado; Hermano Henning e Karyn Bravo no "Jornal do SBT" de domingo para segunda a quinta para sexta; Marcelo Torres e Carolina Aguaidas no jornal de sexta para sábado (ela também no tempo do "SBT Brasil"); Joyce Ribeiro no tempo do "Jornal do SBT" e à frente do "Jornal da Semana" aos domingos; Patrícia Rocha nos vivos do "Jornal do SBT" às 6h; e Cynthia Benini e Analice Nicolau nos boletins dos intervalos.

*Participando diretamente do Maracanãzinho antes de Brasil x França anteontem, Mônica Iozzi quase tomou uma bolada ao vivo ao apresentar o "Vídeo Show". Isso aconteceu enquanto ela aguardava o regresso do ao vivo. Me lembrou um caso da Joanna de Assis, do SporTV, que tomou uma bolada fora do ar (a própria relatou depois).

*Sei pelo Daniel Castro que, exibido na "Sessão da Tarde" depois de Brasil x França, o filme inédito "Fantasmas a Bordo" teve apenas 49 minutos líquidos de 85 totais para adequação de horário com a grade. Patética, ridícula, nojenta, horrenda e gosmenta uma porcaria de atitude safada dessas. Filme tem que passar inteiro. Se não é assim, que cortem um mínimo do mínimo, então. Mas mais de 30 minutos??? Patifaria perde! O que é que custava pegar um desenho animado ou um seriado para completar a faixa? "Ah, o 'Ipobre' de Sampa City cairia demais se isso acontecesse", alguém dirá. Que se exploda o mesmo, uai! Filme quase que apenas pela metade é um desrespeito que flerta com uma condenável canalhice. Digo isso sendo essa idiotice aprontada pela Globo e diria se igual fizesse a Record, o SBT, a Band ou qualquer outro canal. (me acalmei, fiquem frios... rs)

*Aliás, tem outra coisa que não entendo na "Sessão da Tarde": filmes diferenciados nessa e naquela região às vezes. Hoje, por exemplo, que é dia de programação normal por não ter Brasil jogando pela Liga Mundial. Se na rede nacional passará "Flicka 3", apenas o Rio de Janeiro ficará com "Loucuras na Idade Média". Qual que é a lógica de um negócio desses? O que é que esse ou aquele filme tem que vá agradar os brasileiros de todas as regiões, mas não os de um ou outro recanto específico a ponto desse receber uma sessão própria? Bah!!!

Bela do Dia: Cleisla Garcia

Cleisla Garcia, repórter da Rede Record em São Paulo, mas que nestes dias está em Toronto para o Pan-Americano. Esta goiana não é repórter de esportes, mas é uma das figuras carimbadas nestes grandes eventos poliesportivos transmitidos pela Record. Que no Rio de Janeiro, em 2016, ela se faça presente também.

*Começam a rodar nos intervalos da Record as chamadas das novelas que serão reprisadas no lugar do "Programa da Tarde" a partir do dia 27. É aquilo mesmo: "Prova de Amor" às 14h45 e "Dona Xepa" às 15h45.

*Sexta-feira dos 55 anos do produtor executivo Mark Burnett, que produziu "Survivor" (do qual a Globo fez o "No Limite" no começo dos anos 2000) e criou "O Aprendiz" (aqui feito pela Record, mas não neste 2015) e "Você é Mais Esperto Que um Aluno da Quinta Série?", que o SBT produziu por poucos meses em 2007).

*Indicada ao Oscar de coadjuvante por "O Morro dos Ventos Uivantes", Geraldine Fitzgerald morreu há 10 anos hoje fechados. Nascida em 1913, fez ainda "Vitória Amarga" e "Arthur, o Milionário Sedutor", entre outros filmes.

*A saideira: 80 anos de Donald Sutherland, ator de presença forte e visto em muitos filmes nas últimas cinco décadas, alguns deles sendo "M.A.S.H.", "Klute - O Passado Condena", "Gente Como a Gente", "Condenação Brutal", "Prova de Fogo", "Uma Saída de Mestre" e quatro "Jogos Vorazes". É pai do Kiefer Sutherland.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

Nascida em 1916, Ivani Ribeiro morreu há 20 anos completados nesta sexta-feira. Inicialmente autora no rádio, se consagrou uma das grandes novelistas da TV brasileira, fazendo tramas para Excelsior, Record, Bandeirantes e especialmente Tupi e Globo. Na Tupi da década de 70, escreveu sucessos como "Mulheres de Areia", "A Viagem" e "O Profeta". As duas primeiras ela mesma reescreveu na Globo nos anos 90, enquanto a terceira também seria refeita já depois da sua morte. Outro sucesso global da Ivani, "A Gata Comeu", também foi refilmagem. Das sete novelas que emplacou na Plim-Plim, apenas a estreante "Final Feliz" era totalmente original.

Separei cinco canções das novelas de Ivani Ribeiro, a primeira feita na Bandeirantes e as demais exibidas pela Globo: de "Cavalo Amarelo" (1980), "Roda da Fortuna" com Kleiton & Kledir; de "Final Feliz" (1982), "Flagra" com Rita Lee; de "A Gata Comeu" (1985), "Forever By Your Side" com The Manhattans; de "Mulheres de Areia" (1993), "Sexy Iemanjá" com Pepeu Gomes"; e de "A Viagem" (1994), "Crazy" com Julio Iglesias.

Arremate

Portuguesa x Caxias, às 11h deste sábado, abrirá a rodada deste fim de semana na terceira divisão.

"24 Horas" voltará talvez no decorrer da pugna renhida em Oswaldo Teixeira Duarte!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.