.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 15 de julho de 2015 - ANO 12, EDIÇÃO 193
A hora da verdade para o Colorado

Depois de quase dois meses, o Internacional volta a disputar sua grande obsessão neste 2015: a Libertadores, da qual tenta ser campeão pela terceira vez. Neste período em que disputou somente o Campeonato Brasileiro, foram 3 vitórias, 3 empates e 4 derrotas, praticamente todos estes 10 jogos com equipes mistas ou reservões dentro do planejamento do hoje ausente Diego Aguirre - ausente devido à suspensão da Conmebol por causa da expulsão diante do Independiente Santa Fe, por isso o comando na casamata cabendo ao auxiliar Enrique Carrera.

O Colorado perdeu os 2 últimos mandos no Beira-Rio, mas vem de vitória sobre o Joinville e espera que isto dê motivação para um bom resultado ser obtido contra o Tigres para a vida ser menos difícil no México. Jogando em casa nesta Libertadores, possui 100% de aproveitamento, os mesmos 100% aplicados quando atuante em seu reduto contra equipes mexicanas (Pumas na Libertadores de 2006, Pachuca na Recopa de 2007, Chivas na Sul-Americana de 2008 e na Libertadores de 2010 e Jaguares na Libertadores de 2011). No regulamento com ida e volta, esta é a quarta semifinal dos vermelhos, perdedores em 1989 e vencedores em 2006 e 2010.

Da parte mexicana, o Tigres quer mandar bem como visitante uma vez mais ao ter 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota longe dos seus domínios na atual edição, o que lhe rende a inédita presença na semifinal da competição pela qual terá pela frente um clube do Brasil pela terceira vez. Nas outras duas vindas ao nosso país, derrotas foram levadas na bagagem de volta para casa: 4 x 0 do São Paulo em 2005 e 1 x 0 do Corinthians em 2006. Os destaques da equipe são Rafael Sobis, bicampeão sul-americano pelo Inter, e o estreante em jogos oficiais Gignac, egresso do Olympique de Marselha e pelo qual foi vice-artilheiro no último Campeonato Francês, com 21 tentos.

A semifinal começou ontem com o River Plate conseguindo algo que nem Corinthians e nem Racing obtiveram: balançar as redes do Guaraní. Mas como custou! Só mesmo na segunda etapa isso foi possível, ou seja, foram no mínimo 405 minutos que os paraguaios ficaram sem ser vazados na Libertadores. Mas os Millonarios fizeram o mando de campo prevalecer e conseguiram uma excelente vantagem de 2 x 0 para a volta no Paraguai na terça que vem, destacando-se o super gol do Mora para aumentar o marcador. A graça do Guaraní acabou?

Os destaques da Copa do Brasil

Com um golaço de letra do Marcão na troca do sinal amarelo para vermelho, o Figueirense derrotou o Botafogo e conseguiu mais um triunfo no Rio de Janeiro, onde bateu recentemente o Flamengo pelo Brasileirão e também onde derrubara o próprio alvinegro na semifinal de 2007 com a "derrota vitoriosa" da volta. A chapa ficou quente, como diria Ingrid Guimarães, quando o vice de futebol botafoguense Antônio Carlos Mantuano quis arrebentar a fuça do Argel Fucks. Ah, não fosse a "turma do deixa-disso"... O Figueira voltou a ganhar como visitante após 10 partidas, 7 delas perdidas, e não cai para os cariocas neste duelo há 5 encontros. O Fogão só tem um sucesso nas últimas 6 presenças, não se dá bem como mandante há 7 compromissos e perdeu pela primeira vez no Engenhão em jogos oficiais neste ano após 15 jogos (a derrota pro Shandong foi em amistoso).

Aqui em Porto Alegre, que tem vivido dias muito chuvosos desde a virada de domingo para segunda - e assim será a semana toda -, o Criciúma lavou a alma com um feito: quebrar a invencibilidade de 16 pelejas do Grêmio em sua Arena, onde vencera as 6 últimas. São 6 jornadas sem queda e 4 visitas de invencibilidade, Petkovic começando bem demais sua carreira de técnico de profissionais. Tudo bem que houve um gol do Pedro Rocha não validado em erraço quando ainda "oxado" o escore, na mesma linha que ele estava do último marcador, mas a má atuação dos gaúchos é que falou mais alto. A proeza solitária foi creditada pelo apitante ao Lucca, mas não foi dele e sim do já citado Pedro Rocha na disputa de cabeça, o que a imagem do ângulo invertido da ESPN Brasil pegou muito bem - e não achei ter havido falta no lance. A volta é terça que vem, no Heriberto Hulse.

A terceira fase prossegue nesta quarta com os reservas do Ceará recebendo o Tupi em duelo de ida. O Vozão assim estará pela prioridade à Série B, na qual passou para a lanterna com o resultado de ontem, do qual falarei mais abaixo. São 10 partidas sem vitória, 4 delas empatadas. Como mandante, são 5 insucessos, mas apenas um deles derrotado. No Presidente Vargas, está há 2 presenças sem êxito após 11 triunfos consecutivos. Por sua vez, o Galo Carijó vem de 7 embates sem tropeço e faturou 4 deles, caindo em apenas 1 enfrentamento dos últimos 9. Fora de casa, não se dá mal há 4 ocorrências e ganhou 3 delas, incluindo as 2 últimas.

Mais uma ida é entre Paysandu e Bahia, que dias atrás estiveram frente a frente pela Série B. O Papão emendou 2 derrotas, mas será mandante, condição na qual vem de 5 vitórias seguidas. Especificamente no Mangueirão (contando "visitas" ao Remo), tem 6 vitórias, 1 empate e 2 derrotas neste ano. É um desempenho semelhante enquanto dono da casa ao do Bahia, este sendo o visitante e neste quesito não tendo o mesmo brilho ao estar há 4 visitas sem sucesso e vencendo só uma das últimas 10, ainda que perdendo somente uma das últimas 5 jornadas justamente devido ao fator campo. Os bicolores não perdem este confronto específico há 5 contendas desde 1982, ganhando 3 e empatando 2. Os tricolores estão com nada mais e nada menos que 9 ausências, 7 delas no departamento médico e as demais por defenderem outros clubes na CB.

Outra ida acontece no Rio de Janeiro e traz o Vasco versus o ontem centenário América de Natal. Turbulência da parte cruzmaltina pelas 3 derrotas seguidas, o que quase fez os organizados quebrarem de pancada os atletas no regresso a partir daqui de Porto Alegre. A aposta é no fator São Januário, onde a vitória sobre o Avaí quebrou uma série de 5 cotejos infrutíferos. Vindo de vitória sobre o Cuiabá na Série C, o Mecão sorriu em somente uma visita de 4 na terceirona, perdendo outras 2. No confronto específico, são 5 realizações na capital olímpica de 2016 e os potiguares venceram apenas a primeira em 1975, depois empatando uma e perdendo 3.

Uma volta desta noite é Náutico x Flamengo, que deu 1 x 1 no Maracanã. O Timbu não perde como mandante há 8 jogos e vem da grande vitória sobre o Santa Cruz com um homem a menos, além de não cair para os rubro-negros há 3 confrontos desde 2012. O Mengão caiu pro Corinthians, mas terá Guerrero e Emerson de volta para tentar ir bem longe de casa, condição na qual tem 3 vitórias nas últimas 4 visitas, incluindo as 2 últimas. Além disso, não perde para os alvirrubros em Pernambuco há 4 encontros desde 2007. O Fla também aposta no bom retrospecto contra pernambucanos no histórico da CB: 5 vitórias e 3 empates. Na semifinal de 1990 contra o Capibaribe, se deu bem com 3 x 0 na ida e 2 x 2 na volta. É uma treta com cara de bem interessante.

Tem também ASA x Palmeiras, que foi 0 x 0 no Allianz Parque. Dos empates, este foi o melhor pros paulistas pois qualquer um com bola na rede os classificará, restando aos alagoanos obrigatoriamente vencer nos 90 minutos. A bola não rolará em Arapiraca e sim em Londrina por uma cota gorda de mais de 400 mil "dilmas" aos endividados mandantes, o que pode ser considerada uma "quase inversão de mando de campo", sabedores que somos dos londrinenses serem mais paulistas que paranaenses futebolisticamente falando. O Fantasma traz 11 partidas de invencibilidade, mas ganhou apenas 4 delas, incluindo 3 das últimas 5. No retrospecto de 31 porfias no ano inteiro, só uma única derrota para o CRB na semifinal estadual em Maceió. Já o Verdão, que quer dar o troco da baixa memorável em 2002, não perde há 5 compromissos e 2 visitas, triunfando em uma das últimas 4.

Os destaques da Série B

"Raridade rara" no interior paulista: pai e filho não apenas jogando na mesma equipe, mas balançando a roseira na mesma peleja. Assim foi com Rivaldo pai e Rivaldo filho. Enquanto o Sênior fez um, o Júnior anotou dois, tudo no primeiro tempo que praticamente definiu a vitória do Mogi Mirim, por mais que o Macaé diminuísse na metade complementar e pressionasse para diminuir ainda mais o marcador, o que não aconteceu. O último registro de pai e filho fazendo gol na mesma partida remete a 14 de novembro de 2010, com Osman e Naeem Sidik pelo Whalley Range na liga amadora de Lancashier & Cheshire, na Inglaterra. Sem "pachecada", até porque detesto isso, mas o caso da segunda divisão se torna muito mais especial de registro, ainda mais por envolver um campeão mundial e já eleito melhor jogador do mundo como Rivaldo. O Sapão está há 3 partidas sem perder, o que não acontecia desde ainda fevereiro. Já o Alvianil Praiano voltou a perder depois de 4 jogos e não ganha há 3 visitas.

Enquanto isso, a zica do ABC no Frasqueirão é digna de tese de doutorado, análise psiquátrica, reportagem investigativa do Roberto Cabrini e sei lá eu mais o quê. 9 mandos de campo sem vencer! Não um, dois ou até três, mas sim nove!!! Como é que pode??? Não entendo isso, sinceramente! Até pareciiia que poderia terminar este jejum quando aberto o placar pelos potiguares, mas o Paraná deu de ombros para isso e foi para o empate, a virada e a ampliação para quatrilho a solo. Com Fernando Diniz na casamata pela vez segunda, o Tricolor quebrou uma série de 4 jogos gerais e 6 visitas sem êxito. Por sua vez, os potiguares ganharam uma pugna das últimas 7 e se deram bem como mandantes pela vez última contra o Baraúnas, há ontem fechados 3 meses. Quem não jogou ontem por suspensão e nem jogará mais pelo ABC é o goleador Kayke, que vai pro Emirates Club.

Curtinhas

*A arbitragem interestadual estará de volta ao Campeonato Brasileiro no próximo domingo, com Joinville x Ponte Preta tendo o apitante paulista Raphael Claus e os bandeirolas catarinenses Kléber Lúcio Gil e Nadine Câmara Bastos. Segundo trio interestadual composto pelo Raphael, que aqui comandou Grêmio 1 x 0 Palmeiras.

*Cinco presidentes de clubes eleitos para o Conselho Técnico da CBF: Daniel Nepomuceno (Atlético Mineiro), Peter Siemsen (Fluminense), Roberto de Andrade (Corinthians), Rodrigo Gama (Atlético Paranaense) e Romildo Bolzan Júnior (Grêmio). Reunião ocorrida ontem na entidade teve representantes de quase todos os 20 clubes da divisão principal do Brasileirão, o único sem ninguém a representá-lo no encontro sendo o Vasco.

*Vasco, que entrou na Justiça para sua torcida ficar no lado direito do Maracanã nos próximos clássicos contra o Fluminense depois do marcado para domingo que vem. Mas a coisa chegou a esse ponto, é?

*Cássio fora do Corinthians contra o Galo, apto que não estará devido à tendinite na perna esquerda, que já lhe deixou pelo caminho a ponto de Walter substituí-lo no intervalo da vitória sobre o Flamengo.

*Cassino Wynn Las Vegas cobrando do técnico do Cruzeiro, Vanderlei Luxemburgo, uma dívida de 139 mil "obamas" por dívidas de jogo. Ah, isso aí ele paga tranquilinho, nadando em dinheiro que está. Não é nada que lhe cause uma efetiva dor de cabeça. Não vai colocá-lo no SPC ou no Serasa, por exemplo.

*Atlético Paranaense sem Walter por 2 semanas devido a uma lesão na coxa esquerda. Problemaço-aço-aço. Para a sequência do Brasileirão, está chegando do Once Caldas o meio-campista colombiano Daniel Hernández.

*Pleno do STJD decidindo hoje se o Joinville cometeu irregularidade ou não no uso de André Krobel no banco de reservas sem ter um novo contrato profissional assinado por ter completado 20 anos poucos dias antes. Caso condenado, o JEC poderá perder o título catarinense para o Figueirense. Dependerá da Federação.

*O Caxias demitiu o zagueiro André Ribeiro por xingar a torcida após o empate com o Londrina, chamando os adeptos do Bepe de "torcida de várzea" e dizendo "vão se f..." e "vão tomar no c...". Apelou. Muito.

*Regularizados no BID da CBF 10 jogadores do Náutico de Roraima, que teve todos irregulares (t-o-d-o-s) na estreia pela Série D, empate com o Nacional do Amazonas. Até agora não dá para acreditar nessa bizarrice.

*Recurso da CBF negado pela Comissão Disciplinar da FIFA e Neymar tendo de cumprir nas duas primeiras rodadas das Eliminatórias da Copa de 2018 o restante da suspensão trazida da Copa América. É...

*Primeira rodada do Campeonato Espanhol, marcada para 22, 23 e 24 de agosto: Sporting Gijón x Real Madrid, Athletic Bilbao x Barcelona, Atlético de Madrid x Las Palmas, Málaga x Sevilla, Rayo Vallecano x Valencia, Espanyol x Getafe, La Coruña x Real Sociedad, Bétis x Villarreal, Levante x Celta e Granada x Eibar.

*Dos clássicos: Real Madrid x Barcelona em 8 de novembro, em Madrid, e 3 de abril, em Barcelona; Atlético de Madrid x Real em 4 de outubro e 28 de fevereiro; e Atlético x Barça em 13 de setembro e 31 de janeiro.

*Sterling, atacante de 20 anos que estava no Liverpool, foi contratado pelo Manchester City por 5 anos.

*Saquearam a Bombonera e levaram embora parte dos alimentos arrecadados pelo Boca Juniors para destinação beneficente no dia da apresentação do Tévez. A Argentina também tem bandidos canalhas.

*Vôlei: as gurias do Brasil voltam à quadra pelo Grand Prix ao meio-dia de amanhã, contra a Rússia, na Itália.

*Já a Liga Mundial começa hoje sua fase final com dois triangulares: num deles tem Brasil x França (folgando os EUA) e no outro Sérvia x Itália (folgando a Polônia). Tudo até domingo no Maracanãzinho.

*Medalhas brasileiras de ontem no Pan de Toronto: ginástica com ouro de Arthur Zanetti nas argolas; natação com ouros do bicampeão Leonardo de Deus nos 200 metros borboleta e do revezamento 4 x 100 livre masculino, e bronzes do revezamento 4 x 100 livre feminino, de Marcelo Chierigini nos 100 livre e da "Bela do Dia" desta edição nos 200 borboleta; judô com ouros do bicampeão Luciano Corrêa até 100 kg e de David Moura acima de 100 kg, prata de Mayra Aguiar até 78 kg e bronze de Maria Suelen Altheman acima de 78 kg; canoagem com ouro de Isaquias Queiroz no C1 1.500 metros, prata de Edson Freitas no K1 200 metros e bronzes de Edson e Hans Mallmann no K2 200 metros e de Valdenice Conceição no C1 200 metros; levantamento de peso com bronze de Jaqueline Ferreira até 75 kg; badminton com bronze nas duplas mistas; e polo aquático com bronze no feminino.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Lauro Jardim que chega ao fim o jornal Brasil Econômico, que ia às bancas desde 2009 e que circulará pela última vez depois de amanhã. Mesmo que no ano passado ela recebesse 3 milhões e meio de mangos de comerciais do governo federal, a publicação da Ejesa não sobreviveu a um ano danado em termos de $$$.

*Aqui na aldeia pampeana, leio no Coletiva que o executivo Luís Grisólio sai do Grupo Bandeirantes, onde era gerente do jornal Metro, para retornar ao Grupo Record e comandar a direção de novos negócios do Correio do Povo, publicação da qual já fora executivo de eventos e de circulação por uma década. Enquanto Grisólio iniciará no CP na próxima segunda, a gerente comercial Ana Almeida a substitui interinamente no Metro. Boa sorte para ele, grande torcedor do Palmeiras e com quem volta e meia topo nos eventos jornalísticos aos quais compareço.

*Chegando às livrarias do país uma obra de co-autoria do Mílton Jung com Leny Kyrillos. O gremistaço com "GR" maiúsculo e âncora do "Jornal da CBN" se uniu à fonoaudióloga para o livro "Comunicar para Liderar", sobre boas práticas da comunicação e desafios que o cotidiano oferece e que devem ser enfrentados diante de qualquer plateia. Leny é escutada na própria Rádio CBN com o quadro "Comunicação e Liderança".

*Após deixar a Rádio Bandeirantes no mês retrasado depois de 19 anos, André Russo está de volta ao rádio de São Paulo pela Estadão, na qual reencontra companheiros da antiga casa, como César Sacheto. Não é algo fixo e sim um freelance de período determinado, mas vai que isso possa ser definitivo? Vale por isso torcer.

*Completou 40 anos ontem a estreia do "Agora", tradicionalíssimo jornalístico matutino da Rádio Guaíba que foi estreado por Flávio Alcaraz Gomes e que ficou no ar até outubro de 2009, quando foi trocado pelo "Guaíba Cidades". Este devolveu a faixa das 9h às 11h ao "Agora" em setembro do ano passado. Atualmente, cabe ao Felipe Vieira a ancoragem desta atração, mais voltada para noticiário político e econômico.

*Polícia Federal presente na TV Gazeta (Globo Alagoas) nesta terça-feira para pegar computadores ou provas que possam ser usadas contra Fernando Collor de Mello, cuja família possui a Organização Arnon de Mello, da qual a afiliada alagoana da Plim-Plim faz parte. Tudo isso compõe a famosa e popular Operação Lava Jato.

*Leio no NaTelinha que Joel Datena apresentou ontem pela última vez o "Brasil Urgente" regional na TV Goiânia, cujo futuro é incerto. Ele é contratado diretamente da Rede Bandeirantes em São Paulo e ficará de vez nela como apresentador fixo do programa nacional aos sábados e substituto imediato do pai José Luiz Datena, convidado para tanto pela direção jornalística nacional, mas ainda residindo na capital goiana. Sem fazer o programa diário, ele voltará a se dedicar ao "Coração de Pescador", que passa tanto na afiliada em Goiás quanto na matriz de SP aos domingos e que apresenta em dupla com o ex-repórter esportivo Fernando Faria.

*Quarta e quinta sem os jornais locais noturnos das 19h45 na Rede Record devido ao futebol no Pan de Toronto, hoje das mulheres com Brasil x Equador e amanhã dos homens com Brasil x Peru, ambos às 18h30.

*Leio no Flávio Ricco que a Record passou a mostrar o quadro "A Hora da Venenosa", com as últimas dos "celebridandos" contadas pela "fofoqueira-mor" Fabíola Reipert, dentro do "Balanço Geral" também do Rio de Janeiro e de Belo Horizonte. Essa hora das fofocas é um dos melhores momentos de "Ipobre" do programa do Reinaldo Gottino em Sampa City. A "Venenosa" também possui versões regionalizadas feitas pela gatíssima morena Mônica Fonseca aqui em Porto Alegre e pela loira Sabrinna Albert em Brasília.

Bela do Dia: Joanna Maranhão

Joanna Maranhão, nadadora que faturou o bronze nos 200 metros borboleta no Pan de Toronto e que sorriu por isso e também pelo bicampeonato do namorado Luciano Corrêa no judô. Maranhense somente no sobrenome, mas nordestina de origem ao ser pernambucana do Recife, medalhou pelo quarto Pan-Americano consecutivo após um bronze em Santo Domingo 2003, outro no Rio 2007 e um bronze e duas pratas em Guadalajara 2011.

*Domingo tem Luiz Bacci na Record das 11h às 15h, escalado que leio no Flávio Ricco que ele foi para apresentar o "Domingo Show" ao vivo durante férias do Geraldo Luís. Bacci cumpre jornada dupla nesta semana ao cobrir as férias do Marcelo Rezende e seguir nos emendados "Balanço Geral Manhã" e "SP no Ar".

*Leio no Flávio Ricco e no José Armando Vannucci que a Record trocou uma das novelas que reprisará à tarde a partir do dia 27: enquanto "Dona Xepa" está mantida, "Chamas da Vida" dá lugar a "Prova de Amor", que foi o primeiro grande sucesso contemporâneo da atual fase dramatúrgica da emissora depois da pra lá de exitosa refilmagem da produção de época "A Escrava Isaura" e da posterior também de época "Essas Mulheres".

*Também do dia 27 até 7 do mês que vem, "Caminho das Índias" dividirá espaço no "Vale a Pena Ver de Novo" da Globo com as duas últimas semanas de "O Rei do Gado". Filmada em alta definição, "Caminho" será a primeira novela em HD a ser reapresentada pelo "Vale a Pena" em 35 anos no ar, o que as chamadas nos intervalos deixam bem claro, ainda que incompreensivelmente dia desses algumas cenas dela, usadas pelo "Vídeo Show" em um daqueles clipes que mesclam trechos de várias produções, estivessem em SD 4:3.

*Saideira do SBT:  "Bom Dia & Cia." desta quarta tendo Sílvia Abravanel na apresentação. Chamada para isso foi a diretora da atração e filha do Silvio Santos devido a um impedimento judicial que tirou do ar os molequinhos Matheus Ueta e Anna Júlia. Leio no Mauricio Stycer que a decisão do juiz da infância e juventude do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região de São Paulo, Flávio Bretas Soares, pede "adequação de horário" para o trabalho dos guris. A emissora assegura que o trampo matutino não os atrapalha nas atividades escolares e que presta todas as assistências necessárias, além de acompanhar seus desempenhos na sala de aula.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

Estreada anteontem, "Além do Tempo" é a nova telelágrima das 6 na Globo e tem Alinne Moraes e Paolla Oliveira como "collírios" (já que as duas inventaram de dobrar uma letra dos seus nomes, né...). A canção de abertura vem na voz da Cássia Eller, está aqui e não é inédita em tramas globais. "Palavras ao Vento" já foi escutada em "Da Cor do Pecado" como tema não de algum personagem secundário, mas da protagonista Taís Araújo.

Arremate

Romário (PSB do RJ) presidindo a CPI do Futebol no Senado e Romero Jucá (PMDB de RR) como relator.

"24 Horas" volta antes que saibamos o resultado final desta comissão parlamentar de inquérito!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.