.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 11 de junho de 2015 - ANO 12, EDIÇÃO 170
Curti tudo em Brasil x Honduras... menos o jogo em si

4 da madrugada de quarta para quinta-feira. Três horas depois do regresso para casa. Quatro horas depois de começar a escrever a coluna de hoje. É quando consegui começar a atividade normal do dia após acompanhar no Beira-Rio a vitória do Brasil sobre Honduras ao longo de sete horas de atividade.

Cheguei perto das 7 da noite, quando começou a cair um senhor caldo d'água que me fez até pensar que pudesse rolar uma reprise daquele Brasil 1 x 1 Honduras de Goiânia em 1995 (até hoje não sei como é que Antônio Pereira da Silva foi louco de permitir jogo naquela condição deplorável). Felizmente, nem perto. Rumei para a posição do pessoal de internet a uma hora do primeiro trilar de apitante, posição excepcional no tocante à ampla e total visão do campo de jogo. Se eu entendesse de tática, seria melhor ainda. (rs)

O setor da web ficou exatamente ao lado esquerdo da cabine reservada para o SporTV, enquanto a turma das rádios ficou à direita da mesma, numa tribuna armada na própria arquibancada superior - a exemplo de muitos cronistas que ficaram em um espaço reservado em parte da inferior da Arena do Grêmio no Brasil 3 x 0 França de 2013. Pude ter mais uma experiência inédita, que foi assistir uma partida de futebol narrada exatamente ao meu lado, posicionado que fiquei à direita da turma da Rádio Galera da Web. Não apenas assisti à disputa escutando uma narração, mas tive a narração ao meu lado. Não nego que curti muito.

Ao término da peleja, de novo fiquei na zona mista observando o trabalho do pessoal no "cercadinho" por onde passaram vários jogadores para conceder entrevistas, o que me fez desta vez abdicar da coletiva do Dunga. Para cumprir o horário que eu havia combinado para retornar à base central, deixei o recinto pouca coisa antes de completar 1 da madrugada e acabei não me despedindo do pessoal, mas não por má educação e sim para não atrapalhar todas e todos num momento muito importante de registro jornalístico.

Quanto ao jogo, que é claro que não seria 100% competitivo até por ser um amistoso e não por torneio oficial, mesmo assim eu achando que ao público podendo ser oferecido algo de mais qualidade e mesmo emoção, digo apenas isto: esse jogo conseguiu ser mais feio do que o Corcunda de Notre Dame feito pelo saudoso Charles Laughton depois de uma noite muito mal dormida, Maureen O'Hara dará fé ao que digo. Uma pena o Beira-Rio com apenas 22 mil fãs, muito abaixo dos 41 mil presentes na matinê Internacional x Coritiba do último domingo, mas na somatória dos fatores pouco colaborativos, o cenário acabou dentro do que se imaginava.

Termino uma maratona de dez horas em dois dias nesse acompanhamento da Seleção Brasileira aqui em Porto Alegre. Foi bom demais. O acompanhamento, claro, porque a partida poderia ter sido melhor.

Curtinhas da Seleção

*O Brasil completou 10 vitórias consecutivas e igualou a marca de 1969. Dunga procurou exaltar isso, mas não é suficiente. O povo chegou a mandar "olé!" para os hondurenhos nos minutos finais.

*Neymar começou no banco e jogou toda a segunda etapa. Acabou não fazendo muita coisa.

*Copa América com uma troca nos convocados confirmada após o amistoso: Danilo fora devido a uma lesão no tornozelo e Daniel Alves chamado para seu lugar. Saiu um agora do Real Madrid e entrou um do Barcelona.

*Nas horas que antecederam Brasil x Honduras, um grupo de torcedores do Inter colocou faixas em diversos pontos de Porto Alegre pedindo a saída do Marco Polo Del Nero da CBF e o fim da corrupção na mesma. Boa!

*Aliás, ponto positivo: desta vez, não topei no Beira-Rio com nenhum dirigente detestável. Não repeti o desprazer que foi passar pelo Delfim Peixoto à saída da Arena do Grêmio no jogo de dois anos atrás.

Mas e a Copa América?

Para os brasileiros iniciará no domingo, mas a competição em si tem início esta noite com Chile x Equador. Será que o fator campo finalmente dará aos chilenos sua primeira conquista relevante em seleções? Este jogo é pelo Grupo A, cuja primeira rodada será completada amanhã por México x Bolívia. O Grupo B começa depois de amanhã com Uruguai x Jamaica e Argentina x Paraguai, enquanto o domingo terá o Grupo C inaugurado por Colômbia x Venezuela e Brasil x Peru. Passam de fase os dois primeiros de cada grupo e mais os dois melhores terceiros, daí sendo mata-ou-morre até o encerramento, marcado para 4 de julho.

Com muito, muito sofrimento

30 tentativas em gol, três vezes mais que o adversário. Ainda assim, somente nos pênaltis o Brasil eliminou o Uruguai para ser quadrifinalista do Mundial Sub-20 diante de Portugal, que eliminou a anfitriã Nova Zelândia com gol decisivo a menos de 5 minutos do encerramento. Os brasileiros converteram todas as suas cobranças, enquanto a errada pelos uruguaios foi de Amaral e parou na casa da mãe dele. Se nesta madrugada o jogo aconteceu no nada estimulante horário das 4h30, o deste sábado será no bem melhor das 22h. Quem passar de Brasil x Portugal terá na semifinal Uzbequistão ou Senegal. A outra semi terá Mali ou Alemanha x EUA ou Sérvia. Infelizmente, a perda para Rogério Micale é a do Judivan, fora até o fim do torneio devido a uma entrada bandida, criminosa e hedionda de Lemos, que deveria render solitária sem direito a visitas íntimas pois só vermelho não bastaria.

Teve Brasileirão ontem, vivente

E uma partida muito movimentada e interessante entre Atlético e Santos, empatada em 2 gols. Os santistas abriram o marcador num golaço do Ricardo Oliveira, partindo da divisória do gramado e ganhando na corrida do Leonardo Silva. Um gol contra do Werley e outro tranquilito no más do Dátolo deram aos mineiros a virada, que não foi consumada pois Gabriel empatou. O Peixe não perdeu, mas também não ganhou e isto lhe fez aumentar para 9 o número de partidas sem vencer longe dos seus domínios (desde o Londrina em março).

Raposa campeã no centenário



Campinense campeão paraibano na penúltima rodada do quadrangular final. Fez sua parte ao ganhar do Auto Esporte em João Pessoa e, ironias da vida, foi ajudado pelo Treze com o êxito diante do Botafogo em Campina Grande. A Raposa tem 10 pontos e o Galo igualou o Belo em 6. Só mais três por disputar e caso encerrado, como diria a Dra. Ana Maria Polo. (SBT esqueceu dela, a propósito?) A última rodada definirá em Botafogo x Auto e Campinense x Treze qual será o outro representante do estado nas Copas do Nordeste e do Brasil em 2016. O Campinense conquistou o título no ano do centenário completado este ano no dia 12 de abril.

Curtinhas

*Documentos recolhidos na FIFA pela polícia da Suíça. Que o cerco pra cima dos bandidos da bola continue.

*Marcada para o fim desta manhã a assembleia geral da CBF. Olho nas federações estaduais, povo.

*Promessa é dívida: o congressista e novo diretor de assuntos internacionais Vicente Cândido disse que deixará a CBF caso a Câmara dos Deputados instale a CPI do Futebol. Não me invente de recuar, hein!

*Eurico Miranda causando no "De Cara", da FM O Dia. Disse o presidente do Vasco, por exemplo, não ter nada contra os gays e sim contra "veados" pois ser gay é uma opção e ser "veado" é por fazer "veadagem", além de criticar mulheres apitando jogos de homens e chamar um ouvinte de "flamenguista de m..." quando este quis dele saber sobre ter medo ou não de sobrar pro seu lado nessas investigações das ladroagens.

*Vasco, que não tem mais o meio-campista Marcinho, cujo contrato foi rescindido.

*Obtido pelo Fluminense na Justiça do RJ o direito de sua torcida festejar com pó de arroz nos seus jogos. Esta vitória por decisão unânime referendou uma liminar obtida pelo clube ainda em 2008.

*Novo gringo no Internacional: Tejada, do Gimnasia y Esgrima, emprestado até o fim do ano para seu time B.

*Muitos movimentos no Sport: não tem mais Joelinton, que assinou até 2020 com o Hoffenheim; contratou André "Balada", do Atlético Mineiro, e Marlone, do Fluminense; e renovou com Neto Moura até o fim de 2019.

*Sport, cuja partida contra o Joinville no sábado terá árbitro e uma bandeira catarinenses e o outro bandeira de Pernambuco (Heber Roberto Lopes, Nadine Câmara Bastos e Clóvis Amaral da Silva). É a continuação do lance de árbitros dos estados dos clubes, lance iniciado em Inter x São Paulo e Goiás x Grêmio.

*Adiado pelo STJD o julgamento do enrosco do Barra Mansa e da retirada de pontos no Campeonato Carioca por escalações irregulares. Seria hoje, mas deve ser remarcado para daqui a duas semanas.

*Recusado o recurso dos advogados do Messi e do seu pai, que serão mesmo julgados pelo Tribunal de Barcelona sob a alegação de terem sonegado o imposto de renda entre 2007 e 2009.

*Campeão europeu em 2008 pela Espanha, o brasileiro naturalizado Marcos Senna vai pendurar as chuteiras no fim deste ano, quando terá 39 anos. Ele joga desde 2013 no New York Cosmos.

*Rui Vitória, que saiu do Vitória de Guimarães, é o novo treinador do Benfica para as próximas três temporadas. Ele substitui Jorge Jesus, que bem sabem permanecer em Lisboa, mas agora dirigir o Sporting.

*Handebol: após 43 x 32 em Cuba, os homens do Brasil enfrentam hoje o Chile pelo Torneio Quatro Nações.

*Vôlei: depois de 8 meses, a seleção feminina do Brasil voltou a jogar em amistoso contra o Japão. Vitoriosas as asiáticas por 3 x 2 (25/23, 28/26, 25/10, 21/25 e 11/15). A ordem das parciais está correta e os dois últimos sets foram disputados, mesmo com o triunfo japonês já assegurado, para fins de ritmo de treinamento.

*Basquete: em vantagem por 2 x 1 na melhor-de-sete decisivo da NBA, o Cleveland Cavaliers recebe mais uma vez o Golden State Warriors. Ampliação dos Cavs ou reação para igualdade dos Warriors?

Luto: morre Christopher Lee

Mais famoso intérprete de Drácula no cinema em diversos filmes nas décadas de 50, 60 e 70, além de Saruman em "O Senhor dos Anéis" e Conde Dookan nos filmes "Ataque dos Clones" e "A Revolta dos Sith" na saga "Guerra das Estrelas", ele morreu ainda no domingo passado aos 93 anos, de insuficiência cardíaca e respiratória. Além das atuações, ele teve três trabalhos musicais solo no gênero heavy metal. A notícia do falecimento só veio agora pois sua mulher quis primeiro avisar todos os parentes próximos antes da divulgação pública.

Bela do Dia: Camila Queiroz

Camila Queiroz, atriz estreante em "Verdades Secretas" na Rede Globo. Gatinha.

Clipe do Dia I

Quinta-feira dos 105 anos do nascimento do documentarista e oceanógrafo Jacques Cousteau, falecido em 1997. Ele venceu o Oscar de documentário em 1956 por "O Mundo Silencioso" e teve vários dos seus documentários transmitidos há mais de 25 para 30 anos pela TV Bandeirantes. Em 1990, quando dos seus 80 anos, recebeu de Jean Michel Jarre uma homenagem com o tema-título que aqui está em edit: "Waiting For Cousteau".

Clipe do Dia II

Também nascia há 105 anos Carmine Coppola, que morreu em 1991. Pai do Francis Ford e avô de Nicolas Cage, este compositor venceu o Oscar de trilha sonora em 1975 por "O Poderoso Chefão 2". Aqui está um dos temas daquela rara continuação tão elogiada quanto o filme original: "The Murder of Don Fanucci".

Clipe do Dia III

Vocalista do Air Supply, Graham Russell celebra hoje 65 anos. Separei três do grupo na sua voz: começo aqui com "The One That You Love", vou aqui para "Lonely is The Night" e fecho aqui com "I Can Wait Forever".

Arremate

Walter Gregorio não é mais diretor de comunicação da FIFA. Vai sobrar alguém desse povo atual por lá?

"24 Horas" volta antes que o parlamento europeu ganhe a saída do Blatter da entidade!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.