.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 3 de junho de 2015 - ANO 12, EDIÇÃO 163
Antes, "pofexô" no Fla; agora, "pofexô" versus Fla

Cruzeiro x Flamengo já seria uma das principais partidas desta quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Mas o clássico interestadual no Mineirão ganhou um aumento de interesse depois do que os cruzeirenses fizeram na tarde desta terça, gerando muitas críticas: a demissão do Marcelo Oliveira após 2 anos e 5 meses. A equipe não repete em 2015 os bons resultados de 2014 e 2013, verdade. Mas não acho que o problema esteja no treinador, que pode até ter alguma parcela de culpa, mas longe de ser "o" culpado. O time sofreu baixas muito significativas e não houve reposições à altura. A direção também colabora para a situação, mas aqui no Brasil é aquilo: quando dá bode, a corda que arrebenta sempre é a do técnico, tenha ele culpa ou não tenha ele culpa.

Para o lugar do atual bicampeão brasileiro e do campeão estadual de 2013 (que sai com 105 vitórias, 32 empates e 32 derrotas), foi acertada com rapidez enorme a reposição: Vanderlei Luxemburgo, que acabou desempregado por apenas uma semana. Como já hoje o Cruzeiro voltará a campo, ele poderia perfeitamente assistir o jogo de uma tribuna para se ambientar primeiro e observar melhor o onze que comandará. Mas não perderia a chance de ir ao campo hoje mesmo. Isto é: isso que falei até poderia acontecer se fosse qualquer outro adversário. Porém, é o Flamengo, aquele que o demitiu há uma semana. Uma curiosidade: será um duelo de equipes que trocaram de treinador após perderem em Florianópolis (cariocas para o Avaí e mineiros para o Figueirense).

O jogo do Mineirão é um dos afetados pelas ausências causadas pela Copa América, cujos convocados já estão a serviço das suas seleções. Os cruzeirenses não terão Arrascaeta e Mena, já os flamenguistas não contarão com Cáceres e Armero - além do novo contratado Guerrero, que só mesmo depois do torneio de seleções é que fará a estreia pelo rubro-negro. Outro clássico interestadual afetado pela competição de países é Grêmio x Corinthians na Arena do Humaitá. Os paulistas não têm Elias e os gaúchos perderam Erazo e especialmente Marcelo Grohe. Em seu primeiro jogo como treinador efetivo no Novo Casarão, Roger Machado contrariou as expectativas e optou por Tiago, cria da base tricolor, para substituir o goleiro. O esperado era o ex-cruzeirista Bruno Grassi substituí-lo.

O clássico estadual da quarta-feira é São Paulo x Santos no Morumbi. Era para ser a estreia do Juan Carlos Osório no comando do Tricolor, mas seu visto de trabalho ainda não está regularizado e ele assistirá o jogo das tribunas. Milton Cruz ganhará mais uma chance de tentar se despedir do banco de reservas com vitória, como não ocorreu domingo passado diante do Internacional. Da parte do Peixe, Robinho está fora por se voltar à Copa América, a exemplo do Valencia. Retornado, Marcelo Fernandes contará com Elano, que renovou seu contrato e já teve seu nome publicado no BID. Outro embate regional é no interior catarinense: Chapecoense versus Joinville, este com o técnico mais duradouro na Série A (Hemerson Maria, presente desde dezembro do ano retrasado).

Mais uma ausência pela Copa América: Martín Silva, desfalque do Vasco contra uma Ponte Preta embalada e que quer quebrar os 9 meses de invencibilidade cruzmaltina na Colina (12 vitórias e 6 empates desde aqueles 5 x 0 do Avaí). No Sul estão as outras pelejas desta quarta-feira. O Atlético Paranaense recebe o Figueirense, que não terá Argel Fucks na casamata por ser cumprida suspensão pela expulsão diante do Cruzeiro - mas só essa, porque não houve gancho pela treta no clássico da Copa do Brasil contra o Avaí. Este, aliás, atuará em casa diante do Atlético Mineiro. A boa nova dos avaianos é ter Marquinhos de volta graças a um efeito suspensivo.

Os destaques da Série B

Depois de 5 rodadas, a liderança com 13 pontos é dividida por Botafogo e Náutico, vitoriosos antes adversários que seguiram com 4. Os cariocas venceram o Paraná num tento do Rodrigo Pimpão aos 48 do segundo com ajudinha do "mão mole" Murilo Prates. Já os pernambucanos derrotaram o Ceará com direito a um pênalti malucamente inventado por Marcos André da Penha logo no primeiro minuto. O Timbu não perde há 8 jogos e ganhou 6.

Com 11 pontos está o Bahia, que "oxou" com um Macaé alcançado nos 10 pelo América Mineiro, que contou com um golaço do nada tosco Marcelo Toscano para derrotar o Sampaio Corrêa, que ficou nos 8 pontos. A pontuação maranhense é igual à do ABC, que empatou em 1 gol com o Bragantino, outro da turma dos 4. Dois clubes têm 9 pontos e venceram em suas casas por dobro a solo: Vitória, que passou pelo Criciúma, que perdeu um pênalti e ficou nos 6; e Paysandu, que só ganhou do Santa Cruz, que tem 3, após atraso de 50 minutos devido à explosão de um transformador que deixou a Curuzu às escuras (Mangueirão cedido para um evento religioso).

A dupla dos 7 pontos se deu bem na noite passada: CRB, que trincou o Oeste para voltar a vencer após 4 jogos; e Luverdense, que derrubou o Atlético Goianiense. Os derrotados também estão no grupo dos 4 pontos. Por fim, o Mogi Mirim estreou Aílton Silva como técnico, mas seguiu com 2 pontos pois o Boa Esporte foi aos mesmos 4 de outros "dezessete" clubes com dobra a nada no interior paulista. Os dois tentos foram de Bruno e o primeiro até deu sensação de impedimento pois realmente ele estava adiantado. Porém, a bola chegou nele do adversário Hygor. Do que lembro, se veio do adversário, tira a condição do impedimento. Então, gol legal.

A sexta rodada será neste fim de semana: depois de amanhã, Náutico x América Mineiro e Vitória x Atlético Goianiense às 19h30 e Botafogo x Mogi Mirim às 21h50; e no sábado, Bragantino x Bahia, Luverdense x Santa Cruz, Ceará x Sampaio Corrêa e Criciúma x Macaé todos às 16h30 (lamentavelmente simultâneos a Barcelona x Juventus) e Paysandu x Paraná, CRB x ABC e Boa Esporte x Oeste todos às 21h.

Curtinhas

*A surpreendente renúncia do Joseph Blatter na FIFA, anunciada no começo da tarde de ontem no nosso horário, não me fará achar que tudo no futebol ficou bom. Eu já não tinha achado isso quando Ricardo Teixeira caiu fora da CBF. Apenas comemoro este fato, sim, igual comemorei a aquele. Daí a achar tudo perfeito e maravilhoso, também não. Tem que continuar investigando essa corja e partindo pra cima dos ladrões, salafrários, bandidos e falcatruas em geral para que, de um jeito ou de outro, todos paguem pelas patifarias cometidas.

*Blatter, que seguirá na função até que aconteça uma nova eleição entre dezembro deste ano e março de 2016, é um dos centros da investigação do FBI, conforme The New York Times e BBC. Explica o ato?

*CBF dizendo que a renúncia do Sepp "merece a nossa profunda compreensão". Wilmar Valdez, comandante da Associação Uruguaia e vice da Conmebol, achando isso "incompreensível". Eles se merecem...

*Pelé pedindo "gente honesta" na FIFA, isso depois de ter falado bem da reeleição do Blatter. Mas isso nem é o pior e sim dizer que "o que aconteceu com corrupção não é seu problema". Pode não ser seu problema direto, mas merece ponderações e considerações mais firmes enquanto personalidade maior que é do futebol.

*Corinne Blatter - aquela maluca da "teoria conspiratória" - dizendo que seu pai é honesto e maravilhoso. Nota-se, ao menos, que para José Pedro ela não serve, nem Blatter lhe é o Comendador José Alfredo.

*David Gill, que cairia fora da vice-presidência da FIFA pois Sepp fora reeleito, agora pensa em ficar. Rá...

*Eurico Miranda dizendo que jamais renunciaria a qualquer coisa. Por que será que isto não surpreende? Logo, se ele aprontar coisa ruim no Vasco e tiver que sair antes da hora, terá que sair por mal, pois por bem não rolará.

*Mesmo alegando que o memorial criado pelos torcedores estivesse com más condições, será que não dava para o Internacional preservar de uma melhor maneira o espaço que concentrou as homenagens ao Fernandão após sua morte? O ato foi criticado por muitas pessoas, tanto colorados quanto não-colorados. Pegou mal.

*Esquece aquilo de 120 mil "dilmas" mensais que o Grêmio pagará ao Kléber "Gladiador". São 220 mil, isso sim, para quitar o acerto trabalhista com o atacante. Despesa que não poderia acontecer neste momento, mas da qual próprio clube é culpado por lá atrás ter investido num jogador que nunca deu o retorno esperado.

*Campeão estadual pelo Goiás, Esquerdinha é o novo meio-campista do Coritiba.

*Marcado para a próxima segunda o julgamento de Fortaleza, Ceará, Arena Castelão e Federação Cearense pela tristíssima "terceira guerra mundial" ao término da, no campo, maravilhosa final do Cearense.

*André Santos suspenso preventivamente por um mês por acusada a substância Hidroclorotiazida em exame antidopagem após o jogo do seu Botafogo de Ribeirão Preto contra o São Bento, no Paulistão, em fevereiro.

*Fred, do Shakhtar Donetsk, chamado para substituir o lesionado Luiz Gustavo, do Wolfsburg, na Copa América.

*O New York Cosmos ganhou amistoso de Cuba por 4 x 1. Mais um capítulo da nova história EUA & Cuba.

*Rafa Benítez apresentado hoje pelo Real Madrid. Treinador de currículo bem bom: no Valencia, dois Espanhóis e uma Copa da UEFA; no Liverpool, uma Copa da Inglaterra, uma Supercopa da Inglaterra, uma Liga dos Campeões da UEFA e uma Supercopa da Europa; na Internazionale, uma Copa da Itália, uma Supercopa da Itália e um Mundial de Clubes; no Chelsea, uma Liga Europa; e no Napoli, uma Copa da Itália e uma Supercopa da Itália. Bastará este belo currículo para retomar as vitórias que Carlo Ancelotti não obteve em 2014/2015?

*Não vai mais até 2017 o contrato do Lucas no Paris Saint Germain. Renovaram hoje. Vai até 2019.

*Ginástica: arquivado pela procuradoria do STJD o caso das piadas racistas de Arthur Nory, Henrique Flores e Felipe Arakawa com o colega Ângelo Assumpção há duas semanas, em Portugal. Bah...

*Roland Garros: a vitória de Jo-Wilfried Tsonga por 3 x 2 sobre Kei Nishikori, nas quartas-de-final, foi marcada por preocupação de quase meia hora quando uma placa de metal de um dos telões caiu e machucou um senhor de idade e uma criança, graças a Deus ambos sem gravidade, o que permitiu a retomada do jogo. Tsonga terá pela frente numa das semifinais Stanislas Wawrinka, que excluiu Roger Federer por 3 x 0.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Importante movimentação no mercado impresso: a Editoria Abril vendeu as revistas Placar, Contigo!, Você S/A, Você RH, Ana Maria, Tititi e Arquitetura e Construção para a Editora Caras, que agora tem quase duas dezenas de publicações adquiridas se juntadas estas a Aventuras na História, Bons Fluídos, Manequim, Máxima, Minha Casa, Minha Novela, Recreio, Sou + Eu, Vida Simples e Viva Mais. Só tem uma coisa que li no Portal Imprensa: Contigo! (que um dia já foi uma boa revista sobre televisão) deixará o papel e permanecerá somente pela internet. Além disso, a Educar Para Crescer vai acabar e o Guia Quatro Rodas será incorporado às revistas Viagem & Turismo, Veja SP e Veja RJ. O Meio & Mensagem publicou que 120 funcionários da Abril perderam seus empregos.

*A editora manterá as publicações Veja, Exame, várias femininas (Boa Forma, Casa Cláudia, Cláudia, Elle, Estilo, M de Mulher, Cosmopolitan - ex-Nova - e Capricho, esta última apenas na internet) e várias de estilo de vida (Brasil Post, Elástica, Guia do Estudante, Info.com, Men's Health, Mundo Estranho, National Geographic, Playboy, Quatro Rodas, Saúde, Superinteressante, Veja SP, Veja RJ, Viagem & Turismo, Vip e Women's Health).

*Curiosidade na Band/RS: não há uniformidade clubística nos representantes cariocas da Central Bandeirantes de Jornalismo. Por um lado, o apresentador do "Brasil Urgente" gaúcho, Paulo Bogado (mais de 20 anos morando aqui em Porto Alegre), é Flamengo convicto. Por outro lado, a "Bela do Dia" de 29 de abril e repórter e apresentadora das rádios Bandeirantes e BandNews FM, Isabela Kuschnir (um ano e meio de aldeia pampeana), é apaixonada pelo Botafogo - logo, certamente foi trabalhar hoje com um sorriso ainda mais belo graças ao Rodrigo Pimpão aos 48 minutos do segundo tempo. Pena que só voltará a rolar um clássico Mengão x Fogão no Campeonato Carioca de 2016... a não ser que, em algum momento, eles se encontrem na Copa do Brasil deste ano ainda.

*Não sei se tem a ver com a recente fusão das edições de Rio Grande do Sul e Santa Catarina ou com a saída do "Anonymus Gourmet" (hoje no SBT/RS), mas de umas semanas para cá o "Vida & Saúde", da RBS TV, tem tido mais espaços para receitas de gastronomia, algo que nunca teve desta maneira até o ano passado - não na versão gaúcha da Laura Medina, não sei se assim já acontecia na catarinense da Mariana Paniz. Lembrei de comentar isso pois é anunciada para o próximo sábado uma receita de nada mais e nada menos que churrasco.

*Leio no NaTelinha que Matheus Magalhães não é mais apresentador do "RNTV" do meio-dia, demitido que foi pela InterTV Cabugi. Pessoas da afiliada da Rede Globo afirmam ter sido esta uma retaliação tardia da emissora ao jornalista por ter sido um dos que mais reclamou na "quarta-feira negra", um grande protesto dos jornalistas em dezembro do ano passado devido ao baixo piso salarial para a classe no Rio Grande do Norte.

*O NT publicou aqui um vídeo de uma forte discussão entre Roberto Cabrini e Rivanda Batalha. O apresentador do "Conexão Repórter", do SBT, esteve ontem no Sergipe para entrevistar a agora ex-prefeita de São Cristóvão, cidade da região metropolitana de Aracaju, que renunciou após a exibição no último domingo da reportagem "Os Senhores da Fome", que mostrou a fraude de licitações de merenda escolar liderada por uma rede de empresários e políticos. A filiada ao PSB disse que não tinha tempo de averiguar se havia superfaturamento de merenda neste município, um dos mais pobres do Brasil, e afirmou que não sabia de nada. O pai da "Bela do Dia" de hoje foi direto: ou ela era desonesta, e não acreditava nisso, ou era a gestora mais incompetente do mundo.

*Também no NT, leio que a RedeTV! antecipou em 15 minutos o começo do "Mariana Godoy Entrevista", antes às 23h15 e já a partir desta sexta, quando Eike Batista será entrevistado ao vivo, iniciado às 23h.

*Leio no Flávio Ricco que a RedeTV! confirmou, no fim da manhã desta quarta-feira, que o "Teste de Fidelidade" deixará a programação - o que referenda uma notícia de semanas atrás do Daniel Castro, crédito a quem merece. A emissora vai preparar um novo programa com João Kléber para os domingos, após o "Esquenta". Muitos serão os "viúvos" no Twitter. Inconsoláveis estão Brenno Henrique, Cesar Cardoso, Caio Ruscillo, Fernando Clemente, Gabriel Vaquer, Kléber Oliveira, Vinny Sacramento e tantas figuras célebres deste microblog. (eh, eh, eh)

*Ao defender em postagem no Facebook que os publicitários invistam na televisão ao vivo e não em reprises e enlatados (um pano de fundo para tentar salvar a atração que apresenta na Record, que não vive bom momento há muitos momentos), Britto Jr. exagerou muito e disse que o "Programa da Tarde" está "entre as três maiores audiências do Brasil". Não está nem entre as três maiores audiências da própria Record, conterrâneo!

*Submetido a uma cirurgia ontem à tarde para retirada da vesícula, após uma crise de pedras no local que fizeram com que passasse mal durante uma gravação na última sexta a ponto de ser necessária uma ambulância, o assistente de palco Liminha, que há três décadas trabalha no SBT. Que ele consiga se recuperar bem.

*Mais SBT (tirem as crianças da sala): o "Programa do Ratinho" estreou ontem um quadro importado do Japão, no qual homens sem cueca e com um macacão rasgado exatamente na região do traseiro receberiam água muito quente exatamente ali e teriam que sentar o traseiro num balde de gelo. Nome: "Rabo Quente". Baaahhh!!!

Bela do Dia: Gabriela Cabrini

Gabriela Cabrini, jornalista, filha do Roberto e namorada do Thomaz Bellucci. Ela é repórter em uma rádio de São Paulo, mas infelizmente não faço a mínima ideia qual é pois, sabe lá Deus por que causa, motivo, razão ou circunstância, a reportagem da Luiza Oliveira no UOL (pela qual soube da Gabriela) não a nominou...

*Para contrariar o afirmado em O Globo por Gilberto Braga, de que Sampa City é a "culpada" pela crise vivida por "Babilônia", Daniel Castro publicou as audiências médias em várias regiões brasileiras desde o primeiro capítulo até o exibido no sábado passado. Eis: Manaus com 18,4 pontos; Goiânia com 19,5; Belo Horizonte com 20,3; Recife com 21,8; Campinas com 21,9; Vitória com 22,1; São Paulo com 25,4; Fortaleza com 26,6; Brasília com 26,9; Belém com 27,8; Salvador com 28,5; Curitiba com 28,6; Rio de Janeiro com 28,7; Porto Alegre com 31,2; e Florianópolis com 34,1. A média geral no Painel Nacional de Televisão é de 26 pontos.

*A quarta-feira marca os 105 anos do nascimento de Paulette Goddard, atriz falecida em 1990 e da qual falei nesta "24" no último dia 24 de abril, justamente por ocasião dos 25 anos da sua partida um dia antes.

*5 anos hoje da morte de Rue McClanahan. A Blanche de "As Supergatas" (1985 a 1992) nasceu em 1934.

*Um dos grandes galãs dos anos 50 e 60, Tony Curtis nascia há 90 anos completados nesta quarta. Falecido em 2010, ele esteve em filmes como "Houdini, o Homem Miraculoso", "A Embriaguez do Sucesso", "Acorrentados", "Quanto Mais Quente Melhor", "Spartacus" e "A Corrida do Século", além do seriado "The Persuaders!".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

Duas cantoras completam 65 anos nesta quarta-feira. Destacarei duetos. A primeira é Suzi Quatro, que sucesso fez em seu álbum de 1978 com "Stumblin' In", com Chris Norman, que curtirão aqui. E a segunda é Deniece Williams, que em 1982 se uniu a Johnny Mathis para a conferida aqui gravação definitiva de "Without Us", tema de abertura do seriado "Caras e Caretas" (a dos 10 primeiros episódios foi com Dennis Tufano e Mindy Sterling).

Arremate

Sepp Blatter dissera em 2013 que queria ser comentarista de futebol na TV. Se fosse aqui no Brasil, ele seria.

"24 Horas" volta antes que isso que escrevi tenha uma conotação positiva! (ou seja: nunca)

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.