.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 27 de maio de 2015 - ANO 12, EDIÇÃO 158
Dois brasileiros, apenas um ou nenhum?

Qual será a presença brasileira nas semifinais da Copa Libertadores? Internacional e Cruzeiro podem realizar um confronto local, apenas um deles pode passar ou até ambos serem eliminados (bato três vezes na madeira).

Com direito a Dunga na plateia em uma quarta-feira já chuvosa desde a madrugada e que deve ser assim o dia inteiro, o Colorado precisa reviravoltar a desvantagem de 1 x 0 para o Independiente Santa Fe. Um gol dele que sofra e precisará marcar três para avançar. Ponho fé que isto aconteça considerando-se que o clube (não a atual equipe, claro) já precisou de reviravoltas mais difíceis e as conseguiu - caso daquele 3 x 1 do Banfield em 2010. Além disso, os vermelhos gaúchos precisarão superar o retrospecto ruim contra clubes da Colômbia no histórico da Libertadores: 1 vitória (Once Caldas na pré-grupos em 2012), 5 empates e 3 derrotas.

Na sequência, a Raposa contará com o fator "freguesia" para superar mais uma vez o River Plate em um mata-ou-morre, a exemplo do ocorrido nas finais da Libertadores de 1976 e da Supercopa de 1991 e nas quartas da Supercopa de 1992 e da Mercosul de 1998, além daquela Recopa Sul-Americana de 1998 pela qual valeram os jogos da primeira fase da Mercosul de 1999 - até mesmo um amistoso em 1985 os azuis já venceram no Mineirão contra os Millonarios. Noite de superação não para os comandados do Marcelo Oliveira, muito bem graças ao 1 x 0 obtido em Nuñez, mas para o próprio treinador, que no início da terça-feira perdeu sua mãe.

O primeiro semifinalista é o Tigres, que teve Rafael Sóbis como destaque com um gol e a jogada que resultou no do Rivas para eliminar o Emelec em 2 x 1 totais. Quarto clube do México a ficar entre os quatro melhores do torneio, após Chivas três vezes (um vice), América outras três e Cruz Azul uma (que resultou em vice). O chaveamento coloca o Tigres no caminho de Internacional ou Independiente Santa Fe, mas se der cruzamento brasileiro, virá de Racing x Guaraní seu oponente. Caso dê Tigres x Inter na semi, teríamos o reencontro do Sóbis, hoje um nome importante da equipe chicana, contra o clube pelo qual foi duas vezes campeão da América.

Os destaques da Copa do Brasil

Quatro jogos esta noite pela terceira fase, sendo uma volta. O Ituano tem 2 x 0 de frente e, apesar de visitante, conta com algo muito positivo para ser o primeiro qualificado às oitavas-de-final: o Goiás nunca reviravoltou uma desvantagem de dois ou mais gols na ida, o que beneficiou Democrata de Governador Valadares em 2005, Vitória em 2010, São Paulo em 2012 e Botafogo da Paraíba no ano passado. E aí, Esmeraldino?

Já três idas acontecerão. Depois de Coritiba x Ponte Preta, a "Sessão das Dez" nos mostrará Flamengo x Náutico, com o Timbu tentando pela primeira vez ganhar este confronto no Rio de Janeiro (sua única vitória como visitante foi em Florianópolis) e o Mengão com Jayme de Almeida interinamente após a demissão do Vanderlei Luxemburgo. O grande destaque é Palmeiras x ASA, que remete à primeira fase de 2002, quando o Fantasma de Arapiraca excluiu o Verdão justamente então treinado pelo Luxemburgo com 1 x 0 pró em casa e 2 x 1 contra fora.

Quem triunfará em Varsóvia?

Sai nesta quarta-feira o vencedor da Liga Europa, na capital polonesa. A Ucrânia voltará a fazer com o Dnipro um campeão da "Série B da UEFA" igual ao Shakhtar Donetsk em 2009, na última edição da Copa da UEFA, ou a Espanha terá seu nono troféu e verá o Sevilla chegar ao bicampeonato e juntar suas então atingidas quatro conquistas (seria o maior campeão ao se desprender de Juventus, Internazionale e Liverpool) à única do Valencia, às duas do Real Madrid e às duas do Atlético de Madrid? Aos 15 para as 4 da tarde, começaremos a saber.

As campanhas são muito distintas: o Dnipro tem 8 vitórias, 4 empates e 4 derrotas, com 13 gols marcados e 10 sofridos; já o Sevilla venceu 10, empatou 3 e perdeu apenas uma vez, que foi justamente na fase de grupos - o que lhe deixa invicto no mata-ou-morre até agora -, com 26 gols pró e 12 contra. Claro que partida única é um contexto muito diferente de ida e volta, mas se a lógica persistir, os espanhóis é que celebrarão ao final.

Curtinhas

*O colombiano Juan Carlos Osorio é o novo técnico do São Paulo, com quem fechou por 2 anos. Após ser auxiliar de Kevin Keegan por 5 temporadas no Manchester City, ele venceu a Conferência Leste da MLS em 2008 pelo New York Red Bulls e ganhou seis títulos em seu país, quase todos pelo Atlético Nacional: dois Finalización (o primeiro pelo Once Caldas), dois Apertura, uma Superliga Colombiana e uma Copa Colômbia.

*Avaí sem Marquinhos contra Coritiba, Atlético Mineiro e Goiás por dar uma joelhada em Paulo Roberto contra o Figueirense, pela Copa do Brasil. Tentarão um efeito suspensivo para ele jogar contra o Coxa no sábado.

*Um reparo necessário: Marcos Aurélio saiu do Ceará, sim, mas não voltou para o Coritiba. Não ainda. Há uma possibilidade disso acontecer, mas não é algo confirmado. Grato ao seguidor twitteiro Gilmar Alberto pelo alerta.

*Romeo Fernandes não é mais do Atlético Paranaense. Indiano avalizado por Zico, ficou por apenas 3 meses no clube e só jogou por 20 minutos nos 5 x 0 sobre o Nacional, pelo Estadual. Ele volta para o FC Goa.

*A Federação Cearense cancelou a final da segunda divisão depois que o Uniclinic, inicialmente excluído por uma escalação irregular, enviou novos fatos do recurso por ele protocolado. Rolo judicial desportivo à vista.

*A CBF deu aval ao Fluminense para jogar a Taça Belo Horizonte de Juniores. O clube procurou a entidade para disputar o torneio mesmo com a represália ao Vasco pela acusação de aliciar um atleta justamente do Tricolor, o que levou a Federação do Rio a não autorizar seus filiados na competição. Até na base tem treta, povo.

*Mas treta maior não há que a desta madrugada nossa e manhã na Suíça, quando dirigentes da FIFA foram presos pela polícia nacional ao lé estarem para uma reunião global e, assim, serem extraditados para os Estados Unidos. Tem o vice da comissão executiva Jeffrey Webb, o ex-presidente da Conmebol e integrante do comitê da vice-presidência executiva da FIFA, Eugenio Figueredo, e o ex-vice da FIFA e ex-presidente da Concacaf, Jack Warner, entre outros. Até mesmo José Maria Marin está nessa "turma da extradição", o Brasil tinha que estar nessa. Não entrou na lista de acusados Joseph Blatter, mas que estão investigando ele, estão. Documento do Departamento de Justiça dos EUA sobre a investigação pode ser conferido aqui. Bem feito para essa cambada!

*Forçosamente fora do futebol desde março de 2008 por causa de um problema no coração, o ex-jogador português João Lucas morreu ontem aos 35 anos justamente de uma parada cardiorrespiratória. Muito triste isso. Ele surgiu na Acadêmica de Coimbra, passou pelo Boavista e estava no Estrela Vermelha quando teve que sair do futebol.

*Paracanoagem: Fernando Fernandes campeão no último domingo da etapa da Alemanha da Copa do Mundo na categoria KL1 200 metros, marcando 54s772, bem à frente do vice Salvatore Ravalli com 56s408.

*Natação: completa 55 anos hoje Aleksandr Sidorenko, ouro nos 400 metros medley na Olimpíada de 1980.

*Vôlei de praia: começará em Brasília, de 13 a 16 de agosto, a próxima edição do Circuito Banco do Brasil.

*Atletismo: a CBAt informou que será em setembro o GP Brasil. Falta definir o dia preciso e também o local, já que poréns de ordem orçamentária fizeram Belém desistir de receber o evento neste ano.

*Thiago Braz ficou em primeiro no salto com vara do Meeting Internacional, realizado anteontem em Ostrava, com 5,75 metros, bem acima dos 5,55 de Piotr Lisek e Jan Kudlicka. Ele confirmou presença nos Jogos de 2016.

*Handebol: o Brasil joga hoje a semifinal do Pan-Americano delas. A Argentina é a adversária desta tarde.

*Basquete: apenas 4.033 torcedores foram à HSBC Arena no ingrato horário de 9 e meia da noite assistir o jogo primeiro da finalíssima do NBB. O Flamengo chegou a ter mais de 30 pontos de diferença e saiu vencedor por 91 x 69. Segundo jogo às 10 da manhã deste sábado, em Marília. Bauru reagirá ou perderá o título ali mesmo?

*A NBA tem seu primeiro finalista: o Cleveland Cavaliers, que fechou em incontestes 4 x 0 a melhor-de-sete do Leste com 118 x 88 no Atlanta Hawks. Segunda decisão dos Cavs, que tentarão um desfecho diferente do obtido em 2007, contra o San Antonio Spurs. LeBron James estava lá e jogará sua quinta finalíssima consecutiva, as demais pelo Miami Heat (duas vitoriosas). O adversário de Cleveland a partir da quinta da semana que vem pode sair esta noite, caso o Golden State Warriors termine a final do Oeste sobre o Houston Rockets em 4 x 1.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Após deixar a apresentação do "SP no Ar" e antes de provavelmente assumir o "Cidade Alerta" em Brasília, William Travassos reapareceu ontem na tela da Record com as notícias do dia no "Programa do Gugu". Quem normalmente faz este segmento informativo é Rafael Machado, que também grava reportagens pro show.

*Leio no Flávio Ricco que o SBT marcou para 25 de julho a estreia de "Mão na Massa", programa culinário que será apresentado pela Ticiana Villas Boas. Data friamente calculada, como diria Polegar Vermelho: sábado seguinte ao término do "Cozinha Sob Pressão", que tem ocupado a faixa das 9 e meia da noite.

Bela do Dia: Janaína Santucci

Janaína Santucci, DJ. Ela não quer ser chamada de "sósia de Aryane Steinkopf" pois diz que a ex-panicat é que está querendo se promover às suas custas. Dizem que Janaína posará nua para a Playboy em breve. O que temos aí mostra que deve vir um super-ensaio.

*Prestes a voltar ao ar em "Verdades Secretas", nova novela das 11, Bel Kutner festeja hoje seus 45 anos. Filha de Dina Sfat e Paulo José, ela sempre trabalhou em televisão na Globo com exceção a dois trabalhos fora dela: "Corpo Santo", na Manchete dos anos 80, e "Razão de Viver", no SBT da década de 90.

*Richard Schiff, o Toby Ziegler de "Nos Bastidores do Poder", chega aos 60 anos nesta quarta-feira.

*Joseph Fiennes completa 45 anos hoje. Ele fez filmes como "Shakespeare Apaixonado" e "Mata-me de Prazer".

*A saideira: que papo é esse, Willis? Todd Bridges está fazendo 50 anos nesta quarta. Do quarteto principal de "Arnold" - produção de 1978 a 1986 ainda hoje exibido nas viradas de sábado para domingo pelo SBT -, ele é o único ainda vivo. Dana Plato (Kimberly) morreu em 1999, Gary Coleman (Arnold) faleceu em 2010 e curiosamente o pai dos três moleques no seriado, Conrad Bain (Phillip Drummond), só veio a desencarnar em 2013. Entre outros trabalhos depois de Willis Jackson, Todd fez o recorrente Monk em "Todo Mundo Odeia o Chris".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

André 3000 faz 3 mil anos... não, tô zoando. São apenas 40 os completados pelo parceiro de Big Boi na dupla de rap Outkast, cujo maior momento está aqui em videoclipe onde André domina tudo: "Hey Ya!".

Antes do Arremate...

...dois "Nóis Erra, Nóis Corrige" que já consertei na coluna anterior e que observo tanto para agradecer quanto para não irritar seus remetentes (risos): faltou o Cruz Azul vice de 2001 nos mexicanos semifinalistas da Libertadores, Bruno Pimentel avisou; e Sivuca compôs o arranjo e não a canção "Pata Pata" em si, Clayton Moreira alertou.

Arremate

Ceará e CRB empataram em 1 gol no único jogo que abriu ontem a quarta rodada da segunda divisão.

"24 Horas" volta antes que a rodada prossiga com três jornadas depois de amanhã!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.