.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 26 de maio de 2015 - ANO 12, EDIÇÃO 157
Deu ruim pro "pofexô" na Gávea

Acabou na noite desta segunda a quarta passagem do Vanderlei Luxemburgo (ou "Vanderburgo Luxerlei", como por muitos anos esta coluna o chamou - e acho que preciso voltar urgentemente a assim chamá-lo) pelo Flamengo. Mesmo com tantas vezes na casamata do clube, o retrospecto em títulos é fraco: apenas o Campeonato Carioca de 2011 sem necessidade de finalíssima. Desta vez, foram 34 vitórias, 11 empates e 14 derrotas em 10 meses. No Campeonato Brasileiro, a arrancada é com apenas um empate e duas derrotas nas 3 primeiras rodadas. Nos últimos 8 jogos, foram ganhos somente dois: Salgueiro, na Copa do Brasil, e Icasa, em amistoso.

Os números apenas reforçam algo que falo nesta coluna há anos e que muita gente mais qualificada, mais sabedora de futebol e mais inteligente de vida que eu também afirma: Luxa não é mais aquele. Vive do nome, da fama que com muito merecimento conseguiu nos anos 90. Em tempos idos, saber da sua disponibilidade animaria torcedores de outros clubes. Em tempos atuais, mais amedronta. Esta manhã, o homem concedeu coletiva na Barra da Tijuca e bateu forte na direção rubro-negra com frases como "eu quis o Flamengo, eles é que não me quiseram", além de parecer contraditório ao falar "estou no mercado, mas não estou me oferecendo para ninguém" logo após dar várias letras de que está louquinho para treinar o São Paulo, por ele definido como time de "melhor elenco do Brasil", além de "chorar" que só não topou tanto ele quanto o Internacional por preferir o Flamengo - sem contar que falou em "confusão" mais vezes que Dirceu Rabelo nas chamadas da "Sessão da Tarde".

Aliás, algo muito interessante acontece: vários treinadores considerados "medalhões" estão desempregados neste momento. Dos mais aos menos cotados, dos mais ao menos atuantes, dos mais ao menos lembrados, vê essa lista de bate-pronto: Abel Braga, Adilson Batista, Alexandre Gallo, Celso Roth, Cristóvão Borges, Dorival Júnior, Emerson Leão, Luiz Felipe Scolari, Mano Menezes, Muricy Ramalho (esse com a questão da saúde, devemos lembrar), Ney Franco, Paulo Roberto Falcão, Renato Portaluppi, Vagner Mancini e, agora, Vanderlei Luxemburgo. Alguns saíram recentemente dos clubes nos quais estavam e outros estão inativos há mais tempo. De toda maneira, não deixa de ser significativo tantas figuras que frequentavam com facilidade os nossos clubes hoje estarem no mercado, vários deles com pouca perspectiva de retorno. Ao quê poderíamos creditar isso?

Quanto ao Flamengo: até que chegue um novo treinador, Jayme de Almeida volta interinamente a comandar a equipe, sendo sua a responsabilidade contra o Náutico, amanhã, na ida da terceira fase da Copa do Brasil.

Grêmio já tem novo treinador

Roger Machado foi anunciado depois do meio-dia como substituto de Luiz Felipe Scolari no Tricolor. Seu primeiro jogo na casamata gremista será domingo que vem, contra o Goiás. O último trabalho dele foi no Novo Hamburgo quadrifinalista do Gauchão deste ano, eliminado justamente pelo Grêmio do Felipão. Além da inesquecível trajetória na lateral esquerda, Roger treinou interinamente o time algumas vezes entre 2011 e 2013, ganhando 4 e perdendo 4. Desta vez, o clube tem uma comissão técnica fixa e o novo treinador apenas leva com ele um auxiliar.

O primeiro semifinalista da Libertadores

Tigres ou Emelec? Os mexicanos atuarão em seus domínios, mas a vantagem é equatoriana por 1 x 0. Enquanto o Tigres pode ser o quarto clube do México a atingir a semifinal (três vezes América, três vezes Chivas e uma Cruz Azul), o Emelec tenta repetir o obtido em 1995, ano em que foi adversário do Grêmio, que seria o campeão.

Só amanhã o ganhador deste confronto saberá de onde virá o seu adversário. Pelo chaveamento, dará Internacional ou Independiente Santa Fe. Se os colombianos passarem no Beira-Rio, mata a charada já às 9 e meia da noite. Se der Colorado, só à meia-noite Tigres ou Emelec terá isso esclarecido por ter que esperar Cruzeiro x River Plate. Passando o Cruzeiro e rolando uma semi brasileira pelo redirecionamento obrigatório para dois clubes do mesmo país (bobagem da Conmebol que parece persistir para sempre), o oponente virá de Racing x Guaraní.

Séries B e C em destaque

A segunda divisão tem apenas um jogo abrindo hoje a quarta rodada: Ceará x CRB. Dois jogadores é certo que não estarão no Vozão. Um em definitivo: Marcos Aurélio, que rescindiu seu contrato e acertou com o Coritiba por dois anos. Outro até o ano que vem: Assisinho, que rompeu o ligamento cruzamento do joelho direito e para por até 6 meses. Dentro da alternância de estádios dos grandes cearenses, a bola hoje rolará no Presidente Vargas.

Já na terceirona, o Londrina manteve os 100% após duas rodadas e derrubou outro paulista. O Guarani arrancou a fórceps o empate aos 37 do segundo, mas Dirceu deu a vitória aos 43, para alegria da mana Lara Mota.

Duas do Velho Continente

Na Itália, a Roma ganhou da Lazio no clássico da hora do almoço de segunda-feira e está nos grupos da próxima Liga dos Campeões ao ter 70 pontos, contra 66 da oponente, que pode ser alcançada pelo Napoli, que tem 63. A última rodada terá justamente Napoli x Lazio. Se fosse pelo saldo de gols, os romanos estariam tranquilíssimos pois ganham por 31 a 18. Só que este é o segundo critério de desempate. O primeiro é o confronto direto. Neste, os napolitanos estão na frente por terem vencido o embate em Roma no turno por 1 x 0.

Já na Inglaterra, o Norwich venceu o Middlesbrough num Wembley com mais de 80 mil pessoas na audiência (saudade de quando os jogos aqui no Brasil atingiam tão volumosas plateias...) e se juntará a Bournemouth e Watford na divisão principal em 2015/2016, substituindo Hull City, Burnley e Queens Park Rangers.

Curtinhas

*Marcelo Oliveira de luto pois nesta madrugada morreu sua mãe Luiza, aos 86 anos, de câncer no intestino e no fígado. Ele comandou o treino do Cruzeiro pela manhã e depois foi ao enterro dela. Muita força para o Marcelo neste momento. Amanhã, quando as equipes entrarem em campo no Mineirão, seria legal a gente azul mineira dar um incentivo extra ao treinador gritando: "Marcelo! Marcelo! Marcelo!" E que ele possa dedicar a classificação à mãe.

*Onde Guerrero jogará ao deixar o Corinthians, não se sabe ainda. Que ele está confirmado no Peru da Copa América, se sabe pois Ricardo Gareca o confirmou na lista final anunciada ontem.

*Idas e vindas: Palmeiras anunciando Fellype Gabriel, do Sarjah dos Emirados Árabes; Cruzeiro emprestando Riascos ao Vasco; Chapecoense adquirindo Matheus, atacante do Cruzeiro de Cachoeirinha; Paraná não contando mais com Lúcio Flávio, insatisfeito com a crise financeira no clube; e Vitória rescindindo com Juan.

*Jogar para menos de 2 mil pessoas? Melhor ter 7 mil mesmo. Deve ser a lógica do Atlético Goianiense, já que Maurício Sampaio disse que mais jogos do Dragão podem acontecer em Brasília. Então, é isso.

*Pode dar rolo no acesso à elite do Cearense para 2016. O Uniclinic pode ter cancelada sua subida pois teve um jogador irregular detectado. Esiel deveria cumprir suspensão contra o Nova Russas. E agora, doutor?

*Leio do Pedro Venâncio que a Taça Belo Horizonte não mais de juniores e sim de juvenis não contará com os clubes do Rio de Janeiro por não autorizados estarem pela FFERJ, que responde desta maneira ao boicote que agremiações tanto cariocas quanto das demais regiões brasileiras estão fazendo ao Vasco, que eles têm que aliciou Paulo Vitor, meia-atacante do Fluminense. Rubens Lopes e Eurico Miranda são carne e unha? (rs)

*As convocadas de Vadão para o Brasil que jogará a Copa do Mundo no Canadá a partir do dia 9 do mês que vem: goleiras Bárbara, Letícia Izidoro e Luciana; laterais Fabiana, Poliana, Rafaelle e Tamires; zagueiras Géssica, Mônica Hickmann, Tayla e Érika; meias Andressa, Formiga e Thaísa; meias-atacantes Andressa Alves, Maurine, Beatriz, Darlene, Gabi Zanotti, Marta, Rosana e Raquel; e atacante Cristiane.

*Carlo Ancelotti fora do Real Madrid. A temporada 2014/2015 não repetiu o sucesso da anterior: vices no Espanhol e na Copa do Rei, queda na semifinal da Liga dos Campeões e desemprego como consequência.

*Fórmula 1: 60 anos hoje do falecimento de Alberto Ascari, piloto nascido em 1918 e que venceu 13 corridas na categoria entre 1950 e 1955. Sua morte aconteceu em um acidente em Monza, enquanto testava um carro esporte Ferrari. Depois disso, a curva na qual Alberto perdeu a vida ganhou o nome de Variante Ascari.

*Judô: Sarah Menezes fora do Pan-Americano de Toronto. Mesmo sendo campeã olímpica em 2012, ela não teve bons resultados desde que ganhou o Grand Slam da Rússia, no ano passado. Falou mais alto o retrospecto atual bem mais positivo de Nathália Brigida, que teve três pódios internacionais há dois meses.

*Roland Garros: João "Feijão" Souza eliminado ao tomar 3 x 0 de Daniel Gimeno-Traver (7/6 - 7/5, 6/4 e 6/4).

*Handebol: após fechar a primeira fase do Pan-Americano delas vencendo o Paraguai por 28 x 22, o Brasil soube que sua próxima adversária, amanhã à tarde, será a Argentina, segunda colocada da outra chave.

*Basquete: Rubén Magnano convocou o Brasil deles para o Pan de Toronto. Ninguém da NBA está nessa. Eis: os pivôs Augusto Lima, Gérson, Rafael Hettsheimeir e Rafael Mineiro; os alas-pivôs Olivinha e Toledo; o ala Léo Meindl; o ala-armador Vitor Benite; e os armadores Larry Taylor, Rafael Luz, Raulzinho e Ricardo Fischer.

*NBA: o moribundo não quis morrer ontem mesmo. O Houston Rockets aplicou 128 x 115 no Golden State Warriors, que teve Stephen Curry dando um sustaço ao cair de cabeça no chão, felizmente não sendo tão grave quanto pareceu num primeiro momento. 3 x 1 Warriors na final do Oeste e o quinto jogo é amanhã.

*Hoje, pode rolar 4 x 0 é no Leste, caso mais uma vez o Cleveland Cavaliers derrote o Atlanta Hawks.

*NBB: começa hoje a final Flamengo x Bauru, bola em jogo no Rio de Janeiro. O segundo e, se necessário, terceiro jogos acontecerão em Marília nos próximos dois sábados. Enquanto a equipe paulista decide a competição pela primeira vez, a agremiação carioca está na quinta decisão e tentará seu quarto título (terceiro consecutivo).

*Eduardo Paes deu coletiva nesta terça e, ao garantir que o Rio terá um legado maior de mobilidade urbana e infraestrutura que a sede olímpica de 1992, afirmou: "vamos deixar Barcelona no chinelo". Entendo...

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Tá trocando o colunista de televisão do R7. Fernando Oliveira atualizou seu blog pela última vez no dia 30 do mês passado e permanece agora como comentarista no "Mulheres", da TV Gazeta de São Paulo. A substituta saiu da Folha de S.Paulo recentemente: Keila Jimenez, anunciada ontem e que estreará o espaço "KTV". Keila será a terceira colunista de televisão do portal da Record, o primeiro sendo Daniel Castro de 2009 até 2013.

*Ainda nas comemorações dos 10 anos da BandNews FM, Ricardo Boechat comandará seu programa das 7h30 aqui de Porto Alegre nesta quarta-feira, mais precisamente no Chalé da Praça XV, mesmo local da primeira vinda em 2010. Ontem ele esteve em Fortaleza e, em seu recém-criado canal oficial no Facebook, publicou aqui esta imagem do novo aeroporto que a capital cearense deveria ter entregue até a Copa do Mundo de 2014. Sem mais.

*Desde esta segunda-feira, Rogério Forcolen passou a entrar no ar depois do "Você na TV". O "RJ Notícias", que ele apresenta na RedeTV! do Rio de Janeiro (na de São Paulo que não seria... rs), agora passa às 18h15.

*Confirmando rumores recentes, Fabiana Scaranzi disse nesta madrugada em entrevista ao Danilo Gentili no "The Noite", do SBT, que tem tido uma "paquera" com a RedeTV!, mas só isso por enquanto. O nome dela foi um dos que circulou para compor um trio com Celso Zucatelli e Eduardo Guedes antes da estreia do "Melhor Pra Você".

*"Melhor Pra Você", cuja estreia leio no NaTelinha que a prévia do "Ipobre" em Sampa City apontou ter marcado 1 ponto em empate com Cultura e Bandeirantes, atrás dos 4 do SBT, dos 5 da Record e dos 6 da Globo.

*Angélica recebeu alta e pôde voltar para o Rio de Janeiro com Luciano Huck. O casal da Globo deu exclusiva para o "Jornal Nacional" nesta segunda. Ela teve uma lesão considerada discreta na musculatura da parede abdominal e pélvica, mais um estiramento muscular na cervical. Ele teve fraturada a décima primeira vértebra torácica.

*Hoje e depois de amanhã, o "Luz, Câmera, 50 Anos" da Plim-Plim reprisará o seriado "A Mulher Invisível". Melhor papel da vida da Luana Piovani, ali eternizada como a mulher invisível dos sonhos de qualquer homem.

*Completa 50 anos nesta terça Maria Clara Gueiros, no ar como Karen na telelágrimas "Babilônia".

*Leio na Lígia Mesquita que o novo seriado da Globo após o "Programa do Jô", a estrear na virada de segunda para terça na semana que vem, é "A Guerra das Gangues". Drama criminal que teve apenas um ano de 13 episódios. Enquanto isso, mostrar os inéditos de "Mentes Criminosas" a partir do quinto ano, nada. Humpf...

*Há 10 anos, na data de hoje, falecia o ator e cantor Eddie Albert, nascido em 1906 e que foi indicado ao Oscar de coadjuvante tanto por "A Princesa e o Plebeu" quanto por "O Rapaz que Partia Corações".

*20 anos sem Friz Freleng, nascido também em 1906 e cartunista que criou e/ou desenvolveu estrelas da "Looney Tunes" e do "Merrie Melodies", como Pernalonga, Gaguinho, Piu-Piu, Frajola, Eufrasino Puxa-Briga e Ligeirinho. Depois, fundou a DePatie-Freleng com David H. DePatie e produziu cartuns como "A Pantera Cor-de-Rosa".

*A saideira: as duas filhas de B. B. King afirmaram que ele teria sido envenenado. Karen Williams e Patty King enviaram à Associated Press um documento onde dizem que a empresária Laverne Toney e seu assistente direto Myron Johnson teriam "administrado substâncias" para que ele morresse prematuramente. Laverne administra a fortuna do músico, que morreu há onze dias. O advogado dela disse que as acusações são "ridículas". Médico legista do condado de Clark, John Fudenberg informou que a autópsia deve ser concluída em dois meses.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia I

Cantora e atriz, Lauryn Hill comemora hoje 40 anos. Atuando, teve destaque em "Mudança de Hábito 2: Mais Loucuras no Convento". Cantando, vem aqui ao tópico com "Doo-Wop (That Thing)".

Bela do Dia: Edurne

Edurne, cantora, atriz e apresentadora que representou a Espanha no Eurovision do último sábado. Ela é a guria do De Gea, goleiro do Manchester United. Goleiro, sim. E daqueles que cata tudo.

Clipe do Dia II

Terça-feira dos 70 anos de Garry Peterson, baterista do The Guess Who, do qual mostro aqui "These Eyes".

Clipe do Dia III

Se não nos deixasse em 2006, o multi-instrumentista Sivuca completaria hoje 85 anos. Paraibano, iniciou sua carreira no rádio de Pernambuco, primeiro na extinta Clube (atual Globo) aos 15 anos e depois compondo o elenco da Jornal aos 18. Mudou-se para o Rio de Janeiro quando tinha 25 anos e, depois disso, ganhou o Brasil e o mundo. Foi autor do arranjo de "Pata Pata", eternizada por Miriam Makeba. Mas a canção que aqui apresento é "Feira de Mangaio", dele e Glorinha Gadelha, com Sivuca ao lado de Clara Nunes em 1978.

Clipe do Dia IV

Falar de Roupa Nova é falar de música de primeiríssima qualidade. Um dos seus integrantes chega nesta terça aos 60 anos: o violinista, guitarrista e tecladista Ricardo Feghali. Separei aqui sua cantoria para "Quem Virá?", uma das poucas na trajetória do grupo, mais compositor que é do que cantor. Aliás, Ricardo compôs com Cleberson Horsth um tema mítico para o telejornalismo brasileiro: aqui está "Videogame", a trilha do "Jornal da Manchete".

Arremate

Hoje é Dia de Nossa Senhora de Caravaggio, a santa que ficou famosa graças ao Luiz Felipe Scolari.

"24 Horas" volta antes que ela ilumine Felipão para ter boas novas e caminhos positivos!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.