.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 19 de maio de 2015 - ANO 12, EDIÇÃO 151
Felipão saiu do Grêmio

A informação ganhou corpo no decorrer da manhã desta terça-feira e foi confirmada ao meio-dia pelo presidente Romildo Bolzan Jr.: Luiz Felipe Scolari não é mais treinador do Grêmio, que também dispensou toda a comissão técnica (incluindo os auxiliares Flávio Murtosa e Ivo Wortmann, mais o preparador físico Darlan Schneider), mas que manteve os dirigentes Rui Costa e César Pacheco, mesmo estes sendo os mais contestados pela torcida - que também já não aliviava para o técnico. Romildo disse que Felipão pediu demissão hoje cedo. Foi sua terceira passagem pelo clube, que teve 27 vitórias, 14 empates e 13 derrotas (59% de aproveitamento).

Após a Copa do Mundo e os 7 x 1 da Alemanha no Brasil, só haveria um lugar onde Scolari seria abraçado e acarinhado: o Tricolor. A torcida o acolheu e ele começou bem no Campeonato Brasileiro, mas perdeu fôlego nas últimas rodadas. Neste Campeonato Gaúcho, chegou à final, mas teve momentos complicados também porque o time está enfraquecido. O início do Brasileirão, com 1 ponto ganho em 6 disputados, só piorou tudo. É um cara que chegou onde chegou com muitos méritos, mas que lamentavelmente escreve histórias que não precisa escrever.

Não tem definido até o início da tarde qual será o novo técnico gremista e o interino será James Freitas, da equipe sub-20. A não ser que algo novo aconteça até lá, James é que comandará o time contra o Figueirense no sábado, às 21h, na Arena. Outra coisa: ao saber disso, sabem quem é que deve ter sorrido marotamente? Kléber "Gladiador", que ficou sem jogar no Grêmio justamente por Felipão não querer trabalhar com ele. Mais uma: segundo técnico seguido que cai após uma derrota para o Coritiba (Enderson Moreira foi o outro em 2014).

Com quem o Palmeiras terá uma revanche?

Em um momento péssimo da sua história, que envolveu os primeiros rebaixamento no Brasileirão e disputa da Série B, o Palmeiras sofreu dois tombos históricos na Copa do Brasil: em 2002, caiu para o então praticamente desconhecido ASA de Arapiraca ao perder por 1 x 0 em Alagoas e vencer por 2 x 1 em São Paulo, mas eliminado pelo gol fora de casa; e em 2003, tomou nada mais e nada menos que 7 x 2 do Vitória no Palestra Itália, inclusive com a inesquecível furada do já campeão mundial "São" Marcos em um dos gols.

Pois uma revanche obrigatoriamente acontecerá, faltando saber qual. Esta noite, Vitória e ASA estarão frente a frente em Salvador para definir o oponente palmeirense na terceira fase. A vantagem está com os baianos por atuarem diante de sua gente e terem empatado em 1 x 1 na ida, permitindo uma classificação com 0 x 0. Os baianos começaram a Série B com uma derrota e um êxito, este sobre o Oeste em Osasco, enquanto o Fantasma estreou na Série C na mesma tarde de sábado passado empatando fora de casa com o Confiança.

Também hoje sairá o próximo adversário de Bahia ou Luverdense quando se enfrentarem ABC e Paysandu em Natal. No primeiro jogo, em Belém, o Papão fez 1 x 0. Um gol que anote e só cairá fora se tomar três.

Tem Série B esta noite

São dois jogos: Macaé x Oeste, interioranos do eixo RJ/SP vindos de derrota; e Náutico x Criciúma, com o Timbu tendo vencido no último lance ao Boa Esporte e o Tigre caindo em seus domínios para o ABC.

As quartas na terça-feira

É a Libertadores abrindo esta noite a penúltima fase. O Emelec recebe o Tigres. Os equatorianos passaram pelo Atlético Nacional com 2 x 0 em casa e 0 x 1 fora, enquanto os mexicanos tiveram 2 x 1 e 1 x 1 com o Universitario. É daí que sairá o inimigo na semifinal ou do Internacional ou do Independiente Santa Fe.

Curtinhas

*Tarde de sair o campeão da Copa do Brasil Sub-17. Botafogo é mandante e fez 3 x 1 na ida sobre o Vitória.

*Coritiba com Maurício Andrade passando de consultor de gestão esportiva para gerente de futebol, função que ao mesmo tempo compensará os saídos diretor executivo João Paulo Medina e vice de futebol Ricardo Guerra.

*Marcada para quinta-feira da semana que vem a sessão do Pleno do TJDF do Ceará sobre excluir ou não o Fortaleza do estadual deste ano por causa ainda da história da justiça comum em 2002. Foi amparado por um efeito suspensivo que o Tricolor disputou semi contra o Icasa e a decisão na qual passou pelo Ceará.

*Novo jogador do Icasa é um meia egresso do Independente de Tucuruí: Kariri. Kariri no Cariri. Faz sentido.

*Nada mais de jogar no Fernandópolis em SP. Muller vai treinar o Blumenau na segundona de SC. Entendo...

*Uma das principais jogadoras da Seleção Feminina Brasileira, Pretinha está completando 40 anos nesta terça. Medalha de ouro no Pan-Americano de 2007, ela conquistou prata nas Olimpíadas de 2004 e 2008.

*O Boca Juniors parece ter uma força enorme na Conmebol a ponto da entidade topar correr o risco de perder uma quinta vaga na Copa do Mundo por causa da pena que soou branda diante do ocorrido contra o River Plate.

*Enquanto isso, a Bombonera teve sua interdição suspensa pelo Tribunal de Contravenções de Buenos Aires.

*Loco Abreu deixou o Aucas do Equador com somente 2 meses, 9 partidas, 712 minutos (média de 79 por jogo) e 4 gols. Ele volta para o Nacional do Uruguai, mas não é certo que seja aproveitado por lá. "Cigano da bola".

*Barcelona x Juventus, dia 6, será apitado pelo turco Cuneyt Çakir. Será uma Liga dos Campeões decidida em "mil e uma noites", como diria João Carlos Saad. Já Sevilla x Dnipro, quarta que vem, terá o inglês Martin Atkinson - que, pelo sobrenome, não sei se possui parentesco com Rowan "Mr. Bean" ou se é só coincidência.

*Enquanto o campeão Chelsea levou 3 x 0 do West Bromwich na Inglaterra, o Napoli deu das tripas coração para superar o Cesena e ir aos 63 pontos na Itália, a três da terceira colocada Lazio na briga por vaga na UCL.

*Mais um acidente sério nos treinos para as 500 Milhas de Indianápolis, desta vez com James Hinchcliffe, o quarto nos últimos dias. Ele passou por cirurgia na coxa esquerda. Sério: tá dando medo dessa corrida de domingo.

*Começa hoje à noite a final da Conferência Oeste da NBA. O Golden State Warriors mandará o primeiro jogo em Oakland diante do Houston Rockets. O Golden State saiu na frente na semifinal contra o Memphis Grizzlies, sofreu a virada, mas revirou para fechar a série em 4 x 2. Houston é que viveu emoções fortes diante do Los Angeles Clippers ao sair perdendo, empatar, cair duas vezes, mas derrubá-lo outras três para triunfar por 4 x 3.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Teve saída na Rádio Manchete do Rio de Janeiro: a do comunicador Raphael de França, que estava na AM 760 carioca desde 2006. É mais uma baixa na estação, que teve outras saídas no jornalismo e no esporte, o que o Rádio de Verdade apontou ser causado pela perda de um patrocínio forte que estava diretamente ligado ao político e também comunicador Anthony Garotinho, que fazia um programa nas manhãs da Manchete.

*Além daquelas que destaquei na coluna anterior, outras novidades de estética sonora marcaram o primeiro dia da nova associação AM 640 e FM 94,9 da Rádio Bandeirantes aqui de Porto Alegre: o "Tempo Real", comandado pelo Oziris Marins às 18h, mudou sua trilha para a mesma usada pela TV Band no quadro "Expresso de Notícias" do "Café com Jornal"; já o programa do Milton Cardoso permanece como sempre das 22h à 1h, apenas tendo nome novo, não mais "Band Repórter" e sim "Repórter Bandeirantes" (aliás, o nome "Band" foi praticamente abolido da rádio, exceção a uma que outra menção que escapa dos apresentadores, mas sendo adotado de vez tanto "Rádio Bandeirantes" quanto só "Bandeirantes", o que não acontecera de março de 2000 a dezembro de 2001).

*Também retornou na nova programação o "Jornal de Amanhã", desta vez em formato boletim de 5 minutos com apresentação de Jônatha Bittencourt à 1h, mas com as mesmas vinhetas de abertura e encerramento e trilhas do original de São Paulo, que já foi transmitido para cá em 2002 e que teve anteriormente uma versão regional com duração completa em 2000, justamente na primeira época do AM/FM, então às 23h e com Cláudio Medina.

*Outra importante mudança nesta transição da Bandeirantes AM 640 para o FM 94,9 e da Rádio Ipanema apenas para a internet está no "Cena de Cinema". O programa do diretor jornalístico Renato Martins saiu do ar após 14 anos de transmissão, justificando seu apresentador ter sido por decisão dele este encerramento. Neste período todo, o programa veiculou ao meio-dia dos sábados uma hora de informação sobre as estreias nos cinemas e rodava muitas trilhas de filmes atuais e clássicos. Por variados motivos (que não incluem uma falta de apreço da minha parte pois ela nunca existiu), acabei perdendo um pouco o hábito de acompanhá-lo nos últimos tempos - como, admito, o próprio FM musical daqui de Porto Alegre não tenho mais escutado tanto -, mas sempre foi uma atração bacana e que lamento bastante que não permanecesse nos fins de semana da RB Porto Alegre.

*Começa às 22h30 de hoje a segunda temporada do "Master Chef" na Bandeirantes, que mantém o quarteto da exitosa temporada inicial: Ana Paula Padrão na apresentação e Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Paola Carosella como jurados. Além disso, leio no Flávio Ricco que o programa passará também na televisão fechada em horário alternativo. O TLC, um dos canais da Discovery, o mostrará às 22h20 das segundas a partir da semana que vem.

*Terça-feira dos 75 anos de Cacá Diegues, diretor de filmes como "Ganga Zumba", "Xica da Silva", "Bye Bye Brasil", "Dias Melhores Virão", "Tieta do Agreste", "Orfeu", "Deus é Brasileiro" e "Giovanni Improtta".

Bela do Dia: Jéssica Vilela

Jéssica Vilela, Miss São Paulo de 2015 enquanto candidata por Ribeirão Preto. É com ela que SP buscará o Miss Brasil.

*Dia dos 90 anos do nascimento do ativista político e defensor dos direitos dos negros Malcom X, que morreu em 1965. Dois filmes retrataram sua vida, ambos chamados "Malcolm X". O primeiro é de 1981, aqui tem o subtítulo "A Morte do Profeta" e é com Morgan Freeman. O segundo é de 1992 e tem Denzel Washington.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia I

Ator e cantor, Daniel Boaventura completa 45 anos nesta terça. Atuando, o vi pela primeira vez na Bandeirantes em "Santo de Casa...", versão brasileira do seriado norte-americano "Quem é o Chefe?", que muito assisti no Warner Channel. Depois, foi visto em várias produções da Globo, a atual sendo "Tapas & Beijos". Como cantor, coloca sua voz em releituras de canções em inglês. Gosto delas. Uma dessas está aqui: "Song For You".

Clipe do Dia II

Rock'n'roll em festa. Guitarrista do The Who, Pete Townshend celebra 70 anos hoje. Separei duas canções solo dele: de 1980, "Let My Love Open The Door", tema dos créditos finais do filme "Olha Quem Está Falando"; e de 1985, "Face The Face", que é uma maravilha agitadamente sacolejante pra não deixar ninguém parado.

Arremate

Dudu suspenso por 180 dias e mais um jogo do Paulistão por empurrar Guilherme Ceretta de Lima.

"24 Horas" volta antes ou depois de aliviarem a pena do palmeirense para bem menos!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.