.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado e domingo, 16 e 17 de maio de 2015 - ANO 12, EDIÇÃO 149
O fim de semana dos portões fechados

Das 30 partidas deste fim de semana entre Séries A, B e C, cinco não terão torcidas nas arquibancadas: Bahia x Mogi Mirim na sexta, Goiás x Atlético Paranaense no sábado e Joinville x Palmeiras, Ponte Preta x São Paulo e Londrina x Portuguesa no domingo. Acho um mal necessário. Dá uma tristeza ver um estádio completamente vazio, sem um só torcedor mandante ou visitante? Dá. Mas badernas em estádios devem ser combatidas e este é um prejuízo que acho que pode fazer os clubes se mobilizarem para procurar evitar que isto se repita. Sem torcida nas arquibancadas, sem dinheiro no caixa. Conta a ser repassada para quem apronta desordens, seres que devem ser combatidos para não mais infestarem nossos palcos com suas presenças. Acho que isto pode ser mais eficiente na busca por melhorias do que mandar o clube punido jogar em outro estádio a 100 km ou mais de distância, algo também muito presente nas três séries neste fim de semana, vide Corinthians x Chapecoense em Araraquara, Atlético Mineiro x Fluminense em Brasília e Brasil x Juventude em Novo Hamburgo.

Começa a terceira divisão

20 clubes iniciam neste fim de semana sua luta para terem uma exitosa trajetória de 22 partidas. Sim, 22. Claro que até o título serão necessárias 24 presenças, mas o que mais importa é que quem completar 22 estará na Série B em 2016, subidos que estarão os quatro semifinalistas. E este é o verdadeiro principal objetivo.

O Grupo A começa com estes jogos: Confiança x ASA, os sergipanos campeões estaduais e os alagoanos em paralelo na luta para ir à terceira fase da Copa do Brasil; Vila Nova x Cuiabá, ambos campeões estaduais (goianos na segunda divisão); Botafogo x Salgueiro, paraibanos em simultâneo com o quadrangular do título estadual e pernambucanos no ano do inédito vice; Águia x América, paraenses de má presença no seu reduto e potiguares campeões estaduais, também buscando a terceira fase da CB e tendo o artilheiro Max "Homem de Pedra" de contrato renovado até maio de 2016; e Icasa x Fortaleza, semifinalista versus campeão em treta cearense e o Leão do Pici vindo da eliminação na Copa do Brasil para o Coritiba nos "intermináveis" pênaltis.

O Grupo B iniciará com tais pelejas: Tombense x Tupi, semifinalista mineiro versus representante do estado na terceira fase da CB; Brasil x Juventude, confronto gaúcho realizado em Novo Hamburgo na perda de mando do Xavante; Londrina x Portuguesa, portões fechados por causa do "fura-tripas" com o rubro-negro pelotense na Série D (mas a direção do LEC promete colocar telões do lado de fora do Estádio do Café para o torcedor chegar e acompanhar o jogo); Guaratinguetá x Guarani, encontro paulista entre o horroroso lanternaço da A2 e um Bugre que não conseguiu o acesso; e Caxias x Madureira, rebaixado gaúcho versus quase semifinalista carioca.

Sexta-feira toda nordestina na segundona

Todos os quatro jogos da Série B na sexta-feira tiveram vitórias dos clubes do Nordeste. Dois 4 x 1: do Santa Cruz no Paraná, com direito a Nathan festejando seu gol imitando um cachorro urinando no poste e a implacável "lei do ex" dando as caras nas duas faturas do Anderson Aquino; além de Rodrigo marcar um a favor e outro contra; e do Bahia no Mogi Mirim, com direito a um tombo do apitante Rogério Lima da Rocha na segunda etapa devido à forte chuta em Salvador (mas tombo mesmo tomou o Sapão, que já levou 6 gols em duas rodadas e perdeu ambas).

Teve também o Sampaio Corrêa saindo na frente com Valber. O Macaé até empatou com Henrique em gol muito lindo num chinelaço poderoso de Henrique, mas Edvânio dobrou para dar ao Bolívia Querida a manutenção dos 100% nestas duas primeiras rodadas. Já o ABC conquistou uma importantíssima vitória ao derrubar o Criciúma no Heriberto Hulse - e esteve bem mais para o terceiro gol potiguar que para o primeiro catarinense.

O sábado aponta Botafogo x CRB (jogo no desde este ano nomeado Estádio Nilton Santos no dia dos 90 anos do nascimento da "Enciclopédia"), Boa Esporte x Náutico, Oeste x Vitória (em Osasco devido à capacidade bem reduzida do Amaros), Bragantino x Paysandu, Ceará x Atlético Goianiense e Luverdense x América Mineiro.

Os destaques do Brasileirão

A segunda rodada tem três jogos no sábado. Os dois das 6 e meia envolvem os paranaenses: Atlético visitando o Goiás num Serra Dourada com portões fechados (e que, dói demais dizer isso, infelizmente não estará lá muito diferente do que seria se vendessem ingressos) e Coritiba recebendo o Grêmio em encontro de assegurados na próxima fase da Copa do Brasil. O "embalo de sábado à noite" será Corinthians x Chapecoense, dois que se deram mal na quarta-feira entre Libertadores e CB, bola rolando na novamente de elite Araraquara.

A matinê dominical terá Figueirense x Vasco, vejamos qual será a resposta do público de Florianópolis à faixa das 11h após os 13 mil no Grêmio x Ponte Preta aqui em Porto Alegre. Às 4 da tarde, tem os mineiros em ação: Atlético atuando em Brasília contra o Fluminense e Cruzeiro indo à Baixada visitar o Santos, que contará com Robinho numa marca especial: 250 jogos pelo clube. Já a Raposa poderá atuar já sabendo o que será do incidente em Boca Juniors x River Plate, de desfecho previsto para este sábado. Tem ainda Flamengo x Sport. Às 6 e meia, além de Joinville x Palmeiras e Ponte Preta x São Paulo com portões fechados, o Avaí estará aqui na aldeia para enfrentar um Internacional todo reserva devido à ida contra o Santa Fe, na Colômbia, já na próxima quarta.

Campeão estadual a caminho

É o do Espírito Santo neste sábado. Rio Branco, que tem a vantagem por 1 x 0, ou Desportiva?

Campeões nacionais a caminho?

Três podem ser confirmados neste fim de semana na Europa: Barcelona na Espanha contra o Atlético de Madrid, Paris Saint Germain na França diante do Montpellier e Benfica em Portugal versus o Vitória de Guimarães. Todos os três possíveis campeões atuarão longe de seus domínios nas respectivas rodadas. Finalista da Champions League, a Juventus visita a Internazionale na Itália. Eliminado em termos continentais, o campeão alemão Bayern de Munique cumpriu tabela contra o Freiburg e perdeu a terceira seguida, resultando na quebra de uma escrita vinda desde 1996 (que se passa, Josep Guardiola?), mas o jogo mais destacado é Wolfsburg x Borussia Dortmund enquanto prévia da final da Copa da Alemanha. E na Inglaterra, Manchester United x Arsenal só não é a melhor pedida pois tem Gerrard se despedindo de Anfield Road em Liverpool x Crystal Palace.

Curtinhas

*CBF prometendo liberar árbitros do mesmo estado do clube mandante nos seus jogos. Isso não vai prestar, rapaz... É uma incomodação completamente desnecessária que arranjarão, independentemente do escalado fazer um bom trabalho ou "se tropeçar-se" todo. Não acho legal. Em tempo: algo não exatamente igual, mas parecido que me veio à cabeça lendo esta notícia foi a final Cruzeiro x Grêmio da Copa do Brasil de 1993, que teve Márcio Rezende Freitas apitando aqui em Porto Alegre e Renato Marsiglia em Belo Horizonte.

*Muricy Ramalho afirmando no "Esporte Fantástico", da Record, que alguns jogadores do São Paulo não queriam disputar esses jogos ou não queriam viajar para aqueles, isso em 2013, fosse simulando lesão ou forçando cartão.

*Maior presidente da história do Grêmio, Fábio Koff não está mais no CTI do Hospital Moinhos de Vento. Continua internado, mas agora em um quarto e podendo receber visitas, ainda que com restrições.

*Da série "coincidências": no dia dos 90 anos do nascimento de Nilton Santos, a goleada do Southampton por 6 x 1 sobre o Aston Villa teve 3 gols de Mané entre os 13 e os 16 minutos do primeiro tempo e mais um de Pellè.

*Registro com atraso: o que foi a grosseria estúpida e covarde da voadora que o jogador Aquiles Ocanto tomou ao dar uma entrevista depois de Carabobo 0 x 0 Aragua, pelo Campeonato Venezuelano? Absurdo.

*Musa do tênis na década de 90, a argentina Gabriela Sabatini completa 45 anos neste sábado. Ela ganhou dois Grand Slam: Wimbledon em 1988 nas duplas e Estados Unidos em 1990 no simples.

*Medalhas da natação brasileira no GP de Charlotte nesta sexta-feira: prata no revezamento 4 x 100 metros livre, com Matheus Santana, Bruno Fratus, Marcelo Chierighini e César Cielo marcando 3min17s56, atrás apenas dos 3min16s91 da equipe da Itália; e bronze de Felipe Lima nos 100 metros peito, com seu 1min01s34 superado apenas pelos norte-americanos Richard Funk (1min01s09) e o ganhador Cody Miller (1min01s04).

*Fim de semana de definição do grid de largada das 500 Milhas de Indianápolis, que acontecerão no domingo do fim da semana que vem. O sábado é do Pole Day e o domingo tem o Fast 9.

*No NBB, o Mogi das Cruzes fez 2 x 1 na melhor-de-cinco ao derrotar o Bauru por 85 x 78. Se Mogi ganhar neste domingo, decidirá contra o Flamengo. Se der Bauru, o jogo da classificação acontecerá na próxima quarta.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Robson Aldir publicou no Facebook um desabafo referente à sua demissão da Rádio Globo após 23 anos. Trecho mais destacado: "Desde que tomaram a decisão de entregar a gestão dessa empresa para pessoas que não têm origem no rádio, o resultado tem sido traumático. São quase 20 anos de perdas: Audiência, prestígio, finanças... O ambiente rádio sofre. Nenhum deles conseguiu, até hoje, reverter esse quadro por um motivo simples: esse veículo tem peculiaridades que só o dia a dia nos revela. Vou dar um exemplo clássico: quem tem origem na mídia imprensa não consegue entender o quanto é importante manter uma equipe. Jornal é impessoal e por isso a rotatividade dos seus é grande, porém, sem maiores consequências para o produto final. No rádio é o contrário. A gente cria vínculos com o ouvinte e passa a ser referência para o público. A grande rotatividade imposta a uma emissora é quase que uma sentença. Estou deixando hoje a Rádio Globo depois de quase 24 anos. Foi uma decisão da empresa. E eu sigo por outros caminhos." Com sua saída, Gustavo Henrique passou a comandar o "Botequim da Globo" (RJ) de segunda a sexta e Zeca Marques faz o "Samba Amigo" (rede) aos sábados.

*Apenas ontem eu soube de um novo programa que a Rádio Globo estreou ainda na metade de abril para toda a rede aos domingos, das 9h às 10h: "Eu Sempre Quis Fazer Rádio", com uma hora apresentada por pessoas de outras áreas que nunca militaram no campo radiofônico. Já passaram por esta atração Falcão (o cantor cearense), Paulo Betti, Anderson (do Molejo), Milton Cunha e MC Koringa. Neste domingo, Thalita Rebouças é a convidada.

*A partir desta segunda-feira, não apenas a AM 640 daqui de Porto Alegre estará simultaneamente em FM 94,9, canal que nas últimas mais de três décadas foi da a partir de agora somente cibernética Ipanema, como também a forma de chamar a emissora é alterada. Se fosse como na união de 2000 e 2001, falariam em "Band AM 640 e Band FM 99,3". Agora não. O nome "Band AM 640", que marcou a RB desde o começo da fase atual em 1995 na liderança do Bira Valdez, sai de cena. Agora, as referências são à "Rádio Bandeirantes de Porto Alegre", já feitas desde esta semana em todos os programas e nas transmissões de futebol. Nesta sexta, mesmo, escutei um pouco do "Tempo Real" e, em dado momento, Oziris Marins engataria um "Band AM 640" pela força do hábito, mas logo corrigiu para "Rádio Bandeirantes de POA, AM 640 e a partir desta segunda em FM 94,9".

*A RB 640 & 94,9 terá novidades a partir de segunda-feira: comunicadores nos mesmos horários, com os mesmos formatos de programa, mas com novos títulos. Diego Casagrande continua das 14h às 16h, mas não mais à frente da "Ciranda da Cidade" e sim do "Rádio Livre", título do novo jornal estreado pela Bandeirantes de São Paulo há poucos dias das 14h às 18h. Em mais de uma década e meia, a "Ciranda" gaúcha teve apresentadores como Nando Gross e Paulo Solano, mas os mais destacados foram mesmo Felipe Vieira por muitos anos e o sucessor Diego Casagrande. Já Milton Cardoso permanece das 22h à 1h, mas não mais com o "Band Repórter" e sim com o "Repórter Bandeirantes", título em SP do boletim rodado nas madrugadas de segunda a sexta e durante o dia de segunda a sexta. Aqui em Porto Alegre, "Repórter Bandeirantes" foi título de um programa da faixa vespertina no começo dos anos 2000, com apresentação de Cláudio Medina, que não durou muito tempo.

*Outros incrementos da Bandeirantes de Porto Alegre serão três edições do "Bandeirantes On Line" (nome do boletim que São Paulo estreou há poucos dias no decorrer do reformulado "Manhã Bandeirantes") e outro à 1 da madrugada chamado "Jornal de Amanhã", mesmo título do noticiário de fim de noite aqui apresentado tanto em versão regional com o já citado Cláudio Medina em 2000 quanto no original de São Paulo em 2002, então com Paulo Galvão na apresentação. Nas madrugadas, sai do ar a retransmissão do BandNews TV, que a Band/RS adotou desde que o "Bandeirantes a Caminho do Sol" virou predominantemente musical após a demissão do Zancopé Simões em agosto de 2013, e entram reprises na íntegra de "Jornal Gente" à 1h, "Jornal da Hora" às 3h e "Rádio Livre" às 4h. O repeteco do "Gente" será a única opção de jornalismo geral local do FM porto-alegrense no horário, já que tem o "Esporte & Cia." na Gaúcha, a Igreja Universal na Guaíba e o jornalismo nacional por toda a madrugada na BandNews FM, além da jornalística Rádio Pampa ficar somente no AM por deixar o FM.

*Também tem mudança aqui na aldeia pampeana na televisão nesta segunda. A TVE terá novos programas: "Obra Prima", música erudita às 20h das segundas; "É Show", acústicos de música brasileira às 20h das terças; "É Geral", samba e pagode às 20h das quintas; "Sonzeira", rock e contemporâneo às 20h das sextas; "Faces", depoimentos de entrevistados sem apresentador às 22h30 das quintas; e as séries de documentários "Rumos" e "China Cultura e Modernidade". Também há mudanças de apresentação: Domício Grillo se juntando a Newton Silva no "Estação Cultura", Cristiano Sassá assumindo o "Radar", José Irineu Golbspan no "Viva Bem" e Elton Saldanha no "Galpão Nativo". Além disso, o diário "Cidadania" passará a ser às 8h15 e o "Canal Aberto" será das 12h30 às 13h30. De lambuja, tem ainda a volta de programas da TV Cultura de São Paulo: "Roda Viva", "Metrópolis", "Cartão Verde", "Viola, Minha Viola" e "Sr. Brasil". Isto não afeta a parceria com a TV Brasil do Rio de Janeiro, o que faz com que, depois de alguns anos, o canal 7 volte a passar atrações tanto do 2 de SP quanto do 2 do RJ.

*Leio no NaTelinha que o "SBT Rio" completou em abril 5 meses de segundo lugar. Isabele Benito e associados marcaram 6,3 pontos de média e 15,6% de participação, contra 5,1 da Record.

*Leio no Flávio Ricco que a TV Vitória (Record Espírito Santo) está na espera de um sinal verde da matriz de São Paulo para passar a retransmitir o "Balanço Geral Manhã" das 6h30 às 7h30, faixa hoje com a IURD local.

*Para quem curte filmes antigos e não precisa acordar cedo neste domingo, opção clássica na Bandeirantes aos 10 pras 1 da madrugada, após o Miss São Paulo: o faroeste "Três Homens em Conflito", com Clint Eastwood e de Sergio Leone, que arremata a trilogia que teve "Por um Punhado de Dólares" e "Por uns Dólares a Mais".

*Domingo dos 60 anos de Bill Paxton, ator de filmes como "Apollo 13", "Twister", "Aliens, o Resgate", "True Lies" e "Titanic", além de ter protagonizado o seriado "Amor Imenso", de nada imensa exibição pelo SBT.

*Antes, tem no sábado os 60 anos de Debra Winger, atriz de obras como "Cowboy do Asfalto", "A Força do Destino", "Laços de Ternura", "O Mistério da Viúva Negra", "Perigosamente Juntos" e "Esqueça Paris".

*Também no sábado, são lembrados os 25 anos da morte de Jim Henson, nascido em 1936 e criador dos bonecos Muppets, destacando-se o Sapo Caco (e não me venham com isso de "Kermit" que não respondo por mim).

Bela do Dia: Hismênia Keller

Hismênia Keller, editora de conteúdo do GloboEsporte.com na TV Integração de Uberlândia. Não apenas triangularmente, mas também retangularmente e até "losangamente" uma guria bem linda.

*Saideira positiva: Bruce Dickinson livre do câncer na parte posterior da língua, descoberto em fevereiro. Ufa, ufa! Mas não é porque ele está curado que o Iron Maiden voltará aos shows. Não de imediato. Neste ano, o objetivo é finalizar um novo álbum de estúdio. Aí, sim, Bruce e cia. retornarão aos palcos do mundo.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia I

Completa 45 anos neste domingo Jordan Knight, vocalista do New Kids on The Block, que ganhou os corações de muitas gatinhas na década de 90 com canções como esta aqui: "Step by Step".

Clipe do Dia II

Nascido em 1925, Sammy Davis Jr. nos deixou há 25 anos fechados neste sábado. Além de ator em filmes como "Robin Hood de Chicago", "Charity, Meu Amor" e "Um Rally Muito Louco", ele também colocou sua voz bastante familiar em temas que ainda hoje são sucesso. Destaco aqui o ótimo "Hello Detroit".

Clipe do Dia III

Mais um lembrete do consultor musical (ficou bom?) João Renato Alves: sábado dos 35 anos do lançamento do álbum "McCartney II", no qual trouxe aqui um de seus melhores momentos, que é "Coming Up", cujo videoclipe o traz em todas as posições da banda com visuais diferentes e caras e caretas até não poder mais.

Arremate

Basquete: sai neste domingo o campeão da Euroliga. Real Madrid e Olympiacos disputarão o caneco.

"24 Horas" volta depois que soubermos se a festa foi de espanhóis ou de gregos!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.