.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 13 de maio de 2015 - ANO 12, EDIÇÃO 146
Libertadores com dois ou três brasileiros nas quartas?

A quarta-feira tão esperada por cinco torcidas brasileiras finalmente chegou. O dia em que saberemos se o país terá dois ou três representantes nas quartas-de-final da Libertadores e quais serão os classificados dos embates nacionais. Dê o que der, minha prioridade sempre é esperar o máximo de emoção, frenesi e adrenalina.

Aqui em Porto Alegre dificilmente não será assim se Internacional e Atlético repetirem o jogaço de ida em Belo Horizonte. Ontem, eles souberam que quem passar terá que viajar até a Colômbia, já que o Independiente Santa Fe passou pelo Estudiantes por 2 x 0 e compensou a queda por 2 x 1 na Argentina. No Beira-Rio, não há mistério: o ganhador da partida se classifica; novo 2 x 2 resulta em penalidades máximas; 0 x 0 e 1 x 1 dá Colorado; e de 3 x 3 em diante passa o Galo. Há uma escrita difícil de ser batida e que é pra lá de notável: os gaúchos não perdem este enfrentamento no Beira-Rio desde 1986. Mas até sem quebrá-la os mineiros podem se classificar, o que é um ingrediente a mais de emoção para este clássico interestadual. Não arrisco palpite. Nenhum.

BH também tem uma decisão empolgante para chamar de sua. O Cruzeiro é o mandante, mas a vantagem é do São Paulo por 1 x 0. Um gol que os são-paulinos anotem e os cruzeirenses terão que fazer três para avançarem. Mas para os mineiros não é impossível sonhar com uma nova reviravolta inesquecível sobre os paulistas, igual foi na sensacional final da Copa do Brasil de 2000 com os 2 x 1 anotados a poucos minutos do término. Além disso, não sabemos ainda se esta Libertadores repetirá a de 2009 com o Cruzeiro passando ou se o São Paulo dará o troco. Se em um clássico interestadual me vi incapaz de palpitar, no outro também não tenho chute definido.

Chute darei é na parada torta que o Corinthians enfrentará. Ousarei e acho que errarei (como em 99% das vezes que cravo prognósticos): devolve os 2 x 0 que o Guaraní fez no Paraguai e o derrota nos pênaltis. O adversário do Coringão só tem chegada em Sampa City prevista para esta manhã, já que deixou Assunção apenas à 0h30.

Os destaques da Copa do Brasil

Às vezes é meio traiçoeiro julgar uma partida simplesmente pelo escore. O Palmeiras tocar 1, 2, 3, 4, 5 a 1 no Sampaio Corrêa significa que tivemos um massacre com "MA" maiúsculo? Não necessariamente. O Bolívia Querida foi em vantagem para o intervalo, tomou três gols na segunda etapa, mas fez Fernando Prass praticar uma super defesa e acertou suas traves duas vezes. Só então o Verdão marcou mais dois gols e enfim se tranquilizou. O Nordeste será novamente o destino dos paulistas na terceira fase, faltando saber se Alagoas ou Bahia. Hoje, o próximo adversário palestrino começa a ser definido - ou pode sair hoje mesmo - em ASA x Vitória.

Nas outras idas desta terça, o melhor resultado foi o do América de Natal sobre o Atlético Goianiense, mas com um 4 x 2 também relativamente enganoso. O Mecão dominava tudo ao abrir três tentos de frente, mas o Dragão reagiu duas vezes e por pouco, muito pouco, pouco mesmo, não chegou ao empate pois teve quatro ótimas oportunidades para isso. Apenas no quarto gol é que os potiguares confirmaram uma boa vantagem para a volta em Goiânia. Na frente também saiu o Paysandu ao fazer uma vez e não ser vazado pelo ABC. Dois empates ainda: por 1 gol entre América Mineiro e Ceará, melhor para os nordestinos, e sem gols entre Luverdense e os reservas do Bahia, melhor para os mato-grossenses por obrigar os baianos a ganharem para avançarem nos 90'.

A quarta-feira nos oferece seis jogos de volta: Santos x Maringá (2 x 2 na ida e Peixe agora sabedor que Robinho rescindiu com o Milan e ficará livre dele em julho), Ponte Preta x Moto Club (2 x 1 Macaca no primeiro jogo), Goiás x Independente (1 x 0 Galo Elétrico na ida), Sport x Chapecoense (2 x 0 Verdão do Oeste na ida - a partida está confirmada mesmo com a Chape só chegando no Recife após 28 horas de intermináveis problemas aéreos em Florianópolis e São Paulo), Coritiba x Fortaleza (2 x 1 Tricolor na ida) e Figueirense x Avaí (1 x 0 Leão na ida). Dois confrontos serão de ida: CRB x Grêmio no Nordeste e Cuiabá x Vasco no Centro-Oeste.

O "ataque Messenger" estará em Berlim

Messi, Suárez e Neymar. MSN. Quantas conversas tive no MSN, algumas excelentes (e as melhores delas até hoje impublicáveis). O melhor trio de ataque do mundo nos últimos anos está assegurado na decisão da Liga dos Campeões em Berlim no dia 6 de junho. Neymar repetiu duas vezes na Allianz Arena a fatura do Camp Nou e tornou a necessidade de reviravolta do Bayern de Munique para 6 x 2 mais provável e possível que eu pedir em casamento a "musa-mor". O Barcelona só levou a metade disso, o que ainda ficou legal pelos alemães não baixarem a guarda e tentarem o tempo todo, por mais inviável que fosse a obtenção da virada.

Tão legal quanto o jogo de ontem e muito mais parelho espero que seja Real Madrid x Juventus hoje, já que a vantagem é italiana por 2 x 1, mas a bola rolará na Espanha e bastará 1 x 0 para os donos da casa passarem. Sem desmerecer a Velha Senhora, mas desta vez gostaria que ela não triunfasse e que tenhamos não apenas o maior Barcelona x Real Madrid de todos os tempos, como o que espero que seja um encontro mágico entre um ataque três vezes excelente (Messi, Suárez e Neymar) e um atacante três vezes excelente (Cristiano Ronaldo).

Curtinhas

*Barra Mansa obtendo no STJD um efeito suspensivo que lhe devolve os 15 pontos retirados no Campeonato Carioca por escalações irregulares, o que recoloca o Boavista na segunda divisão com o Nova Iguaçu e torna inválida a repescagem em que o primeiro superou o segundo. Isso não é coisa do Leonardo Dantas, não? (rs)

*A contraprova do exame antidopagem do Magrão reforçou o uso de uma substância proibida no jogo ainda da classificatória do Gauchão contra o Internacional. Agora, o volante do Novo Hamburgo terá que provar que o uso dela foi para combater um câncer nos testículos, o que revelou antes de encarar o Grêmio pelas quartas-de-final.

*Grêmio, cujo ídolo eterno e atual congressista Danrlei teve anunciada pelo PSD sua candidatura para a prefeitura daqui de Porto Alegre no ano que vem. O ex-goleiro está no segundo mandato na Câmara dos Deputados.

*Da Câmara de Vereadores de São Paulo saiu Marco Aurélio Cunha, do mesmo PSD, que também estava no segundo mandato. O "lenhador de bonsai" (by Milton Neves) coordenará o futebol feminino da CBF.

*Acontecerá de outubro deste ano até novembro de 2017 a eliminatória sul-americana da Copa do Mundo de 2018, mantendo o regulamento das últimas edições: todos contra todos em turno e returno (18 rodadas).

*Será mesmo que deixarão o futebol espanhol entrar em greve? Será que não vão resolver o impasse com os jogadores por causa da nova distribuição do dinheiro da televisão naquele país? Só meia semana para isso.

*NBB: uma vitória para cada em dois jogos da melhor-de-cinco na semifinal entre Mogi das Cruzes e Bauru, este o triunfante de ontem à noite por 84 x 81 em seus domínios. Depois de amanhã, o duelo será em Mogi.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Coincidência ou friamente calculado? Acabou a reprise do "Jornal do SBT" em rede nacional às 6h, ficando somente as das 4h e das 5h para São Paulo, Porto Alegre e umas que outras poucas regiões mais. Retornou ao horário a sessão "Desenhos Pré-Escola", aquela mesma que passara por duas semanas no lugar da hora inicial do "Notícias da Manhã". Com isso, depois de muitos e muitos anos o SBT deixa de ter jornalismo em rede 100% nacional no começo das manhãs, já que todas as filiais e afiliadas se unificam somente às 6 horas. Assim, quem não retransmite as reprises da madrugada agora tem apenas o "Jornal do SBT" original ao vivo na madrugada e o "SBT Brasil" no horário nobre. Coincidentemente ou calculado friamente, isto aconteceu no mesmo dia em que a Record estreou Luiz Bacci no comando do "Balanço Geral Manhã" e do "SP no Ar".

*Com o "Balanço Geral RJ: Manhã" extinto, Lívia Mendonça voltou para a reportagem da Record. Ontem à noite, ela participou ao vivo do "Programa do Gugu" para informar sobre o casamentão da Preta Gil.

*Novidade na reportagem da Record aqui em Porto Alegre: Paloma Poeta, a primeira a ter um novo emprego da leva de profissionais demitidos pela Band/RS em março. É a terceira emissora de televisão da irmã da Patrícia, que começou na TVCOM (RBS). A primeira reportagem dela já passou ontem à noite no "Rio Grande Record" e está aqui, destacando o preço mais caro da gasolina nos postos aqui da capital. A segunda foi ao ar esta manhã no "Rio Grande no Ar" e falou sobre ser bom ou não para adolescentes a academia de educação física.

*Record condenada na 25ª Vara Federal Cível de São Paulo, em decisão do juiz Djalma Moreira que deferiu um pedido conjunto de Ministério Público Federal, Instituto Nacional de Tradição e Cultura Afro-Brasileira e Centro de Estudos das Relações de Trabalho e da Desigualdade. Motivo: agressões que religiões afro-brasileiras sofrem em programas da Igreja Universal transmitidos na TV Record e na antiga Rede Mulher (atual Record News). As duas emissoras terão que mostrar, cada uma, quatro programas inéditos e quatro reprisados como direito de resposta para os representantes destas religiões, com exibição nos horários em que as ofensas foram veiculadas.

*Leio no Daniel Castro que a Igreja Universal, que atualmente aluga 22 horas diárias na CNT, está por comprar a emissora originalmente das Organizações Martinez, que resiste à ideia de vender suas quatro estações em Curitiba, Londrina, Americana (leia-se São Paulo) e Rio de Janeiro. As partes negam tudo isso. O mais cômico na reportagem do DC não tem nada a ver com ele e sim a resposta da CNT, que disse que "seguirá se esforçando para agregar cada vez mais excelência à radiodifusão brasileira". Juro por Deus: me acabei de tanto rir, porque só pode ser piada falar algo assim a sério. A CNT já foi uma boa televisão. Já foi. Há muitos anos.

*Leio no Flávio Ricco que será no dia 25 a estreia de "Melhor Pra Você", o similar do "Hoje em Dia" que a RedeTV! apresentará das 9h40 às 12h com Celso Zucatelli, Eduardo Guedes e Mariana Leão. Não apenas este trio de apresentadores remeterá ao programa da Record, mas também várias repórteres que antes foram de um estarão neste novo matinal, casos de Fabiana Teixeira, Sílvia Damasceno, Paula Moraes e Cristiane Magalhães.

*A saideira: chega hoje aos 65 anos a atriz Elaine Cristina, que fez um caminhão de novelas desde a década de 60 nas TVs Excelsior, Bandeirantes, Tupi, Globo, Cultura, Manchete e SBT, nesta estação acontecendo suas últimas aparições, a mais recente delas no ano passado em "Chiquititas".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

Se não fosse agora pela manhã eu ler um registro da própria no Facebook, sem saber da ocasião eu ficaria e não a registraria no devido dia, o que seria um pecado imperdoável sendo ela uma das minhas jornalistas preferidas. Falo da Rosane Marchetti, que hoje está completando 30 anos na RBS TV, onde já fez inúmeras reportagens e apresentou por muitos anos o "Jornal do Almoço", atualmente sendo repórter especial tanto da afiliada gaúcha quanto da própria Rede Globo, vide volta e meia aparecer no "Globo Repórter" sempre com ótimos trabalhos. Ano passado, ela desbancou grandes concorrentes nacionais e venceu o prestigiado Troféu Mulher Imprensa como repórter do ano. Separei seis momentos que representam estas três décadas da Rosane no canal 12.

De 1988, reportagem para o "Fantástico" sobre acidentes com gás aqui em Porto Alegre.

De 1993, "Jornal da RBS" com Elói Zorzetto nos primeiros dias daquele ano. O noticiário regional usava o horário do "Jornal da Globo", que nós no Rio Grande do Sul não recebíamos, assim sendo mescladas as informações regionais com os destaques nacionais e internacionais. (o "JG" só voltaria para o RS em 1994, já quando da mudança do Rio de Janeiro para São Paulo e da chegada da Lillian Witte Fibe)

De 1998, "Jornal do Almoço" com Rosane, Cristina Ranzolin e outros apresentadores e colunistas (como Lasier Martins e Xico Gonçalves) diretamente de Feliz, numa tradição hoje não mais existente - salvo algumas exceções - de várias edições serem feitas diretamente de tudo quanto fosse cidade do interior do estado. Neste vídeo, três participações: Eduarda Streb em seus tempos de repórter geral antes de passar pro esporte; Helena Martinho, repórter da qual infelizmente nunca mais eu soube nada há muitos anos; e Raquel Figur, que fazia a previsão do tempo e que há uns bons anos reside fora do país, senão me engano no Reino Unido.

De 2007, "JA" com Rosane entrevistando o humorista André Damasceno, que lançava um CD comemorativo dos seus 20 anos de carreira. Ela apresentou o mais tradicional programa da RBS de 1996 até 2010, mas nos últimos anos o fez em períodos bem breves devido aos muitos "Globo Repórter" que fazia, o que abriu bastante espaço para Daniela Ungaretti, que praticamente se tornou sua reserva imediata nestes muitos momentos (outros, em menor escala, também eram cobertos ou pela Cristina Vieira ou pela Carla Fachim).

De 2010, um "Globo Repórter" apresentado por Sérgio Chapelin sobre a inteligência animal. Sendo Rosane uma das maiores defensoras dos animais que conheço neste e em outros mundos, incompleto com "IN" de "OUT" para mim estaria este tópico se eu não trouxesse um dos seus materiais relativos a eles.

De 2011, a repórter virando notícia no "Teledomingo" com Túlio Milman e Regina Lima, sendo ela a entrevistar Rosane sobre o difícil e angustiante período em que lutou contra um graças a Deus já vencido câncer de mama.

Clipe do Dia

Hoje tive uma das edições mais difíceis de fazer nestes 12 anos que o PB completará no próximo dia 2: selecionar apenas 10 canções do ilustre aniversariante desta quarta-feira. Gosto tanto da obra dele que, entre suas canções, os duetos e as participações especiais cantando ou tocando gaita, cheguei em quase 70 temas. Setenta! Mas o homem é um super-hiper-ultra-puxa-mega-cracaço mesmo. Stevie Wonder está celebrando 65 anos. Vamos lá às dez que separei, não as minhas favoritaças ou as mais importantes, mas que gosto demais da conta:

De 1968, "Shoo-Be-Doo-Be-Doo-Da-Day". Conheci esta em 1998 ao escutá-la em uma chamada do "Porque Hoje é Sábado", da Rádio Bandeirantes, que escutei pelas ondas curtas. Aliás, por causa deste programa tive que adquirir dois CDs e mais um LP do Stevie para pegar quase todas as canções legais que escutei em duas edições, uma a daquela semana em questão só com ele e outra no ano seguinte com ele e Jose Feliciano - e olha que a duração do "Porque Hoje é Sábado" era longa (21h à 0h) e, ainda assim, insuficiente para tudo de bom da obra dele.

De 1969, "My Cherie Amour", uma das mais lindas canções românticas de todos os tempos.

De 1972, "Superstition", uma das coisas mais geniais e espetaculares que a Motown já deu ao mundo.

Bela do Dia: Cláudia Gaigher

Cláudia Gaigher, repórter da TV Morena (Globo Mato Grosso do Sul). Ela é capixaba de origem e sempre trabalhou nas emissoras da Rede Globo, começando nas locais TVs Cachoeiro de Itapemirim e Gazeta de Vitória, depois indo para a matriz do Rio de Janeiro e chegando à Morena em 1998, desde então sendo um dos rostos jornalísticos mais identificados com o genuíno Centro-Oeste (sem contar Brasília, que é um departamento à parte especialmente pelo aspecto político). Morena brilha na Morena. Faz sentido.

De 1976, "I Wish", um funk extraordinário cheio de suingue e ritmo incontrolavelmente envolvente.

De 1977, "As", que duas décadas depois seria regravada por George Michael e Mary J. Blige. A regravação eu já conhecia quando escutei pela primeira vez a original, que foi pela Rádio Pampa lá por 1999 ou 2000 em uma retransmissão do "Show da Madrugada" da Jovem Pan AM de São Paulo.

De 1982, "Do I Do", outro tema sacolejante impossível de deixar o vivente parado. Como se não bastasse, ainda tem a participação especial simplesmente luxuosa do trompete do magistral Dizzy Gillespie.

De 1984, "I Just Called To Say I Love You", da trilha sonora de "A Dama de Vermelho". O filme é um dos meus prediletos ontem, hoje e sempre e as canções com Stevie e Dionne Warwick são perfeitas.

De 1988, "Get It". Não me sentiria bem deixando de fora o duo dos mestres Stevie e Michael Jackson.

De 1995, "Edge of Eternity", que conheci pelo "Hoje nos Esportes", da Rádio Gaúcha, ainda na época da apresentação do Nando Gross ao ser uma das trilhas fixas de retorno do intervalo comercial.

De 2006, "From The Bottom Of My Heart", a mais recente das minhas quase 70 canções preferidas do Stevie.

Arremate

Botafogo na frente na final da Copa do Brasil de Juvenis ao marcar 3 x 1 no Vitória em pleno Barradão.

"24 Horas" volta antes da decisão da terça-feira da semana que vem! (assim espero)

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.