.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado e domingo, 2 e 3 de maio de 2015 - ANO 12, EDIÇÃO 142
O último fim de semana dos Estaduais em 2015

Tá, não é de rigorosamente todos pois alguns continuarão por mais uma semana e outros por mais algumas semanas ou mesmo alguns meses. Mas os principais, os mais cotados, os mais destacados chegarão ao encerramento neste fim de semana. A seguir, o Papo de Bola mostra a situação de cada finalíssima.

São Paulo (Santos x Palmeiras, domingo, 16h) - Vencedor da ida por 1 x 0, o Verdão joga pelo empate para ser campeão, enquanto o Peixe precisa marcar dois ou mais gols de diferença. Se a vitória alvinegra for por apenas um de diferença, teremos penalidades máximas. Assim aconteceu na decisão de 2014: o mandante da ida, o Ituano (que jogou no Pacaembu), venceu por 1 x 0, daí levou 1 x 0 do Santos na volta e o derrotou nos pênaltis.

Rio de Janeiro (Botafogo x Vasco, domingo, 16h) - Ganhador do primeiro jogo por 1 x 0, o Cruzmaltino voltará ao primeiro lugar desde 2003 bastando empatar, ao passo que o Fogão - que não terá Jobson, suspenso pela FIFA, e nem Jefferson, não recuperado de uma cirurgia no joelho direito - tem que fazer dois ou mais gols de diferença. Se vencer por um de diferença, pênaltis definirão o campeão. O Glorioso espera não repetir a finalíssima de 2008, quando perdeu a ida por 1 x 0 para o Flamengo e ficou sem o título por levar 3 x 1 na volta.

Minas Gerais (Caldense x Atlético, domingo, 16h) - Deu 0 x 0 em Belo Horizonte. Nesta volta não em Poços de Caldas e sim em Varginha, o empate beneficia a Veterana pela melhor campanha e o Galo é obrigado a sair vencedor para ser campeão e não repetir 2014, quando um duplo 0 x 0 lhe fez perder a taça pro Cruzeiro.

Rio Grande do Sul (Internacional x Grêmio, domingo, 16h) - Empate sem gols na Arena leva para o Beira-Rio a decisão. Gol fora é critério de desempate, assim, 0 x 0 ocasionará pênaltis e 1 x 1 em diante é do Tricolor, que assim tem dois resultados favoráveis, enquanto o Colorado só será campeão com vitória. Inevitável não lembrar de 2006, quando 0 x 0 no Olímpico e 1 x 1 no Gigante deram aos gremistas o campeonato. O clima ficou muito quente nesta sexta, quando o presidente do Inter acusou Luiz Felipe Scolari de "condicionar a arbitragem". Vitório Píffero ainda acusou o treinador de xingar D'Alessandro na primeira partida. Eita nóis... Ferveu o kissuco.

Santa Catarina (Joinville x Figueirense, domingo, 16h) - Mais uma final com 0 x 0 nos 90 minutos iniciais. Pela melhor campanha, o JEC ficará com o título dando novo empate, enquanto o Furacão do Estreito é obrigado a ganhar. Na última decisão que teve empate no primeiro jogo, em 2005, o Criciúma faturou o campeonato com 1 x 1 em seus domínios e 1 x 0 sobre o Atlético Hermann Aichinger em Ibirama.

Paraná (Coritiba x Operário, domingo, 16h) - Vantagem de 2 x 0 do Fantasma, que pode perder por até um gol de diferença, enquanto o Coxa precisa marcar 3 ou mais de diferença, já que 2 de diferença ocasionará pênaltis. Na última final com triunfo do mandante da ida por 2 x 0, deu Coxa sobre o Atlético, que anotou 2 x 1 na volta.

Pernambuco (Santa Cruz x Salgueiro, domingo, 16h) - Como a ida ficou 0 x 0, não há mistério: o vencedor do jogo levará o troféu e com qualquer empate teremos pênaltis. O último ano com empate sem gols na primeira partida foi 2012, quando o campeão foi o Tricolor ao aplicar 3 x 2 sobre o Sport fora de casa na volta.

Bahia (Bahia x Vitória da Conquista, domingo, 16h) - O Bode está próximo de seu maior sucesso graças aos 3 x 0 na ida, permitindo derrota por até 2 gols de diferença para tanto. Vindo do vice na Copa do Nordeste neste meio de semana, o Esquadrão de Aço tem que devolver os 3 gols de diferença para ser campeão via melhor campanha geral. Na última vez que precisaram reviravoltar uma derrota elástica na ida, os tricolores não tiveram êxito. Foi em 2013, quando tomaram 7 x 3 do Vitória e ficaram somente no empate por 1 x 1 na volta.

Ceará (Ceará x Fortaleza, domingo, 16h) - O Leão do Pici está na frente por 2 x 1 e será campeão se empatar. Campeão do Nordeste, o Vozão fará a festa dupla ganhando por qualquer placar por ter melhor campanha. É um regulamento diferente de 2010, quando o Fortaleza ficou com o título nos pênaltis após 2 x 2 totais.

Rio Grande do Norte (ABC x América, sábado, 16h) - 1 x 1 na ida faz com que empate resulte em pênaltis e o vencedor do clássico seja campeão. Em 2007, a ida terminou 1 x 1 e a volta consagrou o Alvinegro por 5 x 2. Um desafio para o Mecão: a última vez que o primeiro colocado do primeiro turno ganhou o Potiguar foi em 2009 (ASSU contra o Potyguar). O América se beneficiou disso em 2012 e 2014, caindo em 2013.

Maranhão (Imperatriz x Sampaio Corrêa, sábado, 19h15) - O Bolívia Querida venceu a ida por 2 x 1 e joga pelo empate. O Cavalo de Aço será campeão ganhando por qualquer marcador por ter melhor campanha.

Goiás (Goiás x Aparecidense, domingo, 16h) - O Esmeraldino ganhou o primeiro jogo por 2 x 0 e pode perder pela mesma diferença para ficar em primeiro lugar devido à melhor campanha. O Camaleão tem que vencer por 3 ou mais de diferença. Na última final capital x interior, em 2010, o Atlético superou o Santa Helena com duas vitórias. Aproveitando o tópico para um pequeno comentário sobre matéria do ESPN.com.br: ridículo o Goiás querer disputar a Copa do Nordeste. Este torneio é somente para clubes nordestinos e ponto. Não tem nada que ter Goiás, Flamengo ou outro intruso com olho grande por causa do sucesso de gestão comercial e público.

Distrito Federal (Brasília x Gama, sábado, 16h30) - Mesma situação da BA. O Gamão é o Vitória da Conquista, com vantagem por 3 x 0, e o Colorado é o Bahia, que só será campeão fazendo 3 ou mais de diferença.

Mato Grosso do Sul (Ivinhema x Comercial, domingo, 16h) - 0 x 0 na ida faz com que o Azulão do Vale jogue pelo empate e o Colorado tenha que vencer. A última final com duplo empate sem gols foi em 2006, beneficiando o Coxim contra o Chapadão. Em 2009, o Ivinhema "oxou" a ida e levou 2 x 1 do Naviraiense na volta.

Pará (Independente x Remo, domingo, 16h) - Decisão em jogo único no Mangueirão. Sem vencedor nos 90 minutos, iremos aos pênaltis. Campeão do primeiro turno, o Galo Elétrico tem 6 vitórias, 2 empates e 3 derrotas, com 11 gols tanto marcados quanto sofridos. Vencedor do segundo e em vantagem na final da Copa Verde após os 4 x 1 sobre o Cuiabá nesta quinta-feira, o Leão também tem 6 vitórias, 2 empates e 3 derrotas, mas 16 gols pró e 14 contra. Eles já se enfrentaram em 4 de fevereiro, dando Independente por 1 x 0 em Tucuruí.

Outros destaques pelo Brasil

Alagoas - Inicia na tarde deste domingo a final entre Coruripe e CRB. Mandante da ida, o Hulk tem 5 vitórias, 1 empate e 6 derrotas, com 15 gols pró e 18 contra. Já o Galo da Pajuçara tem 7 vitórias e 3 derrotas, fazendo 18 e sofrendo 7. Tanto em 13 quanto em 22 ambos os dias de abril, o CRB derrotou o Coruripe por 2 x 1.

Sergipe - Decisão aberta na tarde de sábado com Estanciano versus Confiança. O Canarinho, que faz em casa o primeiro jogo, obteve 7 vitórias, 4 empates e 5 derrotas, com 24 gols marcados e 20 sofridos. Já o Dragão tem 11 vitórias, 4 empates e 1 derrota, anotando 29 e levando 9. Nas duas partidas entre eles neste certame, o Confiança venceu o Estanciano duas vezes em abril, tanto por 4 x 1 no dia 8 quanto por 1 x 0 no dia 23.

Mato Grosso - Outra decisão começando, Operário e Cuiabá são os duelistas. O CEOV tem 8 vitórias, 1 empate e 7 derrotas, com 20 gols pró e 19 contra. O Dourado, que está envolto também com a final da Copa Verde diante do Remo, traz 11 vitórias, 3 empates e 2 derrotas, com 25 gols marcados e 8 sofridos. Na segunda fase, o Cuiabá venceu o Operário duas vezes: 2 x 1 em Várzea Grande em 29 de março e 2 x 0 em casa em 8 de abril.

Paraná - O Atlético termina sua participação no "Torneio da Morte" recebendo o Nacional no fim da tarde deste sábado, contando com equipe mista de reservas e juniores e Milton Mendes dando lugar na casamata ao Marcão. O Nacional tem 8 pontos e saldo 1 contra 5 pontos e saldo 0 do Rio Branco, que pega o Prudentópolis, que já entrará nesta partida rebaixado para a segunda divisão e saberá quem acabará junto dele.

Pernambuco - O Sport fará um "amistosaço de luxo com ares de rachão apronto dois toques" diante do Central na tarde de sábado pois confirmou o terceirão já na ida em Caruaru ao marcar 1, 2, 3, 4, 5 x 0, sendo bem mais fácil eu dançar frevo com a Sabrina Rocha na Arena Pernambuco que a Patativa devolver a diferença no Recife.

Bahia - O Juazeirense ficou com o terceiro lugar ao ganhar do Colo Colo por 2 x 0 e obter 2 x 1 totais. Cabia ao Carrossel do Sertão escolher qual vaga teria por isso. Optou pela presença na Copa do Nordeste em 2016, nada bobo e acertadamente correto na escolha. Já o Tigrão disputará a Série D deste 2015.

São Paulo - O "The Romance Championship" (Série A2) definirá os dois últimos acessos na manhã dominical. O Água Santa tem 35 pontos, 11 vitórias e 16 de saldo, sendo seu adversário o mandante Velo Clube. Tem ainda um duelo direto entre Oeste e Independente. O clube de Itápolis tem 35 pontos, 10 vitórias e 8 de saldo, enquanto a agremiação de Limeira tem 34 pontos, 11 vitórias e 4 de saldo. Este jogo direto e também o elevadíssimo saldo do Água Santa tiram a chance de acesso do Mirassol, que tem 32 pontos e 10 vitórias, mas apenas 6 de saldo. Já estão assegurados com rodadas de antecipação na A1 de 2016 a campeã Ferroviária e o Novorizontino.

Amistosos - Dois marcados para a noite de sábado: Icasa x Flamengo e Orlando City x Ponte Preta.

Os destaques dos nacionais europeus

Os semifinalistas da Liga dos Campeões da UEFA atuam todos no sábado e fora de casa: na Espanha, o líder Barcelona com 84 pontos pegando o Córdoba no dia seguinte aos 10 anos do primeiro dos 409 gols do Messi (nos 2 x 0 sobre o Albacete) e o vice Real Madrid encarando o Sevilla; na Itália, a Juventus podendo ser campeã contra a Sampdoria; e na Alemanha, o Bayern de Munique cumprindo tabela diante do Bayer Leverkusen.

Mas tem mais: na Inglaterra, o Chelsea conquistará o título na manhã deste domingo se empatar com o Crystal Palace; na França, segue a batalha entre o líder Paris Saint Germain, que tem 71 e visitará o Nantes, e o vice Lyon, com 68 e mandante contra o Evian; e em Portugal, o Benfica é o primeiro colocado com 75 pontos e pega longe dos seus domínios o Gil Vicente no sábado, enquanto o Porto tem 72 e visita o Vitória de Setúbal no domingo.

Curtinhas

*Nedo Xavier é o substituto de Luciano Gusso no comando técnico do Paraná. Ele é egresso do CSA, que no atual Campeonato Alagoano caiu na semifinal com uma campanha de 6 vitórias, 8 empates e 8 derrotas.

*Zico convidando Adriano para jogar no Goa da Índia. A boa vontade de muita gente com o "Imperador" é um troço impressionante. Gente, aceitemos os fatos: Adriano não tem mais conserto, infelizmente.

*Basquete: não será mais em Monterrey o Pré-Olímpico Masculino, no fim de agosto, devido a problemas nas negociações com os donos da arena que receberia o evento. É buscada outra sede no próprio México.

*Handebol: a seleção masculina venceu o Egito por 28 x 23, em torneio amistoso realizado na Polônia com vistas aos Jogos Pan-Americanos em Toronto. O Brasil ainda joga contra Romênia no sábado e anfitriões no domingo.

*Futsal: estreou com 3 x 3 a Krona/Joinville no Sul-Americano diante do Boca Juniors. E levava 3 x 0, hein? O outro representante brasileiro estreia na segunda rodada. O Brasil Kirin de Sorocaba joga contra o Palestino do Chile.

*Ginástica: fim de semana de etapa brasileira da Copa do Mundo em São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera.

*Boxe: a mais aguardada luta dos últimos tempos reunirá Floyd Mayweather e Manny Pacquiao para unificar os títulos dos meio-médios da Organização Mundial, do Conselho Mundial e da Associação Mundial.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Se dizendo arrependido, se entregou à Polícia do Guarujá o meliante de 21 anos que assaltou o entrevistado da repórter Tatyana Jorge durante o "Jornal da Tribuna", na afiliada da Globo na Baixada Santista, nesta semana. Justificou o bandido que estava sem trabalhar e que tinha dívidas assumidas por causa de drogas. Os pertences levados no crime exibido ao vivo para todo o litoral paulista foram devolvidos. Alguma dúvida de que esse mané se tocou da estupidez criminosa que cometeu por saber da grande repercussão que a história tomou?

*Convocados pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados quatro jornalistas para debates sobre a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos: Caco Barcellos, da Globo; José Luiz Datena, da Bandeirantes; Marcelo Rezende, da Record; e Rachel Sheherazade, do SBT e da Jovem Pan. Os convites serão formalmente enviados na próxima semana e os chamados deverão ser atendidos mediante liberação das emissoras.

*Vice institucional e comercial da RedeTV!, Alexandre Raposo chutou o balde em entrevista à Veja SP ao dizer que Chris Flores "fez uma burrada" por não topar trocar de emissora a exemplo de Celso Zucatelli, Eduardo Guedes e Mariana Leão (trio do futuro matinal "Melhor Pra Você") e permanecer na Record, onde ficou na geladeira após ser retirada do "Hoje em Dia". Talvez a palavra "burrada" seja muito forte, mas o ex-presidente da Record acredito que acerta na crítica. Do que é que adianta à Chris continuar recebendo salários se não trabalha? Alguém dirá que isso é excelente, eu mesmo adoraria algo assim neste momento de dificuldades financeiras que atravesso. Mas em termos profissionais, a falta de exposição é muito prejudicial e pode ficar irreversível em determinado momento. Só posso lamentar isso pois gosto muito de assistir a Chris Flores, uma moça muito simpática e boa no vídeo.

*Algo que faz horas que estou para dizer: Fátima Bernardes finalmente acertou a mão na apresentação do seu "Encontro". Demorou para ela deixar de lado a apresentadora do "Jornal Nacional" e vestir de vez a persona da apresentadora de variedades da Globo, mas agora a Sra. Bonner está muito bem, bastante à vontade e fazendo o programa matinal ser uma boa pedida, mesmo que às vezes alguns assuntos acabem não valendo. Nesta sexta, por exemplo, foi divertido o momento em que ela ameaçou dar um show no pole dance. Só a amostra já valeu.

*Leio na Cristina Padiglione que a TV Cultura mostrará neste domingo, às 21h15, o documentário aprontado às pressas "Abu, Doce Provocador", em homenagem ao Antônio Abujamra, falecido nesta semana aos 82 anos.

*Domingo dos 65 anos do nascimento do ator e diretor Buza Ferraz, do qual falei na coluna de 4 de abril por ocasião dos 5 anos do seu falecimento, completados um dia antes.

*Somente na própria sexta-feira alertado fui (esqueço agora por qual seguidor twitteiro, infelizmente, pois queria creditá-lo aqui) que este dia foi o dos 50 anos do congressista em segundo mandato Tiririca, estourado como cantor de sucesso único com "Florentina" e que já fez vários trabalhos na televisão em emissoras como Manchete, SBT e Record, atualmente sendo sua uma paródia do "Master Chef" dentro do "Pânico" na Bandeirantes.

*Leio na Lígia Mesquita que o Viva mostrará em cinco episódios a partir do dia 25 deste mês o musical sobre Chacrinha, atualmente apresentado no teatro de São Paulo e com Stepan Nercessian o interpretando.

*Saideira da Padiglione e da Lígia: começa nesta segunda-feira a programação quase que totalmente dublada do Warner Channel, que manterá o acesso ao áudio original com legendas através da troca pelo controle remoto - claro, desde que as operadoras disponibilizem esta opção. Somente os episódios inéditos de seriados em fim ou início de temporada continuarão exclusivamente com áudio original e legendas para não atrasar muito a exibição em relação aos EUA. Isto afetará séries que já têm todas, quase todas ou muitas de suas temporadas dubladas em português, entre elas "Big Bang: a Teoria", "Duas Garotas em Apuros", "Friends", "Mike & Molly", "Pessoa de Interesse" (que o Warner chama não sei por que cargas d'água de "Sob Suspeita" e não com a tradução literal igual ao SBT), "Sobrenatural", "Suburgatório" e "Uma Família Perdida no Meio do Nada".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

Aniversariando neste sábado Fausto Silva, que chega aos 65 anos como um dos maiores milionários da televisão brasileira e um dos apresentadores de auditório mais consagrados do Brasil, com muita gente que o adora e muita gente que o detesta. Carreira iniciada no rádio pela Centenário de Araras, depois vindo cinco anos na Cultura de Campinas e a chegada a São Paulo pela Rádio Record em 1970, logo a seguir passando para a reportagem de futebol da Jovem Pan, função que exerceu simultaneamente com a reportagem de O Estado de S.Paulo. Em 1977, Fausto se transferiu para a Rádio Globo, ganhando novos ares na carreira nos anos 80 ao passar de apresentador substituto para titular do "Balancê" na Rádio Excelsior. A televisão veio em 1984 com o "Perdidos na Noite" na Gazeta, migrando após 6 meses para a Record. Em 1986, Faustão ganhou a rede nacional ao comandar este programa nas noites de sábado da Bandeirantes. Desde 1989, ele lidera o "Domingão do Faustão" na Globo.

Bela do Dia: Christina Hendricks

Christina Hendricks, atriz que completa 40 anos neste domingo. Desde 2007 ela atua no seriado "Mad Men" como Joan Holloway. Além da boniteza que possui, não tem como não chamar a atenção seus seios "discretamente" volumosos, ainda mais se o decote for generoso, como nesta foto.

Vamos a quatro momentos de Fausto Silva nas variedades: de 1984, reportagem da TV Gazeta sobre o "Balancê" exibida no "Comando da Madrugada" com Goulart de Andrade, que compraria horário na própria Gazeta para que Faustão apresentasse o "Perdidos na Noite", depois seguindo caminho próprio; de 1985, um trecho do "Perdidos" na Record; de 1987, a abertura do programa na Band ao som de "Tarzan Boy", do Baltimora; e de 1989, o início da estreia do "Domingão" na Globo, transmitido logo após o Grande Prêmio do Brasil.

Clipe do Dia I

Sábado dos 25 anos sem Zé Trindade, cujo centenário do nascimento completado no dia 17 eu destaquei no dia seguinte. Assistam aqui ele cantar "Cobra que Não Anda" em 1959, no filme "Entrei de Gaiato".

Clipe do Dia II

A cantora inglesa Lily Allen chega aos 30 anos. Destaco aqui seu principal sucesso: "Smile".

Clipe do Dia III

Vocalista do Foreigner de 1976 a 1990 e de 1992 a 2003, Lou Gramm completa 65 anos neste sábado. Sem sua voz, esta banda não fica a mesma coisa. Três amostras disso: este aqui é o rock "Feels Like The First Time"; este aqui é o pop "That Was Yesterday"; e este aqui é "I Want To Know What Love It Is", classicaço oitentista.

Clipe do Dia IV

Morreu aos 76 anos, de causas naturais, o cantor Ben E. King, nome de grande sucesso no rhythm & blues. Ele continuava se apresentando, tendo feito shows nos EUA em 2014. Três belas canções na sua já saudosa voz: abro aqui com "If You Need a Miracle", do filme "Feita Por Encomenda"; passo aqui para "Supernatural Thing", do filme "Uma Loucura de Casamento"; e termino aqui com a super-hiper-ultra-puxa-mega-clássica "Stand by Me", que ganhou mais escutadas ainda a partir do filme "Conta Comigo" e de regravações como a do John Lennon.

Arremate

Adversário do Corinthians nas oitavas da Libertadores, o Guaraní recebe o Libertad neste domingo.

"24 Horas" volta depois que soubermos o que terá sido deste jogo pelo Paraguaio!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.