.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 29 de abril de 2015 - ANO 12, EDIÇÃO 139
Nordeste: campeão inédito ou repetido?

Teremos a resposta a partir das 22 horas, quando iniciar a volta da decisão que está com o Ceará em vantagem por 1 x 0 sobre o Bahia. Os alvinegros jogam por vitória ou empate, enquanto os tricolores precisam de novo 1 x 0 para os pênaltis ou de um de diferença a partir de 2 x 1 ou dois ou mais de diferença para triunfarem nos 90 minutos.

O Vozão quer uma conquista inédita e que escapou no ano passado diante do Sport. Logo, quer que Sérgio Soares tenha em 2015 o mesmo destino de 2014: o vice-campeonato. O Esquadrão de Aço já foi segundo colocado em 1997 e 1999, mas subiu ao lugar mais alto do pódio em 2001 e 2002. Qual será o seu terceiro? Bom ou ruim?

Duas decisões tiveram a ida vencida pelo time visitante, que seria o campeão nos dois casos. Um deles envolveu o próprio Bahia, em 1997, quando levou 3 x 0 do Vitória e até ganhou a volta, mas só por 2 x 1. O outro foi no ano retrasado, quando o Campinense fez 2 x 1 no ASA em Arapiraca e o derrubou por 2 x 0 em Campina Grande.

A final do ano passado colocará à prova algo que o Ceará tem experimentado de desagradável: quedas capitais na Copa do Nordeste em um Castelão lotado - e hoje é certo que mais de 60 mil viventes comparecerão. Além da conquista do Sport em 2014, teve a eliminação para o ASA na semifinal de 2013. Terceiro tombo não. Ou sim?

Os dois finalistas chegam à decisão regional vivendo momentos iguais nos estaduais. O Ceará ainda é bem mais reversível pois levou apenas 2 x 1 do Fortaleza. Ruim está a vida é do Bahia após os 3 x 0 do Vitória da Conquista. Quem levantará o moral no fim do Nordestão? Esta é a principal partida da quarta-feira no futebol brasileiro.

Mas o Nordeste não é apenas sua Copa. A quarta-feira tem mais, bem mais, para movimentar a região. Tem duas finais estaduais começando, um terceiro lugar que é importante mesmo que soe desimportante e uma definição de finalista, além de uma partida da Copa do Brasil em solo nordestino - mas disso falarei no tópico dela mesma.

Uma das finais é de Pernambuco: Salgueiro x Santa Cruz. Finalista pela primeira vez, o Carcará do Sertão possui uma campanha de 4 vitórias, 3 empates e 5 derrotas, com 13 gols pró e 14 contra. Campeão 27 vezes, a última no tricampeonato em 2013, o Tricolor tem 6 vitórias, 2 empates e 4 derrotas, marcando 15 gols e sofrendo 11.

O Salgueiro tentará algo inacreditavelmente inédito: ser o primeiro clube do interior a vencer o Pernambucano, que neste 2015 completa 100 anos de existência. Nem sequer clubes da região metropolitana saíram vencedores. Só mesmo, apenas e tão somente, única e exclusivamente do Recife, até mesmo agremiações extintas.

Nesta temporada, os finalistas se enfrentaram duas vezes no hexagonal e os salgueirenses ganharam ambas por 1 x 0, tanto fora em 21 de fevereiro quanto em casa em 8 de março. Esta é a primeira finalíssima entre recifenses e interioranos desde 1998, quando uma partida solitária teve o Sport marcando 2 x 0 no Porto de Caruaru.

Em 2007, última vez com título recifense e vice interiorano, não teve final: Central em segundo e Sport vencedor dos dois turnos em primeiro. Ambos começam a decidir esta noite o terceiro lugar, que valerá uma vaga no Nordestão de 2016. Aliás, o rubro-negro confirmou ontem a aquisição do Hernane "Brocador", ex-Flamengo.

A outra decisão é América x ABC no Potiguar. Campeão 34 vezes, a última em 2014, o Mecão tem 11 vitórias, 4 empates e 1 derrota, marcando 37 gols e sofrendo 11. Campeão em 52 oportunidades, a última no bicampeonato de 2011, o Alvinegro tem campanha invicta de 12 vitórias e 4 empates, com 34 gols marcados e 7 sofridos.

Notaram que o ABC está invicto e que o América só tem uma derrota, certo? Pois foi justamente um clássico que ocasionou isso: os 2 x 0 abecedistas na Arena das Dunas em 19 de abril. Antes, teve 1 x 1 no Frasqueirão em 1° de março. Os alvinegros não são derrotados pelos alvirrubros há quatro encontros desde o ano passado.

Vale registrar ainda a definição do segundo finalista do Alagoano. O Coruripe saberá se enfrentará ASA ou CRB, com vantagem do Galo por 2 x 0 em Maceió. O Fantasma tem que devolver a diferença para ir à decisão. Se por um lado o ASA já ganhou três jogos em casa por 2 x 0, o CRB ainda não levou 2 x 0 como visitante neste torneio.

Os destaques da Copa do Brasil

Também nela tem jogo no Nordeste nesta quarta-feira. Dois finalistas estaduais que ganharam suas idas estarão frente a frente. Porém, só o Sampaio Corrêa encarará a treta com tudo pois o Palmeiras não enviou nenhum titular ao Maranhão, o que acaba desvalorizando o jogo da parte paulista. Essa é a chance, Bolívia Querida.

Dá para dizer que o mesmo vale para o Capivariano, que receberá um reservaço do Botafogo com possivelmente apenas Renan e Gegê como titulares da equipe que perdeu pro Vasco. No mais, diversos juniores estarão no time. Além disso, Renê Simões não foi para SP. O auxiliar Alfredo Montesso comandará os alvinegros.

Ontem à noite, o Canindé voltou a receber futebol após 5 meses e teve o Ituano se classificando para duelar com Goiás ou Independente de Tucuruí na terceira fase. A Portuguesa achei ter sido prejudicada pois não me pareceu pênalti o decisivo aos 43 do segundo. Pra mim foi bola na mão do Valdomiro e não mão dele indo à bola.

Já Vinícius Kiss, que não é parente da Cássia, marcou um belo gol pro Tupi vencer o Atlético Paranaense. Vitória primeira do Carijó desde os 3 x 0 no Villa Nova em 15 de março, mas desde então só jogou três vezes (perdeu todas). Desde lá até antes do jogo de ontem, o Furacão do estreante Walter ganhou 4, empatou 3 e perdeu 2.

Oitavas da Libertadores abertas

Mal o sujeito tinha se acomodado para assistir o jogo em Sucre e já estava 1 x 0 para o Universitario. Porém, dois gols levaram o Tigres a uma virada importantíssima para a volta no México. Quem passar cruzará nas quartas com Emelec ou Atlético Nacional - a única quarta que não envolve nenhum clube brasileiro, a propósito.

Os destaques do futebol europeu

Espanha - Sena do Barcelona no Getafe com dobra do Messi (49 na temporada), dobra do Suárez (21) e um do Neymar (32). São 102 gols apenas deles. Atacaço-aço-aço. Xavi completou no primeiro gol do Barça desde o dia 8 sem ser de um dos três avantes. São 84 pontos contra 79 do Real Madrid, que hoje receberá o Almeria.

Copa da Alemanha - Bayern de Munique campeoníssimo da Bundesliga e Borussia Dortmund aliviado por fugir do rebaixamento bem antes da reta final. Mas no mata (só mata) o papo foi outro. 1 x 1 nos 120 minutos e apenas 2 x 0 nos pênaltis para o Borussia pois o Bayern deu uma de Brasil naquela Copa América ao errar 4 pênaltis.

França - O Paris Saint Germain recuperou um jogo atrasado com o Metz, foi vazado e marcou três vezes para ir aos 71 pontos contra 68 do Lyon. Agora, os dois principais rivais pelo título estão iguais em 34 partidas.

Curtinhas

*Bernardo punido com um jogo, já cumprido, e Guiñazu absolvido. Vasco sem baixas para enfrentar o Botafogo no próximo domingo. Anderson Pico com uma partida, também cumprida, e Paulinho absolvido do lado do Flamengo. Brigar e fazer faltas fortes rendeu punições mais leves que a dada ao Fred por criticar o Cariocão. Baaahhh!!!

*Autor do gol do título estadual de 2005, Antônio Carlos voltou ao Fluminense. Ele estava no São Paulo.

*A Justiça determinou que R$ 1,3 milhão do prêmio dado ao Santos como campeão ou vice do Paulistão sejam depositados na conta do Muricy Ramalho para pagar multa rescisória e direitos de imagem da saída do clube.

*O Corinthians renovou com Yago até 2018, mas segue a novela do Guerrero. Explode coração, Glória Perez...

*Estiramento na coxa esquerda tira Guilherme do Atlético Mineiro por tempo indeterminado. Logo agora, puxa?

*Felipe, sem jogar desde que saiu do Flamengo na metade de 2014, é o novo goleiro do Figueirense. Ele na meta e Carlos Alberto no meio de campo. Fortes emoções o Estreito viverá com estes dois reforços.

*Fortes emoções também no Catarinão. O Joinville é acusado de uso irregular de André contra o Metropolitano, na primeira rodada do hexagonal semifinal. O regulamento proíbe jogadores não-profissionais que façam 20 anos na temporada. André só completou 20 anos três semanas após esta partida. O caso parou no TJD/SC.

*Aí entra o problema: só vão julgar essa ronha do JEC na terça-feira da semana que vem. Portanto, depois de encerrado no campo o Campeonato Catarinense. E se der Tricolor campeão na bola e vice no tribunal?

*Campeonato Mato-Grossense decidido em dois jogos, sim. Cuiabá x Operário marcado para os dias 3 e 11 de maio. Tudo bem, falta de datas, se entende. Mas pra quê dia 11? Por que não dia 10? E daí que tem Brasileirão nesta data? Ou acham que a primeira rodada dele esvaziaria a decisão estadual? Pior para a televisão.

*Oficializada uma parceria do São Paulo com o Vôlei Taubaté para a temporada 2015/2016. A dona da franquia continuará sendo a Fundação Universitária Vida Cristã. A equipe se chamará Funvic Taubaté / São Paulo.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Ouçam aqui a emoção de Joseval Peixoto ao homenagear os ontem completados 84 anos de Seo Tuta (Antônio Augusto Amaral de Carvalho), o criador da Rádio Jovem Pan e que não está mais à frente da emissora.

*Santa Catarina: o SBT não é a RBS. A afiliada da Globo não deu uma segunda chance para Luiz Carlos Prates quando o demitiu. A afiliada do Patrão deu. Leio no SulBRTV que o Grupo SCC anunciou ao mercado publicitário a volta do comentarista do "SBT Meio-Dia", dispensado dias atrás por chamar de "covarde" quem é depressivo.

*RBS, que leio no Coletiva que marcou 19,5 pontos e 49,9% de participação em Florianópolis com a estreia do "Mistura" às 14h, apresentado pela Camille Reis. Já o "Mistura" da Rodaika Daudt aqui em Porto Alegre foi aos 16,5 pontos e 45,9% de participação, aumentando em 17,7% o "Ipobre" no horário anterior do "Estrelas".

*Leio no NaTelinha que as emissoras baianas têm alterado suas programações por causa da tristeza causada pela forte chuva em Salvador, com mortes e pessoas desabrigadas. Nesta segunda, a Rede Bahia (Globo) antecipou o "Bahia Meio-Dia" para 11h45. Já a Aratu (SBT) cancelou o "Clube da Alegria" e o "Casos de Família" e antecipou e espichou o "Que Venha o Povo", que ficou das 10h30 às 15h30. À noite, o "No Campo do 4" foi cancelado e o "Aratu Notícias" começou mais cedo. Por sua vez, a Record não retransmitiu Marcelo Rezende e fez um "Cidade Alerta" regional desde as 17h20, com Adelson Carvalho, José Eduardo, Raimundo Varela e Jéssica Senra.

*Dizer o quê do assalto sofrido ao vivo por uma equipe de reportagem e seu entrevistado? Se você ainda não viu, assista aqui um bandido abordar a repórter Tatyana Jorge, seus colegas da TV Tribuna e o entrevistado Marcos Antônio Chagas, diretor da Vigilância em Saúde, que falava sobre a dengue em SP no "Jornal da Tribuna". Tudo isso em frente à prefeitura do Guarujá. Horas depois do noticiário da afiliada da Globo, identificaram o criminoso. Falta prendê-lo. Eu já tinha visto assalto durante uma gravação de reportagem (aquele caso da senhora roubada ao dar entrevista para o Eduardo Tchao, da Globo do Rio de Janeiro), mas durante uma entrada ao vivo ainda não.

*Leio na Lígia Mesquita que Sandra Moreyra, que tem 31 anos de Rede Globo, reclamou no Facebook que não foi convidada para o show dos 50 anos da emissora realizado na quinta-feira da semana passada no Maracanãzinho. Acontece que, na mesma rede social, ela explicou posteriormente que encontraram o convite em um armário na redação, convite que acabou não chegando nela a tempo. Paciência, né... Em tempo: teve mais profissionais da Globo na mesma rede social reclamando por não terem sido convidados ou por terem entrado com outro nome que não o profissional na extensa lista de funcionários da casa que ilustrou os créditos finais. Foi um evento longe de agradar a todos na própria Plim-Plim - que, aliás, vai reprisá-lo nesta sexta no lugar da "Sessão da Tarde".

*Uma grande surpresa: quando se esperava que ela retornasse em breve ao "Jornal da Band", Ticiana Villas Boas deixou a emissora após 10 anos, o primeiro na Bahia e os demais em São Paulo, os últimos 7 na bancada do principal noticiário da casa desde a saída da Mariana Ferrão para a Globo. Agora Ticiana é do SBT, mas não para o departamento de jornalismo e sim para fazer a versão brasileira do programa de culinária "The Great Bake Off", da BBC. Dá para se imaginar que Paloma Tocci seja fixada parceira do Ricardo Boechat, então.

*Leio no Flávio Ricco que a Record está por lançar em maio, faltando definir a data, uma edição nacional do no país inteiro historicamente regionalizado "Balanço Geral". Será a matutina de São Paulo apresentada pelo Luiz Bacci a ganhar transmissão em rede a partir das 6h30, o que inevitavelmente afetará jornais exibidos nesta faixa, alguns deles sendo o "Balanço Geral RJ" da Lívia Mendonça e o "Direto da Redação" da Gisa Guerra aqui no RS. Na verdade o "Balanço Geral SP: Manhã" já tem há muito tempo uma cara nacional por ter notícias e entradas ao vivo de vários estados, apenas a transmissão especificamente em VHF e/ou UHF é restrita ao estado de São Paulo.

*Leio na Lígia Mesquita que Mauro Tagliaferri se revezará com Amanda Klein na apresentação do "É Notícia", em mais uma atividade dada pela RedeTV! a ele, que também estará no futuro "Mariana Godoy Entrevista". Agora, veja como aquela gafe técnica de semanas atrás acabou causando um estrago muito sério: a nova colunista de TV da Folha de S.Paulo se referiu à Amanda como "aquela do vídeo que virou meme com um entrevistado errando seu nome". E não é que La Klein seja desconhecida porque não é, não, senhor. Uma década no vídeo entre BandNews, SBT e principalmente RedeTV!, na qual apresentou também o "Tema Quente" além do "RedeTV! News" desde 2012. Mas agora ficou marcada a ponto de ser mencionada assim num grande jornal. É brabo!!!

*Leio no Flávio Ricco que está faltando um tantinho de nada para a RedeTV! contratar Fabiana Scaranzi, rolando ontem uma nova conversa entre as partes. Mas o trio do novo "Melhor Pra Você" não foi fechado com a aquisição da Mariana Leão, contrariando informações de que seria Fabiana a estar com Celso Zucatelli e Eduardo Guedes? Ou também estará no novo programa? Ou terá outros projetos e não sabemos ainda? Dúvidas, dúvidas!

*Também no "guru" Ricco, leio que o "Muito Show" vai acabar e será substituído pelo "Você na TV", que portanto trocará as manhãs pelos finais de tarde com seus segredos inacreditáveis, "chocantes" e "muito graves". Será no dia 15 que Zé Luís e cia. se despedirão, com João Kléber assumindo o horário no dia 18.

*Completa 45 anos hoje a linda atriz Uma Thurman, indicada ao Oscar de coadjuvante por "Tempo de Violência" e vista em filmes como "Ligações Perigosas", "Batman & Robin", "Experiência Genética" e os dois "Kill Bill".

*65 anos nesta quarta-feira do diretor Phillip Noyce, que respondeu por obras como "Terror a Bordo", "Fúria Cega", "Invasão de Privacidade" e "O Santo", além do primeiro episódio do seriado televisivo "Revenge".

*Há 35 anos o mundo dava adeus ao mestre do suspense. Nascido em 1899, Alfred Hitchcok até hoje não foi e nem nunca será igualado, quanto mais superado. Clássicos como "Rebecca, a Mulher Inesquecível", "A Dama Oculta", "Festim Diabólico", "Pacto Sinistro", "Janela Indiscreta", "Disque M Para Matar", "Ladrão de Casaca", "O Terceiro Tiro", "O Homem Que Sabia Demais", "Um Corpo Que Cai", "Intriga Internacional", "Os Pássaros", "Confissões de uma Ladra", "Frenesi" e "Trama Macabra" garantem a eternidade da sua existência cinematográfica.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Isabela Kuschnir

Isabela Kuschnir, repórter e apresentadora das rádios Bandeirantes AM e BandNews FM aqui de Porto Alegre desde o ano passado e que antes foi da BandNews FM no seu Rio de Janeiro. Mais uma carioca a ganhar espaço na Band/RS, a exemplo do apresentador do "Brasil Urgente" Paulo Bogado.

Momento Raridade Rara

A cultura brasileira perde muito sem Antônio Abujamra, falecido ontem aos 82 anos de um infarto do miocárdio. Mais de 150 peças de teatro, quase 20 filmes e mais de uma dezena de personagens na televisão, além de um importantíssimo diretor teleivsivo por duas décadas na Tupi e também na Bandeirantes e em trabalhos pontuais na Globo e no SBT. Tudo isso, claro, sem contar os quase 15 anos de "Provocações" na TV Cultura.

Paulista de Ourinhos, fugiu de casa na adolescência e, primeiro passando pelo Rio de Janeiro para ali assistir a Copa do Mundo de 1950, depois veio aqui para Porto Alegre, onde tinha um irmão. Cursou jornalismo e filosofia na PUC/RS e fez suas primeiras atuações no Teatro Universitário daqui. Formado, mandou-se para a Europa e retornou anos depois para o Brasil, aí sim em São Paulo e no Rio, consagrando-se.

Separei três trechos de novelas nas quais Abujamra atuou: de 1989, "Que Rei Sou Eu?" na Globo, com o bruxo Ravengar para sempre marcando sua carreira; de 2009, "Poder Paralelo" na Record, onde interpretou Iago; e de 2012, "Corações Feridos" no SBT, onde fez Dante nesta que seria a sua última novela. Do "Provocações", que ainda tem material inédito, destaco de 2006 a entrevista dele com Salomão Ésper, da Rádio Bandeirantes.

Clipe do Dia

Há 70 anos hoje completados nascia Tammi Terrell, cantora que foi parceira de Marvin Gaye na segunda metade dos anos 60, mas que infelizmente foi vitimada por um tumor cerebral quando tinha apenas 24. Quatro clássicos com esta dupla encantadora: começo aqui com "Ain't No Mountain High Enough", passo aqui para "Your Precious Love" , chego aqui em "You're All I Need To Get By" e fecho aqui com "Ain't Nothing Like The Real Thing".

Arremate

Sai às 17h30 de hoje a convocação do Brasil para o Mundial Sub-20 na Nova Zelândia. Olho no Gallo, hein!

"24 Horas" volta depois que soubermos quais times profissionais serão os mais prejudicados!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.