.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 22 de abril de 2015 - ANO 12, EDIÇÃO 135
Um confirmou e que outros três façam o mesmo

O penúltimo dia da fase de grupos da Libertadores confirmou a classificação do Cruzeiro para as oitavas-de-final em uma decisão que acabou não sendo decisão graças à surpresa da noite. Mesmo levando 2 x 0 dos mineiros em Magalhães Pinto (apenas 25 mil torcedores, pouco para o significado da partida), o Universitario também passou com a segunda vaga do Grupo 3 devido à surpreendente derrota do Huracán, sua primeira na competição, para o "saco de pancadas" Mineros, cujos 4 pontos nesta temporada foram justamente contra os argentinos. Classificada a Raposa está, o que é bom. Mas é preciso jogar muito mais nas oitavas, o sinal de alerta está aceso.

Hoje, o dia final será mais forte que a avenida acessada pela Assis Brasil aqui em Porto Alegre. É aqui que tudo começa, mas bem longe da Assis, quando o Internacional receber o The Strongest no Beira-Rio podendo avançar até com empate ao ter 10 pontos e 5 de saldo. Os bolivianos é que torcerão para serem hoje no Grupo 2 iguais ao Universitario de ontem ao estarem com 9 pontos e 0 de saldo, já que simultaneamente a eliminada Universidad de Chile visitará o Emelec, que tem 7 pontos e 2 de saldo. O importante é que a vaga está nas mãos do Colorado. Curioso fico pelo público no horário ridículo das 5 e meia da tarde, causado pela Fox latino-americana.

Aos 15 para as 8, o Grupo 3 será que nem aquela sessão de cinema da CNT nos anos 90: tensão total. Atlético Mineiro x Colo Colo e Independiente Santa Fé x Atlas garantirão a diversão nesta faixa. Colombianos com 9 pontos e 3 de saldo, chilenos com 9 pontos e 1 de saldo, brasileiros com 6 pontos e -1 de saldo e mexicanos com 6 e -3. Motivado pela super virada na semifinal estadual diante do Cruzeiro, o Galo é obrigado não apenas a vencer, mas a ganhar fazendo no mínimo dois de diferença para sair classificado do Horto. É uma missão braba pra burro (e pra inteligente também), mas quem já reviravoltou broncas iguais na Libertadores de 2013 e ainda piores na Copa do Brasil do ano passado diante do Corinthians e do Flamengo precisa, sim, acreditar que nova reprise positiva.

Aí, chegamos na "sessão das 10" com o Grupo 2. O Corinthians tá classificado em primeiro com 13 pontos e terá Tite, o técnico dos maiores títulos da história do clube, completando 300 presenças somando as três passagens. Mas o motivador principal do interesse é o São Paulo, que está em segundo neste momento com 9 pontos e 3 de saldo, mas que não ganha o Majestoso no seu Cícero Pompeu de Toledo desde fevereiro de 2007, de lá para cá empatando 7 vezes e perdendo 5. Empate até ajudará, desde que o San Lorenzo no máximo derrube o Danubio na Argentina por dois gols de diferença, sendo dos argentinos com 7 pontos e 0 de saldo o terceirão por agora. Ainda o Tricolor não venceu clássicos contra os outros três grandes este ano. Quebrará hoje essa escrita?

Cuidemos o desfecho destas chaves e torço que, assim como Corinthians na semana passada e Cruzeiro ontem, também Internacional, Atlético Mineiro e São Paulo se classifiquem hoje para as oitavas-de-final - que, também no fim da noite desta terça, confirmou Atlético Nacional e Estudiantes como os avançados pelo Grupo 7.

Uma superdecisão na Copa do Nordeste

De um lado, o Bahia. Do outro, o Ceará. Dos dois lados, a expectativa de uma baita final nordestina, diga-se de passagem, como falaria o "gaúcho de Erechim". O Esquadrão de Aço está invicto na competição com 5 vitórias e 5 empates, nos dois mata-ou-morre anteriores empatando fora e ganhando em casa diante de Campinense e Sport. Já o Vozão também sustenta invencibilidade de 5 vitórias e 5 empates, mas ganhando as duas do Salgueiro nas quartas e empatando ambas com o Vitória na semifinal. Os baianos chegam à quinta decisão após vices em 1997 e 1999 e conquistas em 2001 e 2002, enquanto os cearenses são os atuais vice-campeões.

Começa a segunda fase da Copa do Brasil

Salgueiro x Flamengo é o jogo solitário da noite. O Carcará do Sertão vem de expressiva vantagem por 2 x 0 sobre o Sport para a volta da semifinal pernambucana, enquanto o Mengão foi eliminado do Carioca pelo Vasco. Na primeira fase, os pernambucanos tocaram 5 no Piauí já na ida e os cariocas venceram as duas diante do Brasil.

Decisão metropolitana arrematada

Nova igualdade por 1 gol eliminou o Luziânia e colocou o Brasília no caminho do Gama na final do Brasiliense.

Hoje, sim, Liga dos Campeões competitiva

Mas não no Principado pois, mesmo mandante, acho que o Monaco bailará na curva diante da favorita Juventus, que já leva a vantagem de 1 x 0 da Itália naquele pênalti inventado pelo "apitone amigone". O clássico de Madrid realmente renderá emoções no Santiago Bernabéu. O Real é mandante, tem Cristiano Ronaldo e venceu a final da temporada passada, mas daquela decisão em Lisboa até agora são 3 empates e 4 vitórias do Atlético, que tem a seu favor qualquer empate com bola na rede, enquanto apenas um novo 0 x 0 causará a prorrogação.

Ontem, o Barcelona aniquilou qualquer chance do Paris Saint Germain ainda no primeiro tempo com dois gols do seu algoz maior Neymar (5 nos 4 confrontos entre eles na temporada), o primeiro após excelente jogada do Iniesta. Luis Enrique completou 50 partidas pelos catalães e tem 42 vitórias, 3 empates e 5 derrotas, índice que à mesma altura nem Josep Guardiola conseguiu (37 vitórias, 8 empates e 5 derrotas). O Bayern de Munique é que não deu a menor possibilidade pro Porto ao aplicar uma devastadoramente suprema quinta na metade inicial, depois tirando o pé na complementar e até sofrendo um gol dos portugueses, que já estavam tão fracotes que de nada adiantaria ter tempo para marcarem mais dois e classificarem, um sexto gol chucruteiro resolvendo de vez a treta.

As semifinais serão sorteadas às 7 da manhã desta sexta-feira e qualquer cruzamento será possibilitado, sem quaisquer "amarras". Para a temporada 2015/2016, uma decisão importante foi tomada pela UEFA: os cabeças-de-chave serão os campeões dos sete nacionais dos países melhor posicionados no ranking da entidade. Portanto, pote 1 com os primeiros colocados de Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália, Portugal, França e Rússia, além do campeão de 2014/2015 fechando os 8. Se o campeão for de um destes 7 países, um espaço de cabeça-de-chave abrirá para o campeão da Holanda, que no último fim de semana soubemos ser o PSV Eindhoven.

Curtinha

Atenção, Grêmio e Internacional: ano que vem tem Goiás jogando o Campeonato Gaúcho. (risos) Apenas uma descontração decorrente das cinco aquisições feitas pelo Esmeraldino aqui na aldeia pampeana: técnico Hélio dos Anjos e volante Patrick, ambos do Caxias; atacante Wesley, do Cruzeiro de Cachoeirinha; zagueiro Fred, do Novo Hamburgo; e agora o lateral canhoto Rafael Forster, do Brasil de Pelotas. Virou Goiás "Esportchê" Clube.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Essa entrou no TudoRádio quando eu já fechava as colunas desta quarta-feira: uma das minhas rádios musicais preferidas, a Ouro Verde FM de Curitiba terá um novo locutor na faixa das 6h às 12h a partir desta sexta-feira. Sabem quem é? Ninguém mais e ninguém menos que Márcio Seixas, que já trabalhou em rádios como Atalaia, Cultura e Del Rey na Belo Horizonte onde nasceu há 70 anos a ser completados no mês que vem e Jornal do Brasil e CBN no Rio de Janeiro, além da Rede Transamérica. Mas mais do que radialista experiente, todos conhecemos Márcio principalmente como um dos maiores dubladores brasileiros em todos os tempos. Brevíssimos exemplos: Batman do desenho, Sr. Spock em "Jornada nas Estrelas", James Bond (Sean Connery, George Lazenby, Roger Moore e Timothy Dalton), Leslie Nielsen em "Corra Que a Polícia Vem Aí", Raul Julia em "A Família Addams", Ugo Tognazzi em "A Gaiola das Loucas", Morgan Freeman em "Conduzindo Miss Daisy" e muito mais.

*Leio no Flávio Ricco que rumores das últimas semanas, reforçados por uma imagem com dois dos âncoras que citarei publicada por um deles no Facebook com um "em breve", estão confirmados: a partir da próxima segunda, tem novo jornal na Rádio Bandeirantes de São Paulo. Será o "Rádio Livre", das 14h às 18h, com Paulo Galvão e Luiz Megale nas duas primeiras horas e Francisco Prado e Ana Nery nas duas seguintes. O título é aproveitado de uma seção com participação ao vivo de ouvintes por telefone no "Jornal em Três Tempos", que assim deixará a programação como já ocorrera na sexta-feira retrasada com o "Jornal da Hora".

*Quem também deixará a grade é a "Ciranda da Cidade", tradicionalíssimo programa com 38 anos nas tardes do AM 840 em variados horários e que teve como primeiro apresentador o saudoso Antônio Carvalho na faixa das 17h às 19h. Após a saída do Milton Parron (agora somente à frente do CEDOM e do programa "Memória"), duas semanas da "Ciranda" foram comandadas pelo repórter esportivo Frank Fortes. Nesta última semana, quem o encerra é Pedro Campos. Já Luiz Megale será âncora da Bandeirantes pela primeira vez após já fazer muito bem este papel por uns bons anos na BandNews FM, mas não será novidade no FM 90,9 e AM 840 em si pois nestes prefixos muito foi escutado tanto na época de correspondente do Grupo Band em Nova York quanto naquela temporada da Fórmula 1 que reportou na parceria RB & BandNews, não lembro agora se 2006 ou 2007.

*Saindo do ar a "Ciranda da Cidade" na Rádio Bandeirantes de São Paulo depois de amanhã, restarão as versões regionais de emissoras da rede, entre elas a daqui de Porto Alegre com Diego Casagrande das 14h às 16h.

*Aldeia pampeana: com Sabrina Thomazi entrando em licença-maternidade nesta semana, o "Chamada Geral" das 16h na Rádio Gaúcha ganhou o comando do editor-chefe da emissora, Daniel Scola, e mais um incremento que é ele apresentar o jornalístico direto da redação, permanentemente em contato com os repórteres.

*Mais Porto Alegre: quem acompanha Gabrieli Chanas tanto desde que era da Rádio Gaúcha quanto agora em seu site próprio conhece muito bem uma figuraça que a acompanha há alguns anos: o cãozinho Dunga, que recebeu este nome em alusão ao ex-jogador do Internacional (time da Gabi) e atual treinador da Seleção Brasileira. No site da jornalista, um dos blogs é "comandado" pelo seu latidor. Isso chamou a atenção do "Mais Você" a ponto de render para o começo do mês que vem uma reportagem feita pela Roberta Salinet com o Dunga, devidamente acompanhado da sua dona, material que foi gravado nesta semana. Alguém ligado à Gabrieli Chanas aparecer na Rede Globo não é novidade. Em 2010, quando era noiva do Marcelo, ela teve seu genitor Plínio entrando em uma matéria da Guacira Merlin sobre pais de noivas que foi ao ar no "Bom Dia Brasil".

*Leio no Flávio Ricco que mudará a distribuição das apresentadoras da previsão do tempo na Rede Globo a partir da próxima segunda-feira: Maria Júlia Coutinho passa a ser a nova titular do "Jornal Nacional" e do "SPTV" noturno, enquanto Izabella Camargo a substituirá no "Hora 1" (que fez recentemente tanto substituindo Maju no tempo quanto Monalisa Perrone na ancoragem) e no "Bom Dia Brasil". Michelle Loreto deixa o tempo para seguir o mesmo caminho atual da Flávia Freire: a reportagem de rua em Sampa City. Quem permanecerá onde está é Eliana Marques no "Jornal Hoje" e no "SPTV" do meio-dia. Outra novidade será Tiago Scheuer, hoje repórter da editoria São Paulo e que um dia assisti pela primeira vez quando ainda era repórter de futebol acho que na antiga Record SC (depois dela veio a atual RIC/Record). Ele será interino do tempo em fins de semana e feriados.

*Leio no Daniel Castro que, dentro de uma vontade de tornar o "Jornal Nacional" mais informal e coloquial, saindo do engessamento por muitos criticado em relação ao jornalismo da emissora, foi avaliado internamente que um modelo de texto a ser seguido por repórteres e produtores é o do Phelipe Siani, que tem participado do noticiário há quase um mês e traz um jeito mais conversado com o telespectador nas suas matérias. São quase 4 anos dele na Plim-Plim, que antes disso trabalhou no SBT e em afiliadas globais. Uma delas foi a TV Fronteira de Presidente Prudente, na qual criou o bloco esportivo do "SPTV" regional, como li o próprio dizer em uma entrevista de 2011 para o blog Estrogonofis. No ano anterior, já pelo SBT, Phelipe cobriu a Copa do Mundo na África do Sul.

*Leio no NaTelinha que teve primeiro lugar dividido em Salvador das 7h30 às 8h30 na quinta-feira da semana passada, com 9 pontos tanto do "Bahia no Ar" na Record quanto do "Bom Dia Brasil" na TV Bahia (Globo), contra 3 da Aratu (SBT) com "Bom Dia Bahia" e "Carrossel Animado" e 1 da Band com o "Café com Jornal".

*Quarta-feira dos 35 anos de Elaine Mickely, a gatíssima esposa do César Filho e com quem faria na Record o programa "Power Couple", que acabou cancelado neste 2015. Antes, ela apareceu como Xênia em "Império". A primeira vez que a vi foi como a provocativa Teresuda na "Escolinha do Professor Raimundo" em 2001.

*A saideira: confirmada pelo Netflix para 2016 uma continuação de "Três é Demais", série clássica dos anos 80 e 90, aqui no Brasil estreada pela Globo e depois vista no SBT. Na trama atual, o foco estará nas já adultas DJ (veterinária, viúva e grávida do terceiro filho) e Stephanie (cantora que tenta o sucesso), elas residindo em San Francisco com a melhor amiga Kimmy e sua filha Ramona. A produção é do John "Tio Jesse" Stamos. Atualmente, Candace Cameron (DJ) tem 39 anos, Jodie Sweetin (Stephanie) tem 33 e Andrea Barber (Kimmy) tem 38.

Bela do Dia: Juliana Domingues

Juliana Domingues, atriz e que tem apresentado aos domingos os sorteios do ABC Cap, ao lado de Christiano Blota, na TV Band de São Paulo. Que moça bonitissimamente bonitíssima! Vibrei.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

Não lembro agora qual seguidor twitteiro observou isso, gostaria de aqui creditá-lo, mas valeu a lembrança: ontem completou 85 anos o nascimento do político Mário Covas, falecido em 2001 enquanto exercia o segundo mandato como governador de São Paulo. Pretexto perfeito para mostrar aqui uma relíquia de 1992: Otávio Mesquita no "Talk Show", da Rede Record, com ele e Serginho Groisman entrevistando Covas. Note nas primeiras falas do Mesquita uma trilha sonora conhecida: é a de Walter Murphy que a Rádio Bandeirantes de São Paulo utiliza há muitos e muitos anos nas coberturas de Fórmula 1, especialmente quando tem o Grande Prêmio do Brasil.

Clipe do Dia I

Dia desses, ele se meteu num rolo de trânsito e acabou detido por algumas horas. Mano Brown completa hoje 45 anos. Mostro aqui seu vocal pelos Racionais MC's em "Fim de Semana no Parque" ao vivo na MTV.

Clipe do Dia II

Dedico ao conviva João Renato Alves a memória dos 65 anos de Peter Frampton nesta quarta-feira. Três dele, que merece: de 1975, "Show Me The Way" no ano anterior à gravação que ficaria eternizada no memorável álbum ao vivo "Frampton Comes Alive"; de 1977, "I'm In You"; e de 1981, "Breaking All The Rules".

Arremate

515 anos do descobrimento do Brasil. Ainda estamos longe do ideal, mas chegaremos lá. Daqui a 515 anos.

"24 Horas" volta antes que eu possa reencarnar para poder viver um Brasil perfeito daqui a séculos!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.