.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 21 de abril de 2015 - ANO 12, EDIÇÃO 134
Hora de juntar os cacos, Cruzeiro

Assim diriam Caco Barcellos, Caco Antibes e Miss Piggy, a namorada do sapo Caco (não me venham com Kermit que toco pra fora deste site a latidos de furiosos dobermans quem vier com o nome dele no original em inglês). Após ser eliminado de maneira doída do Campeonato Mineiro pelo Atlético na derrota aos 43 minutos do segundo tempo, o Cruzeiro volta a campo após pouco mais de 50 horas para a decisão do Grupo 3 da Libertadores.

Antes de mais nada, algo importante deve ser colocado: mesmo que realizado na Venezuela, Mineros x Huracán será vencido pelos argentinos pois eles têm 7 pontos contra apenas 1 do "saco de pancadas", por isso já tenho a equipe tangueira como classificada para as oitavas-de-final. Ficará mesmo a segunda vaga em confronto direto da Raposa contra o Universitario de Sucre. Não há "perhaps": os bolivianos lideram o quadrangular com 9 pontos e os mineiros somam 8. Então, só pode ser obtida uma destas três coisas: ganhar, vencer ou triunfar. Só isso.

Polêmicas da arbitragem à parte no caso do chute no Leandro Damião que foi falta, o Heber "Camargo" Lopes não deu e o gol da eliminação saiu no lance seguinte, até então o time do Marcelo Oliveira pressionava bastante e dava um sufoco no Galo, que escapou de perder para ganhar da forma incrível e marcante como ganhou. Há qualidade, sabemos. O jogo é em Magalhães Pinto. Espera-se apoio maciço do torcedor para esta reabilitação necessária. E torço que os azuis de Belo Horizonte passem por este desafio. Mas esperamos uma noite tensa, isso é certo.

Uma breve licença dos estaduais

Exclua a União Barbarense da luta por uma das outras três vagas na A1 de SP em 2016, derrotada que foi pelo Novorizontino. Com a Ferroviária campeã e já classificada (aliás, seu treinador Milton Mendes deixou o clube para assumir o Atlético Paranaense no lugar do Enderson Moreira, demitido ontem após somente 8 partidas em míseros 34 dias), duas rodadas restantes mostram sete disputantes na parada: Oeste 34; Independente e Novorizontino 33; Água Santa, Mirassol e São Caetano 32; e Guarani 31. Prometem ser rodadas eletrizantes.

Esse 3 x 1 não é aquele 3 x 1

Não dê tanta atenção para Barcelona x Paris Saint Germain pois os franceses marcarem três de diferença no Camp Nou eu duvido por A + B = C que aconteça, como diriam lá em Santo André, São Bernardo e São Caetano. Vá de Bayern de Munique x Porto que é mais negócio. Os alemães marcarem 2 x 0 já os qualificará para a semifinal.

Momento "Nóis Erra, Nóis Corrige"

O dia inteiro deixei na coluna de ontem um erraço que admito que, por falta de atenção que tive e que não deveria ter, venho cometendo já de bastante tempo (e ninguém até ontem me alertou disso, não sei se por ninguém ter se tocado disso ou por terem percebido e não quererem me avisar disso só para eu passar por desinformado para as pessoas e perder credibilidade a ponto de não ser mais lido, vai saber o que se passa na cabeça das pessoas): são 34 e não 30 rodadas no Campeonato Português pois são 18 equipes e não 16, o que me habituei que tivesse este torneio. Confesso que ainda não tenho olhado mais atentamente para as disputas contra o rebaixamento nestes nacionais europeus, a única que eu ainda cuidava um pouco mais era a que envolvia e já não envolve mais na Alemanha o Borussia Dortmund. Então, não tem nada de nada daquilo do Benfica x Porto da próxima rodada "decidir o título". Pode até decidir simbolicamente, mas não efetivamente, como deixei o dia todo por simples e absoluta burrada burramente burra minha. Obrigado ao seguidor twitteiro Caio Pires Ribeiro pelo alerta.

Curtinhas

*Torcida mista confirmada nos dois Grenais do título gaúcho, mas a Brigada Militar vetou 5 mil colorados na ida na Arena do Grêmio alegando falta de segurança para tanto e apenas 3,5 mil lugares serão liberados. Isso muda também o que ocorrerá na volta no Beira-Rio, lá também estando 3,5 mil gremistas e não mais 2,5 mil.

*Palmeiras x Santos no Allianz Parque e Santos x Palmeiras na Vila Belmiro. Acertado. Cada clube tem o direito de atuar no seu estádio. O Verdão seria prejudicado se a decisão do Paulistão fosse num mesmo estádio na ida e na volta. Se o Peixe quisesse o Pacaembu na volta, aí seria outra história. Seria a vontade dele. Aí, beleza.

*Na final mineira, enquanto Atlético x Caldense está confirmado para o Mineirão, só amanhã deveremos saber o local de Caldense x Atlético. A capacidade do Ronaldão é insuficiente para a decisão e, neste momento, as duas possibilidades são o Melão de Varginha, também no sul do estado, ou até mesmo o palco maior em BH.

*Já Aparecidense x Goiás será mesmo no Aníbal de Toledo, nada de levar a ida para o Serra Dourada.

*Completando hoje 10 anos de Sport (seis pernambucanos, uma Copa do Brasil e um Nordestão), Magrão virou alvo de uma controvérsia por ser homenageado pela organizada Torcida Jovem e posou para uma foto ao lado de seus componentes. O Leão cortou relações com a Jovem devido às tretas violentas que ela tem aprontado.

*Realidades distintas no Paraná: enquanto o Atlético terá em Milton Mendes seu 10° treinador nos últimos 3 anos, o Londrina hoje completa 4 anos de Cláudio Tencati na casamata - e em 4 anos o CAP vai pro 13° técnico.

*Terça-feira dos 5 anos sem Juan Antonio Samaranch. Nascido em 1920, presidiu o COI de 1980 a 2001.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Ouvintes da Rádio Gaúcha ficando alguns meses sem a bela voz da apresentadora do "Chamada Geral" das 16h. Começou a licença-maternidade da Sabrina Thomazi, que ganhará a filha Maria logo, logo.

*Do que pude ver rapidamente ontem à noite nas redes sociais, repercutiu positivamente a estreia do especial de 50 anos do jornalismo na Rede Globo dentro do "Jornal Nacional", com vários dos seus principais repórteres e alguns não-repórteres conversando numa mesa redonda sobre notícias que impactaram o país e o mundo neste período.

*Você leu na coluna de ontem as alterações que diversas filiais e afiliadas da Globo farão nos seus sábados com a nova configuração da programação. Mais uma que sei é pelo parceiro Leonardo Dantas e será na TV Rio Sul de Resende, Volta Redonda e adjacências: o "Rio Sul Revista" passará do meio-dia para o novo espaço das 14h.

*A segunda edição do "Luz, Câmera, 50 Anos" começa nesta semana e a Globo agora passará uma produção por semana em dois dias: terça e quinta. Abertura com "Amores Roubados", minissérie do ano passado.

*Mais de 15 anos depois da estreia, a RedeTV! mudou a identificação no canto alto direito da tela. Não está mais seu nome ali, somente a exclamação que o completa. É algo que levarei algum tempo para me habituar.

*Triste perda nas artes: morreu o ator Cláudio Cunha, aos 68 anos, aqui em Porto Alegre. Intérprete do Analista de Bagé, de Luis Fernando Veríssimo, ele se apresentou no sábado em Caxias do Sul com a peça "A Casa Caiu", mas faleceu após passar mal na noite do domingo. Diretor de filmes como "Oh! Rebuceteio", gravaria a novela "Os Dez Mandamentos" na Record a partir da próxima sexta-feira, tendo 11 cenas com sua participação.

*Da série "0 ou 5", três datas da terça-feira: 30 anos da Paloma Bernardi, atriz hoje da Globo e surgida criança na novela "Colégio Brasil", do SBT, só uma década depois voltando à telinha em "Caminhos do Coração", na Record; 70 anos de Ana Lúcia Torre, atriz vista por último como a dura Gertrude em "Joia Rara"; e 95 anos do nascimento de Anselmo Duarte, falecido em 2009 e ator de "Tico-Tico no Fubá" e diretor de "O Pagador de Promessas".

*Duas datas norte-americanas: 80 anos de Charles Grodin, ator de filmes como "Parece Que Foi Ontem", "A Dama de Vermelho", "Fuga à Meia-Noite" e "Beethoven"; e 100 anos do nascimento de Anthony Quinn, que morreu em 2001 e que venceu o Oscar de coadjuvante por "Viva Zapata!" e "Sede de Viver", sendo indicado ao principal por "A Fúria da Carne" e "Zorba, o Grego", além de filmar "Oriundi" no Brasil (mais especificamente Curitiba) em 1999.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Ana Paula Torquetti

Ana Paula Torquetti, apresentadora do "Madrugada Vanguarda" na afiliada da Rede Globo em Taubaté. Por isso que o povo não dorme cedo no Vale do Paraíba, então...

Momento Raridade Rara I

Leio no Flávio Ricco que terminou em rescisão amigável nesta segunda a segunda passagem do Celso Zucatelli pela Record, agora estando o jornalista livre para fechar com a RedeTV! para nela fazer um novo projeto com Eduardo Guedes e, dizem (diiizem), Fabiana Scaranzi. Antes repórter de 1993 a 1996, estava na fase atual desde 2006, primeiro como apresentador do "SP Record", depois correspondente em Nova York e, a partir de 2009, no comando do "Hoje em Dia" até a saída brusca no fim do ano passado, sem direito a despedida oficial. O registro mais antigo no YouTube desta segunda passagem do Zucatelli está aqui e é um "SP Record" de 2006, onde ele e a repórter Ana Paula Neves falam com Richard Rasmussen sobre a morte do "caçador de crocodilos" Steve Irwin.

Momento Raridade Rara II

Primeiro presidente civil do Brasil desde 1964 e último antes da redemocratização, Tancredo Neves morreu há 30 anos completados hoje. Foi na noite daquele domingo que o assessor de imprensa (e futuro governador gaúcho) Antônio Britto anunciou seu falecimento, o que deixou a todos muito tristes. Assista aqui os trechos da cobertura da Rede Globo com reportagens de Carlos Tramontina e Carlos Nascimento, mais apresentação de Sérgio Chapelin - que, apesar desta triste notícia ocorrer em um domingo, estava no estúdio do "Jornal Nacional".

Clipe do Dia

A música que simbolizou a morte de Tancredo Neves está aqui: "Coração de Estudante", com Milton Nascimento. Tema instrumental original de Wagner Tiso para um documentário sobre o ex-presidente João Goulart ("Jango", de Sílvio Tendler), ganhou letra do Milton após o lançamento do filme. Ele a apresentou em comícios que pleiteavam as eleições diretas para a presidência. Esta canção era a favorita de Tancredo e foi usada como fundo instrumental pelas Redes Globo e Bandeirantes na cobertura do seu velório. Uma das maiores canções da história.

Arremate

30 anos da primeira vitória de Ayrton Senna e 60 de Toninho Cerezo. Destaco estas ocasiões no "PM" de hoje.

"24 Horas" volta antes que cheguemos às próximas datas que me motivem o "Raridade Rara"!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.