.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 16 de abril de 2015 - ANO 12, EDIÇÃO 130
São Paulo positivo e Atlético Mineiro negativo

Assim eles se portaram na "Sessão das Dez" desta quarta-feira pela Libertadores. Os paulistas começaram atrás para o lanternaço Danubio num sapataço do meio da rua do Sosa, que sinceramente não consegui achar falha tão evidente do Rogério Ceni como muitos disseram porque foi tão forte e rápido que nem dava tempo do vivente pensar em tentar defendê-lo. "Fiorello" Pato entrou em ação e Centurión é que consumou aos 45 e meio do segundo uma virada que parecia em dado momento da peleja improvável. São 9 pontos para os tricolores na luta pela segunda vaga do Grupo 2 contra 6 do San Lorenzo, que hoje visitará o Corinthians, líder com 12 e que pode dar uma bela ajuda para o rival regional chegar totalmente dependente só das próprias forças no Majestoso de quarta que vem. Quanto aos uruguaios, permanecem com 0 ponto ganho em 15 disputados. Até se esforça, mas sempre perde. O que soou desnecessário foi a discórdia entre Luís Fabiano e Carlos Miguel Aidar, que disse mais cedo que não renovará o contrato do atacante, que respondeu que sairia agora se for essa a vontade do presidente.

Já os mineiros perderam de novo para o Atlas, desta vez no México, e ambos estão com 6 pontos, o Galo com saldo -1 e os mexicanos com saldo -3. Simultaneamente, o Grupo 1 teve o Independiente Santa Fé derrotando o Colo Colo. Até aí, nada de mais. Chamou a atenção o escore dilatado: 1, 2, 3 a nada. Isto fez ambos estarem em 9 pontos na área de classificação, mas os colombianos têm saldo 3 e os chilenos saldo 1. Desta maneira, a rodada final às 19h45 da quarta-feira da semana que vem terá duas partidas que prometem altas emoções: Santa Fé x Atlas e Atlético x Colo Colo. Os alvinegros precisam fazer 2 gols de diferença nos chilenos em casa. Que façam!

A "sessão das dez" desta quinta-feira ainda terá o Grupo 4, ontem abrindo a quinta rodada com o The Strongest derrotando o Emelec pelo marcador mínimo, o que levou os bolivianos aos 9 pontos e deixou os equatorianos com 7 e saldo 2. Achei isto pior para o Internacional pois, com 7 pontos e saldo 1, fica obrigado a pontuar fora de casa a Universidad de Chile, que tem 3 e que evidentemente tentará tirar proveito do fator campo para sair ganhadora e dar uma emparelhada na chave para a rodada decisiva das 17h30 da quarta que vem. Se der empate, o Colorado irá aos 8 pontos e ficará a um do Strongest, seu adversário derradeiro aqui em Porto Alegre, o que tornaria este um duelo direto a exemplo de Atlético x Colo Colo e Cruzeiro x Universitario. Os gaúchos souberam ontem que Paulão pode desfalcá-los na reta final do estadual, denunciado que foi pelo TJD/RS por aparecer num vídeo provocando o povo no Aldo Dapuzzo e jogando nele um rolo de esparadrapo antes do jogo contra o Brasil de Pelotas. Bah, Paulão!!!

Os destaques da Copa do Brasil

Não teremos reprise nacional das quartas-de-final do Paranaense. Teremos reprise é do Santos contra o interior das araucárias, classificados que estão o Maringá pelo gol fora de casa salvá-lo no tombo por 3 x 1 para o Madureira e o alvinegro praiano em nova vitória sobre o Londrina. Esta partida em São José dos Campos entrou para a história de 103 anos do Peixe por trazer sua vitória de número 3.000 (contra 1.345 empates e 1.451 derrotas). Se aí SP não sabe se levará seu representante para a terceira fase, em outro jogo isto já é certo: Portuguesa x Ituano, definido na derrota do Galo de Itu para o Joinville por 1 x 0, insuficiente devido aos 3 x 0 levados no interior bandeirante. As boas novas para o JEC, apesar disso, foram a presença na Arena do novo contratado Marcelinho Paraíba e o regresso do Jael à equipe após quase 7 meses fora dos gramados devido a uma lesão no tornozelo esquerdo.

Duas partidas na noite do Rio de Janeiro puxaram juntas pouco mais de 5 mil torcedores. Juntas. Numa delas, o Capivariano soube que pegará o Botafogo. Qual deles? O do Rio de Janeiro, que passou apertos ao levar 2 gols do xará da Paraíba, mas o eliminou ao marcar 4 vezes. Noite duplamente positiva para o Fogão tanto nisso quanto ao saber que Fred está fora do Fluminense na semifinal do Carioca depois de amanhã, gancho que aplicaram nele de mais uma partida no TJD/RJ, o que só não será cumprido se os tricolores obtiverem um efeito suspensivo. Depois disso, o Vasco teve apenas dois titulares (Martin Silva e Guiñazu) contra o Rio Branco, mas tomou um suador da equipe do Acre. Somente no desempate que resultou no terceiro gol os vascaínos conseguiram saber que cruzarão o caminho do Cuiabá - que logo mais terá o empate a favor na volta da semi da Copa Verde contra o Luverdense.

Com um público que pareceu até razoável de 10 mil torcedores para um jogo às 22h com TV aberta em noite chuvosa e altamente problemática no transporte público de Porto Alegre (greve de um dia dos ônibus da Carris e do Trensurb, este indisponível após a meia-noite), o Grêmio acumulou chances desperdiçadas, mas não teve muitos problemas para derrubar o Campinense outra vez. O tento do Douglas ficou para a história da Arena, centésimo do Tricolor ali marcado que foi o seu. Lincoln completou em sua primeira proeza como profissional aos 16 anos e foi para os braços da galera - e que se dane a regra estúpida da FIFA que prevê cartão nessas horas. Os gaúchos da capital voltarão ao Nordeste por duelarem contra o CRB. A equipe do Luiz Felipe Scolari completou 14 partidas de invencibilidade e ficou a uma da marca de 2012, mas agora melhor que lá: 10 vitórias e 4 empates contra 8 e 7.

Dois jogos precisaram de pênaltis ao acabarem 1 x 1: Atlético x Remo, que definiu os paranaenses como rivais próximos do Tupi (ali já o CAP contando com o chegado Walter, do Fluminense), e Boa Esporte x Moto Club, que contou com virada maranhense na disputa das penalidades máximas para fazer com que São Luís seja o destino próximo da Ponte Preta. Por fim e voltando à "Sessão das Dez", o Ceará só fez um gol, mas não tomou nenhum do Confiança e está na segunda fase contra o América Mineiro com ida em Belo Horizonte. Já o Náutico outra vez superou o Brasília e espera saber se ficará no Nordeste se der Jacuipense ou se vem pro Sul dando Paraná.

Quatro equipes conhecerão esta noite seus próximos confrontos no mata-ou-morre nacional: Luverdense, que antes da tentativa de reviravolta sobre o Cuiabá na Copa Verde saberá se jogará contra Bahia ou Nacional (0 x 0 na ida em Manaus, o que obriga os finalistas da Copa do Nordeste a jogarem pela vitória, com o perdão do trocadilho soteropolitano); Coritiba, que espera um nordestino entre Fortaleza e River (1 x 0 cearense no Piauí na ida); Chapecoense, que terá pela frente Sport ou CENE (2 x 1 pernambucano na ida no Mato Grosso do Sul); e Criciúma, que duelará contra Bragantino ou Lajeadense (2 x 1 gaúcho na ida) e que na segunda fase já contará com o reforço do adquirido meia-atacante Rodrigo Andrade, 4 gols pelo Botafogo de Ribeirão Preto no Paulistão.

Esse 3 x 1 não é aquele 3 x 1

Não lembro quando teve isso de outra vez, não do resultado e dos envolvidos, mas a situação foi igualzinha e falei dela aqui no site, depois confirmando-se o que escrevi (ao menos uma a cada 100 vezes tenho que acertar minhas projeções, como diria o exibidor do filme na sala de cinema).

Os 3 x 1 em Paris - na primeira queda do mandante francês nesta condição em torneios da UEFA desde os 4 x 2 do Hapoel Tel Aviv na Copa da UEFA, em novembro de 2006 (série de 22 vitórias e 11 empates) - classificaram o Barcelona para a semifinal pois, por mais que o Paris Saint Germain tenha a volta do Ibrahimovic no Camp Nou, é mais fácil aquela fanfarronice de "Paris ao luar" com a "musa-mor" aqui escrita na época que eu ainda era jovem ter sentido e valor do que os catalães tomarem três gols de diferença em casa ou dois a partir de 4 x 2. Esquece.

Já o 3 x 1 em casa foi excelente para o Porto, que deu uma de Joinville no domingo passado enquanto o Bayern de Munique bancou o Figueirense pois antes dos 10 minutos já estava 2 x 0 para os donos da casa. Só que 2 x 0 é justamente o que os alemães precisam para eliminar os portugueses diante de sua gente na terça que vem. Isto é bem possível, muito possível, talvez até provável. Uma noite ruim todos têm. Duas noites ruins acho brabo.

Aniversário para festejar ou lamentar?

O principal jogo das quartas-de-final hoje iniciadas da Liga Europa é Wolfsburg x Napoli. O técnico dos italianos lamentará ou festejará seu aniversário? Rafa Benítez está completando 55 anos, ele que é um acumulador de taças até não poder mais: uma Copa da UEFA e dois Espanhóis no Valencia; um Inglês, uma Copa da Inglaterra, uma Supercopa da Inglaterra e uma Supercopa da Europa no Liverpool; um Mundial, uma Copa da Itália e uma Supercopa da Itália na Internazionale; uma Liga Europa no Chelsea; e uma Copa da Itália e uma Supercopa da Itália pela atual equipe. As quartas têm ainda Dinamo de Kiev x Fiorentina, Sevilla x Zenit e Brugge x Dnipro.

Curtinhas

*Operado nesta manhã Muricy Ramalho para retirada da vesícula. Que ele tenha uma boa recuperação.

*Transferência confirmada: o lateral direito Nino Paraíba saiu do Vitória e jogará o Brasileirão pelo Avaí.

*Suspensão de 7 meses dada pelo TJD da Bahia a Meidson, jogador do Jacuipense, que agrediu o apitante Arílson Bispo da Anunciação na eliminação do estadual para o Juazeirense nas quartas-de-final. O gancho mais pesado é o dele, mas outros punidos foram o técnico Clebson Araújo (30 dias mais dois jogos), o vice-presidente Jocelino Carneiro (60 dias) e o preparador físico Lucas Grilo (seis partidas). Valeu a pena tanta revolta?

*Amistoso preparatório para a Copa Ouro teve os EUA dobrando ante o zerado México em San Antonio.

*Confirmado um novo amistoso de franquia da NBA aqui no Brasil: Flamengo x Orlando Magic, a ser realizado em 17 de outubro na HSBC Arena. Eles já se enfrentaram nos EUA em 2013. Lá, deu Orlando por 106 x 88.

*NBA, que ontem definiu os play-offs. De dois em dois terão uma semifinal de conferência. Vamos ao Oeste: Golden State Warriors x New Orleans Hornets, Portland Trail Blazers x Memphis Grizzlies, Houston Rockets x Dallas Mavericks e Los Angeles Clippers x San Antonio Spurs. No Leste: Atlanta Hawks x Brooklyn Nets, Toronto Raptors x Washington Wizards, Cleveland Cavaliers x Boston Celtics e Chicago Bulls x Milwaukee Bucks.

*Além da Alemanha como equipe do ano, outros ganhadores do Laureus como melhores do esporte em 2014 foram Novak Djokovic como atleta masculino, Na Li como atleta feminina, Daniel Ricciardo como revelação e Alan Eustace como esportista de ação. O vice do Google ganhou de candidatos como Gabriel Medina por quebrar o recorde de salto de paraquedas de um balão sobrevoando a Terra a mais de 40 km de altura.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Quinta-feira dos 90 anos do nascimento de Ruy Mesquita. Iniciado em O Estado de S.Paulo como editor de internacional em 1948, passou a dirigir em 1966 o novo Jornal da Tarde, do qual saiu 30 anos depois para repor a perda do falecido irmão Júlio de Mesquita Neto na direção do Estadão, da qual só saiu ao morrer em 2013.

*Observação do José Luiz Prévidi à qual passei batido nos últimos dias: a Rádio Pampa daqui de Porto Alegre deixou o FM 96,7, no qual regressou a Liberdade (musical nativista). Ficou apenas o canal AM 970 mesmo.

*Minas Gerais não recebe mais William Corrêa e sim Guilherme Menezes e Katiúscia Neri. Quinta-feira passada, a Rede Minas trocou o "Jornal da Cultura", que passava havia 1 ano e 2 meses, pelo "Repórter Brasil". Disse ao UOL o presidente Israel do Vale que a mudança se deu por questões técnicas e porque o noticiário da TV Brasil exibe mais reportagens da emissora mineira em nível nacional, enquanto o do canal paulista é essencialmente voltado para Sampa City. Porém, o comentarista do "Jornal da Cultura" Sérgio Fausto viu motivações políticas na troca pois SP tem governo do PSDB e MG desde este ano é governada pelo mesmo PT da presida Dilma Rousseff.

*Leio no NaTelinha que a TV Jornal (SBT) liderou na última segunda no Recife das 12h10 às 13h40, chegando aos 13,8 pontos com o "Bronca Pesada" do Cardinot, que superou os 12 da Globo com "NETV", "Globo Esporte" e "Jornal Hoje" e mais folgadamente os 7 da TV Clube (Record) com o "Balanço Geral PE" do Hugo Esteves.

*Demitido pelo SBT de Santa Catarina após um comentário no "SBT Meio-Dia" onde chamou de "covardes" os que sofrem de depressão, Luiz Carlos Prates enviou uma mensagem sobre isso ao José Luiz Prévidi. Nela, afirma o comentarista que a emissora teve medo de ousar por causa das muitas reclamações surgidas pela opinião, tanto que a direção lhe propôs salário reduzido e comentários todos previamente gravados, compensado o dinheiro a menos com a administração e venda dos seus comentários de rádio e das suas colunas para jornais, o que já faz há muito tempo, por isso deixando a empresa fazer o que quisesse, como demiti-lo. Prates disse que nada disso foi contado para "as redes" e que atrocidades foram inventadas, o que não é nada de novo no mercado. Finalizou que coisas sórdidas da emissora não contará por questões éticas pois ético deve ser o jornalista "de fato".

*Você leu na coluna de ontem que a RBS TV estreará no dia 25 o novo programa de variedades "Mistura", a ser apresentado por Rodaika aqui no RS e Camille Reis em SC no novo horário regional das 14h às 15h. Tirada hilária no Twitter da jornalista conterrânea Elisa Casagrande, que relacionou o programa novo ao da Regina Casé na Rede Globo: "sábado 'Mistura', domingo 'Esquenta' e segunda serve". Ah, ah, ah, ah!!!

*Fontes dos colunistas especializados conflitando. Enquanto ontem li no Daniel Castro que um alto executivo da Globo contou que Patrícia Poeta deve ficar "na geladeira" até o ano que vem por não rolar nem no segundo semestre a estreia de seu novo programa solo, hoje leio no "Outro Canal" e na Cristina Padiglione que fontes da TV dizem ser em agosto a volta da irmã da Paloma em um projeto semanal das 9h às 12h dos sábados com vários apresentadores, um deles o ex-"Vídeo Show" Zeca Camargo, enquanto o solo dela ficará para outubro.

*Importante que leio no Daniel Castro: está prevista para dia 27 a estreia do novo cenário e da nova fase do "Jornal Nacional" na Globo, que deverá torná-lo mais informal, fazendo William Bonner e Renata Vasconcellos circularem pelo novo cenário para apresentar gráficos e operar telões. Além disso, a previsão do tempo deverá deixar de ser gravada às 16h e sim apresentada ao vivo. Mais: Michelle Loreto não é confirmada na função quando isso ocorrer. Estão no páreo ela, profissionais de afiliadas que têm feito pilotos (mas quais profissionais de quais afiliadas, interrogação?) e principalmente Maria Júlia Coutinho, que tem se destacado bastante no "Hora 1" com a maneira mais informal dos noticiários de rede da casa de noticiar o tempo e a temperatura

*Coisas que podem provocar ataques de fúria em Fátima Bernardes, disse a própria no "Encontro": fome, trânsito e dormir pouco. Então, não deixem a Sra. Bonner faminta, liberem seu caminho e não atrapalhem seu sono.

Bela do Dia: Felice Herrig

Felice Herrig, lutadora do UFC no peso-palha. Ela afirma ser não coincidente e sim mais do que só isso a personagem de videogame Cassie Cage, do Mortal Kombat X, possuir um visual muito igual ao seu e também finalizar igual a ela ao lutar, além de características da personagem como fazer uma bolha de chiclete e fotografar a si mesma (o tal "selfie") ao vencer um combate.

*Leio no Notícias da TV que as gravações do "The Noite" no SBT estão suspensas devido à dengue tanto confirmada no anunciador Diguinho quanto suspeita no Danilo Gentili, que está com febre alta e dores no corpo. O último dia de gravação foi a segunda-feira passada. O material inédito está garantido por enquanto devido a alguns programas guardados desde as últimas semanas, caso do desta quarta para quinta-feira com a eterna mulata "Globeleza" Valéria Valenssa, que foi registrado ainda no começo do mês passado.

*Caçulinha está de volta à televisão, anunciado que foi pela Gazeta de São Paulo para colaborar com o "Todo Seu" do Ronnie Von todas as noites. Ele saiu de vez da Globo em 2014 e esteve 25 anos no "Domingão do Faustão". Não se pode negar que, em tempos de crise, o canal 11 paulistano tem remado contra a maré ao investir em novidades na programação, casos da recente aquisição do Rodrigo Rodrigues para o musical "Ouça" e do Rodolpho Gamberini para apresentar o "Jornal da Gazeta", embora neste caso saindo Laerte Vieira para tanto.

*Saudade: 65 anos do nascimento de David Graf, que morreu ainda em 2001 e que os fãs da "Loucademia de Polícia" jamais esquecerão enquanto personificador do Tackleberry nos sete filmes da franquia.

*50 anos hoje de Martin Lawrence, dos três "Vovó... zona", dos dois "Bad Boys" e de "Segurança Nacional". Uma curiosidade: o chucruteiro Martin Lawrence, nascido que é na Alemanha, mais especificamente em Frankfurt.

*Olha quem também completa 50 anos nesta quinta-feira: Jon Cryer, que neste ano se despediu do Alan Harper após 12 temporadas de "Dois Homens e Meio", que ainda diverte e por muito tempo divertirá nas reprises em várias TVs (no nosso caso, SBT no aberto e Warner no fechado). Ele tinha tentado emplacar algumas séries, mas não dava certo nenhuma investida. "Dois Homens e Meio" foi o golaço que faltava na carreira dele, que nos anos 80 foi notado em filmes como "Um Caso Muito Sério" e "A Garota de Rosa Shocking". Colega de seriado na maioria do tempo de produção, Charlie Sheen estrelou outro filme no qual Jon esteve: "Top Gang - Ases Muito Loucos". Mas como faz um tempaço com "TE" de "tereré" que não vejo esta comédia, não lembro se contracenaram juntos.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

Selecionado da "Discoteca PB" um tema que dedico às torcidas de Atlético Mineiro e Cruzeiro nestes momentos bem complicados vividos na Libertadores: aqui está "Desesperar Jamais", com Ivan Lins e Roberto Ribeiro.

Arremate

Marco Polo Del Nero sucedendo hoje José Maria Marin na presidência da CBF. Ou seja: continua tudo igual.

"24 Horas" volta depois que o ex-homem forte da Federação Paulista for empossado!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.