.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 9 de abril de 2015 - ANO 12, EDIÇÃO 124
Um mineiro mandou bem, que o outro faça igual

Fazer o tema de casa era necessário para ficar bem posicionado no Grupo 3 da Libertadores, ainda mais depois que Huracán e Universitario empataram. Dito e feito. Com dois tentos (um "esquisito bem bonito" do De Arrascaeta) na etapa inicial e outro na complementar, o Cruzeiro deixou o Mineros para trás e foi aos 8 pontos contra 6 dos bolivianos, 4 dos argentinos e 1 dos excluídos venezuelanos. A próxima rodada foi mesmo confirmada para terça-feira da semana que vem, o que apertará o ritmo para os azuis no tocante ao clássico estadual semifinal de domingo. Bastará empatar que a Raposa estará nas oitavas-de-final, já que manterá 4 pontos de distância para os argentinos e independerá o que fizer o Universitario em seu reduto contra o Mineros.

Hoje à noite, é esperar que o tema de casa também seja feito pelo outro mineiro no torneio sul-americano. Ganhar é imperioso, obrigatório, necessário e fundamental para o Atlético diante do Independiente Santa Fé também em Belo Horizonte. O Galo está com 3 pontos em 3 partidas e os colombianos têm 6 em 3. O Grupo 1 é liderado pelos 9 pontos em 4 partidas do Colo Colo, enquanto o Atlas está mais para lá do que para cá com 3 em 4.

SP: poderia se classificar, mas acabou rebaixado

Não é por pouca coisa que se critica o regulamento do Campeonato Paulista. É esdrúxulo, ridículo, patético e pífio, "maurocezarando". O Penapolense poderia ser quadrifinalista, mas acabou rebaixado para a Série A2 perdendo pro São Bento, o que facilitou para o XV de Piracicaba, mesmo empatando com o Corinthians, passar de fase para ser o adversário do Santos, que fechou a primeira fase derrotando o Rio Claro, que ainda assim permaneceu na elite a exemplo do São Bernardo no quatrilho sobre o rebaixado Marília e do Linense com a vitória sobre o Red Bull Brasil.

A Portuguesa é que não teve escapatória até por não fazer direito o seu serviço, levando 3 do São Paulo. Muitos chegaram a achar que esta vitória evidenciou que os atletas tricolores "derrubaram" Muricy Ramalho. Nada a ver. Os são-paulinos já haviam vencido outros times fracos, como MAC e Linense. Não é parâmetro ainda para tanto. O Palmeiras sofreu, mas empatou com o Ituano, que nem de longe repetiu o bom desempenho do título paulista no ano passado. A Ponte Preta tombou feio na última rodada e tomou 3 do Capivariano fora de casa.

Com Marília, Bragantino, Lusa e Penapolense rebaixados, as quartas terão São Paulo x Red Bull Brasil (sábado às 18h30), Corinthians x Ponte Preta (sábado às 16h20), Palmeiras x Botafogo (domingo às 11h) e Santos x XV de Piracicaba (domingo às 16h). A Polícia Militar sugeriu dois grandes em Sampa City no sábado e levou.

RJ: raio botafoguense cai duas vezes no mesmo lugar

Lembra do gol da vitória do Botafogo sobre o Flamengo? Aquele chute do Tomás Bastos que bateu na trave, ricocheteou no Paulo Vitor e parou na rede? A história se repetiu no gol do Elvis, único do sucesso diante do Macaé. Como o rubro-negro "oxou" com o Nova Iguaçu apesar daquele "quase gol" incrível com defesa do goleiro no chute do Marcelo Cirino e rebote com Alecsandro na trave, Fogão e Mengão empataram em rigorosamente todos os critérios: pontos ganhos, vitórias, saldo e gols pró. Próximo critério de desempate: confronto direto. Aquele 1 x 0 é que deu aos alvinegros o troféu da Taça Guanabara, confirmado só ao término do empate no Moacyrzão.

A emoção passou longe da Colina pois o Vasco confirmou a terceira posição sem dificuldades ao tocar 4 sacolas no balaio do Volta Redonda. Presente esteve justamente no Cidadania, onde o Fluminense desempatou aos 46 do segundo para eliminar o Madureira e assegurar uma semifinal com dois clássicos, ao gosto da maioria da clientela: Botafogo x Fluminense nos dois próximos sábados e Flamengo x Vasco nos dois próximos domingos. Segue a possibilidade de uma finalíssima Fla-Flu, o que seria a "alegria" da Federação de Futebol do Estado do Rio.

No descenso, a Cabofriense ganhou do Bonsucesso e ambos escaparam, assim como o Tigres empatando com o Barra Mansa. Surge aí um problema: Nova Iguaçu e Boavista, que empatou com o Friburguense, igualaram em 8 pontos e disputarão um mata-ou-morre para definir o segundo rebaixado devido aos -6 pontos do Barra Mansa. Mas se este recuperar no Pleno os 15 pontos retirados antes desta última rodada, chegará aos 9 pontos e rebaixados estarão Nova Iguaçu e Boavista. Questão para ser resolvida o quanto antes possível pela FFERJ.

RS: a palavra da noite no Gigante foi "pênalti"

O Cruzeiro tinha uma interessantíssima vantagem de 2 x 0 aos 5 do segundo. Mas o Internacional não jogava mal, ao contrário. Deixou de fazer vários gols devido a uma grande atuação do guarda-metas Bruno Grassi, aquele que pegou o pênalti na estreia do Anderson na fase classificatória. Pênalti foi a palavra da noite no Beira-Rio. Dois marcados pelo apitante Diego Real, mas ambos falsificados (trocadilho intencional). O primeiro D'Alessandro errou, o segundo convertido foi pelo Lisandro López, que depois empataria desmarcado na área. Tiros livres a 11 passos da marca fatal decidiram a questão e, neles, o Colorado foi muito melhor que o Estrelado, eliminado por 3 x 1.

O alvirrubro está na semifinal contra o Brasil de Pelotas, que superou o Lajeadense em Rio Grande, onde a disputa pôde acontecer normalmente às 9 da noite por arrumarem em tempo os 9 reatores furtados do Aldo Dapuzzo na madrugada de terça para quarta. A outra semifinal será resolvida hoje em Grêmio x Novo Hamburgo e Ypiranga x Juventude. Certo é que a ida deste confronto resolvido nesta quinta-feira acontecerá no domingo, enquanto a ida de Brasil x Internacional acontecerá no sábado por questões televisivas - até melhor assim.

Outros destaques pelo Brasil

Paranaense - A primeira semifinal está fechada e será Coritiba x Londrina. O Coxa tornou sua quarta-de-final um treinamento de luxo, dobro a nada no Cascavel e 5 x 1 totais. O LEC é que passou por uma provação. Devolveu o 2 x 1 tomado em seu estádio e excluiu o mandante Maringá nas penalidades máximas. Quem também está na semi é o Operário após trincar o Paraná. Hoje, o Fantasma esperará J. Malucelli ou Foz do Iguaçu (3 x 1 Foz na ida). No torneio do descenso, o Atlético fará sua segunda partida contra o Nacional.

Catarinense - Primeiro finalista confirmado: Joinville, que foi aos 19 pontos e ganhou da Chapecoense, que parou nos 12. Ela e o Inter de Lages, que soma 11 com o triunfo diante do Criciúma, torcerão bastante por uma forcinha do Metropolitano, visitante esta noite contra o Figueirense, que tem 15 pontos. Mas não é simples.

Copa do Nordeste - 0 x 0 duplo na abertura da semifinal. Pior para a dupla de Salvador, que será obrigada a ganhar neste que será um fim de semana do balacobaco por lá. Ceará contra o Vitória, no sábado, e Sport diante do Bahia, no domingo, terão a seu favor qualquer empate a partir de 1 x 1 para irem à decisão.

Goiano - O Goiás acabou o Grupo B com 31 pontos ao derrotar o Goianésia, que ficou com 25 e superado foi pela Aparecidense, que teve 27 ao "oxar" com a Anapolina. Três classificados deste quadrangular, enquanto o Grupo A levou à semifinal não o Itumbiara com 21 e sim o líder Trindade, que foi aos 22 ao empatar com o CRAC, que escapou da segunda divisão por fechar com 11 pontos, isso devido à derrota do Grêmio Anápolis, que somou 10 e perdeu para o Atlético. A propósito: quem leu a "24 Horas" desta quarta-feira viu que apostei em 52 torcedores no Serra Dourada nesta pugna renhida. Passei muito, muito pertinho: 47 sofredores lá estiveram. 47!!! Nas semifinais, Goiás e Goianésia repetirão o confronto da noite passada e teremos ainda Trindade x Aparecidense. Semi com apenas um grande de Goiânia é muito "raridade rara". Ontem mesmo, no Twitter, o "goiano" Rodney Brocanelli lembrou de 1995. Era quadrangular e não semi de cruzamento olímpico, mas só o Vila Nova se fez presente.

Mulheres catarinenses no topo do futebol brasileiro

Lamentavelmente perdida numa tarde de quarta-feira e sem qualquer televisionamento, tanto que dela só soube no Twitter após o primeiro gol, a decisão da Copa Feminina do Brasil consagrou o Kindermann campeão ao aplicar 5 x 2 de virada na Ferroviária, em troco dado pela perda do caneco no ano passado. Festa em Caçador para as gurias treinadas por Josué Kaercher. A campanha incluiu sucessos contra Comercial do Espírito Santo, Abelhas Rainhas do Piauí, São José de SP, Foz Cataratas e Ferroviária. Foram 6 vitórias, 2 empates e 1 derrota (para o Foz na ida da semifinal), com 22 gols marcados e 8 sofridos. Parabéns para o campeão Kindermann!

Enquanto isso, também ontem, a Seleção Feminina levou 1, 2, 3, 4 a nada da Alemanha em partida amistosa. Outra vez as chucruteiras derrubando as brasileiras, mês passado já tinha sido assim por 3 x 1. Elaiá...

Algumas do futebol europeu

Espanha (30 rodadas) - O Barcelona deu de 4 no Almería com dobra do Suárez e foi aos 74 pontos. Cristiano Ronaldo completou 300 proezas pelo Real Madrid no êxito sobre o Rayo Vallecano que valeu 70 pontos. Mais distante da briga pelo título - fora dela, na verdade -, o Atlético de Madrid ganhou da Real Sociedad e foi aos 65.

Copa da Alemanha - A semifinal terá Wolfsburg x Arminia Bielefeld e Borussia Dortmund x Bayern de Munique. Os bávaros eliminaram o Bayer Leverkusen nos pênaltis após "oxo" no tempo regulamentar.

Copa da Inglaterra - Semifinal definida: Arsenal x Reading e Aston Villa x Liverpool. Classificação dos Reds confirmada no gol do Philippe Coutinho, único e suficiente para eliminar o Blackburn.

Copa da França - Ibrahimovic saiu do sério e patrolou o Saint-Etienne, 3 dos 4 gols foram dele. A decisão no dia 30 do mês que vem será contra o Auxerre, que no dia anterior deixou o Guingamp comendo poeira.

Taça de Portugal - O Sporting eliminou o Nacional e decidirá o título contra Rio Ave ou Braga.

Curtinhas

*A vitória sobre o Bahia que levou o Corinthians às quartas-de-final da Copa do Brasil de Juvenis foi marcada por um incêndio no placar eletrônico da Arena Barueri antes do jogo começar. Chamaram os bombeiros, mas uma mangueira usada por um vivente foi suficiente para mandar o fogo passear em outra freguesia.

*Por falar em "bombeiro chamado para horas incendiárias": sabe Dimas Filgueiras, o eterno técnico interino do Ceará? Vai deixar o clube após 43 anos. Ele está de aviso prévio, só tem mais 2 meses de trabalho.

*Finalistas decididos na Liga dos Campeões da Concacaf: América do México, que estraçalhou o Herediano por 1, 2, 3, 4, 5, 6 x 0, contra o Montreal Impact, que derrubou o Alajuelense pelos gols fora de casa.

*O Gabão foi confirmado como sede da Copa Africana de Nações em 2017 em substituição à Líbia, que repetiu 2013 (lá foi a África do Sul que segurou a peteca) e desistiu do evento devido à sua guerra civil.

*Oficializada Sarah Thomas como primeira mulher a ser árbitra oficial da NFL a partir da temporada 2014/2015. Shannon Eastin não é considerada, mesmo dirigindo jogos em 2012, pois foi substituta naquela greve.

*Futsal: o Sorocaba enfrentará Cerro Porteño do Paraguai, Palestino do Chile, Villa la Ñata da Argentina e Banca República do Uruguai no Grupo A do Sul-Americano, marcado para a primeira semana de maio no Paraguai.

*Vôlei: o Rexona/Ades será finalista da Superliga Feminina esta noite se vencer novamente o Minas.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Comunique-se a resposta para minha dúvida da coluna de ontem: sim, André Russo deixou a Rádio Bandeirantes de São Paulo após 19 anos na emissora. Atualmente ele apresentava com Alex Muller o "Na Estrada", onde foi substituído desde ontem por Ana Nery. Nestes anos de RB, Russo também foi apresentador do "Bandeirantes a Caminho do Sol" entre 1999 e 2001, sucedendo Cláudio Zaidan após este deixar a casa, e passou pela ancoragem substituta de diversos programas. Em 2002, ele encarnou o personagem Dr. Resumo Resenha na hilariante "Rádio Clone", quadro humorístico que encerrava o "Jogo Aberto" após as jornadas esportivas e que tinha Cadu Cortez, Alex Muller e Estevan Ciccone imitando os próprios colegas do esporte da Bandeirantes.

*Mais Rádio Bandeirantes: vai acabar o "Jornal da Hora", já que informado foi durante a transmissão de São Paulo x Portuguesa que o "Esporte Notícia" será das 12h às 14h a partir da próxima segunda-feira, o que encaixa com o "Manhã Bandeirantes" voltando a ser das 10h às 12h à estreia dos apresentadores Marcelo Duarte e Thays Freitas. Não lembro exatamente há quantos anos o "Jornal da Hora" está no ar, só sei que ele sucedeu o "Bandeirantes Vai às Compras" na faixa das 13h às 14h. Curiosamente, este noticiário deixará a grade da RB paulistana uma semana depois da RB daqui de Porto Alegre estreá-lo no reajuste que levou à extinção do "Jornal do Meio-Dia".

*Circulou nesta quarta-feira a última edição de O Sul, o jornal da Rede Pampa impresso desde 2001. Não era minha publicação preferida por ter um formato de realização que não me agradava, mas claro que um veículo a menos deve sempre ser lamentado pois é uma porta profissional que se fecha. Além disso, algo de bom que O Sul tinha até hoje não é feito por Zero Hora e Correio do Povo, ambos remando em maré contrária ao feito por outros grandes jornais brasileiros: a edição de domingo era de domingo mesmo, com as notícias do sábado em destaque, enquanto os dois mais tradicionais tem o jornal dominical fechado na manhã do sábado.

*Porém, mais surpreso ontem do que com o fim da publicação impressa, fiquei hoje ao perceber que O Sul continua editado como um jornal impresso, mas não para ser levado às bancas e sim publicado na internet. É a reprodução completa e fidedigna da edição em papel, com capa, contracapa, cadernos, diagramas e tudo mais, só que nada daquilo foi para o papel, foi tudo preparado somente para PDF. Mais curioso ainda é a edição ter atualizado seu número de publicação (4.967 foi o último impresso e 4.968 está na capa da edição de hoje) e mantido estar na capa o preço de R$ 2,00, ainda que o acesso pela internet seja grátis com "GR" maiúsculo. Não entendi, já que mais lógico seria O Sul seguir como um portal como outros quaisquer, com notícias e colunas atualizados o dia inteiro. Mas jornal impresso editado como impresso para publicação exclusiva na internet, para mim, é inédito.

*Salvo algo que tenha passado batido por mim, algo inédito aconteceu nesta quarta-feira na TV Record aqui do Rio Grande do Sul: pela primeira vez, uma mulher na apresentação central do "Balanço Geral" durante a semana (leia-se de segunda a sexta, o que automaticamente não inclui a edição de sábado, já feita inúmeras vezes por Aline Schneider e Luiza Zanchetta). Foi Vanessa Pires que substituiu Alexandre Mota no comando das 12h às 14h30, lamento muito ter perdido ontem o jornal pois gosto bastante dela. Mulheres co-apresentadoras do "Balanço" aqui na aldeia pampeana é algo normal, a própria Vanessa é assim com o Mota igual ele já teve Kellen Caldas nesta função por muitos anos - e no próprio surgimento do programa, em 2007, era assim com Carla Bisol ao lado do âncora central Luiz Carlos Reche. Mas apresentação principal e solo de uma mulher creio ter sido a primeira vez. Bem que hoje poderia rolar uma dose extra para eu poder prestigiar a Vanessa nesta condição.

*Um erraço cometido pelo site Buzzfeed, causado acredito que por desconhecimento total do contexto e da envolvida na situação, foi passado adiante por inúmeros grandes sites o dia inteiro nesta quarta-feira: que Gabriella Bordasch, que saiu do Grupo RBS após 4 anos, teria plantado bananeira "após pedir demissão". Nem sequer de longe isto é verdade. Conforme ela mesma esclareceu numa entrevista à Zero Hora, o vídeo da sua bananeira plantada colocado no Facebook é de novembro do ano passado, depois de gravar a previsão do tempo para o "RBS Notícias" - logo, de quando Gaby ainda estava na RBS TV, já que seus últimos meses na firma foram somente na TVCOM, tanto como repórter quanto como apresentadora substituta do "TVCOM Tudo +". Ela apenas usou este vídeo como complemento ao início da postagem no Facebook onde informou aos amigos e colegas sua saída da RBS, postagem aberta com a frase: "e um belo dia resolvi virar minha vida de cabeça para baixo..."

*Apesar desta papagaiada aprontada pelo Buzzfeed (pior até que as minhas piores papagaiadas sem noção, e olha que certamente aprontei algumas em quase 12 anos deste Papo de Bola... rs), o vídeo da Gabriella após a gravação da previsão do tempo em novembro de 2014 se transformou num viral da internet e ela resolveu levar tudo na base do bom humor, tanto que contou à ZH que recebeu uma ligação da produção do "Pânico na Band", que quer lhe pagar uma passagem para ir a São Paulo gravar uma reportagem sobre isso para o próximo domingo. Após deixar a RBS, a belíssima Sra. Daniel Scola abrirá uma produtora de vídeos jornalísticos e documentários, que ainda não tem nome definido, mas para a qual lanço uma amável sugestão: Bananeira is My Business.

Bela do Dia: Aricia Silva

Aricia Silva, nova gatíssima do "Pânico na Band". O ensaio de capa dela na Sexy de março é uma coisa louca de excitantemente esplêndido.

*Leio no TudoRádio que Danilo Gentili é da Rádio Jovem Pan AM. O apresentador do "The Noite" no SBT vai participar diariamente do "Jornal da Manhã" em um quadro onde será "acordado" pela Rachel Sheherazade para comentar, fazendo graça e brincadeiras, as principais notícias do dia. Mal comparando, mal comparando, será Danilo no "Jornal da Manhã" o que José Simão é no programa matinal do Ricardo Boechat na BandNews FM. Gentili já é escutado no rádio há alguns anos, seja quando a BandNews retransmitia o "Agora é Tarde" sob seu comando e seja agora com as rádios Massa FM no PR e Vanguarda FM de Sorocaba veiculando o "The Noite". Desta vez, ele participará de uma atração genuinamente radiofônica e não retransmitida da televisão.

*Gravado nesta manhã pelo SBT o Troféu Imprensa de 2015. Exibição na noite do próximo domingo.

*Quinta-feira dos 80 anos de Roberto Muylaert, que presidiu a TV Cultura de São Paulo de 1986 a 1995.

*Noite de estreia na Globo: a do seriado cômico "Chapa Quente", com elenco que inclui Ingrid Guimarães, Leandro Hassum, Lúcio Mauro Filho e Tiago Abravanel. Passará depois de "Babilônia" e antes do "Tá no Ar".

*A saideira: Robert de Niro confirmou à publicação italiana Il Messagero que interpretará Enzo Ferrari em uma cinebiografia sobre o fundador da mais marcante das escuderias da Fórmula 1. Aí senti vantagem!

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia I

Completa 50 anos nesta quinta-feira a supermodelo tcheca Paulina Porizkova, que muitos lembrarão de "Adorável Sedutora", comédia de 1989 com Tom Selleck. Ela é casada com Ric Ocasek, vocalista do The Cars. Eles se conheceram nas gravações do clipe do sucessaço "Drive", que é a canção destacada aqui.

Clipe do Dia II

Se não tivesse morrido em 2013, Chorão comemoraria hoje 45 anos. Pena sua vida ter sido abreviada da maneira como foi... Pego uma do Charlie Brown Jr. para recordá-lo: aqui está "Só os Loucos Sabem".

Arremate

Deverá ser de estreias a semi de domingo em Minas Gerais: Thiago Ribeiro no Atlético e Fabrício no Cruzeiro.

"24 Horas" volta antes que estas escalações sejam confirmadas pelos treinadores!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.