.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 26 de fevereiro de 2015 - ANO 12, EDIÇÃO 115
S.O.S. Galo

Sinal de alerta aceso com muita força no Horto, onde o Atlético Mineiro mandou mal pela segunda vez seguida para completar 3 derrotas gerais consecutivas pela vez primeira desde agosto de 2013 (Cruzeiro, Atlético Paranaense e Flamengo). 6 pontos disputados na Libertadores e nenhum ganho. André se esforçou bastante, mas não repetiu a estufada de redes do perdido clássico para o América. O Atlas ganhou espaço, gostou disso e tratou de se dar bem em cima disso. Vê o gol do jogo: o Galo todo adiantado, metade no campo de ataque e metade no defensivo, mas estes no defensivo todos próximos à linha divisória do gramado. Bastaram um passe precioso e uma posição perfeita do Suárez, com total condição, para sair "no focinho" do Victor e deixar os mexicanos em vantagem. Não é nada bom este começo atleticano, daí ser ideal que hoje (e não ontem, como errei e peço perdão por isso) fiquem iguais Independiente Santa Fe e Colo Colo, pois ambos teriam 4 pontos contra 3 do Atlas. Pior será se um deles ganhar pois chegará aos 6 pontos e terá a faca e o pão de queijo na mão para abocanhar uma das duas vagas. Os colombianos serão os próximos que o Atlético desafiará em seu reduto, apenas no dia 18 de março.

Não ganhou, mas não perdeu

Jogando 2.800 metros acima do nível do mar, o Cruzeiro empatou sem gols com o Universitario de Sucre e isto deixou seu quadrangular com todos iguais nesta primeira rodada, já que Huracán e Mineros também igualaram. Fábio, que precisou fazer uma importante defesa no segundo tempo voltando a tempo de impedir a bola de entrar no ângulo, completou 611 atuações pela Raposa, passando Dirceu Lopes e ficando atrás somente das 633 de Zé Carlos, que certamente será superado neste ano. Já o meia Henrique completou 250 presenças na equipe. O segundo jogo será na terça que vem, o primeiro em Belo Horizonte, diante dos argentinos.

"Fiorello" tá que tá, heinhô?

"Fiorello" evidentemente é Alexandre Pato, parece que o amor da lindíssima Fiorella Mattheis tá fazendo bem para ele, eh, eh, eh... Dois tentos, inclusive uma bucha sensacional aos 4 minutos, deixaram o São Paulo bem demais na foto contra o Danubio. Quatrilho sem traumas e mais do que óbvio, 3 pontos em 2 partidas para os paulistas. Em 11 jogos contra uruguaios no Morumbi, o Tricolor tem 8 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, a última delas em 1982. O lado negativo foi o público baixo de menos de 17 mil pessoas. Na próxima quarta, esta chave prosseguirá com San Lorenzo x Corinthians. Os atuais campeões sul-americanos visitarão os são-paulinos no dia 18.

Recuperação urgente no Colorado

Depois da vitória do Emelec anteontem, ganhar se faz necessário para o Internacional diante da Universidad de Chile esta noite, num Beira-Rio que provavelmente tenha fortes emoções devido à necessidade mútua de vitória. Esqueça isso de saldo para acabar a segunda rodada desta chave como vice-líder, isso é bobagem a essa altura da parada. Não é bobagem a obrigatoriedade de recuperação urgente pois, se empatar, o Colorado terá 1 ponto a exemplo de La U, contra 3 do The Strongest e 6 dos equatorianos. Logo, "meio a zero" já cairá muito bem. Para aumentar a responsa, tem o simbolismo: leio no GloboEsporte.com que esta será a 100ª atuação colorada nas Copas Libertadores desde a primeira em 1976, até agora tendo vencido 46 partidas, empatado 27 e perdido 26.

Nena garante a volta no Maracanã

"Nena" é o apelido de uma guria ótima aqui da aldeia pampeana, a linda Vanessa Pires, repórter do jornalismo geral da Rede Record, que tem como colega de equipe a pelotense e igualmente linda Amanda Silva, fervorosa torcedora do Brasil. (a única diferença é que felizmente já encontrei a Vanessa em diversas oportunidades e infelizmente não tenho a alegria de conhecer a Amanda) Mas Nena é também como se chama o homem que fez com que o Brasil confirme a volta contra o Flamengo no Maracanã, dia 18 de março. Até então, o Xavante estava eliminado com gols "da dupla Grenal": o do ex-colorado Alecsandro, numa variante flamenguista do ocorrido com Bira "Burro" 30 anos atrás, e do ex-gremista Pará, seu primeiro pelo Mengão. Até acho que o Brasil não se classificará e que deverá o Flamengo passar para a segunda fase da Copa do Brasil. Mas se três vezes eles se encontraram no Bento Freitas, três vezes teriam que ficar frente a frente também no Maracanã. Este foi o principal destaque da noite.

Mas quem se deu bem mesmo foram América e ASA, os primeiros classificados para a etapa seguinte do torneio. Os mineiros trincaram sobre o Luziânia e esperam Ceará ou Confiança, enquanto os alagoanos fizeram o mesmo no São Raimundo de Roraima e aguardam Vitória ou Anapolina. Outro alagoano ganhador, mas por 1 tento e com volta em casa, foi o CRB diante do Amadense. O lance mais sensacional da quarta-feira ocorreu num encharcado ABC paulista, quando Muller Fernandes tentou ser muito esperto ao ameaçar tomar distância e bater direto o pênalti, mas parar num atentíssimo Renan. Valeu mais até que o gol que deixou o Goiás em vantagem sobre o Santo André, insuficiente para resolver a história de cara, mas suficiente para deixá-lo na frente.

Teve ainda o empate por 1 gol do Moto Club com o Boa Esporte, melhor para os mineiros na volta no sul do estado. Já o Estrela do Norte chegou a ter 3 x 0 de vantagem, mas cedeu duas proezas para o Sampaio Corrêa, que agora precisa de 1 x 0 em São Luís para se classificar. No entanto, esta foi a segunda derrota do Bolívia Querida na quarta-feira. A primeira foi no STJD, já que realmente perdeu 6 pontos na Copa do Nordeste pela escalação irregular de Curuca na vitória sobre o Sport (ele deveria cumprir uma suspensão ainda da Série D de 2014 pelo Tombense) e isso lhe deixou com 1 ponto negativo no Grupo B. Claro que o Sampaio tentará reviravoltar isso.

Alguns destaques dos Estaduais

Paulista - Com direito ao gol primeiro do Mendoza pela equipe, o Corinthians venceu o Linense no primeiro de dois jogos atrasados da época da pré-grupos da Libertadores. São agora 13 pontos em 5 no Grupo B.

Catarinense - Marcelinho Paraíba e Tiago Luís foram "os caras" da noite. Paraíba fez dois no êxito do Inter de Lages diante do Criciúma, um deles um tirambaço sensacional do meio da rua. O Tigre completou 26 partidas sem vencer como visitante, é aquela seca monstruosa ainda do ano passado. Já Tiago foi muito inteligente quando a palhaçada defensiva do Figueirense lhe permitiu encobrir o goleiro adiantado para decretar a vitória do Joinville. Além disso, Chapecoense e Metropolitano ganharam longe de seus territórios, respectivamente Marcílio Dias e Atlético de Ibirama superados. Vivendo o drama da possível perda de 6 pontos pela escalação irregular de Antônio Carlos, o Avaí visitará hoje o Guarani. Passadas 7 de 9 rodadas e com o encontro de Palhoça por acontecer, estamos assim na corrida para o hexagonal do título: Chape classificada com 16, Figueira classificado com 15, Metrô com 12, JEC com 10, Inter com 9, Criciúma e Marcílio com 7, Hermann Aichinger com 6 e Avaí e Guarani com 5.

Paranaense - Os titulares do Atlético estrearão profissionalmente em 2015. É hoje, contra o Foz do Iguaçu.

Pernambucano - Com menos torcedores que na vitória do Serra Talhada sobre o Salgueiro, o clássico teve o Santa Cruz ganhando de virada do Náutico. Quem gostou demais foi o Sport, que hoje enfrentará o Central para fechar a 5ª rodada. O Leão tem 12 pontos e, se sair vencedor, abrirá 10 de distância para o primeiro fora da turma da semifinal, que é o Timbu (Patativa 7, Serra e Santa 6 e Carcará 4 fechando a classificação).

Baiano - O Bahia se reabilitou e dobrou ante a zerada Catuense, enquanto o Vitória só "oxou" com o Galícia. Com 4 rodadas disputadas, o Tricolor é segundo do Grupo A com 6 pontos, dois abaixo do Juazeirense, ao passo que o Leão é segundo do B, mas somente nos critérios, já que empatado em 8 pontos com o Vitória da Conquista.

Cearense - O Ceará virou e deu de 3 no Quixadá para ter 4 pontos em 2 jogos pelo Grupo B2 da segunda fase.

Os destaques da Liga dos Campeões

1 gol a nada, vitória apertada do Bayer Leverkusen sobre o Atlético de Madrid. Vantagem muito curta e que deixa tudo indefinido para a volta na Espanha. Diferente é a situação do Monaco, que levou 1 x 2 do Arsenal aos 45 do segundo, mas fez 3 x 1 aos 49, o que lhe deixa praticamente garantido nas quartas-de-final pois não sei se os Gunners conseguirão 3 ou mais de diferença ou 2 de diferença a partir de 4 x 2 na casa do oponente, não...

Curtinhas

*Uma derrota: "Galo Doido" animando a torcida e crianças entrando em campo com o time do Atlético proibidos pela Conmebol devido à maior rigidez do regulamento geral da Libertadores neste ano. Tanta coisa muito mais importante para se preocupar, como a violência que muitas torcidas cometem em tudo quanto é lugar da América, e esses - pedirei perdão aos convivas por sair da linha e vestir meu lado mais irritadamente agressivo - palhaços e babacas da Conmebol proíbem algo que dá alegria ao espetáculo! Mas vão chupar um carpim sujo, ora bolas!!!

*Uma vitória: sentindo a péssima repercussão dessa ideia, o criador Goulart e o apoiador Andrés Sanchez não vão mais tentar emplacar na Câmara dos Deputados a criação do Dia do Corinthians, projeto que foi arquivado e do qual falei na coluna de ontem. Lamento muito que não dê para revogar essas baboseiras em tudo quanto for lugar do Brasil, como isso de Dia do Torcedor Gremista, Dia do Torcedor Colorado e dia de cada um dos quatro grandes do Rio de Janeiro (embora seria ótimo se houvesse maneira de retirar essas besteiras que em nada acrescentam), mas que não sirvam de pretexto para criarem outras parecidas em lugar nenhum. Gostei! Congressistas não têm que se preocupar com dia desse ou daquele clube, qualquer que seja, e sim com coisas que façam a diferença na vida do cidadão, independentemente dele ter preferência clubística ou até se ele odiar e repudiar o futebol.

*Uma polêmica: aprovada na Câmara de Vereadores por 11 votos favoráveis a 7 desfavoráveis e 1 abstenção a volta da venda de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol daqui de Porto Alegre e nas áreas restritas dos mesmos, mas apenas em bares, lanchonetes, camarotes e áreas VIP. Falta agora o prefeito José Fortunati aprovar ou não o projeto de Alceu Brasinha. Se aprovado, valerá imediatamente após a assinatura do documento.

*Uma confusão: por duas vezes sentindo que os jogadores do Itapirense queriam arrancar suas tripas (secas ou não... rs), o apitante da vitória do Juventus pela "Copa Ménage à Trois" (Série A3 do Paulistão) teve que se virar nos 30. Na primeira vez, Marcelo Fabiano Mingoranci foi protegido por policiais e ficou encurralado em um canto. Na segunda, quando apitou o fim da peleja na Rua Javari, deu no pé e foi pro vestiário preservar sua pele. Bah!!!

*Uma contratação: Roberto, ex-Ponte Preta, é o novo goleiro do XV de Piracicaba para a sequência do Paulista.

*Um retorno: do futebol feminino do Santos, anunciado pelo presidente Modesto Roma Jr., que retoma o que foi interrompido em 2012 por Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro. Foi uma tremenda burrada terem acabado com o projeto das "Sereias da Vila", que fizeram bonitaço nas disputas fêmeas. Não seja modesto, Roma Jr. Ganhe parabéns.

*Futebol profissional na Grécia totalmente suspenso por tempo indeterminado. A constante violência causou isso.

*Cannavaro vai recorrer em liberdade da condenação a 10 meses de xilindró por invadir a própria casa, desrespeitando um cerco policial, para dar um mergulho na piscina ao lado da esposa Daniela e do irmão Paolo. Tem cada uma que vou te contar, viu, eh, eh... Fabio atualmente é técnico do Guangzhou Evergrande.

*O governo de Goiás tentou, mas não vai mudar o nome do autódromo de Goiânia. Seu nome é Ayrton Senna, mas Marconi Perillo queria colocar o nome do ex-governador Ary Valadão. Sabe o que é que pôs água no chope do cara? Lei de 1999 estabelece que prédios públicos da administração pública só podem receber o nome de pessoas que já tenham morrido. Como Ary está vivíssimo, não há atestado de óbito que permita a mudança. Éééé...

*Depois de conquistar a Fórmula Renault da Inglaterra, Pietro Fittipaldi correrá neste ano a Fórmula 3 da Europa pela equipe Fortec. A escuderia não confirmou oficialmente, mas o neto do Emerson já o fez pelo Twitter.

*Orlândia festeja a conquista da Superliga de Futsal. O Intelli ganhou por 6 x 2 a decisão contra o Jaraguá, disputada em Concórdia, e impediu a quinta festa dos catarinenses pois é sua a alegria pela reprise de 2013.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Imperfeições da Wikipédia: quando consulto sua lista de aniversariantes, alguns estão ausentes e fico sujeito a passar por embaraços constrangidos. Assim fiquei ao saber apenas ontem à noite, por lembrança do seguidor twitteiro Macário (que tem como avatar um personagem do Rubén Aguirre em "Chapolin"), que esta quarta-feira registrou os 90 anos do nascimento do Pedro de Lara, falecido em 2007 e até hoje na memória de muita gente pelas engraçadíssimas participações como folclórico jurado dos programas do Silvio Santos.

*Por falar no "Chapolin": vai sobrar para ele ou para "Um Maluco no Pedaço"? Talvez uma dessas séries saia do ar na hora do almoço do SBT, já que "As Visões da Raven" tem mais uma rodada de reprises anunciada para a partir do mês que vem. Isso vale especificamente para São Paulo e algumas poucas regiões brasileiras, não chegando a valer aqui no Rio Grande do Sul pois nós temos uma sessão regionalizada do "Chaves" ao meio-dia e meia, após o "SBT Esporte", e a junção com a rede nacional não se dá com Will Smith e sim com o Vermelhinho.

*Por falar no "Chaves": durante a entrevista ao vivo no "Programa do Ratinho", sua primeira após o falecimento do Chespirito, Florinda Meza contou que teve um período de 3 meses em que ficaram separados, disse ter tido em Maria Antonieta de Las Nieves uma grande companheira e não amiga, além de revelar que Rubén Aguirre também dava em cima dela nas gravações dos seriados e negar ter proibido acesso ao túmulo do Roberto Bolaños.

*O SBT é a nova casa do Oscar Filho após deixar a Bandeirantes. Ele fará o programa do ex-colega de "CQC" no fim de noite. Danilo Gentili anunciou para a próxima segunda a estreia do Oscar no "The Noite".

*Algo que não falei uma só vez em momento algum nestes escritos nos últimos mais ou menos 3 meses: que "Mentes Criminosas" na Globo virou meu passatempo obrigatório nas madrugadas. (risos) Uma certa falta de noção da Plim-Plim: é somente a partir do segundo episódio da quarta temporada, o exibido nesta madrugada, que sua abertura própria mostra o elenco então atual da produção, destacando-se Joe Mantegna e Paget Brewster. Até o primeiro da mesma, uma continuação do 20° e último da terceira, a abertura própria global ainda mostrava Mandy Patinkin, que saiu no inicinho do próprio terceiro ano, e (pasmem) Lola Glaudini, vista só na temporada inicial. Joe está até hoje (vivemos a 10ª temporada) e Paget ficou da segunda à sétima (e, por mim, nunca sairia).

Bela do Dia: Duda Amorim

Eduarda Amorim, a melhor jogadora de handebol do mundo em 2014, eleita que foi pela Federação Internacional de Handebol em votação no seu site, tendo 35,2% dos mais de 55 mil votos, contra 25,8% da romena Christina Neagu. Por isso, fica a homenagem à jogadora do Gyori ETO KC (and The Sunshine Band?) da Hungria, que repete a honraria da Alexandra Nascimento em 2012. Essas gurias merecem muito!

*Confirmada pelo Viva como sucessora de "O Dono do Mundo" à meia-noite e à 1 e meia da tarde a partir de junho, "Fera Ferida" foi recebida com um mundaréu de críticas no site do canal. Motivos: é mais uma trama de realismo fantástico do Aguinaldo Silva que será exibida - ele já tem "Pedra Sobre Pedra" estreada há algumas semanas às 2 e meia da tarde e 15 pras 2 da madrugada - e tem havido uma tendência de passarem só produções da década de 1990, vide "Tropicaliente" dar lugar a "Despedida de Solteiro" a partir de julho. Muitos são os pedidos pela volta de novelas das décadas de 1970 e 1980, períodos aos quais correspondem por exemplo "Dancin' Days", "Água Viva", "Roque Santeiro" e "Vale Tudo". Não dá para a Globosat fechar os olhos para isso. Que se virem!

*A cuidar no começo da tarde os consolidados do "Ipobre" de Sampa City. Conforme prévias em tempo real soltas no Twitter (nem poderia ter isso pois é proibido, mas tem quem faça e acaba virando notícia inevitavelmente), consta que a estreia de "Gugu" deu à Record índices muito positivos. O programa começou às 21h45, conforme estava na grade no site da emissora, e concorreu por 7 minutos com "Império" e 5 com o "Big Brother Brasil" (o futebol da Globo só começou às 21h57). Pelo que até vários sites repercutem na manhã desta quinta, Augusto Liberato teve audiência bem próxima à de São Paulo x Danubio, chegando a passá-lo para vencer de longe o "Jornal da Globo". Mas isso é pelas prévias soltas na internet, cabe cuidar como serão os números oficializados pelo Ibope. Hoje, Gugu começará às 22h30 e enfrentará, em termos de Plim-Plim, "BBB", "Tá no Ar: a TV na TV" e "JG".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

Já que "Fiorello" anda numa boa com o amor e as redes (exigirei créditos se alguém começar a usar este apelido aqui, ali ou acolá e aborrecido ficarei se não o fizerem igual ao hoje copiadíssimo e a mim nunca creditado por surgido lá por 2005 ou 2006 da minha cachola "Forno Alegre"... risos), uma música na carona da vitória do São Paulo: aqui está "O Pato", com MPB4. Diferença básica: o "quackeiro" da canção integrante da "Arca de Noé" de Vinicius de Moraes é pateta; já Alexandre Pato não foi nada pateta ontem à noite, para alegria dos tricolores.

Arremate

Ouvi do Luiz Teixeira na Rádio Capital: Viola (aquele!) jogará a 2ª (quarta) Divisão de SP pelo Taboão da Serra.

"24 Horas" volta antes que saibamos o que é que será desta atividade do goleador de 46 anos!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.