.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 17 de fevereiro de 2015 - ANO 12, EDIÇÃO 107
A folia da bola volta com tudo

Quando começo a escrever esta coluna, são quase 6 e meia da manhã. Atravessei quatro noites acompanhando de ponta a ponta os desfiles das escolas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro, os eventos que mais me atraem (o grupo especial carioca muitos degraus acima). Agora teremos duas tardes de apurações e posteriormente cada metrópole com sua noite "secreta" das campeãs - "secreta" por nenhuma emissora transmitir o fecho nem de São Paulo e nem do Rio de Janeiro devido à Globosat cair fora por contenção de despesas e a nenhum outro canal topar pegar um sublicenciamento junto à Globo, como noticiado pelos colunistas especializados, restando acompanhar tudo no sambódromo ou se limitar às escutadas das rádios que lá se fizerem presentes. Mas a folia do samba no pé terminou seu compromisso nas datas efetivas. Agora é vez da folia da bola no pé. A folia da bola volta com tudo numa terça-feira muito importante: fim de tarde com o início das oitavas-de-final da Liga dos Campeões da UEFA e noitada com cinco jogos em três faixas no começo da fase de grupos da Copa Libertadores.

Colorado estreando na altitude da Bolívia

É acima de 3 mil e tantos metros que o Internacional inicia sua tentativa de terceiro título da Copa Libertadores ao desafiar um The Strongest egresso da pré-grupos. O time do Diego Aguirre até está invicto no Campeonato Gaúcho, mas suscita dúvidas talvez pelo jóquei ainda não ter domado o bom cavalo. Mas até pela circunstância da altitude, um empate estará de bom tamanho para começar a função no Grupo 4, que antes deste enfrentamento iniciado será no Chile quando a Universidad receber o Emelec. Os colorados já enfrentaram os bolivianos em 2012, ficando no 1 x 1 em La Paz e tocando 1, 2, 3, 4, 5 x 0 aqui em Porto Alegre. Esta será a 11ª participação do Inter.

Aos 15 para a 1 da madrugada no horário de Brasília, já que os fusos dos países participantes permite tal encaixe na grade da televisão, Atlas e Independiente Santa Fé arrancarão no México o Grupo 1, pelo qual o Atlético Mineiro estreará amanhã no Chile diante do Colo Colo. Além de La U x Emelec, outro jogo das 8 e 15 será Montevideo Wanderers x Zamora, pelo Grupo 5, que tem ainda Boca Juniors e Palestino. Simultâneo ao Inter contra o Strongest, Deportivo Táchira x Racing largará o Grupo 8, ainda integrado por Guaraní e Sporting Cristal.

"The Chaaaaampiooooons!" no mata-ou-morre

Duas partidas começam hoje as oitavas-de-final da Liga dos Campeões da UEFA. Candidatíssimo ao caneco, o Bayern de Munique vem de um sonoríssimo 8 x 0 no Hamburgo na quase papada Bundesliga para visitar um Shakhtar Donetsk pós-amistosos no Brasil, onde venceu o Internacional, empatou com Flamengo e Cruzeiro e perdeu para Bahia e Atlético Mineiro. Os alemães lideraram o Grupo E com 15 pontos em 5 vitórias e 1 derrota. Segundos no Grupo H com 9 pontos, os ucranianos ganharam 2, empataram 3 e perderam a outra.

Parecendo menos desnivelado, Paris Saint Germain x Chelsea é o outro duelo dos 15 para as 6 no BBB (Big Ben Brasília). Menos desnivelado em termos devido às quatro baixas médicas do PSG na entregada de rapadura para o Caen, entre elas Lucas e Marquinhos. Os Blues não jogaram no fim de semana pois não teve Campeonato Inglês e sim Copa da Inglaterra, da qual já estavam eliminados. Os franceses somaram 13 pontos no Grupo F em 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota, enquanto os ingleses lideraram o Grupo G com 14 pontos, ganhando 4 e empatando 2.

Brasil na Europa

Continua a preparação dos titulares do Atlético Paranaense no Velho Continente, mais especificamente ao som das castanholas da Espanha. Se ontem os rubro-negros "oxaram" num jogo-treino de 70 minutos com a Academia Puskas em Marbella, o último compromisso será à 1 da tarde de amanhã diante do Krasnodar, em Estepona. Passado isto, será hora de voltar para o Sul e ajustar a esquadra para pegar o Remo na Copa do Brasil.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*A tarde é de anúncio da campeã do carnaval daqui de Porto Alegre e, depois de muitos anos, também a apuração sofrerá mudança na televisão. O desfile em si passou para a TVCOM e não teve tanta divulgação, o que talvez o tornasse o menos repercutido em bastante tempo, e a apuração desta terça-feira não passará nem na RBS TV e nem mesmo na TVCOM, que apenas fará flashes informativos durante sua programação.

*Aliás, sobre isso, um bom amigo com quem papeei ontem nas redes sociais observava que a RBS TV tinha todos os anos um prejuízo de 1 milhão de "dilmas" com a cobertura do nosso desfile das escolas de samba e não tinha nenhum retorno devido a toda a publicidade ser a nacional do "Globeleza", cabendo à afiliada só perdas e nenhum ganho. Casa direito com o que tinham me passado ainda no ano passado sobre esta mudança também se dar por motivos comerciais, por ser mais fácil obter patrocinadores locais na TVCOM, embora esta tivesse como porém um alcance de sinal bem menor em todo o Rio Grande do Sul por ser canal exclusivo da Net no interior e aberto só aqui na capital, além de ser UHF analógico 4:3, enquanto a rede de 11 emissoras da RBS abrange todas as regiões gaúchas e todas elas filmam e recebem imagens em 16:9 com alta definição.

*Assim sendo, nós da aldeia pampeana receberemos pela Globo a apuração do carnaval de Sampa City a partir das 4 da tarde, a ser apresentada por Monalisa Perrone e Carlos Tramontina. Exibição para quase todo o Brasil com exceções de Pernambuco e Bahia, que transmitem a última tarde de suas festas regionais, e do Rio de Janeiro, que nada terá visto da folia paulistana e onde passará a "Sessão da Tarde" com "Entrando Numa Fria".

*Quem terá aparecido de ponta a ponta no desfile do Rio de Janeiro é Mariana Gross: narradora das duas noites da Série A só para o RJ, repórter da torcida nas duas noites do Grupo Especial e, de lambuja, apresentadora da apuração aos 15 para as 5 da tarde nesta quarta-feira, Milton Cunha estando ao seu lado. Primeiro, gravidez já além da metade. Agora, "dona" do carnaval carioca na TV Globo. 2015 começando com tudo pra Mari.

*Com o término do "Globeleza", voltam ao normal as noites da Plim-Plim. Esta semana não tem seriado depois do "Jornal da Globo" e entrará direto o "Corujão", nesta semana com filmes ganhadores do Oscar - a sessão da quarta para quinta depois do "Corujão do Esporte". Será um contraste em algumas noites o "Corujão" iniciar pouquinho depois da meia-noite sendo que no sábado e no domingo passou quase às 6 da manhã só para o Rio de Janeiro com a Série A deste já terminada e o carnaval nacional de São Paulo seguir por quase 2 horas mais. Também nesta terça para quarta, retornados são "Mentes Criminosas", "Hora 1" e os "Bom Dia" estaduais.

*Errei, erramos: não é a semana toda a participação da Paula Valdez na apresentação do "Café com Jornal" na Bandeirantes ao lado da Aline Midlej. Foi só hoje e ontem. Amanhã, Luiz Megale regressará para formar a dupla central até 8 da manhã para São Paulo, Porto Alegre e algumas outras regiões. Desta vez, não seguirei até 9 e meia já que retornado do "Band Folia" em Salvador estará Luiz Bacci para o segmento nacional.

*Foi barba e cabelo que Rafael Machado fez na TV Record de São Paulo ontem, pois apresentou não apenas o "Balanço Geral SP" das 6 da manhã, mas também o do meio-dia, no qual regressa hoje Reinaldo Gottino, cujo pai faleceu no sábado. Daqui a alguns dias, o conterrâneo retornará para o canal 2 de Porto Alegre.

*Completa hoje 45 anos o novo bambambam dos autores de novelas da Rede Globo: João Emanuel Carneiro, de "Da Cor do Pecado", "Cobras & Lagartos", "A Favorita" e especialmente "Avenida Brasil". No fim deste ano, ele retornará à faixa das 9 com "Favela Chique" no lugar de "Babilônia", de Gilberto Braga, sucessora de "Império".

*Terça-feira dos 90 anos de Hal Holbrook, ator veteraníssimo de teatro, cinema e televisão. Um de seus papeis mais importantes foi o de Garganta Profunda no clássico jornalístico político "Todos os Homens do Presidente".

*Fãs de "Friends" em festa: celebra 85 anos Christina Pickles, a Judy Geller, mãe de Monica e Ross.

Bela do Dia: Carolina Riguengo

Ana Carolina Riguengo, repórter da Rede Record no Vale do Paraíba. Como vemos, trata-se de uma mulher de ouro, não?

*50 anos do diretor Michael Bay, dos dois "Os Bad Boys" (ambos curti) e de quatro "Transformers" (todos perdi).

*Nascido em 1891, George Marshall morreu há 40 anos hoje fechados. Ele dirigiu Tony Curtis na cinebiografia "Houdini, o Homem Miraculoso" que só assisti uma vez, há muitos anos, na saudosa TV2 Guaíba. Também dirigiu Jerry Lewis com ou sem Dean Martin em "Morrendo de Medo", "A Barbada do Biruta" e "De Caniço e Samburá".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Clipe do Dia

Um dos maiores compositores de trilhas sonoras em todos os tempos nos deixou há 45 anos completados nesta terça-feira. Alfred Newman nasceu em 1901 e atingiu 45 indicações para o Oscar, ganhando 9 estatuetas por "Epopeia do Jazz", "A Vida é uma Canção", "A Canção de Bernadette", "...E os Anos Passaram", "Meu Coração Canta", "Sua Excelência, a Embaixatriz", "Suplício de uma Saudade", "O Rei e Eu" e "Camelot". A trilha que apresento aqui foi considerada uma das 25 maiores dos Estados Unidos em todos os tempos no centenário do American Film Institute: a do grandiosa maratona de faroeste "A Conquista do Oeste".

Arremate

Afastado Marcelo Prieto Alfieri pela FPF após aprontar muito na vitória do Corinthians sobre o Botafogo.

"24 Horas" volta antes que o Prieto verdadeiramente bom, que é o Nivaldo, volte a narrar futebol!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.