.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 23 de dezembro de 2014 - ANO 12, EDIÇÃO 96
A maior voz rouca do rock'n'roll se foi

O câncer de pulmão vitimou Joe Cocker nesta segunda-feira. Termina aos 70 anos uma vida marcada por grandes momentos do rock'n'roll, um dos símbolos de Woodstock, especialista em deixar temas de outros artistas ainda melhores. Este inglês de Sheffield foi uma das melhores coisas que o gênero teve em sua história.

O clássico que lhe colocou para sempre no olimpo dos maiores do rock veio em 1968 e está aqui: "With a Little Help From My Friends", canção original dos Beatles que ganhou uma versão totalmente diferente na sua leitura. Além de ser um dos pontos altos do festival de 1969, ficou no imaginário de milhões de telespectadores durante a década de 1990 ao ser tema de abertura do seriado "Anos Incríveis", aqui no Brasil visto por Cultura e Band.

Os anos 70 foram complicados, problemas muitos com bebida e drogas. Mas Joe continuou sua carreira e seus shows, um deles aqui em Porto Alegre em 1977, no Gigantinho, num dia absolutamente especial para a música mundial: 16 de agosto. Data familiar? Pois é: o dia da morte de Elvis Presley. Também naquele agosto de 1977, ele se apresentou em São Paulo e no Rio de Janeiro. Quando veio ao Brasil pela vez primeira, Cocker já tinha lançado em 1975 uma de suas mais belas canções, que até destaquei aqui na "24" dia desses em versão de um dos seus compositores, o "beach boy" Dennis Wilson. Curta aqui a lindíssima "You Are So Beautiful", que a mim marcou especialmente pela sequência de créditos finais do filme policial "O Pagamento Final", de 1993.

A década de 80 foi excelente para Joe Cocker e lhe rendeu vários dos seus maiores sucessos. Pra começar, tem "Up Where We Belong", cantada com Jennifer Warnes para o filme "A Força do Destino" - que destaquei na "24" na coluna de sábado passado por ocasião dos 70 anos do diretor Taylor Hackford. De 1984, acompanharão aqui "Edge of a Dream", do filme "Escola da Desordem" e, aqui no Brasil, tema de Marcos Paulo e Zezé Motta na novela "Corpo a Corpo", da Globo. Um retumbante torpedaço viria em 1986: "You Can Leave Your Hat On", que se consagrou a principal música de strip-tease no mundo graças ao espetáculo que Kim Basinger deu para deleite de Mickey Rourke em "Nove e Meia Semanas de Amor". Segure os suspiros incontroláveis clicando aqui.

Outras canções oitentistas também entraram em trilhas de novelas globais. "Don't You Love Me Anymore" está aqui, foi lançada em 1986 e foi tema de Roberto Bonfim e Rosamaria Murtinho em "Cambalacho". Mas melhor e maior é "Unchain My Heart", trilha da Maitê Proença em "Sassaricando". Gravada em 1987, está aqui e é releitura de original de Ray Charles, uma canção muito boa dele, mas que ficou definitiva na versão do Joe ao misturar sua voz peculiarmente rouca a um ritmo irresistível - característica marcante dos seus temas: um acompanhamento de ritmistas e backing vocals sempre de luxo, completando um conjunto devastador nas suas músicas. O Brasil foi embalado com este momento sensacional de Cocker na sua apresentação no Rock in Rio II, em 1991.

Tudo isto deu solidez para a carreira de Joe Cocker continuar com mais álbuns e inúmeros shows nos 20 anos seguintes. Deste período, separo mais três canções: esta aqui é "Could You Be Loved", regravação de 1997 para o reggae imortal de Bob Marley; esta aqui é "Never Tear Us Apart", lançada em 2002 e semelhante à original do INXS, com o grande diferencial sendo a voz do Joe para a do também saudoso Michael Hutchence (foi o tema de Bruno Garcia na novela "Coração de Estudante", da Globo); e esta aqui é "I Come in Peace", de 2012. Neste ano, ele voltou ao nosso país e se apresentou em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e aqui em Porto Alegre. Veja aqui uma entrevista dada por ele à repórter Dayanne Rodrigues, da RBS TV, antes do show na minha terra.

A maior voz rouca do rock'n'roll se foi. Mas jamais será esquecida e muito ainda embalará os nossos dias.

Futebol de segunda (feira, tá?)

Rafael foi o grande nome da Supercopa da Itália ganha no Catar pelo Napoli ao defender duas cobranças nos 6 x 5 nas penalidades máximas após 2 x 2 em 120 minutos. A Juventus lidera a Série A, mas desta vez não se deu bem. Já na Inglaterra, o líder Chelsea dobrou sobre o Stoke City e foi aos 42 pontos, três acima do Manchester City.

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico fixo das férias do futebol profissional no qual é mais fácil eu falar do casamento no qual fui no sábado (e nunca fui convidado para nenhum, eh, eh) do que de rumores e especulações nos times. Eis as últimas:

*Internacional confirmando Diego Aguirre como novo técnico por 1 ano. Se eu tivesse atrasado a atualização do site por mais uma hora nesta segunda-feira, seria a manchete principal da "24" na capa do PB... Atualmente no Al Gharafa, ele fez história no Peñarol ao ganhar três Uruguaios (um jogando e dois treinando) e a Libertadores de 1987 como jogador. Foi depois disso que ele jogou no Colorado entre 1988 e 1989, depois passando por outros dois clubes brasileiros: São Paulo e Portuguesa. Como treinador, teve participação direta na saída do Inter da Libertadores de 2011, causada pelo seu Peñarol, que na decisão perderia o título pro Santos. Automaticamente, disponível fica no mercado Abel Braga, que não era mesmo a preferência do retornado presidente Vitório Píffero - que, no entanto, se mostra incoerente pois tinha dito dias atrás que não queria um treinador estrangeiro...

*Palmeiras anunciando por 1 ano o meia Zé Roberto, recentemente saído do Grêmio, e também o atacante Leandro Banana, da Chapecoense, este fechando por 5 anos.

*Ponte Preta oficializando os zagueiros Diego Ivo, ex-Ceará, e Pablo, ex-Avaí, além do atacante Fábio Santos, ex-Oeste.

*Figueirense com três novidades: Ricardinho, meio-campista do Joinville que estava no Criciúma; Ferron, zagueiro que saiu do Sport; e Fabinho, volante que deixou o América de Natal.

*Sampaio Corrêa apresentando reforços: Toni, goleiro do Atlético Goianiense; Leomar, zagueiro do Maranhão; e Robert, centroavante do Fortaleza. Quem saiu foi o meio-campista Hiltinho para o Boa Esporte.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*O plantão de Natal tem reservado duas surpresas especiais nos noticiários da Rede Globo. Uma é vista por todo o Brasil: Flávio Fachel pela primeira vez como apresentador nacional ao substituir Chico Pinheiro e formar dupla com Ana Paula Araújo no "Bom Dia Brasil". A outra é assistida pelos fluminenses: o "Bom Dia Rio" apresentado pela repórter Ana Carolina Raimundi, que surgiu exatamente assim na Globo News há alguns anos.

*Leio no Flávio Ricco que, já cumprindo licença-maternidade, Ticiana Villas Boas pode não retornar à Band quando terminar este período pois duas outras TVs querem contratá-la. Mas quais TVs, interrogação?

*Foi nesta segunda-feira o último "CQC" do Marcelo Tas após 7 temporadas, despedida também do repórter Felipe Andreoli, remanescentes ambos da formação original da estreia em 2008, e da Dani Calabresa, outra que não fica para o ano que vem. Depois de um especial a ser exibido na semana que vem, a Bandeirantes dará uma pausa no programa por alguns meses (tanto que já é anunciada para dia 5 a volta de "The Walking Dead") e o retomará em março com a estreia do Dan Stulbach de apresentador titular e Rafinha Bastos na bancada para fechar trio com o permanecido Marco Luque - e sem que Rafinha deixe o "Agora é Tarde".

*Leio no Fernando Oliveira que o SBT colocará filmes nas noites de segunda-feira por algumas semanas após o término ontem à noite do "Esse Artista Sou Eu". Assim ficará até março, quando outra vez passará nesta faixa o "Máquina da Fama", que terá o regresso da Patrícia Abravanel de licença-maternidade.

*Patrícia, que é uma das quatro filhas que Silvio Santos teve com sua esposa de 34 anos completados no mês que vem: Íris Abravanel, que hoje celebra 65 de vida e que se lançou autora de novelas nos últimos anos a partir de "Revelação", tendo escrito o "Carrossel" brasileiro e atualmente respondendo por "Chiquititas".

*Vamos consertar um equívoco da própria emissora dias atrás: não tem nada de "Mentes Criminosas" na Globo das 4h45 às 7h de quarta para quinta desta semana. Serão três "Corujão" a partir da 1h40, após a gravação da Missa do Galo, certo? Certo. Logo, impossível três filmes caberem num espaço de três horas. Ocorre que, por um descuidaço, a programação enviada pela assessoria de imprensa trazia o terceiro filme às 2h05 e o seriado às 4h45, além de informar a "TV Globinho" de Natal às 7h. O certo, o correto, o válido, o ajustado, o direitinho está é no site oficial da TV: "Sobrevivendo ao Natal" à 1h35, "Tudo em Família" às 3h, "Mamma Mia!" às 4h45 e a "TV Globinho" às 6h35, ela e o terceiro "Corujão" substituindo os noticiários matinais cancelados neste dia 25.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Érica de Paula

Érica de Paula, doula. Essa bonitíssima esteve no "Encontro com Fátima Bernardes" de ontem, na Globo, falando sobre partos.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia I

Falecido em 1988, o trompetista e cantor de jazz Chet Baker nasceu há 85 anos completados nesta terça. Ele se apresentou no Brasil em 1985, no Free Jazz Festival. Curta aqui "Autumn Leaves" com ele e Paul Desmond.

Clipe do Dia II

50 anos de Eddie Vedder, vocalista do Pearl Jam. De uma apresentação da banda em São Paulo em 2005, que a TV Bandeirantes mostrou, assista aqui "You've Got To Hide Your Love Away", do filme "Uma Lição de Amor".

Antes do Arremate...

...lembro que voltei ao Final Sports com um blog atualizado diariamente, o "Papo Final", onde tenho falado de assuntos semelhantes aos deste Papo de Bola - o Site e outros diferenciados. Passem lá também.

Arremate

23 de dezembro. Se o ano "acabou" para você, parabéns. Para mim, longe disso. A batalha continua à toda.

"24 Horas" volta esperando que seu autor esteja mais tranquilo e menos despreocupado!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.