.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Segunda, 22 de dezembro de 2014 - ANO 12, EDIÇÃO 95
Definições importantes para a Libertadores

Um jogo fundamental aconteceu na noite deste domingo: a decisão da Liga Postobón da Colômbia, que teve um empate por 1 x 1 entre Independiente Santa Fe, campeão por ganhar a ida por 2 x 1, e Independiente de Medellín. O Santa Fe vai para a chave do Atlético Mineiro e isto definiu o Once Caldas como adversário do Corinthians na fase pré-grupos. Já no Equador, o Emelec foi campeão com 3 x 0 no Barcelona e vai mesmo para o grupo do Internacional, o que estava marcado no sorteio de dias atrás, mas lá não havendo garantia de que assim seria.

Agora, sim, dá pra considerar 99,9% da Copa Libertadores de 2015 definida. Só faltam duas vagas da Argentina por causa do jogo-desempate marcado pela AFA para 28 de janeiro entre Boca Juniors e Vélez Sarsfield. O Argentina 4 será um dos dois e o Argentina 6 será Boca ou Estudiantes. Fora isso, eis o que temos:

Grupo 1 - Atlético Mineiro, Independiente Santa Fe, Colo Colo e Atlas
Grupo 2 - San Lorenzo, São Paulo, Danubio e Corinthians ou Once Caldas
Grupo 3 - Cruzeiro, Mineros, Universitario de Sucre e Alianza Lima ou Huracán
Grupo 4 - Emelec, Internacional, Universidad de Chile e Monarcas Morelia ou The Strongest
Grupo 5 - Zamora, Argentina 4, Montevideo Wanderers e Palestino ou Nacional do Uruguai
Grupo 6 - River Plate, Juan Aurich, San José e Tigres
Grupo 7 - Atlético Nacional, Barcelona, Libertad e Independiente del Valle ou Argentina 6
Grupo 8 - Sporting Cristal, Racing, Guaraní e Deportivo Táchira ou Cerro Porteño

Panorama dos nacionais europeus

Espanha (16 rodadas) - O Real Madrid segue liderando com 39 pontos e tem uma partida a menos pois a desta rodada, com o Sevilla, ficou para 4 de fevereiro. O Barcelona foi aos 38 com a quina diante do Córdoba e os 35 do Atlético de Madrid chegaram após o quatrilho de virada sobre o mandante Athletic Bilbao.

Itália (16 rodadas) - A Roma "oxou" com o Milan e foi aos 36, ficando a 3 da líder Juventus, que disputou a rodada já no meio da semana passada pois hoje está no Catar para tentar a Supercopa Italiana contra o Napoli.

Inglaterra (17 rodadas) - O Chelsea visita hoje o Stoke City e pode ir aos 42 pontos se ganhar. Com 39 está o Manchester City depois dos 3 a nada no Crystal Palace. Mais atrás está o Manchester United, 32 pontos por só empatar com o Aston Villa. O clássico vermelho acabou empatado. O Liverpool saiu na frente, o visitante Arsenal obteve a virada e os donos da casa arrancaram a igualdade aos 52 minutos da segunda etapa.

Alemanha (17 rodadas) - Acabou em 11 pontos a vantagem do líder Bayern de Munique para o Wolfsburg nesta metade inicial de Bundesliga. Os dois primeiros triunfaram de virada, primeirão com 45 pontos sobre o Mainz e segundão diante do Colônia. Terceiro com 28, o Bayer Leverkusen empatou em 1 gol com o Eintracht Frankfurt. Quinto com 27, o Schalke 04 não vazou e nem foi vazado pelo Hamburgo. E mesmo nas oitavas da Champions League, o Borussia Dortmund segue mal no seu país: penúltimo com 15 depois de perder pro Werder Bremen.

França (19 rodadas) - 5 pontos separam os quatro primeiros. Líder com 41, o Olympique derrotou o Lille. Com 39 em segundo está o Lyon, que tocou 1, 2, 3, 4, 5 no Bordeaux. 38 tem o Paris Saint Germain, que ficou no "oxo" com o Montpellier. 36 soma o Saint-Etienne, que fez 3 a nada no Evian. Mais separado deles está o Monaco, que é quinto posicionado e está nas oitavas da Liga dos Campeões. 32 pontos com marcador mínimo no Metz.

Portugal (14 rodadas) - O Benfica bateu o Gil Vicente e tem 37. O Porto quatrilhou o Vitória de Setúbal e tem 31.

Atuação especial por marca e título, mas só

Casillas completou no sábado 700 jogos como goleiro do Real Madrid, 256 delas sem suas redes estufadas. Foi especial pela marca pessoal e pelo título mundial com dobro a nada sobre o San Lorenzo, o primeiro no formato FIFA após três intercontinentais. Mas também foi só isso. A atuação em si não teve nada de mais destacado não por sua culpa, mas culpa dos argentinos, que foram "engolidos" na maior pelos espanhóis e apenas levaram nos minutos finais o arqueiro espanhol a um trabalho mais significativo. Aquela defesa sensacional, uma sequência de intervenções determinantes ou fundamentais, não foi no sábado no Marrocos que isso aconteceu. Agora tendo 700 jogos pelos merengues, Casillas está a 10 de igualar Manolo Sanchís e a 41 de Raúl González.

Num Mundial de Clubes de decisão esperada e desfecho óbvio, a melhor e mais legal história foi mesmo a do semiprofissional Auckland City. O time da Nova Zelândia conseguiu chegar às quartas-de-final, daí obteve sua presença na semifinal, tocou o terror nos argentinos a ponto de necessária ser a prorrogação e por pouco não os derrubou, e ainda ficou com o terceiro lugar nos pênaltis contra o Cruz Azul. Essa foi a surpresa boa do torneio.

Paraguai + SP + RS

Um paraguaio fez a festa de alvinegros paulistanos aqui na aldeia pampeana. Bastou uma fatura de Viera com menos de 1 minuto no tempo segundo e o Corinthians despistou o Atlético Paranaense para faturar o Brasileiro Sub-20 da Federação Gaúcha, o primeiro de um clube de SP após o Palmeiras "bater na trave" duas vezes e o primeiro ganho não por um conterrâneo ou por um mineiro em 9 edições. Treinado por Osmar Loss, do Inter que faturou o campeonato em 2006, o Timão obteve o caneco com 4 vitórias e 3 empates, marcando 7 e sofrendo 2.

Pela primeira vez sem anotar e sofrer

Na sexta edição do Torneio Feminino, a segunda em Brasília, o Brasil ficou com o quinto título ao empatar com os Estados Unidos, enquanto a terceira colocação foi da China também igualando com a Argentina. Até aí, nada de mais. Mas precisava ser as duas pelejas sem redes estufadas? Primeira vez que isso aconteceu, tanto nestas realizações na capital federal quanto nas outras em São Paulo. Até a perda para o Canadá em 2010 foi melhor e mais bacana pois ao menos cada seleção marcou 2 vezes. (não adianta, eu de-tes-to futebol 0 x 0... risos)

Clássico em Pernambuco

A fase inicial, que levará dois times para o hexagonal com o Santa Cruz e os três da Copa do Nordeste (Sport, Náutico e Salgueiro), teve clássico em Caruaru neste domingo. Ganhador com 4 gols, o Central lidera com 13 pontos a fase denominada Troféu Eduardo Campos. Perdedor com 1 gol, o Porto estacionou nos 5 pontos.

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico fixo das férias do futebol profissional, onde é mais fácil eu citar boatos e especulações do que realizar um ensaio fotográfico natalino com a Flávia Freire de Mamãe Noel para o site. (suspiros, suspiros...) Vamos lá:

*São Paulo contratando o volante Thiago Mendes, do Goiás, por 5 anos.

*Grêmio oficializando o volante e lateral esquerdo Marcelo Oliveira, que estava emprestado ao Palmeiras pelo Cruzeiro.

*Bahia com novo técnico: Sérgio Soares, que deixou recentemente o Ceará.

*Figueirense perdendo o goleiro Tiago Volpi para o Querétaro, que não se sabe se ainda é o time do Ronaldinho Gaúcho ou não devido ao seu espichado atraso na reapresentação, o que coloca em risco sua permanência.

Curtinhas

*Foi com 5 x 0 do seu Olympiacos sobre o "Antônio" Kalloni (perdão, não resisti) que o lateral esquerdo Abidal se despediu do futebol, anunciada que foi por ele mesmo sua aposentadoria aos 35 anos.

*55 anos nesta segunda-feira de Bernd Schuster, ex-meio-campista e treinador campeão europeu de 1980 com a Alemanha Ocidental e vencedor de 3 Espanhóis, 5 Copas do Rei, 2 Supercopas da Espanha e uma Recopa da UEFA entre Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madrid. Como técnico, ganhou um Espanhol pelo Real.

*Eleito dia desses melhor técnico do ano na Turquia, Roberto Carlos foi demitido pelo Sivasspor, que está num mato sem cachorro na atual temporada: penúltimo colocado com 2 vitórias, 4 empates e 8 derrotas.

*Futsal: depois da semifinal ter Brasil 6 x 2 Venezuela e Colômbia 7 x 3 Argentina, a decisão do Sul-Americano Sub-20 em Aracaju teve o Brasil campeão com 1 x 1 no tempo normal e 2 x 0 nas penalidades máximas.

*Handebol: Metodista campeã nacional feminina pela oitava vez. A final em sua São Bernardo do Campo teve 23 x 20 sobre o Concórdia, que chegou a ter vantagem de 14 x 9 no intervalo, mas que permitiu esta reaçãozaça.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Fim de noite de "Retrospectiva SBT 2014" regionalizada no Rio de Janeiro, marcada para meia-noite. Será o segundo ano consecutivo com os principais fatos cariocas revisitados por Isabele Benito e Liane Borges.

*Leio no Lauro Jardim que a Globo quer ter "muito cuidado" ao comemorar seus 50 anos em 2015 e não parecer apegada ao passado. Para não "afugentar o telespectador mais jovem", não haverá muita nostalgia na grade e sim uma ideia central de "falar de futuro o tempo todo". Quer dizer que, mesmo com um vastíssimo arquivo de variedades, jornalismo e esporte, revisitá-lo não será a prioridade? Só porque "os mais jovens" poderiam deixar de assisti-la? Pelo amor de Deus, me tira os tubos!!! Respeitem a minha inteligência (se é que tenho alguma).

*Dias de "raridade rara" os destas próximas duas semanas no "Café com Jornal" da Bandeirantes por um dos dois titulares se ausentar dentro do revezamento de fim de 2014. Esta semana de Natal tem Aline Midlej com Paloma Tocci na bancada, enquanto a do Ano Novo será com Laura Ferreira ao lado do Luiz Megale. Isso sem contar que a presença deles no segmento nacional a partir das 8 horas infelizmente está acabando, restritos que serão das 6 às 8 (São Paulo e algumas poucas regiões) por causa do Luiz Bacci para todo o Brasil. Humpf...

*Noite do último "CQC" deste ano, ao menos assim consta na matéria-prévia no site da Band. Fico agora sem entender que este será o último do Marcelo Tas ou qual outro terá na semana que vem, já que ao anunciar ao vivo sua saída da emissora há alguns dias ele falou que nela estará até 29 de dezembro. Mas se hoje é o último "CQC" de 2014, passará o quê na segunda que vem? Um "melhores momentos" da temporada ou algo assim?

*Dia dos 55 anos de Gérson Brenner, ator que infelizmente teve sua carreira interrompida em 1998 ao baleado ser por criminosos na Rodovia Ayrton Senna. Em quase uma década de atuações, trabalhou nas TVs Manchete, Record e Globo, nesta fazendo seus principais personagens e se despedindo na novela "Corpo Dourado".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara: Blota Jr.

Um dos maiores comunicadores do Brasil em todos os tempos faleceu há 15 anos completados hoje. Nascido em 1920, começou ainda pré-adolescente no jornal Correio D'Oeste da sua Ribeirão Bonito. Chegou a São Paulo pelo jornal O Esporte, depois trabalhando nas rádios Cosmos e Record, nesta a partir de 1943. Esteve com sua esposa Sônia Ribeiro apresentando a inauguração da TV Record em 1953 e em tantos outros programas por muitos anos mais, além de eventos como o renomado e prestigiadíssimo Troféu Roquette Pinto.

Blota passou pelas TVs Rio, Gaúcha, Tupi, Bandeirantes e SBT, tendo cargos diretivos nas rádios Record e Panamericana (atual Jovem Pan) e sendo um dos sócios-fundadores da TV Princesa D'Oeste, que hoje é a TVB de Campinas (afiliada da Record). Exerceu três mandatos como deputado estadual de SP e um como deputado federal. Foi presidente da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo e trabalhou na Copa do Mundo de 1974 pela Tupi e nos Jogos Olímpicos de 1988 pela Band. Irmão de Geraldo Blota, mítico repórter de campo que formou memorável dupla com o narrador Joseval Peixoto na Jovem Pan, tem dois netos trabalhando atualmente no Grupo Bandeirantes: Sônia Blota, atual correspondente em Paris e repórter da Band há mais de 15 anos, e Christiano Blota, âncora do BandNews TV e ex-repórter esportivo de SporTV e Rádio Bandeirantes.

Veja a seguir cinco momentos de Blota Júnior, um nome fundamental da televisão e do rádio que não pode ser nunca esquecido e que terá sua história contada em breve num livro a ser lançado por Fernando Morgado:

De 1968 e 1970, trechos do Prêmio Roquette Pinto apresentado por ele e Sônia Ribeiro.

De 1975, uma apresentação do "Brasil Hoje", programa da Agência Nacional que passou nas TVs Record e Tupi.

De 1985, Blota e Sônia entrevistados por Synésio Júnior no "Papo & Repapo", programa que passava em canais independentes como Gazeta de São Paulo, Capital de Brasília e Guaíba daqui de Porto Alegre, entre outros.

De 1986, "Programa Blota Júnior" na Bandeirantes com o convidado Moreira da Silva, o "Kid Morengueira". Som de apenas um dos lados e vídeo reprisado em 1996 no "Memória Band", um programa bacana que passava todas as tardes com trechos de atrações antigas da emissora e ainda por cima a apresentação da lindíssima Fabiana Scaranzi, já conhecida da novela "Perigosas Peruas" e pré-jornalismo nas TVs Globo e Record.

De 1997, "Gente Que Brilha" no SBT com Hebe Camargo homenageada nesta edição. Este show do gênero "Esta é Sua Vida" marcou as últimas aparições de Blota na televisão, encerrando uma carreira brilhante.

Bela do Dia: Cris Gheno

Cristina Gheno, uma das sedutoras do "Teste de Fidelidade" na RedeTV! - e, na minha humilde e irrelevante opinião, a mais linda e encantadora que este programa já teve. Pode ser um pouco de localismo meu por ser conterrânea daqui da aldeia pampeana (em tempo: gremista para alegria do povo azul, mas a gente vermelha também ficará caidinha por ela), mas essa moça tem um rosto que é um espetáculo divino e olhos daqueles que gosto, que pegam fundo na alma.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia

Nasciam na data de hoje há 65 anos os irmãos do Barry Gibb. Claro que falo dos gêmeos Maurice, falecido em 2003, e Robin, que morreu em 2012. Juntos, os três formaram um dos grupos musicais mais legais e melodiosos da história, que só se desfez mesmo com o falecimento do Maurice. Deste, separei aqui uma canção solo: "Hold Her in Your Hand", de 1984. Robin, voz principal da clássica "I Started a Joke" em 1968, também teve bons momentos solo e um deles está aqui : "Juliet", de 1983. Claro que tem que ter uma dos Bee Gees em si, daí pego a faixa-título do derradeiro álbum com o trio junto: curta aqui "This Is Where I Came In", lançada em 2001.

Antes do Arremate...

...lembro que voltei ao Final Sports com um blog atualizado diariamente, o "Papo Final", onde tenho falado de assuntos semelhantes aos deste Papo de Bola - o Site e outros diferenciados. Passem lá também.

Arremate

Diego Aguirre treinando o Internacional? Será que finalmente vai acabar essa novela chatonildíssima?

"24 Horas" voltará antes ou depois de sabermos se o Colorado passará o Natal de técnico novo?

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.