.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado e domingo, 20 e 21 de dezembro de 2014 - ANO 12, EDIÇÃO 94
Finalmente acabou! E finalmente deu Medina campeão mundial



Não há como abrir a coluna deste fim de semana com outra imagem que não esta. Enfim terminou em Pipeline a prolongada etapa decisiva do Circuito Mundial de Surfe e Gabriel Medina pôde comemorar o título mundial sendo finalista e confirmando a conquista na vitória do compatriota Alejo Muniz sobre o australiano Mick Fanning na repescagem - o mesmo Alejo já tinha eliminado a lenda viva Kelly Slater na terceira rodada. Gabriel tem todos os motivos para passar nesta segunda-feira o aniversário mais especial dos 21 que terá completado. Parabéns!!!

A decisão do Mundial de Clubes

Num sábado que começará com o Auckland tentando fazer mais "graça" tomando o terceiro lugar do Cruz Azul (e não duvido que consiga mesmo), o Real Madrid deverá confirmar diante do San Lorenzo seu primeiro título neste "módulo FIFA", bem melhor time que é em relação ao adversário, que acho que nem com a cota de milagres do Papa Francisco poderá superá-lo. James Rodriguez voltará aos merengues após uma lesão na panturrilha tirá-lo da semifinal contra os mexicanos e o apitante será o guatemalteco Walter López a pedido dos tangueiros.

Contando 2000 e de 2005 em diante, esta é a décima edição do Mundial da FIFA. Curiosidade: todos os quatro títulos sul-americanos foram do Brasil (Corinthians em 2000 e 2012, São Paulo em 2005 e Internacional em 2006). Todos os seis europeus vieram nas últimas sete edições com exceção do Timão há dois anos. Duas das perdas foram de argentinos: Boca Juniors para o Milan em 2007 e Estudiantes diante do Barcelona em 2009. Os outros campeões do Velho Continente foram Manchester United em 2008, Internazionale em 2010, Barcelona em 2011 e Bayern de Munique em 2013. É este grupo que deverá o Real compor a partir deste sábado, sendo mais um campeão tanto na FIFA quanto no formato intercontinental, o que obteve três vezes (1960, 1998 e 2002).

Atualização de sábado, 22:20: Real campeão por 2 x 0, obviedade das obviedades. Nem se esforçou para ao topo chegar. A melhor história foi mesmo a do Auckland, que acabou conquistando o terceiro lugar ao fazer 4 x 2 nos pênaltis depois de 1 x 1 com bola rolando. O Mundial de 2014 é dos neozelandeses, indubitavelmente.

A decisão do Brasileiro Sub-20

Atlético Paranaense e Corinthians resolverão o caneco no Passo D'Areia no estúpido horário das 9 da noite de sábado. Por mais que Porto Alegre esteja com um calorão danado pra burro (e pra inteligente também), era jogo para acontecer à tarde - e na tarde de domingo depois das 5 ou mesmo 6 horas. Mas como não sou a televisão para estipular isso, paciência... O Furacão põe o Paraná na final da competição da Federação Gaúcha pela vez primeira e o Coringão tentará dar aos paulistas o primeiro troféu nestas nove edições, o que objetivado foi duas vezes pelo Palmeiras sem sucesso em 2010 e 2013. Além disso, ganhe quem ganhar, o campeão será inédito e o primeiro da história do certame a não ser nem daqui do Rio Grande do Sul e nem de Minas Gerais.

Atualização de sábado, 22:20: final adiada para este domingo, às 10h, devido à falta de energia elétrica no Passo D'Areia por conta de uma chuvarada na noite porto-alegrense, que deixa várias partes da cidade empenhadas.

A decisão do Torneio Feminino

Pela vez segunda ocorrido em Brasília, terá Brasil x Estados Unidos na decisão na noite deste domingo, que mais cedo ficará com China x Argentina pelo terceiro lugar. É a sexta edição da já tradicional competição de fim de ano, neste 2014 por este que vos tecla apelidada "Copa Luciano do Valle" por ser a primeira sem seu locutor tradicional. As brasileiras ganharam todas as edições com exceção da de 2010, perdida para o Canadá. Será que elas e as norte-americanas renderam mais emoções fortes que nem nos 3 x 2 do fim da semana passada?

Só Fatos, Sem Boatos

Tópico fixo das férias do futebol profissional, onde é mais fácil eu falar de rumores e especulações do que de uma tentativa minha de fazer um prato de comida por conta exclusivamente própria, qualquer que seja. Às últimas:

*São Paulo anunciando a volta do zagueiro Breno, que não joga há 3 anos pois ficou quase todo este tempo preso na Alemanha por incendiar a própria casa. Ele defendia o Bayern de Munique até então. Também chega o volante Thiago Mendes, negociado pelo Goiás.

*Palmeiras adquirindo por empréstimo de 1 ano o volante Andrei Girotto, que estava no América Mineiro e que pertence à Tombense.

*América Mineiro, que fechou por 1 ano com o atacante Rodrigo Silva, do ABC, e com o zagueiro Wesley Ladeira, do Tupi, além de renovar com o atacante Henrique e os volantes Leandro Guerreiro e Thiago Santos.

*Fluminense renovando com o goleiro Diego Cavalieri por mais 4 anos.

*Flamengo mantendo o lateral direito Leonardo Moura até o fim do Campeonato Carioca, em maio.

*Vasco renovando com o zagueiro Douglas Silva por 2 anos, sendo ele agora do próprio Cruzmaltino por não mais vinculado ao Red Bull Salzburg.

*Coritiba oficializando a manutenção do técnico Marquinhos Santos após sua "passagem de um dia" pelo Vasco.

*Grêmio acertando com o preparador físico Darlan Schneider, sem clube desde a saída do Oeste e que substitui Fábio Mahseredjian, agora do Corinthians.

*Internacional renovando por 3 anos com o meia-atacante Taiberson.

*Avaí perdendo o zagueiro Pablo por não poder comprá-lo junto à Ponte Preta.

*Chapecoense renovando por 2 anos com o goleiro Danilo.

*Vitória contratando por 1 ano o atacante Rogério, que pertence ao Náutico e que estava no Botafogo.

*Náutico assinando com o goleiro Júlio César, agora não mais vinculado ao Corinthians, por 1 ano.

*Ceará anunciando o meio-campista Eloir, do Sampaio Corrêa, por 2 anos.

*Sampaio Corrêa, cujo novo técnico será Oliveira Canindé, que deixou recentemente o Santa Cruz.

Curtinhas

*FIFA decidindo que empresas e fundos de investimento não poderão mais adquirir os direitos econômicos de jogadores a partir de 1º de maio de 2015, deixando apenas os contratos atuais chegarem ao fim. Na teoria isso parece bom, mas na prática assim acontecerá? Será que não arrumarão "manobras" para "driblar" esta norma?

*FIFA também anunciando que a Copa do Mundo de 2018 será realizada de 14 de junho a 15 de julho, enquanto a Copa das Confederações de 2017 será de 17 de junho a 2 de julho, ambos os torneios na Rússia.

*Campeão em Monaco e Lille, muito campeão no Lyon e super-hiper-mega campeão pelo Barcelona, Abidal vai pendurar as chuteiras. Atualmente no Olympiacos, ele decidiu parar de jogar futebol aos 35 anos.

*Domingo dos 60 anos da ex-tenista Chris Evert, uma das principais do mundo nas décadas de 70 e 80, com 18 conquistas de Grand Slam no simples (sete em Roland Garros, seis nos EUA, três em Wimbledon e duas na Austrália) e mais 3 em duplas (duas em Roland Garros e uma em Wimbledon).

*Também o domingo é de lembrar da corredora Florence Griffith Joyner, falecida em 1998 e cujo nascimento fechará 55 anos. Ela assombrou o planeta em 1988 ao estabelecer recordes mundiais até hoje não batidos nos 100 metros rasos, com 10s49 em Indianápolis, e nos 200 metros rasos, com 21s34 na Olimpíada de Seul, que lhe rendeu nesta prova um dos seus 3 ouros, os outros sendo nos 100 rasos e no revezamento 4 x 100.

*Futsal: acontece em Aracaju o Sul-Americano Sub-20, cuja classificatória terminou na sexta para a semifinal deste sábado ter Colômbia x Argentina e Brasil x Venezuela, com a finalíssima acontecendo no domingo.

*A história da Liga Futsal se repetiu na Liga Paulista: Brasil Kirin de Sorocaba campeão contra o Intelli de Orlândia, que ganhava por 3 x 1, mas que perdeu por 4 x 3. Coincidência espantosa essa de roteiros.

*Vôlei: entrevistado pela Veja desta semana, Bernardinho Rezende revelou que passou por uma operação há 3 meses para retirada de um tumor maligno no rim, considerando estar aparentemente bem. Disse ainda ter se arrependido de ficar ao lado da CBV na briga com os jogadores referente à premiação em dinheiro nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007 (quando o grande prejuízo foi a saída do Ricardinho), e disse ter pensado em pedir demissão da entidade no ano passado ao saber de problemas de corrupção.

*Handebol: após Metodista 27 x 24 Santo André e Concórdia 20 x 19 Blumenau, ficou estabelecida para este domingo Metodista x Concórdia como decisão do Nacional Feminino em São Bernardo do Campo.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Entregue na manhã desta sexta-feira no Centro daqui de Porto Alegre, o Prêmio ARI de Jornalismo escolheu os melhores trabalhos do ano a partir de 274 inscritos em variadas editorias e mídias, que avaliados foram por uma comissão julgadora da Associação Riograndense de Imprensa. Na categoria Reportagem Geral em Televisão, o primeiro lugar foi de Matheus Felipe (Record) com "Sabrina, as Pernas de um Anjo", sendo o segundo lugar e a menção honrosa do SBT, respectivamente com Marcelo Coelho por "Cavalgada dos Extremos" (o especial que passou em 4 sábados e do qual foi o apresentador) e Andrei Rossetto por "Kiss - 1 Ano".

*Record/RS com um repórter a menos pois saiu Luiz Barbará. A saber qual será seu novo destino profissional.

*Mais Record/RS: algo ocorrido no começo deste ano se repetiu nesta sexta-feira, quando Alexandre Mota teve que deixar a apresentação do "Balanço Geral RS" no meio do programa por se sentir mal e ter uma crise de labirintite, precisando ser medicado. Da vez anterior, como faltava cerca de meia hora para o fim, os próprios repórteres de vivo externo Vanessa Pires e Voltaire Porto seguraram as pontas até lá. Como agora isto ocorreu por volta das 13h15, na metade do "Balanço", o repórter Rafael Machado assumiu a apresentação no estúdio.

*Rede Record pegando a todos de surpresa. Claro que se falava há um bom tempo em mudanças no "Hoje em Dia", uma delas foi bancada há mais de 1 mês pelo Daniel Castro que era a saída do Celso Zucatelli. Mas todos os atuais apresentadores deixarem o programa? Essa eu não esperava, sinceramente. Também Chris Flores e Eduardo Guedes (último remanescente da formação original de 2005) deixam o matinal, embora só apareçam pela vez última no dia 9 de janeiro por terem deixado vários programas gravados para as próximas semanas.

*A partir do dia 12, um novo quarteto estará à frente do "Hoje em Dia" no ano em que completará 10 anos no ar: o recém-contratado César Filho, a retornada Ana Hickmann, Renata Alves e o chef Dalton Rangel. Com esta volta à manhã, Ana sairá do "Programa da Tarde", que a Record afirma que continuará apenas com Britto Jr. e Ticiane Pinheiro - e que era onde especulavam que estaria César, ainda mais com aquilo dele não querer mais trabalhar de manhã ser um dos motivadores para a saída do SBT (a não ser que entrar no ar às 10 e não mais às 6 faça bastante diferença, aí sim). Renata é conhecida de reportagens no "Domingo Espetacular" há vários anos.

*Flávio Ricco afirma que não há nenhuma alteração no projeto da RedeTV! pra Mariana Godoy, que estreará em 2015 um semanal possivelmente de domingo à noite, o que ainda será melhor ajustado no começo do ano. De certo ele se refere ao publicado pelo Lauro Jardim, que falou que ela poderia entrar na faixa diária da manhã, o que até comentei na coluna anterior não entender devido à grade estreita das 8h30 às 12h devido aos religiosos e já preenchida por "Bola Dividida", "Você na TV" e o novo "TV Kids" com Teleco e Teco a partir desta segunda.

*O "guru" Ricco também informou que Marcelo Tas decidiu não renovar seu contrato com a Band, com isso não participando de novos projetos após deixar o "CQC", que pela última vez apresentará nesta segunda-feira. Diz o colunista que o jornalista estuda propostas de outras emissoras e que Record e SBT estariam entre elas.

*Mais uma do Flávio Ricco: foi dispensada pela Bandeirantes a equipe do agora acabado "Sabe ou Não Sabe". Só continua André Vasco, que fará o carnaval no Recife em fevereiro. Este é um dos programas que não seguirá no ar no quase chegado novo ano, os outros sendo "Tá na Tela", "Polícia 24h", "Zoo" e "Top 20".

*Regressado ao trabalho no "Pânico na Band" o Márvio Lúcio, que ficou internado alguns dias e chegou a ficar na unidade semi-intensiva. Vamos ver se, com este susto, não acontecem outros mais. Boa sorte ao Carioca.

*Leio no UOL que Renato Aragão renovou com a Globo por mais 2 anos. A esposa Lílian disse que um plano oferecido ao Didi Mocó é ter um novo humorístico nas noites de sábado em substituição à "Zorra Total". E aí?

*De férias desde esta sexta para sábado até a volta em 2015, o "Programa do Jô" continuará de segunda a sexta, com o Sexteto e com plateia. Assim disse Jô Soares na abertura do seu último programa deste ano, quando também falou que reformulações acontecerão e que renovou com a Globo mais por 2 anos.

*Da série "o tempo passa, o tempo voa": sabe quem completa 50 anos neste domingo? Fabiana Udenio, aquela argentina crescida italiana supersexy (sobretudo nos volumosos seios, verdade seja dita). Ela foi a Anna-Maria, a estudante cobiçada pelos maluquetes da divertidíssima comédia oitentista "Curso de Verão".

*Domingo também dos 45 anos de Julie Delpy, atriz francesa surgida com destaque a partir de "A Igualdade é Branca", que compôs a "Trilogia das Cores" (da bandeira de seu país) e que também brilhou numa trilogia com Ethan Hawke formada por "Antes do Amanhecer", "Antes do Pôr do Sol" e "Antes da Meia-Noite".

*Saideira triste: o sábado marca 5 anos do até hoje chocante falecimento da Brittany Murphy, nascida em 1977 e atriz de filmes como "Recém Casados", que vive passando na "Sessão da Tarde" da Globo. Essa é uma morte que não dá para engolir, tanto pela forma trágica como aconteceu quanto por ser aos apenas 32 anos. Uma guria que sempre me faz pensar na Brittany por ser parecida com ela é a Monique Danello, do Esporte Interativo.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Gabriela Leite

Gabriela Leite, surfista. Se a coluna abriu com surfe, tinha que tê-lo na principal seção, ora.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia I

O domingo marca os 70 anos de Taylor Hackford, diretor de filmes que tiveram na trilha sonora um ponto muito marcante. Um deles foi "Paixões Violentas", que citei aqui mesmo dia desses por causa do Jeff Bridges para destacar "Against All Odds", do Phil Collins. Neste tópico, separo outras três canções inesquecíveis de filmes que Taylor dirigiu: começo aqui com "Up Where We Belong", com Joe Cocker e Jennifer Warnes, de "A Força do Destino"; prossigo aqui com "Say You, Say Me", com Lionel Richie, de "O Sol da Meia-Noite"; e termino aqui com "Mess Around", com Ray Charles, evidentemente da sua cinebiografia "Ray".

Clipe do Dia II

Se não tivesse falecido em 2012, Altamiro Carrilho celebraria 90 anos neste domingo. Mesmo assim, não é uma data para passar em branco, nome especial que é do choro ao compor e gravar centenas de temas. Pego três deles para homenageá-lo: abro aqui com "Urubu Malandro", venho aqui para "Pedacinhos do Céu" ao lado das Choronas e encerro aqui com "Brasileirinho" ao lado de Armandinho. Todos são de apresentações ao vivo.

Antes do Arremate...

...lembro que voltei ao Final Sports com um blog atualizado diariamente, o "Papo Final", onde tenho falado de assuntos semelhantes aos deste Papo de Bola - o Site e outros diferenciados. Passem lá também.

Arremate

Robben em ação, 2 x 1 no Mainz e primeiro turno de Bundesliga invicto. Este é o Bayern de Munique, povo.

"24 Horas" volta antes, muito antes do Campeonato Alemão ser retomado após a pausa de inverno!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.