.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 12 de novembro de 2014 - ANO 12, EDIÇÃO 61
"Pega" mineiro para um Brasil de audiência

Atlético ou Cruzeiro? Raposa ou Galo? O segundo principal duelo da história do jogo maior de Minas Gerais terá realização nesta quarta-feira, quando iniciada a final da Copa do Brasil - o primeiro, claro, será o da volta no dia 26. Os alvinegros fizeram questão de atuar no Independência por apostarem na força do Horto, onde ainda não foram batidos pelos azuis em 7 clássicos ali realizados nos últimos anos, ganhando 4 deles. Infelizmente, só os torcedores mandantes estarão nas duas partidas devido a desacertos entre as direções, que até pareciam ter um denominador comum para 10% em ambas as realizações, mas na hora H tudo "se foi-se" pro buraco.

Enquanto esta é a primeira final do Atlético, será a sexta do Cruzeiro, um dos mais frequentes chegadores das retas decisivas da competição, o que não aconteceu muito em vários dos últimos anos devido à regra que tirou dela os representantes do país na Copa Libertadores. Das cinco finais já realizadas, apenas uma foi perdida: a revanche com o Palmeiras em 1998. Superados foram Grêmio em 1993, Palmeiras em 1996, São Paulo em 2000 e Flamengo em 2003. Note algo curioso: só "cobra criada" decidindo a CB com os cruzeirenses. Agora não será nada diferente. Ou melhor: será. Será muito diferente. Afinal, é "pega" regional. E para um Brasil de audiência.

Reflexo do aperto de datas

Isto é: quase todo um Brasil de audiência. Paulistas e gaúchos estão de fora dessa pois, tanto por questões de "neurose do Ipobre" quanto reflexo do aperto de datas nesta reta final de 2014, acompanharão um antecipado São Paulo x Internacional do meio da semana que vem, data que terá rodada cheia do Campeonato Brasileiro com a exceção do Tricolor na semifinal da Sul-Americana diante do Atlético Nacional em Medellín.

Os são-paulinos chegarão aos 65 pontos se ganharem e ficarão a 2 pontos do líder Cruzeiro, mas a distância de 5 pontos será mantida em caso de derrota e isso praticamente acabará com qualquer fio de esperança que restar. Enquanto isso, o Colorado recuperará a terceira posição com 59 pontos se sair vencedor, mas tendo que depois secar a concorrência pois o duelo pelo G5 (condição confirmada pela CBF devido à final mineira) está forte.

Os destaques da Série B

O Paraná marcou duas vezes, uma dela bonitíssima demais com Adaílton, e não foi vazado. Melhor para ele, que foi aos 44 pontos e fechará esta rodada com 5 pontos de distância para o Z4 se acontecerem duas derrotas entre Oeste para o Vila Nova, Icasa para o América de Natal e Bragantino para o Santa Cruz. Provavelmente não será rebaixado, apenas flertando com esta turma perigosa, mas sem ingressar nela. Pior para o Atlético Goianiense, que parou nos 53 e só terá o G4 ao seu alcance na próxima rodada se tanto Boa Esporte diante do Sampaio Corrêa quanto Avaí contra o América Mineiro perderem ou no máximo empatarem.

Por sua vez, o ABC "oxou" com a rebaixada Portuguesa num Canindé com menos de 400 testemunhas e está com 42 pontos, podendo ser igualado em pontos nesta rodada pelo pessoal que luta para não cair pra Série C, mas só não ingressando nele - não nesta semana - pois, mesmo que Icasa e Oeste vençam, terá vitórias a mais.

Vi na frente do Ba

Expressiva vantagem do Vitória sobre o Bahia: dois gols marcados, nenhum sofrido. Claro que também no júnior clássico é clássico e vice-versa, mas o rubro-negro está em ótima condição para decidir a Copa do Brasil Sub-20. Um gol que marque em Pituaçu na volta da quinta-feira da semana que vem e os tricolores terão que marcar 4.

Destaques da Data-FIFA

Pela sexta vez e ainda invicto num confronto ganho 3 vezes das 5 já realizadas, o Brasil jogará contra a Turquia na casa do adversário. Chance para Dunga observar atletas que têm sido muito comentados especialmente por aqueles que não os acompanham com intensidade mesmo que os torneios que joguem tenham transmissão para nosso país, caso do "alemão" Roberto Firmino e do "português" Anderson Talisca. Só "estrangeiros" chamados.

Outras boas pedidas desta quarta-feira, também no fim da tarde, são Argentina x Croácia e Holanda x México.

Curtinhas

*Ministério Público de São Paulo concluindo que a Portuguesa vendeu sua vaga no Brasileirão deste ano ao por em campo diante do Grêmio o suspenso Héverton, informou o Estadão em reportagem de Gonçalo Júnior. Mas quem estaria envolvido nisso? É preciso continuar cavocando muito bem essa história e punir quem tiver culpa.

*Eurico Miranda volta à presidência do Vasco, eleita que foi sua chapa na eleição da noite passada com 2.733 votos, mais que os demais postulantes somados. Mandato de 3 anos e posse no dia 1º do mês que vem. É...

*Com data-base de 14 de janeiro, eis a primeira rodada do Campeonato Cearense de 2015: Ceará x Itapipoca, Quixadá x Fortaleza, São Benedito x Horizonte e Maranguape x Guarany. Folgarão Icasa e Guarani.

*Falta só definir a fórmula de disputa, mas aprovaram o Campeonato Argentino com 30 equipes. Mamãe...

*Marrocos eliminado da Copa Africana de Nações de 2015 por não topar sediá-la no período de 17 de janeiro a 8 de fevereiro devido ao temor com a epidemia de Ebola. Um novo país-sede será anunciado nos próximos dias.

*Aprovada pela Comissão de Cultura, Educação e Esportes da Câmara dos Deputados uma pensão especial para Laís Souza, gravemente acidentada em janeiro antes de ir pra Olimpíada de Inverno e que ficou tetraplégica. Com requerimento de urgência, a proposta da congressista Mara Gabrilli (PSDB/SP) será analisada pelo Plenário.

*Tênis: já no segundo jogo das duplas do ATP Finals, Marcelo Melo e o croata Ivan Dodig confirmaram presença na semifinal. Foi com vitória por 2 x 0 (duplo 7/6) sobre os espanhóis Marcel Granollers e Marc Lopez.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no NaTelinha uma reportagem do Gabriel Vaquer, baseada em fontes com as quais conversou na TV Bahia e na TV Sergipe, de que estas e também outras afiliadas da Rede Globo em estados menores estão preocupadas pelo "Bom Dia" estadual passar a ser das 6 às 7 e meia da manhã a partir do dia 1º por não terem assunto para tanto tempo assim, considerando 60 minutos mais que ideais, mas 90 diários além do que podem produzir. Em contraponto, praças maiores como Minas Gerais e Rio Grande do Sul curtiram esta meia hora a mais.

*Rio Grande do Sul, que terá importantíssimas mudanças na RBS TV a partir justamente do dia 1º: "Bom Dia Rio Grande" e "RBS Notícias" trocarão de apresentadores. O matinal terá Simone Lazzari e Léo Saballa Jr., enquanto Carla Fachim passará para a noite e formará dupla com Elói Zorzetto. Simone sai do "Notícias", que fazia desde o ano passado em substituição a Daniela Ungaretti, enquanto Carla deixa a manhã após 4 anos, os dois primeiros em dupla com Paola Vernareccia (e, na licença-maternidade desta, Paula Valdez).

*Aliás, se minha memória não me trair, foi a própria "Sharon Stone de São Sepé" que apresentou o "Notícias" nas primeiras semanas após a saída da Cristina Vieira em 2010, só depois oficializadas tanto ela no "Bom Dia" quando Dani no noturno. Um ilustrativo disso está aqui, nas manchetes de uma edição de novembro justamente daquele ano. Por sua vez, Léo assume a condição de titular da RBS após se sair muito bem no "TVCOM 20 Horas" e fazer seguidos plantões de sábado no "Notícias", ele que é cria jornalística da Rádio Gaúcha.

*Com a saída de Fabiano Viegas, deu para perceber uma voz diferente na chamada do "Bom Dia Rio Grande" que rodou ontem à noite. Só percebi de quem é graças a uma menção no Twitter do Giorgio Guedin, da RBS de Cruz Alta: é de JB Schüler, que trabalha na RBS de Santa Catarina desde 1989 e que é voz-padrão do canal aberto, da TVCOM e da Rádio CBN/Diário desde 1992. Ele é conterrâneo daqui de Porto Alegre e iniciou na extinta Rádio Continental AM em 1971, depois passando pelas também extintas Porto Alegre AM, Cultura AM e FM Cultura Pop (não confundir com a atual FM Cultura), depois trabalhando na Rádio Cidade FM quando pertencente ao Grupo Jornal do Brasil e chegando à RBS em 1979, inicialmente na Rádio Gaúcha e depois na Atlântida FM, Itapema FM, Farroupilha AM e Diário da Manhã AM. Já foi coordenador de programação e gerente executivo operacional.

*Uma amostra da locução de JB está aqui: a chamada do Desfile da Oktoberfest de Blumenau em 2012. Um dos seus filhos, o ontem aniversariado Juliano Schüler, também trabalhou na RBS entre 2000 e 2011, muito atuante na editoria de esportes do ClicRBS e do site de Zero Hora, e atualmente trabalhando na empresa Quater.

*Mariana Ferrão estará aqui em Porto Alegre nesta sexta-feira. Ela apresentará o "Bem Estar" da Globo ao vivo do Parque da Redenção às 10 da manhã e chamadas já rodam nos intervalos gaúchos com uma interação dela com Laura Medina e Isabel Ferrari, a dupla do semanal "Vida & Saúde". Muita gente conheceu a Mariana nem digo a partir do "Bem Estar", mas apenas pelo "Jornal da Band", quando fez a previsão do tempo e depois dividiu a apresentação com Carlos Nascimento e Joelmir Beting. Mas não estou nessa turma. Já fui ouvinte dela. Lembro de escutá-la na reportagem e na produção da Rádio Bandeirantes no início dos anos 2000, pena que não tenho um só registro dessa época. O único que existe na internet é um começo de "Bandeirantes a Caminho do Sol" com o saudoso Antônio Carvalho, que geralmente fazia o programa de domingo para segunda-feira (dia de folga do titular Cláudio Zaidan) e que registra toda a equipe em créditos iniciais, nela estando Mariana na produção.

*Leio no Flávio Ricco mudanças planejadas pela Record para o começo de fevereiro: "Cidade Alerta" indo até 19h45 em Sampa City, o que por tabela deve fazer os noticiários regionais começarem às 19h, que nem foi na época da recente eleição; "Jornal da Record" até 20h30; novelas na sequência, em confronto não mais com a da Globo e sim com o "Jornal Nacional"; e às 21h30 entrará de novo Marcelo Rezende com uma segunda edição do "Cidade Alerta" a ganhar um subtítulo e reconstituir crimes notórios ou fatos conhecidos do cotidiano. Algo que mais ou menos já acontece na Record, mais precisamente no Pará, que tem de segunda a sexta o "Balanço Geral" normal e, apenas aos sábados, a versão especial "Balanço Geral: Casos de Polícia".

*Oficial: Dan Stulbach é da Band. Ele assinou ontem para apresentar o "CQC" no lugar do Marcelo Tas a partir do ano que vem. Mas continuo em dúvida e, infelizmente, não li um só colunista especializado falar disso até agora, nenhum mesmo: Dan seguirá no "Fim de Expediente" da CBN ou também pode ser agregado à Bandeirantes em termos das suas muitas rádios, já que o grupo está em fase de integração de várias mídias desde 2013?

*Completa 55 anos hoje Cristina Prochaska, atriz de variadas novelas da Globo, entre elas "Vale Tudo" e a última delas "Viver a Vida", que também fez programas na própria Plim-Plim e outros anteriores na Bandeirantes. Sua atuação mais recente foi num episódio do seriado (de saudosa lembrança, ai, ai... rs) "As Brasileiras" em 2012.

*40 anos nesta quarta de Tamala Jones, que faz a legista Lanie de "Castle" desde 2009, mas que sempre terei na mente como aquela vizinha caolha cheia do remelexo sensual num episódio de "Todo Mundo Odeia o Chris".

*Uma triste saideira: morreu a mãe do Howard de "Big Bang: a Teoria". Ela nunca apareceu em nenhum episódio, não de rosto. Sua voz é que foi escutada em todas as 8 temporadas já realizadas. Carol Ann Susi foi escutada nestes anos todos com uma personagem hilariante e que contribui muito para a graça deste ótimo seriado. Com 62 anos, ela foi vitimada por um câncer. A produção ainda decidirá o que será da Sra. Holowitz na história.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Flávia Feola

Flávia Feola, apresentadora do "Circuito Society" na Rede Brasil (RBTV) e ex-Gazeta, Band, Record e RedeTV!. Badalo na noite com endinheirados e figuras graúdas em geral são sua especialidade.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia I

Líder do Booker T. and The M.G's, Booker T. Jones comemora hoje 70 anos. Curta aqui a ótima "Green Onions".

Clipe do Dia II

Atriz mais lindíssima da história do cinema (na minha humilde e nada especial opinião), Grace Kelly nascia há 85 anos fechados nesta quarta-feira. Falecida em 1982, não atuou por tantos anos assim pois entrou para a realeza do principado ao ser a eterna Princesa Grace de Mônaco. No cinema, "Amar é Sofrer" lhe deu Oscar e Globo de Ouro, este ganho também por "Mogambo". Fez história em obras de Alfred Hitchcock, como "Disque M Para Matar", "Janela Indiscreta" e "Ladrão de Casaca". Outro filme especial foi "Alta Sociedade", onde contracenou com os magistrais Frank Sinatra e Bing Crosby. Com este, cantou "True Love", que destaco aqui.

Antes do Arremate...

...lembro que, desde sábado passado, voltei ao Final com um blog atualizado diariamente, o "Papo Final", onde falarei de assuntos semelhantes aos deste Papo de Bola - o Site e outros diferenciados. Passem lá também.

Arremate

Palpite, mero palpite: cada um ganhará a final mineira no "seu" estádio e o saldo de gols é que decidirá o título.

"24 Horas" volta, por esse meu chute, depois da vitória do Atlético e antes da vitória do Cruzeiro!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.