.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado e domingo, 8 e 9 de novembro de 2014 - ANO 12, EDIÇÃO 58
De volta aos pontos corridos

Após um meio de semana empolgante com as Copas do Brasil e Sul-Americana, retornamos aos pontos corridos do Campeonato Brasileiro, que também está bem legal em termos de G4 e rebaixamento ao ter vagas em aberto e boas disputas nas últimas rodadas, mas que muita gente reclama que está chato pois o principal de tudo, que é a primeira posição, dificilmente deixará de ser do Cruzeiro, parecendo mais fácil a deusa loira Flávia Freire vir para Porto Alegre gravar alguma reportagem até o fim deste ano com o mero pretexto de me conhecer pessoalmente (até parece que ela se preocuparia com alguém irrelevante como eu... risos) do que o São Paulo desbancá-lo. Esta 33ª rodada antecede a primeira decisiva da Copa do Brasil entre os mineiros Atlético e Cruzeiro. Vejamos:

Domingo, 19h30, Cruzeiro x Criciúma (1° com 64 x 20° com 30) - A Raposa pode ampliar a distância de líder para 8 pontos se ganhar e o São Paulo perder, mas pode ficar apenas 2 na frente se perder e os paulistas saírem vitoriosos. O Tigre não deixará o Z4 neste fim de semana, mas ficará a 1 ponto disso se ganhar, Vitória e Coritiba perderem e o Botafogo no máximo empatar, porém, se distanciando 7 pontos caso perca, baianos ou paranaenses triunfem e dê empate em Figueirense x Chapecoense. Favorável aos mineiros: só perderam um de sete confrontos na história em Minas Gerais (Sul/Minas de 2002) e os catarinenses são horrorosos como visitantes em 2014, algo aqui já destacado à náusea nas colunas anteriores com o lance de uma só vitória fora de casa o ano inteiro.

Domingo, 17h, Vitória x São Paulo (16° com 34 x 2° com 59) - O Leão seguirá fora dos rebaixados se ganhar, mas voltará ao grupo se perder e o Coritiba pontuar ou o Botafogo ganhar. O Tricolor pode encurtar para 2 pontos sua distância pro Cruzeiro, mas pode aumentá-la para 8, além de correr risco de ser terceiro caso o Internacional vença, pois ambos teriam pontuação igual e os gaúchos uma vitória a mais. Os paulistas não se dão bem neste enfrentamento em Salvador, mas desde então ele só ocorreu duas vezes, ambas conquistadas pelo rubro-negro.

Domingo, 17h, Grêmio x Internacional (6° com 54 x 3° com 56) - Tricolor terceiro se ganhar e Fluminense e Atlético Mineiro no máximo empatarem, além de ficar a 2 pontos da vice-liderança se o São Paulo perder, mas vai para 3 pontos de distância do G4 se perder e cariocas e mineiros triunfarem, indo para sétimo se também ganhar o Corinthians. O Colorado será segundo se vencer e o São Paulo perder, ficando a 5 pontos do Cruzeiro caso este perca, mas pode ser até sétimo se for derrotado e Flu, Galo e Coringão saírem vitoriosos. Será o quarto Grenal na Arena, nos outros empatando dois e o Inter ganhando um. Há 9 jogos desde 2012 os vermelhos não são batidos pelos azuis, mas estes se agarram na questão emocional do aniversário de 66 anos do Felipão neste domingo.

Sábado, 19h30, Coritiba x Fluminense (17° com 34 x 4° com 54) - O Coxa deixará o Z4 se vencer e ou o Vitória no máximo empatar ou alguém perder em Figueirense x Chapecoense, ou então se empatar, baianos perderem e o Botafogo no máximo empatar. Contudo, pode até ser o penúltimo se perder, os cariocas empatarem e der êxito do Bahia. Já o Flu será terceiro se ganhar e o Internacional perder, ficando a 2 pontos do São Paulo à queda deste, mas pode cair para sétimo se perder e Atlético Mineiro, Grêmio e Corinthians no mínimo empatarem.

Sábado, 19h30, Palmeiras x Atlético Mineiro (13° com 39 x 5° com 54) - Atuante no Pacaembu pela última vez por já estrear no Allianz Parque em seu mando de campo seguinte, o Verdão livrará 8 pontos de vantagem para o Z4 se ganhar, der derrota de Vitória ou Coritiba e no máximo empate do Botafogo, mas se aproximará a 2 pontos se perder, baianos e paranaenses ganharem e der empate em Figueirense x Chapecoense. Com equipe mista por pensar na Copa do Brasil, o Galo será terceiro com vitória sua, derrota do Fluminense e vitória do Grêmio desde que pelo mesmo saldo da vitória atleticana, mas cairá para sétimo se perder e Corinthians e Grêmio no mínimo empatarem ou caso empate e paulistas e gaúchos ganhem. Curiosidade: depois da última vitória palmeirense em 2011, aconteceram seis duelos e todos eles foram vencidos pelos atleticanos. Todos eles. Incrível escrita.

Domingo, 19h30, Corinthians x Santos (7° com 54 x 8° com 46) - O Coringão vai para quarto se vencer, no máximo der empates de Fluminense e Atlético Mineiro e der ou Grêmio ou empate no Grenal, mas seguirá em sétimo e 2 pontos menos que o sexto se perder e cariocas, mineiros e tricolores gaúchos saírem vitoriosos. O Peixe estará a 5 pontos do G4 com sucesso somado a derrotas de Flu, Galo e Grêmio, mas terá 11 pontos de desvantagem com derrota sua ligada a vitórias dos três já citados. 6 dos últimos 10 clássicos ficaram igualados, mas nenhum neste ano, quando cada equipe venceu uma vez. Santos numa ressaca braba da Copa do Brasil.

Sábado, 21h, Botafogo x Atlético Paranaense (18° com 33 x 9° com 43) - O Fogão sairá do Z4 se ganhar e der dois resultados entre Vitória e Coritiba no máximo empatando e ter perdedor em Figueirense x Chapecoense, mas ficará 4 pontos distante da escapada com derrota somada a vitórias de baianos e paranaenses, mais empate no duelo catarinense, além de ser penúltimo se o Bahia vencer. O Furacão nem cabe projetar pois meio que está sem função no campeonato, já que está a 11 pontos do G4 e 9 acima da zona do rebaixamento. Por opção do alvinegro de Marechal Hermes, a bola rolará em Volta Redonda e não na própria Cidade Maravilhosa.

Domingo, 17h, Sport x Flamengo (12° com 40 x 10° com 43) - O Leão livrará 9 pontos para a turma de risco se vencer, Vitória ou Coritiba perder e o Botafogo no máximo empatar, mas ficará a 3 pontos dela se perder, baianos ou paranaenses vencerem e der empate em Figueirense x Chapecoense. Os cariocas estão com o mesmíssimo cenário do Atlético Paranaense: sem função no Brasileirão. Ou seja: depois da eliminação na Copa do Brasil, virou "fiel da balança" para seus últimos embates (Coritiba, Atlético Mineiro, Criciúma, Vitória e Grêmio).

Domingo, 17h, Figueirense x Chapecoense (14° com 36 x 15° com 36) - Se não der empate, o vencedor terá 5 pontos a mais que o grupo do descenso desde que dê dois resultados negativos entre Vitória, Coritiba e Botafogo, enquanto o perdedor parará nos quatro últimos se baianos e paranaenses ganharem. Esta segunda hipótese vale para a Chape também dando empate, pois empataria em pontos e vitórias com o Coxa e este passaria no saldo.

Domingo, 17h, Goiás x Bahia (11° com 41 x 19° com 31) - O Esmeraldino abrirá 10 pontos de vantagem para o Z4 se vencer e der dois resultados negativos entre Vitória, Coritiba e Botafogo, ao passo que ficará a 4 dos últimos em soma de derrota sua com empate em Figueirense x Chapecoense e êxitos baiano e paranaense. O Tricolor não poderá deixar a turma dos rebaixados, mas ficará empatado em pontos e só um sucesso atrás se vencer, der derrotas de Vitória e Coritiba e no máximo empate do Botafogo, porém, ficando a 6 pontos da escapada se perder, der empate no duelo catarinense e baianos e paranaense vencerem, além de ser lanterna se o Criciúma ganhar.

Boa no páreo e Ponte subindo

A sexta-feira foi movimentada com um "oxo" prejudicial para Ceará e Atlético Goianiense, pois um estacionou em 51 pontos e outro até foi aos 53, mas tendo apenas 15 vitórias, enquanto 53 com 16 tem o Boa Esporte depois da virada em Natal sobre o América, que parou nos 36 e pode acabar a rodada a 5 do último livre do descenso. Das últimas 5 rodadas, os mineiros ganharam 4 e só perderam uma, somando 12 de 15 pontos. Os goianos estão há 9 rodadas sem ser vencidos, obtendo 21 de 29 pontos. Os cearenses completam 5 rodadas sem obter vitórias.

O sábado terá o acesso da Ponte Preta se ela, que terá sua torcida em volumoso número no Nabizão, derrotar o Bragantino. Guto Ferreira tá mesmo fora da casamata pois não concederam o efeito suspensivo, assim, sendo o auxiliar Alexandre Faganello a dirigir a Macaca. O Maracanã deve ter casa cheia para Vasco x ABC, enquanto o clássico do sábado é Náutico x Santa Cruz, também América Mineiro x Icasa sendo um programa interessante. A noite é que promete ser dose de engolir com Vila Nova x Paraná e Portuguesa x Luverdense. Canindé, sábado, 9 da noite. Lusa rebaixada e Luverdense sem função nesta Série B. Se der 100 pessoas, celebrarei horrores.

Teremos um "Atlético Mineiro" na Série C?

Porque o Macaé tem vantagem de 4 x 0 sobre o CRB e o Paysandu está na frente do Mogi Mirim por 4 x 1. Os derrotados da ida são os mandantes da volta, a de Maceió no sábado e a de Mogi no domingo. Algum deles será o "Atlético Mineiro da vez"? Como diria Luiz Penido: hmmm!!! Sério, sem zoeira: a final é Macaé x Paysandu.

Decisão no domingo à noite

Sem televisionamento e por opção do mandante, Brasil x Tombense acontecerá às 8 e meia da noite de domingo para abrir a final da Série D. O rubro-negro de Pelotas foge da concorrência com o Gre-nal e aposta num horário que acho excessivamente tardio, mas que tem sido do seu agrado nas últimas pelejas. Xavante, cuja "terceira guerra mundial" com o Londrina rendeu 25 denúncias de ambos os lados da parte da procuradoria do STJD.

Curtinhas

*A final mineira terá 10% de torcedores visitantes, quebrando o expediente recente da torcida única. Serão 10% de cruzeirenses no Independência na próxima quarta e 10% de atleticanos no Mineirão no dia 26. Melhor que nada.

*Com a antecipação de São Paulo x Internacional para a próxima quarta, serão três visitas seguidas e posteriores três mandos contínuos do Colorado. Não deveria ser assim e sim ser feito algum ajuste semelhante ao feito com o Santa Cruz na Série B, que teve uma porfia adiada para evitar três mandos seguidos para evitar um descritério técnico. Mas neste caso, não dá. Depois dos 3 mandos, o Inter visitará o Figueirense pela última rodada.

*Dois jogos do domingo do fim de semana que vem não serão mais no Centro-Oeste. Santos x Cruzeiro não vai mais para Brasília e será na Vila Belmiro, enquanto Flamengo x Coritiba fica no Maracanã e não vai para Cuiabá.

*Negada liberação para o São Paulo pelo Uruguai, que mantém Alvaro Pereira para enfrentar Costa Rica e Chile.

*Cortado Rômulo e chamado Fred, do Shakhtar Donetsk, para os amistosos do Brasil contra Turquia e Áustria.

*Vice do Grêmio, Nestor Hein disse à ESPN que foi eleitoreiro o anúncio da compra da Arena pelo Fábio Koff, o que foi considerado decisivo para alavancar a candidatura do eleito presidente Romildo Bolzan Júnior.

*Sabe Luiz Mário, atacante do Grêmio campeão da Copa do Brasil de 2001? Jogará o Gauchão de 2015 pelo Novo Hamburgo. Ele defendeu por último a Inter de Limeira na "Copa Ménage à Trois" (Série A3 de São Paulo).

*Resolvido o Campeonato Cearense de 2015, começando em 14 de janeiro e acabando em 3 de maio: 10 times divididos em duas chaves de 5, ida e volta dentro dos grupos. Passam 3 de cada para a segunda fase, com os 2 últimos de cada grupo jogando um quadrangular para rebaixar dois deles. Segunda fase com duas chaves de 3 e times de uma contra os da outra em ida e volta, passando 2 de cada para as semifinais, depois vindo a final.

*Vem aí Cristiano Ronaldo x Messi versão seleções. Será no dia 18 com o amistoso Portugal x Argentina.

*Completa 40 anos neste domingo Del Piero, grande dianteiro que tem atuado pelo Delhi Dynamos na Superliga da Índia. Campeão mundial de 2006 pela Itália, é uma lenda viva da Juventus, onde faturou: 8 Italianos, uma Série B, uma Copa da Itália, 4 Supercopas da Itália e Liga dos Campeões, Supercopa e Intercontinental em 1996.

*Basquete: marcada para 8 da noite, a final do Paulista Feminino acabou às 11 e meia. Múltiplas prorrogações? Não. Americana batendo Presidente Venceslau por 79 x 48 fora de casa. Faltou luz por uma hora e meia.

*Limeira fora do Final Four da Liga Sul-Americana ao levar 85 x 80 do Argentino Junin. Ainda tem três brasileiros em outra chave na próxima semana. Bauru, Mogi das Cruzes e Brasília encararão o equatoriano Comunikt.

*Vôlei: a abertura da Superliga Feminina teve 3 x 1 do Rexona/Ades no Rio do Sul (25/15, 25/20, 19/25 e 25/14).

*Tênis: começando neste domingo em Londres o ATP Finals, reunindo os 8 melhores jogadores da temporada. Se levar o tri consecutivo, Novak Djokovic igualará Ilie Nastase de 1971 a 1973 e Ivan Lendl de 1985 a 1987.

*Fórmula 1: com classificação no sábado e prova no domingo, ambas às 2 da tarde, o Grande Prêmio do Brasil já não terá carros da Marussia, escuderia existente desde 2010 e que anunciou o término das atividades. Dê o que der em São Paulo, a temporada não acabará devido à pontuação dobrada do epílogo de Abu Dhabi no dia 23.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Lauro Jardim que a família de Orestes Quércia pedirá cerca de 400 mil "dilmas" mensais para alugar a frequência 89,5 FM, que a Rádio Globo AM deixará de usar a partir do dia 18 para transmitir em 98,1 no lugar da a partir de então somente virtual Beat 98. Adivinha quem pode alugar este espaço? Arrã: igrejas evangélicas. Unf...

*Leio no Flávio Ricco que Rachel Sheherazade será comentarista da Rádio Jovem Pan e participará dentro do "Jornal da Manhã", sem deixar de apresentar o "SBT Brasil". Só que as partes negarão isso por enquanto.

*Quem será a repórter do SBT do Rio de Janeiro que Patrícia Kogut disse que foi suspensa por sair na defesa de um cinegrafista que tirou satisfações com um vigilante de uma empresa de segurança que filmava e anotava os nomes dos funcionários que entravam na emissora sem crachá? O vigilante foi afastado e o câmera foi pra rua.

*Foram 25 pontos no supercílio que Sandra Annenberg levou na queda de um peso sobre sua cabeça enquanto fazia musculação em casa, contou a própria por telefone à Fátima Bernardes no "Encontro". Ernesto Paglia, por estar na residência naquele momento, pôde acudi-la e levá-la ao hospital de imediato. Foi muita sorte não dar um afundamento de crânio ou machucado mais sério no olho. Depois do já gravado antes disso "Como Será?" deste sábado, ela ficará alguns dias fora do ar na Globo e só voltará quando estiver 100%. Evaristo Costa ficará solo no "Jornal Hoje" e o programa de sábado será apresentado pela Mariana Ferrão, do "Bem Estar".

*Vem aí a última semana do "Telecurso" na Globo, que o mostrará na TV pela última vez na próxima sexta-feira para continuá-lo depois apenas pela internet, com seriados preenchendo o espaço das 5 às 6 da manhã até que estreie em 1° de dezembro o novo noticiário nacional "Hora Um", com Monalisa Perrone.

*A saideira: 100 anos neste domingo do nascimento de Hedy Lamarr, falecida em 2000 e que foi a atriz principal de "Sansão e Dalila". Na clássica comédia "Banzé no Oeste", Harvey Korman fez um personagem chamado Hedley Lamarr, que todas as vezes tinha o nome trocado para Hedy. Um trocadilho infame de Mel Brooks.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

O Muro de Berlim, que por 28 anos separou a Alemanha em Ocidental e Oriental, caiu há 25 anos completados neste domingo. Destaco aqui dois vídeos de 1989: este aqui é do "TJ Brasil" do SBT, com Hermano Henning; e este aqui é do "Jornal Nacional" da Globo, com Sérgio Chapelin, Silio Boccanera e Joelmir Beting.

Bela do Dia: Delta Goodrem

Delta Goodrem, cantora australiana que fará 30 anos neste domingo. Linda e canta bem.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia I

A cantora country Bonnie Raitt celebra 65 anos no domingo. Curta aqui ela com "Something To Talk About".

Clipe do Dia II

"Bela do Dia" deste fim de semana, Delta Goodrem chega aos 30 anos neste domingo. Aqui está a bela canção "Born To Try", conhecida aqui no Brasil enquanto tema do Bruno Gagliasso na novela global "Celebridade".

Arremate

Marcado para próxima quinta, 10 da manhã, o julgamento definitivo da Copa Verde de 2014. Assim esperamos.

"24 Horas" volta antes que saibamos se o título será mesmo do Brasília ou se vai pro Paysandu!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.