.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 22 de outubro de 2014 - ANO 12, EDIÇÃO 44
Ponte quase lá, JEC encaminhado e Lusa afundada

São as principais consequências da noitada desta terça-feira na Série B. A Macaca de Campinas não apenas continua líder, como abriu 10 pontos para a 5ª posição, faltando 21 por disputar. Os tricolores de Joinville também podem se animar pois a possibilidade de acesso é muito boa ao ser de 7 pontos a frente para o 5°. Estas duas equipes têm no fator mando de campo grandes elementos das suas ótimas campanhas. Justamente isso, entre tantas coisas mais, falta à Portuguesa: ganhar em São Paulo. Se ainda compensasse fora, mas nem isso... A "24 Horas" abre com destaques, pitacos e observações das pelejas de ontem à noite na segunda divisão.

Ponte Preta 3 x 1 Avaí - O primeiro tempo acabou empatado, mas os alvinegros desempataram e ampliaram na segunda etapa. O sapataço espetacular de Bryan para fazer 3 x 1 rendeu o gol mais lindo da noite. Os paulistas não perdem há 10 rodadas e venceram 8 delas, caindo em apenas 1 das últimas 13 atuações e se dando bem em 10 delas. São 5 mandos sem queda e somente 1 derrota em 16 nesta Bêzona. Os catarinenses não ganham há 2 rodadas e faturaram só 1 das últimas 5, perdendo todas as outras. O Leão era um "visitante indesejado", mas isso ficou em algum lugar do passado, como diria Christopher Reeve: 5 visitas fracassadas consecutivas.

Joinville 3 x 0 ABC - Edigar Junio fez a festa, todos os tentos dele. Só que a tranquilidade tricolor veio somente nas duas faturas entre 35 e 41 minutos da etapa final. O JEC não perde há 4 rodadas e emenda 3 vitórias. Em seus domínios, são 9 atuações seguidas sem queda e apenas 1 derrota em 25 mandos de campo neste 2014... coincidentemente para o Avaí que oponente seu em Florianópolis será depois de amanhã. Já os alvinegros potiguares têm 3 derrotas seguidas na Série B e 1 vitória nas últimas 6 rodadas (as demais perdidas).

América de Natal 2 x 0 Vasco - Antes da bola rolar, os vascaínos tiveram confirmada a permanência de Roberto Dinamite na presidência até a eleição do dia 11 do mês que vem. Com a pelota em jogo, Marlon acertou a trave americana pouco antes do intervalo. Redes estufadas foram as dos cariocas, duas vezes, a primeira através do Rodrigo Pimpão - que achei ter sofrido um pênalti entre cada uma das proezas. Curiosidade: primeira vitória do Mecão sobre o Vascão em Natal na história e apenas a segunda no retrospecto geral (a única até ontem sendo no Rio de Janeiro em 1975). Os potiguares não ganhavam havia 4 partidas gerais (3 na Bêzona) e não se dão mal como mandantes há 3 jornadas, enquanto os cariocas vinham de 10 rodadas de invencibilidade e agora perderam duas consecutivas, ao passo que, como visitantes, só venceram 1 dos últimos 6 enfrentamentos.

Icasa 2 x 1 Ceará - O Verdão do Cariri saiu na frente, tomou o empate, ficou na frente e ganhou. Resultado: sem treinador está o Vozão com a demissão pedida por Sérgio Soares, que o deixa após 45 vitórias, 24 empates e 19 derrotas. O Icasa não ganhava havia 3 rodadas e agora não perde há 2, tendo 4 jogos sem cair como mandante e venceu 3 desses. O Ceará só venceu 1 das últimas 9 visitas na competição e somou 7 dos últimos 18 pontos.

Boa Esporte 1 x 0 Náutico - Logo aos 9 minutos, os pernambucanos tiveram Vinícius expulso. Isso ajudou os mineiros a conquistarem a vitória, que só não foi ampliada a 2 minutos do término regulamentar por Júlio César brilhar em duas defesas seguidas no mesmo lance. Os bovetas vencem 2 seguidas após 4 derrotas consecutivas e caíram em casa apenas 1 vez nos últimos 5 desafios, ganhando todos os outros. O Timbu só faturou 1 vitória nas 4 últimas rodadas e uminha nas últimas 5 presenças afastado da sua gente.

Atlético Goianiense 3 x 0 Luverdense - Novamente em ascensão, os goianos obtiveram uma vitória sem traumas neste encontro do Centro-Oeste, com a meia-bicicleta do Kayke rendendo o segundo gol mais bonito da noitada. O Dragão não perde há 6 rodadas e venceu 4 delas, inclusive as 3 últimas, e tem invencibilidade como mandante de 6 porfias, 4 delas vitoriosas. O Verdão do Norte só tem 4 êxitos nas últimas 13 jornadas, perdendo todas as demais. Apenas 1 sucesso nas últimas 8 visitas, em todas as outras saindo derrotado.

Paraná 1 x 0 Portuguesa - Os paulistas até poderiam saltar na frente aos 13 do segundo, mas fazer o quê se o disparo do Gabriel Xavier para na trave e, na volta, Luan manda pra fora com a meta livrinha da silva? O castigo veio a cavalo, como diria a unha do Oscar Roberto Godoi: 3 minutos mais e paranaenses na frente. O Tricolor não perde há 5 rodadas, embora ganhasse só 2 delas, e tem 11 mandos de invencibilidade, mas tinha empatado os 4 últimos antes desse. A Lusa tem 12 rodadas sem êxito, emenda 4 derrotas e não ganha fora de casa há 6 jogos. Desgraça pouca? Não. Tem mais essa greve dos funcionários do clube com salários atrasados. Baaahhh!!!

Oeste 1 x 3 América Mineiro - Os mineiros abriram o marcador, os paulistas empataram e depois foram vazados duas vezes. O Rubrão está há 4 rodadas "oxando" como visitante e perdendo como mandante, ao passo que o Coelho não perde há 8 partidas, ganhou 3 das últimas 4 e, fora de casa, não se dá mal há 5 e faturou 3 delas.

Sampaio Corrêa 3 x 0 Bragantino - Estreia pé quente de Vinícius Saldanha na casamata. Poderia ser 4 x 0, mas um chute no finalzinho acertou a trave. O Bolívia Querida não perde há 8 rodadas, mas voltou a ganhar depois de 4 empates, enquanto tem 16 mandos de campo sem derrota, embora tivesse empatado 3 seguidos até ontem. Se fossem um pouquinho melhores longe dos seus domínios, os maranhenses certamente estariam na briga do G4 em pé de igualdade com os 5 primeiros - ou os 3 depois de Ponte e Joinville. O Massa Bruta ganhou 1 das últimas 7 rodadas (5 delas derrotadas) e não se dá bem como visitante há 5 pelejas (4 delas perdidas).

31 de 38 rodadas já são história e a classificação da segunda divisão do Campeonato Brasileiro nos traz este cenário, viventes: em 1°, Ponte Preta com 60; em 2°, Joinville com 57; em 3°, Vasco com 54; em 4°, Avaí com 52; em 5°, Ceará com 50; em 6°, Boa Esporte e Sampaio Corrêa com 47; em 8°, Atlético Goianiense com 46; em 9°, América Mineiro e Náutico com 45; em 11°, Santa Cruz com 45 e um jogo a menos; em 12°, Luverdense e Paraná com 40; em 14°, Bragantino com 36; em 15°, ABC e Oeste com 35; em 17°, América de Natal com 33; em 18°, Icasa com 32; em 19°, Vila Nova com 23 e um jogo a menos; e em 20°, Portuguesa com 21.

O fim-de-semana terá duas metades iguais em cada dia. A da sexta-feira abre às 7 e meia com a pelejaça Avaí x Joinville e mais Portuguesa x Icasa e América Mineiro x América de Natal, enquanto a sessão dos 10 pras 10 no BBB (Big Ben Brasília) apresenta o clássico nordestino Ceará x Santa Cruz e ABC x Paraná. No sábado, dois enfrentamentos às 4 e 20 da tarde: o jogaço Vasco x Ponte Preta e Bragantino x Boa Esporte. Às 4 e 20 no BBN (Big Ben Nordeste), tem Náutico x Atlético Goianiense. E às 9, sessão noturna dupla no Centro-Oeste: Vila Nova x Sampaio Corrêa e Luverdense x Oeste, este iniciado às 8 no BBMT (Big Ben Mato Grosso).

Os destaques da Série A

O empate entre Bahia e Atlético Mineiro não foi bom para as duas equipes. Os mineiros abriram o placar já no segundo tempo e os baianos empataram a 10 minutos do fim. Guilherme Santos tirou a camisa para comemorar e foi expulso pelo lado tricolor, mas Diego Tardelli tomou vermelho na finaleira e prejudica os alvinegros para o compromisso de sábado contra o Sport. Pior mandante da competição com 5 vitórias, 4 empates e 6 derrotas, o Esquadrão não vence há 6 partidas gerais (5 no Brasileiro), mas evitou uma quinta derrota consecutiva (quarta no Nacional). O Galo não perde há 5 jogos gerais (4 na primeira), mas não chegou à quarta vitória seguida (terceira na Série A), além de não triunfar há 4 visitas gerais (3 no Brasileiro). O Bahia não poderá sair da zona de risco nesta rodada devido ao duelo direto Coritiba x Botafogo, enquanto o Atlético só acabará este meio de semana em terceiro lugar se o Inter perder para o Flamengo e o Corinthians no máximo empatar com o Vitória.

A seguir, uma projeção da noitada desta quarta-feira. Quase tudo hoje por quase tudo do fim-de-semana ser no sábado em razão do domingo de segundo turno para governadores e entre Dilma Neves e Aécio Rousseff:

Cruzeiro x Palmeiras (1° com 59 x 14° com 34) - Sem derrota em casa neste confronto desde 2009, a Raposa pode acabar a rodada com 10 pontos de vantagem pra vice-liderança se ganhar, o São Paulo perder e o Inter no máximo empatar. Sem Valdivia após acordo que lhe permitiu cumprir hoje a punição no STJD e atuar no derby paulistano de sábado, o Verdão pode abrir 6 pontos de distância pro bocão do rebaixamento se vencer em Belo Horizonte e der empate em Coritiba x Botafogo e derrota do Vitória ou no máximo empate do Criciúma.

Chapecoense x São Paulo (15° com 34 x 2° com 52) - O Verdão do Oeste está invicto em casa no comando do Jorginho: 3 vitórias e 1 empate. Sua situação é a mesmíssima citada acima para o Palmeiras. O Tricolor tem que ganhar e torcer por derrota do Cruzeiro para ficar a 4 pontos dele. Êxito renderá a Rogério Ceni um recorde reconhecido pelo Guinness: jogador a mais vencer partidas oficiais por um mesmo clube. O goleiro tem 589 em 1.134, empatado com o mítico Ryan Giggs, do Manchester United. No geral, o mito são-paulino tem 613 vitórias.

Flamengo x Internacional (11° com 37 x 4° com 50) - Sem perder este enfrentamento como mandante desde 2006, o Mengão se distanciará do Z4 em 9 pontos se ganhar e der empate em Coritiba x Botafogo e derrota do Vitória ou no máximo empate do Criciúma. O Colorado será vice-líder se vencer e o São Paulo no máximo igualar, pois ambos teriam a mesma pontuação, mas os gaúchos teriam uma vitória a mais. Até posso dizer que vitória somada a derrota do Cruzeiro deixa o Inter a 6 pontos da liderança, mas confesso não acreditar nisso, não.

Corinthians x Vitória (5° com 49 x 16° com 31) - Atuando na Arena Pantanal em cumprimento de perda de mando de campo, o Coringão será terceiro se vencer e o Inter no máximo empatar. Já o Leão seguirá distante dos quatro últimos se ganhar e entrará neles havendo êxito do Criciúma ou não der empate no Couto Pereira.

Grêmio x Figueirense (6° com 47 x 13° com 35) - O Tricolor assumirá o quinto lugar se ganhar e o Corinthians no máximo empatar, igualando a pontuação e tendo uma vitória a mais, ao passo que teria os mesmos pontos do Inter caso este perca, mas ficaria ainda a um triunfo dele. O Furacão do Estreito livrará 7 pontos de frente pro Z4 se vencer e der empate em Coritiba x Botafogo e derrota do Vitória ou no máximo empate do Criciúma.

Santos x Fluminense (7° x 8°, ambos com 45) - Quem sair vencedor precisa torcer por derrota do Internacional e no máximo empate do Corinthians para ficar a dois pontos da turma da Libertadores.

Sport x Goiás (12° com 37 x 9° com 38) - O Leão está na mesma situação descrita mais acima pro Flamengo e o Esmeraldino abrirá 10 pontos para o grupo da Série B se ganhar e... adivinha? Pois é: der empate em Coritiba x Botafogo e derrota do Vitória ou no máximo empate do Criciúma. Como esta combinação ajudaria tantos, né?

Criciúma x Atlético Paranaense (19° com 30 x 10° com 37) - O Tigre deixará os quatro últimos se fizer sua parte, o Vitória no máximo empatar e der empate no Couto Pereira ou o Coritiba derrotar o Botafogo.

Coritiba x Botafogo (20° com 29 x 18° com 30) - Mamãe, que batalha... O Coxa sairá da turma do descenso se ganhar e Criciúma e Vitória no máximo empatarem (os baianos teriam pontos e vitórias iguais, mas saldo pior). O Fogão escapará do grupo de risco se vencer, o Vitória perder e o Criciúma no máximo empatar, o que mostraria quatro equipes empatadas em 31 pontos, mas os cariocas em 16° nas vitórias e no saldo de gols.

Brasil e Alemanha, são vocês?

I-m-p-o-s-s-í-v-e-l não lembrar da semifinal da Copa do Mundo diante do registrado no Grupo E da Liga dos Campeões da UEFA com a estúpida goleada do Bayern de Munique sobre a Roma em campo italiano. Aos 36 minutos do primeiro tempo, já estava 5 x 0. Jesus amado... A única diferença é que a Roma fez seu gol depois do quinto e não do sétimo. Só não foi a pior derrota de um mandante na história da competição pois, também nesta terça, o BATE Borisov tomou uma chapuletada de fazer o pé do ouvido dar sinal de ocupado até agora: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 a nada do Shakhtar Donetsk pelo Grupo H. Todos os gols brasileiros: Alex Teixeira, Douglas Costa e nada mais e nada menos que 1, 2, 3, 4, 5 do Luiz Adriano, que igualou o feito do Messi nos 7 x 1 do Barcelona sobre o Bayer Leverkusen nas oitavas de 2012. Este 22 de outubro de 2014 está definitivamente na história.

O Grupo E tem 9 pontos do Bayern, 4 da Roma, 2 do Manchester City e 1 do CSKA Moscou. Os russos fizeram 2 gols no primeiro tempo e os ingleses 2 no segundo. O Grupo H mostra 7 do Porto, 5 do Shakhtar, 3 do BATE e 1 do Athletic Bilbao. Os portugueses venceram em casa aos espanhóis. O Grupo F é liderado pelo Paris Saint Germain, 7 pontos após superar em fatura única aos 42 do segundo o Apoel, que tem 1. Com 6 vem o Barcelona, que trincou o Ajax, estacionado com 2. Um do Neymar e um do Messi, que estão comendo a bola em 14/15. O Grupo G teve meia dúzia do Chelsea no Maribor, metade de tentos em cada etapa. 7 pontos dos ingleses e 2 dos eslovenos. A emocionante vitória foi do Schalke 04, que saiu atrás, virou e chegou ao terceiro, tomou o empate e marcou o gol da vitória sobre o Sporting aos 48 do segundo. 5 pontos dos alemães e 1 dos portugueses.

Pelejas de hoje: Grupo A com Olympiacos x Juventus e Atlético de Madrid x Malmo; Grupo B com Liverpool x Real Madrid e Ludogorets x Basel; Grupo C com Monaco x Benfica e Bayer Leverkusen x Zenit; e Grupo D com Galatasaray x Borussia Dortmund e Anderlecht x Arsenal. Teremos alguma marca histórica nesta quarta?

Curtinhas

*Oficial: o primeiro classificado para a Série B de 2015 e semifinalista da C deste ano será definido a partir das 4 da tarde no BBB (Big Ben Brasília), quando acontecer Mogi Mirim x Salgueiro. Entre jogar em casa num horário diferente e atuar em outro estádio à noite, o Sapão preferiu o Romildo Ferreira, que teve uma torre de iluminação levada ao solo por um vendaval no último fim de semana. A vantagem é paulista por 1 x 0 em Pernambuco.

*35 anos de dois ex-jogadores que penduraram as chuteiras bem cedo: Deivid e Doni. O ex-atacante conquistou títulos em Corinthians (RJ/SP e Copa do Brasil 2002), Cruzeiro (Mineiro, CB e Brasileiro 2003), Santos (Brasileiro 2004), Fenerbahce (Turco 2007), Flamengo (Carioca 2011) e Coritiba (Paranaense 2013). O ex-goleiro pôs faixas de campeão com Corinthians (RJ/SP e CB 2002 e Paulista 2003), Roma (Supercopa da Itália 2007 e Copa da Itália 2007 e 2008), Liverpool (Copa da Liga Inglesa 2012) e Seleção Brasileira (Copa América 2007).

*6 meses de estaleiro pro Thiago Alcântara, do Bayern de Munique. Joelho direito operado pela 2ª vez este ano.

*Após levar 8 x 0 do Southampton, o elenco do Sunderland reembolsou o valor do ingresso dos 2.500 fãs que viajaram até a costa sul da Inglaterra. Já pensou se a moda pega? Aqui no Brasil teríamos algo parecido?

*Treinador do Arsenal há 18 anos, Arsène Wenger completa 65 hoje. Apenas títulos nacionais pelos Gunners: os Ingleses de 1998, 2002 e 2004, as Copas da Inglaterra de 1998, 2002, 2003, 2005 e 2014, e as Supercopas da Inglaterra de 1998, 1999, 2002, 2004 e 2014. Nenhuma conquista continental até hoje, nem em outros clubes. Como técnico, levou a Copa do Imperador e a Supercopa do Japão em 1996 pelo Nagoya Grampus e o Francês de 1988 e a Copa da França de 1991 pelo Mônaco. Jogando, venceu o Francês de 1979 pelo Strasbourg.

*Quarta-feira dos 85 anos do nascimento de Lev Yashin. Falecido em 1990, o "Aranha Negra" defendeu um único time na carreira: o Dinamo Moscou, por ele conquistando o Soviético em 1954, 1955, 1957, 1959 e 1963, e a Copa da URSS em 1953, 1967 e 1970. Pela seleção, ganhou a Olimpíada de 1956 e a Eurocopa de 1960.

*Considerado o maior jogador de basquete da história da Croácia, Drazen Petrovic nascia há 50 anos fechados hoje. Falecido em 1993, foi campeão mundial de 1990 e medalhas olímpicas de bronze em 1984 e prata em 1988 pela Iugoslávia e prata em 1992 pela Croácia. Na NBA, defendeu Portland Trail Blazers e New Jersey Nets.

*Vôlei: agora jogadora do Vakifbank na Turquia, Sheilla estreou ganhando título. A Supercopa foi disputada com o Fenerbahce e a conquista chegou em 3 sets a 0 (25/20, 25/18 e 25/23).

Sintonia PB I

Leio no Flávio Ricco que a Globo ainda está elaborando o já anunciado novo noticiário matinal das 5 às 6 horas. Hoje, o que se tem é que ele conte com correspondentes participando ao vivo e comentaristas gravados. O Rio de Janeiro responderia pelo jornal, mas decidiram que São Paulo vai liderá-lo por ser nesta metrópole que as concorrentes têm investido mais (leia-se "Notícias da Manhã" no SBT, "Balanço Geral SP: Manhã" na Record e "Café com Jornal" na Bandeirantes). Tem quem na Plim-Plim ache que essa estreia deveria ser só no começo de 2015. Mas e aquilo de 1° de dezembro, que destaquei na "24" anteontem? Até lá não dá para ajeitar tudo?

Sintonia PB II

Leio na Cristina Padiglione que vem aí a R7 TV. As programações de Rede Record e Record News poderão ser assistidas pelos canais Record Play e Record News Play, enquanto conteúdos próprios do R7 estarão no canal Rec7, além de vídeos sob demanda permitirem ao internauta assistir tudo quando bem entender. O único porém está num canal de arquivos de programas das décadas anteriores, com festivais musicais e cenas que fizeram história na televisão. Precisam primeiro resolver questões de direitos autorais antes de lançá-lo.

Bela do Dia: Elisa Brites

Elisa Brites, atriz conterrânea gaúcha que fez "Malhação" na Globo e "Animal" no GNT. Essa imagem dela é para uma matéria na revista Imóvel Class. Jovem, linda e sedutora.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia

Um dos criadores da imbecilidade televisiva "Cara-de-Pau" na MTV dos EUA e diretor de filmes como "Quero Ser John Malkovich" e "Onde Vivem os Monstros", Spike Jonze aniversaria nesta quarta e faz 45 anos. Ele é diretor de vídeos musicais, mas de uma lista de variados que achei, apenas e tão somente dois musicalmente falando me agradaram, ambos do Fatboy Slim. Um deles está aqui: "Praise You", de 1998.

Arremate

Flamengo rumo à FIFA para conseguir a grana que o Al Nassr não pagou até agora pelo Hernane.

"24 Horas" volta antes que saibamos se o dinheiro do Brocador chegará! Ou não...

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.