.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Terça, 21 de outubro de 2014 - ANO 12, EDIÇÃO 43
A primeira na terça

Raramente tem jogo da Série A do Campeonato Brasileiro na terça-feira. Esta semana tem. Em contrapartida, não tem nada depois de amanhã. É a consequência de 9 das 10 partidas do próximo fim-de-semana acontecerem no sábado em razão do segundo turno eleitoral no domingo (a outra ficou para a mais incomum ainda segunda-feira). Aos 10 pras 10, Bahia x Atlético Mineiro será o enfrentamento que começa a jornada deste meio de semana.

18° com 30 pontos, o Esquadrão sairá da zona de risco se ganhar e nela colocará o arquirival Vitória, embora as coisas possam voltar amanhã ao ponto atual quando o rubro-negro jogar com o Corinthians em Cuiabá. Empate manterá os tricolores na turma do descenso, apenas invertendo a posição com o Botafogo e, mesmo igualando o Vitória em pontos, ainda atrás dele por ter um êxito a menos. Se perder, o Bahia correrá risco de ser lanterna, já que tem apenas 1 ponto a mais que o Coritiba. Por outro lado, o Galo é 4° com 50 pontos e chegará ao segundo lugar saindo ganhador do Nordeste ou terceiro isolado se empatar. Se perder, estará ameaçado de cair pra sexta posição em caso de vitórias do já citado Corinthians e do Grêmio aqui em Porto Alegre contra o Figueirense.

A segunda na terça

Só não é cheia a rodada desta noite pois Santa Cruz (7° com 45) x Vila Nova (19° com 23) ficou para terça-feira da semana que vem para não dar aos tricolores pernambucanos a possibilidade de atuarem como mandantes em três oportunidades seguidas após as vitórias sobre Vasco e Bragantino. Asteriscos de volta por poucos dias.

A sessão das 7 e meia estará recheada e com os melhores atrativos por envolver o pessoal do acesso. Líder com 57 pontos em espetacular subida, a Ponte Preta precisa ter casa cheia no embate com o Avaí, 4° com 52, sendo este um duelo de "seis" pontos. 3° com 54, o Vasco vai a Natal visitar o América, 17° com 30. A não ser que haja algum engano no que pesquisei, já que isto me pareceu incrível, os potiguares nunca venceram os cariocas em 7 encontros mandados pelos nordestinos do primeiro em 1973 até o último em 2009. Com 50 pontos em 5° lugar, o Ceará faz um pega regional (clássico não, por favor) com o Icasa, 18° com 29. Reabilitação se faz necessária da parte alvinegra, mas os verdes também precisam demais do resultado.

Também na primeira de duas faixas, outros três jogos envolvem times da zona de baixo. 14° com 36 e ainda à procura de um efetivo descanso na luta contra a Série C, o Bragantino é visitante contra um Sampaio Corrêa que é 9° com 44 e que, agora sim, trocou mesmo de treinador após aquele "balança, mas não cai" do Lisca, desta vez fora mesmo e substituído por Vinícius Saldanha. 16° com 35, o Oeste é mandante contra o América Mineiro, 11° com 42. E na Capanema, o Paraná é 13° com 37 e jogará contra a Portuguesa, lanterna com 21.

Aos 10 pras 10, mais três desafios. Atlético Goianiense x Luverdense não vale muito a pena pois um é 10° com 43 e outro o 12° com 40. Boa Esporte x Náutico também atrai pouco pois os mineiros estão em 8° com 44 e os pernambucanos em 6° com 45, distantes ainda da pontuação de G4. Melhor mesmo é observar Joinville x ABC, os catarinenses vice-líderes com 54 e os potiguares em 15° com 35, querendo se afastar do Z4.

No Velho Continente

Quase um mês após a segunda rodada, vamos à terceira da fase de grupos da Liga dos Campeões. Porfias da terça-feira: Grupo E com CSKA Moscou x Manchester City e Roma x Bayern de Munique; Grupo F com Apoel x Paris Saint Germain e Barcelona x Ajax; Grupo G com Schalke 04 x Sporting e Chelsea x Maribor; e Grupo H com Porto x Athletic Bilbao e Bate Borisov x Shakhtar Donetsk. O time ucraniano hoje será visitante, mas nos mandos de campo tem atuado em Lviv pois o conflito na Ucrânia com os separatistas pró-Rússia tem resquícios na Donbass Arena, que outra vez sofreu uma explosão que, embora não deixasse feridos, danificou o estádio.

Curtinhas

*Com datas cheias, a Alemanha não fará em 2015 um amistoso com o Brasil. Tem gente na CBF dizendo que os chucruteiros não querem, como que querendo dar à opinião pública a impressão de que os brasileiros desejam a partida e os alemães que estariam "fugindo" dela. Não confie nestes tontos da CBF. Eles juram que 1 x 0 ou 2 x 0 em amistoso apagariam os 7 x 1 na Copa do Mundo. Babacas... E quem for na deles é tão desmiolado quanto.

*Pancadaria de torcidas no Serra Dourada rendendo 3 perdas de mando ao Goiás (a ser cumpridas diante de Fluminense, Bahia e Corinthians) e uma ao Figueirense (contra a Chapecoense), todas com portões fechados. Mas fiquemos atentos aos efeitos suspensivos que certamente virão e aos julgamentos no Pleno do STJD.

*Deverá sofrer mudança a volta da quarta-de-final Mogi Mirim x Salgueiro na Série C, restando saber se de horário para continuar no Romildo Ferreira ou de local se mantida para 8 da noite. Tudo porque um vendaval na noite de domingo derrubou uma das torres de iluminação do palco do Sapão a ponto dela cair em cima de um muro.

*Oficializada a semifinal da Série D: ida no sábado com Tombense x Confiança às 17h e Brasil x Londrina às 20h; volta no dia 2 com Confiança x Tombense e Londrina x Brasil ambos às 17h no BBB (Big Ben Brasília). Aliás, as imagens da festa dos xavantes no Bento Freitas na volta dos seus jogadores de Brasília foram legais demais. Se vier título, que ótimo. Se não vier, o objetivo do acesso foi conquistado e confirmou o melhor momento do clube desde o sofrimento com a tragédia às vésperas do início do Campeonato Gaúcho de 2009.

*Tristíssimo este caso de Peter Biaksangzuala, jogador do Bethlehem Vengthlang autor de um gol na partida com o Chanmari West pela Mizoram Premier League da Índia e que morreu após quase uma semana hospitalizado por sofrer lesões na coluna após dar uma cambalhota na comemoração do tento.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Grato ao Matheus Teodoro pela dica: a TVCOM de Santa Catarina estreou ontem sua nova apresentadora do variado noturno "TVCOM Tudo +", que é Sabrina Ongaratto, egressa da RBS TV de Pelotas. É a terceira baixa que filiais da RBS no interior aqui do Rio Grande do Sul sofrem nas últimas semanas, as outras sendo Rafael Ristow (foi pra EPTV de Campinas) e Eveline Poncio (seguiu na RBS, mas foi transferida para Chapecó).

*Mais aldeia pampeana: leio no José Luiz Prévidi que Caroline Patatt agora é repórter não só da TV Record, mas também da Rádio Guaíba, onde já reportou ontem ao falar do debate de governáveis no domingo pelo canal 2.

*Por falar em debate na Record: o presidenciável também de anteontem leio na Patrícia Kogut que rendeu vice em Sampa City e terceirão no Rio de Janeiro. Foram 12 pontos dos paulistanos, abaixo dos 16 da Globo e acima dos 10 do SBT e dos 6 da Bandeirantes, e 7 pontos dos cariocas, atrás dos 16 da Globo e dos 11 do SBT.

*Debates nesta semana acontecerão na Globo: o presidenciável na sexta-feira, às 22h10 (bem mais cedo que o do primeiro turno pela necessidade de acabar até meia-noite, quando o período de campanha estará fechado), e os para governador uma noite antes, às 22h25. Estados que já têm governador eleito mostrarão o SAT SP com "The Voice Brasil" e "Amor & Sexo" normais. Os que têm segundo turno terão só o "Voice" após os debates.

*Leio no Notícias da TV que a Globo ainda não confirma 1° de dezembro para estreia do novo jornal das 5 às 6 da manhã por isso depender de pilotos que Monalisa Perrone gravará no mês que vem. Essa data, como leram na "24 Horas" de ontem, foi "entregue" num informe do portal iMirante sobre as mudanças que a programação da TV Mirante sofre desde domingo com o horário de verão, no qual o Maranhão não está incluído.

*Leio na Keila Jimenez que, se depender de SBT, Record, Bandeirantes e RedeTV!, a conta da TV fechada pode aumentar. Explica-se: no começo do ano que vem, estas redes abertas conversarão com as operadoras para ver se elas passam a repassá-las um valor X por assinante, igual acontece com todo e qualquer canal específico de mídia paga. A queixa das quatro abertas é por tanto não receberem nada para ter seu sinal exibido em Net, Sky, Claro, Oi, GVT etc. quanto por elas e mais a Globo (que deve ficar de fora dessa enquanto dona da Globosat) representarem cerca de 65% de audiência entre os mais de 19 milhões de assinantes de operadoras. Pode ser mais drástica a coisa: se não receberem delas, as quatro abertas podem deixá-las. Mas chegariam a tanto?

*Terça-feira dos 35 anos de Fernanda Rodrigues, atriz que na televisão atua apenas na Globo e que surgiu ainda criança em "Vamp", se destacando já adulta em "O Astro". Atualmente, ela aparece no Viva em "A Viagem".

*85 anos do nascimento de Walter Hugo Khouri, diretor falecido em 2003 e que fez obras como "Na Garganta do Diabo", "Noite Vazia", "As Cariocas" e o por causa da Xuxa tão comentadíssimo "Amor, Estranho Amor".

*A saideira: dia dos 30 anos sem François Truffaut, um dos maiores cineastas franceses de todos os tempos. Nascido em 1932, ajudou a fundar o movimento Nouvelle Vague. Seus filmes incluem "A Noite Americana" (Oscar de estrangeiro), "Os Incompreendidos" (prêmio de direção em Cannes), "O Último Metrô", "Fahrenheit 451" e "O Homem Que Amava as Mulheres". Como ator, esteve em "Contatos Imediatos do Terceiro Grau".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Joyce Cândido

Joyce Cândido, cantora. A descobri nesta madruga pelo Jô Soares na Globo.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia

90 anos do nascimento? 89? Ou até mesmo 85? Há uma confusão, encontro referenciais variados de todas estas idades. Certo é que Celia Cruz, a "Rainha da Salsa" da cubana havana, morreu em 2003. Maior artista deste país, embalou o mundo com a latinidade do seu som. Um exemplo está aqui: "La Vida Es un Carnaval".

Arremate

Oscar Pistorius condenado a 5 anos de prisão em regime fechado por matar a namorada Reeva Steenkamp.

"24 Horas" volta antes que a pena comece a ser cumprida pelo paralímpico sul-africano!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.