.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Sábado e domingo, 11 e 12 de outubro de 2014 - ANO 12, EDIÇÃO 35
A praga do efeito suspensivo

Não é a primeira vez que falo disso nesta "24" e nem de perto será a última, com certeza (ou "concerteza", como escreveria o analfabeto patriota que começa a cantar o Hino Nacional com "houveram do Ipiranga as margens flácidas"). A praga do efeito suspensivo faz com que todas as decisões do STJD em primeira instância não sejam consideradas definitivas, pois ele sempre pode entrar em cena - isso quando não reformulam a punição, como já aconteceu com condenados que tiveram seus castigos alterados nos últimos meses (exemplos: Grêmio, Sport, América Mineiro e Petros). Agora, esta semana extrapolou. Simplesmente cinco efeitos suspensivos!

Cinco? A saber: o dado ao Bahia, que permitirá que enfrente a Chapecoense neste domingo na Fonte Nova; o ganho pelo Cruzeiro, que poderá jogar com o Palmeiras no Mineirão no dia 22; o conseguido pelo São Paulo, que terá Michel Bastos neste domingo contra o Atlético Mineiro; o do próprio Galo, que receberá a já mencionada Chape no Independência no sábado da semana que vem; e o obtido pelo Corinthians, que poderia ir ao Itaquerão encarar o Vitória no dia 22, mas que preferiu mandar mesmo esta peleja na Arena Pantanal por já ter acertado a realização com seus administradores. Quer dizer: decisão em primeira instância vale menos que um dólar furado com o qual o saudoso Giuliano Gemma comprava uma dúzia de ovos para misturar no espaguete. É brabo!!!

Depois dessa, faltarão apenas 10

Fecharemos neste fim de semana 28 rodadas do Campeonato Brasileiro. Líder com 56 pontos, o Cruzeiro pode dar um passo importantíssimo rumo ao cada vez mais previsível título (ainda que tenha somado apenas 7 pontos dos últimos 21, mas ajudado preciosamente pelos concorrentes incapazes de uma efetiva aproximação). Basta ganhar do Flamengo, que tem 34, e torcer por derrota do vice-líder São Paulo para o Atlético em Minas Gerais e um tropeço do terceirão Internacional contra o Fluminense aqui em Porto Alegre para livrar 10 pontos de frente, depois faltando 30 por disputar. Mesmo assim, ainda que perca no Rio de Janeiro e os dois abaixo vençam seus compromissos, a Raposa ainda dependerá das próprias forças, sem contar que não há mais confrontos diretos por já ter duelado com o Tricolor (que até ganhou, mas depois jogou tudo fora) e o Colorado (o papagaiador com "PA" maiúsculo desta semana). É uma afrouxada que o primeirão pode se permitir dar. Os inimigos ajudam.

Além dos já citados São Paulo com 49, Inter com 47 e Galo com 44, a briga por vagas na Libertadores terá em ação a dupla dos 46 pontos: Grêmio, que vai a Sampa City duelar com um Palmeiras com 31 pontos e que não quer dar sopa pro azar na fuga do descenso, e Corinthians, que está na Amazônia para enfrentar o Botafogo, que tem 26 e que preferiu lucrar um dindim esperto por lá a jogar para uma plateia reduzida no Maracanã. Fogão x Coringão é da 9ª rodada, mas aconteceu uma inversão de mandos de campo com o embate desta 28ª jornada sendo realizado na Arena Corinthians como mais um evento-teste dela antes da abertura do Mundial de Seleções. Algo certo é que, mesmo que ganhe, o Glorioso não sairá do bocão da Série B por ter quatro pontos a menos que o Bahia, último fora deste grupo e que enfrentará a Chapecoense, que tem 31 a exemplo do Atlético Paranaense, que pega o Figueirense, que tem 32. Curioso e bizarro: o CAP nunca venceu o Figueira em 8 jogos em Curitiba.

As outras três partidas também envolvem times que não querem voltar pra segunda divisão: penúltimo com 27, o Criciúma tentará emendar um segundo sucesso como mandante e terá pela frente um Santos que quer dar uma de "cavalo alazão", como diria Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro (claro que Leandro Damião estava numa péssima fase do Internacional, mas essa de "pangaré", vou te contar... pegou mal), e que sonha em se aproximar dos quatro primeiros ao ter os mesmos 42 pontos do Fluminense; antepenúltimo com 28, o Vitória fará um clássico nordestino de rubro-negros com o campeão de 1987 agora oficializado Sport, intermediário com 36; e encontro alviverde no Centro-Oeste reunirá o Coritiba, 16° com 29, e o Goiás, também intermediário com 34.

Os destaques da Série B

A 29ª rodada abriu com uma vitória do Vasco sobre o Boa Esporte literalmente na troca do sinal amarelo para o vermelho, anotados que foram seus dois tentos entre 40 e 44 minutos do segundo tempo. Com 54 pontos, agora seca tanto a Ponte Preta para seguir líder desde que ela perca para o Santa Cruz em Campinas (basta empate para a Macaca retomar o primeiro lugar por uma vitória a mais) quanto o Avaí para manter 5 pontos de vantagem pra quinta posição desde que ele perca em seu reduto para o antepenúltimo Icasa. É difícil que isso aconteça por mais que o Leão venha de duas derrotas, mas a secada também valerá da parte do Ceará, que voltou ao G4 com o êxito por marcador mínimo sobre o Bragantino. Basta empatar pro Avaí superá-lo por ter melhor saldo de gols. Se ganhar, o time de Florianópolis passará o Joinville, que foi aos 51 vencendo o Vila Nova em Goiânia.

Lá embaixo, o Oeste dá uma flertada com a turma do rebaixamento após perder pro Atlético Goianiense pois, mesmo tendo 5 pontos acima do 17° colocado América de Natal, isto encurtará se ele derrotar nesta tarde o Sampaio Corrêa. O mesmo sinal de alerta vale pro Paraná, 4 pontos acima dos potiguares e que não pode dormir no ponto fora de casa contra o Luverdense. Não dá para levar por totalmente tranquila também a vida do ABC, que quer dar um respiro ainda maior visitando o Náutico. E lanterna e 12 pontos abaixo do 16° Paraná, a Portuguesa só seguirá nesta diferença mesmo que caia pro América Mineiro pois o Bragantino já atuou nesta rodada - embora o Massa Bruta tenha um jogo atrasado com o Santa Cruz a ser cumprido na próxima terça-feira.

A 180 minutos da Série C

Enquanto a terceira divisão está de folga neste fim de semana e começará suas quartas-de-final apenas no outro fim de semana, as da Série D é que terão início. Este domingo terá a rodada de ida com Anapolina x Londrina e Jacuipense x Confiança às 4 da tarde, Moto Club x Tombense às 5 e Brasil de Pelotas x Brasiliense apenas às 8 da noite (este horário foi opção do Xavante, não sei por qual motivo jogar tão tarde da noite neste dia da semana - e eu já acho 7 e meia no horário de verão um absurdo ridículo, logo...). No outro fim de semana, saberemos os novos integrantes da Terceirona para substituir Treze, CRAC, São Caetano e Duque de Caxias em 2015. Claro que merecerão subir os que fizerem por merecer dentro das quatro linhas, mas me reservo o direito de manifestar algumas preferências: Londrina, Brasil, Moto e Confiança. Se for deles os acessos, acharei bacana.

Escretes canarinhos

A manhã de sábado é de Brasil x Argentina em Pequim. Acho que isso de "Superclássico das Américas" anda banalizando a magia que este jogo sempre traz pois, repetido várias vezes em um curto espaço de tempo e de maneira desnecessária, faz com que o interesse especial do torcedor desapareça. Mas enfim, eles sabem o que fazem... ou não. Depois deste confronto, a Seleção do Dunga pegará o Japão aos 15 pra 8 da terça-feira.

Enquanto isso, a Seleção de Novos do Gallo bateu a Bolívia principal por trinca a solo em Cuiabá e voltará a campo nesta segunda contra os Novos dos Estados Unidos em Brasília.

Curtinhas

*Leio no "Painel" da Folha que, por falta de datas neste ano, o São Paulo guardaria para janeiro de 2015 uma despedida do Rogério Ceni para um amistoso no Morumbi durante a pré-temporada. Um adversário preferido para tanto seria o Liverpool. Se desse para fechar este confronto, seria pra lá de especial e perfeito, já que foi contra os Reds que Rogério ajudou a garantir o Mundial de 2005 com aquela atuação espetacular e salvadora.

*Donovan se despediu da seleção dos EUA em 39 dos 90 minutos do empate por 1 gol com o Equador. Foram 157 partidas dele pelos associados do Tio Sam, balançando as redes adversárias em 57 oportunidades.

*Todos os gols da vitória da Itália sobre o Azerbaijão, pelas eliminatórias da Eurocopa de 2016, foram do Chiellini. Marcador final: 2 x 1. Sacou? Pirlo completou 114 jogos pela Squadra Azurra, quarto atleta a mais defendê-la.

*Liberado para amistosos, Suárez voltou ao Uruguai e fez a jogada que resultou no autogol da Arábia Saudita na igualdade por uma proeza. O "mordedor" está sem ritmo de jogo, mas ficou 70 minutos dentro da cancha.

*Umberto Gandini. Guarde bem o nome deste panaca sem noção. É um carrinho no tornozelo que dou, admito, mas como não fazê-lo com quem sugere em entrevista à BBC que a UEFA crie um sistema de convites para a Liga dos Campeões da UEFA? Ah: ele é diretor do Milan, que tá fora desta temporada. Espertinho ele, não?

*Duas medalhas no Mundial de Ginástica: bronze do Diego Hypólito no solo e prata do Artur Zanetti nas argolas.

*Fim de semana especial para o melhor basquete do mundo: o sábado tem Miami Heat x Cleveland Cavaliers como segundo evento realizado aqui no Brasil e o domingo marcará os 15 anos da morte de Wilt Chamberlain, craque nascido em 1936 e campeão em 1967 pelo Philadelphia 76ers e em 1962 pelo Los Angeles Lakers.

*Sairá de Roger Federer x Novak Djokovic e Gilles Simon x Feliciano López a final do Masters 1000 de Xangai.

*Mundial Feminino de Vôlei acabando neste domingo. Após fechar a terceira fase com 3 x 0 sobre a República Dominicana (25/19, 25/21 e 25/17), o Brasil enfrentará Itália ou China, faltando saber se pelo terceiro lugar ou na final que valerá um título inédito. Tudo depende da semifinal contra os EUA ao meio-dia e meia deste sábado.

*Sem festa para a entrada da Rússia na Fórmula 1 em inédito GP disputado neste domingo devido à angústia com a situação do Jules Bianchi, que não terá substituto pois a Marussia correrá apenas com Max Chilton. Pole do Lewis Hamilton, seguido do Nico Rosberg. Problemas vários deixaram Felipe Massa somente em 18°.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Depois de apresentar o "Manhã Bandeirantes" em AM por alguns anos e de estrear o "Nossa Área" há alguns meses na Bradesco Esportes, José Luiz Datena terá a partir desta segunda outra atuação em rádio do Grupo Bandeirantes: a BandNews FM, na qual terá a coluna "Me Ajuda Aí, Ô", onde comentará às 10 e meia da manhã assuntos da capital paulista com Sheila Magalhães e Eduardo Barão no "BandNews São Paulo".

*Oficializada a saída da Mariana Godoy da Rede Globo após 23 anos, sendo confirmado Eduardo Grillo como novo apresentador do "Jornal das 10" na Globo News - aliás, posso estar muito enganado, mas daquele time de apresentadores do canal fechado na estreia em 1996 (ao menos dos principais), Grillo ainda hoje é o único a não ter comandado noticiários na Plim-Plim. Mariana disse ao Flávio Ricco que ainda não assinou com ninguém e que só pensará nisso após viajar com a família durante os próximos meses, mas Daniel Castro continua bancando a ida dela, cujo contrato com a Globo ia até fevereiro de 2015, para a Record, onde faria o "Hoje em Dia".

*Neste sábado e no da semana que vem, o horário político provoca algumas diferenciações. A saber: na Globo, o "Estrelas" acabará às 14h45, mas começando às 13h45 para quem já tem governador eleito e às 14h05 para quem ainda tem disputa acontecendo; na Record, o "Programa da Sabrina" começará às 20h50 para SP e quem fechou tudo no primeiro turno e às 21h10 para RJ e quem tem segundo turno; e na Bandeirantes, os tapa-buracos serão "Kenan & Kel" às 13h20 e "Como Eu Conheci Sua Mãe" às 20h50 (este também de segunda a sexta).

*Fim de semana de estreias no SBT: neste sábado, "Cozinha Sob Pressão" às 18h, uma versão brasileira do sucesso da TV fechada "Hell's Kitchen"; e no domingo, "Mundo Pet" às 9h (só para São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e quem não tem grade regional), este não fixo e sim em temporada de 13 episódios.

*Após este programa do mundo animal é que virá o "Chaves", que neste domingo apresentará um daqueles episódios que passa uma única vez por ano na data à qual se refere especificamente: o do Dia da Criança, que tem no fim o elenco interpretando a canção do refrão "É aqui! É aqui! O maior auditório do país...".

*Leio no Flávio Ricco que, a partir de daqui a duas segundas-feiras e até 19 de fevereiro de 2015, o SBT exibirá o "Okay Pessoal!!!" para os estados com uma hora de atraso para Brasília para ajuste da programação no horário de verão. Consequentemente, assim suponho e deduzo, deve ficar simultâneo com a matriz até "Chiquititas", depois vindo Otávio Mesquita e, a partir de "Rebelde", tudo atrasado em uma hora para adequar à classificação indicativa. No horário de verão de 2013/2014, o tapa-buraco de Centro-Oeste, Norte e Nordeste foi "Chuck".

*A saideira: 75 anos neste domingo de Fúlvio Stefanini, ator de inúmeras produções nos últimos 59 anos em Tupi, Excelsior, Record, Bandeirantes, Cultura, SBT e Globo. Sua última aparição foi em "Amor à Vida", em 2013.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Momento Raridade Rara

Belohorizontino nascido em 1923, Fernando Sabino morreu há 10 anos completados neste sábado. Nadador, foi especialista no nado costas e obteve excelentes resultados sobretudo em 1939. Mas entrou para a história como jornalista de variados veículos, como Jornal do Brasil e revistas Manchete e Senhor, e escritor de livros como "O Encontro Marcado" (reeditado mais de 80 vezes), "O Homem Nu" e "O Grande Mentecapto". Um pouco do que foi Sabino pode ser atestado aqui, em preciosa íntegra de um "Roda Viva" com ele na TV Cultura em 1989. Jorge Escosteguy era o apresentador e Ruy Castro e Caio Fernando Abreu foram alguns dos entrevistadores.

Bela do Dia: Cândida Oliveira

Cândida Oliveira, apresentadora do BandNews TV e ex-Band Rio. Primeira Cândida que trago à seção em 11 anos especificamente desta "24 Horas".

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia

Mariah Carey está em Pequim para shows e tentou conhecer pessoalmente Kaká, mas ele recusou o convite por estar concentrado para Brasil x Argentina. Perdeu mais ela ou perdeu mais ele? Pelo sim, pelo não, melhor aqui trazer minha até hoje predileta canção dela: "Vision of Love", da trilha da novela global "Rainha da Sucata".

Arremate

Katy Perry fará o show de intervalo do Super Bowl em 2015. Luciana Gimenez chamaria isto de "Super Pop".

"24 Horas" volta antes que a moça defina quais temas entoará no Arizona!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.