.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quinta, 25 de setembro de 2014 - ANO 12, EDIÇÃO 31
Transferência de culpa

É o que adotou a comissão de arbitragem da CBF para se justificar sobre a moda recente do futebol brasileiro de marcar pênalti em tudo quanto é toque de mão, intencional ou não. Depois de saber das críticas publicadas pelo Estadão e feitas pelo chefe do setor na FIFA, Massimo Busacca, a culpa pelo que as motiva foi jogada para um uruguaio. Sérgio Corrêa disse que instrutores da CBF receberam orientações da própria entidade máxima do futebol mundial através de seu instrutor Jorge Larrionda em curso ministrado no fim do mês passado. Bom, seria de bom tom que procurassem Larrionda para opinar e se posicionar nessa história, adicionado a ela que foi. Certo é que do jeito que está não pode continuar. Ontem à noite, mesmo, tivemos isto reforçado através de patetadas que teriam graça se fossem em comédias pastelão ou de humor sádico, mas que são sem graça na vida real.

Os destaques da Série A

Não é apenas fazer sua parte. É fazer sua parte e contar com ajudas dos inimigos. Consequência: líder, cada vez mais líder, sólido, cada vez mais sólido, assim é o Cruzeiro se definido fosse por Luiz Carlos Reche nos tempos de Rádio Guaíba. São 8 pontos de vantagem para o Internacional e 9 para o São Paulo. Às pelejas de ontem:

Coritiba 1 x 2 Cruzeiro - Eu não marcaria pênalti no lance que abriu o placar pois achei que Nilton não foi ao solo provocado pelo envolver do braço do Germano e sim depois que este se desprendeu, aí o cruzeirense caiu no gramado e o apitante caiu feito patinho na dele. O time do Marcelo Oliveira nada teve a ver com isso e livrou dois gols de frente, sendo ameaçado na etapa final. Reclamaram um pênalti pros donos da casa no último minuto, mas eu não marcaria. Zé Love repetiu Nilton no lance do primeiro gol cruzeirense. Ambos não existiram e eu não marcaria, mas um teve erro e outro teve acerto. O Coxa do Rosinei, que precisou ser atendido no hospital por cair inconsciente num choque de cabeças em disputa de bola, agora soma 3 derrotas nas últimas 4 rodadas e teve quebrada uma série de 5 atuações sem derrota no Couto Pereira. A Raposa está há 6 rodadas na base do "não ganha uma e ganha a outra", mas mantém a regularidade positiva e isto acaba fazendo a diferença.

Internacional 3 x 0 Criciúma - Três tentos, uma finalização na trave e algumas defesas providenciais do Bruno, inclusive a no inexistentaço pênalti cobrado pelo Rafael Moura (que tomou uma vaia daquelas na sequência, por conta disso o povo já aguardando uma nota oficial sobre isso), tornaram justíssimo e óbvio o resultado. Sasha salvou a pele do Alex no segundo gol ao colocar nas redes depois do colega aprontar uma barbeiragem daquelas sem tamanho na pequena área e sem goleiro. Os gaúchos acumulam 4 jogos sem perder para os catarinenses (desde o ano passado) e nunca foram vencidos em 8 duelos no Beira-Rio, apenas empatando um (desde 1986). O Colorado não perde há 4 porfias e venceu 3 delas, emendando 2 sucessos no Gigante após aquelas 3 derrotas. O Tigre não se dá bem há 3 jornadas gerais e 15 visitas. E o horroroso desempenho visitante só vai aumentando: uma única vitória, 7 empates e 13 derrotas. Os tricolores desaprenderam a jogar fora de casa ou o quê?

São Paulo 2 x 2 Flamengo - André Luiz de Freitas Castro aprontou ao marcar dois pênaltis inexistentes. Num deles, Alexandre Pato "se tropeçou-se" nas próprias pernas. O outro beirou o pornográfico. Toque sem querer do braço do Samir na bola e ele estava uns 2 metros fora da área! Grotesco. Rogério Ceni bateu as duas penalidades máximas, mas converteu apenas a primeira, sendo detido pelo Paulo Vitor na segunda. Entre cada lance, teve o primeiro dos flamenguistas em papagaiada toda sua. Após Michel Bastos ser corretamente expulso por uma falta absurda, o vira-vira do Alecsandro indicava vitória carioca, mas Luís Fabiano impediu a derrota paulista nos acréscimos. O Tricolor não perde o confronto há 4 jogos (desde o ano passado) e está invicto no Morumbi há 5 presenças, mas acumula 3 rodadas sem vitória. O Mengão não é vencido há 4 pugnas, mas emendou 3 empates, além de não se dar bem fora de casa há 3 atuações e faturar só 1 das últimas 5 visitas.

Fluminense 0 x 0 Grêmio - Sempre digo que futebol sem gol é igual a namoro sem beijo, livro sem capa, jornal sem notícia, prato sem comida e tudo mais que vier à cabeça, mas é uma pena o clássico de tricolores não ter ao menos um tento que fosse. Chance não faltou: traves cariocas acertadas por Fellipe Bastos e Barcos, este num arremate que originou uma defesaça do Diego Cavalieri, enquanto Marcelo Grohe também praticou duas defesas importantíssimas. Os gremistas não perdem este embate há 8 jogos (última derrota em 2011) e estão invictos há 21 partidas contra equipes cariocas, 15 delas ganhas. Tendo de voltar para Porto Alegre ao invés de ficarem no Rio até domingo por não ter a Granja Comary cedida pela CBF para treinamentos, o Imortal soma 7 jogos gerais e 8 rodadas da Série A sem derrota, não sendo vazado há 7 partidas. Por outro lado, o Fluzão continua com sinal de alerta aceso ao completar 3 presenças sem vitória e empatar 5 das últimas 7 rodadas.

Figueirense 1 x 0 Corinthians - Após não ser pênalti pois o braço do Danilo não foi intencional na bola, três lances mostraram como o futebol é deliciosamente cruel: Cássio, que fez uma grande defesa de recuperação no primeiro tempo, pisou no tomate na fatura única do Figueira, que fez cara alegre logo na sequência da cara triste do Guerrero, que completou 100 jogos pelo Coringão e acertou a trave naquela que seria a bola do jogo. Uma "luz na cara" atrapalhou Cássio, o próprio dizendo isso, embora pareça uma tentativa de limpar a barra pela bobagem que cometeu. O Furacão do Estreito, que acumula 4 confrontos sem derrota para o Timão e venceu os últimos 3 (desde 2012), vinha de 4 partidas sem êxito e agora soma 8 mandos sem ser batido, embora empatasse 4 dos 5 anteriores. O Timão não ganha há 5 visitas (4 no Brasileiro) e venceu 1 das 9 últimas (7 na Série A). Mais: nestas 9 últimas jornadas fora de casa, marcou apenas 2 gols. Gol do Corinthians fora de casa virou "raridade rara".

Bahia 1 x 0 Sport - Só um gol de muita insistência, com Railan furando o bloqueio adversário, resultou em fecho sorridente para um dia complicado para os tricolores, marcado pelo afastamento do Rhayner por aprontar umas e algumas, como tretar com o diretor de futebol Rodrigo Pastana. O Esquadrão agora tem 3 vitórias nas últimas 4 rodadas e não se dá mal como mandante há 7 confrontos (5 no Brasileiro). Já o Leão soma somente 1 vitória nos últimos 7 cotejos (6 no Nacional), não ganha fora de casa há 8 participações (7 na Série A), perdeu as últimas 7 visitas (6 na primeira divisão) e só faturou 1 das 11 últimas (9 delas na elite). Outro que tá fraco longe de casa.

Chapecoense 3 x 0 Atlético Paranaense - Uma vitória bonitaça por marcador incontestável levou a Chape aos 4 mandos de campo sem derrota e a 1 derrota nos últimos 9. O Furacão emenda 3 derrotas, caiu em 4 das últimas 5 rodadas e só venceu 1 dos últimos 6 jogos gerais e 1 das últimas 10 rodadas. Que roubada, rubro-negro!

Os destaques de hoje

Três jogos fecharão este meio de semana. Palmeiras x Vitória e Botafogo x Goiás serão simultâneos e ligados diretamente. Os paulistas sairão do bocão do rebaixamento se ganharem e der no máximo empate do Fogão. Os baianos precisam pontuar e torcer para o Glorioso fazer menos pontos, o que lhe manterá ausente do Z4. Já os cariocas, que não terão Airton pela suspensão de 2 jogos pelo pisão sem vergonha na nuca do Alexandre Pato, têm que vencer e torcer por no máximo empate do Leão, ou então empatar e os baianos perderem para batê-los no saldo de gols. Desafiante no Rio, o Esmeraldino é intermediário na classificação, mas vem do estrondoso 6 x 0 de domingo e terá o retorno à casamata do Ricardo Drubscky, ausente há 2 jogos por uma infecção estomacal.

Os embates no Pacaembu e no Maracanã iniciarão às 7 e meia. Uma hora depois, o primeiro apito é em BH para Atlético x Santos. O Galo subirá para a quarta posição se ganhar pois igualará pontos de Grêmio e Corinthians, mas superará os paulistas por uma vitória a mais e os gaúchos pelo saldo de gols. A torcida alvinegra mineira está preparando uma recepção de combate ao racismo e apoio ao Aranha, embora não seja certa sua presença na meta do intermediário Peixe pois dores musculares podem impedi-lo de jogar no Independência.

Curtinhas

*Torcedor do Avaí morto quando pedras foram atiradas no micro-ônibus onde estava com outros torcedores que voltavam de Curitiba até Florianópolis após o empate com o Paraná e uma delas atingiu ele, que estava perto do vidro dianteiro do ônibus. A estupidez humana não tem limites e, até que ela seja duramente combatida, teremos infelizmente mais e mais casos como este de João Augusto Grah e mais familiares e amigos enlutados.

*Um registro póstumo vindo do Rio de Janeiro: faleceu na madrugada de quarta-feira o ex-atacante Dionísio "Bode Atômico", campeão carioca de 1972 pelo Flamengo e 1973 pelo Fluminense. Ele estava com 66 anos.

*Leio no Martín Fernandez que Marco Polo Del Nero confirmou que a CBF negocia amistosos com a Alemanha, um em 2015 e outro em 2016, um aqui e outro lá. Levar 7 x 1 numa semifinal de Copa em casa não bastou.

*Seleção brasileira que tem ido bem é a feminina na Copa América disputada no Equador, anfitrião que levou 4 x 0 das gurias verde e amarelas, que enfrentarão a Argentina amanhã e a Colômbia no domingo. Estes dois países "oxaram" no outro jogo desta quarta-feira. A esquadra que mais pontuar neste quadrangular ficará com o título.

*Enquanto o Barcelona empatou sem gols com o Malaga na estreia do Douglas e divide a liderança na Espanha com o Sevilla em 13 pontos após 5 rodadas, o Atlético de Madrid foi aos 11 com o gol único do Miranda em seu 150° jogo pelo clube, sendo esta vitória diante do Almería a 100ª sob comando do Diego Simeone.

*Juventus diante do Cesena e Roma sobre o Parma, vitórias que mantiveram seus 100% em 4 rodadas na Itália.

*5 rodadas na Alemanha e um ponto atrás dos 11 do líder Bayern de Munique estão Bayer Leverkusen e Hannover, que marcaram apenas uma vez, mas que sorriram pois não foram vazados por Augsburg e Colônia.

*O Olympique lidera na França com 16 pontos em 7 rodadas após atropelar o Reims em território alheio por quina a nada, enquanto Lucas e Marquinhos deram um êxito brasileiro ao Paris Saint Germain diante do Caen.

*Copa da Liga Inglesa teve classificações do Chelsea sobre o Bolton e do Manchester City com 7 no Sheffield.

*Mantida pelo Comitê de Apelações da FIFA a suspensão de 8 partidas ao Fernando Santos, novo treinador de Portugal, por ser excluído pelo árbitro da peleja da então sua Grécia contra a Costa Rica na Copa do Mundo.

*Vôlei: após 3 x 0 das reservas em Camarões (25/14, 25/15 e 25/18), o Brasil titular derrotou nesta manhã por 3 x 0 o Canadá (25/14, 25/8 e 25/18), assegurando presença por antecipação na segunda fase do Mundial Feminino.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Uma informação importantíssima daqui do Rio Grande do Sul: o desfile das escolas de samba daqui de Porto Alegre não passará mais na RBS TV. Em 2015, a exibição será pela TVCOM. Continua o carnaval da capital no Grupo RBS, mas saindo da afiliada da Rede Globo e indo para sua emissora fechada (que é também UHF só aqui em Porto). No interior do estado é que a diferença será maior pois a TVCOM é exclusivamente de TV fechada. O registro foi passado pelo Vinícius Brito, figura muito experiente no meio carnavalesco enquanto compositor de sambas-enredo e filho do Cláudio Brito, e foi por um completo acaso que li isso pois foi em pergunta feita por um simpático que publicou uma resposta em postagem sobre a edição gaúcha do "Globo Esporte", da qual o Vinícius é editor-chefe. Resta saber o que terá motivado esta mudança, se serão dias diferentes nos desfiles (atualmente na sexta e no sábado), se é exigência da Globo por causa do carnaval de São Paulo nestes dias ou o quê.

*Começou na última segunda-feira a presença de Tino Júnior na Rede Record do Rio de Janeiro. Ex-comunicador do Sistema Globo de Rádio, tendo atuado até agora na Beat 98 e também na Rádio Globo com o programa "Vale Tudo na Globo", ele estreou no matinal "RJ no Ar", que nos últimos meses foi apresentado por Alysson Lima, da Record Goiás, e nos últimos dias pelo repórter João Pedro Barrocas - tudo isso porque Gustavo Marques está no "Balanço Geral RJ" ao meio-dia enquanto Wagner Montes está fora do ar por concorrer à reeleição para deputado estadual. Em postagem do "tuiteiro infiel" Brenno Henrique, assistem aqui a passagem de horário do "Balanço Geral RJ: Manhã" feita pela Lívia Mendonça - que, diga-se de passagem, está cada vez mais gatíssima.

*SBT acionado na Justiça pelo Ministério Público Federal por causa das declarações da Rachel Sheherazade em fevereiro no "SBT Brasil", quando disse ser "compreensível" que pessoas buscando fazer justiça com as próprias mãos amarrassem sem roupa um assaltante de 15 anos num poste no Rio de Janeiro. O MPF quer uma liminar pela qual a emissora exiba uma retratação da apresentadora, sob pena de pagamento de R$ 500 mil de multa por dia. Não por acaso, este foi um estopim para cortarem os comentários da agora só apresentadora Rachel.

*Mudando completamente de assunto: completa 30 anos hoje a morte de Walter Pidgeon, ator nascido em 1897 e que as gerações mais antigas lembrarão pelo Almirante Nelson do seriado "Viagem ao Fundo do Mar".

*65 anos nesta quinta-feira de Pedro Almodóvar, bem-sucedidíssimo diretor espanhol vencedor do Oscar de filme estrangeiro por "Tudo Sobre Minha Mãe" e de roteiro original por "Fale com Ela". Outras de suas obras são "Matador", "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos", "Ata-me!", "Carne Trêmula" e "Volver".

*O tempo passa, torcida brasileira. O filho do Kirk chega hoje aos 70 anos. Sim, damas e cavalheiros. Michael Douglas agora é setentão. Ganhador do Oscar de ator por "Wall Street: Poder e Cobiça" e de filme por produzir "Um Estranho no Ninho" e do Emmy pela interpretação de Liberace em "Behind the Candelabra", teve o primeiro grande momento através da televisão na dupla com Karl Malden em "São Francisco Urgente", seriado produzido de 1972 a 1977 e que veio ao Brasil em 1975 pela Bandeirantes, anos depois sendo reprisado pelas TVs Rio, Guaíba e Manchete, entre outras das quais não saiba. Muitos filmes nos quais atuou fizeram e até hoje fazem grande sucesso, entre eles "Tudo Por Uma Esmeralda", "A Joia do Nilo", "Atração Fatal", "A Guerra dos Roses", "Chuva Negra", "Instinto Selvagem", "Um Dia de Fúria", "A Sombra e a Escuridão", "Vidas em Jogo", "Traffic", "Sentinela", "O Solteirão" e "Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme". Que muito mais dele ainda nos chegue.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Camila Brait

Camila Brait, jogadora do Osasco e da seleção brasileira de vôlei. Esta lindindinha é, com o perdão do trocadilho infame, muito "bright".

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia

Mas não é apenas Michael Douglas que aniversaria nesta quinta-feira. Sua esposa também. E que esposa com "ES" maiúsculo: ninguém mais e ninguém menos que a deusa estonteantemente enlouquecedora Catherine Zeta-Jones, que completa 45 anos. Para muitos espectadores, ela apareceu com força a partir de "A Máscara do Zorro", mas antes ainda eu já ficava caidinho por esta morenaça em "Quem Não Herda Fica na Mesma". Depois disso, viriam "Armadilha", "Os Queridinhos da América", "O Amor Custa Caro", "O Terminal", "Doze Homens e Outro Segredo" e "A Lenda do Zorro", sem esquecer de "Traffic", onde Michael também esteve. Mas o auge da mulher foi mesmo "Chicago", que lhe rendeu o Oscar de coadjuvante. Coração bate mais forte quando surge um furacão chamado Velma Kelly. Curta aqui o show da Catherine com "All That Jazz".

Arremate

Sul-Americana: vem aí São Paulo x Huachipato, que levou 1 x 0 do Universidad de Quito após fazer 2 x 0 na ida.

"24 Horas" volta depois que soubermos quais serão os adversários do Goiás e do Vitória!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.