.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

24 HORAS
Futebol, esportes, sintonias e belas

.

Quarta, 17 de setembro de 2014 - ANO 12, EDIÇÃO 24
Como ele viu que a bola entrou se não entrou?

Difícil até agora entender como é que o apitante Paulo Schleich Vollkopf viu um gol que não foi gol. A bola chutada por Fábio Santos bateu em cima da linha, o que não é suficiente para consumar um tento, mas validado ele foi da mesma maneira, o que resultou num erro que fez bastante diferença no empate do Oeste com o Vasco. Este foi o principal destaque da noitada cheia da Série B, que teve ainda a manutenção da liderança catarinense e a saída do Ceará dos quatro primeiros, sobretudo pela notável ascensão da Ponte Preta. Os destaques da terça-feira:

Avaí 3 x 2 Sampaio Corrêa - O Leão da Ilha saiu na frente, tomou o empate e levou a virada. Entre as duas faturas maranhenses, não sei se não teve um pênalti no Pimentinha, não... Bom, marcado não foi e os catarinenses buscaram o empate e uma viradaça aos 45 minutos do segundo tempo. Mantido na liderança, o Avaí não perde há 9 partidas e venceu 6 delas, incluindo as 3 últimas, além de acumular 5 mandos sem derrota. O Bolívia Querida só venceu 1 das últimas 5 rodadas e não ganha há 3 visitas, triunfando em apenas 1 das últimas 6.

Náutico 1 x 2 Joinville - Grande vitória tricolor na arena mundialista de Pernambuco em peleja com todos os gols na etapa inicial e que marcada foi pela falta de jogo limpo no segundo tempo, quando o alvirrubro Marinho não devolveu a bola e sim armou um ataque por pouco não resultando em bola na rede, para irritação joinvillense. O Timbu teve quebradas séries de 3 rodadas sem cair e 4 mandos de campo sem fracasso. O JEC não perde há 7 rodadas e só se deu mal em 1 das últimas 9, além de não perder fora de casa há 4 jornadas.

ABC 0 x 2 Ponte Preta - Outra visitante a triunfar bonitaço, a Macaca soma 7 vitórias nas últimas 9 rodadas, o que explica a notável subida na classificação e o ingresso nos quatro primeiros. O Alvinegro cai, cai e cai: são 3 rodadas sem vitória, apenas 1 êxito nas últimas 6 e a primeira derrota em casa após 3 presenças gerais.

Oeste 1 x 1 Vasco - Gols surgidos de erros da arbitragem. Além de não entrar o chute do Fábio Santos, não me convenceu o pênalti no Thalles que foi convertido pelo Douglas. Apito negativo, comportamento da torcida idem. Lata de cerveja que acertaria Fábio Santos em cheio se ele não protege o rosto com as mãos, copo de água no campo, torcedores invadindo o gramado ao término da porfia... Que que é isso, minha gente? Manaus mandou tão bem na Copa do Mundo, mas nesta noite passada foi mal demais a torcida ali presente. O Rubrão não perde há 4 rodadas e só caiu em 1 das últimas 6, não sendo derrotado há 4 mandos de campo e se dando mal em apenas 1 dos últimos 14, o que chama demais a atenção. O Cruzmaltino acumula 4 rodadas sem queda e 3 visitas sem ser derrubado pelo oponente, ainda que só tenha ganho 1 das últimas 6, o que é muitíssimo pouco.

Paraná 0 x 0 Ceará - Frustrante "oxo" na Capanema deixou o Tricolor com 7 jornadas caseiras sem derrota e apenas 1 derrota nas últimas 7 rodadas. Mais prejudicado pelo resultado por cair para a quinta posição, o Vozão venceu apenas 1 dos últimos 5 confrontos gerais (4 nesta Bêzona) e somente 2 das últimas 8 rodadas, o que ajuda a explicar muita coisa. Fora de casa, só 1 triunfo nos últimos 6 desafios (e não foi na B este sucesso).

Portuguesa 1 x 1 Boa Esporte - Vagner Benazzi foi salvo pelo gongo na reestreia na rubro-verde, que largou atrás no placar aos 38 do segundo e descolou o empate aos 44. A Lusa não vence há 4 rodadas e ganhou somente 1 das últimas 13, acumulando 7 mandos sem vitória e apenas 2 sucessos nos últimos 12. Não faz o tema de casa, pede para se complicar. Os bovetas não perdem há 5 rodadas e somam 3 visitas sem ser vencidos.

Luverdense 2 x 1 Santa Cruz - Os pernambucanos abriram o escore em existente pênalti, mas veio a virada dos matogrossenses e tudo acabou assim. O Verdão do Norte vinha de dois fracassos e, antes da vitória de ontem, tinham ganhado apenas 1 dos últimos 4 mandos de campo. O Tricolor soma 3 derrotas nas últimas 4 rodadas e não vence fora de casa há 6 partidas (5 na Série B), triunfando em somente 1 das últimas 9 visitas.

Atlético Goianiense 2 x 0 América de Natal - Apenas aos 46 minutos do segundo tempo os goianos garantiram os 3 pontos. O Dragão não perde há 3 rodadas, mesmo número no qual não vencia. O Mecão soma 6 cotejos sem sucesso (5 na segunda divisão) e 7 rodadas se dando mal, vencendo apenas 1 das últimas 10, além de 5 jogos fora de casa sem vitória. Queimaram o estoque de gols naqueles 5 x 2 sobre o Fluminense ou o quê?

América Mineiro 0 x 2 Bragantino - Com 21 pontos tirados no STJD, o Coelho não ganha há 5 rodadas e perdeu as últimas 4, tendo 3 derrotas seguidas em casa. O Massa Bruta emendou 2 vitórias fora e 3 visitas sem cair.

Icasa 0 x 1 Vila Nova - O Tigre foi às redes a 12 minutos do fim e contou com um erraço da arbitragem para não sair empatado do Cariri, pois nem aqui e nem na Conchinchina aconteceu falta no Busatto. Brincadeira, rapaz... O Verdão não vence há 8 rodadas e só ganhou 1 das últimas 10, fracassando em casa há 5 aparições. Os goianos voltaram a vencer após 4 jogos e, incrivelmente, somam 3 êxitos nas últimas 5 presenças fora de casa.

Após 23 de 38 rodadas, estamos assim na Série B: em 1°, Avaí com 44; em 2°, Joinville com 43; em 3°, Ponte Preta e Vasco com 40; em 5°, Ceará com 39; em 6°, Boa Esporte com 35; em 7°, Luverdense e Náutico com 34; em 9°, Sampaio Corrêa com 33; em 10°, Atlético Goianiense com 32; em 11°, Paraná com 30; em 12°, Santa Cruz com 30 e um jogo a menos; em 13°, ABC com 29; em 14°, Oeste com 27; em 15°, Bragantino com 26 e um jogo a menos; em 16°, América de Natal com 25; em 17°, Icasa com 20; em 18°, Portuguesa com 18; em 19°, Vila Nova com 17; e em 20°, América Mineiro com 12 graças à retirada dos 21 pontos no STJD.

Três partidas depois de amanhã abrem a nova rodada. Duas às 7 e meia: Joinville x Atlético Goianiense e América de Natal x Portuguesa. Outra aos 10 pras 10: Ceará x Avaí. Cinco serão na tarde de sábado: Vasco x Náutico, Ponte Preta x Oeste, Santa Cruz x Icasa, Sampaio Corrêa x ABC e Vila Nova x América Mineiro. Os "embalos de sábado à noite" serão dois: Boa Esporte x Paraná e Bragantino x Luverdense.

Sete jogos na Série A

Dois começam às 7 e meia. O líder Cruzeiro tenta reabilitação diante do intermediário Atlético Paranaense e o quinto colocado Fluminense visita o lanterna Vitória. Dois arrancam às 9 horas. O Internacional (que finalmente recontratou Nilmar, encerrando mais uma daquelas novelas chatonildas que fazem até careca arrancar o cabelo de tão irritado) quer estabilizar por cima ao enfrentar em Pernambuco o Sport, enquanto os catarinenses terão o desafio Figueirense x Criciúma. Na sessão das 10, destaque para Coritiba x São Paulo, com o regresso do Luís Fabiano após 3 meses de recuperação de lesão na coxa direita. Ao mesmo tempo, Palmeiras e Flamengo fazem um clássico RJ/SP onde espera-se altas doses de emoção, condizentes com a grandeza deste confronto. Tem ainda o Botafogo necessitado de resultado recebendo um Bahia desesperado para sair do Z4 o quanto antes.

Destaques da Liga dos Campeões

O Grupo B roubou a cena no primeiro dia da fase às ganhas, fosse pela quina do Real Madrid no Basel com direito a um gol do Cristiano Ronaldo (agora com 68 na história do torneio e a apenas 3 do recorde de Raúl pelos próprios merengues e pelo Schalke 04) e fosse pela vitoriaça do Liverpool, que saiu na frente aos 35 minutos da metade complementar, levou o empate do Ludogorets aos 46 e desempatou aos 47.

Vice-campeão europeu, o Atlético de Madrid largou mal ao perder pro Olympiacos no mesmo Grupo A que teve a Juventus batendo o Malmo com dobra do Tévez. O Grupo C iniciou com vitórias do Zenit sobre o Benfica e do Monaco diante do Bayer Leverkusen, enquanto o Grupo D abriu com dobra do Borussia Dortmund no zerado Arsenal e um empate obtido pelo Galatasaray sobre o Anderlecht apenas aos 46 da etapa final.

Hoje, sim, pode Daniel Alves completar 300 atuações pelo Barcelona, relacionado que foi para o embate com o Apoel pelo técnico Luis Enrique, que também relacionou o lateral Douglas, adquirido junto ao São Paulo.

Curtinhas

*Quer dizer que a FIFA orientou os árbitros a marcar pênalti se um jogador abrir os braços, não importando que haja intenção ou não de cortar a bola assim? Por que só eu acho que isso deixará tudo mais confuso?

*Quarta-feira de convocação do Dunga para o Brasil que pega a Argentina e o Japão no mês que vem.

*Os eleitos: os goleiros Jefferson e Rafael Cabral; os zagueiros David Luiz, Marquinhos, Gil e Miranda; os laterais Mario Fernandes, Filipe Luís, Dodô e Danilo; os meias Luiz Gustavo, Elias, Fernandinho, Ramires, Oscar e Everton Ribeiro; e os atacantes Robinho, Ricardo Goulart, Willian, Neymar, Philippe Coutinho e Diego Tardelli.

*Luiz Felipe Scolari falando em "armadilha" do Aranha no caso de injúria racial em Grêmio x Santos. Parei!!!

*Série D: retirados 14 pontos do Villa Nova por escalação irregular do atacante Tiago Lima Leal (três clubes no mesmo ano, o que não pode). Mas não quer dizer nada esta punição pois os mineiros já estavam eliminados.

*Basquete: as convocadas de Luiz Augusto Zanon para o Mundial que começa na sexta-feira da semana que vem na Turquia são as armadoras Adrianinha, Débora e Tainá, as alas Tatiane, Joice, Isabela, Jaqueline e Patrícia, a ala-pivô Damiris e as pivôs Érika, Clarissa e Nádia. O torneio encerrará no dia 5 do mês que vem.

*Vôlei: menos de um dia após ser incluído, o Voleisul de Novo Hamburgo foi retirado da próxima temporada da Superliga (onde ocuparia o lugar do RJ Vôlei) por faltar unanimidade nos clubes que se reuniram em SP.

*Após levar 3 x 2 da Polônia (25/22, 22/25, 14/25, 25/18 e 17/15), o Brasil é obrigado a vencer hoje a Rússia no Mundial Masculino. Melhor que seja por 3 x 0 ou 3 x 1, pois 3 x 2 dá menos pontos. Derrota rende eliminação.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

*Leio no Flávio Ricco que foi entre março e abril deste ano que a Globo decidiu promover as alterações que foram anunciadas anteontem e que pegaram a todos de surpresa, com Patrícia Poeta saindo do "Jornal Nacional" em novembro e sendo substituída por Renata Vasconcellos, cujo lugar será da Poliana Abritta, que não será mais correspondente em Nova York que era do Júlio Mosquera, em vaga ainda não preenchida por outro repórter.

*Leio no Daniel Castro que profissionais mais críticos no jornalismo global criticaram a escala da Poliana para o "Show da Vida" pois seria "crua" como apresentadora e poderia se queimar num programa em crise criativa e de audiência, sendo "sem carisma" e furando jornalistas muito mais experientes em bancada que ela, como Ana Paula Araújo (atual reserva imediata do dominical), Mariana Ferrão, Christiane Pelajo e Flávia Freire - e não foi mencionada pelo DC, mas eu mesmo coloco na lista Carla Vilhena, também apresentadora experientíssima. Estes mais críticos afirmariam reservadamente que La Abritta só teria ganho a vaga por ser amiga íntima da diretora da Central Globo de Jornalismo e número 2 do jornalismo global, Sílvia Faria, ex-Globo Brasília. Será?

*Os dois colunistas informam que o segundo correspondente da Plim-Plim em Nova York será Fábio Turci, que deixará São Paulo e substituirá Elaine Bast, que voltará para o Brasil no fim deste ano. Um dos preparativos dele para assumir a função será cobrir a 69ª Assembleia Geral da ONU a partir de quarta-feira da semana que vem.

*O tremendo tumulto de ontem de manhã no Centro de São Paulo, onde uma reintegração de posse de um prédio ocupado por pessoas sem teto acabou num confronto violento e teve até ônibus queimado, deixou dois globais feridos. O repórter César Menezes tomou uma bala de borracha nas costas, mas está bem. O auxiliar técnico Osmar Senna foi pisoteado ao cair e passava por exames até a noite desta terça-feira no hospital.

*Claro que isto afetou também a programação da Globo, com o "Bem Estar" inteiramente dedicado à notícia e o mesmo no "Encontro com Fátima Bernardes", que acabou às 11h40 pros paulistanos terem o "SPTV".

*Mudando de assunto: leio no Flávio Ricco que Mara Luquet, comentarista de economia popular do "Jornal da Globo", contou ao Carlos Alberto Sardenberg no "CBN Brasil" que estava prestes a embarcar de São Paulo até Belo Horizonte quando sua corretora ligou avisando que o seguro de vida estava vencido. Imagina se ela não fez questão de renová-lo na hora? É o legítimo gol aos 49 minutos do segundo tempo que rende uma suada vitória.

*Foi aquilo mesmo que falei na coluna anterior: "Bom Dia Brasil" de hoje sem Ana Paula Araújo pois ontem ela se apresentou como solista em São Paulo com a Orquestra Bachiana. Ana Luiza Guimarães a substituiu.

*A saideira: a TV Bandeirantes em São Paulo está com um novo repórter, que é Maicon Mendes, que estava na Record Minas desde 2009. Em Belo Horizonte, ele também trabalhou na RedeTV! e na própria Band.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Bela do Dia: Deize Batinga

Deize Batinga, nova repórter da TV Bandeirantes em São Paulo. Não lembro de vê-la antes em outros canais de TV e, pelo pouco que achei ao pesquisar, vi que ela trabalhou em impresso no próprio estado de SP, em Mogi das Cruzes.

Ajude o PB

É o banner que está à esquerda desta página. Forçado fui a adotar por tempo indeterminado o sistema chamado de "crowdfunding" (financiamento coletivo). Clicando aqui, entenderão o que me levou a algo que relutei em fazer.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

Clipe do Dia I

Negra Li completa 35 anos nesta quarta-feira. Seu maior sucesso está aqui e é um hip-hop com levada pop: "Você Vai Estar na Minha", cujo refrão é puxado de "Eu Sei (Na Mira)", tema de Marisa Monte.

Clipe do Dia II

Irmã da Marília, diretora de teatro e atriz, Sandra Pêra festeja hoje 60 anos. Ela compôs as Frenéticas de 1976 (fundação do grupo por Nelson Motta) até deixá-las em 1982. O período abrangeu seus principais momentos, portanto. O primeiro deles está aqui: "Perigosa", do famoso refrão "eu sei que eu sou bonita e gostosa".

Arremate

"Atração Fatal" no "Corujão" de hoje para amanhã. Meteu medo em muito homem esse filme nos anos 80.

"24 Horas" volta antes que Glenn Close faça um ensopado de coelho para aterrorizar Michael Douglas!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "Papo de Mídia").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA
COLUNAS ANTERIORES
VEJA
"BELAS DO DIA" ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.